O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS:"

Transcrição

1 O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: o caso da Ponta D Areia SÃO LUÍS/MA/BRASIL. Francisco Wendell Dias Costa (Geografia-UFMA) wendeldis@ibest.com.br Getúlio Estefânio Duarte Martins (Geografia-UFMA) gestefanio@gmail.com Márcia Fernanda P. Gonçalves (UFMA-DEGEO)-marciafernandageo@hotmail.com 1 INTRODUÇÃO Desde os tempos mais remotos o homem utiliza as áreas costeiras pelos processos de ocupação e extração para sua própria sobrevivência. Com o crescimento populacional, atualmente, cerca de 2/3 da população mundial se concentra nas zonas costeiras. No Brasil essa área concentra 23% da população absoluta do país, o equivalente a 40,6 milhões de habitantes (IBGE, 2000). A zona costeira brasileira se caracteriza pela sua extensão, cerca km de extensão e ela diversidade de ecossistemas como dunas, restingas, recifes, golfos, mangues, baías, estuários e falésias. No Brasil essas paisagens têm sofrido constantemente transformações, com a construção de portos, pela especulação imobiliária ou mesmo pelo uso desordenado de seus recursos, o que tem causado sérios problemas de desequilíbrios ambientais. Tal processo desencadeou a acelerada destruição desses ecossistemas sendo gradativamente substituídas ou modificadas pela ação antrópica. No Maranhão essa faixa possui 640 km de extensão, correspondendo a segunda maior do Brasil, na qual se encontra características geoambientais diversificadas, tendo grande potencial pesqueiro, turístico, portuário e um rico ecossistema, essas características provocaram a ocupação da mesma. No município de São Luís, capital do Maranhão, mais precisamente na área da Ponta D Areia, a ocupação ocorreu em virtude do crescimento populacional da cidade. Nessa linha de pensamento, o governo do Estado percebendo o potencial do local, começa a desenvolver projetos visando à urbanização e aproveitamento sócioespacial da área. Nesse momento, a área passa por um processo de especulação imobiliária e projetos voltados para a indústria do turismo, entretanto, vem apresentando sérios problemas sócioambientais.

2 2 JUSTIFICATIVA O presente trabalho justifica-se pela necessidade de verificar e esclarecer que a ocupação e uso do espaço costeiro têm acelerado problemas sócioambientais. 3 OBJETIVOS 3.1 Geral O objetivo geral pretende analisar a expansão urbana e os impactos sócioambientais na mediação do bairro da Ponta D Areia. 3.2 Específicos Os objetivos específicos pretendem compreender como ocorreu o processo de ocupação e o crescimento urbano. Descrever como ocorreu o processo de formação do bairro. Detectar os principais impactos sócioambientais. 4 METODOLOGIA Para realização e obtenção dos resultados do presente trabalho foi utilizado o método fenomenológico, baseado em observações diretas feitas dos fenômenos da área estudada. Para tanto, foram adotados os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e material cartográfico específico; trabalho em campo e utilização de recursos digitais para obtenção e seleção de fotos. 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES Segundo Pacheco (2006), trabalho de campo, a área era habitada nas décadas de 1950 e 1960, por colônias de pescadores que utilizavam suas embarcações para o transporte de pessoas que pretendiam se deslocarem do centro cidade para a praia da Ponta D Areia. O local onde se encontra o atual bairro, de acordo com Santos (1993, p. 52), possuía uma exuberante vegetação (arbórea e arbustiva) e dunas recobertas por vegetação típica de áreas costeiras. Após a construção da Ponte José Sarney, o acesso à área foi facilitado, iniciando as modificações da paisagem natural, através da remoção de dunas e desmatamento, visando à abertura de estradas e ao loteamento da área.

3 Nesse mesmo período Diniz (2004, p. 16), afirma que o crescimento urbano da cidade ocorreu conjuntamente ao aumento do contingente populacional, período que se observou à construção de vários bairros. O bairro da Ponta D Areia se destaca com um dos mais importantes da capital, visto com referência no processo de verticalização da cidade. Com a retirada da vegetação nativa e das dunas para a construção de lotes certificou-se a presença de processos erosivos, afetando no crescimento das plantas e na capacidade de retenção da água, originando os deslizamentos de terras. Visando atenuar tal processo, foram construídas barreiras de contenção. Constatou-se que a área é um grande atrativo para os diversos empreendimentos do setor imobiliário, de grande especulação, constituindo uma área nobre da cidade, sem nenhuma preocupação com a questão ambiental, comprometendo os recursos naturais existentes no local, sobretudo o solo, a água e a vegetação. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS O uso do espaço costeiro se caracteriza pela atividade capitalista representada por obras construídas pelo homem. Atribui-se ao crescimento urbano e populacional da cidade à construção de diversos bairros para comportar todo esse contingente. O bairro da Ponta D Areia surgiu como uma área destinada a acomodar pescadores, evoluindo com o passar dos tempos até obter a atual configuração espacial. Na área de estudo as atividades antrópicas forma tão intensas que substituíram a paisagem natural, retirando a vegetação nativa e removendo as dunas, cedendo lugar às obras de engenharias, estas possuem grande valor imobiliário e concentra uma parcela nobre da população. Todos os impactos acabaram comprometendo o espaço costeiro da área em estudo, pois as atividades humanas estão colocando em risco a saúde da população, na medida em que todo o esgoto do local é lançando na praia, sendo assim, inviabiliza as práticas do turismo e lazer. Entretanto, faz-se necessários cobrar das instituições ligadas a preservação do meio ambiente medidas serias e a curto prazo, bem como a conscientização da população, visando amenizar os problemas dessa importante área municipal.

4 REFERÊNCIAS DINIZ, J. S. As condições e contradições do espaço urbano de São Luís-MA: traços periféricos. In: III Ciclo de Estudos de História e Geografia do Maranhão. São Luís. nov IBGE. Indicadores desenvolvimento sustentável: coordenação de recursos naturais e estudos ambientais e coordenação de geografia. Rio de Janeiro: IBGE, Apontamentos de aula de campo, 22 de agosto de Profº Ms. João Batista Pacheco. SANTOS, J. H. S. dos. Levantamento preliminar dos problemas ambientais de uma zona litorânea de São Luís-MA. Monografia de conclusão do curso de especialização aplicada ao planejamento ambiental, São Luís, 1993.

5 O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: o caso da Ponta D Areia SÃO LUÍS/MA/BRASIL. Francisco Wendell Dias Costa (Geografia-UFMA) wendeldis@ibest.com.br Getúlio Estefânio Duarte Martins (Geografia-UFMA) gestefanio@gmail.com Profª. Espc. GONÇALVES, M. F. P. (UFMA-DEGEO)- marciafernandageo@hotmail.com O uso e a ocupação do espaço costeiro sempre fizeram parte das atividades humanas. No Brasil a ocupação dessa área foi mais intensa após a Segunda Guerra Mundial. No Maranhão esse processo ocorreu mais precisamente nas décadas de 1960 e o presente trabalho, justifica-se pela necessidade de verificar e esclarecer que a ocupação e uso do espaço costeiro têm acelerado problemas sócioambientais. O objetivo geral pretende analisar a expansão urbana e os impactos sócioambientais na mediação do bairro da Ponta D Areia. Os objetivos específicos pretendem compreender como ocorreram o processo de ocupação, o crescimento urbano e detectar os principais impactos. Para obtenção dos resultados do presente trabalho foi utilizado o método fenomenológico, contemplando as seguintes etapas: levantamento bibliográfico; material cartográfico especifico; visita a Biblioteca Central da UFMA; IBGE (MA); Núcleo de Documentação, Pesquisa e Extensão Geográfica (NDPEG); trabalho em campo e utilização de recursos digitais para obtenção e seleção de fotos. Após esses procedimentos, constatou-se que a ocupação da área está diretamente ligada ao crescimento populacional e urbano da cidade. Nas décadas de 1960 e 1970, a área era habitada apenas por pescadores e possuía uma vasta cobertura vegetal e cordões de dunas. Com a construção da ponte José Sarney o acesso a área tornou-se mais intenso, desde então, a paisagem natural sofreu grandes modificações, dando lugar ao loteamento e posteriormente as obras de engenharias (construção do bairro), sem nenhuma preocupação com a questão ambiental. Tais modificações atraíram vários setores da construção civil, transformando o bairro numa área de grande valor imobiliário. Em virtude das atividades antrópicas, fica evidente a presença de vários problemas de cunhos erosivos, poluição da praia, está ocorre pelo lançamento de esgoto in natura, comprometendo a qualidade da água, inviabilizando a pratica do turismo e lazer. Palavras-chaves: Ocupação. Crescimento urbano.impactos sócioambientais.

Eixo temático: dinâmica, ocupação e impactos em ambientes costeiros OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS EM ÁREAS URBANAS: o caso da zona marginal do bairro

Eixo temático: dinâmica, ocupação e impactos em ambientes costeiros OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS EM ÁREAS URBANAS: o caso da zona marginal do bairro Eixo temático: dinâmica, ocupação e impactos em ambientes costeiros OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS EM ÁREAS URBANAS: o caso da zona marginal do bairro Sá Viana SÃO LUIS-MA Francisco Wendell Dias Costa¹ (Geografia

Leia mais

1º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente. Bento Gonçalves RS, Brasil, 29 a 31 de Outubro de 2008

1º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente. Bento Gonçalves RS, Brasil, 29 a 31 de Outubro de 2008 Uma visão teórica dos impactos ambientais na praia Ponta d Areia em São Luís-MA Mendonça, Jacqueline Kelen Marques 1 ; Mendonça. Karlene Kelen Marques 2 ; Penha, Maria da Natividade Chagas 2 ; Silva, Maya

Leia mais

EROSÃO MARINHA E AS MODIFICAÇÕES NA PAISAGEM DA PRAIA DE CAPONGA EM CASCAVEL-CE

EROSÃO MARINHA E AS MODIFICAÇÕES NA PAISAGEM DA PRAIA DE CAPONGA EM CASCAVEL-CE EROSÃO MARINHA E AS MODIFICAÇÕES NA PAISAGEM DA PRAIA DE CAPONGA EM CASCAVEL-CE SILVA, Maria Daniele Pereira Bessa ¹ 1 Aluna do 8º Semestre do Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Estadual do

Leia mais

PROCESSOS MORFODINÂMICOS NA PRAIA DA PONTA D AREIA: USO DE ESPAÇOS LITORÂNEOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

PROCESSOS MORFODINÂMICOS NA PRAIA DA PONTA D AREIA: USO DE ESPAÇOS LITORÂNEOS E IMPACTOS AMBIENTAIS PROCESSOS MORFODINÂMICOS NA PRAIA DA PONTA D AREIA: USO DE ESPAÇOS LITORÂNEOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Simone Cristina de Oliveira Silva, mestranda em Geografia-UFC simone.cristina.geo@gmail.com Profª Drª

Leia mais

Problemas ambientais no setor paulista da Serra do Mar:

Problemas ambientais no setor paulista da Serra do Mar: Problemas ambientais no setor paulista da Serra do Mar: condicionantes físicos e DH associadas Lucí Hidalgo Nunes luci@ige.unicamp.br Antonio Carlos Vitte acvitte@ige.unicamp.br Departamento de Geografia,

Leia mais

OS MAPAS MENTAIS DOS TURISTAS NA COMPREENSÃO DA PAISAGEM DA PRAIA DA BARONESA, ALCÂNTARA - MA

OS MAPAS MENTAIS DOS TURISTAS NA COMPREENSÃO DA PAISAGEM DA PRAIA DA BARONESA, ALCÂNTARA - MA OS MAPAS MENTAIS DOS TURISTAS NA COMPREENSÃO DA PAISAGEM DA PRAIA DA BARONESA, ALCÂNTARA - MA SAMPAIO FILHA, Marly Sousa. Geografia/UFMA marlyssf@hotmail.com Orientador (a): GONÇALVES, Márcia Fernanda

Leia mais

ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO LITORAL DE CAPONGA, CASCAVEL-CE

ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO LITORAL DE CAPONGA, CASCAVEL-CE ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO LITORAL DE CAPONGA, CASCAVEL-CE Carolina Carneiro Magalhães Graduanda em Geografia Universidade Federal do Ceará (UFC) Fortaleza/Ceará krol_carneiro@yahoo.com.br

Leia mais

Análise de Uso e ocupação do solo no Distrito São Félix na cidade de Marabá-Pará INTRODUÇÃO

Análise de Uso e ocupação do solo no Distrito São Félix na cidade de Marabá-Pará INTRODUÇÃO Diana Oneide Montelo de Oliveira UNIFESSPA/Camos Marabá; dianaoneide@gmail.com Análise de Uso e ocupação do solo no Distrito São Félix na cidade de Marabá-Pará INTRODUÇÃO A geografia é uma Ciência essencial

Leia mais

A INTERFERNCIA HUMANA, NA EROSÃO NO BAIXO DE GUAXUMA EM MACEIÓ-AL. Pablo Dario Santos Oliveira 1 INTRODUÇÃO

A INTERFERNCIA HUMANA, NA EROSÃO NO BAIXO DE GUAXUMA EM MACEIÓ-AL. Pablo Dario Santos Oliveira 1 INTRODUÇÃO A INTERFERNCIA HUMANA, NA EROSÃO NO BAIXO DE GUAXUMA EM MACEIÓ-AL Pablo Dario Santos Oliveira 1 INTRODUÇÃO As principais causas da erosão podem ser relacionadas ao desmatamento e retirada da cobertura

Leia mais

Mapeamento espaço-temporal da ocupação das áreas de manguezais no município de Aracaju-SE

Mapeamento espaço-temporal da ocupação das áreas de manguezais no município de Aracaju-SE http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.118-552-1 Mapeamento espaço-temporal da ocupação das áreas de manguezais no município de Aracaju-SE Dráuzio C. Gama 1, Janisson B. de Jesus 1, Milton

Leia mais

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: UM OLHAR SOBRE O EIXO LESTE

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: UM OLHAR SOBRE O EIXO LESTE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: UM OLHAR SOBRE O EIXO LESTE Ana Paula da Silva ¹; José Antônio Vilar Pereira¹; Juliana Silva dos Santos²; Elielson Fulgêncio de Brito Silva³

Leia mais

SER300 Introdução ao geoprocessamento

SER300 Introdução ao geoprocessamento SER300 Introdução ao geoprocessamento Uso de técnicas de sensoriamento remoto e SIG para a análise das mudanças na cobertura do manguezal e o crescimento populacional na Baia de Guanabara, Rio de Janeiro

Leia mais

Descrição da área de estudo

Descrição da área de estudo Introdução Nos últimos anos, vem se intensificando a preocupação e o interesse de pesquisadores pelas regiões litorâneas, devido, principalmente, ao crescente processo de degradação que essas áreas vêm

Leia mais

Eduardo H. Costa Rodrigues (*), Maria Raimunda Chagas Silva, Domilton de Jesus Moraes *Universidade Ceuma ehc.19882hotmail.

Eduardo H. Costa Rodrigues (*), Maria Raimunda Chagas Silva, Domilton de Jesus Moraes *Universidade Ceuma   ehc.19882hotmail. VARIAÇÃO DA ÁREA URBANIZADA POR CONDOMINIOS DOS BAIRROS DO ANGELIM, ALTO DO ANGELIM E BEQUIMÃO ENTRE OS ANOS DE 1999 E 2007 UTILIZANDO FERRAMENTAS DIGITAIS Eduardo H. Costa Rodrigues (*), Maria Raimunda

Leia mais

POXIM :Os impactos ambientais decorrentes do uso desordenado desta bacia hidrográfica

POXIM :Os impactos ambientais decorrentes do uso desordenado desta bacia hidrográfica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UFS CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS NÚCLEO DE ENGENHARIA FLORESTAL NEF POXIM :Os impactos ambientais decorrentes do uso desordenado desta bacia hidrográfica

Leia mais

Pablo Merlo Prata. Vitória, 17 de junho de 2008.

Pablo Merlo Prata. Vitória, 17 de junho de 2008. GERÊNCIA DE RECURSOS NATURAIS - GRN SUBGERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA ZONA COSTEIRA - SUCOST Aspectos práticos da linha de costa: experiências, desafios e problemas na gestão costeira do ES. Pablo

Leia mais

I Simpósio de Geografia Física do Nordeste 28 de abril - 01 de maio de 2007 Universidade Regional do Cariri. Suplemento Especial

I Simpósio de Geografia Física do Nordeste 28 de abril - 01 de maio de 2007 Universidade Regional do Cariri. Suplemento Especial VOLUME 2 Nº 1 - MAIO/2007 ISSN 1980-5861 02 I Simpósio de Geografia Física do Nordeste 28 de abril - 01 de maio de 2007 Universidade Regional do Cariri Suplemento Especial Simone Cardoso Ribeiro, Alexsandra

Leia mais

Aspectos Gerais da Zona Costeira

Aspectos Gerais da Zona Costeira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental MPPT Disciplina: Gestão de Bacias Hidrográficas

Leia mais

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA MICROBACIA DO CÓRREGO MATRIZ-GO, BRASIL

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA MICROBACIA DO CÓRREGO MATRIZ-GO, BRASIL USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA MICROBACIA DO CÓRREGO MATRIZ-GO, BRASIL FERNANDA LUISA RAMALHO Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí ramalho_luisa@hotmail.com INTRODUÇÃO A atividade

Leia mais

POLITICAS PÚBLICAS E ORDENAMENTO TERRITORIAL EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DOS LAGOS, RIO DE JANEIRO. Rodrigo Bastos Santiago

POLITICAS PÚBLICAS E ORDENAMENTO TERRITORIAL EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DOS LAGOS, RIO DE JANEIRO. Rodrigo Bastos Santiago POLITICAS PÚBLICAS E ORDENAMENTO TERRITORIAL EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DOS LAGOS, RIO DE JANEIRO. Rodrigo Bastos Santiago (Professor do Curso de Geografia da Universidade Gama Filho /

Leia mais

SÍNTESE. AUTORES: MSc. Clibson Alves dos Santos, Dr. Frederico Garcia Sobreira, Shirlei de Paula Silva.

SÍNTESE. AUTORES: MSc. Clibson Alves dos Santos, Dr. Frederico Garcia Sobreira, Shirlei de Paula Silva. Mapeamento da cobertura vegetal e uso do solo nas bacias do ribeirão Carioca, córrego do Bação e córrego da Carioca, no município de Itabirito - MG: uma análise preliminar. AUTORES: MSc. Clibson Alves

Leia mais

Pesquisa em andamento

Pesquisa em andamento 1 Pesquisa em andamento Nathaly Cardoso Santos Graduanda em Geografia Bacharelado Universidade Federal de Sergipe Mestranda em Geografia Universidade Federal da Paraíba nathygeo1@yahoo.com.br Sara Juliana

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL O termo região é extremamente utilizado, principalmente na ciência geográfica que representa uma das categorias da Geografia. A palavra região pode ser utilizada

Leia mais

ANÁLISE INTEGRADA DO LITORAL OESTE DO CEARÁ, PRAIA DO PORTO NO MUNICÍCPIO DE ITAREMA (CE)

ANÁLISE INTEGRADA DO LITORAL OESTE DO CEARÁ, PRAIA DO PORTO NO MUNICÍCPIO DE ITAREMA (CE) ANÁLISE INTEGRADA DO LITORAL OESTE DO CEARÁ, PRAIA DO PORTO NO MUNICÍCPIO DE ITAREMA (CE) Aderson Barbosa Costa 1 ; Adriely Santos Ribeiro 2 ; Jose Willian Girão Dias 3 ; Otávio Augusto de Oliveira Lima

Leia mais

Confresa, Julho de 2018.

Confresa, Julho de 2018. Confresa, Julho de 2018. 1 Equipe de Consultores e Gestão: Prof. Ms. Luis Antonio Soares Coordenador Institucional - UNEMAT Prof. Esp. José Pedro Porrat Coordenador Geral do Plano Diretor Prof. Dr. Edevamilton

Leia mais

OCUPAÇÃO E USO DO SOLO NA ILHA DO ATALAIA, SALINÓPOLIS (PA): ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO LITORAL AMAZÔNICO BRASILEIRO

OCUPAÇÃO E USO DO SOLO NA ILHA DO ATALAIA, SALINÓPOLIS (PA): ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO LITORAL AMAZÔNICO BRASILEIRO Geisa Bethânia Nogueira de Souza Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA). geisanog@yahoo.com.br OCUPAÇÃO

Leia mais

ANÁLISE DAS INTRUSÕES ANTRÓPICAS NAS FISIONOMIAS VEGETAIS EM ÁREA DE FLORESTA ATLÂNTICA

ANÁLISE DAS INTRUSÕES ANTRÓPICAS NAS FISIONOMIAS VEGETAIS EM ÁREA DE FLORESTA ATLÂNTICA ANÁLISE DAS INTRUSÕES ANTRÓPICAS NAS FISIONOMIAS VEGETAIS EM ÁREA DE FLORESTA ATLÂNTICA Yhasmin Mendes de Moura 1 René Novaes Júnior ² Egídio Arai 2 Flávia de Souza Mendes 1 Thiago Lobão Cordeiro³ ¹ Universidade

Leia mais

Modelagem de cenários de uso e cobertura da terra no litoral sul de Santa Catarina

Modelagem de cenários de uso e cobertura da terra no litoral sul de Santa Catarina Modelagem de cenários de uso e cobertura da terra no litoral sul de Santa Catarina Um potencial no apoio à identificação de áreas para conservação DANIEL COHENCA A N A L I S TA A M B I E N TA L I B A M

Leia mais

Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE

Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE O relevo Brasileiro O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente

Leia mais

EIXO TEMÁTICO: PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS E RURAIS DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO NA ZONA COSTEIRA DE BARRA DO CUNHAÚ-RN

EIXO TEMÁTICO: PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS E RURAIS DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO NA ZONA COSTEIRA DE BARRA DO CUNHAÚ-RN EIXO TEMÁTICO: PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS E RURAIS DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO NA ZONA COSTEIRA DE BARRA DO CUNHAÚ-RN RESUMO: Francicélio Mendonça da Silva Graduando em Geografia na

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Aula Bioma e Vegetação Prof. Diogo Mapa Mundo Vegetação Classificação dos Vegetais Existem várias formas de classificação: 1º Porte: - Herbácea (correspondem áreas campestres). - Arbóreas (áreas de florestas).

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO

CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO 26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO Horrana Ferreira Ribeiro¹; Jacinto Pereira Santos²; ¹Aluno(a) do

Leia mais

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES URBANAS NO SETOR SUL-SUDESTE DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES URBANAS NO SETOR SUL-SUDESTE DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES URBANAS NO SETOR SUL-SUDESTE DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA Severino Rogério Junior 1, Maria Antoniêta Carvalho Clemente 2. (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Vegetação Amenizadora da Poluição Industrial no Bairro Cidade Industrial de Curitiba / PR

Vegetação Amenizadora da Poluição Industrial no Bairro Cidade Industrial de Curitiba / PR Vegetação Amenizadora da Poluição Industrial no Bairro Cidade Industrial de Curitiba / PR Debora Cristina LOPES Universidade Federal do Paraná A questão da cobertura vegetal em áreas urbanas possui cada

Leia mais

9 URBANISMO SUSTENTÁVEL EM AMBIENTE LITORÂNEO: UM PROJETO DE ADEQUAÇÃO APLICADO A ZONA DE EXPANSÃO DA CIDADE DE ARACAJU, SERGIPE, BRASIL

9 URBANISMO SUSTENTÁVEL EM AMBIENTE LITORÂNEO: UM PROJETO DE ADEQUAÇÃO APLICADO A ZONA DE EXPANSÃO DA CIDADE DE ARACAJU, SERGIPE, BRASIL 9 URBANISMO SUSTENTÁVEL EM AMBIENTE LITORÂNEO: UM PROJETO DE ADEQUAÇÃO APLICADO A ZONA DE EXPANSÃO DA CIDADE DE ARACAJU, SERGIPE, BRASIL SUSTAINABLE URBANISN IN COASTAL ENVIRONMENT: A PROJECT OF ADJUSTABILITY

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA EM SÃO LUÍS-MA A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DA AVENIDA LITORÂNEA E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS.

A EXPANSÃO URBANA EM SÃO LUÍS-MA A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DA AVENIDA LITORÂNEA E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS. Salvador/BA 25 a 28/11/2013 A EXPANSÃO URBANA EM SÃO LUÍS-MA A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DA AVENIDA LITORÂNEA E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS. Cristiane dos Santos Lima (*), Jessyca Ferreira da Silva * crystyannylyma@hotmail.com

Leia mais

Palavras-chaves: Percepção Ambiental. Praia de Boa Viagem. São José de Ribamar.

Palavras-chaves: Percepção Ambiental. Praia de Boa Viagem. São José de Ribamar. (EIXO TEMÁTICO 12: RECURSOS NATURAIS, SUSTENTABILIDADE E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO) PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DE BOA VIAGEM, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARANHÃO. Jefferson Bruno Costa de SOUSA¹ - UFMA/NEPA jeffersonufma@yahoo.com.br

Leia mais

PROGRAMA MANANCIAIS. Seminário PHD Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: Novembro 2008

PROGRAMA MANANCIAIS. Seminário PHD Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: Novembro 2008 PROGRAMA MANANCIAIS Seminário PHD-2537 - Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: 5351139 Novembro 2008 SITUAÇÃO CRÍTICA AUMENTO DO CONSUMO DE ÁGUA DIMINUIÇÃO DA QUANTIDADE DE ÁGUA DISPONÍVEL POR HABITANTE

Leia mais

VERIFICAÇÃO DAS ÁREAS VERDES POR BAIRROS E SUA RELAÇÃO COM AS CLASSES SOCIAIS DE ANÁPOLIS-GO

VERIFICAÇÃO DAS ÁREAS VERDES POR BAIRROS E SUA RELAÇÃO COM AS CLASSES SOCIAIS DE ANÁPOLIS-GO VERIFICAÇÃO DAS ÁREAS VERDES POR BAIRROS E SUA RELAÇÃO COM AS CLASSES SOCIAIS DE ANÁPOLIS-GO 1 MORAIS. Roberto P., 2 NASCIMENTO. Adriana S., 3 Silva. Nislaine C. A cobertura vegetal exerce papel de vital

Leia mais

Atribuições da FATMA no município de Florianópolis

Atribuições da FATMA no município de Florianópolis Seminário de Condicionantes Ambientais e Capacidade de Suporte IPUF / Prefeitura Municipal de Florianópolis Atribuições da FATMA no município de Florianópolis ELAINE ZUCHIWSCHI Analista Técnica em Gestão

Leia mais

EROSÃO COSTEIRA E OS DESAFIOS DA GESTÃO COSTEIRA NO BRASIL: REFLEXOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

EROSÃO COSTEIRA E OS DESAFIOS DA GESTÃO COSTEIRA NO BRASIL: REFLEXOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EROSÃO COSTEIRA E OS DESAFIOS DA GESTÃO COSTEIRA NO BRASIL: REFLEXOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Celia Regina de Gouveia Souza Pesquisadora Científica - Instituto Geológico-SMA/SP Profa. Colaboradora do Programa

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DA BIOTA DO AÇUDE ITANS EM CAICÓ/RN: ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DA BIOTA DO AÇUDE ITANS EM CAICÓ/RN: ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DA BIOTA DO AÇUDE ITANS EM CAICÓ/RN: ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO Renato de Medeiros Rocha¹; João Paulo de Oliveira Medeiros¹; Diógenes Félix da Silva Costa¹; Ibsen Pereira

Leia mais

Anais 1º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, Campo Grande, Brasil, novembro 2006, Embrapa Informática Agropecuária/INPE, p

Anais 1º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, Campo Grande, Brasil, novembro 2006, Embrapa Informática Agropecuária/INPE, p Quantificação de Desmatamentos na Bacia do Alto Paraguai no Estado de Mato Grosso MT, com base nos estudos de Dinâmica de Desmatamentos utilizando séries temporais de imagens de satélites LANDSAT TM/ETM+.

Leia mais

Paloma Costa da SILVA Estudante do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

Paloma Costa da SILVA Estudante do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Paloma Costa da SILVA Estudante do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Paloma.csilva@hotmail.com REFLEXÕES DA OCUPAÇÃO ESPACIAL DO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS - RJ: UMA ANÁLISE

Leia mais

Palavras-chave: Atividades Turísticas, Qualidade de Vida e Estância Turística de Presidente Epitácio (Estado de São Paulo, Brasil).

Palavras-chave: Atividades Turísticas, Qualidade de Vida e Estância Turística de Presidente Epitácio (Estado de São Paulo, Brasil). Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-5 ATIVIDADES TURÍSTICAS E QUALIDADE DE VIDA: ESTUDO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE EPITÁCIO (ESTADO DE SÃO

Leia mais

FANY DAVIDOVICH - REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA - ARTIGOS E RESUMOS

FANY DAVIDOVICH - REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA - ARTIGOS E RESUMOS FANY DAVIDOVICH - REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA - ARTIGOS E RESUMOS 1966 28 4 Fany 1971 33 2 Fany 1977 39 3 Fany Aspectos geográficos de um centro industrial: Jundiaí em 1962 Formas de projeção espacial

Leia mais

Impactes sectoriais. Sistemas ecológicos e biodiversidade. Impactes Ambientais 6 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário

Impactes sectoriais. Sistemas ecológicos e biodiversidade. Impactes Ambientais 6 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Engenharia Civil, 5º ano / 10º semestre Engenharia Territorio, 4º ano/ 8º semestre Impactes sectoriais Sistemas ecológicos e biodiversidade Impactes Ambientais 6 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário

Leia mais

Análise espacial da expansão urbana na Região Lagunar de Itaipu, Niterói - RJ.

Análise espacial da expansão urbana na Região Lagunar de Itaipu, Niterói - RJ. Análise espacial da expansão urbana na Região Lagunar de Itaipu, Niterói - RJ. Felipe Nascimento Werminghoff¹ Raphael e Silva Girão² Pedro José Farias Fernandes 3 ¹ UFF - Instituto de Geociências Departamento

Leia mais

Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil

Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.261-610-2 Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil Mayara M. de L. Pessoa 1, Daniel C. de Carvalho 1, Luis M.

Leia mais

Rozely Ferreira dos Santos

Rozely Ferreira dos Santos Fig 2.1 Exemplo de estruturação geral das fases do planejamento. Espera-se de cada fase determinado produto. Por exemplo, o banco de dados um importante produto da fase INVENTÁRIO, permite a visualização

Leia mais

Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e DOMINIQUE PIRES SILVA

Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e DOMINIQUE PIRES SILVA Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e 2010. DOMINIQUE PIRES SILVA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro E-mail: nique_rhcp@hotmail.com

Leia mais

APLICAÇÃO DE SENSORIAMENTO REMOTO NA IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO DISTRITO DE ABRANTES, CAMAÇARI BAHIA

APLICAÇÃO DE SENSORIAMENTO REMOTO NA IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO DISTRITO DE ABRANTES, CAMAÇARI BAHIA APLICAÇÃO DE SENSORIAMENTO REMOTO NA IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO DISTRITO DE ABRANTES, CAMAÇARI BAHIA Luiz Felipe Moura Bastos Borges¹, Fábia Antunes Zaloti², Dária Maria Cardoso Nascimento³

Leia mais

IMPACTOS SOCIAIS NA IMPLANTAÇÃO DO PORTO ITAPOÁ (SC): DESAFIOS E LIMITAÇÕES

IMPACTOS SOCIAIS NA IMPLANTAÇÃO DO PORTO ITAPOÁ (SC): DESAFIOS E LIMITAÇÕES IMPACTOS SOCIAIS NA IMPLANTAÇÃO DO PORTO ITAPOÁ (SC): DESAFIOS E LIMITAÇÕES Cristiane Mansur de Moraes Souza Anderson de Miranda Gomes Universidade Regional de Blumenau FURB INTRODUÇÃO O Porto Itapoá (terminal

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES 47 A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES Nathália Oliveira Silva Costa 1 ; Alexandre Carvalho de Andrade 2. 1 nathaliacosta40@hotmail.com;

Leia mais

MUDANÇAS PAISAGÍSITICAS E NA DINÂMICA DE SEDIMENTOS RESULTANTES DA CONSTRUÇÃO DO ESPIGÃO COSTEIRO NA PRAIA PONTA D'AREIA, SÃO LUÍS MA.

MUDANÇAS PAISAGÍSITICAS E NA DINÂMICA DE SEDIMENTOS RESULTANTES DA CONSTRUÇÃO DO ESPIGÃO COSTEIRO NA PRAIA PONTA D'AREIA, SÃO LUÍS MA. MUDANÇAS PAISAGÍSITICAS E NA DINÂMICA DE SEDIMENTOS RESULTANTES DA CONSTRUÇÃO DO ESPIGÃO COSTEIRO NA PRAIA PONTA D'AREIA, SÃO LUÍS MA. Sousa, A.S.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Corrêa, M.C.C.

Leia mais

POLITICAS PÚBLICAS E ORDENAMENTO TERRITORIAL EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DOS LAGOS, RIO DE JANEIRO

POLITICAS PÚBLICAS E ORDENAMENTO TERRITORIAL EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DOS LAGOS, RIO DE JANEIRO Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-8 POLITICAS PÚBLICAS E ORDENAMENTO TERRITORIAL EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DOS LAGOS,

Leia mais

Urban Development and Municipal Management Effective Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Urban Development and Municipal Management Effective Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro, Universidade Federal Fluminense Urban Development and Municipal Management Effective Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro, gilberto.pessanha@gmail.com Universidade Federal Fluminense (UFF) Instituto de Geociências Departamento de Análise

Leia mais

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO 7.3.1 - USO E OCUPAÇÃO DO SOLO Este relatório refere-se a uma análise ambiental dos tipos de uso e padrões de ocupação do solo da região de Itatiba, onde está localizada a área de estudo, compondo o Estudo

Leia mais

Figura 1 Altimetria média de Minas Gerais. (Autor: Carlos Wagner G A Coelho)

Figura 1 Altimetria média de Minas Gerais. (Autor: Carlos Wagner G A Coelho) 16 3. REGIÃO DE ESTUDO Primeiramente, se faz necessário tecer alguns comentários sobre o Estado de Minas Gerais que apresenta particularidades relacionadas ao meio ambiente que contribuíram para o entendimento

Leia mais

IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO SOFRIDOS PELA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ITAPIRACÓ, SÃO LUÍS-MA

IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO SOFRIDOS PELA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ITAPIRACÓ, SÃO LUÍS-MA Gislan Azevêdo Mafra (Geografia - UFMA) gislanmafra@yahoo.com.br Ricardo Everton Lima (Geografia - UFMA) ricardo.everton@yahoo.com.br Orientador: Prof. Dr. Juarez Soares Diniz (DEGEO - UFMA) juarezsd@yahoo.com.br

Leia mais

A Dinâmica dos Bairros de Goiânia (GO) como Apoio ao Estudo do Crescimento Urbano do Município.

A Dinâmica dos Bairros de Goiânia (GO) como Apoio ao Estudo do Crescimento Urbano do Município. A Dinâmica dos Bairros de Goiânia (GO) como Apoio ao Estudo do Crescimento Urbano do Município. Rubia Nara Silva Martins 1 rubianara00@hotmail.com Ivanilton José de Oliveira 2 ivanilton.oliveira@gmail.com

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização através de passeios, fotos,

Leia mais

BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS: UMA ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA URBANA DO IGARAPÉ XIDARINI EM TEFÉ-AM.

BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS: UMA ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA URBANA DO IGARAPÉ XIDARINI EM TEFÉ-AM. URBANA DO IGARAPÉ XIDARINI EM TEFÉ-AM. Raione Gonçalves de Castro Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia - UFAM Universidade Federal do Amazonas-UFAM raione.fox@gmail.com José Alberto Lima

Leia mais

A expansão das atividades turísticas e as alterações no uso e ocupação do solo em Porto de Galinhas/ Pe.

A expansão das atividades turísticas e as alterações no uso e ocupação do solo em Porto de Galinhas/ Pe. A expansão das atividades turísticas e as alterações no uso e ocupação do solo em Porto de Galinhas/ Pe. Kainara Lira dos Anjos Mestra pela universidade Federal de Pernambuco kainara.anjos@uol.com.br Maria

Leia mais

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 14.2 Conteúdo Agentes externos que

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO DAS ÁGUAS FÉRREAS, MACEIÓ-AL

CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO DAS ÁGUAS FÉRREAS, MACEIÓ-AL CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO DAS ÁGUAS FÉRREAS, MACEIÓ-AL Mile na Te ixe ira Silva Graduanda em Geografia bacharelado, IGDEMA/UFAL - milat.88@gmail.com Patrícia

Leia mais

Zonas Costeiras: - Erosão costeira - Elevada pressão urbanística

Zonas Costeiras: - Erosão costeira - Elevada pressão urbanística Zonas Costeiras: - Erosão costeira - Elevada pressão urbanística Linha de costa de Portugal FAIXA LITORAL OU COSTEIRA: Zona de transição entre o domínio continental e o domínio marinho. É uma faixa complexa,

Leia mais

RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PARA ESTIMATIVA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA BAIA DE BABITONGA POR INTERPRETAÇÃO DE AEROFOTOGRAFIAS

RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PARA ESTIMATIVA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA BAIA DE BABITONGA POR INTERPRETAÇÃO DE AEROFOTOGRAFIAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PARA ESTIMATIVA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA BAIA DE BABITONGA POR INTERPRETAÇÃO DE AEROFOTOGRAFIAS BEATRIZ WESTPHALEN-POMIANOSKI 1*, ANDRÉA LUIZA LOPES 1, CLEBERSON DE LIMA MENDES

Leia mais

RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PARA ESTIMATIVA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA BAIA DE BABITONGA POR INTERPRETAÇÃO DE AEROFOTOGRAFIAS

RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PARA ESTIMATIVA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA BAIA DE BABITONGA POR INTERPRETAÇÃO DE AEROFOTOGRAFIAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PARA ESTIMATIVA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA BAIA DE BABITONGA POR INTERPRETAÇÃO DE AEROFOTOGRAFIAS Beatriz WESTPHALEN-POMIANOSKI 1, Andréa Luiza LOPES 1, Cleberson de Lima MENDES

Leia mais

Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio

Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto Disciplina SER 300 ao Geoprocessamento Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio São José dos

Leia mais

Erosão costeira e a produção de sedimentos do Rio Capibaribe

Erosão costeira e a produção de sedimentos do Rio Capibaribe UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Programa de Pós - Graduação em Ciência do solo Disciplina: Seminário II Erosão costeira e a produção de sedimentos do Rio Capibaribe Discente do mestrado: Wagner

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EXPANSÃO URBANA DO BAIRRO INCONFIDENTES, VIÇOSA, MG

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EXPANSÃO URBANA DO BAIRRO INCONFIDENTES, VIÇOSA, MG 199 IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EXPANSÃO URBANA DO BAIRRO INCONFIDENTES, VIÇOSA, MG Rodrigo de Almeida Silva 1, Rita Maria de Souza 1, Maxmiler Ferreira de Castro 1, Daiane de Souza Bhering 2, Marcelo

Leia mais

Questões ambientais e os impactos Produção de celulose

Questões ambientais e os impactos Produção de celulose Questões ambientais e os impactos Produção de celulose Década de 70 pressão para reduzir a poluição: Geração de compostos orgânicos clorados; Consumo de água; Emissões atmosféricas; Emissões hídricas;

Leia mais

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS Profº Gustavo Silva de Souza Os Biomas Brasileiros O Brasil possui grande diversidade climática e por isso apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas

Leia mais

Gestão Costeira do Estado do Rio de Janeiro: da geografia marinha às ações

Gestão Costeira do Estado do Rio de Janeiro: da geografia marinha às ações Gestão Costeira do Estado do Rio de Janeiro: da geografia marinha às ações FLAVIA LINS-DE-BARROS Laboratório de Geografia Marinha Departamento de Geografia UFRJ 1 Variedade Ecológica e Ecossistêmica Diferentes

Leia mais

ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO URBANIZAÇÃO DO COMPLEXO BERADEIRO, MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PA.

ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO URBANIZAÇÃO DO COMPLEXO BERADEIRO, MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PA. Goiânia/GO 19 a 22/11/2012 ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO URBANIZAÇÃO DO COMPLEXO BERADEIRO, MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PA. Thuanny Paula de Almeida Nascimento, IFPA - Instituto Federal

Leia mais

LIXO NAS PRAIAS, UM PROBLEMA AMBIENTAL

LIXO NAS PRAIAS, UM PROBLEMA AMBIENTAL LIXO NAS PRAIAS, UM PROBLEMA AMBIENTAL Maria de Fátima Morais Morosine (1) Química Industrial. Pós-graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental (UFPB). Especialista em Gestão Ambiental (ENAP - Brasília).

Leia mais

Educação ambiental com foco na conservação dos solos em uma escola de ensino fundamental no Oeste do Pará

Educação ambiental com foco na conservação dos solos em uma escola de ensino fundamental no Oeste do Pará IV SIMPÓSIO MINEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO Solos no espaço e tempo: Trajetórias e Tendências Universidade Federal de Viçosa UFV 3 a 6 de maio de 2017, Viçosa - MG Educação ambiental com foco na conservação

Leia mais

MAPEAMENTO, POR FOTOINTERPRETAÇÃO, DO USO E COBERTURA DO SOLO URBANO EM RIO BRANCO (AC): SUBSÍDIOS AO PLANEJAMENTO URBANO

MAPEAMENTO, POR FOTOINTERPRETAÇÃO, DO USO E COBERTURA DO SOLO URBANO EM RIO BRANCO (AC): SUBSÍDIOS AO PLANEJAMENTO URBANO MAPEAMENTO, POR FOTOINTERPRETAÇÃO, DO USO E COBERTURA DO SOLO URBANO EM RIO BRANCO (AC): SUBSÍDIOS AO PLANEJAMENTO URBANO 6 Lúcio Flávio Zancanela do Carmo 1 Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer 2

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia ANÁLISE TEMPORAL DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA ENTRE O PERÍODO DE 1998 A 2009. Maria Eliene

Leia mais

O processo de ocupação em áreas ambientalmente frágeis e a condição de Mãe Luíza (Município de Natal - RN)

O processo de ocupação em áreas ambientalmente frágeis e a condição de Mãe Luíza (Município de Natal - RN) O processo de ocupação em áreas ambientalmente frágeis e a condição de Mãe Luíza (Município de Natal - RN) Brenda Karoline Tiburcio Coelho¹, Gabriela Mameri Tinôco¹, Maria Luiza de Medeiros Galvão 2 ¹Alunas

Leia mais

MAPEAMENTO DIGITAL: ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS (MG) E DO BAIRRO COLÔNIA - SÃO JOÃO DEL REI MG

MAPEAMENTO DIGITAL: ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS (MG) E DO BAIRRO COLÔNIA - SÃO JOÃO DEL REI MG MAPEAMENTO DIGITAL: ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS (MG) E DO BAIRRO COLÔNIA - SÃO JOÃO DEL REI MG Willian Henrique Pacheco¹ Silvia Elena Ventorini² 1638 (Will_lot@hotmail.com, sventorini@ufsj.edu.br)

Leia mais

RESULTADOS PRELIMINARES DO DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE PORANGATU/GO: UMA APLICAÇÃO POR GEOPROCESSAMENTO.

RESULTADOS PRELIMINARES DO DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE PORANGATU/GO: UMA APLICAÇÃO POR GEOPROCESSAMENTO. RESULTADOS PRELIMINARES DO DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE PORANGATU/GO: UMA APLICAÇÃO POR GEOPROCESSAMENTO. Evani Rodrigues da Luz 1,3 ; Frederico Fonseca Galvão de Oliveira 2,3 1

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E POLITICAS PUBLICAS. INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA EROSÃO DA ÁREA COSTEIRA NA PRAIA DO MURUBIRA, ILHA DE MOSQUEIRO PA.

GESTÃO AMBIENTAL E POLITICAS PUBLICAS. INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA EROSÃO DA ÁREA COSTEIRA NA PRAIA DO MURUBIRA, ILHA DE MOSQUEIRO PA. GESTÃO AMBIENTAL E POLITICAS PUBLICAS. INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA EROSÃO DA ÁREA COSTEIRA NA PRAIA DO MURUBIRA, ILHA DE MOSQUEIRO PA. Wilian Victor da Silva Campos wiliancampos17@hotmail.com Luciana

Leia mais

QUESTÕES. Prof. Maurinto Reis

QUESTÕES. Prof. Maurinto Reis QUESTÕES Prof. Maurinto Reis 01. O Brasil é um país de grandes dimensões e de grande diversidade cultural que ainda apresenta grandes desigualdades urbanas regionais. Atente ao que se diz sobre o processo

Leia mais

VULNERABILIDADE GEOAMBIENTAL DO TABULEIRO PRE-LITORANEO: ESTUDO DO USO E OCUPAÇÃO ATUAL NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA

VULNERABILIDADE GEOAMBIENTAL DO TABULEIRO PRE-LITORANEO: ESTUDO DO USO E OCUPAÇÃO ATUAL NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Belo Horizonte/MG 24 a 27/11/2014 VULNERABILIDADE GEOAMBIENTAL DO TABULEIRO PRE-LITORANEO: ESTUDO DO USO E OCUPAÇÃO ATUAL NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Dayana Kelly Felipe Silva, Athalyta Peixoto Diogenes, Laís

Leia mais

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA INSTITUCIONAL/IFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: O turismo de segunda residência na Baixada Santista e a dinâmica imobiliária em Santos - SP Área do Conhecimento (Tabela do CNPq): 6. 1 3. 0 0.

Leia mais

Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população (2015).

Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população (2015). Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população (2015). Aprovada em plenária durante o VI Simpósio de Restauração Ecológica (SP), a carta englobou diversas sugestões

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE AMBIENTAL PARA USO TURÍSTICO NO LAGO IGAPÓ DE LONDRINA/PR

ANÁLISE DA QUALIDADE AMBIENTAL PARA USO TURÍSTICO NO LAGO IGAPÓ DE LONDRINA/PR ANÁLISE DA QUALIDADE AMBIENTAL PARA USO TURÍSTICO NO LAGO IGAPÓ DE LONDRINA/PR Douglas Aparecido Mello Fabri RESUMO: O objetivo deste trabalho foi de analisar a qualidade ambiental do Lago Igapó de Londrina/PR.

Leia mais

Coordenador: Prof. Dr. Paolo Alfredini Professor Livre-Docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e-mail: alfredin@usp.

Coordenador: Prof. Dr. Paolo Alfredini Professor Livre-Docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e-mail: alfredin@usp. DIAGNÓSTICO SOBRE OS EFEITOS DA ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO MAR DECORRENTE DO AQUECIMENTO GLOBAL DA ATMOSFERA NOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS BRASILEIROS SUB-REGIÃO DO LITORAL DAS REGIÕES SUDESTE E SUL ESTUDO DE CASO

Leia mais

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO:

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO CONCEITO: É a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente à transferência em larga escala da população do campo para a cidade êxodo rural em razão de diversos

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

Praias Antropizadas Conforme citado anteriormente, os perfis 1, 5, 7, 9 (Passo de Torres), 13, 14, (Balneário Gaivota), 19, 21, 24, 25, 27 (Balneário

Praias Antropizadas Conforme citado anteriormente, os perfis 1, 5, 7, 9 (Passo de Torres), 13, 14, (Balneário Gaivota), 19, 21, 24, 25, 27 (Balneário Praias Antropizadas Conforme citado anteriormente, os perfis 1, 5, 7, 9 (Passo de Torres), 13, 14, (Balneário Gaivota), 19, 21, 24, 25, 27 (Balneário Arroio do Silva), 37, 38 e 39 (Rincão, Içara) apresentam

Leia mais

MAPEAMENTO COSTEIRO INTEGRADO

MAPEAMENTO COSTEIRO INTEGRADO MAPEAMENTO COSTEIRO INTEGRADO Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro Cartografia/Geodésia/Geografia/Geologia do Quaternário gilberto.pessanha@gmail.com Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Instituto do

Leia mais

Geografia. Vegetação. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Vegetação. Professor Luciano Teixeira. Geografia Vegetação Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia VEGETAÇÃO FORMAÇÕES VEGETAIS DO RIO GRANDE DO NORTE www.acasadoconcurseiro.com.br 3 4 www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA

Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA Antônio Celso de Sousa Leite¹, Felipe Thiago Neres de Sousa Sena¹, Benavenuto José Santiago Neto¹,

Leia mais

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CIDADE DE BRAGANÇA, PARÁ

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CIDADE DE BRAGANÇA, PARÁ DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CIDADE DE BRAGANÇA, PARÁ Marcos Ronielly da Silva Santos Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Bragança.Email:mronielly@yahoo.com.br Milena de Nazaré

Leia mais