Condições climáticas. Marco Antônio Fonseca Conceição Jorge Tonietto Francisco Mandelll João Oimas Garcia Maia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Condições climáticas. Marco Antônio Fonseca Conceição Jorge Tonietto Francisco Mandelll João Oimas Garcia Maia"

Transcrição

1 Condições climáticas Marco Antônio Fonseca Conceição Jorge Tonietto Francisco Mandelll João Oimas Garcia Maia

2 Capítulo 2 - Condições climáticas 25 Caracterização climática das principais regiões produtoras No Brasil, o cultivo da videira 'Niágara Rosada' (Vitis Ia brusca L.) tem-se restringido, até o momento, às áreas com classificação climática dos tipos A e C, de acordo com o estabelecido por K6ppen (VIANELLO; ALVES, 2004). O tipo A é denominado megatérmico, ou tropical úmido, e apresenta temperatura média do mês mais frio acima de 18 C. O tipo C é denominado mesotérmico, ou temperado quente, com temperatura média do mês mais frio entre -3 C e 18 C. Dentre as principais zonas produtoras de uvas Niágara do país, destacam-se as regiões da Serra Gaúcha, RS,Jundiaí, SP,Jales, SP,e Pirapora, MG. Além dessas, novas regiões têm apresentado um crescimento na área plantada com Niágara, como é o caso da região de São Miguel Arcanjo, SP,que sempre foi um polo tradicional na produção de uvas finas de mesa. Há algum tempo, contudo, muitos produtores têm substituído as áreas de uvas finas por parreiras com 'Niágara Rosada: A região de Bento Gonçalves, RS, apresenta um clima do tipo Cfb, que corresponde a um clima temperado quente (C), com ausência de estação seca (f) e temperatura média do mês mais quente inferior a 22 C (b). Já Jundiaí e São Miguel Arcanjo possuem clima do tipo Cwa, ou seja, um clima temperado quente (C), com a época mais seca coincidindo com o inverno (w) e temperatura média do mês mais quente superior a 22 C (a). As regiões de Jales e Pirapora apresentam classificação climática do tipo Awa, que representa um clima tropical chuvoso (A), com a época mais seca coincidindo com o inverno (w) e temperatura média do mês mais quente superior a 22 C (a). A Figura 1 apresenta os valores médios mensais da temperatura do ar nas diferentes localidades. Nas regiões de clima temperado quente (C), a planta apresenta um ciclo por ano, com a poda entre julho e agosto, e colheitas entre dezembro e fevereiro. Nessas regiões, deve-se precaver contra a ocorrência de geadas tardias, que podem prejudicar as brotações e o seu desenvolvimento. Nas regiões de clima tropical úmido (A), como Jales e Pirapora, pode-se fazer dois ciclos anuais, buscando-se a produção da cultura no período mais seco do ano, mediante irrigação, e deixando-se o período mais úmido - no qual é mais difícil o controle de algumas doenças fúngicas, como o míldio, por exemplo - para o ciclo de formação dos ramos. Nessas regi,ões, como a poda de produção é feita, normalmente, no final do verão e início do outono, corre-

3 26 o CUltiVOda videira Niágara no Brasil se o risco de ocorrências de temperaturas mínimas inferiores a 15 C, que dificultam a brotação e o desenvolvimento inicial dos brotos ua, 20 E.a eu Q; Q. E 15 ~ 10 --Pirapora --Jales --Jundiaí -- São Miguel Arcanjo -- Bento Gonçalves ,--.--,-~-, ,--.--,-~ Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Jun. Jul. Ago. Se!. Out, Nov. Dez. Mês Figura 1. Temperaturas médias mensais em diferentes regiões produtoras de Niágara. Temperatura base e soma térmica A soma térmica (SI) da cultura da videira pode ser calculada pela seguinte expressão (PEDRO JÚNIOR, 2001): n ST= L (Tmed - Tb) 1 (1) Em que n é o número de dias do ciclo da cultura ou de cada estádio fenológico; Tmed, a temperatura do ar média diária CC); e Tb, a temperatura base da cultura (0C), considerada a temperatura mínima para que haja desenvolvimento vegetativo. No caso da videira, considera-se esse valor igual a 10 C (PEDRO JÚNIOR, 2001). Os valores de STpodem ser empregados para estimar as curvas de crescimento e maturação da cultura, bem como os teores de sólidos solúveis e a época de colheita (PEDRO JÚNIOR et ai., 1994a; 1997; 2004).

4 Capítulo 2 - Condições climáticas 27 De acordo com Pedro Júnior et ai. (2001), a 'Niágara Rosada' apresenta uma soma térmica média, da poda à colheita, em torno de graus-dia, com ciclo médio de 145 dias. Esses valores podem, entretanto, variar de acordo com a região, o sistema de condução, a época de poda, o tipo de cobertura do parreiral e o portaenxerto adotado, entre outros fatores. Na Serra Gaúcha, a soma térmica da 'Niágarâ Branca' e da 'Niágara Rosada' é semelhante à observada em Jundiaí (ANZANELLO et ai., 2012). Na região de Jales (CONCEiÇÃO; MAlA, 2001), essa cultivar apresenta uma soma térmica de grausdia e ciclo de 120 dias, aproximadamente. Já no norte de Minas Gerais, o ciclo da cultivar também se situa em torno de 120 dias, muito embora a soma térmica seja maior do que nas outras regiões, ficando entre graus-dia e graus-dia, conforme a época de poda (RIBEIRO et ai., 2009). Clima e doenças fúngicas Em condições de temperatura e umidade elevadas, as precipitações pluviais são os elementos que mais afetam a incidência de doenças fúngicas na videira, porque propiciam o molhamento das plantas e servem de veículo de disseminação dos patógenos (SENTELHAS, 1998). Por essa razão e pela facilidade de medição por parte dos produtores, métodos de controle de doenças foram desenvolvidos com base nos índices pluviométricos. Zahler et ai. (1989), citado por Sentelhas (1998), apresenta um método denominado fenológico-climatológico para o monitoramento de pulverizações, visando controlar o míldio da videira (Plasmopara viticola). Nesse método, sugere-se que sejam feitas pulverizações preventivas na brotação, florescimento e formação dos cachos, e curativas, sempre que a temperatura mínima for maior que 10 C e a chuva supere 10 mm, em dois dias consecutivos. Em regiões de clima quente e com grande incidência de chuvas, entretanto, esse método não se torna muito eficaz, pelo alto número de pulverizações necessárias. Conceição (2003) verificou que se esse método fosse adotado na região de Jales, seriam necessárias de 34 a 48 pulverizações curativas, entre outubro e março (período de formação dos ramos), e de 7 a 12 aplicações, de abril a setembro (período de produção da cultura). Pedro Júnior et ai. (1999a) desenvolveram um método semelhante para a Niágara, denominado fenológico-pluviométrico, que utilizou, entretanto, seis pulverizações preventivas ao invés das três propostas por Zahler et ai. (1~89), citado por Sentelhas (1998). Os autores observaram uma redução de até 40% em relação

5 28 \.; CUII"O oa Jldelra 1'Jlagdra nr 8ra:,1I ao número de pulverizações, quando comparadas às utilizadas tradicionalmente na região de Jundiaí. Pedro Júnior et ai. (1999b) avaliaram cinco totais pluviométricos para a previsão de épocas de aplicação de fungicidas em Niágara, concluindo que as aplicações, após a ocorrência de 20 mm de chuva, controlaram satisfatoriamente as doenças fúngicas em Jundiaí. Deve-se salientar, entretanto, que não é somente a incidência de chuvas que pode propiciar o aparecimento de doenças como o míldio, por exemplo. Em condições de ocorrência de alta umidade relativa do ar, há formação de orvalho nas folhas e frutos, propiciando a instalação do patógeno, mesmo em períodos de ausência de chuvas (SENTELHAS, 1998). Referências ANZANELLO, R.; SOUZA, P.V. D. de; COELHO, P.F. Fenologia, exigência térmica e produtividade de videiras 'Niágara Branca; 'Niágara Rosada' e 'Concord' submetidas a duas safras por ciclo vegetativo. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 34, n. 2, p , CONCEiÇÃO, M. A. F. Uso de dados meteorológicos para o controle do míldio da videira na região noroeste do Estado de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE VITICULTURA E ENOLOGIA, 10.,2003, Bento Gonçalves. Resumos Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, p CONCEiÇÃO, M. A. F. MAlA, J. D. G. Coeficiente da cultura (Kc) para a videira Niagara Rosada em Jales, SP.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 12,2001, Fortaleza. Anais Fortaleza: SBA/ Funceme, v. 2, p PEDRO JÚNIOR, M. J. Clima para videira. In: BOLlANI, A. C; CORRÊA, L. de S. (Ed.). Culturas de uvas de mesa: do plantio à comercialização. Piracicaba: Algraf p PEDRO JÚNIOR, M. J. PEZZOPANE, J. R. M.; ABRAMIDES, P.L. G.; IVAN JOSÉ ANTUNES RIBEIRO, I. J. A.; MARTINS, F. P.Indicação de época de pulverização para controle de doenças fúngicas em videira, cv. Niágara Rosada, baseada em sistema fenológico-pluviométrico. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 7, n. 2, p , 1999a. PEDRO JÚNIOR, M. J.; HERNANDES, J. L.; PEZZOPANE, J. R. M.; BARDIN, L. Estimativa do crescimento e desenvolvimento para a videira 'Niaqara Rosada' conduzida em espaldeira. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 12, n. 1, p , PEDRO JÚNIOR, M. J.; PEZZOPANE, J. R. M.; MARTINS, F. P.Uso da precipitação pluvial para previsão de épocas de pulverização visando o controle de doenças fúngicas na videira 'Niágara Rosada'. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 7, n. 1, p , 1999b. PEDRO JÚNIOR, M. J.; POMMER, C; MARTINS, F. P.Curvas de maturação e estimativa do teor de sólidos solúveis para a videira 'Niaqara Rosada' com base em dados meteorológicos. Bragantia, Campinas, v. 56,n.2,p ,1997. PEDRO JÚNIOR, M. J.; SENTELHAS, P.C; MARTINS, F. P.Previsão agrometeorologica da data de colheita para a videira 'niagara Rosada; Bragantia, Campinas, v. 53, n. 1, p , 1994.

6 Capítulo 2 - Condições climáticas 29 RIBEIRO, D. P.;CORSATO, C. E.; LEMOS, J. P.;SCARPARE FILHO, J. A.; Desenvolvimento e exigência térmica da videira 'Niagara Rosada; cultivada no norte de Minas Gerais. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 31, n. 3, p , SENTELHAS, P.C. Aspectos climáticos para a viticultura tropical. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 19, n. 194, p. 9-14, VIANELLO, R. L.; ALVES, A. R. Meteorologia básica e aplicações. Viçosa: Editora da UFV, p.

OCORRÊNCIA DE MÍLDIO EM VIDEIRA NIAGARA ROSADA EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS E FENOLÓGICAS NA REGIÃO DE JUNDIAÍ, SP RESUMO

OCORRÊNCIA DE MÍLDIO EM VIDEIRA NIAGARA ROSADA EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS E FENOLÓGICAS NA REGIÃO DE JUNDIAÍ, SP RESUMO OCORRÊNCIA DE MÍLDIO EM VIDEIRA NIAGARA ROSADA EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS E FENOLÓGICAS NA REGIÃO DE JUNDIAÍ, SP Adriana Vieira de Camargo MORAES 1, Mário José PEDRO JÚNIOR 2, Hilton Silveira

Leia mais

IRRIGAÇÃO EM VINHEDOS NO OESTE PAULISTA. Marco Antônio F. Conceição Embrapa Uva e Vinho Estação Experimental de Viticultura Tropical

IRRIGAÇÃO EM VINHEDOS NO OESTE PAULISTA. Marco Antônio F. Conceição Embrapa Uva e Vinho Estação Experimental de Viticultura Tropical IRRIGAÇÃO EM VINHEDOS NO OESTE PAULISTA Marco Antônio F. Conceição Embrapa Uva e Vinho Estação Experimental de Viticultura Tropical Produção de Uvas no Brasil Produção de Uvas no Brasil 16% 12% 57% 52%

Leia mais

Comunicado 95 Técnico

Comunicado 95 Técnico Comunicado 95 Técnico ISSN 188-682 Julho, 9 Bento Gonçalves, RS Efeito da irrigação por microaspersão nas condições microclimáticas de vinhedos Marco Antônio Fonseca Conceição 1 Introdução Em regiões tropicais

Leia mais

Viticultura Clima. Centros de dispersão da videira. Cultivo da videira no Brasil. A videira. Fatores climáticos no cultivo da uva

Viticultura Clima. Centros de dispersão da videira. Cultivo da videira no Brasil. A videira. Fatores climáticos no cultivo da uva Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP Viticultura Clima Centros de dispersão da videira Eurásia América Mar Negro Mar Cáspio A videira - Cultura de clima temperado

Leia mais

AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE DOENÇAS E VARIAÇÃO DA TEMPERATURA NA VIDEIRA CULTIVAR NIÁGARA ROSADA NO SISTEMA LATADA COM E SEM COBERTURA PLÁSTICA RESUMO

AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE DOENÇAS E VARIAÇÃO DA TEMPERATURA NA VIDEIRA CULTIVAR NIÁGARA ROSADA NO SISTEMA LATADA COM E SEM COBERTURA PLÁSTICA RESUMO AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE DOENÇAS E VARIAÇÃO DA TEMPERATURA NA VIDEIRA CULTIVAR NIÁGARA ROSADA NO SISTEMA LATADA COM E SEM COBERTURA PLÁSTICA Andrei Zucco 1 ; Gilson Ribeiro Nachtigall RESUMO A cobertura

Leia mais

Documentos ISSN Dezembro, Clima vitícola para a região de Jales (SP)

Documentos ISSN Dezembro, Clima vitícola para a região de Jales (SP) Documentos ISSN 1516-8107 Dezembro, 2012 81 Clima vitícola para a região de Jales (SP) ISSN 1516-8107 Dezembro, 2012 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Uva e Vinho Ministério da Agricultura,

Leia mais

Caracterização Fenológica de Cinco Variedades de Uvas Sem. Sementes no Vale do São Francisco [1] Introdução

Caracterização Fenológica de Cinco Variedades de Uvas Sem. Sementes no Vale do São Francisco [1] Introdução Caracterização Fenológica de Cinco Variedades de Uvas Sem Sementes no Vale do São Francisco [1] Emanuel Elder Gomes da Silva [2] Patricia Coelho de Souza Leão [3] Introdução No estudo de novas variedades,

Leia mais

Exigências edafoclimáticas de fruteiras

Exigências edafoclimáticas de fruteiras Universidade Federal de Rondônia Curso de Agronomia Fruticultura I Exigências edafoclimáticas de fruteiras Emanuel Maia emanuel@unir.br www.emanuel.acagea.net Apresentação Introdução Classificação climática

Leia mais

Comunicado 76 Técnico

Comunicado 76 Técnico Comunicado 76 Técnico ISSN 1516-8093 Maio, 2007 Bento Gonçalves, RS Comportamento Meteorológico e sua Influência na Vindima de 2007 na Serra Gaúcha Francisco Mandelli 1 A radiação solar, a temperatura

Leia mais

Caracterização fenológica e exigência térmica da videira cv. Syrah no Semiárido

Caracterização fenológica e exigência térmica da videira cv. Syrah no Semiárido 193 Caracterização fenológica e exigência térmica da videira cv. Syrah no Semiárido Caracterização fenológica e exigência térmica da videira cv. Syrah no Semiárido Phenological characterization and thermal

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E EXIGÊNCIA TÉRMICA DA VIDEIRA NIÁGARA ROSADA, CULTIVADA NO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO

DESENVOLVIMENTO E EXIGÊNCIA TÉRMICA DA VIDEIRA NIÁGARA ROSADA, CULTIVADA NO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO DESENVOLVIMENTO E EXIGÊNCIA TÉRMICA DA VIDEIRA NIÁGARA ROSADA, CULTIVADA NO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO CRISTIANI C. MARTINS BUSATO 1, ANTÔNIO ALVES SOARES 2, CAMILO BUSATO 3, EDVALDO FIALHO DOS REIS 4

Leia mais

FENOLOGIA DE SELEÇÕES DE UVAS DE MESA SEM SEMENTES

FENOLOGIA DE SELEÇÕES DE UVAS DE MESA SEM SEMENTES REUNI REVISTA UNIJALES / EDIÇÃO 1 / Nº 1 / ANO I / 2006 ISSN 1980-8925 (versão eletrônica) http://www.reuni.pro.br FENOLOGIA DE SELEÇÕES DE UVAS DE MESA SEM SEMENTES Suze Paula Capobianco 1, Umberto Almeida

Leia mais

Comunicado 67 Técnico

Comunicado 67 Técnico Comunicado 67 Técnico ISSN 188-682 Julho, 26 Bento Gonçalves, RS Comportamento Meteorológico e sua Influência na Vindima de 26 na Serra Gaúcha Francisco Mandelli 1 A radiação solar, a temperatura do ar,

Leia mais

Implantação dos vinhedos. culturais na cultura da videira. Formação dos vinhedos. operações 1 o ano

Implantação dos vinhedos. culturais na cultura da videira. Formação dos vinhedos. operações 1 o ano Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Produção Vegetal Implantação, condução e tratos culturais na cultura da videira Formação dos vinhedos operações

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PERÍODO DE COLHEITA DA SAFRA DE INVERNO CULTIVARES DE UVA Vitis labrusca EM MUZAMBINHO MG

AVALIAÇÃO DO PERÍODO DE COLHEITA DA SAFRA DE INVERNO CULTIVARES DE UVA Vitis labrusca EM MUZAMBINHO MG 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG AVALIAÇÃO DO PERÍODO DE COLHEITA DA SAFRA DE INVERNO CULTIVARES DE UVA Vitis

Leia mais

Circular. Técnica. Critérios para o Manejo da Irrigação de Videiras em Pequenas Propriedades no Noroeste Paulista. Introdução.

Circular. Técnica. Critérios para o Manejo da Irrigação de Videiras em Pequenas Propriedades no Noroeste Paulista. Introdução. ISSN 1808-6810 98 Critérios para o Manejo da Irrigação de Videiras em Pequenas Propriedades no Noroeste Paulista Introdução Circular Técnica Bento Gonçalves, RS Dezembro, 2013 Autor Marco A. F. Conceição

Leia mais

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 44

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 44 BOLETIM CLIMÁTICO Nº 44 NOVEMBRO DE 2016 1. DESCRIÇÕES E CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL Localidade: IFSULDEMINAS Campus Muzambinho Estação Meteorológica: Davis Vantage Pro 2 Latitude: 21 o 20 47 S e Longitude:

Leia mais

Aspectos Gerais da Cultura da Uva Fina de Mesa

Aspectos Gerais da Cultura da Uva Fina de Mesa IIª Semana Integrada de Cursos CFO/CFOC - Adapar Dia 03/07/2015 - CDT, Iapar Londrina Aspectos Gerais da Cultura da Uva Fina de Mesa Eng Agr Elcio Félix Rampazzo Emater Londrina. elciorampazzo@emater.pr.gov.br

Leia mais

TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS NA REGIÃO DA SERRA GAÚCHA

TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS NA REGIÃO DA SERRA GAÚCHA TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS NA REGIÃO DA SERRA GAÚCHA MARCO A. F. CONCEIÇÃO 1, FRANCISCO MANDELLI 2 1 Eng. Civil, Pesquisador, Embrapa Uva e Vinho, Estação Experimental de Viticultura Tropical, Caixa Postal

Leia mais

Clima de Passo Fundo

Clima de Passo Fundo Clima de Passo Fundo Clima de Passo Fundo - Normais Climatológicas Pela classificação de Köppen, Passo Fundo (28º15 S, 52º 24 W e 687 m de altitude) está localizada na Zona Climática fundamental temperada

Leia mais

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 46

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 46 BOLETIM CLIMÁTICO Nº 46 JANEIRO DE 2017 1. DESCRIÇÕES E CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL Localidade: IFSULDEMINAS Campus Muzambinho Estação Meteorológica: Davis Vantage Pro 2 Latitude: 21 o 20 47 S e Longitude:

Leia mais

ESTIMATIVA DE PERÍODO DE PLANTIO PARA CULTURA DO MILHO NA REGIÃO DE BOTUCATU-SP UTILIZANDO O MÉTODO GRAUS-DIA

ESTIMATIVA DE PERÍODO DE PLANTIO PARA CULTURA DO MILHO NA REGIÃO DE BOTUCATU-SP UTILIZANDO O MÉTODO GRAUS-DIA ESTIMATIVA DE PERÍODO DE PLANTIO PARA CULTURA DO MILHO NA REGIÃO DE BOTUCATU-SP UTILIZANDO O MÉTODO GRAUS-DIA Ricardo Ghantous Cervi 1, Paulo Roberto Isler, Reginaldo da Silva Cardoso 3 1 Prof. Dr. Curso

Leia mais

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 69

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 69 BOLETIM CLIMÁTICO Nº 69 DEZEMBRO DE 2018 1. DESCRIÇÕES E CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL Localidade: IFSULDEMINAS Campus Muzambinho Estação Meteorológica: Davis Vantage Pro 2 Latitude: 21 o 20 47 S e Longitude:

Leia mais

Poda seca da videira Niágara. João Dimas Garcia Maia Umberto Almeida Camargo

Poda seca da videira Niágara. João Dimas Garcia Maia Umberto Almeida Camargo Poda seca da videira Niágara João Dimas Garcia Maia Umberto Almeida Camargo Capítulo 4 - Poda seca da videira Niágara 83 Poda seca A poda consiste na remoção de partes vegetativas da videira. De acordo

Leia mais

ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO E DO NÚMERO DE DIAS DE CHUVA NO MUNICÍPIO DE PETROLINA - PE

ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO E DO NÚMERO DE DIAS DE CHUVA NO MUNICÍPIO DE PETROLINA - PE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA PARA SUSTENTABILIDADE DE ÁREAS RURAIS E URBANAS TECNOLOGIAS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA TERESINA, PI, DE 11 A 14 DE JULHO DE 2 ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO E DO NÚMERO DE DIAS

Leia mais

Risco climático para ocorrência de doenças fúngicas da videira no Sul e Sudeste do Brasil 1

Risco climático para ocorrência de doenças fúngicas da videira no Sul e Sudeste do Brasil 1 Revista Ciência Agronômica, v. 44, n. 3, p. 527-537, jul-set, 2013 Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE Artigo Científico www.ccarevista.ufc.br ISSN 1806-6690 Risco

Leia mais

Comunicado Nº51 Técnico

Comunicado Nº51 Técnico Comunicado Nº51 Técnico ISSN 1516-8093 Julho, 2004 Bento Gonçalves, RS Comportamento Meteorológico e sua Influência na Vindima de 2004 na Serra Gaúcha Francisco Mandelli 1 Os elementos meteorológicos exercem

Leia mais

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 39

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 39 BOLETIM CLIMÁTICO Nº 39 JUNHO DE 2016 1. DESCRIÇÕES E CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL Localidade: IFSULDEMINAS Campus Muzambinho Estação Meteorológica: Davis Vantage Pro 2 Latitude: 21 o 20 47 S e Longitude: 46

Leia mais

BOLETIM AGROCLIMÁTICO DEZEMBRO/2017

BOLETIM AGROCLIMÁTICO DEZEMBRO/2017 BOLETIM AGROCLIMÁTICO DEZEMBRO/2017 Gilmar Ribeiro Nachtigall 1 & Fernando José Hawerroth 2 No período de agosto a dezembro de 2017 foi registrado uma situação similar para as temperaturas máximas e mínimas

Leia mais

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 42

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 42 BOLETIM CLIMÁTICO Nº 42 SETEMBRO DE 2016 1. DESCRIÇÕES E CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL Localidade: IFSULDEMINAS Campus Muzambinho Estação Meteorológica: Davis Vantage Pro 2 Latitude: 21 o 20 47 S e Longitude:

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E INDÍCIO DE MUDANÇA CLIMÁTICA EM NOVA FRIBURGO - RJ

CLASSIFICAÇÃO E INDÍCIO DE MUDANÇA CLIMÁTICA EM NOVA FRIBURGO - RJ CLASSIFICAÇÃO E INDÍCIO DE MUDANÇA CLIMÁTICA EM NOVA FRIBURGO - RJ Gisele dos Santos Alves (1); Célia Maria Paiva; Mônica Carneiro Alves Xavier (1) Aluna do curso de graduação em Meteorologia - UFRJ e-mail:

Leia mais

77 mil hectares hemisfério sul desde latitude 30 o até latitude 5 º Regiões Temperadas (repouso hibernal) Regiões Subtropicais (dois ciclos anuais)

77 mil hectares hemisfério sul desde latitude 30 o até latitude 5 º Regiões Temperadas (repouso hibernal) Regiões Subtropicais (dois ciclos anuais) 77 mil hectares hemisfério sul desde latitude 30 o até latitude 5 º Regiões Temperadas (repouso hibernal) Regiões Subtropicais (dois ciclos anuais) repoda Regiões Tropicais ( 2,5 a 3 ciclos anuais) podas

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E INDÍCIO DE MUDANÇA CLIMÁTICA EM ANGRA DOS REIS - RJ

CLASSIFICAÇÃO E INDÍCIO DE MUDANÇA CLIMÁTICA EM ANGRA DOS REIS - RJ CLASSIFICAÇÃO E INDÍCIO DE MUDANÇA CLIMÁTICA EM ANGRA DOS REIS - RJ Célia Maria Paiva (1); Gisele dos Santos Alves; Mônica Carneiro Alves Xavier (1) Profª. do Departamento de Meteorologia da UFRJ-Ms E-mail:

Leia mais

Regiões Vitivinícolas Brasileiras e Alternativas de Produção

Regiões Vitivinícolas Brasileiras e Alternativas de Produção Regiões Vitivinícolas Brasileiras e Alternativas de Produção Umberto Almeida Camargo Vino Vitis Consultoria Ltda umberto.camargo@gmail.com Fone: (54) 3451-3512 3512 / (54)9191-7129 REGIÕES ES VITÍCOLAS

Leia mais

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 41

BOLETIM CLIMÁTICO Nº 41 BOLETIM CLIMÁTICO Nº 41 AGOSTO DE 2016 1. DESCRIÇÕES E CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL Localidade: IFSULDEMINAS Campus Muzambinho Estação Meteorológica: Davis Vantage Pro 2 Latitude: 21 o 20 47 S e Longitude:

Leia mais

ECOFISIOLOGIA DA VIDEIRA. Ecofisiologia x Videira (Índice CCM)

ECOFISIOLOGIA DA VIDEIRA. Ecofisiologia x Videira (Índice CCM) ECOFISIOLOGIA DA VIDEIRA a a Ecofisiologia x Videira (Índice CCM) Prof. Leonardo Cury Bento Gonçalves, RS 1 Clima e Produção! A videira é cultivada nos 5 continentes do planeta terra e em condições heliotérmicas

Leia mais

Comunicado 74 Técnico

Comunicado 74 Técnico Comunicado 74 Técnico ISSN 1808-6802 Abril, 2007 Bento Gonçalves, RS BRS Clara: recomendações para o cultivo no Rio Grande do Sul Jair Costa Nachtigal 1 Em 2003, a Embrapa Uva e Vinho disponibilizou as

Leia mais

Escopo da Bioclimatologia Vegetal

Escopo da Bioclimatologia Vegetal Ribeirão Preto, 9 a 11 de abril de 2006 Escopo da Bioclimatologia Vegetal Paulo Henrique Caramori PhD Agrometeorologia Pesquisador do IAPAR caramori@iapar.br Conceito de Biometeorologia BIOMETEOROLOGIA

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS ÉPOCAS DE COLHEITA DA VIDEIRA NIAGARA ROSADA NA REGIÃO DO PÓLO TURÍSTICO DO CIRCUITO DAS FRUTAS, SÃO PAULO

ESTIMATIVAS DAS ÉPOCAS DE COLHEITA DA VIDEIRA NIAGARA ROSADA NA REGIÃO DO PÓLO TURÍSTICO DO CIRCUITO DAS FRUTAS, SÃO PAULO Scientia Agraria ISSN 1519-1125 (printed) and 1983-2443 (on-line) BARDIN, L. et al. Estimativas das épocas de colheita da videira... ESTIMATIVAS DAS ÉPOCAS DE COLHEITA DA VIDEIRA NIAGARA ROSADA NA REGIÃO

Leia mais

GRAUS-DIA ACUMULADOS PARA A VIDEIR CULTIVADA EM PETROLINA-PE DAY DEGREES ACCUMULATED FOR 'ITALIA' VINE CULTIVATED IN PETROLINA-PE

GRAUS-DIA ACUMULADOS PARA A VIDEIR CULTIVADA EM PETROLINA-PE DAY DEGREES ACCUMULATED FOR 'ITALIA' VINE CULTIVATED IN PETROLINA-PE GRAUS-DIA ACUMULADOS PARA A VIDEIR CULTIVADA EM PETROLINA-PE Wiltemberg de Brito Pereira 1, José Sebastião Costa de Sousa 2, Caio Márcio Guimarães Santos 3, Danilo Lourenço Oliveira 4, Welson Lima Simões

Leia mais

O Clima e o desenvolvimento dos citros

O Clima e o desenvolvimento dos citros O Clima e o desenvolvimento dos citros Flórida 2010 Glauco de Souza Rolim Centro de Ecofisiologia e Biofísica IAC rolim@iac.sp.gov.br glaucorolim@gmail.com VII Simpósio de Citricultura Irrigada,16 de setembro

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO AGROMETEOROLÓGICA DA SAFRA DE SOJA 1992/93, Descrever as condições meteoro1ógicas ocorridas durante a safra

CARACTERIZAÇÃO AGROMETEOROLÓGICA DA SAFRA DE SOJA 1992/93, Descrever as condições meteoro1ógicas ocorridas durante a safra CARACTERIZAÇÃ AGRMETERLÓGICA DA SAFRA DE SJA 1992/93, NA REGIÃ DE PASS FUND-RS Gilberto R. Cunha bjetivos Descrever as condições meteoro1ógicas ocorridas durante a safra de soja 1992/93, na região de Passo

Leia mais

WORKSHOP Balanço Intercalar do ano vitícola

WORKSHOP Balanço Intercalar do ano vitícola WORKSHOP Balanço Intercalar do ano vitícola Quinta do Vallado, Vilarinho dos Freires Branca Teixeira 15 de abril de 2013 Estações climáticas automáticas: 5 distribuídas ao longo da RDD Situadas a uma altitude

Leia mais

Desempenho Agronômico de oito Cultivares de Videira (Vitis labrusca l.) após poda em fevereiro de 2012

Desempenho Agronômico de oito Cultivares de Videira (Vitis labrusca l.) após poda em fevereiro de 2012 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Desempenho Agronômico de oito Cultivares de Videira (Vitis labrusca l.)

Leia mais

Comunicado Nº 58 Técnico

Comunicado Nº 58 Técnico Comunicado Nº 58 Técnico ISSN 1808-6802 Junho, 2005 Bento Gonçalves, RS Comportamento Meteorológico e sua Influência na Vindima de 2005 na Serra Gaúcha Francisco Mandelli 1 Os elementos meteorológicos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA E EXTRATO DO BALANÇO HÍDRICO PARA O DISTRITO DE SÃO JOÃO DE PETRÓPOLIS, SANTA TERESA ES

CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA E EXTRATO DO BALANÇO HÍDRICO PARA O DISTRITO DE SÃO JOÃO DE PETRÓPOLIS, SANTA TERESA ES 1 Área de concentração: Recursos Hídricos CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA E EXTRATO DO BALANÇO HÍDRICO PARA O DISTRITO DE SÃO JOÃO DE PETRÓPOLIS, SANTA TERESA ES Ednaldo Miranda de Oliveira 1, Victório Birchler

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA PARA OS MUNICÍPIOS DE BOTUCATU E SÃO MANUEL, SP

ATUALIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA PARA OS MUNICÍPIOS DE BOTUCATU E SÃO MANUEL, SP ATUALIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA PARA OS MUNICÍPIOS DE BOTUCATU E SÃO MANUEL, SP A.R. CUNHA 1, D. MARTINS 2, R.M. RICARTE 3 RESUMO - A classificação climática procura definir os limites geográficos

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: ABSTRACT. Keywords:

RESUMO. Palavras-chave: ABSTRACT. Keywords: RESUMO. Objetivando caracterizar o desempenho em termos produtivos e de qualidade físico-química do mosto da cultivar de uva para vinho BRS Lorena sustentada em manjedoura na forma de Y, foram feitas avaliações

Leia mais

A Informação Agrometeorológica e o Manejo de Irrigação na Cultura da Videira

A Informação Agrometeorológica e o Manejo de Irrigação na Cultura da Videira A Informação Agrometeorológica e o Manejo de Irrigação na Cultura da Videira Magna Soelma Beserra de Moura Introdução O paradigma da agricultura x globalização sugere que o setor agrícola seja cada vez

Leia mais

PODA ANTECIPADA DA VIDEIRA ENG. AGRÔNOMO E TECNÓLOGO EM VITICULTURA E ENOLOGIA: PAULO ADOLFO TESSER

PODA ANTECIPADA DA VIDEIRA ENG. AGRÔNOMO E TECNÓLOGO EM VITICULTURA E ENOLOGIA: PAULO ADOLFO TESSER PODA ANTECIPADA DA VIDEIRA ENG. AGRÔNOMO E TECNÓLOGO EM VITICULTURA E ENOLOGIA: PAULO ADOLFO TESSER Horti Serra Gaúcha, maio 2015. ÉPOCAS DE PODA SECA E SUA INFLUÊNCIA NA BROTAÇÃO, PRODUÇÃO E QUALIDADE

Leia mais

Introdução, Conceitos e Definições

Introdução, Conceitos e Definições UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS Introdução, Conceitos e Definições Prof. Fábio Marin Meteorologia Agrícola A meteorologia

Leia mais

Análise das precipitações em alguns municípios de Mato Grosso do Sul

Análise das precipitações em alguns municípios de Mato Grosso do Sul Análise das precipitações em alguns municípios de Mato Grosso do Sul Cátia Cristina Braga Rodrigues 1, Evaldo de Paiva Lima 2, Hércules Arce 3, Carlos Eduardo Borges Daniel 4, Cleber Moraes Ribas 5 1 Meteorologista,

Leia mais

Aplicações em Agricultura

Aplicações em Agricultura III Workshop latino-americano em modelagem regional de tempo e clima utilizando o Modelo Eta: aspectos físicos e numéricos Aplicações em Agricultura Cachoeira Paulista 2010 Tempo/Clima x Sistema Agrícola

Leia mais

MANEJO DE IRRIGAÇÃO E FERTIRRIGAÇÃO EM UVA FINA DE MESA EM AMBIENTE PROTEGIDO

MANEJO DE IRRIGAÇÃO E FERTIRRIGAÇÃO EM UVA FINA DE MESA EM AMBIENTE PROTEGIDO MANEJO DE IRRIGAÇÃO E FERTIRRIGAÇÃO EM UVA FINA DE MESA EM AMBIENTE PROTEGIDO S.P, SILVA, 1 ; A, CAPOVILLA, 2 ; R.O.C,MONTEIRO, 3 RESUMO: A uva de mesa produzida na Serra Gaúcha é praticamente em sua totalidade

Leia mais

Balanço Hídrico - Conceito

Balanço Hídrico - Conceito UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 306 Meteorologia Agrícola 1 o Semestre de 2017 Prof. Fábio Marin Balanço Hídrico

Leia mais

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHETO NA INTERFACE CHUVA/SECA

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHETO NA INTERFACE CHUVA/SECA AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHETO NA INTERFACE CHUVA/SECA Tássio Bonomo Murça (1), Domingos Sávio Queiroz (2), Luiz Tarcisio Salgado (3), Sabrina Saraiva Santana (4), Sérgio Dutra de Resende (5) (1) Bolsista

Leia mais

Docente: Profa. Dra. Angela Laufer Rech Turma: 4 período 2 Semestre 2017

Docente: Profa. Dra. Angela Laufer Rech Turma: 4 período 2 Semestre 2017 CURSO DE AGRONOMIA METEOROLOGIA AGRÍCOLA E CLIMATOLOGIA Docente: Profa. Dra. Angela Laufer Rech Turma: 4 período 2 Semestre 2017 AULA 4 2 CLIMATOLOGIA CAMPO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Estudo da espacialização

Leia mais

BOLETIM AGROCLIMÁTICO FEVEREIRO/2018

BOLETIM AGROCLIMÁTICO FEVEREIRO/2018 BOLETIM AGROCLIMÁTICO FEVEREIRO/2018 Gilmar Ribeiro Nachtigall 1 & Fernando José Hawerroth 2 No período de agosto de 2017 a fevereiro de 2018, nos quatro municípios analisados - Bom Jesus, Caxias do Sul,

Leia mais

Danilo Alves Pereira 1 ; Dayane Silva de Moraes 2 ; Edimara Ribeiro de Souza 2 ; Michele Mirian Calixto de Lira 3 ; Patrícia Coelho de Souza Leão 4

Danilo Alves Pereira 1 ; Dayane Silva de Moraes 2 ; Edimara Ribeiro de Souza 2 ; Michele Mirian Calixto de Lira 3 ; Patrícia Coelho de Souza Leão 4 Sistemas de condução e porta-enxertos na videira BRS Magna : produtividade e características dos cachos no segundo ciclo de produção Danilo Alves Pereira ; Dayane Silva de Moraes 2 ; Edimara Ribeiro de

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1678-9644 novembro, 2004 Documentos 163 INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS

Leia mais

Embrapa Uva e Vinho. Produtos & Serviços. Missão Institucional. Infra-Estrutura e Recursos Humanos

Embrapa Uva e Vinho. Produtos & Serviços. Missão Institucional. Infra-Estrutura e Recursos Humanos Embrapa Uva e Vinho A vitivinicultura é uma atividade que apresenta grande importância sócio-econômica em vários Estados brasileiros, com especial destaque para o Rio Grande do Sul. Por esta razão, a Embrapa

Leia mais

Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes porta-enxertos

Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes porta-enxertos 118 Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes portaenxertos Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes porta-enxertos Productive behavior of grapes

Leia mais

Comunicado173 Técnico

Comunicado173 Técnico Comunicado173 Técnico ISSN 1516-8093 Setembro, 2015 Bento Gonçalves, RS Foto: Maria E. B. Alves. Condições Meteorológicas e sua Influência na Safra Vitícola de 2015 em Regiões Produtoras de Vinhos Finos

Leia mais

Documentos. Informações Meteorológicas para Pesquisa e Planejamento Agrícola, referentes ao Município de Santo Antônio de Goiás, GO

Documentos. Informações Meteorológicas para Pesquisa e Planejamento Agrícola, referentes ao Município de Santo Antônio de Goiás, GO Documentos ISSN 1678-9644 136 novembro, 2002 Informações Meteorológicas para Pesquisa e Planejamento Agrícola, referentes ao Município de Santo Antônio de Goiás, GO - 2001 Silvando Carlos da Silva Luciano

Leia mais

RISCO CLIMÁTICO PARA ÉPOCAS DE SEMEADURA DA CULTURA DO GIRASSOL NO ESTADO DE SÃO PAULO.

RISCO CLIMÁTICO PARA ÉPOCAS DE SEMEADURA DA CULTURA DO GIRASSOL NO ESTADO DE SÃO PAULO. RISCO CLIMÁTICO PARA ÉPOCAS DE SEMEADURA DA CULTURA DO GIRASSOL NO ESTADO DE SÃO PAULO. 1 Fabio Ricardo MARIN 1, Paulo Cesar SENTELHAS 2, Maria Regina Gonçalves UNGARO 3 RESUMO A cultura do girassol tem

Leia mais

Opções de Cultivares de Uva para Processamento desenvolvidas pela Embrapa

Opções de Cultivares de Uva para Processamento desenvolvidas pela Embrapa Opções de Cultivares de Uva para Processamento desenvolvidas pela Embrapa Moscato Embrapa A cultivar Moscato Embrapa foi lançada em 1997 a partir do cruzamento entre Couderc 13 e July Muscat. Caracteriza-se

Leia mais

QUEBRAS DE SAFRA DE TRIGO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO DE CASO

QUEBRAS DE SAFRA DE TRIGO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO DE CASO QUEBRAS DE SAFRA DE TRIGO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO DE CASO AMANDA HEEMANN JUNGES 1, DENISE CYBIS FONTANA 2 1 Eng.Agr., Doutoranda, Departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia.

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA E EXIGÊNCIA TÉRMICA DE VIDEIRAS Vitis vinifera, CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA, NA REGIÃO DA FRONTEIRA OESTE RS

CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA E EXIGÊNCIA TÉRMICA DE VIDEIRAS Vitis vinifera, CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA, NA REGIÃO DA FRONTEIRA OESTE RS CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA E EXIGÊNCIA TÉRMICA DE VIDEIRAS Vitis vinifera, CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA, NA REGIÃO DA FRONTEIRA OESTE RS PHENOLOGICAL CHARACTERIZATION AND THERMAL REQUIREMENTS OF

Leia mais

INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA PESQUISA E PLANEJAMENTO AGRÍCOLA, REFERENTES AO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS, GO

INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA PESQUISA E PLANEJAMENTO AGRÍCOLA, REFERENTES AO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS, GO Arroz e Feijão INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA PESQUISA E PLANEJAMENTO AGRÍCOLA, REFERENTES AO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS, GO 2002 Silvando Carlos da Silva Neiva Maria Pio de Santana Gleice Maria

Leia mais

BOLETIM AGROCLIMÁTICO JULHO/2017

BOLETIM AGROCLIMÁTICO JULHO/2017 BOLETIM AGROCLIMÁTICO JULHO/2017 Fernando José Hawerroth 1 & Gilmar Ribeiro Nachtigall 2 A magnitude das baixas temperaturas no ano de 2017 nos municípios de Bom Jesus, Caxias do Sul, Lagoa Vermelha e

Leia mais

EXIGÊNCIA TÉRMICA E CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA DA VIDEIRA CABERNET SAUVIGNON NO VALE SÃO FRANCISCO, BRASIL

EXIGÊNCIA TÉRMICA E CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA DA VIDEIRA CABERNET SAUVIGNON NO VALE SÃO FRANCISCO, BRASIL EXIGÊNCIA TÉRMICA E CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA DA VIDEIRA CABERNET SAUVIGNON NO VALE SÃO FRANCISCO, BRASIL MAGNA S. B. MOURA 1, ELIETH O. BRANDÃO 2, JOSÉ M. SOARES 1, CRISTIAN D. S. DONOSO 3, THIERES G.

Leia mais

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS PARA O CULTIVO DO MILHO, NA CIDADE DE PASSO FUNDO-RS.

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS PARA O CULTIVO DO MILHO, NA CIDADE DE PASSO FUNDO-RS. ANÁLISE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS PARA O CULTIVO DO MILHO, NA CIDADE DE PASSO FUNDO-RS. Claudia Guimarães CAMARGO Bolsista do grupo PET do curso de Meteorologia/ FacMet/UFPel e-mail: camargo@ufpel.tche.br

Leia mais

ZONEAMENTO DA MAMONA (Ricinus communis L.) NO ESTADO DO PARANÁ

ZONEAMENTO DA MAMONA (Ricinus communis L.) NO ESTADO DO PARANÁ ZONEAMENTO DA MAMONA (Ricinus communis L.) NO ESTADO DO PARANÁ João Henrique Caviglione 1, Wilian da Silva Ricce 2, Paulo Henrique Caramori 1, Nelson da Silva Fonseca Junior 1, Dalziza de Oliveira 1, Ruy

Leia mais

ANÁLISE DA FAVORABILIDADE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS À OCORRÊNCIA DE MÍLDIO DA VIDEIRA NO VALE DO SÃO FRANCISCO NO PERÍODO DE 2003 A 2007

ANÁLISE DA FAVORABILIDADE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS À OCORRÊNCIA DE MÍLDIO DA VIDEIRA NO VALE DO SÃO FRANCISCO NO PERÍODO DE 2003 A 2007 ANÁLISE DA FAVORABILIDADE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS À OCORRÊNCIA DE MÍLDIO DA VIDEIRA NO VALE DO SÃO FRANCISCO NO PERÍODO DE 2003 A 2007 Francislene Angelotti 1, Tamara Trindade de Carvalho Santos 1, Junior

Leia mais

CAPÍTULO IV PAISAGENS DAS REGIÕES VITÍCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL

CAPÍTULO IV PAISAGENS DAS REGIÕES VITÍCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL CAPÍTULO IV PAISAGENS DAS REGIÕES VITÍCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL Loiva Maria Ribeiro de Mello Rudimar Zanesco Os membros do Conselho da Europa signatários da Convenção Europeia de Paisagem reconhecem que

Leia mais

Documentos. ISSN Agosto, Boletim Agrometeorológico 2013

Documentos. ISSN Agosto, Boletim Agrometeorológico 2013 Documentos ISSN 1517-4859 Agosto, 2016 93 Boletim Agrometeorológico 2013 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amapá Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1517-4859 Agosto,

Leia mais

Aptidão climática para o cultivo da videira em Boa Vista, Roraima

Aptidão climática para o cultivo da videira em Boa Vista, Roraima Revista Agro@mbiente On-line, v. 7, n. 3, p. 277-283, setembro-dezembro, 2013 Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR www.agroambiente.ufrr.br Artigo Científico ISSN

Leia mais

Comunicado187 Técnico

Comunicado187 Técnico Comunicado187 Técnico ISSN 1516-8093 Setembro, 2016 Bento Gonçalves, RS Foto: Maria E. B. Alves. Condições Meteorológicas e sua Influência na Safra Vitícola de 2016 em Regiões Produtoras de Vinhos Finos

Leia mais

Comunicado119 Técnico

Comunicado119 Técnico Comunicado119 Técnico ISSN 1808-6802 Junho, 2012 Bento Gonçalves, RS IRRIVITIS Planilha para Manejo da Irrigação em Videiras Marco Antônio Fonseca Conceição * Introdução O uso da irrigação se faz necessário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA CAMPUS: São Mateus CURSO: Agronomia DEPARTAMENTO: Ciências Agrárias e Biológicas PROFESSOR: Robson Bonomo CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO IDEAL CAB05861 METEOROLOGIA AGRÍCOLA

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO MÍLDIO DA VIDEIRA (Plaplasmopara viticola) NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS ATUAIS E ESTIMATIVAS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO MÍLDIO DA VIDEIRA (Plaplasmopara viticola) NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS ATUAIS E ESTIMATIVAS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO MÍLDIO DA VIDEIRA (Plaplasmopara viticola) NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS ATUAIS E ESTIMATIVAS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS PAULO ROSSI 1 ; RAQUEL GHINI 2 ; EMÍLIA HAMADA 3 ; MÁRIO

Leia mais

Poda verde da videira Niágara. João Oimas Garcia Maia Umberto Almeida Camargo

Poda verde da videira Niágara. João Oimas Garcia Maia Umberto Almeida Camargo Poda verde da videira Niágara João Oimas Garcia Maia Umberto Almeida Camargo Capítulo 6 - Poda verde da videira Niágara 115 Poda verde A poda verde consiste em remover gemas prontas, brotos, ou folhas,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA DO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO: Subsídios às atividades agrícolas

CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA DO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO: Subsídios às atividades agrícolas CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA DO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO: Subsídios às atividades agrícolas Nathalie Ribeiro Silva Universidade Federal de Uberlândia / Instituto de Geografia nathaliersilva@yahoo.com.br Samuel

Leia mais

Tópico 13 Climatologia e Classificação Climática

Tópico 13 Climatologia e Classificação Climática Classificação Climática Tópico 13 Climatologia e Classificação Climática A classificação climática objetiva caracterizar em uma grande área ou região zonas com características climáticas homogêneas Ordenar

Leia mais

Análise Agrometeorológica da safra de trigo 2009, em Passo Fundo,RS

Análise Agrometeorológica da safra de trigo 2009, em Passo Fundo,RS Análise Agrometeorológica da safra de trigo 2009, em Passo Fundo,RS Aldemir Pesineto' Genei Antonio õelmeqo' Anderson Senti' Gilberto Rocca da Cunhe? Objetivo Descrever e analisar as condições meteorológicas

Leia mais

FENOLOGIA E PRODUÇÃO DA CULTIVAR TETRAPLÓIDE DE UVA DE MESA NIABELL SOBRE DIFERENTES PORTA-ENXERTOS (1)

FENOLOGIA E PRODUÇÃO DA CULTIVAR TETRAPLÓIDE DE UVA DE MESA NIABELL SOBRE DIFERENTES PORTA-ENXERTOS (1) Fenologia e produção de uva de mesa Niabell 109 FENOLOGIA E PRODUÇÃO DA CULTIVAR TETRAPLÓIDE DE UVA DE MESA NIABELL SOBRE DIFERENTES PORTA-ENXERTOS (1) MÁRIO JOSÉ PEDRO JÚNIOR (2,3) ; JOSÉ LUIZ HERNANDES

Leia mais

PREVISÃO AGROMETEOROLOGICA DA DATA DE COLHEITA PARA A VIDEIRA 'NIAGARA ROSADA' ( 1 )

PREVISÃO AGROMETEOROLOGICA DA DATA DE COLHEITA PARA A VIDEIRA 'NIAGARA ROSADA' ( 1 ) PREVISÃO AGROMETEOROLOGICA DA DATA DE COLHEITA PARA A VIDEIRA 'NIAGARA ROSADA' ( 1 ) MÁRIO JOSÉ PEDRO JÚNIOR ( 2 ' 4 ), PAULO CESAR SENTELHAS ( 2 ) e FERNANDO PICARELLI MARTINS ( 3 ) RESUMO Mediante dados

Leia mais

RESUMO. ). O RC, assim como o NP chuva

RESUMO. ). O RC, assim como o NP chuva RISCO CLIMÁTICO DE OCORRÊNCIA DE DOENÇAS FÚNGICAS NA VIDEIRA NIAGARA ROSADA NA REGIÃO DO POLO TURÍSTICO DO CIRCUITO DAS FRUTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ( 1 ) LUDMILA BARDIN ( 2* ); MÁRIO JOSÉ PEDRO JÚNIOR

Leia mais

Documentos, 221. Informações Meteorológicas para Pesquisa e Planejamento Agrícola, Referentes ao Município de Santo Antonio de Goiás, GO, 2007

Documentos, 221. Informações Meteorológicas para Pesquisa e Planejamento Agrícola, Referentes ao Município de Santo Antonio de Goiás, GO, 2007 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Arroz e Feijão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1678-9644 Outubro/2008 Documentos, 221 Informações Meteorológicas para Pesquisa

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1678-9644 Dezembro/2009 Documentos, 241 Informações Meteorológicas

Leia mais

PLUVIOSIDADE HISTÓRICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB PARA PLANEJAMENTO AGRÍCOLA E CAPTAÇÃO DE ÁGUA

PLUVIOSIDADE HISTÓRICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB PARA PLANEJAMENTO AGRÍCOLA E CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIOSIDADE HISTÓRICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB PARA PLANEJAMENTO AGRÍCOLA E CAPTAÇÃO DE ÁGUA Thalis Leandro Bezerra de Lima (1); Gleyka Nóbrega Vasconcelos (1); Carlos Vailan de Castro Bezerra

Leia mais

INFLUÊNCIA DO EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENOS) SOBRE AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, NO PERÍODO DE OUTUBRO A MARÇO, NA REGIÃO DE PELOTAS-RS.

INFLUÊNCIA DO EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENOS) SOBRE AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, NO PERÍODO DE OUTUBRO A MARÇO, NA REGIÃO DE PELOTAS-RS. INFLUÊNCIA DO EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENOS) SOBRE AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, NO PERÍODO DE UBRO A ÇO, NA REGIÃO DE PELOTAS-RS. Silvio STEINMETZ 1, Francisco Neto de ASSIS 2, Cláudia Jacondino de CAMPOS 3

Leia mais

Figura 1 Distribuição espacial do índice de seca meteorológica em 31de julho e em 15 de agosto de 2012.

Figura 1 Distribuição espacial do índice de seca meteorológica em 31de julho e em 15 de agosto de 2012. Situação de Seca Meteorológica em 15 agosto Contributo do Instituto de Meteorologia, I.P. para o Acompanhamento e Avaliação dos Efeitos da Seca 1. Situação Atual de Seca Meteorológica A situação de seca

Leia mais

Estudo Agroclimático da Demanda Hídrica para o Milho Irrigado na Região de Sete Lagoas,MG

Estudo Agroclimático da Demanda Hídrica para o Milho Irrigado na Região de Sete Lagoas,MG Estudo Agroclimático da Demanda Hídrica para o Milho Irrigado na Região de Sete Lagoas,MG Williams, P. M. Ferreira 1, Marcos A. V. Silva 2, Vanda M. S. de Andrade 3 e José M. N. da Costa 4 1 Pesquisador

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO PERMANENTE DE AGROMETEOROLOGIA APLICADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO PERMANENTE DE AGROMETEOROLOGIA APLICADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO PERMANENTE DE AGROMETEOROLOGIA APLICADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Prognósticos e recomendações para o período Set/Out/Nov de 2018 Boletim de Informações nº 51

Leia mais

Avaliação de vinhos da cultivar Cabernet Sauvignon clone 15 em função de dois porta-enxertos no Nordeste do Brasil

Avaliação de vinhos da cultivar Cabernet Sauvignon clone 15 em função de dois porta-enxertos no Nordeste do Brasil Avaliação de vinhos da cultivar Cabernet Sauvignon clone 15 em função de dois 239 Avaliação de vinhos da cultivar Cabernet Sauvignon clone 15 em função de dois porta-enxertos no Nordeste do Brasil Evaluation

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDAS NA PROPRIEDADE A PARTIR DA ENXERTIA VERDE

PRODUÇÃO DE MUDAS NA PROPRIEDADE A PARTIR DA ENXERTIA VERDE PRODUÇÃO DE MUDAS NA PROPRIEDADE A PARTIR DA ENXERTIA VERDE PRODUÇÃO DE MUDAS NA PROPRIEDADE A PARTIR DA ENXERTIA VERDE A enxertia verde A enxertia verde, também chamada herbácea ou de verão, é realizada

Leia mais

INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA PESQUISA E PLANEJAMENTO AGRÍCOLA

INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA PESQUISA E PLANEJAMENTO AGRÍCOLA Arroz e Feijão INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA PESQUISA E PLANEJAMENTO AGRÍCOLA 1999 Silvando Carlos da Silva Luciano de Souza Xavier José Cardoso Pelegrini Francisco Aristides David Embrapa Arroz e Feijão

Leia mais

Documentos ISSN Novembro, Cultivares Uva para processamento Vinho de mesa

Documentos ISSN Novembro, Cultivares Uva para processamento Vinho de mesa Documentos ISSN 1516-8107 Novembro, 2011 73 Cultivares Uva para processamento Vinho de mesa ISSN 1516-8107 Novembro, 2011 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Uva e Vinho Ministério da

Leia mais