PDF (Portable Document Format)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PDF (Portable Document Format)"

Transcrição

1

2

3 Página 3 Índice Introdução... 3 Conceitos Básicos... 5 Impressão e PDF Fontes Imagens Cores Fechando Arquivos Gerando um PDF a partir de um arquivo PostScript Dicas Considerações Finais... 43

4

5 Página 5 PDF (Portable Document Format) O PDF pode ser considerado o formato padrão de documentos digitais em empresas e aplicações de todo o mundo, devido, principalmente à sua compatibilidade com os diversos sistemas operacionais do mercado. Por se tratar de formato leve e seguro, o PDF elimina problemas como arquivos ocupando enormes espaços no HD; necessidade de softwares e sistemas proprietários para abertura; demoras para abrir uma ou duas páginas e ajustes constantes em arquivos destinados a impressão. Hoje em dia o formato PDF deixou de ser uma promessa ou tendência, passando a ser quase uma obrigatoriedade para aqueles que pretendem trabalhar com impressão digital com agilidade e confiabilidade. Este manual visa não só ensiná-lo a passar seus trabalhos para o formato PDF, como também indicar alguns macetes e dicas sobre incompatibilidade, fontes, imagens, formatos, drivers e outros elementos, para que seus trabalhos obtenham os resultados desejados.

6

7 Página 7 CONCEITOS Conceito WYSWYG (What You See is What You Get), ou seja, o que você vê é o que você tem : O formato PDF exibe na tela do seu computador as páginas do seu documento, com uma grande aproximação do que você verá impresso, em todos os aspectos, como cor (esta dependerá da calibração existente em seu monitor), formato, fonte, imagem etc. O formato PDF representa exatamente o conceito WYSWYG. Compatibilidade: Um arquivo no formato PDF é totalmente multiplataforma (Mac, PC, Unix, Linux) podendo ser gerado por qualquer aplicativo com capacidade de impressão, criando um único arquivo compactado com fontes, vetores e imagens. Atualmente, o PDF é base de todas as tecnologias utilizadas na pré-impressão de documentos e processos. Internet: Uma das características mais importantes do PDF é o fato de ser um arquivo relativamente pequeno e ao mesmo tempo compatível com a inclusão de hyperlinks, ou seja, através de um clique no documento você pode abrir uma página na Web. Softwares: Acrobat Reader (últ. versão 5.0), permite apenas visualização e impressão de documentos e você pode obtê-lo gratuitamente através do site Acrobat Distiller (últ. versão 5.0), gera arquivos PDF através da linguagem PostScript. Adobe Acrobat é o pacote fabricado pela Adobe que vem com os 2 softwares acima. Para gerar arquivos PDF é necessário que você adquira este pacote.

8 Página 8 Diferenças entre o Reader (gratuito), Distiller e o Adobe Acrobat: Reader Distiller Adobe Acrobat Visualizar, navegar e imprimir Preencher formulários PDF Converter qualquer arquivo de qualquer aplicação Criar formulários PDF interativos Preencher e salvar formulários PDF Adicionar links e bookmarks Utilizar ferramentas de marcação (notas eletrônicas, marca-texto etc) Realizar pequenos retoques de texto Implementar senhas de proteção Implementar assinaturas digitais Converter páginas Web/Sites para PDF X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Características: O Adobe Acrobat não é um editor de texto. Ele converte arquivos criados em qualquer aplicativo possibilitando o seguinte: º torna o arquivo multiplataforma. º cria recursos de segurança, que permitem criação de uma senha para abertura do arquivo, assim como, barrar impressão, seleção de conteúdos e alterações. º integra-se perfeitamente ao HTML proporcionando uma navegação rápida. º permite visualização rápida e ocupa pouco espaço, devido a sua compactação, sendo utilizado em redes corporativas. º permite manipular os arquivos criados e inserir comandos como vídeo, hyperlink e opção de busca por palavra chave. Benefícios: º os arquivos PDF são menores que seus aplicativos de origem e fazem o download de uma página por vez, aumentando a velocidade de visualização na Web. º possibilita uma grande economia de tempo e dinheiro, pois ocupa menos espaço em disco, reduz tempo de processamento e impressão, proporciona economia de papel e insumos de impressão na medida que reduz o retrabalho por erro de configuração. Como o PDF pode facilitar seu relacionamento de impressões com a InPrima: O PDF elimina definitivamente problemas de configuração, retrabalho, troca de fontes e demora na execução do seu serviço em copiadoras ou bureau de impressão.

9 Página 9 PDF e Internet Como já citado, o PDF trabalha em harmonia com o HTML, podendo ser consultado através de um browser, contando ainda, com todos os recursos de visualização do Acrobat Reader, tais como zoom, movimentação, impressão etc... Um arquivo PDF pode ser disponibilizado On-line em qualquer site e pode ser acessado de qualquer browser, a qualquer momento, sem grandes dificuldades e sem a necessidade de fazer download de arquivos enormes. Diferenças entre HTML e PDF Características HTML PDF Padronização e Desenvolvimento Consórcios públicos (muitas variantes) Padrão único Adobe Funções de Hipertexto Excelente Excelente Mecanismo de procura Excelente Excelente Criação de novos documentos Editores HTML Seu software favorito Conversão de documentos Trabalhosa e demorada Simples e rápida Qualidade de impressão Deficiente Alta (PostScript) Possibilidades de zoom na tela Não Sim Quem determina a aparência do documento? Usuário Autor Vantagens A utilização de documentos em formato PDF possibilita uma grande economia de tempo e dinheiro, principalmente se levarmos em consideração o volume de papel economizado, o tempo de procura das informações, o tempo de processamento, a impressão e o espaço em HD s. Atualmente, o PDF é base de todas as tecnologias utilizadas na pré-impressão de documentos e processos.

10 Página 10 Armazenamento Eletrônico Problemas que geralmente ocorriam com aplicativos de documentação eletrônica, hoje estão superados com o formato PDF. Problemas Comuns Soluções PDF Os destinatários não podem abrir arquivos Qualquer pessoa em qualquer lugar pode porque não têm os aplicativos usados para criar abrir um arquivo PDF. Tudo que você precisa os documentos é o Acrobat Reader gratuito. A formatação, fontes e elementos gráficos foram Os arquivos PDF são sempre exibidos perdidos devido a incompatibilidade de exatamente como são criados (desde que plataforma, software e versão. gerados da maneira correta), não importanto as fontes, o software e os sistemas operacionais. Os documentos não são impressos de forma Os arquivos PDF são sempre impressos correta devido a limitações do software ou da corretamente em qualquer dispositivo de impresora. impressão. O PDF também oferece os seguintes benefícios: Os arquivos PDF podem ser publicados e distribuídos em qualquer lugar: impressos, anexados em um correio eletrônico, servidores de corporações, sites da web ou em um CD-Rom É muito fácil fazer o download do Acrobat Reader gratuito a partir do site da Web e ele pode ser distribuído livremente por qualquer pessoa. Mais de 40 milhões de pessoas já possuem o Acrobat Reader. Com o Software Adobe Acrobat, indicadores, documentos de referência cruzada, links da Web, formulários dinâmicos, opções de segurança, som e vídeos podem ser adicionados a arquivos PDF para uma visulaização on-line aprimorada. Se você depende de documentação eletrônica, impressão digital, rápido acesso, confiabilidade e compartilhamento de documento, o melhor é usar o formato PDF em seus trabalhos.

11 Página 11 Impressão e PDF Como já vimos, o formato PDF encontra-se totalmente difundido no mundo, principalmente na Internet. Uma de suas principais aplicações, entretanto, é na área de pré-impressão e impressão digital. Ele facilita o processo, desde a estruturação do arquivo até a finalização do trabalho, resultando em maior qualidade e menor tempo de espera do cliente. Uma vantagem do PDF, em trabalhos destinados à impressão, é a diminuição no tempo de processamento de arquivo fechado, que muitas vezes, devido ao seu tamanho e maneira como foi gerado, ficava literalmente engasgado no RIP durante horas de processamento. Convertendo este arquivo em PDF, é possível obter ótimos resultados. Porém o maior problema destas empresas hoje, é que os trabalhos não são enviados em formato PDF. Muitos clientes ainda enviam seus trabalhos em arquivos de formato aberto, muitas vezes incompletos, mal estruturados e geralmente construídos de forma errônea. São comuns problemas com fontes, ou porque não foram enviadas, ou porque seus arquivos estão com problemas. isto resulta na troca das fontes e conseqüentemente em textos corridos e desestruturação total do documento. Outro problema comum, são trabalhos construídos a partir de softwares não preparados para a editoração profissional, como os do pacote Microsoft Office, que não foram desenvolvidos para atender as necessidades da pré-impressão digital. Um bom exemplo são as separações de cores, que se tornam imprecisas e indesejadas se feitas com estes softwares, quase sempre incompatíveis com o padrão PostScript.

12 Página 12 Abaixo uma lista com erros mais comuns encontrados em arquivos recebidos para impressão: Nome de cores incorreto Cores CMYK configuradas como SPOT Imagens em RGB Sangria insuficiente ou completamente ausente Formato diferente do descrito no Job Ausência de marcas de registro Fontes não enviadas ou não adicionadas Fontes iguais, com nomes ou sistemas (Type1/True type) diferentes Imagens com resolução inferior a 300dpi (no caso de ser para fotolito) A conversão dos arquivos em PDF é muito eficaz, pois o sistema usado pelo Adobe Acrobat, é totalmente construído e baseado na linguagem PostScript. Ele consegue digerir toda a complexidade do código PostScript e gera um arquivo totalmente livre de incompatibilidades e seguro para impressão. A utilização do PDF traz enormes benefícios para o cliente, que, além de ter o seu trabalho facilitado, obterá um resultado muito mais rápido no seu fornecedor de serviços de impressão. É importante ressaltar, entretanto, que um PDF só oferece qualidade de impressão se ele for bem elaborado, desde a escolha do software mais adequado, até o fechamento do arquivo, sempre levando em consideração padrões de fontes, cor e drivers corretos de impressão. Nas próximas páginas, iremos abordar alguns fatores que são fundamentais para a obtenção de um bom resultado em trabalhos impressos.

13 Página 13 Fontes Fonte é um conjunto de caracteres que significam, individualmente, uma letra, número ou símbolo. Um arquivo de fontes contém a descrição das características físicas das letras, ou seja, como elas serão visualizadas e impressas. Além da divisão das fontes por nomes, elas também estão ramificadas em Famílias (bold, itálico etc.). Ex: ARIAL 20 Fonte: Arial. Família: Arial. Tamanho: 20 pontos. ARIAL 20 Fonte: Arial Black. Família: Arial. Tamanho: 20 pontos. Hoje, exitem no mercado dois tipos de fontes mais usadas: 1) Type 1 2) True Type

14 Página 14 1) Type 1 Também conhecida como Adobe, foram desenvolvidas pela Adobe Systems, para serem totalmente compatíveis com o código PostScript. São divididas em duas categorias: Screen Fonts Printer Fonts Screen Fonts Estas fontes são exibidas no monitor durante a execução do trabalho, ou seja, são fontes Bitmap. Elas devem ser instaladas e não copiadas no Sistema Operacional, caso contrário não poderão ser utilizadas por nenhum aplicativo em andamento. Fontes deste tipo têm a resolução fixa e, caso seja necessário aumentar o seu tamanho, a resolução aumentará, resultando em uma aparência deformada. Por exemplo: Estas fontes utilizam a extensão.pfb Printer Fonts Etas são fontes impressas, que aparecem exatamente iguais em todos os dipositivos de saída. São fontes vetoriais e podem ser impressas em qualquer tamanho, sem a perda da resolução, que é variável entre 300 e dpi. A resolução é calculada de acordo com as configurações do equipamento de saída, sendo que cada letra tem seu próprio código de cálculo de resolução. Estas fontes utilizam a extensão.pfm

15 Página 15 2) True Type Este padrão de fontes foi desenvolvido pela Microsoft em conjunto com a Apple, na tentativa de concorrer com as fontes da Adobe. Elas não são compatíveis com o código PostScript e por isso é necessário a conversão destas fontes em fontes Type1. Isto torna a impressão demasiadamente lenta e quase sempre com erros durante a impressão. Devido à sua incompatibilidade com impressoras PostScript, este tipo de fonte não é muito utilizado em impressão. Fontes True Type são identificadas pela extensão.ttf Nota: Sempre que possível evite a utilização de fontes True Type. Fontes Personalizadas Existem muitos programas no mercado que possibilitam que você crie a sua própria fonte ou conjunto de símbolos. Caso elas sejam utilizadas, é fundamental que sejam fornecidas junto com o trabalho destinado à impressão. Ainda assim, devem ser feitos testes com relação à impressão e plataforma onde será executado o trabalho. Somente assim será possível verificar a viabilidade de uso destas fontes.

16

17 Página 17 Imagens Basicamente, assim como as fontes, existem dois tipos de imagem: Vetorial: São imagens que podem ser redimensionadas sem limitações de resolução, pois o redimensionamento é feito através de cálculos geométricos. São produzidas por programas como Illustrator, FreeHand e Corel Draw. Em geral, a qualidade de impressão depende da capacidade do equipamento de saída (impressora). Bitmap: São imagens formadas por pixels ou pontos e são bem mais pesadas que as imagens em vetor. Além de não terem flexibilidade no redimensionamento, perdem resolução facilmente. Neste caso, a qualidade de impressão depende da qualidade de imagem. No caso de haver os dois tipos de imagens em um mesmo trabalho, deve se levar em consideração as limitações da imagem em Bitmap, caso seja necessário o redimensionamento das imagens.

18

19 Página 19 Cores Existem basicamente três modelos de sistemas de cores adotados nos programas de editoração: RGB Este modelo de cores baseia-se nas propriedades fundamentais da luz, ou seja, as cores podem ser criadas a partir do Vermelho, do Verde e do Azul (Red, Green e Blue). É o modelo utilizado nos monitores dos computadores. Na verdade, o que vemos na tela são milhares de fósforos que, quando atingidos por elétrons, exibem sua cor (Vermelho, Verde, Azul). Como os três pontos tocados pelos feixes de elétrons estão muito próximos, o olho humano só percebe um único ponto colorido no monitor. Os tons de cores são determinados de acordo com a variação de cada feixe. CMYK É o modelo adotado em vários dispositivos de impressão. Uma impressora, por exemplo, que produz figuras coloridas através do depósito de pigmentos coloridos no papel. Uma página impressa é diferente de um monitor que, por ser uma fonte de luz, pode criar cores. Uma impressão não emite luz, ela absorve e reflete a luz e portanto, deve usar um modelo que use tintas que possam absorver comprimentos de ondas de luz específicos e reflitam outros.

20 Página 20 O modelo CMYK, por basear-se na subtração de luz, é a base do processo de impressão em quatro cores. É usado principalmente para imagens de tons contínuos (como as fotografias digitalizadas) em uma impressão. As cores primárias utilizadas no modelo CMYK são o Cyan, o Magenta, o Amarelo e o Preto. São cores primárias subtrativas, pois seu efeito é subtrair, isto é, absorver alguma cor da luz branca. Cyan: absorve a componente vermelha da luz branca refletida; a luz branca é a soma das cores azul, verde e vermelho; assim, em termos de cores subtrativas, cyan é a soma de verde e azul. Magenta: retira a componente verde da luz branca sendo assim, é a soma de vermelho e azul. Amarelo: subtrai a componente azul da luz branca refletida; é a soma do verde e vermelho. Preto: subtrai todos os componentes. Uma superfície, revestida de cyan e amarelo, absorve os componentes vermelho e azul de uma luz branca nela incidente e reflete portanto apenas o verde. O mesmo ocorre combinandose as demais cores. Uma superfície coberta pelas três primárias absorve todas as cores, sendo desse modo preto. Para obter um bom resultado quando se trabalha com cores siga basicamente os procedimentos abaixo: As porcentagens de cores CMYK devem ser atribuídas manualmente, pois existe diferença de porcentagem de cores entre aplicativos. Nunca especificar uma cor preta utilizando as quatro cores (CMYK), pois as máquinas impressoras não conseguem lidar com tanta cobertura de tinta. O preto dever ser obtido de 100% black e 50% Cyan. Sempre utilizar nomes idênticos para uma mesma definição de cor, respeitando na definição os espaçamentos de caracteres na nomenclatura.

21 Página 21 SPOT (PANTONES) São cores já definidas, ou seja, não exite uma composição para criar a cor desejada. Elas já vem prontas de fábrica. Quando usamos cores Spot, devemos ter muito cuidado com a nomenclatura, pois existem cores com o mesmo nome, e com diferença apenas no tipo de cobertura. Por exemplo: Pantone 351 C, 351 CV, 351 CVU etc. Se começou seu arquivo utilizando a cor 351 C, deve seguir essa mesma cor para todos os objetos, fontes, etc. que forem da mesma cor. Não pode usar 351 C e depois aplicar 351 CV para a mesma cor. Se isso ocorrer, seu arquivo terá duas cores diferentes o que geraria dois fotolitos diferentes para uma mesma cor.

22

23 Página 23 Fechando arquivos Existem vários formatos de arquivos hoje no mercado. No processo de fechamento de arquivos, separamos os arquivos em Nativos e Postscript. Arquivos Nativos são aqueles gerados pelos aplicativos de editoração eletrônica, também conhecidos como Arquivos Abertos. Eles podem ser abertos pelos mesmos softwares que os geraram, tornando possível a visualização e a editoração do trabalho. Quando utilizamos o Page Maker, por exemplo, ao editar e salvar em Page Maker, geramos um arquivo no formato nativo do programa utilizado. Quando desejamos enviar este arquivo para uma empresa de impressão, sem correr o risco de que seja alterado, podemos gerar um PostScript. O arquivo PostScript, no entanto, não poderá ser visualizado, o que impossibilita a sua verificação. A seguir, veremos como gerar arquivos nos formato PostScript e convertê-los em formato PDF de maneira correta. Arquivos PostScript PostScript é um código utilizado por impressora para converter arquivos nativos de diferentes programas em arquivos que possam ser entendidos por elas. Estes arquivos não precisam ser necessariamente impressos, eles podem ser salvos em disco, gerando um arquivo de extensão.ps ou.prn.

24 Página 24 Por ser um arquivo de impressão, ao gerarmos um arquivo PostScript da maneira correta, com boa qualidade, devemos atentar para dois fatores: Driver: Programa que faz comunicação entre um hardware e o Sistema Operacional, ou seja, um interpretador de comandos e códigos do sistema que traduz para o hardware o que ele deve fazer. PPD: O PostScript Printer Description é, na realidade, um arquivo específico para impressora, que indica para ela o tamanho do papel, as fontes residentes na memória, qualidade de impressão etc. Ao fechar um arquivo para enviar a uma empresa de impressão, você pode solicitar o.ppd (extensão do arquivo) de determinada impressora, para que o fechamento do arquivo fique dentro dos parâmetros utilizados. Atualmente, para instalação de uma impressora PostScript, utilizamos o Adobe PostScrip Drive, com o qual podemos instalar as impressoras a partir do PPD fornecido pelo site do fabricante não interessando o modelo ou marca. No caso de iinstalação de várias impressoras diferentes é importante sempre utilizar a mesma versão do Adobe PostScript Drive para todas. Este programa é distribuido gratuitamente na internet, através do site Em seguida faremos passo-a-passo a instalação do programa. Instalação do Adobe PostScript Drive para PC 1º) Após fazer o dowload do programa, que estará zipado, com duplo clique ele será extraído para a pasta em que você determinar. Depois de extraído, dê duplo cilque no arquivo de Setup com o seguinte ícone:

25 2º) Irá aparecer a seguinte tela, sobre os termos de contrato de usuário final, clique em Accept e em seguida em Next. 3º) Na segunda etapa o instalador sugere a leitura do arquivo Readme. Não vamos ler nesse momento, portanto clique em Next. 4º) Em seguida, o programa de instalação perguntará se deseja uma cópia do programa na sua máquina, recomendamos Yes.

26 5º) Caso responda yes, o programa solicitará onde será feita a cópia. 6º) Escolha a impressora. Aqui escolhemos Impressora Local, pois iremos gerar um arquivo.ps (PostScript). Caso escolha impressora de rede, será necessário indicar o caminho da impressora na sua rede. 7º) O próximo passo é indicar onde se encontra o arquivo.ppd da impressora que você deseja instalar. Automaticamente o programa já traz um PPD default. Recomendamos que centralize todos seus PPD`s em uma única pasta para melhor localização.

27 8º)Caso preferir, dê um nome para a impressora ou mantenha o padrão. Em seguida, o programa irá perguntar em qual porta está instalada sua impressora. Selecione a porta correta e clique em Next 9º) Clique em não para as duas opções seguintes: 10º) Nesta etapa o programa abrirá as opções/preferências do drive da impresora. Clique OK.

28 11º) Agora o programa pergunta se você deseja instalar uma outra impressora, caso queira, clique em Add Another e siga os procedimentos acima, caso contrário clique em Exit. Gerando Arquivo PostScript Como o PostScript é apenas uma impressão em formato de arquivo, tendo o drive e o PPD devidamente instalados, basta dar uma ordem de impressão, definir a impressora a ser utilizada e marcar a opção de imprimir para arquivo e temos nossos arquivos PostScript. Existem algumas diferenças na localização da opção print to file (imprimir para arquivo) de acordo com o programa, como nos exemplos abaixo: Pacote Microsoft Office: ao solicitar uma impressão irá surgir a seguinte janela: Deixar Ativo

29 No PageMaker, é necessário abrir o menu arquivo, escolher a opção Estilos de Impressora (Printer Styles) e clicar em Definir (Define). Irá aparecer a seguinte janela, onde você deve configurar um Estilo (Style) e dar um nome para ele. Note que nesta mesma janela, no quadro abaixo, são exibidas algumas características da impressora.

30 Depois de criado, clique em Editar (Edit). Irá surgiu uma janela de configurações gerais deste Estilo. Certifique-se que a impressora selecionada é a Generic PostScript Printer. Clique em Opções (Options), e lá se encontra a opção para impressão em arquivo, configure a pasta em que deseja salvar o arquivo, através do botão Salvar Como (Browser). Quando for gerar um arquivo PostScript, Faça de conta que você irá imprimir o arquivo normalmente. Ajuste o tamanho e a posição da pagina, sempre inclua todas as fontes, verifique se as imagens estão corretas etc. A única diferença é que ao invés de você enviar esse arquivo para a impressora, você estará enviando esses dados para um arquivo que será gravado em seu HD como.ps ou.prn.

31 Gerando um PDF a partir de um arquivo PostScript Conforme já citado anteriormente, qualquer aplicativo com comando de impressão é capaz de criar um PostScript e, a partir deste, gerar um arquivo PDF. É importante lembrar também que a qualidade de um PDF depende de alguns fatores, como a qualidade do arquivo fechado do qual foi gerado (fontes, imagens, ilustrações etc...). Outro fator importante é que os arquivos nativos nativos sejam construídos em sofwares profissionais próprios para editoração eletronica. Por enquanto, a maneira mais segura de gerar um arquivo PDF, com qualidade de pré-impressão e impressão, é faze-lo a partir de um arquivo fechado (.ps ou.prn), utilizando o Acrobat Distiller (este programa faz parte do pacote Adobe Acrobat). Este software é responsável pela conversão de arquivos fechados (PostScript) em arquivos PDF. Através dele é possível configurar a resolução, taxa de compactação de imagens, configuração de fontes etc (lembrando que isso tudo esta relacionado com a criação do PostScript original). Isto é possível graças a uma ferramente anexada ao programa a partir da versão 4.0, chamada Opções de Tarefas (ou Job Options na versão em inglês). Com ela, pode-se criar perfis de configuração do PDF, podendo inclusive, esse perfil ser exportado ou importado em forma de arquivo, caso o autor queira gerar outros PDF com a mesma característica.

32 Opções de Tarefas (Job Options) Ao iniciar o Distiller surgirá a seguinte tela: Clique em Configurações (Settings) e escolha Opções de tarefas (Job Options) ou Ctrl+J

33 A tela que sesegue é composta de quatro guias, das quais veremos todas as opções de maneira detalhada. 1ª Guia - Geral Compatibilidade: Esta opção é usada para definir melhor compatibilidade do arquivo com a versão 3.0 ou 4.0 do Acrobat. Formato ASCII: Especifica o tipo de protocolo de saída da impressora. Caso seja ativada, o arquivo gerado será formatado para formato ASCII. Otimizar PDF: Otimiza o PDF, limpa o arquivo de imagens escondidas que geralmente deixa o arquivo mais pesado, ou seja, imagens que não se vê na tela mas que estão anexadas ao documento. Gerar miniaturas: Esta opção gera miniaturas das páginas do trabalho, que serão visualizadas na abertura do arquivo através do Acrobat. Resolução: Como o próprio nome já sugere, determina a resolução das imagens e texto do arquivo. É válida somente para os objetos vetoriais. A configuração prédefinida é de dpi, mas pode ser alterada de 72 a dpi. Encadernação: Esta opção é válida somente para mudar a sequência de páginas na visualização do arquivo quando se usa opção Continuous-Facing Page, ou seja da esquerda para direita ou da direita para a esquerda.

34 2ª Guia - Compressão Imagens de Bitmap Coloridas: Compressão de imagens coloridas de Bitmap. Alteração de resolução: Reformata a imagem. Diminuição da Resolução Média para: recalcula a resolução das imagens acima da quantidade de dpi`s, reduzindo o valor da resolução da imagem para que se encaixe dentro da resolução especificada. Diminuição da Resolução para: substitui as informações contidas nas imagens por infomações mais leve. Diminuição da Resolução Bicúbica para: semelhante ao item anterior, porém com maior filtragem de informações. Compressão: com esta opção é possível determinar qual método de compactação que será utilizado nas imagens JPG, ZIP ou Automático. JPG: Compressão com perda de qualidade nas imagens. Método mais apropriado para Internet.

35 ZIP: Compressão sem perda de qualidade nas imagens. Método mais apropriado para impressão. distiller. Automático: A compressão é feita de forma balanceada pelo próprio Qualidade: Define qual a prioridade da qualidade de imagens. Imagens de Bitmap em tons de cinza: Semelhante ao Imagens de Bitmap coloridas, porém voltado somente para imagens Bitmap em tons de cinza. Imagens de Bitmap monocromáticas: Semelhante ao item anterior, porém válido para imagens monocromáticas (Preto e Branco). Comprimir Texto e Arte Vetorial: Esta opção padroniza todo o documento com o método de compressão ZIP, esta opção vem por padrão ativada. 3ª Guia - Fonts Incorporar Todas as Fontes: Esta opção garante que todas as fontes serão inseridas no PDF.

36 Sublistas todas as fontes incorporadas abaixo: Esta opção determina que sejam utilizados somente os caracteres usados no documento. Caso durante a geração do PDF, ultrapasse a porcentagem especificada, ele incorpora a fonte por completo. Quando a incorporação falhar: Esta opção serve para direcionar o que o programa deve fazer quando a incorporação falha. Existem três opções. - Ignorar: Ignora, ou seja, não exibe nenhum aviso. - Avisar e continuar: Exibe o aviso e continua. - Cancelar Tarefa: Cancela o trabalho. Incorporação: Determina quais fontes sempre (Sempre Incorporar) devem estar incorporadas ao documento ou nunca (Nunca Incorporar). Por padrão, o programa não determina nenhuma. 4ª Guia - Cor Deixar a cor inalterada: Esta opção determina que as cores do documento não serão alteradas. Recomenda-se o uso desta opção já que o perfil de cores deve ser determinado na construção na elaboração do trabalho e imagens.

37 Marcar tudo para Gerenciamento de Cores (sem conversão): Aplica um perfil de cor padrão a todo o documento ( Padrão ICC). Marcar somente as imagens para Gerenciamento de Cores (sem conversão): Semelhante a opção anterior, porém válido somente para imagens. Converter todas as cores para srgb: Converte todas as cores para o modo RGB de cores. Perfis adotados: Ramificação dos itens anteriores, permite escolher perfis de cores de acordo com as opções selecionadas anteriormente. Preservar ajustes de impressão sobreposta: Preserva as características de Impressão Sobreposta (Overprint) do arquivo PostScript. Preservar configurações de remoção de cor inferior e de geração de preto: Preserva as características de Sob Remoção de Cores (Under Color Removal) e Configurações de Geração de Preto (Black Generation Settings) do arquivo PostScript. Preservar funções de transferência: Preserva as características de Funções de Transferência (Transfer Functions) do arquivo PostScript. Preservar informações de meio-tom: Preserva as características de meio-tom do arquivo PostScript. 5ª Guia - Avançado

38 Usar Prologue.ps and Epilogue.ps: Usa arquivos PostScript que, de acordo com as informações contidas, podem modificar o PDF. Permitir que o arquivo PostScript se sobreponha às Opções de Tarefas: Determina que o config de Opções de Tarefas (Job Options) em questão será o padrão do Programa. Preservar a semântica de página de cópia de nível 2: Preserva a compatibilidade com código PostScript nivel 2. Processar Comentários DSC: Define a criação de um log sobre problemas com o arquivo durante o processo. Redimensionar a página e centralizar a arte final para arquivos EPS: Determina que a página fique do tamanho da imagem. Válido somente para arquivos em EPS. Preservar informações de EPS no DSC: Mantém informações de geração do arquivo EPS. Preservar comentários OPI: Esta opção é válida para trabalhos que foram construídos com imagens no sistema OPI (Interface aberta de Pré-Impressão), portanto deve estar selecionada para que seja feita a substituição das imagens pelas suas equivalentes de alta resolução no ato da impressão. Preservar informações do documento do DSC: Preserve as informações do documento PostScript, como data de criação, data de alteração, auto, título etc. Tamanho da página padrão: Serve para determinar o tamanho da página em que vai ser gerado o PDF, caso o arquivo PostScript não contenha esta informação. Uma vez feita as configurações de acordo com as suas necassidades,você pode salvá-las, utilizando o botão Salvar Como (Save As).

39 Estando salvo, você poderá abri-lo já na tela inicial do Distiller: Agora que temos do Job Options definido de acordo com as necessidades do trabalho, basta clicarmos em Arquivo (File) em seguida em Abrir (Open). Selecione o arquivo.ps,.prn ou.eps. Após selecionado, é necessário definir o local onde o arquivo PDF deve ser salvo. Pronto, o PDF será gerado no local indicado. Caso preferir, você pode simplesmente arrastar e soltar o arquivo sobre a janela do Distiller. Automaticamente o arquivo PDF será gerado no mesmo diretório em que encontra o arquivo PostScript.

40

41 Dicas - Para intalar um PPD no Mac basta copiar o PPD para a pasta System Folder/ Extensions/Printer Descriptions. - Ao destilar arquivos, procure não fazê-lo através da rede, pois além de ser mais demorado você aumenta o tráfego na rede. Procure gerar o arquivo PostScript na própria máquina e com ele local, gerar o PDF. Somente depois de destilado, copie novamente para a rede. - Muitas vezes o distiler trava na abertura ou começa a gerar muito s erros durante a sua operação. Não é necessário reinstalar o programa, basta apagar todos os arquivos da pasta: C:\Arquivos e Programas\Adobe\Acrobat 4.0\Distiller\tmp Nesta pasta ficam os arquivos temporários do Distiller. Muitas vezes, quando se gera PDF de arquivos muito grandes, esta pasta fica cheia de arquivos temporários (cerca de 7.000). Geralmente ocorre quando o arquivo é destilado através da rede e precisa ficar durante muito tempo neste processo. - No Corel Draw sempre desabilite a opção de cores (Color Profiles), assegurando que as cores do seu documento não sofrerão alterações durante a impressão. - Sempre verifique se todas as imagens estão no modelo CMYK de cores e na resolução correta. Cores em RGB não tem compatibilidade com o código PostScript e por isso nem sempre são impressas corretamente. Converta antes de envar para a máquina. - Para calcular o valor de amostragem de LPI em DPI use sempre o dobro em DPI s ou seja para 150LPI s utilize 300DPI s. - O QuarkXpress trabalha sempre com arquivos vinculados, portanto sempre verifique os links de todos os objetos e imagens antes de gerar o arquivo PostScript.

42

43 Considerações Finais Para quem trabalha com mídia impressa, fica impossível negar a agilidade e facilidade que o formato PDF trouxe para nosso dia-a-dia. Na impressão digital, possibilitou-se que arquivos sejam impressos sem a preocupação de erros. O cliente tem certeza de que o que esta no seu monitor é o que será impresso. Com exceção apenas das cores, que depende da calibração monitor/impressora. Na área de impressão offset, o PDF veio para acabar com a intranquilidade que se tem com a criação de arquivos PostScript. Primeiro porque não se pode visualizar um arquivo desse tipo, sendo impossível saber se fechamos um arquivo de maneira correta e ficando na expectativa de ver o fotolito em nossa mão, sem nenhum erro. Segundo, porque esses arquivos PostScript ficam enormes, impossibilitando seu transporte via internet. Mas é preciso conhecer o PDF para que se tenha um bom aproveitamento de seus recursos. Durante a elaboração desse Manual, a Adobe Lançou o Adobe Acrobat 5.0. Estamos analisando seus novos recursos para que na próxima edição você possa usufruir desta última versão junto com a gente. Além disso, também estará nesta próxima edição um guia completo sobre PDF x Fotolito. Aguardem e bom trabalho a todos nós. Suporte Técnico InPrima

44

45 Rua Augusta, 1449 Fone São Paulo SP

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO JANEIRO/2012 Introdução Este guia descreve os padrões, formatos e procedimentos a serem adotados na preparação e fechamento de

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF Universidade de São Paulo MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF Centro de Informática de São Carlos 2013 Versão 2.2 Última atualização: 07/05/2013 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Reitor Vice-Reitor

Leia mais

Projeto de Implantação de Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFBA

Projeto de Implantação de Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SISTEMA DE BIBLIOTECAS Projeto de Implantação de Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFBA Adobe Acrobat PDF Manual de Instruções Salvador, fevereiro 2005. UNIVERSIDADE

Leia mais

Manual para conversão de Teses e Dissertações em PDF

Manual para conversão de Teses e Dissertações em PDF Manual para conversão de Teses e Dissertações em PDF 1 - Introdução Todas as Teses e Dissertações apresentadas pelos alunos de Mestrado e Doutorado da PUC-Rio deverão ser convertidas em arquivos no formato

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Fechamento de arquivos em CorelDraw

Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos no CorelDraw X5 Para fechar um arquivo a partir do CorelDraw X5, assim como de qualquer outro aplicativo, precisamos inicialmente observar se

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros

Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros O IRIS é um software poderoso para o processamento de imagens astronômicas. Ele possui métodos avançados para realizar uma grande quantidade

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP.

PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP. PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP. O objetivo deste manual é orientar os usuários do sistema de Processo Eletrônico a transformar

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain

Leia mais

Como Usar o DriverMax

Como Usar o DriverMax Como Usar o DriverMax Este programa é uma mão na roda para proteger os drivers dos componentes de um computador. Veja porquê. O DriverMax é uma ferramenta que faz cópias de segurança de todos os drivers

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

SAJ. Cadastro Excepcional para Processos Digitais

SAJ. Cadastro Excepcional para Processos Digitais SAJ Cadastro Excepcional para Processos Digitais Objetivo: Este documento tem por objetivo descrever passo a passo do procedimento de Cadastro Excepcional para transpor os Processos Físicos, oriundos de

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

LINUX EDUCACIONAL 3.0

LINUX EDUCACIONAL 3.0 Manual Instalação de Impressora no LINUX EDUCACIONAL 3.0 Instalação da impressora Via CUPS e KDE Produzido por: Sergio Graças Giany Abreu Desenvolvedores do Projeto GNU/Linux VRlivre Manual Instalação

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Procedimento de anexação de peças e envio

Procedimento de anexação de peças e envio 2014 Manual prático de Ajuizamento de Petições Intercorrentes Portal Processual Eletrônico Procedimento de anexação de peças e envio Orientações gerais para anexar arquivos e enviar petições intercorrentes

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

Manual do AP_Conta. Manual do AP_Conta. Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

Manual do AP_Conta. Manual do AP_Conta. Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS 2014 Manual do AP_Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS 0 Sumário 1. Sobre esse manual... 3 2. Habilitando e Configurando o AP_Conta... 4 3. Habilitação e Licenciamento...

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

Como gerar arquivos para Sphinx Operador

Como gerar arquivos para Sphinx Operador Como gerar arquivos para Sphinx Operador Pré-requisitos: Lista das questões Formulário multimídia Visões O Sphinx Operador é um sistema específico para digitação de respostas e visualização de resultados

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO FINANCE Finance V10 New 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pela Caixa Econômica... 3 Como efetuar a Conciliação por Extrato

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Este documento descreve o processo de criação de um perfil de saída

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf..

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf.. Conhecendo arquivos PDF O PDF surgiu graças aos esforços de um dos fundadores da empresa Adobe Systems, John Warnock. A idéia inicial era criar uma tecnologia que permitisse a visualização de arquivos

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI 1. O que é o PROJUDI? Novo Guia de uso rápido do PROJUDI O Processo Judicial Digital PROJUDI, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um software que reproduz

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

DIGPROP - PREGÃO. Digitação de dados para entrega de propostas por meio magnético

DIGPROP - PREGÃO. Digitação de dados para entrega de propostas por meio magnético DIGPROP - PREGÃO Digitação de dados para entrega de propostas por meio magnético Marcio Tomazelli Programador Sênior Versão 1.0 Índice Índice...2 Índice de Figuras...2 Introdução...3 Fluxograma do processo

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO Envio de Remessas Online BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO webshipping.dhl.com ACESSE O DHL WEB SHIPPING DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Ideal para qualquer empresa com acesso à internet, o DHL Web

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

MANUAL DO ARQUIVO FECHADO PageMaker 6.5 Acrobat Distiller 4.0

MANUAL DO ARQUIVO FECHADO PageMaker 6.5 Acrobat Distiller 4.0 MANUAL DO ARQUIVO FECHADO PageMaker 6.5 Acrobat Distiller 4.0 Maio/2003 MANUAL DO CLIENTE IMAGENS E CORES: Verifique se todas as imagens coloridas de seu arquivo estão em CMYK, não podem estar em RGB,

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR. Coordenadoria de Tecnologia da Informação

MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR. Coordenadoria de Tecnologia da Informação MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR Este Manual foi elaborado pela Coordenadoria de Tecnologia - CTI Versão: 1 Data de criação: 07/12/2013 Autor: Anderson Paz de Sousa apsousa@defensoria.sp.gov.br

Leia mais

INSTALAÇÃO E USO DO ASSINADOR LIVRE. Índice:

INSTALAÇÃO E USO DO ASSINADOR LIVRE. Índice: Proposto por: Marcos Stallone Santos / Karla Ferreira Moreira Analisado por: Aprovado por: Índice: 1 - O Assinador Livre:...2 2 - Pré-requisitos para instalação:...2 3 - Download e Instalação do Assinador

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais