Inteligência Artificial. Lógica Fuzzy

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inteligência Artificial. Lógica Fuzzy"

Transcrição

1 Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Inteligência Artificial Lógica Fuzzy Aula I

2 Introdução a Lógica Fuzzy Conceitos básicos Lógica clássica e lógica fuzzy Proposta de Zadeh Fundamentos Sistema de Inferência Aplicações

3 Introdução Aristóteles ( ac) estabeleceu um conjunto de regras rígidas para que conclusões logicamente válidas pudessem ser aceitas. Não podiam ser parcialmente verdadeiras ou parcialmente falsas; Desde então a lógica é binária : V ou F

4 Conceitos básicos No dia a dia, facilmente podemos dizer que João é jovem... Mas talvez não seja tão fácil explicar como chegamos a essa conclusão. Também usamos palavras como muito, pouco, grande, pequeno, frequentemente, raramente, etc., para descrever situações. E humanos as entendem! Estas situações não são nitidamente definidas e não podem ser precisamente descritas em termos de V ou F.

5 Conceitos básicos É comum executamos tarefas (complexas ou não) que para serem descritas necessitam destes termos imprecisos. Ex.: Este laboratório é pequeno para todos os alunos. O carro está andando muito devagar, aumente a velocidade. Precisamos concluir o trabalho de Genéticos rapidamente : -)) A prova de IA não será muito fácil, então vamos estudar!

6 Conceitos básicos Há outras situações que também envolvem elementos imprecisos. Ex.: Você irá na festa da Patrícia? Talvez. Vou depois da aula. É quase certo que eu irei Eventualmente irei. Se não chover eu vou.

7 Conceitos básicos Podemos afirmar que o número 7 pertence ao conjunto dos números naturais e que -7 não pertence a este conjunto. Porém, podemos discordar quanto ao fato do número 6,5 pertencer ou não ao conjunto dos números aproximadamente iguais a 7. Mais imprecisão: Pertencer ou não depende do tipo de problema analisado.

8 Conceitos básicos Portanto O conhecimento humano é incerto, incompleto e/ou impreciso. Todas as coisas admitem graus de certeza (temperatura, altura, velocidade, distância, etc...) Como lidar com imprecisão? Como representar conhecimento impreciso? É aí que entra a Lógica Fuzzy

9 Conceitos básicos Fuzzy é um termo da língua inglesa que pode significar vago, indistinto, incerto. No Brasil, é comum utilizar os termos Lógica difusa, Lógica nebulosa.

10 Conceitos básicos A Lógica Fuzzy pode ser definida como a lógica que suporta os modos de raciocínio que são aproximados ao invés de exatos. Reflete como as pessoas pensam Procura modelar elementos como o sentido de palavras e questões ligadas ao senso comum Opera com informações vagas e incertas que podem ser traduzidas por expressões do tipo: O dólar está em baixa. Trabalho quase concluído. Jefferson é alto. Maria é magra. Paulo é rico.

11 Conceitos básicos Antes do surgimento da Lógica Fuzzy essas informações não tinham como ser processadas computacionalmente. A Lógica Fuzzy permite especificar quão bem (quanto) um elemento satisfaz uma descrição vaga, imprecisa (predicado vago): quão alto é Jefferson? quão magra é Maria? quão rico é Paulo?

12 Conceitos básicos Portanto, a Lógica Fuzzy visa capturar informações vagas, em geral descritas em linguagem natural e convertê-las para um formato numérico para manipulação pelos computadores É uma técnica baseada em graus de verdade. - os valores 0 e 1 ficam nas extremidades - inclui os vários estados de verdade entre 0 e 1. Uma pertinência de 0.5 pode representar meio verdade e 0.9 e 0.1, representam quase verdade e quase falso.

13 Lógica Clássica e Lógica Difusa Clássica Falso x Verdadeiro (0 ou 1); Difusa Intervalo [0..1]

14 Lógica Clássica e Lógica Difusa Clássica Predicados exigem definição exata As respostas são Verdadeiro ou Falso. é mulher, A>B, é ímpar... Difusa Predicados não possuem definição exata Respostas são relativas porque possuem um grau de veracidade que variam entre totalmente falso e totalmente verdadeiro : é baixo, é jovem, está quente...

15 Lógica Clássica e Lógica Difusa Clássica Quantificadores: Para todo, Existe Possuem interpretação matemática sólida Difusa Quantificadores: Muitos, Poucos, Bastante, A maioria, Ocasionalmente... Possuem interpretação matemática sólida

16 Lógica Clássica e Lógica Difusa Uma pessoa de meia idade

17 Lógica Clássica e Lógica Difusa As cores em ambas as lógicas...

18 Lógica Clássica e Lógica Difusa Qual é a cor da figura?

19 Lógica Clássica e Lógica Difusa O copo está cheio ou vazio?

20 Grau de pertinência Pode-se afirmar que uma pessoa que mede 1,77 pode ser tanto um pouco alta quando um pouco baixa. Através da Lógica Fuzzy pode-se determinar um conjunto de valores que expresse estaturas consideradas baixas e altas; Assim, em uma escala de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, mais certeza de que a pessoa é alta. Há um grau de pertinência de cada elemento a um determinado conjunto.

21 Conjuntos Fuzzy Conjuntos com limites imprecisos A = Conjunto de pessoas altas Conjunto Clássico Conjunto Fuzzy Função de pertinência 1.77 Altura(m) Altura (m)

22 Fuzzy e Estatística O grau de pertinência fuzzy difere da noção estatística de probabilidade. Exemplo: José comeu X ovos no café da manhã. X U = {1, 2,..., 8}.

23 Fuzzy e Estatística Noção estatística: Distribuição de probabilidades e em um espaço de 100 dias: U = [ ] e = [ ] = 1 Noção de crença: Conjunto fuzzy que expressa o grau de possibilidade neste mesmo tempo: U = [ ] c = [ ] <> 1

24 Fuzzy e Estatística No exemplo, a possibilidade para X = 3 é igual a 1 e a probabilidade é apenas 0.1. O exemplo mostra que um evento possível não implica que ele é provável. Por outro lado, se um evento é provável, ele deve ser possível

25 Conjuntos Fuzzy Universo: o universo contém os elementos que podem ser considerados no conjunto Seu objetivo é não permitir o uso de dados incorretos ou incoerentes. Por exemplo o universo de um conjunto que mede o sabor de uma bala poderia ser o conjunto das seguintes noções: {doce, doce-suave, meio-amargo, amargo}

26 Conjuntos Fuzzy Representação: Um conjunto fuzzy A é uma coleção de pares: A = {(x, μ(x))} Onde μ(x) é o grau de pertinência do elemento x ao conjunto A.

27 Conjuntos Fuzzy Exemplo: um conjunto fuzzy representando o conceito céu ensolarado poderia associar: Pertinência 1,0 a uma cobertura de nuvens de 0% Pertinência 0,8 a uma cobertura de nuvens de 20% Pertinência 0,4 a uma cobertura de 30% Pertinência 0,0 a uma cobertura de 75% ou mais Conjunto: {(0, 1.0), (20, 0.8), (30, 0.4), (75, 0.0)}

28 Conjuntos Fuzzy Terminologia Uma variável linguística é aquela que tem como valores palavras ou sentenças. O conjunto de valores que ela pode assumir é chamado conjunto de termos Cada valor no conjunto de termos é uma "variável fuzzy" definida sobre a "variável base". A variável base define o universo para todas as variáveis fuzzy no conjunto de termos.

29 Conjuntos Fuzzy Variável base e variável linguística: Considere um Tanque com Água: Pode-se dizer: Se o nível está baixo,... Baixo é uma variável fuzzy, ou seja, um valor que qualifica o nível, que pode assumir valores, p.ex. enre [0..100].

30 Conjuntos Fuzzy A variável base Nível está definida sobre um universo, que é a faixa de valores esperados para ela, o intervalo [0, 100] com percentuais de tanque cheio. As medidas de nível são escalares, e a declaração nível baixo corresponde ao valor de pertinência nível(i) à variável baixo, onde i é o percentual de tanque cheio. A saída é um número μ [0, 1] que diz quão bem a premissa nível é baixo é satisfeita.

31 Conjuntos Fuzzy Para o problema do tanque, os Termos {baixo,alto}. Exemplo: para i < 10 % a premissa nível é baixo é totalmente verdadeira (μ = 1)

32 Precursor Os princípios de lógica fuzzy foram desenvolvidos primeiramente por Jan Lukasiewicz ( ) Em 1920, desenvolveu a noção de lógica multivalente e conjuntos com grau de pertinência: 0, ½, 1. Essa noção combinada com conceitos da lógica clássica, Aristotélica (V ou F) fundamentou o trabalho de Lofti A. Zadeh.

33 Zadeh A Lógica Fuzzy foi proposta pelo prof. Zadeh, da universidade da Berkeley e combina a lógica multivalorada, a linguística e as noções inteligência humana; O artigo Fuzzy Sets foi publicado em 1965 e contém uma apresentação preliminar sobre Fuzzy, incluindo noções de inclusão, união, interseção, complemento, relação, etc.

34 Publicação base de Zadeh Zadeh, L.A. Fuzzy Sets. In: Information and control, 8, , Disponível em: X

35 Publicação base de Zadeh Resumo: A fuzzy set is a class of objects with a continuum of grades of membership. Such a set is characterized by a membership (characteristic) function which assigns to each object a grade of membership ranging between zero and one. The notions of inclusion, union, intersection, complement, relation, convexity, etc., are extended to such sets, and various properties of these notions in the context of fuzzy sets are established. In particular, a separation theorem for convex fuzzy sets is proved without requiring that the fuzzy sets be disjoint (Zadeh, 1965).

36 Conjunto fuzzy Zadeh conceitua conjunto fuzzy como: Um conjunto fuzzy é uma classe de objetos com um grau de pertinência contínuo. Esse conjunto é caracterizado por uma função que atribui um grau de pertinência (característica) a cada objeto (ranking) em uma escala entre zero e um.

37 Conjuntos Fuzzy Um conjunto fuzzy A definido no universo de discurso X é caracterizado por uma função de pertinência A, que mapeia os elementos de X para o intervalo [0,1]. A:X [0,1] A função de pertinência associa a cada elemento x pertencente a X um número real A(X) no intervalo [0,1], que representa o grau de pertinência do elemento x ao conjunto A, isto é, o quanto é possível para o elemento x pertencer ao conjunto A.

38 Função de Pertinência Função de pertinência Reflete o conhecimento que se tem em relação a intensidade com que o objeto pertence ao conjunto fuzzy. Há várias formas diferentes de expressar essa pertinência. Há necessidade de definir uma função de mapeamento. Para adquirir esse tipo de conhecimento, geralmente, recorre-se ao especialista.

39 Aplicações Controladores industriais, Sistemas especialistas, Controle e otimização de processos Reconhecimento de padrões Integrada com módulos de apoio a decisão Robótica Processamento da linguagem natural Ar condicionado. Controles de automóveis. Casas inteligentes. etc...

40 Aplicações Entre 1970 e 1980 as aplicações industriais da lógica "fuzzy" foram mais intensas na Europa. Após 1980, o Japão iniciou seu uso com aplicações na indústria. Algumas das primeiras aplicações foram: tratamento de água feito pela Fuji Electric em 1983 em um sistema de metrô, pela Hitachi, em Por volta de 1990 nos Estados Unidos. Devido ao sucesso comercial de suas aplicações, a lógica "fuzzy" é considerada uma técnica padrão e tem ampla aceitação na área de controle de

41 Aplicações (Fabro/UTFPR) O Japão é um dos maiores utilizadores e difusores da lógica fuzzy. Aspiradores de pó e máquinas de lavar da empresa Matsushita - carregam e ajustam automaticamente à quantidade de detergente necessário, a temperatura da água e o tipo de lavagem. TVs da Sony utilizam lógica fuzzy para ajustar automaticamente o contraste, brilho, nitidez e cores.

42 Aplicações (Fabro/UTFPR) A Nissan utiliza lógica fuzzy em seus carros no sistema de transmissão automática e freios antitravamento. Mitsubishi tem um ar condicionado industrial que usa um controlador fuzzy. Economiza 24% no consumo de energia. Câmeras e gravadoras usam fuzzy para ajustar foco automático e cancelar os tremores causados pelas mãos trêmulas.

43 Referências Zadeh: Fuzzy Sets Ricardo Tanscheit - DEE-PUC-Rio capítulo 6 Lógica Nebulosa (Fuzzy) do livro Inteligência Artificial de Almir Olivette Artero Material do prof. Mário Benevides Outros links na internet

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Inteligência Artificial. Lógica Fuzzy Aula II

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Inteligência Artificial. Lógica Fuzzy Aula II Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Inteligência Artificial Lógica Fuzzy Aula II Introdução a Lógica Fuzzy Retomada Função de pertinência Variáveis linguísticas

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 09 Lógica Fuzzy Edirlei Soares de Lima Introdução A Lógica Fuzzy é baseada na teoria dos conjuntos fuzzy. Tradicionalmente, uma proposição lógica

Leia mais

LOGICA FUZZY. Adão de Melo Neto

LOGICA FUZZY. Adão de Melo Neto LOGICA FUZZY Adão de Melo Neto SUMÁRIO INTRODUÇÃO PRINCÍPIOS CLÁSSICA x DIFUSA CONJUNTOS FUZZY OPERAÇÕES EM CONJUNTO FUZZY MODIFICADORES Introdução "A logica difusa (fuzzy) tem por objetivo modelar modos

Leia mais

LÓGICA FUZZY. Adão de Melo Neto

LÓGICA FUZZY. Adão de Melo Neto LÓGICA FUZZY Adão de Melo Neto INTRODUÇÃO CONCEITO OBJETIVO PRINCÍPIO LÓGICAS: CLÁSSICA x DIFUSA CONJUNTO FUZZY GRAU DE PERTINÊNCIA FUNÇÃO DE PERTINÊNCIA MODIFICADORES TERMINOLOGIA OPERAÇÕES SOBRE CONJUNTOS

Leia mais

LÓGICA FUZZY (difusa ou nebulosa) Adão de Melo Neto

LÓGICA FUZZY (difusa ou nebulosa) Adão de Melo Neto LÓGICA FUZZY (difusa ou nebulosa) Adão de Melo Neto SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITO OBJETIVO PRINCÍPIO LÓGICAS: CLÁSSICA x DIFUSA CONJUNTO FUZZY GRAU DE PERTINÊNCIA FUNÇÃO DE PERTINÊNCIA MODIFICADORES TERMINOLOGIA

Leia mais

Sistemas especialistas Fuzzy

Sistemas especialistas Fuzzy Sistemas Fuzzy Sistemas especialistas Fuzzy Especialistas Senso comum para resolver problemas Impreciso, inconsistente, incompleto, vago Embora o transformador esteja um pouco carregado, pode-se usá-lo

Leia mais

Lógica Fuzzy. Profs. João Alberto Fabro André Schneider de Oliveira. Sistemas Autônomos Inteligentes

Lógica Fuzzy. Profs. João Alberto Fabro André Schneider de Oliveira. Sistemas Autônomos Inteligentes Sistemas Autônomos Inteligentes Lógica Fuzzy Profs. João Alberto Fabro André Schneider de Oliveira Adaptado de material dos profs. Mauro Roisenberg e Luciana Rech - UFSC Introdução A Lógica Fuzzy é baseada

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 07 Lógica Fuzzy Introdução A lógica FUZZY uma extensão da lógica booleana. Ela permite que estados imprecisos

Leia mais

Introdução aos Conjuntos

Introdução aos Conjuntos Introdução aos Conjuntos Nebuloso (Fuzzy) Prof. Matheus Giovanni Pires EXA 868 Inteligência Artificial Não-Simbólica B niversidade Estadual de Feira de Santana Informações imprecisas Termos imprecisos

Leia mais

LÓGICA NEBULOSA CONTEÚDO

LÓGICA NEBULOSA CONTEÚDO LÓGICA NEBULOSA Marley Maria B.R. Vellasco ICA: Núcleo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada PUC-Rio CONTEÚDO Introdução Introdução, Objetivo e Histórico Conceitos Básicos Definição, Características

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LIN YU HAN RENAN RISSÁ FRANCO LÓGICA FUZZY RELATÓRIO PONTA GROSSA

Leia mais

Conhecimento e Raciocínio Incertos

Conhecimento e Raciocínio Incertos Conhecimento e Raciocínio Incertos Aula #6.1 EBS 564 IA Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Seres humanos são capazes de lidar com processos bem complexos 2 Seres humanos

Leia mais

Introdução. A Inteligência Artificial (IA) vem sendo desenvolvida desde o século passado.

Introdução. A Inteligência Artificial (IA) vem sendo desenvolvida desde o século passado. Introdução A Inteligência Artificial (IA) vem sendo desenvolvida desde o século passado. Iniciou-se já na época da Grécia antiga, onde foi desenvolvido o Distribuidor de Água em Delfos, o qual fornecia

Leia mais

SISTEMA ESPECIALISTA NEBULOSO (MINICURSO) Luiz Biondi Neto Pedro Henrique Gouvêa Coelho Jorge Luís Machado do Amaral Maria Helena C.

SISTEMA ESPECIALISTA NEBULOSO (MINICURSO) Luiz Biondi Neto Pedro Henrique Gouvêa Coelho Jorge Luís Machado do Amaral Maria Helena C. Luiz Biondi Neto Pedro Henrique Gouvêa Coelho Jorge Luís Machado do Amaral Maria Helena C. Soares de Mello Inteligência Computacional A Inteligência Computacional (IC) é uma área de pesquisa que visa investigar

Leia mais

lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy)

lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy) lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy) Sumário Introdução Fundamentos Operações básicas Representação do Conhecimento Modelo de Inferência Passos de Projeto de um Sistema Nebuloso

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial DSC/CCT/UFC Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Pós-Graduação em Ciência da Computação Inteligência Artificial Representação do Conhecimento (Lógica Fuzzy) Prof.

Leia mais

CONTEÚDO LÓGICA NEBULOSA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Lógica Procura modelar o raciocínio. Lógica. Marley Maria B.R. Vellasco

CONTEÚDO LÓGICA NEBULOSA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Lógica Procura modelar o raciocínio. Lógica. Marley Maria B.R. Vellasco LÓGICA NEBULOSA Marley Maria B.R. Vellasco ICA: Núcleo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada PUC-Rio CONTEÚDO Introdução Introdução, Objetivo e Histórico Conceitos Básicos Definição, Características

Leia mais

Introdução. Lógica Fuzzy (Lógica Nebulosa) Introdução. Conceito

Introdução. Lógica Fuzzy (Lógica Nebulosa) Introdução. Conceito Lógica Nebulosa Introdução Lógica Fuzzy (Lógica Nebulosa) Adaptado de material da profa. Luciana Rech Lógica Difusa ou Lógica Fuzzy extensão da lógica boolena um valor lógico difuso é um valor qualquer

Leia mais

27/8/2011. Princípios, Conceitos e Metodologia de Gestão 2o semestre de 2011 Professores: Alexandre Mota / Lia Mota Agosto/2011

27/8/2011. Princípios, Conceitos e Metodologia de Gestão 2o semestre de 2011 Professores: Alexandre Mota / Lia Mota Agosto/2011 Tomada de Decisão e Regras Nebulosas Princípios, Conceitos e Metodologia de Gestão 2o semestre de 2011 Professores: Alexandre Mota / Lia Mota Agosto/2011 Representação Matemática de Incertezas Padrões

Leia mais

lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy)

lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy) lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy) Sumário Introdução Fundamentos Operações básicas Representação do Conhecimento Modelo de Inferência Passos de Projeto de um Sistema Nebuloso

Leia mais

Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas

Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas Ciência da Computação Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas Aula 05 Teoria dos Conjuntos Difusos Max Pereira CONJUNTOS CLÁSSICOS Teoria dos Conjuntos é o estudo da associação entre objetos

Leia mais

Lógica Difusa (Fuzzy)

Lógica Difusa (Fuzzy) Lógica Difusa (Fuzzy) Prof. Josiane M. Pinheiro Ferreira Outubro/2007 Lógica tradicional x Lógica difusa Lógica tradicional (Aristóteles) Uma proposição = dois estados possíveis (V ou F) Pode ser insuficiente

Leia mais

Histórico da Lógica Fuzzy

Histórico da Lógica Fuzzy Histórico da Lógica Fuzzy Lógica Fuzzy Huei Diana Lee e Newton Spolaôr Artigo de Lofti A. Zadeh Universidade da Califórnia em Berkley, EUA, 1965 Ruptura com a Lógica Aristotélica Universidade Estadual

Leia mais

Inteligência Artificial Escola de Verão Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada LAC.

Inteligência Artificial Escola de Verão Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada LAC. Inteligência Artificial Escola de Verão 28 Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada LAC www.lac.inpe.br/~demisio/ia_lac.html Lógica Nebulosa A Lógica Nebulosa (ou Lógica Difusa Fuzzy Logic

Leia mais

Lógica Nebulosa. Lógica Fuzzy

Lógica Nebulosa. Lógica Fuzzy Lógica Nebulosa Ou Lógica Fuzzy Lógicas Bivalente e Polivalente Na logica clássica ou aristotélica: Dois valores verdade possíveis: Proposições verdadeiras;ou Proposições falsas. São sistemas chamados

Leia mais

Conjuntos Difusos. Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 7)

Conjuntos Difusos. Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 7) Conjuntos Difusos Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 7) Conjuntos Difusos 2 Conjuntos Difusos Quais das seguintes pessoas são altas? Paulo:

Leia mais

Introdução, motivação e conjuntos fuzzy

Introdução, motivação e conjuntos fuzzy Lógica Fuzzy Introdução, motivação e conjuntos fuzzy Professor: Mário Benevides Monitores: Bianca Munaro Diogo Borges Jonas Arêas Renan Iglesias Vanius Farias Introdução "A lógica difusa tem por objetivo

Leia mais

Lógica Difusa (Fuzzy)

Lógica Difusa (Fuzzy) Lógica Difusa (Fuzzy) Prof. Josiane M. Pinheiro Ferreira Outubro/2007 Lógica tradicional x Lógica difusa Lógica tradicional (Aristóteles) Uma proposição = dois estados possíveis (V ou F) Pode ser insuficiente

Leia mais

Lógica Fuzzy 7.1 INTRODUÇÃO

Lógica Fuzzy 7.1 INTRODUÇÃO 7 Lógica Fuzzy Ser ou não ser: esta é a questão. (William Shakespeare, Hamlet) 7.1 INTRODUÇÃO Usamos, no cotidiano, conceitos subjetivos para classificar ou considerar certas situações tais como : - Siga

Leia mais

Lógica Nebulosa (Fuzzy)

Lógica Nebulosa (Fuzzy) Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Lógica Nebulosa (Fuzzy) Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Objetivos da aula. Introdução. Teoria da Probabilidade Lógica Nebulosa. Introdução 21/02/17. PCS 5869 lnteligência Ar9ficial

Objetivos da aula. Introdução. Teoria da Probabilidade Lógica Nebulosa. Introdução 21/02/17. PCS 5869 lnteligência Ar9ficial 2/2/7 PCS 5869 lnteligência Ar9ficial Prof. Dr. Jaime Simão Sichman Prof. Dra. Anna Helena Reali Costa Material com contribuições de: Prof. Marco Tulio C. Andrade, PCS/EPUSP Objetivos da aula Fornecer

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL LÓGICA FUZZY (ou NEBULOSA) Prof. Ronaldo R. Goldschmidt ronaldo.rgold@gmail.com O que é? Técnica inteligente que tem como objetivo modelar o modo aproimado de raciocínio, imitando

Leia mais

A maioria dos fenômenos com os quais nos deparamos são imprecisos. compreensão do problema. capacidade de medição.

A maioria dos fenômenos com os quais nos deparamos são imprecisos. compreensão do problema. capacidade de medição. SISTEMAS NEBULOSOS A maioria dos fenômenos com os quais nos deparamos são imprecisos Exemplo: dia QUENTE (40, 35, 30, 29,5?) Imprecisão Intrínseca ajuda na compreensão do problema. Fuzziness é independente

Leia mais

Lógica Fuzzy. Angelo Batista Neves Júnior Bruno Luan de Sousa Kelly de Paiva Soares

Lógica Fuzzy. Angelo Batista Neves Júnior Bruno Luan de Sousa Kelly de Paiva Soares Lógica Fuzzy Angelo Batista Neves Júnior Bruno Luan de Sousa Kelly de Paiva Soares INTRODUÇÃO Introduzida em 1965 por Lofti Zadeh. Surgimento em 1930. Influência o Jan Lukasiewicz; o Max Black; o Lofti

Leia mais

SISTEMAS FUZZY CONTEÚDO CONJUNTOS FUZZY. CONJUNTOS CRISP x FUZZY

SISTEMAS FUZZY CONTEÚDO CONJUNTOS FUZZY. CONJUNTOS CRISP x FUZZY SISTEMAS FUZZY A maioria dos fenômenos com os quais nos deparamos são imprecisos Exemplo: dia QUENTE (40, 35, 30, 29,5?) Imprecisão Intrínseca ajuda na compreensão do problema. Fuzziness é independente

Leia mais

Fuzzy Logic. (Lógica Difusa) Adriano Zanette Eduardo Aquiles Radanovitsck William Wolmann Gonçalves

Fuzzy Logic. (Lógica Difusa) Adriano Zanette Eduardo Aquiles Radanovitsck William Wolmann Gonçalves Fuzzy Logic (Lógica Difusa) Adriano Zanette Eduardo Aquiles Radanovitsck William Wolmann Gonçalves Apresentação realizada para a disciplina de Lógica para Computação 2006/2 Prof. Marcus Ritt Breve história

Leia mais

Teoria dos Conjuntos Fuzzy

Teoria dos Conjuntos Fuzzy Teoria dos Conjuntos Fuzzy Francisco Carpegiani Medeiros Borges Universidade Federal do Piauí Campus Parnaíba 27 de setembro de 2011 1 / 34 Sumário Como tudo começou! 1 Como tudo começou! 2 3 4 5 6 2 /

Leia mais

CONJUNTOS FUZZY CONTEÚDO. CONJUNTOS CRISP x FUZZY. Conjuntos Crisp x Fuzzy Definição Representação Propriedades Formatos Operações Hedges

CONJUNTOS FUZZY CONTEÚDO. CONJUNTOS CRISP x FUZZY. Conjuntos Crisp x Fuzzy Definição Representação Propriedades Formatos Operações Hedges CONTEÚDO Introdução Introdução, Objetivo e Histórico Conceitos Básicos Definição, Características e Formas de Imprecisão Conjuntos Fuzzy Propriedades, Formas de Representação e Operações Lógica Fuzzy Relações,

Leia mais

Lógica Fuzzy. Lógica Fuzzy: Noções Gerais e Aplicações. apresentação. Prof a. Responsável: Graçaliz Pereira Dimuro. Disciplina: Computação Flexível

Lógica Fuzzy. Lógica Fuzzy: Noções Gerais e Aplicações. apresentação. Prof a. Responsável: Graçaliz Pereira Dimuro. Disciplina: Computação Flexível apresentação Lógica Fuzzy Conrado Ruch. Diego Pereira. Rogério Vargas Prof a. Responsável: Graçaliz Pereira Dimuro Disciplina: Computação Flexível Programa Conrado Ruch. Diego de Pereira Pós-Graduação.

Leia mais

Teoria dos conjuntos difusos

Teoria dos conjuntos difusos Teoria dos conjuntos difusos Documento complementar à dissertação José Iria ee06210@fe.up.pt - 10-03-2011. A teoria dos conjuntos difusos foi proposta por Lotfi Zadeh num artigo publicado em 1965 na revista

Leia mais

Reconhecimento das cores do MSX por Lógica Fuzzy

Reconhecimento das cores do MSX por Lógica Fuzzy Reconhecimento das cores do MSX por Lógica Fuzzy Resumo O objetivo deste artigo é demonstrar como é possível reconhecer as cores nativas do MSX 1 a partir de imagens de 24 bits do PC. 1- Introdução A redução

Leia mais

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação)

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação) Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2018.html Inteligência Artificial Sistemas Baseados em Conhecimento Representação

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Inteligência Computacional CP78D Lógica Fuzzy Aula 4 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia Eletrônica 9º Período 1/37 Lógica Clássica Plano de Aula

Leia mais

Sistemas Fuzzy Lógica Fuzzy e Sistemas Baseados em Regras Fuzzy

Sistemas Fuzzy Lógica Fuzzy e Sistemas Baseados em Regras Fuzzy Sistemas Fuzzy Lógica Fuzzy e Sistemas Baseados em Regras Fuzzy Profa. Dra. Sarajane M. Peres e Prof. Dr. Clodoaldo A. M. Lima EACH USP http://each.uspnet.usp.br/sarajane/ } Baseado em: Dimensão Topológica

Leia mais

Conjuntos Fuzzy e Lógica Fuzzy

Conjuntos Fuzzy e Lógica Fuzzy 1 Introdução Conjuntos Fuzzy e Lógica Fuzzy users.femanet.com.br/~fabri/fuzzy.htm Os Conjuntos Fuzzy e a Lógica Fuzzy provêm a base para geração de técnicas poderosas para a solução de problemas, com uma

Leia mais

Incertezas na Computação Científica: Abordagens via Matemática Intervalar e Teoria Fuzzy

Incertezas na Computação Científica: Abordagens via Matemática Intervalar e Teoria Fuzzy Incertezas na Computação Científica: Abordagens via Matemática Intervalar e Teoria Fuzzy Rogério Vargas Dr. Luciano Vitoria Barboza, orientador Dra. Graçaliz Pereira Dimuro, co-orientadora Pelotas-RS,

Leia mais

Laboratório 4 - Controle nebuloso

Laboratório 4 - Controle nebuloso Laboratório 4 - Controle nebuloso PTC 2619 / PTC 3418 Laboratório de Automação 1º semestre de 2017 Bruno A. Angélico Laboratório de Automação e Controle Departamento de Engenharia de Telecomunicações e

Leia mais

Lógicas Difusas e Sistemas Difusos

Lógicas Difusas e Sistemas Difusos Lógicas Difusas e Sistemas Difusos 1 Semestre de 2015 Cleber Zanchettin UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática 1 Introdução (1/2) O conhecimento humano é muitas vezes incompleto,

Leia mais

Programa. 3. Características da lógica Fuzzy. 3.a Características gerais. 3.a Características gerais. 3.a Características gerais

Programa. 3. Características da lógica Fuzzy. 3.a Características gerais. 3.a Características gerais. 3.a Características gerais Computação Fuzzy - PCS 5711 (capítulo 3 - Parte a) Pós-Graduação: área de Sistemas Digitais (341) Professor Marco Túlio Carvalho de Andrade PCS - Depto. de Enga. de Computação e Sistemas Digitais - EPUSP

Leia mais

Lógica dos Conjuntos Difusos

Lógica dos Conjuntos Difusos Lógica dos Conjuntos Difusos Inteligência Artificial 8 de Abril de 2013 Filipe Oliveira ei10038@fe.up.pt Tiago Azevedo ei10090@fe.up.pt Conteúdo Introdução Contexto Histórico Definição de Conjunto Difuso

Leia mais

17/4/2007. Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões. Introdução Apresentação da lógica Fuzzy

17/4/2007. Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões. Introdução Apresentação da lógica Fuzzy 7/4/27 ula - Conjuntos clássicos e conjuntos Fuzzy Prof. Dr. lexandre da Silva Simões Toda lógica tradicional habitualmente assume que símbolos precisos estão sendo empregados. Elas portanto não são aplicáveis

Leia mais

Conteúdo: Operações Conjuntos Crisp Operações Conjuntos fuzzy. Operadores de Zadeh Operadores Compensatórios Operadores T-norm e T-conorm

Conteúdo: Operações Conjuntos Crisp Operações Conjuntos fuzzy. Operadores de Zadeh Operadores Compensatórios Operadores T-norm e T-conorm Conteúdo: Operações Conjuntos Crisp Operações Conjuntos fuzzy Operadores de Zadeh Operadores Compensatórios Operadores T-norm e T-conorm Operações com Conjuntos Crisp Função característica: determina se

Leia mais

2 Lógica Fuzzy. 2 Lógica Fuzzy. Sintaxe da linguagem

2 Lógica Fuzzy. 2 Lógica Fuzzy. Sintaxe da linguagem 2 Lógica Fuzzy 2.1 Cálculo proposicional (lógica proposicional) 2.2 Lógica de Predicados 2.3 Lógica de múltiplos valores 2.4 Lógica Fuzzy Proposições fuzzy Inferência a partir de proposições fuzzy condicionais

Leia mais

Aula 15 Introdução à lógica fuzzy

Aula 15 Introdução à lógica fuzzy Organização Aula 5 Introdução à lógica fuzzy Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões Introdução à teoria de conjuntos nebulosos Bivalência x multivalência Números fuzzy Conjuntos fuzzy Probabilidade e possibilidade

Leia mais

Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas

Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas Ciência da Computação Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas Aula 07 Inferência Difusa Sistemas de Controle Difuso Max Pereira Regras difusas SE ENTÃO Antecedente:

Leia mais

Conteúdo: Conjuntos crisp x Conjuntos fuzzy Representação Propriedades Formatos

Conteúdo: Conjuntos crisp x Conjuntos fuzzy Representação Propriedades Formatos Conteúdo: Conjuntos crisp x Conjuntos fuzzy Representação Propriedades Formatos Conjuntos Crisp x Fuzzy Conjuntos crisp ou Conjuntos clássicos: cada entidade ou objeto de um dado universo pode pertencer

Leia mais

Teoria da Decisão. Modelagem de Preferência. Prof. Lucas S. Batista. lusoba

Teoria da Decisão. Modelagem de Preferência. Prof. Lucas S. Batista.   lusoba Teoria da Decisão Modelagem de Preferência Prof. Lucas S. Batista lusoba@ufmg.br www.ppgee.ufmg.br/ lusoba Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Graduação em Engenharia de Sistemas

Leia mais

Variáveis Linguísticas CONTEÚDO. Variáveis Linguísticas. Variáveis Linguísticas. Formalismo: caracterizada por uma

Variáveis Linguísticas CONTEÚDO. Variáveis Linguísticas. Variáveis Linguísticas. Formalismo: caracterizada por uma CONTEÚDO Introdução Introdução, Objetivo e Histórico Conceitos Básicos Definição, Características e Formas de Imprecisão Conjuntos Fuzzy Propriedades, Formas de Representação e Operações Lógica Fuzzy Relações,

Leia mais

Lógica dos Conjuntos Difusos (Fuzzy Sets)

Lógica dos Conjuntos Difusos (Fuzzy Sets) Lógica dos Conjuntos Difusos (Fuzzy Sets) Uma aula dada por: Francisco Andrade (ei05013@fe.up.pt) José Santos (ei05038@fe.up.pt) Luís Carneiro (ei05045@fe.up.pt) Ricardo Paulo (ei05067@fe.up.pt) Conteúdos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE OVINOS PARA O ABATE COM A UTILIZAÇÃO DE LÓGICA FUZZY RESUMO INTRODUÇÃO

CLASSIFICAÇÃO DE OVINOS PARA O ABATE COM A UTILIZAÇÃO DE LÓGICA FUZZY RESUMO INTRODUÇÃO CLASSIFICAÇÃO DE OVINOS PARA O ABATE COM A UTILIZAÇÃO DE LÓGICA FUZZY Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues 1, Danilo Augusto Heredia Vieira 1, Rhaysa Wolf 1 (Alunos do Curso de Administração da Universidade

Leia mais

Redes Neurais e Sistemas Fuzzy

Redes Neurais e Sistemas Fuzzy 1. Inteligência Computacional Redes Neurais e Sistemas Fuzzy Apresentação da disciplina Conceitos básicos A chamada Inteligência Computacional (IC) reúne uma série de abordagens e técnicas que tentam modelar

Leia mais

APLICAÇÃO DE ANALISE DE RISCO DE CLIENTE PARA TOMADA DE CRÉDITO UTILIZANDO LÓGICA FUZZY TOOLBOX DO MATLAB. Diogo Mendes.

APLICAÇÃO DE ANALISE DE RISCO DE CLIENTE PARA TOMADA DE CRÉDITO UTILIZANDO LÓGICA FUZZY TOOLBOX DO MATLAB. Diogo Mendes. APLICAÇÃO DE ANALISE DE RISCO DE CLIENTE PARA TOMADA DE CRÉDITO UTILIZANDO LÓGICA FUZZY TOOLBOX DO MATLAB Diogo Mendes. Luciana Wanderley Especialização em Engenharia de Sistemas Universidade Estadual

Leia mais

Introdução à Lógica Nebulosa

Introdução à Lógica Nebulosa Distancia Angulo Gerador de Sinal Controlador Nebuloso Osciloscópio 2.141e-016 Display Introdução à Lógica Nebulosa Álvaro Guarda Departamento de Computação Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade

Leia mais

Logica Difusa (Fuzzy( Fuzzy)

Logica Difusa (Fuzzy( Fuzzy) Logica Difusa (Fuzzy( Fuzzy) Patricia Tedesco e Germano Vasconcelos {pcart, gcv}@cin.ufpe.br Horários: 2 as e 4 as 14 às 16 Sala: D001 e D226 Página da Disciplina: www.cin.ufpe.br/~îf684/ec/2010-1/ 1 Introdução

Leia mais

CONTEÚDO LÓGICA FUZZY LÓGICA FUZZY LÓGICA FUZZY. Um dos componentes mais importantes de um sistema fuzzy é o Módulo de Regras.

CONTEÚDO LÓGICA FUZZY LÓGICA FUZZY LÓGICA FUZZY. Um dos componentes mais importantes de um sistema fuzzy é o Módulo de Regras. CONTEÚDO Introdução Introdução, Objetivo e Histórico Conceitos ásicos Definição, Características e Formas de Imprecisão Conjuntos Fuzzy Propriedades, Formas de Representação e Operações Lógica Fuzzy Relações,

Leia mais

Introdução. Sistemas Nebulosos (Fuzzy) Benefícios da Lógica Nebulosa. Introdução. Probabilidade e Possibilidade. Complexidade e Compreensão

Introdução. Sistemas Nebulosos (Fuzzy) Benefícios da Lógica Nebulosa. Introdução. Probabilidade e Possibilidade. Complexidade e Compreensão (Fuzzy) Introdução Benefícios da Lógica Nebulosa Conjuntos Nebulosos Variáveis Lingüísticas Operadores (Fuzzy) Raciocínio Etapas Conclusão Introdução Surgiu com Lofti Zadeh em 965. O boom foi nos anos

Leia mais

Sistema de Inferência Fuzzy baseado em Redes Adaptativas (ANFIS) Sistema de Inferência Fuzzy

Sistema de Inferência Fuzzy baseado em Redes Adaptativas (ANFIS) Sistema de Inferência Fuzzy Redes Neurais Sistema de Inferência Fuzzy baseado em Redes Adaptativas (ANFIS) Sistema de Inferência Fuzzy Um Sistema de Inferência Fuzzy (SIF) é um tipo especial de Sistema Baseado em Conhecimento (SBC).

Leia mais

TP034-Tópicos Especiais de Pesquisa Operacional I

TP034-Tópicos Especiais de Pesquisa Operacional I TP034-Tópicos Especiais de Pesquisa Operacional I (Conjuntos Difusos Variáveis Linguísticas) Prof. Volmir Wilhelm Curitiba, Paraná, Brasil Introdução Técnicas convencionais de análise de sistemas são inadequadas

Leia mais

Sistemas difusos (Fuzzy Systems)

Sistemas difusos (Fuzzy Systems) Sistemas difusos (Fuzzy Systems) Victor Lobo Mestrado em Estatística e Gestão de Informação Ideia geral Conjunto das pessoas altas h Lógica clássica Sim ou Não: ou é, ou não é Probabilidades Sim, com uma

Leia mais

Lógica Fuzzy: Introdução a Lógica Fuzzy, exemplo da Gorjeta e ANFIS

Lógica Fuzzy: Introdução a Lógica Fuzzy, exemplo da Gorjeta e ANFIS Lógica Fuzzy: Introdução a Lógica Fuzzy, exemplo da Gorjeta e ANFIS 24 de outubro de 2013 Sumário I 1 Introdução 2 Propriedades 3 Variáveis linguísticas 4 Regras Fuzzy 5 Arquitetura 6 Exemplo Exemplo 1

Leia mais

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc. Saulo Popov Zambiasi (saulopz@gmail.com) Informação - ICPG - Criciuma - SC 1 Conceitos de Inteligência e Inteligência Artificial.

Leia mais

Sistema de Inferência Fuzzy. Prof. Juan Mauricio Villanueva

Sistema de Inferência Fuzzy. Prof. Juan Mauricio Villanueva Sistema de Inferência Fuzzy Prof. Juan Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br http://app.cear.ufpb.br/~juan/ 1 Introdução Lógica Fuzzy É uma ferramenta que permite capturar informações imprecisas,

Leia mais

Universidade Federal do Piauí Centro De Ciências Da Natureza Departamento De Matemática

Universidade Federal do Piauí Centro De Ciências Da Natureza Departamento De Matemática Universidade Federal do Piauí Centro De Ciências Da Natureza Departamento De Matemática Plano de trabalho Teoria dos Conjuntos Fuzzy como suporte de tomada de decisões Orientador: Jefferson Cruz dos Santos

Leia mais

LAB3 Controle nebuloso (VERSÃO PROVISÓRIA)

LAB3 Controle nebuloso (VERSÃO PROVISÓRIA) LAB3 Controle nebuloso (VERSÃO PROVISÓRIA) 3.1 Objetivo Esta experiência tem por objetivo a familiarição com a técnica de Controle Nebuloso (Fuzzy Control, em inglês). Para isso será contruído um controlador

Leia mais

Inteligência Artificial. Sistemas Inteligentes. Síntese baseada no cap.2 Sistemas Inteligentes da Solange Rezende

Inteligência Artificial. Sistemas Inteligentes. Síntese baseada no cap.2 Sistemas Inteligentes da Solange Rezende Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2017.html Inteligência Artificial Sistemas Inteligentes Síntese baseada no cap.2

Leia mais

Modelagem para previsão/estimação: uma aplicação Neuro-Fuzzy

Modelagem para previsão/estimação: uma aplicação Neuro-Fuzzy Proceeding Series of the Brazilian Society of pplied and Computational Mathematics, Vol., N., 0. Trabalho apresentado no XXXV CNMC, Natal-RN, 0. Modelagem para previsão/estimação: uma aplicação Neuro-Fuzzy

Leia mais

Fundamentos 1. Lógica de Predicados

Fundamentos 1. Lógica de Predicados Fundamentos 1 Lógica de Predicados Predicados e Quantificadores Estudamos até agora a lógica proposicional Predicados e Quantificadores Estudamos até agora a lógica proposicional A lógica proposicional

Leia mais

PROTÓTIPO DE UM CONTROLADOR DE TEMPERATURA BASEADO EM LÓGICA FUZZY UTILIZANDO UM MICRONTROLADOR

PROTÓTIPO DE UM CONTROLADOR DE TEMPERATURA BASEADO EM LÓGICA FUZZY UTILIZANDO UM MICRONTROLADOR PROTÓTIPO DE UM CONTROLADOR DE TEMPERATURA BASEADO EM LÓGICA FUZZY UTILIZANDO UM MICRONTROLADOR EDUARDO KLAUS BARG ORIENTADOR: MIGUEL ALEXANDRE WISINTAINER ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos

Leia mais

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A Inteligência Computacional (IC), denominada originalmente de Inteligência Artificial (IA), é uma das ciências

Leia mais

CONJUNTOS NEBULOSOS. Formatos dos Conjuntos

CONJUNTOS NEBULOSOS. Formatos dos Conjuntos CONJUNTOS NEBULOSOS Conjuntos Crisp x Nebulosos Definição Representação Propriedades Formatos Operações Hedges Formatos dos Conjuntos A função verdade de um conjunto fuzzy representa as propriedades semânticas

Leia mais

Aula 6 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 6 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 6 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Inteligência Artificial Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Curso: Inteligência Artificial Página web: http://nayatsanchezpi.com Material: Livro texto: Inteligência Artiicial, Russell & Norvig, Editora Campus.

Leia mais

MATRIZES - PARTE Definição e Manipulação de Matrizes AULA 21

MATRIZES - PARTE Definição e Manipulação de Matrizes AULA 21 AULA 21 MATRIZES - PARTE 1 21.1 Definição e Manipulação de Matrizes Sabemos como definir variáveis de um novo tipo de dados, denominado vetor, que representam seqüências de valores de um mesmo tipo. Por

Leia mais

Aula 02 Introdução à Lógica. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 02 Introdução à Lógica. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 02 Introdução à Lógica Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Agenda da Aula Conceitos Iniciais sobre Lógica; Argumento; Inferência; Princípios. Contextualização: Situação

Leia mais

Conteúdo: Sistemas Fuzzy Fuzzifier Inferência Regras Máquina de Inferência Defuzzifier

Conteúdo: Sistemas Fuzzy Fuzzifier Inferência Regras Máquina de Inferência Defuzzifier Conteúdo: Sistemas Fuzzy Fuzzifier Inferência Regras Máquina de Inferência Defuzzifier Sistemas fuzzy A inferência fuzzy é um paradigma computacional baseado na Teoria de conjuntos fuzzy, regras de inferência

Leia mais

Sistemas Especialistas (SE)

Sistemas Especialistas (SE) Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Sistemas Especialistas (SE) Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Inteligência Computacional Aplicada. O que é Inteligência Computacional? Áreas de Aplicação Algoritmos Genéticos

Inteligência Computacional Aplicada. O que é Inteligência Computacional? Áreas de Aplicação Algoritmos Genéticos Inteligência Computacional Aplicada Resumo O que é Inteligência Computacional? Áreas de Aplicação Algoritmos Genéticos O que é Inteligência Computacional? Técnicas e sistemas computacionais que imitam

Leia mais

Construção de uma metodologia difusa na aplicação de medidas sócio-educativas ao menor infrator

Construção de uma metodologia difusa na aplicação de medidas sócio-educativas ao menor infrator Construção de uma metodologia difusa na aplicação de medidas sócio-educativas ao menor infrator A Matemática Nebulosa é uma tentativa de aproximar a precisão característica da Matemática à inerente imprecisão

Leia mais

Variáveis Linguísticas CONTEÚDO. Variáveis Linguísticas. Variáveis Linguísticas. Formalismo: caracterizada por uma

Variáveis Linguísticas CONTEÚDO. Variáveis Linguísticas. Variáveis Linguísticas. Formalismo: caracterizada por uma ONTEÚDO Introdução Introdução, Objetivo e Histórico onceitos ásicos Definição, aracterísticas e Formas de Imprecisão onjuntos Fuzzy, Formas de Representação e Operações Lógica Fuzzy Relações, omposições,

Leia mais

Matemática Básica Noções Básicas de Operações com Conjuntos / Conjuntos Numéricos

Matemática Básica Noções Básicas de Operações com Conjuntos / Conjuntos Numéricos Matemática Básica Noções Básicas de Operações com Conjuntos / Conjuntos Numéricos 02 1. Noção intuitiva de conjunto Intuitivamente, entendemos como um conjunto: toda coleção bem definida de objetos (chamados

Leia mais

Complemento III Noções Introdutórias em Lógica Nebulosa

Complemento III Noções Introdutórias em Lógica Nebulosa Complemento III Noções Introdutórias em Lógica Nebulosa Esse documento é parte integrante do material fornecido pela WEB para a 2ª edição do livro Data Mining: Conceitos, técnicas, algoritmos, orientações

Leia mais

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido.

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2011.12 Cap1 Lógica pg 1 I- Lógica Informal Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Afirmação

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial Edirlei Soares de Lima INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução O Que é Inteligência Artificial? [Winston, 1984]: "Inteligência artificial é o estudo das ideias que

Leia mais

Inteligência Computacional para Jogos Eletrônicos

Inteligência Computacional para Jogos Eletrônicos Inteligência Computacional para Jogos Eletrônicos Papéis da IA em Jogos Adversários Aliados Personagens de apoio NPC s (Non-player Character) Comentaristas Controle de câmera Geração de fases Nivelamento

Leia mais

Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Ciência da Computação (Machine Learning) Aula 01 Motivação, áreas de aplicação e fundamentos Max Pereira Nem todo conhecimento tem o mesmo valor. O que torna determinado conhecimento mais importante que

Leia mais

Fundamentos 1. Lógica de Predicados

Fundamentos 1. Lógica de Predicados Fundamentos 1 Lógica de Predicados Predicados Estudamos até agora a lógica proposicional Predicados Estudamos até agora a lógica proposicional A lógica proposicional têm possibilidade limitada de expressão.

Leia mais