GRUPO DE TRABALHO 1 GÊNERO, CORPO, SEXUALIDADE E SAÚDE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GRUPO DE TRABALHO 1 GÊNERO, CORPO, SEXUALIDADE E SAÚDE."

Transcrição

1 1 GRUPO DE TRABALHO 1 GÊNERO, CORPO, SEXUALIDADE E SAÚDE. PERCEPÇÕES DO UNIVERSO MASCULINO DAS CAMADAS MÉDIAS URBANAS DO RIO DE JANEIRO SOBRE AFETIVIDADE, GÊNERO E FAMÍLIA: A QUESTÃO DA PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO. Victoria Romeo Tomaz

2 2 PERCEPÇÕES DO UNIVERSO MASCULINO DAS CAMADAS MÉDIAS URBANAS DO RIO DE JANEIRO SOBRE AFETIVIDADE, GÊNERO E FAMÍLIA: A QUESTÃO DA PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO. Victoria Romeo Tomaz 1 Resumo: Na sociedade contemporânea as questões relacionadas à família tem apontado para uma reconfiguração da organização familiar e as formas de conjugalidade, modificando as relações conjugais e flexibilizando as representações de papéis de gênero (THERBORN, 2006 BAUMAN, 2004 GIDDENS, 2003). O objetivo do trabalho é mostrar como essas mudanças estão sendo vivenciadas através da percepção do universo masculino de camadas médias do Rio de Janeiro. Quais as representações masculinas sobre o modelo ideal de união, como (e se) esse modelo tem sido aplicado as suas vidas. Nesse contexto podemos perceber permanência da dominação masculina? Como a representação do papel de homem influencia e é influenciada na percepção masculina. A metodologia utilizada aproxima o debate entre as análises quantitativas e as qualitativas utilizando os dois tipos de análise. Composto por duas diferentes fontes de dados, a pesquisa quantitativa Gênero, trabalho e família realizada em 2003, e uma pesquisa qualitativa com entrevistas. Pode ser destacado como conclusão prévia da pesquisa que apesar das mudanças e novas formas de organização da família, continua sendo identificado um padrão nas relações de gênero, onde o homem assume posição dominante, realizando atividades de produção, enquanto as mulheres realizam tarefas domésticas, cuidando da casa e dos filhos, assumindo uma posição menos valorizada na esfera social ainda que as contribuições de renda dentro do universo doméstico sejam próximas. Evidencia-se também a instabilidade e a fragilidade sentida pelos entrevistados que apontam uma maior inconstância e instabilidade das relações atuais quando comparadas às relações de outras épocas. A oportunidade mais fácil da troca de companheira ou companheiro, a rapidez dos acontecimentos, a falta de exigência dos parceiros um para com o outro, tudo isso vai de encontro com os frágeis relacionamentos da líquida sociedade pós-moderna descritos por Bauman (2004) onde você pede menos, aceita menos, e assim a hipoteca a resgatar fica menor e o prazo de resgate, menos desestimulante. 1 Victoria R. Tomaz é aluna do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro PPCIS/UERJ.

3 3 Introdução: A questão da família e a organização familiar, as novas formas de conjugalidade 2 e a masculinidade vêm sendo estudadas por diversos autores (Göran Therborn, Pierre Bourdieu, Zygmunt Bauman, François de Singly, Anália Torres, Anthony Giddens). Nesses estudos pode ser destacada a conclusão de que o processo de individuação do mundo moderno ou pós-moderno (BAUMAN, 2000), vem reconfigurando a organização familiar e as formas de conjugalidade, flexibilizando deste modo as representações de papéis de gênero. No contexto moderno, os conceitos de família e casamento por vezes não se aplicam mais às novas conjugalidades, onde o modelo nuclear conjugal dominante, dá espaço a diferentes formas de relação e união entre os sexos, além de proliferarem as relações imediatas, diferentes experiências de amor marcadas pela instantaneidade, o que contribuiu para o surgimento de novas formas de interação nas relações de gênero. Apesar dessas mudanças, novas formas de organização da família no Brasil e em grande parte do mundo ocidental, usualmente identifica-se um padrão nas relações de gênero, onde o homem assume posição dominante, realizando atividades de produção, sendo o provedor da família, enquanto as mulheres realizam tarefas domésticas, cuidando da casa e dos filhos, e ainda que trabalhe fora e tenha renda individual, acaba assumindo uma posição menos valorizada na esfera social. Podemos perceber através das relações familiares e da organização da vida doméstica, diversas formas de interação e construção da vida social como um todo. A partir das vivências em família, pode se perceber os conflitos entre tradição e modernidade, os espaços definidos na socialmente para o homem e para a mulher, o que é ser homem e o que é ser mulher na contemporaneidade, os valores dessas relações transmitidos para as gerações futuras e o que a sociedade impõe como valores que dificultam ou facilitam a vida doméstica, havendo assim um confronto entre individualidade e conjugalidade. Procurando entender melhor as questões sobre as relações de poder dentro das relações de gênero, que são afetadas pelas novas formas de organização familiar e pela flexibilização dos arranjos conjugais, o objetivo da pesquisa onde se insere este presente trabalho é mostrar como essas questões são vivenciadas, através da percepção do universo masculino nas camadas médias urbanas do Rio de Janeiro, se há uma redefinição ou continuidade dos papéis sociais da mulher e do 2 Entendendo conjugalidade como identidade conjugal única, quando dois indivíduos de diferentes identidades e experiências possuem desejo conjunto, estabelecendo um projeto de vida a dois, assim, dois indivíduos com preocupações e percepções, anseios e vivências diferentes que passam a definir um modelo de casal.

4 4 homem nas esferas pública e privada, e como o consumo familiar reflete essas representações de papéis de gênero. Discutir essa flexibilização dos arranjos conjugais a partir da visão do homem, inova, ao apresentar a visão do universo masculino, usualmente entendida e julgada como imutável, ajuda a esclarecer questões sobre as relações humanas na atualidade. Qual a importância do indivíduo frente ao casal, qual a interferência do trabalho feminino, como o dinheiro recebido pelo homem e pela mulher é utilizado como mecanismo de individualização, autonomia da mulher e poder masculino. Conjugalidades, família, e masculinidade na sociedade contemporânea: A partir do contato com pesquisas que vem sendo realizadas por diferentes autores acerca dos temas concernentes à família, casamento, relações conjugais e questões derivadas destes temas foi possível conhecer diferentes vertentes da produção do pensamento no que diz respeito as relações afetivas na atualidade e conjugá-las aos dados das pesquisas quantitativa e qualitativa com a finalidade de compor um trabalho analítico e objetivo sobre a percepção do universo masculino relativo a essas relações e suas conseqüências para a família no Brasil. Apesar de diversas bibliografias apresentarem mudanças no que diz respeito às formas de organização familiar através dos tempos e até mesmo novidades nas relações de poder dentro das relações de gênero, com destaque para a perda de poder do homem frente à mulher, ainda se percebe que o padrão tradicional nuclear 3 se mantêm, mesmo havendo mudanças, estas não alteram profundamente o padrão da família brasileira (THERBORN, 2006), entretanto apresentam alterações de grande importância tais como: aumento de famílias monoparentais e de casais compostos do mesmo sexo, declínio da referência de poder do patriarcado, redução de tamanho da família e a tendência cada vez maior da composição de relações orientadas por escolhas afetivas (BAUMAN, 2004). Therborn argumenta que as mudanças ocorridas não foram lineares em todos os sistemas mundiais estudados por ele, e que apesar de significativas, a maior parte não trouxe transformações para o sistema familiar, salvo exceções como a diminuição do poder e da legitimidade do patriarcado, de Singly concorda com esse argumento apontando que, ainda que no Ocidente haja uma tendência homogeneizadora o que podemos presenciar através dos valores individualistas e 3 Talcott Parsons elabora na década de 1950 um modelo baseado em papéis sexuais. O papel é um modelo prédefinido que permite ao indivíduo reagir desempenhando funções institucionalizadas, e antecipadas pelo seu meio social. A integração da personalidade no sistema social é realizada pela família que opera e interage mediada pelos papéis.

5 5 nos efeitos da redução da fertilidade e da natalidade - não se deve desconsiderar as diferenças existentes e as reinvenções possíveis dessas diferenças e das relações de gênero. Mesmo considerando mudanças no que diz respeito as relações nas relações sociais, para Bauman, as relações de poder continuam presentes, bem como a dependência do individuo em relação a sociedade, mesmo com a influência exercida pela modernidade sobre os relacionamentos interpessoais. De Singly caminha na mesma direção ao colocar a família entre o indivíduo e o Estado, destacando que a família contemporânea possui grande dependência em relação ao Estado, ao passo que se torna cada vez mais independente dos grupos de parentesco. Bauman tal qual Bourdieu sugere que as interações afetivas e sexuais estão pautadas em questões de ordem social e cultural. São assim socialmente produzidas, até mesmo a desigualdade hierárquica de gênero. Em relação a essa desigualdade, Bourdieu discorre sobre a dominação masculina, que estabelece a definição de dois territórios opostos e separados por fronteiras sociais e culturais que acabam por criar modelos de papéis feminino e masculino. Esses modelos tem como base a dicotomia dos papéis sexuais familiares, associados à valores e normas e as diferentes funções desempenhadas e atribuídas ao homem e a mulher. Historicamente o valor associado ao papel do homem é maior do que o da mulher, cabendo ao homem o trabalho remunerado fora do ambiente doméstico e a provisão da família, associado assim a esfera pública, e a mulher os cuidados com a casa, com o marido e com os filhos, atividades voltadas para o espaço privado. Essa desigual divisão de funções e atribuições acaba por legitimar a dominação masculina (BOURDIEU,1998). Uma vez que o homem, marido e pai, sendo o provedor da casa garante o papel de chefe de família e geralmente as decisões acerca da organização e do funcionamento da casa acaba por ficar por conta dele. Nesse sentido, de Singly parece concordar com a posição de Bourdieu e aponta diferentes graus da dependência feminina, mas também aponta diferentes faces dessa dominação, ressaltando algumas mudanças, como o declínio da autoridade do marido. Na questão relativa a autonomia do indivíduo e a centralidade das relações pautadas na afetividade, Therborn alega que os indivíduos tem conseguido conciliar a busca de autonomia individual com uma concreta dependência familiar, desta forma, a revolução sexual não teria diminuído a ânsia por laços emocionais profundos, exclusivos e duradouros. François de Singly corrobora a afirmação através de sua divisão das famílias modernas 1 e 2, que assinalam a construção de uma lógica de grupo, centrada no amor e na afeição e ao afirmar que sentimentos e satisfações deverão agora ser considerados como motivadores principais da união conjugal, ao invés de bens e tratos entre famílias. A teoria de Bauman, que considera o amor como algo sem historia própria, necessitando assim de indivíduos e sociedades que vivenciem o sentimento, vai de encontro a essa idéia. Porém, ao investigar a flexibilização das relações humanas e ao avaliar essa

6 6 flexibilização, aponta que ela têm contribuído para gerar níveis cada vez mais intoleráveis de insegurança, constatando que a atual líquida sociedade pós-moderna se caracteriza por uma intensa fragilidade dos laços humanos. Esses estudos apresentam algumas limitações, cada um inserido em sua especificidade, objetivo e questões a serem discutidas, abordam diferentes ângulos dos grandes temas a serem pesquisados neste trabalho: A percepção masculina sobre a família e os arranjos afetivos conjugais do Brasil contemporâneo, as relações afetivas e de poder entre gêneros, que orientarão as escolhas para a composição dessas famílias na atualidade. A grande quantidade de estudos contemporâneos relacionados a esses temas ressalta a necessidade de se continuar a pesquisá-lo. Torna-se assim, de suma importância pesquisar as percepções e representações de gênero dentro do universo familiar para através deste, expor, como vêm sendo estabelecidas as relações de poder e gênero, os conflitos entre tradição e modernidade, os espaços definidos na sociedade para o homem e para a mulher, o que é ser homem e o que é ser mulher na sociedade contemporânea. Metodologia: A confluência entre as análises que focam a diversidade e as mudanças da estrutura e as análises que enfatizam o lugar de valor que a família ocupa numa dada sociedade ou grupo social, requer uma maior proximidade e debate entre as análises quantitativas e as qualitativas. Utilizando os dois tipos de análise, no sentido de buscar resultados mais abrangentes e significativos esse trabalho se constitui por duas diferentes fontes de dados, a primeira fonte é a pesquisa quantitativa Gênero, trabalho e família realizada em 2003, de coordenação das professoras Clara Araújo (UERJ) e Celi Scalon (UFRJ), que teve como base institucional o Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) e o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Para realização dessa pesquisa foi utilizado um Survey aplicado em 195 municípios de 24 Estados brasileiros a uma amostra de 2 mil indivíduos o que coloca a pesquisa como representativa da sociedade brasileira. Do total dos indivíduos do sexo masculino entrevistados, trabalharemos aqui com grupos divididos por escolaridade, estado civil e presença ou não filhos, além de levar em conta a idade, o que vai nos situar melhor acerca da situação de vida, ou seja, o estágio de vida no qual o indivíduo se encontra. Os resultados foram analisados a partir do tratamento dessas variáveis e das respostas dadas a questões de opinião da pesquisa, com frases de afirmações que os pesquisados responderam se concordavam ou discordavam. Os homens foram divididos pelas seguintes faixas etárias: 343

7 7 indivíduos têm idade entre 18 e 29 anos, 231 entre 30 e 39 anos, 173 entre 40 e 49 anos e 237 indivíduos têm 50 anos ou mais. Para a construção das faixas etárias levou-se em consideração o momento de vida desses indivíduos, o início da idade adulta, o estabelecimento desta nova fase, a faixa da maturidade e a terceira idade. A idéia é comparar as diferentes faixas etárias e buscar estimar quanto a variável idade influencia nas percepções dos indivíduos. A variável escolaridade foi analisada através de anos de acesso e freqüência ao estudo, assim sendo, 285 entrevistados estão na faixa de sem instrução a 3 anos, 313 indivíduos declararam ter de 4 a 7 anos de estudo, 149 de 8 a 10 anos, 189 de 11 a 14 e finalmente 48 homens que disseram ter 15 anos ou mais de estudo. Para efeito de análise, os homens foram agrupados nessas cinco faixas de instrução na tentativa de sintetizar as informações em relação a escolaridade, mas também não deixando de levar em consideração essa variável que é significante para a análise, uma vez que podemos constatar se há diferença de opinião entre homens com distintos graus de instrução. Essas três variáveis serviram para construir análises divididas em três diferentes blocos de temas, sendo eles: (i) percepção do homem acerca da mulher na sociedade e da participação da mulher no mercado de trabalho; (ii) opinião masculina acerca da infidelidade, divórcio e suas conseqüências, onde através das respostas podemos aferir as percepções sobre a dominação masculina, (iii) a questão da felicidade individual relacionada à vida conjugal, este último com objetivo de aferir se a atual situação vivenciada é a situação desejada, buscando saber o que pensam os homens sobre se o fato de estar solteiro é questão de opção ou não. Por questão de espaço, me aterei neste artigo apenas ao primeiro bloco que será apresentado e discutido a seguir. Para a parte qualitativa, com o objetivo de contemplar a diversidade existente entre o universo masculino da cidade do Rio de Janeiro, foram entrevistados dez homens com perfis distintos. Como instrumento de coleta de dados tem-se entrevistas e depoimentos espontâneos a partir de questões abertas aplicadas aos interlocutores. Percepção masculina acerca da mulher na sociedade e da participação da mulher no mercado de trabalho Com a finalidade de analisar a representação do papel da mulher e em especial a presença da mulher no mercado de trabalho, optou-se por analisar as respostas (concorda ou discorda) dos indivíduos às seguintes afirmativas da pesquisa Gênero, trabalho e família : Homem deve ganhar dinheiro e mulher cuidar da casa; Crianças sofrem mais quando a mãe trabalha; Vida familiar fica prejudicada se a mulher trabalha tempo integral; Maioria das mulheres querem ter lar e filhos;

8 8 Dona de Casa: tão gratificante quanto trabalhar fora; Atividade profissional: importante para se sentir feliz. As afirmativas dizem respeito à questão do papel da mulher na vida privada e na vida pública, além de dar margem a comparação entre os papéis feminino e masculino através da ultima pergunta onde os indivíduos responderam sobre a importância da atividade profissional na vida do (qualquer) indivíduo. No que diz respeito à questão da mulher no mercado de trabalho, podemos constatar que apesar da maioria declarar que a atividade profissional é importante para a felicidade do indivíduo, 95,7% dos homens que são pais e declararam viver com companheira, por exemplo, responderam que concordam que a atividade profissional seja um fator importante para a felicidade individual, 88,3% dos homens de mesmo grupo consideram que a criança sofre quando a mãe trabalha fora. No caso dos que disseram estar solteiros e não possuem filhos, o percentual de concordância nesta questão Crianças sofrem mais quando a mãe trabalha foi de 83,9%, enquanto o percentual dos que vivem conjugalmente, mas tem filhos foi de 79,3% o que explicita que a condição de ser pai exerce influência, na opinião sobre o papel de mulher e mãe das companheiras. Em relação a escolaridade, o percentual não varia muito até a faixa dos que tem entre 8 a 10 anos de instrução (variando de 87,7% a 86,6%), mas a partir da faixa seguinte (11 a 14 anos de instrução 79,9%) a principalmente na última faixa, de 15 anos ou mais de estudo (75%), a concordância dos homens é menor, o que demonstra uma relação entre a escolaridade e a opinião sobre o trabalho feminino. Indivíduos com maior número de anos de estudo conseguem aceitar mais a mulher, mãe e profissional, porém, conforme podemos perceber no quadro comparativo 1, todos os percentuais de concordância em todos os níveis de escolaridade, situação conjugal e presença de filhos em relação a essa questão são altos. Essa constatação pode ser feita também quando analisamos a concordância da afirmativa Vida familiar é prejudicada se a mulher trabalha tempo integral, mais uma vez destaca-se que a presença de filhos é decisiva na opinião dos homens, sendo fator determinante para que os companheiros acreditem que suas companheiras devam se dedicar mais a casa e a família, em detrimento de uma atividade profissional. Os que possuem filhos concordam mais com a afirmação do que os que não possuem, independente da situação conjugal na qual se encontram, isto é, mesmo os pais solteiros ou separados, concordaram mais (70,5%) do que os indivíduos na mesma situação conjugal, porém sem filhos (65,9%). Em relação a escolaridade desses indivíduos, há um decrescimento linear das porcentagens de concordância de opinião desde os sem instrução a 3 anos de estudo (73,3%) até os que possuem de 11 a 14 anos de instrução (61,4%). Vale ressaltar que 62,5% dos entrevistados

9 9 com 15 anos ou mais de estudo, 1,1% a mais do que a faixa anterior afirmou concordar que é prejudicial a vida familiar o fato da mulher trabalhar tempo integral. Em relação a afirmativa de que a vida familiar fica prejudicada se a mulher trabalha tempo integral, podemos aferir através dessas informações, uma tendência dos homens a acreditar que as mulheres devam ficar em casa ao menos parte do dia se dedicando a cuidar da casa e dos filhos, quando os têm. Mesmo valorizando a atividade profissional de forma geral tanto para homens, quanto para mulheres, eles enxergam que a mulher tem mais obrigações para com a família do que os homens, fazendo com que a cobrança em relação ao tempo de trabalho feminino seja maior do que o masculino. Como se a família fosse ser menos prejudicada com o homem trabalhando integralmente, enquanto a companheira pode negociar mais facilmente sua felicidade profissional em benefício da vida familiar. O decréscimo na porcentagem de concordância a partir das faixas de escolaridade também pode ser verificado na afirmativa Homem deve ganhar dinheiro e mulher deve cuidar da casa, variando de 71,6% dos sem instrução a 3 anos até 16,7% dos que possuem 15 anos ou mais de instrução. Neste caso, evidencia-se que perguntas mais diretas a cerca da mulher no mercado de trabalho são respondidas demonstrando mais tolerância em relação à situação, principalmente quando comparadas a outra afirmativa Dona de casa é tão gratificante quanto trabalhar fora onde 69,8% dos sem instrução a 3 anos, 57,7% dos que possuem 8 a 10 anos de estudo e 43,8%, quase a metade, dos que estudaram por 15 anos ou mais afirmam concordar com a frase. O alto percentual dos homens em relação a escolaridade nesta afirmativa também se verifica quando analisamos a situação conjugal e a presença de filhos. Em todas as situações, o grau de concordância é de mais de 50%, o que sugere que mesmo que os homens digam acreditar que a mulher não deva se dedicar a apenas cuidar da casa deixando para o homem a obrigação de ganhar dinheiro, grande parte destes mesmos entrevistados concorda que a função de dona-de-casa é gratifica tanto como exercer uma atividade profissional fora do ambiente doméstico. A maioria dos homens independente de escolaridade e situação conjugal também apresenta elevados índices de concordância em relação a afirmativa Maioria das mulheres quer ter lar e filhos, ocorre novamente o decréscimo de porcentagens de concordância variando a cada faixa de escolaridade, desde 74% dos sem instrução a 3 anos até 50% dos que possuem 15 anos ou mais de estudo. Quando analisamos em relação a situação conjugal e a presença de filhos, percebe-se que os que vivem com companheira possuindo ou não filhos tendem a concordar mais com a afirmativa (70,6% e 70,7%), enquanto os que declararam não viver conjugalmente apresentam percentuais menores (67,4% dos que são pais e 62,3% dos que não possuem filhos).

10 Quando consideramos as faixas etárias, para todas as questões relativas a representação do papel da mulher na sociedade, os homens mais velhos (de 50 anos ou mais) tendem a uma posição mais tradicional, apesar de também considerarem a atividade profissional importante para um indivíduo ser feliz (95,8%), também acreditam que Dona de Casa: Tão gratificante quanto trabalhar fora (71,7%) e que a vida familiar fica prejudicada se a mulher trabalha fora em tempo integral (75,9%). Já os mais novos, com idade entre 18 e 29 anos, concordaram menos com as afirmativas, em relação a questão do trabalho da mulher em tempo integral prejudicar a família, 63,6% concordaram, bem como 55,1% na questão da gratificação por ser dona de casa. Desta forma evidencia-se uma tendência de que os jovens aceitarem melhor (ou estarem mais acostumados também) o fato das mulheres exercerem atividade fora do ambiente doméstico, isto é, de forma geral a representação dos papéis de gênero vêm sendo modificadas, mas como podemos constatar a partir do quadro comparativo a seguir, o tradicionalismo ainda é muito expressivo. O quadro a seguir apresenta uma comparação da concordância de diferentes variáveis pesquisadas acerca da percepção do homem no que diz respeito a mulher na sociedade e a participação da mulher no mercado de trabalho. QUADRO 1 Concordância (em %) das afirmativas relacionadas à mulher na sociedade e participação da mulher no mercado de trabalho: ESCOLARIDADE Homem ganhar dinheiro e mulher cuidar da casa. Crianças sofrem mais quando mãe trabalha Vida familiar prejudicada: Mulher trabalha tempo integral Maioria das mulheres quer ter lar e filhos Dona de Casa: Tão gratificante quanto trabalhar fora Atividade profissional: Importante para se sentir feliz Sem instrução a 3anos 71,6% 87,7% 73,3% 74,0% 69,8% 91,9% 4 a 7 anos de instrução 61,0% 89,5% 71,9% 72,2% 62,3% 94,2% 8 a 10 anos de instrução 42,3% 86,6% 67,8% 69,1% 57,7% 93,3% 11 a 14 anos de instrução 22,8% 79,9% 61,4% 54,5% 51,3% 96,8% 15 anos ou mais 16,7% 75,0% 62,5% 50,0% 43,8% 100,0% SITUAÇÃO Homem Crianças Maioria Dona de ganhar sofrem Vida familiar das Casa: Tão dinheiro mais prejudicada: mulheres gratificante e mulher quando Mulher trabalha quer ter lar quanto cuidar da mãe tempo integral e filhos trabalhar fora casa. trabalha Atividade profissional: Importante para se sentir feliz Vive e tem filhos 43,7% 88,3% 70,8% 70,6% 65,9% 95,7% Vive e não tem filhos 29,2% 79,3% 67,2% 70,7% 58,6% 87,9% Não vive e tem filhos 38,6% 82,9% 70,5% 67,4% 55,8% 93,0% Não vive e não tem filhos IDADE 31,8% 83,9% 65,9% 62,3% 53,5% 93,4% Homem ganhar dinheiro e mulher cuidar da casa. Crianças sofrem mais quando mãe trabalha Vida familiar prejudicada: Mulher trabalha tempo integral Maioria das mulheres quer ter lar e filhos Dona de Casa: Tão gratificante quanto trabalhar fora Atividade profissional: Importante para se sentir feliz ,6% 83,7% 63,6% 60,6% 55,1% 93,9% ,9% 88,3% 68,8% 68,8% 56,7% 92,6% 10

11 ,2% 85,0% 71,7% 66,5% 62,4% 94,8% 50 ou + 66,7% 87,8% 75,9% 78,1% 71,7% 95,8% Fonte: Pesquisa Gênero, trabalho e família (2003) Percepção do homem acerca da mulher na sociedade e da participação da mulher no mercado de trabalho: Análise das entrevistas Com a finalidade de encontrar respostas, novas hipóteses ou ainda continuidade de padrões das questões da pesquisa quantitativa analisada, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de entrevistas com dez homens de diferentes famílias de camadas médias urbanas do Rio de Janeiro, a totalidade dos indivíduos possui renda individual igual ou superior a R$2.000,00, têm nível educacional superior cursando ou completo, são moradores das regiões do grande Méier, grande Tijuca, Barra da Tijuca, e bairros da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, todos os entrevistados se auto-classificaram como elementos da classe média. O fato do conjunto dos entrevistados possuir renda individual elevada quando comparados a média dos moradores da cidade, deu-se aleatoriamente, porém, é necessário ressaltar esta ocorrência, uma vez que, dito isso estaremos trabalhando com um grupo específico da sociedade, classes médias urbanas. Em relação à escolaridade, optou-se por centralizar as entrevistas em indivíduos com nível superior. Desta forma, pode se realizar uma análise comparativa entre indivíduos com alta escolaridade, focando assim a percepção da masculinidade através de indivíduos de classe sócioeconômica e grau de instrução semelhantes. As entrevistas foram realizadas entre os meses de Julho e Agosto de Os informantes foram divididos em dois grupos através do fato de declararem viver ou não conjugalmente com companheira. O grupo A é composto de cinco indivíduos que declararam não viver atualmente com companheira, sendo: Um indivíduo de 35 anos sem filhos, um indivíduo de 53 anos sem filhos, um indivíduo de 26 anos que possui uma filha, um individuo de 52 anos que já foi casado e atualmente não vive com companheira e não tem filhos, um indivíduo de 54 anos que já foi casado e atualmente não vive com companheira e possui um filho. E grupo B é composto por cinco homens que declararam viver conjugalmente com companheira atualmente, sendo: Um indivíduo de 25 anos, um de 28 anos e um de 43 anos, todos sem filhos, um indivíduo de 38 anos que possui duas filhas e um indivíduo de 47 anos que possui um filho. Pesquisar indivíduos de diferentes faixas etárias pode apontar através de uma perspectiva histórica e comparativa, quais as diferenças entre as diferentes gerações, como diferentes homens com idades entre 25 e 54 anos percebem e sentem as mudanças surgidas com o passar do tempo,

12 12 como eram e como são as visões masculinas em relação aos conceitos de casamento e família, e os diferentes papéis desempenhados por homens e mulheres na sociedade. O trabalho de campo foi desenvolvido em locais previamente agendados com os entrevistados, havendo preferência pela casa dos mesmos, uma vez que no ambiente doméstico, além do entrevistado ficar mais a vontade para falar, pode haver uma maior percepção do núcleo familiar do pesquisado por parte do pesquisador, objetivando remontar as experiências afetivas desses indivíduos e recolher dados acerca da sua percepção da masculinidade e das diferenças entre contextos temporais distintos. Buscando no presente trabalho refletir sobre a masculinidade enquanto construção de gênero, aproximando-se assim da idéia de contexto de produção de masculinidades, considerando as matrizes culturais e históricas dos sujeitos, foi possível verificar entre os sujeitos, a permanência de alguns dos elementos que configuram a masculinidade hegemônica, incorporando e legitimando o patriarcado, e garantindo a posição dominante dos homens no contexto da família. Percebe-se também que a hegemonia se mantém uma vez que há uma percepção acerca da vivência em sociedade que ainda inferioriza a mulher, colocando-a como de menor valor segundo os padrões culturais e institucionais como a família, a escola, o estado, entre outros (BOURDIEU,1998). Considerando a cultura como um sistema de símbolos e significados partilhados entre os atores, membros do sistema cultural que define a vida, não através de sua materialidade, mas de acordo com um sistema simbólico (LARAIA, 1986). Desta forma, o modo de ver o mundo, as críticas de ordem moral, bem como os julgamentos de valor e os diferentes comportamentos sociais são produtos de herança cultural. Essa concepção do homem enquanto resultado do meio cultural no qual vive é significante para a discussão que se segue, uma vez que em nosso comportamento estão inscritos os conhecimentos, experiências e outros elementos culturalmente herdados pelo homem. Gênero e sexo, por exemplo, constituem duas esferas distintas das experiências humanas. O sexo pode ser definido pelas características físicas do aparelho reprodutor, enquanto o gênero envolve uma série de outros significados culturais atribuídos a essas diferenças biológicas. Significados que ao longo do tempo variam em uma cultura, entre uma cultura e outra, e até mesmo, ao longo da vida de um indivíduo. Por conta desse dinamismo, ao gênero são atribuídas características distintas de papéis sociais, que resultam em comportamentos específicos do gênero masculino e feminino. Nas questões relativas à representação da masculinidade, isto é, naquelas cujo foco era a opinião dos entrevistados, estes responderam com calma e tranqüilidade, contando histórias e dando alguns exemplos. Apenas um entrevistado se restringiu a responder exatamente aquilo que foi perguntado.

13 A idéia dessas questões era apreender opiniões e sentimentos dos sujeitos acerca do que é ser homem e de como o homem deve agir captando, no ideário dos entrevistados, a sua representação. No que diz respeito a questão de quem é a mulher para o homem contemporâneo, podemos sugerir uma padronização das respostas no que diz respeito à opinião dos interlocutores sobre a questão da mulher, esposa e mãe, exercer atividade fora do ambiente doméstico. Os homens que são filhos de mães donas de casa, isto é, mães que durante a criação dos filhos não trabalharam fora de casa, tendem a preferir que suas esposas também não trabalhem, ou trabalhem apenas meio período, enquanto os homens cujas mães exerciam alguma atividade remunerada fora do ambiente doméstico, dizem acreditar ser melhor para a mulher e para a família que ela trabalhe fora. Alguns dos entrevistados incorporaram o princípio de igualdade entre homens e mulheres (Durkheim em TORRES, 2001), assim, para eles, tanto das tarefas domésticas quanto da criação dos filhos o homem deve participar, dividindo-as com as mulheres, ainda que, para alguns, haja funções próprias do homem e outras próprias das mulheres, como por exemplo a aparente conclusão através da análise das respostas, de que a responsabilidade para com os filhos é entendida pelos homens como tarefa primordialmente da mãe, alguns apontam que isso ocorre pela ligação entre mãe e filho. Acho que pode prejudicar a criança, a casa também ficaria mais bem cuidada com a presença da esposa durante o dia. A criança precisa mais da mãe por perto, os filhos na verdade são da mãe. A ligação é muito maior. Minha mãe me criou com dedicação exclusiva e acho que isso foi muito bom. Mas acho que para a realização da mulher, pode-se passar por cima disso. Bancário, 53 anos, solteiro sem filhos. 13 Outros afirmam que a mãe se preocupa mais com a prole do que o pai. Essa situação pode ser geradora de conflitos para a vida conjugal, e provoca até mesmo a opção por não ter filhos: Hoje em dia, na minha casa não fica, pois ainda não temos filhos, com filho tudo se complica mais, mas por hora não pensamos em ter filhos, então ela trabalha sem preocupações. Estudante de Engenharia Civil, 25 anos, casado sem filhos. Um entrevistado apresenta postura mais radical em relação à mulher, esposa e mãe, trabalhar fora de casa e diz que o fato de sua mãe não ter trabalhado fora foi bom para a criação dele, por isso ele gostaria de proporcionar a mesma situação ao filho, aponta também que a mulher deve ter como objetivo principal o cuidado com a casa e os filhos, deixando assim a vida profissional como tarefa secundária na vida das mulheres. Atrapalha sim, é um objetivo (o trabalho) além do relacionamento e isso faz com que a mulher deixe de lado coisas importantes para a casa, principalmente quando há filhos. Minha mãe não trabalhava e eu preferia que meus filhos fossem criados da mesma forma. Advogado, 28 anos, casado sem filhos.

14 14 Há um desacordo de opiniões no que diz respeito à pergunta 6.2 do roteiro da pesquisa - Se você tivesse condições financeiras para sustentar todos os gastos da família, você iria propor a sua esposa que ela deixasse o trabalho? Alguns entrevistados se colocam totalmente contra a proposta, julgando importante que a mulher exerça atividade fora de casa, afirmaram que para eles hoje em dia, não existe mais a concepção do homem como o único provedor da casa. Sendo isso coisa do passado, homens e mulheres gozam do mesmo status e tem responsabilidades divididas, para estes se a mulher quer ter os mesmos direitos que os homens deve também ter os mesmos deveres com respeito ao provimento. Assim, evidencia-se não apenas novos olhares como também múltiplos significados para o ingresso de recurso proveniente do trabalho da mulher. Não, nunca iria propor isso a uma companheira minha. Acho importante que toda pessoa tenha uma ocupação, e se a mulher trabalha a renda do casal aumenta, a mulher que trabalha fora pode e deve ajudar nas despesas da casa. Se o que o homem recebe dá para as despesas simples, o que a mulher ganha pode entrar como um adicional para viagens, melhorias no dia-a-dia da casa. Engenheiro, 52 anos, separado sem filhos. Porém, determinados informantes apresentam em uma postura mais tradicionalista e patriarcalista (BOURDIEU, 1998): Claro que iria propor. Como propus e isso já foi feito, ela (a esposa) hoje em dia não trabalha mais tempo integral e a gente está bem mais feliz assim. Contribuo com a maior parte dos gastos, mas ela ajuda de vez em quando também, com coisas menores. Advogado, 28 anos, casado sem filhos. Acerca da divisão das tarefas domésticas, a maior parte dos entrevistados afirma dividir com suas companheiras as tarefas, porém, colocam algumas tarefas como sendo características do homem como, pagamento de contas, cuidar do carro, realizar pequenos consertos em casa e resolver os problemas financeiros da família, enquanto colocaram como tarefas mais propícias as mulheres funções como fazer compras no mercado, fazer a comida, cuidar da roupa e cuidar da arrumação da casa. Ao atribuírem à representação da masculinidade o papel dominante do homem, designando a eles tarefas de maior status, como o pagamento de contas ou o conserto de carro, colocando assim o homem como aquele que é mais influente na casa, aquele que tem responsabilidades frente à família, que tem frieza e racionalidade, os interlocutores subliminarmente atribuem o oposto à mulher. Desta forma, a mulher é dominada pelo homem, tem atitudes irresponsáveis, fica como mais emotiva e menos racional, o que reforça a teoria de Bourdieu em A dominação masculina.

15 Ao ser perguntado sobre a divisão das tarefas domésticas, um entrevistado se colocou de forma contraditória, mesmo dizendo que dividem bem as tarefas, apresenta diversos fatores que acabam deixando a maior parte das tarefas para a companheira. Ao ouvi-lo pareceu, e depois ele mesmo reconheceu, que pensar sobre essa questão é uma novidade para ele. Dividimos bem as tarefas, mas como eu chego mais tarde em casa ela acaba ficando com uma parte maior. Tem coisas que não sei fazer e ela acaba fazendo também... Classificaria como 30% eu e 70% ela. Bem, então ela faz bem mais que eu, né? (risos). Estudante de Engenharia Civil, 25 anos, casado, sem filhos. 15 Um panorama dos resultados encontrados A partir do tratamento dos dados da pesquisa quantitativa Gênero, trabalho e família, associado à análise das entrevistas de homens de diferentes perfis, pertencentes as camadas médias urbanas da cidade do Rio de Janeiro, contemplando parte das diferentes vertentes de representação da masculinidade na cidade, pode-se alinhar às propostas de Durkheim na França no final do século XIX, onde o autor trabalha a questão da passagem do modelo patriarcal de família, que impõe aos descendentes o casamento adequado à continuidade de determinada lógica familiar e coletiva para o modelo de família conjugal moderna, onde encontramos a idéia de que é o casamento através da afetividade que funda a família. Após a ruptura teórica e epistemológica a partir dos anos 1970, apontada por Torres (2001), a sociologia modifica a forma de entender e estudar a mulher, fazendo com que essa, passe a não mais ser entendida como resultado direto de sua biologia. A partir dessa perspectiva, vários sociólogos vêm revelar, por um lado, os modos de articulação entre família e casamento, e por outro, as determinações sociais, o gênero, as identidades, os modos de dominação masculina e a mudança. Cada vez mais ganha importância o estudo das relações amorosas e afetivas para a composição e estruturação do casamento e sua interferência nas relações de gênero de forma geral, mas apesar do crescimento do número de estudos e pesquisas sobre as novas formas de casamento e conjugalidades, percebe-se que faltam pesquisas para esclarecer algumas das práticas recorrentes na sociedade, principalmente no que é dito, mas não feito. Analisando comparativamente as observações das pesquisas quantitativa e qualitativa, podemos apontar que evidencia-se a instabilidade e a fragilidade sentida pelos entrevistados, tanto os que declararam viver conjugalmente com companheira, quanto os solteiros ou separados, em ambas as pesquisas, apontam uma maior inconstância e instabilidade das relações atuais quando comparadas às relações de outras épocas.

16 16 A indagação referente à qualidade das relações atuais em comparação as de outrora, suscitou respostas inconclusivas. Apesar de todos os entrevistados da pesquisa qualitativa terem respondido rapidamente a pergunta, a mesma característica apontada por alguns como positiva, foi apontada por outros como negativa, até mesmo como fator mais negativo das relações contemporâneas: A instabilidade. A partir desta constatação, pode-se supor que o divórcio ser a solução do casal para problemas no relacionamento para a maioria do total dos homens pesquisados, é um fator que corrobora para essa menor estabilidade dos relacionamentos. Nas palavras de um dos entrevistados: é tudo muito fácil, muita gente bonita e livre no mercado, a concorrência é grande e a fragilidade disso tudo também. A oportunidade mais fácil da troca de companheira ou companheiro, a rapidez dos acontecimentos, a pouca cobrança dentro da relação conjugal, a falta de exigência dos parceiros um para com o outro, tudo isso vai de encontro com os frágeis relacionamentos da líquida sociedade pós-moderna descritos por Bauman (2004) onde você pede menos, aceita menos, e assim a hipoteca a resgatar fica menor e o prazo de resgate, menos desistimulante. Na opinião dos interlocutores de ambas as pesquisas, referente à visão que eles possuem do fato de sua companheira possuir uma atividade fora de casa, destacou-se a tendência para o fato de que a presença da mulher no mercado de trabalho ainda encontra resistência por parte dos seus companheiros e dos homens de forma geral, nesse sentido, fica evidenciado que na percepção masculina ainda cabe a mulher a responsabilidade pelo cuidado com a casa e com os filhos, ainda que ela exerça alguma atividade fora de casa. Apesar da grande maioria dos homens analisados da pesquisa quantitativa, declarar que a atividade profissional é importante para a felicidade do indivíduo, mais da metade afirmou concordar com a afirmativa de que a vida familiar fica prejudicada se a mulher trabalha tempo integral. Desta forma, podemos aferir que ainda que a atividade profissional seja altamente valorizada por esses indivíduos, interferindo diretamente na felicidade pessoal de cada um, eles avaliam que a mulher, quando esposa e/ou mãe, deva até mesmo desistir de uma atividade profissional, abdicando assim de sua felicidade individual, pela vida familiar, isto é, em prol do marido e dos filhos, como pudemos constatar com as respostas dos entrevistados na pesquisa qualitativa à questão Se você tivesse condições financeiras para sustentar todos os gastos da família, você iria propor a sua esposa que ela deixasse o trabalho?. Podemos perceber uma diferença entre os pesquisados de Gênero, trabalho e família selecionados onde a maioria concorda que crianças sofrem quando as mães trabalham fora e os entrevistados na pesquisa qualitativa, que de forma geral disseram que a criança não chega a sofrer. Alguns afirmaram que as crianças até entenderiam, porém quase todos apontaram uma certa

17 17 carência afetiva da criança, justificada pelo fato de que na opinião destes homens o filho é mais ligado afetivamente a mãe do que ao pai. Em alguns casos, podemos analisar que essa dimensão encontra-se em processo de modificação, direcionando-se para um maior nível de igualdade de gênero, como nos casos das respostas de alguns entrevistados referentes ao trabalho feminino, porém ao analisar esses dados, percebemos que os papéis sociais tradicionais representativos de homem e mulher: Homem como provedor da casa e mulher como responsável pelas atividades domésticas e pelo trato com os filhos, ainda predomina mesmo na percepção de homens mais jovens e até mesmo dos solteiros. O estudo da dimensão da percepção da masculinidade acerca da questão da mulher no mercado de trabalho nos permitiu verificar que os homens de forma geral, independente da faixa etária ou estado civil, pensam de forma muito parecida, uma vez que temos como observações relevantes a padronização das respostas, com poucos desvios de opinião acerca do tema. O relato dos entrevistados em 2007, aliado aos dados de respostas do Survey aplicado em 2003 demonstra crescente aceitação por parte dos homens do processo de um casal viver junto, dividindo a casa e as despesas, porém sem estar ou casado oficialmente. Ao propor este campo de investigação, foi buscada a reflexão sobre a masculinidade como uma construção de gênero. Diversos estudos permitem afirmar que a masculinidade é construída socialmente e como tal é histórica, mutável e relacional. O que se verificou neste estudo, através do tradicionalismo presente nas respostas às questões, foi a permanência de alguns dos elementos que configuram a hegemonia da masculinidade entre os sujeitos, garantindo assim a posição dominante dos homens na sociedade, no mundo do trabalho e especialmente no interior da família. Devemos ressaltar que a hegemonia se estabelece e permanece apenas se existir correspondência entre os padrões culturais e o poder econômico e institucional, no caso a família, a escola, a mídia, entre outros. Além disso, há uma interconexão entre essas diferentes instituições, uma influenciando a outra, penetrando e deixando raízes que acabam por (ou tentam) modificar as estruturas umas das outras. Conforme nos aponta François de Singly (2000), é percebido que a família da atualidade sofre influência do Estado, através de políticas públicas aplicadas à população; Essas políticas agem muitas vezes, como uma forma de promover a igualdade de gênero, porém ocorre que muitos dos fatores externos á família quando penetram na arena das mediações familiares, não o fazem de maneira homogênea no conjunto da sociedade. Dependendo assim de valores determinados por suas condições de ordem financeira, intelectual e até mesmo geográfica. Sendo dessa forma necessário o estudo mais particular de diferentes situações.

18 18 Finalmente é importante ressaltar que a questão das relações conjugais, familiares e de gênero, tem continuamente atraído a atenção de pesquisadores, acadêmicos e de grande parte da sociedade, o que parece estar intimamente relacionado ao crescente aumento da fragilidade e descartabilidade dos laços afetivos, particular da sociedade de consumo, da insegurança e da instantaneidade dos relacionamentos humanos como um todo, variáveis estas relacionadas à convivência, a satisfação e a sociabilidade dos indivíduos na contemporaneidade, que afeta não só o indivíduo em sua privacidade, como também a sociedade de forma geral, torna-se assim de suma importância a continuidade dos estudos sobre gênero, conjugalidade e família para que se possa entender mais e melhor a sociedade na qual vivemos.

19 19 Referências bibliográficas: ARAÚJO, Clara, SCALON, Celi. Gênero, família e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, DE SINGLY, François. Sociologia da Família Contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, DUMONT, Louis. O Individualismo - Uma Perspectiva Antropológica da Ideologia Moderna. Rio de Janeiro, Rocco DURKHEIM, Émile. "Introduction à la sociologie de la famille". In Textes: 3. Fonctions sociales et institutions. Présentation de Victor Karady. Paris: Les Éditions de Minuit. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo GIDDENS, Anthony. Transformação da intimidade, a sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Editora Unesp, HEILBORN, Maria Luiza "Vida a dois: conjugalidade igualitária e identidade sexual". Anais do VIII Encontro Nacional de População. São Paulo: ABEP. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1986. MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, THERBORN, Göran. Sexo e poder: A família no mundo São Paulo: Contexto, TORRES, Anália Cardoso. Sociologia do Casamento. Oeiras, Celta Editora, 2001.

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo:

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: A família patriarcal no Brasil e seus desdobramentos. 2 Habilidade: Reconhecer que a ideologia patriarcal influenciou a configuração

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

difusão de idéias UM MERCADO DE TRABALHO CADA VEZ MAIS FEMININO

difusão de idéias UM MERCADO DE TRABALHO CADA VEZ MAIS FEMININO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 UM MERCADO DE TRABALHO CADA VEZ MAIS FEMININO Maria Rosa Lombardi: Em geral, essa discriminação não é explícita, o que torna mais difícil

Leia mais

Mobilidade Urbana Urbana

Mobilidade Urbana Urbana Mobilidade Urbana Urbana A Home Agent realizou uma pesquisa durante os meses de outubro e novembro, com moradores da Grande São Paulo sobre suas percepções e opiniões em relação à mobilidade na cidade

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

Segmentação na gestão da comunicação e do marketing

Segmentação na gestão da comunicação e do marketing Segmentação na gestão da comunicação e do marketing Dra. Iara Silva da Silva 6º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos

Leia mais

MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

MULHER NO MERCADO DE TRABALHO MULHER NO MERCADO DE TRABALHO Tâmara Freitas Barros A mulher continua a ser discriminada no mercado de trabalho. Foi o que 53,2% dos moradores da Grande Vitória afirmaram em recente pesquisa da Futura,

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular. Edição n 05

Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular. Edição n 05 Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular Edição n 05 Junho de 2010 2 Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular Edição n 05 O objetivo geral deste estudo foi investigar as percepções gerais

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens.

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens. Brasil A pesquisa em 2015 Metodologia e Perfil 111.432 respostas na América Latina 44% homens 67.896 respostas no Brasil 0,5% Margem de erro 56% mulheres * A pesquisa no Uruguai ainda está em fase de coleta

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS www.gentispanel.com.br Só quem tem uma base de 6,5 milhões de pessoas pode resolver suas pesquisas de mercado em poucos dias. Pesquisas ad-hoc Consumidores

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

ENTREVISTA. Clara Araújo

ENTREVISTA. Clara Araújo ENTREVISTA Clara Araújo RE - Inicio de suas atividades acadêmicas? CA - Iniciei minhas atividades acadêmicas como professora de uma Faculdade que não mais existe, aqui no Rio, em 1985. Depois comecei a

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

A Aposentadoria Mercado e Seguro o Papel da Auto Previdência

A Aposentadoria Mercado e Seguro o Papel da Auto Previdência A Aposentadoria Mercado e Seguro o Papel da Auto Previdência Agenda Prioridades Financeiras 1 Presença da Aposentadoria Hoje Quando Parar Definitivamente A Previdência Social Composição Estimada da Renda

Leia mais

Como é o RH nas Empresas?

Como é o RH nas Empresas? Como é o RH nas Empresas? Informações gerais da pesquisa Objetivo: entender a percepção dos profissionais de RH sobre clima organizacional Pesquisa realizada entre 24/06 e 12/07 Parceria entre Hay Group

Leia mais

PROJETO Manifestações de Março/2015

PROJETO Manifestações de Março/2015 PROJETO Manifestações de Março/2015 NOTA METODOLÓGICA Tipo de pesquisa: Quantitativa, realizada face a face, com aplicação de questionário estruturado, de cerca de 10 minutos de duração, composto por questões

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

36,6% dos empresários gaúchos julgam que o. 74,4% dos empresários gaúchos consideram que. 66,0% das empresas contempladas pela medida a

36,6% dos empresários gaúchos julgam que o. 74,4% dos empresários gaúchos consideram que. 66,0% das empresas contempladas pela medida a 36,6% dos empresários gaúchos julgam que o faturamento é a melhor base tributária para a contribuição patronal. 74,4% dos empresários gaúchos consideram que a medida contribuirá parcialmente ou será fundamental

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

5. A pesquisa. 5.1. Sujeitos

5. A pesquisa. 5.1. Sujeitos 65 5. A pesquisa As dificuldades envolvidas na conciliação da maternidade com a vida profissional têm levado muitas mulheres a abandonar até mesmo carreiras bem-sucedidas, frutos de anos de dedicação e

Leia mais

25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos

25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos 25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos Intervenção da Deputada Municipal do PSD Célia Sousa Martins Senhora Presidente da Assembleia Municipal, Senhor Presidente da Câmara

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO

SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO Autor (unidade 1 e 2): Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos Colaboração: Paula Teixeira Araujo, Bernardo Gonzalez Cepeda Alvarez, Lívia Sousa Anjos Objetivos:

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO:

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: Andreia Winkelmann Ineiva Teresinha Kreutz Louzada INTRODUÇÃO: O tema da adoção instiga muita curiosidade e torna-se extremamente necessário à

Leia mais

A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013

A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013 A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013 Qual a importância da discussão de gênero no mercado de trabalho? O campo de atuação profissional

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito CARIACICA-ES ABRIL DE 2011 FACULDADE ESPÍRITO SANTENSE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Pesquisa direcionada a alunos egressos dos cursos

Leia mais

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola Caroline Pilar 1 Simone Medianeira Franzin 2 Resumo: A escolha profissional dos alunos no final do Ensino Médio tem sido pensada

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS Kely-Anee de Oliveira Nascimento Universidade Federal do Piauí kelyoliveira_@hotmail.com INTRODUÇÃO Diante

Leia mais

SONHO BRASILEIRO // O JOVEM BOX 1824 JOVENS-PONTE

SONHO BRASILEIRO // O JOVEM BOX 1824 JOVENS-PONTE JOVENS-PONTE QUEM ESTÁ AGINDO PELO SONHO COLETIVO? Fomos em busca de jovens que estivessem de fato agindo e realizando pelo coletivo. Encontramos jovens já t r a n s f o r m a n d o, c o t i d i a n a

Leia mais

Investimento para Mulheres

Investimento para Mulheres Investimento para Mulheres Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba 1 A dignidade do ser humano é inviolável. Deve ser respeitada e protegida Artigo 1º da

Leia mais

O uso de eletroportáteis

O uso de eletroportáteis O uso de eletroportáteis Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por

Leia mais

Conceito de pesquisa

Conceito de pesquisa Conceito de pesquisa A pesquisa e uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de procedimentos científicos. Seus elementos são: 1. Problema ou dúvida 2. Metodo científico 3. Resposta

Leia mais

Índice. 1. A educação e a teoria do capital humano...3. Grupo 7.2 - Módulo 7

Índice. 1. A educação e a teoria do capital humano...3. Grupo 7.2 - Módulo 7 GRUPO 7.2 MÓDULO 7 Índice 1. A educação e a teoria do capital humano...3 2 1. A EDUCAÇÃO E A TEORIA DO CAPITAL HUMANO Para Becker (1993), quando se emprega o termo capital, em geral, o associa à ideia

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações 153 CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES 1. Conclusões e Recomendações Um Estudo de Caso, como foi salientado no capítulo Metodologia deste estudo, traz à baila muitas informações sobre uma

Leia mais

Percursos Teóricos-metodológicos em Ciências Humanas e Sociais

Percursos Teóricos-metodológicos em Ciências Humanas e Sociais Percursos Teóricos-metodológicos em Ciências Humanas e Sociais Daniela Riva Knauth Departamento de Medicina Social PPG Antropologia e Epidemiologia UFRGS Pesquisa qualitativa Crítica ao Positivismo Todo

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

Planejamento Financeiro Feminino

Planejamento Financeiro Feminino Planejamento Financeiro Feminino Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA

PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA Alini, CAVICHIOLI, e-mail¹: alini.cavichioli@edu.sc.senai.br Fernando Luiz Freitas FILHO, e-mail²: fernando.freitas@sociesc.org.br Wallace Nóbrega,

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO FAMÍLIA NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA PROFESSOR: WALDENIR FAMÍLIA NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA Como instituição social, a família é definida pelas funções sociais

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Pesquisa Mensal de Emprego PME Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Algumas das principais

Leia mais

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento.

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento. 10 Maneiras de se Casar com a Pessoa Errada O amor cego não é uma forma de escolher um parceiro. Veja algumas ferramentas práticas para manter os seus olhos bem abertos. por Rabino Dov Heller, Mestre em

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO *

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * COSTA, Marcia de Souza 1, PAES, Maria Helena Rodrigues 2 ; Palavras-chave: Pré-vestibular

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

QUALIDADE Noções iniciais

QUALIDADE Noções iniciais Este segmento do curso é baseado no livro: JURAN, J.M. A qualidade desde o projeto. São Paulo: Thomson, 1992. QUALIDADE Noções iniciais Questões de qualidade e gerenciamento de qualidade são preocupações

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es). A QUALIDADE DE VIDA SOB A ÓTICA DAS DINÂMICAS DE MORADIA: A IDADE ENQUANTO UM FATOR DE ACÚMULO DE ATIVOS E CAPITAL PESSOAL DIFERENCIADO PARA O IDOSO TRADUZIDO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA E MOBILIDADE SOCIAL

Leia mais

Elaboração e aplicação de questionários

Elaboração e aplicação de questionários Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística Elaboração e aplicação de questionários Prof. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística

Leia mais

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego B- Criação do próprio emprego pag. 57 Para quem deseja ter uma actividade independente, por conta própria, a criação do seu próprio emprego é uma via alternativa para ingressar no mundo do trabalho. Criar

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

estão em evidência hoje?

estão em evidência hoje? estão em evidência hoje? delas. Muito antes de entender quem eram e como pensavam as mulheres, percebemos que era fundamental identificar as diferenças comportamentais entre homens e mulheres. Afinal,

Leia mais

O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos:

O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos: 3 Metodologia O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos: A questão da pesquisa O tipo da pesquisa e metodologia utilizada A coleta dos dados e tratamento

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE: A RACIONALIDADE TECNOLÓGICA NA REGULAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO Responsável: CARLOS ANTONIO GIOVINAZZO JUNIOR Esta proposta insere-se no projeto de pesquisa

Leia mais