Queimaduras. Acadêmico: Melissa Dorneles de Carvalho Orientador: Dr. Marcos Cristovam Cascavel, novembro de 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Queimaduras. Acadêmico: Melissa Dorneles de Carvalho Orientador: Dr. Marcos Cristovam Cascavel, novembro de 2015"

Transcrição

1 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ LIGA MÉDICO-ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ LIPED-UNIOESTE RESIDÊNCIA MÉDICA DE PEDIATRIA Queimaduras Acadêmico: Melissa Dorneles de Carvalho Orientador: Dr. Marcos Cristovam Cascavel, novembro de 2015

2 Definição São feridas traumáticas decorrentes do contato com o calor excessivo, que destroem parcial ou totalmente a pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas como o tecido subcutâneo, os músculos e os ossos.

3 Epidemiologia Agravo significativo à saúde pública brasileira. Entre os casos notificados no país a maior parte ocorre nas residências e quase a metade das ocorrências envolve a participação de crianças. As queimaduras são a quarta maior causa de mortes e hospitalização, por acidente, em crianças e adolescentes até 14 anos.

4 Epidemiologia Entre as queimaduras mais comuns tendo crianças como vítimas estão aquelas decorrentes de escaldamento e as que ocorrem em casos de violência doméstica. De uma forma geral, para toda a população, as queimaduras devido ao uso de álcool líquido e outros inflamáveis são as predominantes.

5

6 Causas Agentes térmicos Agentes químicos Agentes elétricos Agentes radioativos

7 Classificação Quanto à profundidade Quanto à extensão

8 1º grau Classificação quanto à profundidade

9 2º grau Classificação quanto à profundidade

10 3º grau Classificação quanto à profundidade

11 Classificação quanto à extensão Queimadura leve: atinge menos de 10% da superfície corporal. Queimadura média: atinge de 10 a 20% da superfície corporal. Queimadura grave: atinge mais de 20% da superfície corporal.

12 Métodos para determinar a extensão de uma queimadura Regra da palma da mão Regra dos nove Regra de Lund-Browder

13

14

15 Tratamento Imediato de Emergência 1º Interromper o processo de queimadura; 2º Remover roupas, objetos pessoais e próteses; 3º Cobrir as lesões com tecido limpo.

16 Quando procurar atendimento médico? Queimadura de 2º ou 3º grau. Queimadura cobre mais de 15 a 20% da superfície corporal. Queimadura provocada por fogo, corrente elétrica ou substância química. Queimadura no rosto, couro cabeludo, articulações ou genitais. Queimadura infectada.

17 Tratamento na Sala de Emergência Avaliação de vias aéreas Respiração Avaliação de queimaduras circulares Avaliação de traumas associados, doenças prévias ou outras incapacidades Acesso venoso Sonda vesical Hidratação Controle da dor

18 Critérios para classificar uma queimadura grave Extensão maior do que 20% de SCQ em adultos. Extensão maior do que 10% de SCQ em crianças. Idade menor do que 3 anos ou maior do que 65 anos. Presença de lesão inalatória. Politrauma e doenças prévias associadas. Queimadura química. Trauma elétrico. Acometimento de áreas nobres/especiais.

19 Medidas gerais e Tratamento da Ferida Cabeceira elevada, pescoço em hiperextensão, membros superiores elevados e abduzidos se houver lesão na axila. Limpeza da ferida. Usar antimicrobiano tópico. Administração da profilaxia do tétano, da úlcera do estresse e do tromboembolismo.

20 Medidas gerais e Tratamento da Ferida Curativo exposto na face e períneo; e oclusivo em quatro camadas nas demais partes do corpo. Não usar antibiótico sistêmico profilático e corticosteróides em queimaduras. Queimaduras circunferenciais em tórax podem necessitar escarotomia para melhorar expansão. Não necessitam habitualmente de anestesia.

21 Medidas Específicas Trauma elétrico Queimadura química Queimadura térmica

22 Trauma Elétrico Não tocar na vítima. Desligar a corrente elétrica imediatamente. Encaminhar para o serviço médico mais próximo.

23 Queimadura Química Enxaguar o local por, pelo menos, 20 minutos em água corrente. Remover imediatamente objetos pessoais e roupas. Remover resíduos de roupa contaminada pelo produto. No caso dos olhos terem sido afetados: enxaguar abundantemente em água corrente até ajuda médica. Encaminhar para o serviço médico mais próximo.

24 Queimadura Térmica Esfriar a área queimada com água fria. Cobrir a área com um pano limpo. Remover imediatamente objetos pessoais e roupas. Encaminhar para o serviço médico mais próximo.

25 Infecção da Área Queimada Mudança da coloração da lesão. Edema de bordas das feridas ou do segmento corpóreo afetado. Aprofundamento das lesões. Mudança do odor. Descolamento precoce da escara seca e transformação em escara úmida. Coloração hemorrágica sob a escara. Celulite ao redor da lesão. Vasculite no interior da lesão. Aumento ou modificação da queixa dolorosa.

26 Critérios de transferência para Unidade de Tratamento de Queimaduras Queimaduras de 2º grau em áreas maiores que 20% da SCQ em adultos e maiores que 10% em crianças e maiores de 50 anos. Queimaduras de 3º grau em qualquer extensão. Lesões em face, olho, períneo, mão, pé e grandes articulações. Queimadura elétrica ou química. Lesão inalatória, lesão circunferencial de tórax ou lesão de membros. Doenças associadas, tentativa de suicídio, politrauma, maus tratos ou situações sociais adversas.

27 Procedimentos Importantes Escarotomia Desbridamento Balneoterapia

28 Tratamento Multidisciplinar Acompanhamento psicológico Fisioterapia Terapia nutricional

29 O que não fazer Não usar nunca: pasta da dentes, pomadas, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro ingrediente sobre a área queimada. Não aplicar gelo diretamente sobre a área queimada. Não cobrir a queimadura com algodão. Não tocar a área queimada. Não remover tecidos grudados. Não estourar bolhas.

30 A prevenção é fundamental para se evitar os riscos de queimaduras.

31 Ala de Queimados do HUOP Previsão: 1º semestre de 2016 Atendimento especializado em queimaduras.

32 Referências Bibliográficas SAÚDE, Ministério da. CARTILHA PARA TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA DAS QUEIMADURAS: Queimaduras. Brasília Df: Secretaria de Atenção à Saúde, ROSSI, Lídia A. et al. Cuidados locais com as feridas das queimaduras. Rev Bras Queimaduras., Ribeirao Preto, SP, v. 2, n. 9, p.54-59, GOMES, Dino R.; SERRA, Maria Cristina; PELLON, Marco A. Tratado de Queimaduras: um guia prático. São José, SC: Revinter, IURK, Lauren K. et al. Evidências no tratamento de queimaduras. Revista Brasileira de Queimaduras, Florianópolis Sc, v. 9, n. 3, p.95-99, set SANTANA, Cintia Monique Lima; BRITO, Cibele Figueiredo de; COSTA, Aida Carla Santana de Melo. Importância da fisioterapia na reabilitação do paciente queimado. Revista Brasileira de Queimadura, Aracaju, v. 11, n. 4, p , nov COSTA, Divino M. et al. Estudo descritivo de queimadurasem crianças e adolescentes: Estudo descritivo de queimaduras em crianças e adolescentes. Jornal da Pediatria, Rio de Janeiro, v. 75, n. 3, p , 1999.

33 OBRIGADA

Prevenção de QUEIMADURAS

Prevenção de QUEIMADURAS MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS APLICADAS EM SAÚDE Prevenção de QUEIMADURAS Domésticas MESTRANDA Lucília de Cássia Freire de Oliveira ORIENTADORA Profª. Dra. Maria Cristina Almeida de Souza QUEIMADURA

Leia mais

A temperatura, calor ou frio, e os contatos com gases, eletricidade, radiação e produtos químicos, podem causar lesões diferenciadas nocorpo humano.

A temperatura, calor ou frio, e os contatos com gases, eletricidade, radiação e produtos químicos, podem causar lesões diferenciadas nocorpo humano. UNIDADE: 08 PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 8. DISTÚRBIOS CAUSADOS PELA TEMPERATURA: 8.0 INTRODUÇÃO A temperatura,

Leia mais

QUEIMADOS. Queimado. Parte 2. Profª PolyAparecida

QUEIMADOS. Queimado. Parte 2. Profª PolyAparecida QUEIMADOS Queimado Parte 2 Profª PolyAparecida A regra mais comum para calcular a extensão de uma queimadura é chamada de regra dos 9. É atribuído, a cada segmento corporal, o valor nove (ou múltiplo dele)

Leia mais

Prof. Enf. Wellington de Moura Leite.

Prof. Enf. Wellington de Moura Leite. Prof. Enf. Wellington de Moura Leite wellington@gruposave.com.br Discutir os problemas peculiares dos pacientes acometidos por queimaduras, associando o mecanismo de lesão com o atendimento e reparação

Leia mais

PROFUNDIDADE DA QUEIMADURA 3º GRAU (ESPESSURA TOTAL): QUEIMADURA

PROFUNDIDADE DA QUEIMADURA 3º GRAU (ESPESSURA TOTAL): QUEIMADURA Emergências Pré-hospitalares Edis Rodrigues QUEIMADURA QUEIMADURAS SÃO LESÕES DECORRENTES DE AGENTES, TAIS COMO: ENERGIA TÉRMICA; QUÍMICA; ELÉTRICA. CLASSIFICAÇÃO QUANTO A PROFUNDIDADE: 1º GRAU; 2º GRAU;

Leia mais

MANEJO CLÍNICO DO PACIENTE QUEIMADO

MANEJO CLÍNICO DO PACIENTE QUEIMADO MANEJO CLÍNICO DO PACIENTE QUEIMADO Carla Luisa Bruxel Leonardo Milanesi Possamai Felipe Kunrath Simões Pires Jefferson Braga Silva UNITERMOS QUEIMADOS/manejo clínico/diagnóstico/tratamento; QUEIMADURAS.

Leia mais

CLAFESI Treinamentos Empresariais Atendimento Pré-hospitalar

CLAFESI Treinamentos Empresariais Atendimento Pré-hospitalar CLAFESI Treinamentos Empresariais Atendimento Pré-hospitalar Lição 15 Queimaduras e Emergências Ambientais OBJETIVOS Ao final da lição os participantes serão capazes de: 1. Classificar as queimaduras de

Leia mais

Queimaduras. Pele. Pele é o órgão mais extenso do corpo humano 04/03/2019. Funções:

Queimaduras. Pele. Pele é o órgão mais extenso do corpo humano 04/03/2019. Funções: Queimaduras 1 Pele Pele é o órgão mais extenso do corpo humano Funções: Imunológica Equilíbrio da água Regulação da temperatura Órgão sensorial 2 1 Queimadura é uma lesão produzida no tecido de revestimento

Leia mais

Queimaduras. Prof. Raquel Peverari de Campos

Queimaduras. Prof. Raquel Peverari de Campos Queimaduras Pele Pele é o órgão mais extenso do corpo humano Funções: Imunológica Equilíbrio da água Regulação da temperatura Órgão sensorial Queimadura é uma lesão produzida no tecido de revestimento

Leia mais

Pele é o órgão mais extenso do corpo humano

Pele é o órgão mais extenso do corpo humano Queimaduras Pele Pele é o órgão mais extenso do corpo humano Funções: Imunológica Equilíbrio da água Regulação da temperatura Órgão sensorial 1 Queimadura é uma lesão produzida no tecido de revestimento

Leia mais

QUEIMADOS. Queimado. Parte 1. Profª PolyAparecida

QUEIMADOS. Queimado. Parte 1. Profª PolyAparecida QUEIMADOS Queimado Parte 1 Profª PolyAparecida Conceito São lesões nos tecidos do corpo provocadas pelo calor, frio, eletricidade, radiação solar, produtos químicos e substâncias secretadas por animais

Leia mais

Emergências Ambientais

Emergências Ambientais GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA SAMU 192 - DF NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM URGÊNCIAS Emergências

Leia mais

Intervenção Fisioterapeutica em Queimados. Aluna: Giselle Sousa Pereira

Intervenção Fisioterapeutica em Queimados. Aluna: Giselle Sousa Pereira Intervenção Fisioterapeutica em Queimados Aluna: Giselle Sousa Pereira Recife, 01 setembro, 2013 Queimaduras: definição, classificação e incidência Podemos definir as queimaduras como lesões traumáticas

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Enfermagem; Feridas; Úlcera Venosa; Pé diabético.

PALAVRAS-CHAVE Enfermagem; Feridas; Úlcera Venosa; Pé diabético. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Eletroplessão (eletrocussão) David Ferez

Eletroplessão (eletrocussão) David Ferez (eletrocussão) David Ferez Acidentes com eletricidade São acidentes causados pela eletricidade, tanto natural (raios), como a artificial (fios, tomadas, etc ) quando atingem o corpo humano. Acidentes com

Leia mais

TT-EEFEUSP TT-EEFEUSP

TT-EEFEUSP TT-EEFEUSP emergências ambientais Exposição a condições extremas de temperatura Calor EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS Frio Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência queimadura solar Eritema e dor na pele que se inicia

Leia mais

Conceito. Principais Causas. Classificação. Extensão da Queimadura 29/04/2016

Conceito. Principais Causas. Classificação. Extensão da Queimadura 29/04/2016 Queimaduras Conceito Lesão nos tecidos de revestimento do organismo (pele, músculo, vasos sanguíneos, nervos e ossos) geralmente causada por agentes térmicos, eletricidade, produtos químicos, radiação,

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES QUEIMADOS ATENDIDOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA, PE, BRASIL

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES QUEIMADOS ATENDIDOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA, PE, BRASIL PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES QUEIMADOS ATENDIDOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA, PE, BRASIL Priscyla Rocha de Brito Lira(1); Carina Scanoni Maia(2); Felipe Cícero Pereira do Nascimento(3); Gyl Everson

Leia mais

Liga de curativos / UTQ

Liga de curativos / UTQ Liga de curativos / UTQ Introdução A queimadura é uma agressão que quando não causa o óbito provoca danos físicos e psicológicos ao paciente; A autopercepção no paciente vítima de queimadura reflete diretamente

Leia mais

EPIDERMÓLISE BOLHOSA

EPIDERMÓLISE BOLHOSA EPIDERMÓLISE BOLHOSA Crianças Borboletas As pessoas com EB (Epidermólise Bolhosa) são conhecidas como Crianças Borboletas, pois a pele se assemelha às asas de uma borboleta em função de sua fragilidade.

Leia mais

QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS...37 GABARITO...46

QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS...37 GABARITO...46 0 1 SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Queimaduras...5 2.1 Classificação, sinais e sintomas...5 3. Classificação da Queimadura Pela Extensão...13 4. Gravidade das Queimaduras...16 5. Atendimento a alguns tipos

Leia mais

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS)

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) UNIDADE: 13 CONTUSÃO TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 13.01 CONTUSÃO A contusão é uma lesão sem o rompimento da pele, tratando-se de uma forte compressão

Leia mais

FERIDAS E COBERTURAS. Profº Enfº Ismael Moreira

FERIDAS E COBERTURAS. Profº Enfº Ismael Moreira FERIDAS E COBERTURAS Profº Enfº Ismael Moreira o Proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microrganismos invasores. o Regulação do calor através das glândulas

Leia mais

Dermazine. Creme. Sulfadiazina de Prata 1%

Dermazine. Creme. Sulfadiazina de Prata 1% Dermazine Creme Sulfadiazina de Prata 1% DERMAZINE (sulfadiazina de prata 1%) APRESENTAÇÕES: Creme contendo sulfadiazina de prata 1% em bisnaga plástica com 8 g, 15 g, 30 g, 50 g, 100 g e 120 g e potes

Leia mais

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades.

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Tratamento de feridas Profª. Ana Cássia O paciente com ferida... Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Expressões muito comuns no cotidiano da enfermagem São capazes de criar outras

Leia mais

A intervenção fonoaudiológica em pacientes queimados.

A intervenção fonoaudiológica em pacientes queimados. A intervenção fonoaudiológica em pacientes queimados. FONO x QUEIMADOS Trabalho Fonoaudiológico voltado para a parte estética e funcional da face, em consequência a causa e efeito da queimadura. A face

Leia mais

LESÕES CAUSADAS POR QUEIMADURA: revisão integrativa

LESÕES CAUSADAS POR QUEIMADURA: revisão integrativa LESÕES CAUSADAS POR QUEIMADURA: revisão integrativa Alexsandra dos Santos Ferreira 1 Sarah Sandres de Almeida Santos 1 Regina Ribeiro de Castro Lima 2 Introdução: aproximadamente um milhão de pessoas são

Leia mais

Protocolo de cuidados com a pele. Hospital Moinhos de Vento. Congresso brasileiro de radioterapia

Protocolo de cuidados com a pele. Hospital Moinhos de Vento. Congresso brasileiro de radioterapia Protocolo de cuidados com a pele Hospital Moinhos de Vento Congresso brasileiro de radioterapia Inaugurado em 2 outubro de 1927 para atender a todos os doentes independente de raça, credo religioso, nacionalidade

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Cuidado de Enfermagem Ético Cuidado em TODAS as fases da vida tecnologia sofisticada = pode prolongar a vida bem além do momento

Leia mais

sulfadiazina de prata

sulfadiazina de prata sulfadiazina de prata União Química Farmacêutica Nacional S.A sulfadiazina de prata Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO : embalagem contendo

Leia mais

MODELO DE BULA. ESPERSON desoximetasona

MODELO DE BULA. ESPERSON desoximetasona MODELO DE BULA ESPERSON desoximetasona Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Leia mais

Prevenção de lesão por pressão (LP)

Prevenção de lesão por pressão (LP) Prevenção de lesão por pressão (LP) Comitê de prevenção e tratamento de lesão de pele Setor de prática assistencial, qualidade e segurança Hospital Municipal Vila Santa Catarina HMVSC Fevereiro/2017 Mudança

Leia mais

Em relação aos tipos de estudos existentes na pesquisa clínica, julgue os próximos itens.

Em relação aos tipos de estudos existentes na pesquisa clínica, julgue os próximos itens. Questão: 648275 Em relação aos tipos de estudos existentes na pesquisa clínica, julgue os próximos itens. Quando o investigador entrevista os sujeitos sobre história atual ou prévia de consumo de peixe,

Leia mais

SILGLÓS (sulfadiazina de prata)

SILGLÓS (sulfadiazina de prata) SILGLÓS (sulfadiazina de prata) União Química Farmacêutica Nacional S.A Creme dermatológico 10 mg/g SILGLÓS sulfadiazina de prata Creme dermatológico IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO E LINHA FBA / FH FBH. DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Folha: 1 / 5 TINTAS FLEXO BASE AGUA Revisão: 1 Data: 16/01/13

FICHA DE INFORMAÇÃO E LINHA FBA / FH FBH. DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Folha: 1 / 5 TINTAS FLEXO BASE AGUA Revisão: 1 Data: 16/01/13 DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Folha: 1 / 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO QUÍMICO E DA EMPRESA Nome do Produto: TINTA FLEXO AGUA; AQUAFLEX / HIDROFILM. Código do Produto: Diversos Empresa: Camallon Ind.

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos DESBRIDAMENTO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Remoção suave de bactérias, fragmentos,

Leia mais

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes Laserterapia indicações: Laser vermelho / Infravermelho Reparo tecidual (cutâneo, tendíneo, muscular, neural e ósseo): estimula a angiogênese, aumento da microcirculação local, indução da atividade mitótica

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS EM LABORATÓRIO

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS EM LABORATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS EM LABORATÓRIO SOBRAL - CE ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 01 2. QUEIMADURAS... 01 2.1 Primeiro grau... 02 2.2 Segundo grau... 02 2.3 Terceiro grau...

Leia mais

GRUPO DE ORTOGERIATRIA

GRUPO DE ORTOGERIATRIA GRUPO DE ORTOGERIATRIA Processo de enfermagem no atendimento do paciente ortogeriátrico Enfa. Sidna Torres/Enfa. Márcia Gomes PROCESSO DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO DO PACIENTE ORTOGERIÁTRICO 1- OBJETIVO

Leia mais

Terapia Nutricional do Paciente Queimado

Terapia Nutricional do Paciente Queimado Terapia Nutricional do Paciente Queimado Crianças vítimas de queimaduras Subnutrição energético - protéica Comprometimento do crescimento e risco de morte TERAPIA NUTRICIONAL Classificação da Queimadura

Leia mais

Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo.

Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo. Sistema Tegumentar Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo. Suas principais funções são: Proteger

Leia mais

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Produto Elaborado Revisado DETERGENTE ARCHOTE 15/10/2008 15/10/2008 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Detergente

Leia mais

Intoxicação Envenenamento

Intoxicação Envenenamento Intoxicação Envenenamento 1 Veneno é toda substância que, se introduzida no organismo em quantidade suficiente, pode causar danos temporários ou permanentes. 2 1 De acordo com o Sistema Nacional de Informações

Leia mais

Orientador e Docente do Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL.

Orientador e Docente do Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL. EVIDÊNCIAS SOBRE O USO DE PELE DE TILÁPIA EM PACIENTES QUEIMADOS SILVA, Maria Lúcia Santos Jacinto da 1 FRANÇA, Joany Karine da Rocha 2 SAMPAIO, Laysse Nunes 3 ROCHA, Douglas Melo 4 RESUMO A queimadura

Leia mais

Edição: A Revisão: 1 Data: NOTA TÉCNICA Nº. B00002 Folha - 1 PRIMEIROS SOCORROS INSTRUÇÕES DE PRIMEIROS-SOCORROS.

Edição: A Revisão: 1 Data: NOTA TÉCNICA Nº. B00002 Folha - 1 PRIMEIROS SOCORROS INSTRUÇÕES DE PRIMEIROS-SOCORROS. NOTA TÉCNICA Nº. B00002 Folha - 1 Princípios: É preciso: - Manter a calma - Vencer o seu próprio medo - Primeiro pensar, depois agir - Evitar que se produzam maiores danos - Vedar o local do sinistro ao

Leia mais

FERID (sulfato de neomicina + bacitracina zíncica)

FERID (sulfato de neomicina + bacitracina zíncica) FERID (sulfato de neomicina + bacitracina zíncica) União Química Farmacêutica Nacional S.A FERID sulfato de neomicina + bacitracina zíncica IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO :

Leia mais

TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES

TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES PRIMEIROS SOCORROS SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!!! O QUE SIGNIFICA??? Cuidados com riscos de incêndio, desabamentos, novas quedas, agressões, Atenção com fios elétricos

Leia mais

Dicas de Segurança IV

Dicas de Segurança IV Dicas de Segurança IV Noções Básicas de Primeiros Socorros Ressuscitação Cardiopulmonar Também conhecida como respiração boca a boca (aeração). Utilizada em casos de paradas respiratórias. Procedimentos:

Leia mais

I N S T R U Ç Ã O D E T R A B A L H O IT ENF - 23

I N S T R U Ç Ã O D E T R A B A L H O IT ENF - 23 Controle Nome/Cargo Assinatura Daniela Alencar Moreira Farmacêutica Clínica Elaborado por: Dr. Cassio Régis Coordenação da Anestesia Dr. Jorge Lafeta Coordenador da UCO Cristiano Cardoso de Andrade Gerente

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 362267 Ao promover orientações quanto ao uso dos corticosteroides inalatórios, para um grupo de pacientes asmáticos, o enfermeiro esclarece sobre os efeitos adversos locais que podem ocorrer e

Leia mais

Abordagem das Vias Aéreas

Abordagem das Vias Aéreas Abordagem das Vias Aéreas Manter a permeabilidade das Vias aéreas. Observar sinais e sintomas sugestivos de lesões em vias aéreas por INALAÇÃO: Pêlos, cílios e sobrancelhas queimados. Queimaduras de face/

Leia mais

EXAME FÍSICO. Exame Físico. Parte 2. Profª. PolyAparecida

EXAME FÍSICO. Exame Físico. Parte 2. Profª. PolyAparecida EXAME FÍSICO Exame Físico Parte 2 Profª. PolyAparecida Um exame físico abrangente envolve o uso de cinco habilidades: inspeção, palpação, percussão, ausculta e olfato (POTTER; PERRY,2013). Durante o exame

Leia mais

TÉCNICAS DE CURATIVOS

TÉCNICAS DE CURATIVOS TÉCNICAS DE CURATIVOS Tipos de Curativos: O Tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com: a Natureza Localização Tamanho da ferida. Tipos de Curativos: Em alguns casos é necessária uma compressão,

Leia mais

12/04/2011. O que mata mais rápido em ordem de prioridade é:

12/04/2011. O que mata mais rápido em ordem de prioridade é: Regras Básicas de Primeiros Socorros Análise Primária Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle Frente ao acidente, não se desespere. Não movimente o paciente, salvo quando for absolutamente necessário. Use barreiras:

Leia mais

3M Soluções para Cuidados Crítico e Crônico. 3M Coban TM 2 Sistema de Compressão de 2 Camadas. 3M Coban TM 2. Compressão. na medida.

3M Soluções para Cuidados Crítico e Crônico. 3M Coban TM 2 Sistema de Compressão de 2 Camadas. 3M Coban TM 2. Compressão. na medida. 3M Soluções para Cuidados Crítico e Crônico 3M Coban TM 2 Sistema de Compressão de 2 Camadas 3M Coban TM 2 Compressão na medida certa 3 Oque é úlcera de perna? As úlceras de perna têm um grande impacto

Leia mais

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: É a ruptura total ou parcial do osso e podem ser fechadas ou expostas. CLASSIFICAÇÃO: Fratura fechada ou interna: Na fratura fechada não há rompimento

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos GAZE NÃO ADERENTE ESTÉRIL: Podem ser impregnadas com: acetato de celulose com petrolato, PVPI 10%, AGE,

Leia mais

Torradeira Tosta Pane Inox

Torradeira Tosta Pane Inox Nº MODIFICAÇÃO POR 0 Liberação de Arquivo Ari Jr 09/12 900-09-05 780682 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Torradeira Tosta Pane Inox ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA.

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza PRIMEIROS SOCORROS Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza Primeiros socorros Noções básicas b de sinais vitais Perfil do socorrista Vias aéreas a obstrução Ressuscitação cardiopulmonar RCP Ferimentos,

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: 12/200 ml: 7570 Aplicação: Proteger, dar brilho e revitalizar a madeira. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

Feridas Superficiais. Tipos de feridas

Feridas Superficiais. Tipos de feridas Feridas Superficiais Nesse capítulo nós vamos falar sobre a assistência às feridas superficiais. Basicamente esse atendimento vai consistir em limpeza da ferida, síntese, curativo e profilaxia do tétano

Leia mais

Prof.ª Leticia Pedroso

Prof.ª Leticia Pedroso Prof.ª Leticia Pedroso Ferimento Lesão ou perfuração em qualquer tecido, como resultado de um trauma. A pele por ser o maior órgão do corpo humano, está mais exposta a sofrer ferimentos do que qualquer

Leia mais

Prevenção de Acidentes Domésticos

Prevenção de Acidentes Domésticos UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO Prevenção de Acidentes Domésticos Educação para a Saúde Objetivo geral Aquisição de competências que permitam prevenir acidentes e saber como agir em

Leia mais

Capítulo 38. Queimaduras. Capítulo 38. Queimaduras 1. OBJETIVOS

Capítulo 38. Queimaduras. Capítulo 38. Queimaduras 1. OBJETIVOS Capítulo 38 Queimaduras 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Listar e descrever os mecanismos de lesão e agentes mais frequentemente responsáveis por queimaduras. Listar

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. REAGENTE GENCO ph. Revisão: 06 FISPQ nº: 076 Data: 06/2016 Página 1 de 6

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. REAGENTE GENCO ph. Revisão: 06 FISPQ nº: 076 Data: 06/2016 Página 1 de 6 Revisão: 06 FISPQ nº: 076 Data: 06/2016 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação do produto Nome do produto: Principais usos recomendados: Reagente GENCO PH Produto utilizado

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Título: BANHO NO LEITO 2. Definição: Higienização corporal realizado em cliente acamado. 3. Objetivos: Remover sujidades, odores corporais, células mortas e microorganismos; Estimular a circulação;

Leia mais

Número de NSPs cadastrados por UF. Número de NSPs com ao menos uma notificação

Número de NSPs cadastrados por UF. Número de NSPs com ao menos uma notificação Número de NSPs cadastrados por UF 654 N.NSP 600 400 200 0 6 Total = 3.723 9 10 16 23 26 39 42 43 43 46 46 50 68 86 227 193 139 91 96 98 105 345 322 AP AC RR AL SE TO PA RN MT PB AM RO PI MS MA DF PE CE

Leia mais

QUEIMADURA Avaliação e cuidados de feridas

QUEIMADURA Avaliação e cuidados de feridas apresentam QUEIMADURA Avaliação e cuidados de feridas Priscila Juceli Romanoski Enfermeira Florianópolis, 7 junho de 2018 Apresentação Enfermeira URI Campus Erechim/RS Especialista em Saúde Pública e Saúde

Leia mais

Atuação Fonoaudiológica nas Cirurgias da Face

Atuação Fonoaudiológica nas Cirurgias da Face Apresenta: Atuação Fonoaudiológica nas Cirurgias da Face Apresentadoras: Gabriele de Luccas (2º ano) Natalia Favoretto (4º ano) Orientadoras: Ft. Eloísa Nelli Fga. Letícia Korb Data: 13/06/12 Horário:

Leia mais

Uso profilático de Antimicrobianos em Cirurgia. Adilson J. Westheimer Cavalcante Sociedade Paulista de Infectologia

Uso profilático de Antimicrobianos em Cirurgia. Adilson J. Westheimer Cavalcante Sociedade Paulista de Infectologia Uso profilático de Antimicrobianos em Cirurgia Adilson J. Westheimer Cavalcante Sociedade Paulista de Infectologia Infecção do Sítio Cirúrgico Concentração Microbiana & Virulência Lesão Tissular Corpos

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÁLCOOL

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÁLCOOL FB 07 1 de 5 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br

Leia mais

Trauma. Primeiros Socorros. Trauma. Trauma. Trauma. Trauma. Conceito. Objetivos: Classificação Mecanismos. Mecanismos. Energia

Trauma. Primeiros Socorros. Trauma. Trauma. Trauma. Trauma. Conceito. Objetivos: Classificação Mecanismos. Mecanismos. Energia Primeiros Socorros Objetivos: Conceito Acontecimentos não previstos e indesejáveis que, de forma mais ou menos violenta, atingem indivíduos neles envolvidos, produzindo-lhes alguma forma de lesão ou dano.

Leia mais

02/ REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO MANUAL DE INSTRUÇÕES

02/ REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO MANUAL DE INSTRUÇÕES 02/12 796-09-05 778007 REV.0 DESDE 1956 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO MANUAL DE INSTRUÇÕES ATENÇÃO Parabéns pela escolha de um produto Britânia. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler atentamente

Leia mais

Câmara. Hiperbárica Hospital de Base. Serviço de Medicina Hiperbárica

Câmara. Hiperbárica Hospital de Base. Serviço de Medicina Hiperbárica Câmara Hiperbárica Hospital de Base Serviço de Medicina Hiperbárica Sobre nosso serviço: A oxigenoterapia hiperbárica (OHB) consiste na administração ao paciente de oxigênio puro em um equipamento, chamada

Leia mais

FERIMENTOS SIMPLES. Edevard J de Araujo

FERIMENTOS SIMPLES. Edevard J de Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO CLÍNICA CIRÚRGICA DISCIPLINA DE TÉCNICA OPERATÓRIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL FERIMENTOS SIMPLES Edevard J de Araujo eja2536@gmail.com

Leia mais

Epiderme: Encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano.

Epiderme: Encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano. Sistema Tegumentar Epiderme: Encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano. Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele,

Leia mais

HEMORRAGIAS. Não deve tentar retirar corpos estranhos dos ferimentos; Não deve aplicar substâncias como pó de café ou qualquer outro produto.

HEMORRAGIAS. Não deve tentar retirar corpos estranhos dos ferimentos; Não deve aplicar substâncias como pó de café ou qualquer outro produto. HEMORRAGIAS O controle de uma hemorragia deve ser feito imediatamente, pois uma hemorragia abundante e não controlada pode causar morte em 3 a 5 minutos. A hemorragia externa é a perda de sangue pelo rompimento

Leia mais

Sulfadiazina de prata

Sulfadiazina de prata Sulfadiazina de prata Prati-Donaduzzi Creme 10 mg/g Sulfadiazina de prata_bula_paciente IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO sulfadiazina de prata Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme de

Leia mais

Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados.

Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados. Em geral, ocorrem por acidente envolvendo sustâncias de uso diário, em casa ou no local de trabalho. Podem também ocorrer em casos de tentativa de suicídio. Drogas e álcool, usados de forma abusiva, podem

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolban 0,75 mg/g creme. Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina)

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolban 0,75 mg/g creme. Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina) Folheto informativo: Informação para o utilizador Dolban 0,75 mg/g creme Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER?

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? O QUE É A INSOLAÇÃO? A insolação é uma condição séria e fatal causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa

Leia mais

1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Pág. 1/6 Rev.02 04/05/15 Norma ABNT/NBR 14725 1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: - Nome do produto: - Nome da empresa: - Endereço: - Telefone: - Fax: - E-mail: - Site: - Emergências: Sabão em barra

Leia mais

Nizuil Gel. (nimesulida) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico. 20 mg/g

Nizuil Gel. (nimesulida) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico. 20 mg/g Nizuil Gel (nimesulida) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Nizuil Gel nimesulida FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Gel dermatológico 20 mg/g Embalagem

Leia mais

nimesulida Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Bula do Paciente REV.A Page 1

nimesulida Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Bula do Paciente REV.A Page 1 nimesulida Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Bula do Paciente REV.A Page 1 nimesulida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

Página 1 de 6 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

Página 1 de 6 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Página 1 de 6 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: MC Flex 450 VE (Comp. A) - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda - Endereço: Rua Henry Martin, 235 Vargem

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Curativo de Úlcera Arterial

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Curativo de Úlcera Arterial DE-CPATF-006 1 de 5 1 Situação de Revisão Situação Data Alteração 0.0 27/01/2011 2 - Referência 01 CCIH Higienização das mãos; DE - CPATF- 002 Técnica de Realização de Curativos em feridas abertas; DE

Leia mais

FORNO ELÉTRICO EPV-8009

FORNO ELÉTRICO EPV-8009 Manual de Instruções FORNO ELÉTRICO EPV-8009 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: 1. Antes de utilizar o

Leia mais

09/ REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Prancha. Manual de Instruções

09/ REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Prancha. Manual de Instruções 09/13 1009-09-05 789786 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Prancha Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto,

Leia mais

Mari Suzana S. da Silva CRQ

Mari Suzana S. da Silva CRQ 1 ATUALIZAÇÃO CONFORME ABNT NBR 14725-4 Página 1 de 5 Mari Suzana S. da Silva CRQ. 05401454 Nome do Produto: Limpa Mãos Box Aplicação: Este produto é recomendado para a remoção de sujeiras pesadas das

Leia mais

TOPCOID (polissulfato de mucopolissacarídeo)

TOPCOID (polissulfato de mucopolissacarídeo) TOPCOID (polissulfato de mucopolissacarídeo) União Química Farmacêutica Nacional S.A 5 mg/g TOPCOID polissulfato de mucopolissacarídeo IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO 5 mg/g:

Leia mais

02/ REV 1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Panquequeira. Manual de Instruções

02/ REV 1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Panquequeira. Manual de Instruções 02/13 963-09-05 781955 REV 1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Panquequeira Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto,

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Clássico, Laranja, Lavanda, Limão e Pinho)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Clássico, Laranja, Lavanda, Limão e Pinho) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Sapólio Radium Cremoso Códigos Internos: Bouquet 14015 (24/300ml) Clássico 14007 (24/300ml) Laranja 14025 (12/300ml) Lavanda 14014 (24/300ml)

Leia mais

Pizza Maker. Manual de Instruções NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA.

Pizza Maker. Manual de Instruções NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. Nº MODIFICAÇÃO POR 0 Liberação de Arquivo Ari Jr 15-07-2013 08/13 2010-09-05 784307 REV 0 ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. E NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS

Leia mais

Manual de Instruções NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. E ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA

Manual de Instruções NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. E ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA Nº POR Liberação de Arquivo Ari Jr 07/13 1049-09-05 789947 REV 0 0 MODIFICAÇÃO ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. E NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS SOMENTE PARA

Leia mais

Riscos Biológicos. Acidente Ocupacional com Material Biológico. HIV, HCV e HBV

Riscos Biológicos. Acidente Ocupacional com Material Biológico. HIV, HCV e HBV Riscos Biológicos Acidente Ocupacional com Material Biológico HIV, HCV e HBV Sistema de Vigilância Monitorar práticas existentes Cobertura vacinal Características dos acidentes Riscos de adoecimento Estabelecer

Leia mais

Nemicina Pomada dermatológica 5,0 mg/g

Nemicina Pomada dermatológica 5,0 mg/g Nemicina Pomada dermatológica 5,0 mg/g Nemicina sulfato de neomicina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Pomada dermatológica 5,0 mg/g: embalagem contendo uma bisnaga com 20 g. USO DERMATOLÓGICO USO ADULTO

Leia mais