A RESPONSABILIDADE CIVIL PELO DANO AMBIENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A RESPONSABILIDADE CIVIL PELO DANO AMBIENTAL"

Transcrição

1 A RESPONSABILIDADE CIVIL PELO DANO AMBIENTAL Zena Alves Auharek Marinella Machado Araújo RESUMO O presente artigo analisa a responsabilidade civil no contexto da esfera ambiental, partindo da conceituação e caracterização do que seja dano ambiental, bem como, dos fundamentais princípios ambientais que norteiam a responsabilidade civil ambiental. Dessa forma, este artigo tem como objetivo tratar sobre as medidas que visam proteger o meio ambiente, as formas de reparação em caso de dano ambiental, assim como, a responsabilidade civil ambiental que tem como meta verificar a extensão do dano causado e a responsabilização do agente causador. A responsabilidade por danos ao meio ambiente decorre da lesão causada a bens da coletividade, uma vez que a Constituição Federal considera o meio ambiente um bem de uso comum do povo, conforme disposto no artigo 225 caput. Portanto, o meio ambiente é um bem importante para a manutenção da vida e sua preservação é um dever de todos em benefício da coletividade, tanto das gerações presentes quanto das futuras. Palavras-chaves: Meio ambiente. Dano ambiental. Princípios do Direito Ambiental. Formas de Reparação. Responsabilidade civil ambiental. Acadêmica do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC Minas. Advogada doutora em direito administrativo, professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da PUC Minas, coordenadora do Núcleo Jurídico de Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Direito e coordenadora de pesquisa da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas.

2 ABSTRACT This article examines the liability in the environmental sphere, starting from the conceptualization and characterization of that environmental damage, and the key environmental principles that guide the environmental liability. Thus, this article aims to discuss measures to protect the environment, the forms of redress in case of environmental damage as well as the environmental liability that aims to determine the extent of damage and accountability of staff cause. The responsibility for damage to the environment from the damage caused to property of the community, since the Constitution considers the environment an asset of common use by the people in accordance with Article 225 caput. So the environment is an important for the maintenance of life and its preservation is a duty of all to the benefit of the community, both of present generations in the future. Keywords: Environment. Environmental damage. Principles of Environmental Law. Methods of Repair. Environmental liability. 1. INTRODUÇÃO A degradação e destruição dos bens ambientais atingiram patamares tão elevados que podem comprometer a qualidade de vida não só da presente como das futuras gerações. Segundo o princípio da equidade intergeracional as presentes gerações não podem deixar para as futuras gerações uma herança de déficits ambientais ou do estoque de recursos e benefícios inferiores aos que receberam das gerações passadas. Os recursos naturais estão cada dia mais escassos e o dever jurídico de evitar a consumação de danos ao meio ambiente se torna uma obrigação de toda a humanidade. O presente artigo teve como área de atuação o Direito Ambiental e procura identificar na doutrina as situações que ensejam a responsabilidade civil por dano ao meio ambiente. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225 caput, elevou o meio ambiente a categoria de bem de uso comum do povo assegurando a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, determinando que sua defesa e preservação é dever tanto do

3 Poder Público quanto da coletividade, visando proteger não só os interesses das presentes quanto das futuras gerações. Dessa forma, a Carta Magna revela que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é primordial para o futuro da humanidade e estabelece em seu artigo 225 os princípios que devem nortear as ações ambientais em todo o país e as responsabilidades do Estado, bem como de toda a sociedade brasileira. Por sua vez, a Constituição Federal em seu artigo 225, 3º garante a responsabilização dos infratores em reparar os danos causados ao meio ambiente, por isso, é necessário estudar os conceitos relacionados ao instituto da responsabilidade civil ambiental, pois ela é um mecanismo de intervenção e proteção jurídica do direito ambiental. 2 O DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO E O DANO AMBIENTAL 2.1 O Conceito de Meio Ambiente A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, conceitua o meio ambiente no artigo 3º, inciso I, como o conjunto de condições, leis, influências e alterações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.(brasil, 1981). Os doutrinadores classificam o meio ambiente como um direito fundamental de terceira geração. Os direitos de terceira geração ou/ e terceira dimensão são aqueles que evidenciam os direitos coletivos e difusos constituindo um avanço para o desenvolvimento sustentável. O meio ambiente é um direito fundamental, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, possuindo proteção jurídica constitucional na medida em que a Constituição Federal, no artigo 225 caput dispõe que: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.(brasil, 1988).

4 Pelo dispositivo supracitado depreende-se que constitui dever de toda a sociedade a preservação e conservação do meio ambiente, ou seja, tanto dos cidadãos quanto do Poder Público, bem como, do Ministério Público. O artigo 225 da Magna Carta instituiu mais um direito fundamental da pessoa humana, qual seja, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, qualificando o meio ambiente como um bem jurídico. Com a Constituição Federal de 88 as pessoas possuem o direito de viver e se desenvolver em um ambiente saudável e sadio. 2.2 O Conceito de Dano Ambiental Para melhor compreensão do assunto do presente artigo é necessário analisar de que maneira os doutrinadores conceituam dano ambiental, uma vez que a Constituição Federal omitiu-se na definição do que seja dano ambiental. Neste sentido Paulo de Bessa Antunes afirma que o conceito jurídico de dano é o pressuposto indispensável para a construção de uma teoria jurídica da responsabilidade ambiental. (ANTUNES, 2005, p. 203). A Lei nº 6.938/81 também foi omissa no que tange sobre a conceituação de dano ambiental. Todavia no seu artigo 3º, inciso II, conceitua degradação da qualidade ambiental como a alteração adversa das características do meio ambiente e no inciso III define poluição como: A degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos. (BRASIL, 1981). Na esfera da proteção ambiental é preciso analisar o que seja dano ambiental. Esse também pode ser denominado de dano ecológico. Para Antunes dano ambiental é dano ao meio ambiente.(antunes, 2005, p. 203). Sua definição vincula o conceito de dano ao de meio ambiente. Na sua concepção há uma interligação entre essas duas expressões. De acordo com Edis Milaré dano ambiental é a lesão aos recursos ambientais, com conseqüente degradação-alteração adversa ou in pejus-do equilíbrio ecológico e da qualidade de vida. (MILARÉ, 2005, p. 735).

5 Sendo assim, o dano ambiental pode ser compreendido como um prejuízo causado aos recursos naturais e ambientais, ou seja, uma lesão ao meio ambiente interferindo no bem estar e na qualidade de vida dos indivíduos causando modificações prejudiciais na natureza, bem como, na saúde do ser humano. Cumpre ressaltar que é possível a indenização tanto por danos morais ambientais quanto por danos patrimoniais ambientais. Os autores que reconhecem a dimensão moral do dano ambiental sustentam que o meio ambiente é um direito coletivo e difuso. O dano moral ambiental é de caráter subjetivo e aparece quando além de refletir no patrimônio ambiental, houver ofensa ao sentimento difuso ou coletivo gerando dor, sofrimento ou desgosto a uma comunidade. 2.3 As características do dano ambiental O dano ambiental possui características muito peculiares quais sejam: ampla dispersão de vítimas, difícil reparação e difícil valoração do dano ambiental Ampla dispersão de vítimas O dano ambiental apresenta características diferentes do dano tradicional ou comum porque o bem jurídico protegido, qual seja, o meio ambiente é considerado um bem de uso comum do povo, incorpóreo, autônomo, um direito difuso em que a pessoa tem o direito de usufruir o bem ambiental com a consciência e o dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações. O dano comum ou tradicional se distingue do dano ambiental na medida em que o primeiro atinge uma determinada pessoa ou a um conjunto individualizado de vítimas, enquanto, o segundo atinge uma coletividade de vítimas ainda que sua danosidade atingem individualmente certos sujeitos, a lesão ambiental afeta, sempre e necessariamente, uma pluralidade difusa de vítimas.(milaré, 2005, p.738).

6 Com outras palavras, mas convergindo no mesmo entendimento Leonardo Eustáquio afirma que o dano ambiental, como lesão a um bem difuso, naturalmente vai atingir número enorme de lesionados. (EUSTÁQUIO, 2008, p.85) Difícil reparação Outra característica do dano ambiental é a difícil reparação porque a reparação ao status quo é muito difícil ou quase impossível e por mais custosa que seja a reparação, jamais se reconstituirá a integridade ambiental ou a qualidade do meio que for afetado.(milaré, 2005, p. 739). Dessa maneira, levando em consideração que os danos ambientais são de difícil reparação e muitas vezes de impossível reparação a proteção do meio ambiente deve ser antes preventiva do que reparatória, pois essa cuida do dano já consumado, enquanto aquela da possibilidade de se evitar o dano. Sendo assim, a prevenção dos danos ao meio ambiente é a opção mais plausível e eficiente visto que o meio ambiente é um bem essencial à vida e a saúde de todos Difícil valoração Por esta característica do dano ambiental entende-se que os danos ambientais são de difícil valoração tendo em vista que o meio ambiente é um bem difuso e é muito difícil quantificar e calcular o dano ambiental, pois as degradações e os prejuízos causados ao meio ambiente, a biodiversidade e as conseqüências do estrago perduram por muito tempo na natureza. Neste contexto Miláre ensina que mesmo levado avante o esforço reparatório, nem sempre é possível, no estágio atual do conhecimento, o cálculo da totalidade do dano ambiental. (MILARÉ, 2005, p.740).

7 2.4 As Formas de Reparação do Dano Ambiental A Lei nº 6.938/81 no seu artigo 4º, inciso VII, incluiu entre os seus objetivos à imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ ou indenizar os danos causados.(brasil, 1981). Nas palavras de Paulo Affonso Leme Machado o Direito Ambiental apresenta um novo tipo de comportamento ao efetivar-se a responsabilização jurídica do poluidor ou do agressor dos recursos naturais. (MACHADO, 2006, p. 349). Como mostra Édis Milaré há duas formas principais de reparação do dano ambiental: (i) a recuperação natural ou retorno ao status quo ante; e (ii) a indenização em dinheiro.(milaré, 2005, p.741). A recuperação natural ou retorno ao status quo ante é a principal forma de reparar o dano porque objetiva restaurar o meio ambiente, a biodiversidade, bem como, o ecossistema ao estado anterior à degradação. Ela é a principal forma de reparação porque em se tratando de dano ambiental o mais importante é tentar restabelecer o bem jurídico protegido, ou seja, o meio ambiente assim como existia antes do dano. Entretanto, cumpre ressaltar que um meio ambiente que foi degradado e posteriormente restaurado dificilmente retornará a sua condição original. Por sua vez, a indenização em dinheiro também denominada de compensação ecológica só é devida quando a reconstituição não seja viável-fática ou tecnicamente-é que se admite a indenização em dinheiro. Essa- a reparação econômica é, portanto, forma indireta de sanar a lesão.(milaré, 2005, p.742). Percebe-se então que a indenização em dinheiro deve ser utilizada como medida excepcional e o valor arrecadado com a indenização será revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos conforme previsto no artigo 13 1 da Lei 7.347, de 24 de julho de Diante do exposto, observa-se que existindo um dano ambiental conseqüentemente há o dever de repará-lo e indenizá-lo. 1 Artigo 13 da Lei 7.347/1985: Havendo condenação em dinheiro, a indenização pelo dano causado reverterá a um fundo gerido por um Conselho Federal ou por Conselhos Estaduais de que participarão necessariamente o Ministério Público e representantes da comunidade, sendo seus recursos destinados à reconstituição dos bens lesados. (BRASIL,1985).

8 3.OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL 3.1Princípio da Precaução O princípio da precaução, também conhecido como princípio da prudência ou da cautela, é um princípio do Direito Ambiental que constitui um dos principais orientadores das políticas ambientais. Ao analisar o princípio da precaução Chris Wold menciona que o princípio da precaução deve ser aplicado quando houver incerteza científica sobre a plausibilidade da ocorrência de danos ambientais graves.(wold, 2003, p.17). Conforme explica Marchesan, Steigleder e Cappelli (2008) o princípio da precaução trata de uma ação antecipada diante do risco ou perigo desconhecido. Ele caracteriza-se pela adoção de medidas acautelatórias ligadas a atividades sobre as quais haja incerteza científica quanto aos possíveis efeitos negativos. Portanto, o princípio da precaução se refere a um risco incerto ainda não conhecido cientificamente devendo ser aplicado quando não houver certeza científica em relação a possíveis danos ambientais derivados das atividades humanas. 3.2 Princípio da Prevenção Pelo princípio da prevenção as possíveis ações danosas ao meio ambiente devem ser identificadas e eliminadas antes de se concretizarem em proteção a geração atual e futura. Esse princípio encontra respaldo legal tanto no artigo 225 caput da Constituição Federal quanto no artigo 2º, inciso VI da Lei nº 6.938/81. Leonardo Eustáquio (2008) lembra que o princípio da prevenção diz respeito às medidas essenciais que previnam a degradação do meio ambiente e que consiste no perigo concreto e efetivo de impactos já conhecidos pela ciência.

9 3.3 Princípio do Poluidor-Pagador Os recursos naturais não são inesgotáveis e a atividade produtiva juntamente com a exploração desses recursos e a utilização das máquinas auxiliando no processo de produção estão cada vez mais intensas ocasionando a degradação ambiental, o que muitas vezes, pode levar a escassez desses recursos. Sobre o assunto Chris Wold afirma que: O princípio do poluidor pagador pode ser compreendido como um mecanismo de alocação da responsabilidade pelos custos ambientais associados à atividade econômica. Em essência, portanto, este princípio fornece o fundamento dos instrumentos de política ambiental de que os Estados lançam mão para promover a internalização dos custos ambientais vinculados à produção e comercialização de bens e serviços. (WOLD, 2003, p.22). Leonardo Eustáquio (2008) assinala que o princípio do poluidor-pagador almeja a internalização dos prejuízos causados pela deterioração ambiental impondo ao poluidor o dever de arcar com as despesas de prevenção, reparação e repressão da poluição, bem como, da degradação dos recursos ambientais. Dessa maneira, o princípio contribui para a preservação da natureza, pois faz com que durante o processo produtivo o empreendedor analise os custos de sua atividade poluidora, imputando ao mesmo o custo social da poluição derivada de sua atividade produtiva internalizando os custos ambientais sem a máxima de que os lucros são privatizados enquanto os prejuízos são repassados para a sociedade. O princípio do poluidor-pagador está previsto no artigo 4º, inciso VII, da Lei nº 6.938/81. Além disso, a Constituição Federal também fez previsão desse princípio no artigo 225, 3º. 3.4 Princípio da Reparação Integral A reparação no caso de dano ambiental está associada à noção de compensação porque uma vez consumada a degradação e a deterioração ao meio ambiente juntamente dos recursos ambientais geralmente é muito difícil o retorno da qualidade ambiental ao estado anterior a ocorrência do dano, pois sempre restará conseqüências do dano ambiental difíceis de serem

10 totalmente eliminadas. Sendo assim a reparação do dano ambiental busca a adaptação do meio ambiente degradado a uma situação a mais próxima possível daquela anterior ao dano. O princípio da reparação integral do dano ambiental estabelece que o dano ao meio ambiente deve ser reparado integralmente, ou seja, de forma ilimitada vedando a utilização de fórmulas que, de alguma maneira, possa evitar que o meio ambiente seja integralmente recuperado e restaurado. A respeito do tema Edis Milaré aponta que: O Brasil adotou a teoria da reparação integral do dano ambiental, o que significa que a lesão causada ao meio ambiente há de ser recuperada em sua integridade e qualquer norma jurídica que disponha em sentido contrário ou que pretenda limitar o montante indenizatório a um teto máximo será inconstitucional; por isso mesmo, quando não for possível a reparação do dano, ainda será devida a indenização pecuniária correspondente, a ser revertida para os Fundos de Defesa dos Direitos Difusos, previstos no artigo 13 da Lei 7.347/85.(MILARÉ, 2005, p. 830). No ordenamento jurídico brasileiro, o princípio da reparação integral do dano ambiental tem previsão legal no artigo 225, 3º da Constituição Federal e no artigo 14, 1º da Lei nº 6.938/81. Ambos se referem à obrigação de reparar o dano sem estabelecerem qualquer limite ao montante e ao valor da indenização. Diante disso, através do princípio da reparação integral do dano ambiental na ocorrência de dano ao meio ambiente há a obrigação e o dever jurídico de repará-lo integralmente e essa reparação deve ser da forma mais ampla possível em virtude da relevância que o bem meio ambiente possui para toda a sociedade. 4 A RESPONSABILIDADE CIVIL PELO DANO AMBIENTAL 4.1 O Conceito de Responsabilidade Civil A responsabilidade civil é um instituto jurídico que consiste no dever do infrator de ressarcir um dano causado a alguém. Ela pressupõe prejuízo a terceiro o que gera o dever de reparação do dano causado. Na responsabilidade civil é necessário identificar aquela conduta que reflete na obrigação de indenizar.

11 Existem duas teorias que explicam e classificam a responsabilidade civil em subjetiva e objetiva. A primeira teoria é a da responsabilidade subjetiva fundada no elemento culpa, na culpabilidade, pois sem a culpa não há a reparação civil. Pela responsabilidade civil subjetiva é preciso analisar se a pessoa agiu com negligência, imperícia ou imprudência para que haja o dever de ressarcimento a vítima lesionada. Para caracterizá-la, é imprescindível alguns elementos quais sejam: a conduta antijurídica, o dano, o nexo de causalidade e a culpa que é o elemento marcante na responsabilidade subjetiva. Por outro lado, a segunda teoria é a da responsabilidade objetiva que entende que a reparação baseia-se no dano causado e sua relação com a atividade desenvolvida pelo agente. Explica-se essa teoria pelo alto risco de determinadas atividades e pela impossibilidade prática de se provar a culpabilidade em determinadas ocasiões. Portanto, os elementos essenciais são: o dano e o nexo de causalidade. Na responsabilidade objetiva não existe a necessidade da comprovação da culpa para que haja a obrigação de reparar o dano. 4.2 A Responsabilidade Civil Ambiental A responsabilidade civil ambiental vislumbra tanto desmotivar uma conduta danosa ao meio ambiente e ao bem estar social quanto à reparação do dano com a recuperação e restauração do bem lesado ou sendo essa impossível com a indenização em dinheiro. Ela estabelece regras para a verificação do dano causado e a responsabilização do agente causador. O empreendedor de uma atividade econômica deve ter o cuidado de zelar pela preservação ambiental e assumir os danos e os riscos advindos dessa atividade. Por isso, a responsabilidade está pautada na assunção de riscos e a doutrina divide em duas principais teorias sobre a atividade de risco, a saber: teoria do risco criado e teoria do risco integral. A teoria do risco criado entende que aquele que, em razão de sua atividade ou profissão, criar um perigo está sujeito à reparação do dano que causar, salvo prova de haver adotado todas as medidas para evitá-lo. Os defensores da teoria do risco criado afirmam que somente as atividades perigosas ensejam a responsabilização dos danos por elas causados. Neste sentido, Annelise Monteiro Steigleder menciona que a teoria do risco criado, a qual procura vislumbrar, dentre todos os fatores de risco, apenas aquele que, por apresentar periculosidade, é efetivamente apto a gerar as situações lesivas, para fins de imposição de

12 responsabilidade.(steigleder,2003,p.86). Essa teoria admite a aplicação das excludentes de responsabilidade como o caso fortuito e a força maior. Por sua vez, a teoria do risco integral é a modalidade mais extremada da teoria do risco, pois essa teoria sugere a inaplicabilidade das excludentes de responsabilidade e a obrigação de reparar decorre apenas do fato dano. O Brasil adotou em matéria de direito ambiental a teoria da responsabilidade civil objetiva, sendo assim, não é necessário à comprovação da culpa para que haja a obrigação de indenizar. A responsabilidade civil objetiva foi fundamentada na teoria do risco integral. A vinculação da responsabilidade objetiva à teoria do risco integral é a forma mais rigorosa de imputação de responsabilidade por dano ambiental, tendo em vista que, segundo essa teoria o dever de indenizar existe quando ocorre o dano, mesmo nos casos de culpa exclusiva da vítima, caso fortuito ou força maior. Em adequadas colocações é o que expressa José Alfredo Baracho Júnior: A vinculação da responsabilidade objetiva à teoria do risco integral expressa a grande preocupação dos doutrinadores brasileiros em estabelecer um sistema de responsabilidade o mais rigoroso possível, o que se justifica em face do alarmante quadro de degradação existente no Brasil.(BARACHO, 2000, p. 322). Segundo Edis Milaré: A adoção da teoria do risco da atividade, da qual decorre a responsabilidade objetiva, traz como conseqüências principais para que haja o dever de indenizar: a) a prescindibilidade de investigação da culpa; b) a irrelevância da licitude da atividade; c) a inaplicação das causas de exclusão da responsabilidade civil. (MILARÉ, 2005, p.834). Ainda sobre o assunto Edis Milaré entende que: segundo a teoria do risco integral, qualquer fato, culposo ou não-culposo, impõe ao agente a reparação, desde que cause um dano.(milaré, 2005, p.827). Conforme expõe Edis Milaré (2005) a primeira conseqüência da adoção da responsabilidade civil objetiva ambiental fundamentada na teoria do risco da atividade, qual seja, a prescindibilidade de investigação de culpa, consiste em que, não há a necessidade de verificar a discussão da culpa do poluidor, ou seja, basta que a conduta do agente tenha contribuído para o prejuízo. A obrigação de investigação e de indenizar decorre da mera ocorrência de um resultado prejudicial ao meio ambiente, sem qualquer aferição subjetiva da contribuição da conduta do poluidor para a realização da lesão ao meio ambiente. No que tange a segunda conseqüência, a irrelevância da licitude da atividade, consiste em que a

13 simples lesão ao meio ambiente é suficiente para a responsabilização do poluidor, pois não se indaga da licitude ou não da atividade. Para a responsabilização do agente não se contempla se a atividade desenvolvida é legal ou ilegal basta à comprovação da potencialidade de dano que a atividade possa trazer aos bens ambientais. Por fim, a terceira conseqüência, a inaplicação das causas de exclusão de responsabilidade civil, consiste em que as excludentes de responsabilidade, como o caso fortuito e a força maior, não serão invocadas como causas exonerativas de responsabilidade. A grande vantagem da adoção da teoria do risco integral para o Direito Ambiental é a não admissão das excludentes de responsabilidade civil e a independência na análise se a atividade desenvolvida pelo agente é lícita ou ilícita, pois mesmo a licitude da atividade desenvolvida pelo agente não lhe isenta da obrigação de reparar e responder pelo dano causado ao meio ambiente. Diante disso, pela teoria do risco integral o poluidor deve arcar com todos os riscos advindos de sua atividade, ele assume todo risco do empreendimento, visto que, o simples fato de existir a atividade enseja o dever de reparar o dano ambiental, uma vez provado a relação causal entre a atividade e o dano dela decorrente. A responsabilidade civil no âmbito do direito ambiental tem como fundamento jurídico o artigo 14, 1º da Lei nº 6.938/81, que prevê: Sem obstar a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente de existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministério Público da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal por danos causados ao meio ambiente.(brasil, 1981). Este dispositivo tem sido considerado recepcionado pela Constituição Federal, que em seu artigo 225, 3º, estabelece: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.(brasil, 1988). Pelo dispositivo supracitado observa-se que a Constituição Federal de 88 no seu artigo 225, 3º menciona a obrigação de reparar o dano causado ao meio ambiente e essa reparação é independente da aplicação de sanções penais e administrativas estando o agente causador do dano passível de punição penal e administrativa.

14 No que se refere à responsabilidade civil por dano ao meio ambiente Álvaro Luiz Valery Mirra afirma que: Foi consagrada a responsabilidade objetiva do degradador por danos ao meio ambiente, vale dizer, responsabilidade fundada no simples risco ou no simples fato da atividade degradadora, independentemente da culpa do agente causador do dano. Nessa matéria, portanto, para a responsabilização do degradador do meio ambiente, basta a demonstração (a) do dano ambiental, (b)de uma atividade degradadora do meio ambiente e(c) do nexo causal entre o dano e o fato da atividade degradadora, sendo irrelevante discutir se houve culpa ou não do agente.(mirra, 2003, p.69). Posiciona-se no mesmo sentido Edis Milaré ao afirmar no regime da responsabilidade objetiva, fundada na teoria do risco da atividade, para que se possa pleitear a reparação do dano, basta a demonstração do evento danoso e do nexo de causalidade. (MILARÉ,2005,p.831). A responsabilidade civil no direito ambiental é objetiva, ou seja, para a configuração do dano ambiental não importa se quem danificou o meio ambiente agiu com culpa ou dolo. São pressupostos indispensáveis para a reparação: o dano ou evento danoso e o nexo causal. Portanto, além da existência do prejuízo é necessário estabelecer-se à relação entre a atividade e o dano dela advindo. Conforme explica Milaré (2005) o dano ou evento danoso decorre de atividades que, de forma direta ou indireta, causem a deteriorização e degradação do meio ambiente, ou seja, da qualidade ambiental ou de um ou mais de seus componentes. Por sua vez, o nexo causal resulta da ligação de causa e efeito entre a atividade e o dano dela advindo. É analisada a atividade observando se o dano foi causado em virtude dela, a fim de se concluir que o risco que lhe é inerente é suficiente para configurar o dever de reparar o prejuízo. Dessa forma, basta que se demonstre a existência do dano para cujo desenlace o risco da atividade influenciou decisivamente.(milaré, 2005, p.833). Daí dizer que ao adotar a responsabilidade civil objetiva no que concerne ao dano ambiental não há a necessidade de demonstração da culpa, entretanto o nexo de causalidade não é dispensado. Milaré (2005) ainda completa que em se tratando de dano ambiental a determinação do nexo causal é uma tarefa mais complexa e difícil porque as conseqüências da poluição, ainda perduram por muito tempo na natureza, seja pela diversidade de causas, das fontes e de comportamentos, seja pela sua tardia consumação e constatação, seja pelas dificuldades técnicas e financeiras de sua apuração, seja pela longa distância entre a fonte emissora e o resultado lesivo, seja pelas seqüelas causadas ao meio ambiente que muitas vezes só aparecerão depois de muito tempo, por vezes, até irreversíveis.

15 Sobre o nexo causal Paulo Affonso Leme Machado (2006) menciona que é preciso estabelecer a conexão entre o prejuízo e a fonte poluidora. Caso seja apenas uma fonte poluidora não haverá nenhum problema jurídico, entretanto, se existir pluralidade de autores do dano ecológico estabelecer o nexo de causalidade pode ser um obstáculo mais trabalhoso, porém não uma tarefa impossível. A dificuldade da caracterização do nexo de causalidade na responsabilidade civil ambiental está na identificação dos agentes causadores do dano ambiental, na variedade e multiplicidade de causas, bem como na falta de precisão técnica para a sua verificação. Ao analisar a relação sobre o nexo causal derivado do dano ambiental Antônio Hermam Benjamin afirma que o dano ambiental, como de resto em outros domínios, pode ser resultado de várias causas concorrentes, simultâneas ou sucessivas, dificilmente tendo uma única e linear fonte. É desafiador relacionar causa e efeito na maioria dos problemas ambientais.(benjamin, 1998, p. 44). Por isso, o nexo causal na responsabilidade ambiental encontra-se em declínio, tendo em vista a utilização do risco como presunção caracterizadora do dano, subtraindo o contexto da causalidade, propiciando à imputação. Na responsabilidade ambiental existe a necessidade de ser verificada a possibilidade de racionalização do nexo causal, tendo em vista a importância do meio ambiente para toda a coletividade. A aplicação da responsabilidade civil objetiva na reparação de dano ambiental é um instrumento jurídico com previsão legal no ordenamento nacional de proteção ao meio ambiente visando não apenas reparar o dano causado, mas também coibir e evitar práticas lesivas ao meio ambiente. Sendo assim, Paulo Affonso Leme Machado (2006) menciona que o Direito Ambiental engloba as duas funções da responsabilidade civil objetiva, quais sejam: a função preventiva que objetiva evitar o dano e a função reparadora que tenta reconstituir e/ ou indenizar os prejuízos ocorridos. Frente a isso, é um exemplo de dispositivo legal que adota a responsabilidade objetiva ambiental a Lei nº 6.453, de 17 de outubro de 1977, que dispõe sobre a responsabilidade civil por danos nucleares e a responsabilidade criminal por atos relacionados com atividades nucleares, no seu artigo 4º caput ao prever que será exclusiva do operador da instalação nuclear, nos termos desta Lei, independentemente da existência de culpa, a responsabilidade civil pela reparação de dano nuclear causado por acidente nuclear.(brasil, 1977). Portanto, a responsabilidade civil objetiva por dano ambiental tem como pressupostos o dano ou evento danoso e o nexo causal entre a atividade e o resultado, configurando o

16 agente, principal responsável pela reparação, o poluidor, pois aquele que produz o risco da atividade é obrigado a reparar os danos decorrentes da atividade exercida. Logo, todo aquele que desenvolve uma atividade passível de gerar riscos para a saúde, bem como, para o meio ambiente deverá ser responsabilizado pelo risco, não havendo a necessidade da vítima do dano provar a culpa ou dolo do agente. 4.3 O Sujeito Responsável Segundo o ordenamento jurídico e a legislação vigente o principal responsável pelo dano causado ao meio ambiente é o poluidor. A lei 6.938/1981 em seu artigo 3º, inciso IV, define poluidor como a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental. (BRASIL, 1981). Pela definição de poluidor estabelecida na lei, observa-se que a responsabilidade por danos ao meio ambiente é muito abrangente, tendo em vista que, podem ser responsáveis tanto as pessoas físicas quanto as pessoas jurídicas. Sendo assim, aquele que causou uma degradação, modificação ou alteração no meio ambiente deve por este ato responder, seja uma pessoa física ou jurídica, tendo em vista que é dever de todos tanto do Poder Público como do particular a preservação do meio ambiente. Ao adotar a responsabilidade civil objetiva relacionada à teoria do risco integral faz-se necessário lembrar do instituto jurídico da solidariedade, visto que, a responsabilidade por dano ambiental além de objetiva é solidária. Neste mesmo sentido, José Alfredo Baracho Júnior menciona que: [...] Grande parte da doutrina brasileira tem firmado a opinião de que a responsabilidade civil por dano ao meio ambiente fundamenta-se na teoria do risco, sendo uma responsabilidade solidária e de caráter objetivo.(baracho, 2000, p.307). Logo, caso haja mais de um responsável pelo dano causado ao meio ambiente, ou seja, existindo uma pluralidade de agentes responsáveis, todos deverão responder solidariamente pelo prejuízo causado nos moldes do artigo 942 do Código Civil ao dispor que [...] se a ofensa tiver mais de um autor, todos responderão solidariamente pela reparação.(brasil, 2002).

17 Na mesma linha de raciocínio Paulo Affonso Leme Machado ilustra que: Num distrito industrial ou num conglomerado de indústrias pode ser difícil apontarem-se todas as fontes poluidoras que tenham causado prejuízo. A vítima não está obrigada a processar conjuntamente todos os poluidores, podendo escolher aquele que lhe convier, chamar à responsabilidade, por exemplo, optando por um poluidor solvente e não pelo insolvente.(machado, 2006, p.343/344). Desse modo, constata-se que a responsabilidade civil ambiental é solidária podendo um ou todos os agentes causadores de um dano ambiental responderem integralmente pela reparação do dano, cabendo aquele que reparar o dano sozinho a ação de regresso contra os demais co-obrigados. Portanto, um dano causado ao meio ambiente pode repercutir nas três esferas jurídicas ensejando sanções ao agente causador, qual seja, o poluidor de caráter administrativo, penal e civil visando sempre uma maior preservação do patrimônio ambiental. 5 CONCLUSÃO O Direito Ambiental tem como objetivo primordial atuar de forma preventiva porque mais do que punir o poluidor por um dano causado ao meio ambiente ou reparar um dano causado ao meio ambiente, a legislação ambiental brasileira visa à preservação dos recursos naturais, visto que, o meio ambiente é um bem essencial para a manutenção de todas as formas de vida sejam animais ou vegetais. A preservação do meio ambiente constitui uma obrigação de todos aqueles que almejam uma boa e sadia qualidade de vida. Ademais, por ser o meio ambiente um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal sua preservação e conservação deve ser não só para as presentes gerações, mas também para as futuras. A proteção e defesa do meio ambiente é um encargo tanto do Poder Público como da coletividade. Os princípios ambientais da precaução, da prevenção, do poluidor-pagador e da reparação integral são os princípios básicos que orientam e direcionam o instituto da responsabilidade civil ambiental e são aplicados pelos julgadores no momento de apreciarem e decidirem os litígios envolvendo os casos concretos de responsabilidade civil ambiental. Tais princípios são essenciais para o Direito Ambiental, pois contribuem para uma solução mais efetiva e eficiente na resolução dos conflitos que envolvem a responsabilidade

18 civil ambiental, exercendo, portanto, uma função fundamental seja para prevenir eventuais e futuros danos ao meio ambiente, seja para responsabilizar o poluidor pelos danos causados ao meio ambiente, seja para determinar e estabelecer as medidas que visem a reparar o dano causado ao meio ambiente. No caso de ocorrência de dano ambiental deve-se buscar em primeiro lugar como forma de reparação do dano ambiental, ainda que seja a alternativa mais difícil, a restauração e recomposição do meio ambiente, estabelecendo-o ao status quo ante, ou seja, ao estado anterior à degradação ambiental. Em um segundo momento, como forma de reparação ao dano ambiental deve-se buscar um pagamento pecuniário, a título indenizatório pelos danos aos bens ambientais. Além disso, o agente causador do dano também deve ser penalizado e responder pela lesão que causou ao meio ambiente, tendo em vista que, o mesmo é um bem jurídico protegido constitucionalmente. O Direito Ambiental evoluiu muito no que concerne ao instituto jurídico da responsabilidade civil ambiental ao estabelecer a mesma independentemente da existência de culpa, configurando, portanto a responsabilidade objetiva. Na hipótese de dano ambiental a regra é a aplicação da responsabilidade civil objetiva, pois aquele que através do exercício de sua atividade causar um risco de dano para outra pessoa deve ser obrigado a repará-lo, mesmo que sua conduta seja isenta de culpa ou dolo. Dessa forma, a possibilidade jurídica de reparação civil por dano ambiental é um avanço bastante importante tanto para o Direito quanto para a sociedade. A responsabilidade civil ambiental desempenha um papel extremamente relevante para a responsabilização do poluidor, pois é o fundamento jurídico da obrigação de indenizar por danos causados ao meio ambiente. Portanto, é necessário prevenir e evitar as ações lesivas ao meio ambiente, e em caso de dano ambiental a responsabilização do agente causador prevalecendo à máxima do in dubio pro natureza. REFERÊNCIAS ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental. 8º ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p.

19 BARACHO JÚNIOR, José Alfredo de Oliveira. Responsabilidade civil por dano ao meio ambiente. Belo Horizonte: Del Rey, p. BENJAMIN, Antônio Herman V. Responsabilidade Civil pelo Dano Ambiental. Revista dos Tribunais, São Paulo, Ano 3, nº.9, p.5-52, jan/mar BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil.Brasília: Senado, p. BRASIL.Lei 6.453, de 17 de outubro de 1977.Dispõe sobre a responsabilidade civil por danos nucleares e a responsabilidade criminal por atos relacionados com atividades nucleares, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 17.out BRASIL.Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981.Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.diário Oficial da União, Brasília, 31 ago BRASIL. Lei 7.347, de 24 de julho de Disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico (VETADO) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 24 jul BRASIL.Lei , de 10 de janeiro de 2002.Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan EUSTÁQUIO, Leandro. Direito Ambiental para concursos: jurisprudência do STF, STJ e exercícios selecionados. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 14º ed. São Paulo: Malheiros, MARCHESAN, Ana Maria Moreira; STEIGLEDER, Annelise Monteiro; CAPPELLI,Sílvia. Direito Ambiental. Porto Alegre: Verbo Jurídico, p. MILARÉ, Edis. Direito do ambiente: doutrina, prática, jurisprudência e glossário.são Paulo: Revista dos Tribunais, p.

20 MIRRA, Álvaro Luiz Valery. Responsabilidade civil pelo dano ambiental e o princípio da reparação integral do dano. Revista dos Tribunais, São Paulo, Ano 8, nº.32, p.69-82, out/dez SAMPAIO, José Adércio Leite, WOLD, Chris, NARDY, Afrânio. Princípios de direito ambiental: na dimensão internacional e comparada. Belo Horizonte: Del Rey, p. STEIGLEDER, Annelise Monteiro. Considerações sobre o nexo de causalidade na responsabilidade civil por dano ao meio ambiente. Revista dos Tribunais, São Paulo, Ano 8, n. 32, p , out/dez.2003.

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA C O N T E Ú D O : N O Ç Õ E S D E D I R E I T O : I N T R O D U Ç Ã O A O E S T U D O D O D I R E I T O A M B I E N T A L C A R A C T E R Í S T I C A S D A L E G I S L

Leia mais

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado Conceito Responsabilidade Civil do Estado é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL O ordenamento jurídico pátrio, em matéria ambiental, adota a teoria da responsabilidade civil objetiva, prevista tanto no art. 14, parágrafo 1º da Lei 6.938/81

Leia mais

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 Marcela Furtado Calixto 1 Resumo: O presente artigo visa discutir a teoria

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 Suponha se que Maria estivesse conduzindo o seu veículo quando sofreu um acidente de trânsito causado por um ônibus da concessionária do serviço público

Leia mais

O EXERCÍCIO OBRIGATÓRIO DO DIREITO DE REGRESSO

O EXERCÍCIO OBRIGATÓRIO DO DIREITO DE REGRESSO Novos Temas da Responsabilidade Civil Extracontratual das Entidades Públicas O EXERCÍCIO OBRIGATÓRIO DO DIREITO DE REGRESSO Instituto de Ciências Jurídico-Políticas Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA JOSÉ DE SENA PEREIRA JR. Consultor Legislativo da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional JANEIRO/2002

Leia mais

Responsabilidade dos bancos por riscos/danos ambientais Demarest & Almeida Advogados Associados

Responsabilidade dos bancos por riscos/danos ambientais Demarest & Almeida Advogados Associados Responsabilidade dos bancos por riscos/danos ambientais Demarest & Almeida Advogados Associados São Paulo, 17 de maio de 2012 I. Apresentação II. Legislação Federal Básica III. Responsabilidade Ambiental

Leia mais

Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP

Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP PRÁTICA MÉDICA A prática médica se baseia na relação médicopaciente,

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução.

Copyright Proibida Reprodução. RESPONSABILDADE CIVIL DO DANO AMBIENTAL Prof. Éder Responsabilidade Clementino dos civil Santos INTRODUÇÃO Evolução da sociedade: séc. XX (novas tecnologias x modelo de vida); Inércia do Estado: auto-tutela;

Leia mais

Empregador é responsável por danos ao ambiente de trabalho e à saúde

Empregador é responsável por danos ao ambiente de trabalho e à saúde REFLEXÕES TRABALHISTAS Empregador é responsável por danos ao ambiente de trabalho e à saúde 01 de agosto de 2014, 08:00h Por Raimundo Simão de Melo No Brasil, até 1988, o enfoque principal sobre o meio

Leia mais

Atribuições estaduais e municipais na fiscalização ambiental

Atribuições estaduais e municipais na fiscalização ambiental Atribuições estaduais e municipais na fiscalização ambiental Rodolfo Torres Advogado Assessor Jurídico do INEA Especialista em Direito Ambiental pela PUC/RJ Fiscalização: noções gerais Manifestação do

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

DOS FATOS JURÍDICOS. FATO JURÍDICO = é todo acontecimento da vida relevante para o direito, mesmo que seja fato ilícito.

DOS FATOS JURÍDICOS. FATO JURÍDICO = é todo acontecimento da vida relevante para o direito, mesmo que seja fato ilícito. DOS FATOS JURÍDICOS CICLO VITAL: O direito nasce, desenvolve-se e extingue-se. Essas fases ou os chamados momentos decorrem de fatos, denominados de fatos jurídicos, exatamente por produzirem efeitos jurídicos.

Leia mais

O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO P NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE

O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO P NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO P NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS RELATIVAS ÀS FUNÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público: I- promover,

Leia mais

Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades Administrador Administrador é a pessoa a quem se comete a direção ou gerência de qualquer negócio ou serviço, seja de caráter público ou privado,

Leia mais

7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil. Tópicos Especiais em Direito Civil

7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil. Tópicos Especiais em Direito Civil 7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil Tópicos Especiais em Direito Civil Introdução A Responsabilidade Civil surge em face de um descumprimento obrigacional pela desobediência de uma regra estabelecida

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS BANCOS POR RISCOS/DANOS AMBIENTAIS. Erika Bechara 17.05.2012

RESPONSABILIDADE DOS BANCOS POR RISCOS/DANOS AMBIENTAIS. Erika Bechara 17.05.2012 RESPONSABILIDADE DOS BANCOS POR RISCOS/DANOS AMBIENTAIS Erika Bechara 17.05.2012 POR QUE ULTIMAMENTE SE TEM FALADO TANTO DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL SOLIDÁRIA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS? 1. Não houve

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Aplicação das medidas de compensação patrimoniais previstas em compromissos de ajustamento de condutas destinados à reparação do meio ambiente Luciano Trierweiler Naschenweng* O

Leia mais

Análise Econômica da Responsabilidade Civil (Stricto Sensu) Cesar Santolim PPGD/UFRGS

Análise Econômica da Responsabilidade Civil (Stricto Sensu) Cesar Santolim PPGD/UFRGS Análise Econômica da Responsabilidade Civil (Stricto Sensu) Cesar Santolim PPGD/UFRGS Terminologia Common Law Tort Law Direito Continental Responsabilidade Civil Aspectos Históricos As distinções entre

Leia mais

OAB 1ª Fase Direito Civil Responsabilidade Civil Duarte Júnior

OAB 1ª Fase Direito Civil Responsabilidade Civil Duarte Júnior OAB 1ª Fase Direito Civil Responsabilidade Civil Duarte Júnior 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. RESPONSABILIDADE CIVIL É A OBRIGAÇÃO QUE INCUMBE A ALGUÉM DE

Leia mais

O Dano Moral no Direito do Trabalho

O Dano Moral no Direito do Trabalho 1 O Dano Moral no Direito do Trabalho 1 - O Dano moral no Direito do Trabalho 1.1 Introdução 1.2 Objetivo 1.3 - O Dano moral nas relações de trabalho 1.4 - A competência para julgamento 1.5 - Fundamentação

Leia mais

Gestão e Legislação Ambiental

Gestão e Legislação Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE TECNOLOGIA Mestrado em Recursos Hídricos H e Saneamento Disciplina: Gestão e Legislação Ambiental Professora: Selêude Wanderley da NóbregaN Legislação Ambiental

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL NA LEGISLAÇÃO

DIREITO AMBIENTAL NA LEGISLAÇÃO DIREITO AMBIENTAL NA LEGISLAÇÃO FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL LEGISLAÇÃO NACIONAL Didaticamente podemos dividir o estudo do Direito em duas grandes áreas: o público e o privado. No direito público tratamos

Leia mais

Terceiro Setor, ONGs e Institutos

Terceiro Setor, ONGs e Institutos Terceiro Setor, ONGs e Institutos Tomáz de Aquino Resende Promotor de Justiça. Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Tutela de Fundações de Minas Gerais. Usualmente é chamado de

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, tendo se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, reafirmando

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL I CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 h.a. N.º DE CRÉDITOS: 04 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 (Do Sr. MAURO PASSOS) Dispõe sobre o assédio moral nas relações de trabalho. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º É proibido o assédio moral nas relações de trabalho. Art. 2º

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SIMEXMIN OURO PRETO 18.05.2016 SERGIO JACQUES DE MORAES ADVOGADO DAS PESSOAS DAS PESSOAS NATURAIS A vida é vivida por

Leia mais

DIREITO CIVIL NO EMPREENDIMENTO TURÍSTICO

DIREITO CIVIL NO EMPREENDIMENTO TURÍSTICO DIREITO CIVIL NO EMPREENDIMENTO TURÍSTICO GOMES, Alessandro. alefot@bol.com.br Resumo: O trabalho aqui apresentado, como uma exigência para a conclusão do módulo Direito Civil no Empreendimento Turístico,

Leia mais

A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL

A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL SÍLVIO DE SALVO VENOSA 1 Para a caracterização do dever de indenizar devem estar presentes os requisitos clássicos: ação ou omissão voluntária, relação

Leia mais

14/05/2010. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Niro Afonso Pieper. Diretor Geral - SEMA

14/05/2010. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Niro Afonso Pieper. Diretor Geral - SEMA 14/05/2010 Niro Afonso Pieper Diretor Geral - SEMA 1 O Sistema Integrado de Gestão Ambiental no Rio Grande do Sul Concepção e Histórico Requisitos para a Habilitação Princípio da Melhoria Contínua Enfoque

Leia mais

II Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

II Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho II Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho A responsabilidade civil e criminal no âmbito da SHST Luís Claudino de Oliveira 22/maio/2014 Casa das Histórias da Paula Rego - Cascais Sumário 1.

Leia mais

Declaração sobre meio ambiente e desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992)

Declaração sobre meio ambiente e desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992) Declaração sobre meio ambiente e desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992) A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e desenvolvimento, Tendo-se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 21 de junho de

Leia mais

A RESPONSABILIDADE CIVIL PELO DANO AMBIENTAL NO DIREITO BRASILEIRO E A QUESTÃO DA REPARAÇÃO MATERIAL E MORAL

A RESPONSABILIDADE CIVIL PELO DANO AMBIENTAL NO DIREITO BRASILEIRO E A QUESTÃO DA REPARAÇÃO MATERIAL E MORAL A RESPONSABILIDADE CIVIL PELO DANO AMBIENTAL NO DIREITO BRASILEIRO E A QUESTÃO DA REPARAÇÃO MATERIAL E MORAL I CONGRESSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL Mariza Giacomin Lozer Patrício Advogada (FESV).

Leia mais

DANO AMBIENTAL AUTOR: RILDO BARROS FERREIRA RESUMO

DANO AMBIENTAL AUTOR: RILDO BARROS FERREIRA RESUMO DANO AMBIENTAL AUTOR: RILDO BARROS FERREIRA RESUMO A proteção ao meio ambiente passou a ser uma preocupação nos últimos tempos. Atualmente a defesa do meio ambiente tem como escopo a conservação dos recursos

Leia mais

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART 225 - Todos tem o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder

Leia mais

EMENDA AO PROJETO DE QUALIDADE/AGILIDADE DO CONTROLE EXTERNO

EMENDA AO PROJETO DE QUALIDADE/AGILIDADE DO CONTROLE EXTERNO EMENDA AO PROJETO DE QUALIDADE/AGILIDADE DO CONTROLE EXTERNO Referência - Of. Circular nº 21-SSA/2014/ATRICON, de 16/06/2014 - Of. nº 325-SSA/2014/ATRICON, de 02/07/2014 Em atenção aos oficios em referência,

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR A punição administrativa ou disciplinar não depende de processo civil ou criminal a que se sujeite também o servidor pela mesma falta, nem obriga

Leia mais

BACIAS HIDROGRÁFICAS E O MEIO AMBIENTE Profa Dra Lilza Mara Boschesi Mazuqui

BACIAS HIDROGRÁFICAS E O MEIO AMBIENTE Profa Dra Lilza Mara Boschesi Mazuqui BACIAS HIDROGRÁFICAS E O MEIO AMBIENTE Profa Dra Lilza Mara Boschesi Mazuqui OQUE É IMPACTO AMBIENTAL???? IMPACTO AMBIENTAL Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente,

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

CONCEITO Meio ambiente (Lei 6.938/81 art. 3 , I) Visão antropocêntrica

CONCEITO Meio ambiente (Lei 6.938/81 art. 3 , I) Visão antropocêntrica DIREITO AMBIENTAL CONCEITO Meio ambiente (Lei 6.938/81 art. 3, I) conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

A EFETIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL

A EFETIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL A EFETIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL FERNANDO REVERENDO VIDAL AKAOUI XIV Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente - ABRAMPA RESPONSABILIDADE DO ESTADO PELA PROTEÇÃO

Leia mais

www.apostilaeletronica.com.br

www.apostilaeletronica.com.br DIREITO PENAL PARTE GERAL I. Princípios Penais Constitucionais... 003 II. Aplicação da Lei Penal... 005 III. Teoria Geral do Crime... 020 IV. Concurso de Crime... 027 V. Teoria do Tipo... 034 VI. Ilicitude...

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

Deontologia Médica. Deontologia Médica. Conceito

Deontologia Médica. Deontologia Médica. Conceito Medicina Legal Professor Sergio Simonsen Conceito A deontologia médica é a ciência que cuida dos deveres e dos direitos dos operadores do direito, bem como de seus fundamentos éticos e legais. Etimologicamente,

Leia mais

Regulamentação e Licenciamento Ambiental. Oscar Graça Couto Lobo & Ibeas

Regulamentação e Licenciamento Ambiental. Oscar Graça Couto Lobo & Ibeas Regulamentação e Licenciamento Ambiental Oscar Graça Couto Lobo & Ibeas Matriz Constitucional "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia

Leia mais

CÓDIGO BRASILEIRO DE ÉTICA PARA ARQUIVISTAS

CÓDIGO BRASILEIRO DE ÉTICA PARA ARQUIVISTAS CÓDIGO BRASILEIRO DE ÉTICA PARA ARQUIVISTAS Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Código de Ética dos Arquivistas Objetivo: Fornecer à profissão arquivística

Leia mais

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7:

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1. CONCURSO DE CRIMES 1.1 DISTINÇÃO: * CONCURSO

Leia mais

CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS

CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS António Gonçalves Henriques AMBIENTE Conjunto dos sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações, e dos factores económicos, sociais e culturais

Leia mais

DANO AMBIENTAL: SEM LEI NÃO HÁ DANO? Fúlvia Leticia Perego Silva 1, Munir Jorge Felício 2

DANO AMBIENTAL: SEM LEI NÃO HÁ DANO? Fúlvia Leticia Perego Silva 1, Munir Jorge Felício 2 86 DANO AMBIENTAL: SEM LEI NÃO HÁ DANO? Fúlvia Leticia Perego Silva 1, Munir Jorge Felício 2 1 Integrante do Núcleo de Estudos Ambientais e Geoprocessamento NEAGEO do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria da República no Município de Corumbá/MS. RECOMENDAÇÃO nº 007/2011

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria da República no Município de Corumbá/MS. RECOMENDAÇÃO nº 007/2011 Procuradoria da República no Município de Corumbá/MS RECOMENDAÇÃO nº 007/2011 Renováveis (Ibama), Ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelo Procurador

Leia mais

OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO

OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO Artigo jurídico apresentado por MARCELO THIMOTI DA SILVA, professor, especialista em Direito Administrativo, Constitucional

Leia mais

Dano Moral no Direito do Consumidor. HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m

Dano Moral no Direito do Consumidor. HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m Dano Moral no Direito do Consumidor HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Consumidor padrão ou standard : art. 2º, caput Consumidor por equiparação: arts. 2º, parágrafo

Leia mais

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL Fernando Souza OLIVEIRA 1 Pedro Anderson da SILVA 2 RESUMO Princípio do Desenvolvimento Sustentável como um direito e garantia fundamental,

Leia mais

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E O DIREITO AMBIENTAL. Rachel Lopes Queiroz Chacur

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E O DIREITO AMBIENTAL. Rachel Lopes Queiroz Chacur 81 DA RESPONSABILIDADE CIVIL E O DIREITO AMBIENTAL Rachel Lopes Queiroz Chacur Docente da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. RESUMO Toda e qualquer ação humana resulta em um impacto no meio ambiente,

Leia mais

A RESPONSABILIDADE CIVIL NA APRESENTATAÇÃO ANTECIPADA DO CHEQUE PÓS-DATADO

A RESPONSABILIDADE CIVIL NA APRESENTATAÇÃO ANTECIPADA DO CHEQUE PÓS-DATADO A RESPONSABILIDADE CIVIL NA APRESENTATAÇÃO ANTECIPADA DO CHEQUE PÓS-DATADO GONÇALVES, L. R. S. Resumo: O cheque é um título de crédito de ordem de pagamento à vista regido pela Lei nº 7.357/1985, porém

Leia mais

Trabalho de Conclusão do Curso de Direito Sanitário

Trabalho de Conclusão do Curso de Direito Sanitário 201 Trabalho de Conclusão do Curso de Direito Sanitário Débora Maria Barbosa Sarmento 1 Apesar de o homem desde a Antiguidade reconhecer a importância da saúde, o Estado Moderno, na consagração das declarações

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

Responsabilidade Civil e Criminal em Acidentes de Trabalho. M. J. Sealy

Responsabilidade Civil e Criminal em Acidentes de Trabalho. M. J. Sealy Responsabilidade Civil e Criminal em Acidentes de Trabalho O Conceito de Acidente de Trabalho (de acordo com a Lei 8.213/91 Art. 19) Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço

Leia mais

PARECER N, DE 2009. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO

PARECER N, DE 2009. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO PARECER N, DE 2009 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o PLS n 260, de 2003, de autoria do Senador Arthur Virgílio, que altera art. 13 da Lei nº 8.620, de 5

Leia mais

A p s e p c e t c os o s Ju J r u ídi d co c s o s n a n V n e t n ilaç a ã ç o ã o M ec e â c n â i n ca

A p s e p c e t c os o s Ju J r u ídi d co c s o s n a n V n e t n ilaç a ã ç o ã o M ec e â c n â i n ca Aspectos Jurídicos na Ventilação Mecânica Prof. Dr. Edson Andrade Relação médico-paciente Ventilação mecânica O que é a relação médico-paciente sob a ótica jurídica? Um contrato 1 A ventilação mecânica

Leia mais

O MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE. Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE. Ministério Público do Estado de Minas Gerais O MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE Ministério Público do Estado de Minas Gerais Fechamento de barragens Aspectos institucionais; Fechamento de mina X fechamento de barragem. Teoria da responsabilidade

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Profª: Cristiane M. Zanini

GESTÃO AMBIENTAL. Profª: Cristiane M. Zanini GESTÃO AMBIENTAL Profª: Cristiane M. Zanini Afinal, O que é Gestão Ambiental? A novíssima área de conhecimento e trabalho intitulada "Gestão Ambiental" vem causando muita confusão entre os especialistas

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 266, DE 2007 (Apensos: PLs n os 453/2007, 701/2007, 6.519/2009 e 3.729/2012) Altera a Lei nº 9.985, de 2000, que regulamenta o

Leia mais

AÇÕES REGRESSIVAS INSS

AÇÕES REGRESSIVAS INSS AÇÕES REGRESSIVAS INSS Salim Jorge Curiati São Paulo, 28 de outubro de 2008 Com fundamento no quanto disposto nos artigos 120 e 121 da 8.213/91 (Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social

Leia mais

PNSB, 2000. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/lixo_coletado/lixo_coletado101.shtm.

PNSB, 2000. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/lixo_coletado/lixo_coletado101.shtm. 1 Introdução Introdução 21 A Lei n o 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n o 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências,

Leia mais

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO SONORA URBANA

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO SONORA URBANA LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO SONORA URBANA JOSÉ DE SENA PEREIRA JR. Consultor Legislativo da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional JANEIRO/2002

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Legislação Federal LEI N 7.804, de 18 de julho de 1989 Altera a Lei n 6.938 de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação

Leia mais

Código de Ética. Capítulo 1 - DEFINIÇÕES PRELIMINARES

Código de Ética. Capítulo 1 - DEFINIÇÕES PRELIMINARES Código de Ética Considerando que: O Estatuto Social da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, ASSESPRO NACIONAL, estabelece a existência de um Código de Ética a ser observado

Leia mais

Classificação da pessoa jurídica quanto à estrutura interna:

Classificação da pessoa jurídica quanto à estrutura interna: Classificação da pessoa jurídica quanto à estrutura interna: São consideradas universitas personarum, quando forem uma associação de pessoas, atenderem aos fins e interesses dos sócios. (fins mutáveis)

Leia mais

A OBRIGATORIEDADE DE APLICAÇÃO DO REGIME DE APURAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA, QUANDO DESFAVORÁVEL AO CONTRIBUINTE

A OBRIGATORIEDADE DE APLICAÇÃO DO REGIME DE APURAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA, QUANDO DESFAVORÁVEL AO CONTRIBUINTE 1 A OBRIGATORIEDADE DE APLICAÇÃO DO REGIME DE APURAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA, QUANDO DESFAVORÁVEL AO CONTRIBUINTE Wagner Balera PUC-SP EQUIDADE V - Equidade na Forma de Participação

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N o 2.602, DE 2010 Susta os efeitos do Decreto nº 7.154, de 9 de abril de 2010. Autora: Deputado SARNEY FILHO Relator:

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Aula 5 Pressupostos da responsabilidade civil (Culpa).

Aula 5 Pressupostos da responsabilidade civil (Culpa). Aula 5 Pressupostos da responsabilidade civil (Culpa). Pressupostos da responsabilidade civil subjetiva: 1) Ato ilícito; 2) Culpa; 3) Nexo causal; 4) Dano. Como já analisado, ato ilícito é a conduta voluntária

Leia mais

Contabilidade no Setor Público para Concursos: Aula 01. Princípios de Contabilidade sob Perspectiva do Setor Público

Contabilidade no Setor Público para Concursos: Aula 01. Princípios de Contabilidade sob Perspectiva do Setor Público Contabilidade no Setor Público para Concursos: Aula 01 Princípios de Contabilidade sob Perspectiva do Setor Público Princípios de contabilidade: Entidade Continuidade Oportunidade Registro pelo valor original

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O Princípio da Legalidade na Administração Pública Heletícia Oliveira* 1. INTRODUÇÃO O presente artigo tem como objeto elucidar, resumidamente, a relação do Princípio da Legalidade

Leia mais

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO SUBSEQUENTE NOÇÕES GERAIS DO DIREITO CONCEITOS BÁSICOS

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO SUBSEQUENTE NOÇÕES GERAIS DO DIREITO CONCEITOS BÁSICOS NOÇÕES GERAIS DO DIREITO CONCEITOS BÁSICOS 1 I. Introdução: - A vida em Sociedade exige regramento; - As Normas Reguladoras das relações humanas; - A aplicação das sanções (punições): maior ou menor grau

Leia mais

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE D I R E T O R I A D E S A Ú D E 05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Em 05 de Junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO I. EMPREGADOR 1. Conceito A definição celetista de empregador é a seguinte: CLT, art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual

Leia mais

A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade

A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade Acimarney Correia Silva Freitas¹, Celton Ribeiro Barbosa², Rafael Santos Andrade 3, Hortência G. de Brito Souza 4 ¹Orientador deste Artigo

Leia mais

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos:

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Efeitos da sucessão no Direito Tributário Kiyoshi Harada Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Art. 133. A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir

Leia mais

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador JOÃO DURVAL. RELATOR AD HOC : Senador PAULO PAIM I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador JOÃO DURVAL. RELATOR AD HOC : Senador PAULO PAIM I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 304, de 2009 (Projeto de Lei nº 5.391, de 2005, na origem), do Deputado Gilmar Machado, que dispõe sobre as medidas

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL Filipe Rezende Semião, est.. Sumário: I - Pressupostos da Responsabilidade Civil II - Dispositivos legais III - Dano ao corpo IV - Indenização na lesão corporal

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO EM CIRURGIA PLÁSTICA

RESPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO EM CIRURGIA PLÁSTICA RESPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO EM CIRURGIA PLÁSTICA Vitor Kenji HIGUCHI 1 José Artur Teixeira GONÇALVES 2 RESUMO: Com frequência, as pessoas buscam a cirurgia plástica estética com o objetivo de

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO Estudamos até o momento os casos em que há vínculo empregatício (relação bilateral, nas figuras de empregado e empregador) e, também, casos em que existe

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) Contextualização e conceituação

Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) Contextualização e conceituação Contextualização e conceituação Temas abordados Contextualização - Situação ambiental no Brasil e no mundo antes da avaliação de impacto ambiental. Conceituação Ambiente / Impacto ambiental / Poluição

Leia mais

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal:

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal: Hoje, continuaremos com os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 2.587, DE 2007 Altera as Leis nº s 6.938, de 31 de agosto de 1981, e 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Autora: Deputada Thelma

Leia mais

II Curso de Direito e Sustentabilidade

II Curso de Direito e Sustentabilidade II Curso de Direito e Sustentabilidade II Curso de Direito e Sustentabilidade O" GEDAIS" )" Grupo" de" Estudos" em" Direito" Ambiental," Internacional" e" Sustentabilidade,"vinculado"ao"curso"de"Direito"e"ao"Centro"de"Ciências"

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL 1. NOMENCLATURA DA DISCIPLINA JURÍDICA Direito ambiental, direito do meio ambiente, direito do desenvolvimento sustentável, direito verde, direito ecológico, direito de

Leia mais

AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ

AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 02ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CURITIBA PARANÁ. AUTOS N. 0002845-50.2015.8.16.0004 AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ RÉU: BROOKFIELD SUL EMPREENDIMENTOS

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros) Altera o artigo 93, o artigo 129 e o artigo 144, da Constituição Federal, para exigir do bacharel em Direito, cumulativamente,

Leia mais