TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 08. Universidade Federal Fluminense

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 08. Universidade Federal Fluminense"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 17 DE ABRIL DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 08 Humberto José Bortolossi Universidade Federal Fluminense 1

2 RESUMO ANALÍTICO: ETHNOMATHEMATICS por Daniel Ness e Chia-ling Lin

3 OBSERVAÇÕES E DESDOBRAMENTOS

4 Etnomatemática: existem múltiplas definições dadas por múltiplas pessoas, o que pode distorcer o seu significado. Equívocos comuns: Etnomatemática lida somente com componentes folclóricas e exóticas. Etnomatemática evidencia apenas a matemática praticada em uma determinada região geográfica. Etnomatemática é uma maneira de estimular estudantes relutantes na sala de aula. Etnomatemática tem seu escopo fora da Matemática e, sendo assim, seu conteúdo bagunça o processo lógicodedutivo matemático.

5 Abordagens: Patrick Scott: etnomatemática do terceiro mundo versus etnomatemática do primeiro mundo. Alan Bishop: etnomatemática como (1) conhecimento matemático em culturas tradicionais (natureza antropológica); (2) conhecimento matemático em culturas não ocidentais (história e origem das ideias); (3) matemática de diferentes grupos em sociedade (aspectos sociológicos e psicológicos).

6 Definições: Marcia e Robert Ascher: etnomateática é o estudo de ideias matemáticas de pessoas tradicionais (originalmente: pessoas não letradas) Ubiratan D Ambrosio (1985): etnomatemática é a matemática... praticada por grupos culturais identificáveis, tais como sociedades tribais, crianças de uma certa idade, classes profissionais... [a qual] depende muito do foco de interesse, da motivação e de certos códigos e jargões que não pertencem ao mundo da matemática acadêmica.

7 Definições: Ubiratan D Ambrosio (2004): o Programa Etnomatemático considera as formas como diferentes grupos culturais desenvolvem formas de fazer e conhecer através da comparação, avaliação, classificação, quantificação, contagem, medição, representação, inferência (as bases de sustentação para as ideias matemáticas).

8 Definições: Gelsa Knijnik: etnomatemática é constituída pelas tradições, práticas e conceitos matemáticos de um grupo social subordinado. A etnomatemática estabelece comparações entre [estes conceitos] e o conhecimento matemático acadêmico, permitindo assim analisar as relações de poder envolvidas no uso destes dois tipos de conhecimento. Algumas definições não excluem a matemática acadêmica (como um produto cultural em si). Essas definições veem a matemática acadêmica como um veículo para questionar o eurocentrismo, a dominação política, etc.

9 Marcelo Borba: pseudoproblemas (problemas que não são decisivos para a vida dos alunos). Exemplos de práticas em etnomatemática: Fasheh (1982); Zaslavsky (1999). Um dos temas mais fundamentais que ligam a etnomatemática com a matemática escolar se refere a habilidade do educador em ajudar seus estudantes a reconhecerem como a matemática escolar pode estar relacionada com as práticas matemáticas diárias.

10 Teorista Disciplina Definição Posição Argumento Ubiratan D Ambrosio Matemática Laços entre matemática e antropologia Todainclusiva; política Etnomatemática auxilia na emancipação de populações pobres por meio do ativismo social. Paulus Guerdes Matemática; Antropologia A Matemática implícita em cada prática Todainclusiva; política; histórica Etnomatemática inclui as maneiras e modos de todas as culturas do mundo (científicas, de artesões, de crianças, etc.). Marcia Ascher Educação Ideias matemáticas de pessoas iletradas Exclusiva; antropológica O campo abarca toda atividade matemática encontrada em culturas não europeias particularmente aquelas que não sabem ler ou escrever. Ron Eglash Estudos tecnológicos Intencionalidade versus epistemologia Todainclusiva; filosófica O campo permite que membros de todas as culturas possam apreciar a importância dos caminhos matemáticos para o conhecimento. Gelsa Knijnik Matemática Tradições e práticas de um grupo social subordinado Exclusiva; política Etnomatemática é exclusivamente um campo político do qual populações sem representação podem se beneficiar. Norma Presmeg Educação Matemática da prática cultural Exclusiva; cultural (para o currículo) O campo é essencial ao ampliar a percepção dos alunos das atividades matemáticas realizadas por culturas diferentes.

11 Crítica a etnomatemática: Yves Chevallard (1990): crítica positivista (as verdades multiculturais deveriam convergir para uma verdade universal). Renuka Vithal e Ole Skovsmose (1997): a concepção de etno como cultura é falha, pois ela tem uma conotação negativa na África do Sul, dado que cultura, etnicidade e raça não são somente considerados conceitos interligados, mas também podem ser usados de maneira diferente em conflitos. Na África de Sul, evidenciar as diferenças culturais tem sido o principal fator que contribui para a formação do apartheid e outras táticas racistas.

12 Abordagens: Patrick Scott: etnomatemática do terceiro mundo versus etnomatemática do primeiro mundo. Alan Bishop: etnomatemática como (1) conhecimento matemático em culturas tradicionais (natureza antropológica); (2) conhecimento matemático em culturas não ocidentais (história e origem das ideias); (3) matemática de diferentes grupos em sociedade (aspectos sociológicos e psicológicos).

13 RESUMO ANALÍTICO 6. DESCRIÇÃO DO TRABALHO: A descrição deve ser impessoal. O relator deve fazer uma síntese objetiva e descritiva, evitando emitir comentários pessoais. Dez linhas no máximo. 7. OBJETIVOS DO TRABALHO: Cinco linhas no máximo, preferivelmente começando com um verbo. 10. CONCLUSÕES DO AUTOR: Dez linhas no máximo. Deve-se relatar de forma objetiva e imparcial as conclusões do autor.

14 RESUMO ANALÍTICO 11. COMENTÁRIOS DO RELATOR: Essencialmente, uma opinião crítica sobre o trabalho. Agora é a hora de expressar a sua opinião. Inclua pontos de concordância e discordância! Indique também se o texto que você analisou trouxe algum encaminhamento ou ideia que mudaria a sua prática ou atitude como professor em sala de aula. Mínimo de dez linhas.

15 RESUMO ANALÍTICO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DA TEORIA À PRÁTICA por Ubiratan D Ambrosio

16 OBSERVAÇÕES E DESDOBRAMENTOS

17 Como pensamos? Todo conhecimento é resultado de um longo processo cumulativo de geração, de organização intelectual, de organização sociocultural e de difusão. Meu enfoque holístico incorpora o sensorial, o intuitivo, o emocional e o racional através da vontade individual de sobreviver e de transcender (verbos que definem a essência do ser humano). Ciclo vital do indivíduo: REALIDADE informa INDIVÍDUO que processa e executa uma AÇÃO que modifica a REALIDADE que informa INDIVÍDUO.

18 O processo de gerar conhecimento como ação é enriquecido pelo intercâmbio com outros, imersos no mesmo processo, por meio do que chamamos comunicação. O conhecimento gerado pela interação comum, resultante da comunicação social, será um complexo de códigos e de símbolos que são organizados intelectual e socialmente, constituindo aquilo que se chama cultura. Cultura é o substrato dos conhecimentos, dos saberes/fazeres e do comportamento resultante, compartilhado por um grupo, comunidade ou povo. Cultura é o que vai permitir a vida em sociedade.

19 O homem [...] tem seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer(es) e de saber(es) que lhe permite sobreviver e transcender por meio de maneiras, de modos, de técnicas ou mesmo de artes (techné ou tica) de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de conviver (matema) com a realidade natural e sociocultural (etno) na qual ele, homem, está inserido. Ao utilizar, num verdadeiro abuso etimológico, as raízes tica, matema e etno, dei origem à minha conceituação de etnomatemática. Ainda dominadas pelas tensões emocionais, as relações entre indivíduos de uma mesma cultura (intraculturais) e, sobretudo, as relações entre indivíduos de culturas distintas (interculturais) representam o potencial criativo da espécie.

20 Eventualmente o tão desejado livre-arbítrio, próprio do ser [verbo] humano, poderá se manifestar num modelo de transculturalidade que permitirá que cada ser humano atinja a sua plenitude. Um modelo adequado para se facilitar esse novo estágio na evolução da nossa espécie é chamado educação multicultural, que vem se impondo nos sistemas educacionais de todo o mundo.

21 Jawon W. Clay (1993): há no momento mais de 200 estados e aproximadamente seis mil nações indígenas no mundo, com uma população totalizando entre 10% e 15% da população total do mundo. Educação indígena: Martha Villavicencio, no Peru e na Bolívia; Claudia Zaslavsky e Paulus Gerdes, na África; Bill Barton, na Nova Zelândia; de John Malone, na Austrália; de Marcia e Robert Ascher, em várias culturas.

22 Eurocentrismo: surgindo praticamente ao mesmo tempo que as grandes navegações, a conquista e a colonização, a ciência moderna se impôs corno uma forma de conhecimento racional, originado das culturas mediterrâneas e substrato da eficiente e fascinante tecnologia moderna. Definiram-se, com base no ponto de vista das nações centrais, conceituações estruturadas e dicotômicas de saber [conhecimento] e de fazer [habilidades]. A abordagem a distintas formas de conhecer é a essência do programa etnomatemático.

23 Na verdade, diferentemente do que sugere o nome, etnomatemática não é apenas o estudo de matemática das diversas etnias. Para compor a palavra etno matemática utilizei as raízes tica, matema e etno para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (tica) de explicar, de entender, de lidar e de conviver (matema) com distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etno).

24 Portanto, falar dessa matemática em ambientes culturais diversificados, sobretudo em se tratando de nativos ou afroamericanos ou outros não europeus, de trabalhadores oprimidos e de classes marginalizadas, além de trazer a lembrança do conquistador, do escravista, enfim do dominador, também se refere a uma forma de conhecimento que foi construída por ele, dominador, e da qual ele se serviu e se serve para exercer seu domínio. Mas a conotação que tem a matemática de infalibilidade, de rigor, de precisão e de ser um instrumento essencial e poderoso no mundo moderno torna sua presença exclusiva de outras formas de pensamento.

25 Em particular na geometria e na aritmética notam-se violentas contradições. Por exemplo, a geometria do povo, dos balões e dos papagaios é colorida. A geometria teórica, desde sua origem grega, eliminou a cor. Não se podem definir critérios de superioridade entre manifestações culturais. Não se pode avaliar habilidades cognitivas fora do contexto cultural.

26 RESUMO ANALÍTICO 6. DESCRIÇÃO DO TRABALHO: A descrição deve ser impessoal. O relator deve fazer uma síntese objetiva e descritiva, evitando emitir comentários pessoais. Dez linhas no máximo. 7. OBJETIVOS DO TRABALHO: Cinco linhas no máximo, preferivelmente começando com um verbo. 10. CONCLUSÕES DO AUTOR: Dez linhas no máximo. Deve-se relatar de forma objetiva e imparcial as conclusões do autor.

27 RESUMO ANALÍTICO 11. COMENTÁRIOS DO RELATOR: Essencialmente, uma opinião crítica sobre o trabalho. Agora é a hora de expressar a sua opinião. Inclua pontos de concordância e discordância! Indique também se o texto que você analisou trouxe algum encaminhamento ou ideia que mudaria a sua prática ou atitude como professor em sala de aula. Mínimo de dez linhas.

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 02

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 02 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 22 DE MARÇO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 02 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 13. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 13. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 6 DE JUNHO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 13 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ Universidade

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 10 DE ABRIL DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 01

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 01 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 21 DE AGOSTO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 01 Humberto José Bortolossi http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 28 DE AGOSTO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03 Humberto José Bortolossi http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 07

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 07 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 12 DE ABRIL DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 07 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 05. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 05. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 3 DE ABRIL DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 05 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ Universidade

Leia mais

A PRODUÇÃO DE FARINHA DE TAPIOCA COMO CONTEXTO DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO 6º ANO DA VILA DE AMERICANO - PA

A PRODUÇÃO DE FARINHA DE TAPIOCA COMO CONTEXTO DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO 6º ANO DA VILA DE AMERICANO - PA A PRODUÇÃO DE FARINHA DE TAPIOCA COMO CONTEXTO DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO 6º ANO DA VILA DE AMERICANO - PA PO86651838253 Eio Temático: Etnomatemática e a educação do campo Resumo O presente teto apresenta

Leia mais

INVESTIGAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NA INDÚSTRIA CERÂMICA PERUANA/RN

INVESTIGAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NA INDÚSTRIA CERÂMICA PERUANA/RN INVESTIGAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NA INDÚSTRIA CERÂMICA PERUANA/RN Gilberto Cunha de Araújo Júnior 1 Francisco de Assis Bandeira 2 Paulo Gonçalo Farias Gonçalves 3 Eixo Temático: Etnomatemática e a educação

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 ETNOMATEMÁTICA: CONCEITO E APLICAÇÕES Giselle Costa de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN gisellecsousa@hotmail.com Maria Isabel da Costa Pereira Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

PROGRAMA DE ETNOMATEMÁTICA

PROGRAMA DE ETNOMATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2019.1 PROGRAMA DE ETNOMATEMÁTICA Prof. Adriano Vargas Freitas Educação matemática

Leia mais

Etnomatemática e a Formação de Professores de Matemática

Etnomatemática e a Formação de Professores de Matemática Etnomatemática e a Formação de Professores de Matemática Milton Rosa CEAD/UFOP/Brasil milton@cead.ufop.br 3ª SAMAT e 1º EEMASSP FAMAT/UNIFESSPA Marabá, PA Esta apresentação é dedicada para... Essa apresentação

Leia mais

A ETNOMATEMÁTICA E OS PROCESSOS AGROINDUSTRIAIS DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL NUMA USINA

A ETNOMATEMÁTICA E OS PROCESSOS AGROINDUSTRIAIS DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL NUMA USINA A ETNOMATEMÁTICA E OS PROCESSOS AGROINDUSTRIAIS DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL NUMA USINA JOSINALVA ESTACIO MENEZES - (UFRPE/UFRN) - jomene@ufrpe.br SÍLVIA GOMES PEREIRA (UFRPE/UNIVERSIDADE DO PORTO) HELOÍSA

Leia mais

PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS INDÍGENAS DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA 1

PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS INDÍGENAS DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA 1 PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS INDÍGENAS DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA 1 Aline Alves 2, Camila Nicola Boeri Di Domenico 3. 1 Pesquisa desenvolvida

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 11

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 11 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 03 DE MAIO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 11 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ Universidade

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO DA FARINHA DE MANDIOCA.

ETNOMATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO DA FARINHA DE MANDIOCA. ETNOMATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO DA FARINHA DE MANDIOCA. Aline Nunes da Cruz 1 Otávio Inácio de Sousa Neto 2 Tamires Rabelo dos Santos

Leia mais

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A Zaqueu Vieira Oliveira z.zaqueu@usp.br Sala 128 do bloco A Disciplinas Pedagógicas Teoria (Educação e Matemática) Metodologia do Ensino de Matemática I Disciplinas Específicas Prática (Sala de aula) Concepções

Leia mais

O desenvolvimento da Etnomatemática. Cynthia Elizabeth Ferreira Thomas (PG) Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGHCTE, Bolsista CAPES

O desenvolvimento da Etnomatemática. Cynthia Elizabeth Ferreira Thomas (PG) Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGHCTE, Bolsista CAPES O desenvolvimento da Etnomatemática Cynthia Elizabeth Ferreira Thomas (PG) Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGHCTE, Bolsista CAPES (cyndycation@gmail.com) Resumo: O programa Etnomatemática foi

Leia mais

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1º SEMESTRE MATEMÁTICA I, 75H EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. LÓGICA, 60H EMENTA: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

Francisco Carlos Silva Francisco de Assis Silva

Francisco Carlos Silva   Francisco de Assis Silva AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA ENVOLVENDO TEÓRIA E PRÁTICA Ana Paula Alves Baleeiro Orientadora, profª Ms. da Faculdade Alfredo Nasser E-mail: apbaleeiro@yahoo.com.br Francisco Carlos Silva

Leia mais

LETRAMENTO ESTATÍSTICO E O EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO. Aluno: Manoel Augusto Sales Disciplina: Análises de Dados Prof: Humberto José Bortolossi

LETRAMENTO ESTATÍSTICO E O EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO. Aluno: Manoel Augusto Sales Disciplina: Análises de Dados Prof: Humberto José Bortolossi LETRAMENTO ESTATÍSTICO E O EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO Aluno: Manoel Augusto Sales Disciplina: Análises de Dados Prof: Humberto José Bortolossi Letramento Estatístico O letramento estatístico é a competência

Leia mais

CB Não específico Relações entre História da Matemática e Pesquisa em Educação Matemática. Palavras-chave: Educação Matemática; etnomatemática.

CB Não específico Relações entre História da Matemática e Pesquisa em Educação Matemática. Palavras-chave: Educação Matemática; etnomatemática. ETNOMATEMÁTICA: PERSPECTIVA OU METODOLOGIA DE ENSINO? William Souza Lima willian_super_fsa@hotmail.com Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS - Brasil CB Não específico Relações entre História

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

Janus e as Duas Faces da Matemática 1

Janus e as Duas Faces da Matemática 1 Janus e as Duas Faces da Matemática 1 Ubiratan D Ambrosio UNIBAN São Paulo Brasil ubi@usp.br Resumo 2 O Programa Etnomatemática é um programa de pesquisa em história e filosofia da Matemática, com implicações

Leia mais

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR AVM FACULDADE INTEGRADA ETNOMATEMÁTICA E AÇÃO PEDAGÓGICA DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL Por: Edilce Edith Couto Terra

Leia mais

A ETNOMATEMATICA COMO REFERENCIAL PARA O DESEMPENHO EDUCACIONAL EFICIENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

A ETNOMATEMATICA COMO REFERENCIAL PARA O DESEMPENHO EDUCACIONAL EFICIENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO A ETNOMATEMATICA COMO REFERENCIAL PARA O DESEMPENHO EDUCACIONAL EFICIENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Thiago Beirigo Lopes; Marcelo Franco Leão; Mara Maria Dutra Mestre em Matemática; Mestre em Ensino de Ciências;

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA: ENSINANDO A ENSINAR MATEMÁTICA

ETNOMATEMÁTICA: ENSINANDO A ENSINAR MATEMÁTICA ETNOMATEMÁTICA: ENSINANDO A ENSINAR MATEMÁTICA 94824860210 Eixo Temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação matemática Palavras-chave: Matemática escolar; Matemática da vida; Etnomatemática,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: MATEMÁTICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS MÍNIMO: 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS A) TEMPO TOTAL MÁXIMO: 07

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

Matemática. 1º Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjunto e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1º Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjunto e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1º Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjunto e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ETNOMATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS NO SÉCULO XXI

DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ETNOMATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS NO SÉCULO XXI DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ETNOMATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS NO SÉCULO XXI Mayara de Araujo Saldanha 1 Ketlin Kroetz 2 Isabel Cristina Machado de Lara 3 História da Matemática, História

Leia mais

V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PERSPECTIVAS DO CONHECIMENTO, DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PERSPECTIVAS DO CONHECIMENTO, DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PERSPECTIVAS DO CONHECIMENTO, DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Cristina da Silva Pereira 1 Willian José da Cruz 2 RESUMO Este relato traz percepções das aulas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Sociologia Série: 2º Eixo Tecnológico:

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS. Introdução

ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS. Introdução ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS Agnaldo da Conceição Esquincalha Graduado em Matemática pela UFRRJ aesquincalha@yahoo.com.br Introdução Estudando a História das Ciências podemos observar

Leia mais

META Debater sobre a Etnomatemática como um programa de pesquisa e ensino de Matemática.

META Debater sobre a Etnomatemática como um programa de pesquisa e ensino de Matemática. ETNOMATEMÁTICA: PESQUISA E ENSINO DE MATEMÁTICA META Debater sobre a Etnomatemática como um programa de pesquisa e ensino de Matemática. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: saber identificar

Leia mais

1 o Semestre. MATEMÁTICA Descrições das disciplinas. Didática para o Ensino de Números e Operações. Tecnologias para matemática

1 o Semestre. MATEMÁTICA Descrições das disciplinas. Didática para o Ensino de Números e Operações. Tecnologias para matemática Números e Operações 1 o Semestre Nesta disciplina os licenciandos dominarão a resolução de problemas com números naturais, inteiros e racionais envolvendo as quatro operações fundamentais, utilizando estratégias

Leia mais

Organizando a disciplina

Organizando a disciplina UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.1 Organizando a disciplina Prof. Adriano Vargas Freitas Apresentação Objetivos

Leia mais

PO 27: Etnomatemática: esboço histórico e sua relação com a educação de jovens e adultos

PO 27: Etnomatemática: esboço histórico e sua relação com a educação de jovens e adultos PO 27: Etnomatemática: esboço histórico e sua relação com a educação de jovens e adultos Maria Isabel da Costa Pereira UFRN bel.bellook.isabel@gmail.com Francisco de Assis Bandeira UFRN fabandeira56@gmail.com

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Rosemeire Meinicke/Gustavo Lopes 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H47- Resolver problemas que envolvam potenciação de números naturais. 1. Números naturais (N) 1.4-

Leia mais

CONSOLIDANDO A ETNOMATEMÁTICA EM MUNICÍPIO DO NOROESTE FLUMINENSE

CONSOLIDANDO A ETNOMATEMÁTICA EM MUNICÍPIO DO NOROESTE FLUMINENSE CONSOLIDANDO A ETNOMATEMÁTICA EM MUNICÍPIO DO NOROESTE FLUMINENSE João Bosco Bezerra de Farias 1 Eixo Temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação matemática. Palavras-chave: Educação

Leia mais

O programa etnomatemática: história, metodologia e pedagogia. por Ubiratan D Ambrosio

O programa etnomatemática: história, metodologia e pedagogia. por Ubiratan D Ambrosio O programa etnomatemática: história, metodologia e pedagogia por Ubiratan D Ambrosio "l histoire des sciences est avant tout l histoire de leurs sprit philosophique, de la représentation que les hommes

Leia mais

AULA 7: ORALIDADE E LETRAMENTO

AULA 7: ORALIDADE E LETRAMENTO 1. Introdução AULA 7: ORALIDADE E LETRAMENTO Questão 1: Qual a relação trazida inicialmente pelo texto entre "escrita", "alfabetização" e "letramento"? Relação de produto e processo Sistemas de escrita:

Leia mais

43 a sessão plenária. 3 de novembro de A Assembleia Geral,

43 a sessão plenária. 3 de novembro de A Assembleia Geral, VI. Resoluções adotadas sobre os relatórios do 3 o Comitê 135 1. Convida os Estados-membros e comissões regionais que ainda não o tiverem feito, com base na resolução 32/135 da Assembleia Geral, a comentar

Leia mais

A Reinvenção da Realidade 2015 Eduardo Galvani

A Reinvenção da Realidade 2015 Eduardo Galvani A Reinvenção da Realidade 2015 Eduardo Galvani A CULTURA NA VISÃO DOS ANTROPÓLOGOS (Plano de Aula) Por Eduardo Galvani Introdução Este breve ensaio tem por objetivo estruturar o conteúdo didático para

Leia mais

A EXCLUSÃO PROPORCIONADA PELO CURRICULO E A IMPORTÂNCIA DA ETNOMATEMÁTICA NO RESGATE DESTES INDIVÍDUOS

A EXCLUSÃO PROPORCIONADA PELO CURRICULO E A IMPORTÂNCIA DA ETNOMATEMÁTICA NO RESGATE DESTES INDIVÍDUOS ISSN 2177-9139 A EXCLUSÃO PROPORCIONADA PELO CURRICULO E A IMPORTÂNCIA DA ETNOMATEMÁTICA NO RESGATE DESTES INDIVÍDUOS Luis Tiago Osterberg tiagoosterberg@gmail.com Universidade Federal de Pelotas Pelotas,

Leia mais

Disciplina: Fundamentos e Práticas em EAD EMENTA: Disciplina: Informática Básica e Aplicada à Educação EMENTA:

Disciplina: Fundamentos e Práticas em EAD EMENTA: Disciplina: Informática Básica e Aplicada à Educação EMENTA: Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico Direção de Ensino Campus Nilo Peçanha - Pinheiral

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 029, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de

Leia mais

FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO. Resumo

FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO. Resumo FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO Carolina Vivian da Cunha-UNISC GE: Memórias, Trajetórias e Experiência na Educação. Resumo A formação dos trabalhadores é um assunto a ser

Leia mais

PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICA: UM RECORTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO GEMAZ

PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICA: UM RECORTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO GEMAZ PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICA: UM RECORTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO GEMAZ Valéria Risuenho Marques Filardes de Jesus Freitas da Silva Aldenora Perrone Amador Eixo Temático 03: Etnomatemática e as relações

Leia mais

O CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO DE TRABALHADORES DAS CERÂMICAS DE RUSSAS-CE E O CONTEXTO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL RESUMO

O CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO DE TRABALHADORES DAS CERÂMICAS DE RUSSAS-CE E O CONTEXTO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL RESUMO O CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO DE TRABALHADORES DAS CERÂMICAS DE RUSSAS-CE E O CONTEXTO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, UFRN, paulogfg@hotmail.com Francisco de Assis

Leia mais

Práticas de Jogos e Recreação

Práticas de Jogos e Recreação FAAC Faculdade Afonso Cláudio Pólo Tijuca Rio de Janeiro Pós-graduação em Educação Práticas de Jogos e Recreação Rosane Tesch rosanetesch@gmail.com "A brincadeira está na origem de todos os hábitos." Walter

Leia mais

CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEOS INSTRUCIONAIS (PVI): UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO IFG

CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEOS INSTRUCIONAIS (PVI): UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO IFG CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEOS INSTRUCIONAIS (PVI): UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO IFG Pedro Itallo Vaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) pedroivaz@hotmail.com

Leia mais

A MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO CIVIL: O USO DA MATEMÁTICA NO TRABALHO DO PEDREIRO

A MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO CIVIL: O USO DA MATEMÁTICA NO TRABALHO DO PEDREIRO A MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO CIVIL: O USO DA MATEMÁTICA NO TRABALHO DO PEDREIRO Ricardo Oliveira Magalhães 1 George Lucas Santana de Moura 2 1. Introdução Em todos os lugares é possível encontrar a matemática,

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR. 1ªsérie/2ºano até 8ªsérie/9ºano

MANUAL DO COORDENADOR. 1ªsérie/2ºano até 8ªsérie/9ºano MANUAL DO COORDENADOR 2223ª 1ªsérie/2ºano até 8ªsérie/9ºano 33333 ÍNDICE Introdução... 2 Temática das Avaliações... 2 As Questões Propostas... 3 Sugestão de Procedimentos... 3 O que fazer com os resultados

Leia mais

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?)

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) ROTEIRO DE TCC* TÍTULO: Deve ser claro e expressar a ideia central do TCC. 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) Na introdução o pesquisador deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Na introdução

Leia mais

REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA *Rayane Tayná da Costa Torres 1 (IC), Glauber Cristo Alves de Carvalho 2 (PQ). 1 rayane_torres27@hotmail.com Formosa Resumo: O projeto reforço escolar para

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Metodologia do Trabalho Científico O Método Cientifico: o positivismo, a fenomenologia, o estruturalismo e o materialismo dialético. Héctor José

Leia mais

No segundo semestre letivo tem-se as disciplinas Metodologias Avançadas em Ciências Sociais; Teoria Sociológica II e Teoria Antropológica II.

No segundo semestre letivo tem-se as disciplinas Metodologias Avançadas em Ciências Sociais; Teoria Sociológica II e Teoria Antropológica II. A estrutura curricular do PPGSA é diversificada, de acordo com os níveis (Mestrado ou Doutorado). Começando pelo mestrado, deve ser dito que existem como ocorre em outros programas, disciplinas obrigatórias

Leia mais

Novas Metodologias no Ensino da Matemática

Novas Metodologias no Ensino da Matemática Faculdade de Educação Pedagogia do Século XXI Novas Metodologias no Ensino da Matemática Prof. Dorival Rosa Brito Introdução Apresentação Metodologia para a Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio

Leia mais

ETNO-MATEMA-TICAS, MATEMÁTICA MATERNA, ETNOMATEMATICOLOGIA E SISTEMAS QRC: ASSOCIANDO CONCEITOS A PRÁXIS ESPECÍFICAS NA PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICA

ETNO-MATEMA-TICAS, MATEMÁTICA MATERNA, ETNOMATEMATICOLOGIA E SISTEMAS QRC: ASSOCIANDO CONCEITOS A PRÁXIS ESPECÍFICAS NA PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICA ETNO-MATEMA-TICAS, MATEMÁTICA MATERNA, ETNOMATEMATICOLOGIA E SISTEMAS QRC: ASSOCIANDO CONCEITOS A PRÁXIS ESPECÍFICAS NA PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICA Roger Miarka romiarka@gmail.com Universidade Estadual

Leia mais

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A Zaqueu Vieira Oliveira z.zaqueu@usp.br Sala 128 do bloco A Disciplinas Pedagógicas Teoria (Educação e Matemática) Metodologia do Ensino de Matemática I Disciplinas Específicas Prática (Sala de aula) Concepções

Leia mais

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício.

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. A CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS Seu estudo é de

Leia mais

A ETNOMATEMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS 1

A ETNOMATEMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS 1 Resumo A ETNOMATEMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS 1 Márcia Dotta Madalosso 2 Edi Jussara Candido Lorensatti 3 Etnomatemática é um programa de pesquisa em história

Leia mais

O PROJETO SALA DE EDUCADORES: UMA REFLEXÃO E UM DIÁLOGO POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA

O PROJETO SALA DE EDUCADORES: UMA REFLEXÃO E UM DIÁLOGO POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA O PROJETO SALA DE EDUCADORES: UMA REFLEXÃO E UM DIÁLOGO POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA Clécio Rodrigues de Souza SENAC Penha souzaclecio@gmail.com Fabio Pereira da Silva SENAC Penha fabio.psilva@sp.senac.br

Leia mais

TEXTO 2: A ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO 1

TEXTO 2: A ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO 1 na Contemporaneidade: desafios e possibilidades TEXTO 2: A ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO 1 Prof.º

Leia mais

A trigonometria e o mundo da construção civil numa prática pedagógica. Contextualização

A trigonometria e o mundo da construção civil numa prática pedagógica. Contextualização A trigonometria e o mundo da construção civil numa prática pedagógica Gládis Bortoli (gladisbortoli@gmail.com) Miriam Ines Marchi (mimarchi@univates.br) Ieda Maria Giongo (igiongo@univates.br) Contextualização

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h Pedagogia 1º Semestre Filosofia e Educação ED0003/ 60h Ementa: Fundamentação teórica dos conceitos básicos de Filosofia. Distinção entre Ciências e Filosofia. O estudo e a análise da aplicação sistemática

Leia mais

Quadro 1 Matriz Curricular. Dimensões da formação docente Componentes curriculares Carga horária (h/a) Fundamentos de Matemática I* *

Quadro 1 Matriz Curricular. Dimensões da formação docente Componentes curriculares Carga horária (h/a) Fundamentos de Matemática I* * 1 Quadro 1 Matriz Curricular Construções Geométricas e Geometria Descritiva I 60 Fundamentos de Matemática I* 60 + 20* Geometria I* 40 + 20* 1º. Período Lógica Matemática 60 Educação Matemática e Tecnologias

Leia mais

EDM METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA I LIC. EM MATEMÁTICA 2017

EDM METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA I LIC. EM MATEMÁTICA 2017 EDM0427 - METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA I LIC. EM MATEMÁTICA 2017 CONTATOS Docente: - z.zaqueu@usp.br - Sala 128 (bloco A) CRONOGRAMA Aula Dia 1ª Parte 2ª parte Textos/tarefas 1 08/03 Apresentação

Leia mais

O ESTADO DA ARTE DA ETNOMATEMÁTICA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

O ESTADO DA ARTE DA ETNOMATEMÁTICA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades O ESTADO DA ARTE DA ETNOMATEMÁTICA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Marily Aparecida Benício

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO POPULAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADE DE NOVOS OLHARES

ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO POPULAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADE DE NOVOS OLHARES ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO POPULAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADE DE NOVOS OLHARES Rossana Daniela Cordeiro Leiria 1 Vilmar Alves Pereira 2 Resumo Este trabalho tem por objetivo compartilhar os desafios vivenciados

Leia mais

Matemática. Componente Carga horária : MATEMÁTICA I

Matemática. Componente Carga horária : MATEMÁTICA I Matemática 1º Semestre MATEMÁTICA I Estuda as noções de conjunto e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Profª Jaira Bispo LÓGICA Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA: DIMENSÕES SOCIAIS E POLÍTICAS NA PEDAGOGIA DA MATEMÁTICA. Samuel Edmundo López Bello

ETNOMATEMÁTICA: DIMENSÕES SOCIAIS E POLÍTICAS NA PEDAGOGIA DA MATEMÁTICA. Samuel Edmundo López Bello ETNOMATEMÁTICA: DIMENSÕES SOCIAIS E POLÍTICAS NA PEDAGOGIA DA MATEMÁTICA Samuel Edmundo López Bello Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. UNIOESTE/Cascavel. samuelbello@unioeste.br PALAVRAS CHAVE:

Leia mais

A ETNOMATEMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA

A ETNOMATEMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SILVIA REGINA TRENTO CABRERA A ETNOMATEMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA Criciúma 2004 SILVIA REGINA TRENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR COLEGIADO DE MATEMÁTICA RUI ALEX JABLONSKI UM ESTUDO TEÓRICO DA ETNOMATEMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR COLEGIADO DE MATEMÁTICA RUI ALEX JABLONSKI UM ESTUDO TEÓRICO DA ETNOMATEMÁTICA 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR COLEGIADO DE MATEMÁTICA RUI ALEX JABLONSKI UM ESTUDO TEÓRICO DA ETNOMATEMÁTICA UNIÃO DA VITÓRIA 2014 2 RUI ALEX JABLONSKI UM ESTUDO TEÓRICO DA ETNOMATEMÁTICA

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 128, DE 29 DE MARÇO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula 7 Enfoque Sistêmico Enfoque Sistêmico Estrutura da apresentação: Definir os conceitos de Sistema e Enfoque Sistêmico e sua relação com a ideia de complexidade Explicar a utilidade do Pensamento

Leia mais

Discutindo a prática docente aliada às novas tendências educacionais. Claudinei de Camargo Sant Ana

Discutindo a prática docente aliada às novas tendências educacionais. Claudinei de Camargo Sant Ana Discutindo a prática docente aliada às novas tendências educacionais Claudinei de Camargo Sant Ana 1 SÉCULO XX Período de grandes transformações: tecnológicas, econômicas, políticas e sociais. INTERNACIONALMENTE

Leia mais

PORTARIA Nº 132, DE 24 DE JUNHO DE 2009

PORTARIA Nº 132, DE 24 DE JUNHO DE 2009 Página 1 de 6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 132, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

PROFESSORA TELMA FREIRE

PROFESSORA TELMA FREIRE PROFESSORA TELMA FREIRE 1 TEORIAS DA APRENDIZAGEM INATISMO Endógena (interna) EMPIRISMO Exógena (externa) INTERACIONISMO ENDO + EXO 2 INATISMO Os eventos que ocorrem após o NASCIMENTO não são importantes

Leia mais

Em Busca da Dimensão Teórica da Etnomatemática

Em Busca da Dimensão Teórica da Etnomatemática Em Busca da Dimensão Teórica da Etnomatemática Roger Miarka Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista (Unesp) Brasil romiarka@gmail.com Resumo Esta comunicação tem como objetivo discutir

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INDÍGENA, NO ESTADO DO TOCANTINS

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INDÍGENA, NO ESTADO DO TOCANTINS RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INDÍGENA, NO ESTADO DO TOCANTINS José Ricardo e Souza Mafra 1 Eixo Temático: Etnomatemática e educação dos povos da floresta Palavras-chave: Educação matemática, Formação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

A MATEMÁTI TNOMATEMÁTICA PRESEN NO PROCES DE CONSTRUÇÃO CERÂMICA CAETEUA

A MATEMÁTI TNOMATEMÁTICA PRESEN NO PROCES DE CONSTRUÇÃO CERÂMICA CAETEUA A MATEMÁTI DA ARGIL TNOMATEMÁTICA PRESEN NO PROCES DE CONSTRUÇÃO CERÂMICA CAETEUA CA A: A TE SO DA RA A MATEMÁTICA DA ARGILA: A ETNOMATEMÁTICA PRESENTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CERÂMICA CAETEUARA 1

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL: UMA VISÃO A PARTIR DO PERFIL DO PROFESSOR

CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL: UMA VISÃO A PARTIR DO PERFIL DO PROFESSOR ISSN 316-7785 CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL: UMA VISÃO A PARTIR DO PERFIL DO PROFESSOR Caliandra Piovesan URI - Universidade

Leia mais

Palavras-chave: Etnomatemática. Matemática. Conhecimento informal. Conhecimento formal. Aprendizagem.

Palavras-chave: Etnomatemática. Matemática. Conhecimento informal. Conhecimento formal. Aprendizagem. Resumo: A ETNOMATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO PROCESSO DA PRODUÇÃO DO CARVÃO Luciana Michele Martins Alves 1 Silvio Luiz Martins Britto 2 Arno Bayer 3 Este artigo

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Parte 2 Professora: Nathália Bastos III da interdisciplinaridade e da contextualização, que devem ser constantes em todo o currículo, propiciando a interlocução entre

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA 1º PERÍODO: DISCIPLINA: Metodologia Científica H111900 04 1 80 EMENTA Finalidade da metodologia científica. Importância da metodologia no âmbito das ciências. Metodologia

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências O Método Cientifico. Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos

Leia mais

A EVOLUÇÃO SOCIOECONÔMICA E AS IMPLICAÇÕES NAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE BENTO GONÇALVES

A EVOLUÇÃO SOCIOECONÔMICA E AS IMPLICAÇÕES NAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE BENTO GONÇALVES A EVOLUÇÃO SOCIOECONÔMICA E AS IMPLICAÇÕES NAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE BENTO GONÇALVES D. N. Oliveira 1 D. Bavaresco 2 RESUMO: Este artigo apresenta a evolução histórica socioeconômica do município

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA FILOSOFIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA FILOSOFIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA FILOSOFIA Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência,

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais