Maçã Caramelizada Alemã Na culinária alemã, a maçã sempre está presente e não só em sobremesas, mas também em pratos salgados. Por aqui não é comum o uso da maçã em pratos principais, então em um primeiro momento pode causar estranheza, porém, tenha certeza, uma maçã caramelizada é um excelente acompanhamento para carne e dá um sabor todo especial ao prato. Quando publicamos a receita do Himmel und Arde um prato típico de Colônia nós ensinamos a fazer a maçã caramelizada alemã, porém, como se tratava de uma receita longa e com
várias receitas embutidas, achamos interessante fazer uma publicação ensinando a fazer apenas a maçã caramelizada, como uma forma de estimular que vocês façam em casa, já que é algo simplesmente incrível. Ingredientes da Maçã Caramelizada 1) 1 colher de sopa de manteiga sem sal; 2) 2 colheres de chá de açúcar; 3) 4 maçãs fuji.
Passo a Passo O primeiro passo é descascar as maçãs e remover as sementes. Agora é só picar a maçã em quatro partes. Feito isso, pique cada parte em duas e agora é só picar em cubinhos, como fizemos nas imagens.
Em uma frigideira em fogo médio, adicione a manteiga e assim que ela derreter, adicione as maçãs e o açúcar. Misture até que as maçãs fiquem caramelizadas e com a superfície dourada, como na foto abaixo:
E as suas maçãs caramelizadas alemãs estão prontas. Elas combinam perfeitamente com purê de batata (receita) e carnes, como, por exemplo, uma bela costela de porco ao molho barbecue. Faça em casa e não se arrependa, pois o resultado é delicioso:
Rendimento: Serve duas pessoas.
Receita de Mousse de Cupuaçu Ontem falamos sobre o cupuaçu, fruta de uma árvore típica do Amazonas. Como prometido, hoje ensinaremos uma receita fácil com a polpa da fruta. Que tal aprender a fazer mousse de cupuaçu? Vamos lá:
1) 1 caixinha de creme de leite; 2) 1 lata de leite condensado; 3) Polpa de 1 cupuaçu médio, ou de 150 a 200g de polpa já sem a semente. Com o auxílio de uma tesoura de cozinha, remova toda a polpa do cupuaçu, descartando as sementes. A textura da polpa é firme e fibrosa, por isso é difícil fazer a sua remoção sem o auxílio de um utensílio afiado a tesoura é a melhor opção, pois lhe dá uma precisão maior do que com o uso de uma faca.
O legal é que, assim como a maioria dos mousses de fruta, o mousse de cupuaçu é muito fácil de fazer. Com a polpa do cupuaçu já separada, adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até que a polpa se incorpore ao creme de leite e ao leite condensado. Bata com intervalos se sentir necessidade, o ponto é o momento que formar um creme uniforme. Coloque em uma tigela e leve a geladeira por 4-6 horas e depois é só servir. De início você achará que a textura do mousse é um pouco mole, mas após a pausa na geladeira a textura fica certinha Nós não indicamos a utilização de gelatina sem sabor, pois pode estragar a textura cremosa do mousse, mas se você quiser usar a todo custo, use uma quantidade bem pequena, pois do contrário você ficará com uma gelatina sabor cupuaçu.
O sabor é muito gostoso e diferente, pois junta o azedinho do cupuaçu com o doce do leite condensado. Fica muito bom e não fica enjoativo.
Saiba tudo sobre o cupuaçu Todo mundo já ouviu falar em Cupuaçu, nem que seja pelo rótulo de algum produto cosmético, pois a fruta é muito utilizada na fabricação de hidratantes. Eu confesso que foi assim que eu tomei conhecimento da fruta e foi uma surpresa quando eu vi a fruta ao vivo em um Horti Fruti que nós frequentamos. Compramos e fizemos uma receita com o cupuaçu, mas antes de aprender a receita, que tal aprender um pouquinho mais sobre essa fruta no mínimo exótica?
O cupuaçu é uma fruta tipicamente brasileira e é o fruto de uma árvore que é típica da Amazônia. O fruto em si lhe lembrou algo? Vou ajudar: a fruta do cacaueiro! O motivo é simples, é que o cupuaçueiro é um parente do cacaueiro, por isso a semelhança. O cupuaçu pode ter até 25 cm de comprimento, sendo uma fruta grande. A época do fruto é de Janeiro a Maio.
A constituição do interior da fruta são sementes envoltas por uma polpa clara. Já a parte externa é marrom e possui uma aparência meio aveludada. O gosto da polpa é levemente ácido e adocicado. O cupuaçu é rico em ferro, fósforo, proteína, vitamina C e vitaminas do complexo B. O uso da fruta, pelos moradores da região onde a árvore é comumente encontrada, é para fazer receitas doces, agridoces e azedas. O cupuaçu pode ser usado para fazer sucos, vitaminas, geleias, doces em geral e até mesmo licores! O mais curioso é o tal do cupulate, que é um tipo de chocolate feito a partir do cupuaçu. O grande problema da fruta é na hora de separar a polpa da semente, que é algo bem complicado e até mesmo chato. A dica de ouro é: utilize uma tesoura de cozinha para cortar a polpa, pois isso facilitará e muito o processo.