Roteiro para digitação de NOTAS e FREQUÊNCIAS O docente ao longo do semestre deve informar ao sistema as notas e frequências para que o aluno possa consultá-las. Neste roteiro procuramos mostrar a forma correta de alimentação do sistema acadêmico. INSERINDO AS FREQUÊNCIAS Para consolidar as notas no final do semestre há a necessidade de informar ao sistema as aulas dadas e a frequência do aluno, conforme figuras 1 e 2. Figura 1 Iniciando a digitação das frequências
Figura 2 Escolhendo a disciplina para a digitação das frequências. Clicar no botão ( ) para inserção das frequências. Nesta tela é informada a turma, o nome da disciplina, o total de alunos matriculados, a carga horária da disciplina e a carga horária restante. Conforme o docente digita o número de aulas ministradas, a coluna carga horária restante vai sendo alterada. As frequências podem ser digitadas de várias maneiras, podendo ser diária, quinzenal, mensal ou semestral, porém é aconselhado que se faça pelo menos mensalmente. Quando entrar na digitação das notas o sistema irá procurar o primeiro mês que ainda não tenha sido informado ao sistema. Conforme pode-se observar na figura 3.
Figura 3 Tela mostrando o mês a ser digitado, em seguida clicar em nova aula. Após clicar em nova aula você pode observar que há o campo para digitação do período de aulas, onde o docente digitará o período de aulas, podendo ser diário, quinzenal, mensal ou semestral. Nesta demonstração optamos pela digitação das aulas de todo semestre apenas para facilitar, conforme a figura 4.
Figura 4 Inserindo o período de aulas e o conteúdo ministrado. Após salvar o período de aulas e o conteúdo ministrado (obrigatório), irá aparecer a tela onde o docente deverá atualizar as ausências dos alunos. Neste momento o sistema atualiza automaticamente as frequências (ao passar de um aluno para o próximo) de acordo com as aulas ministradas e assistidas. O docente poderá navegar nesta tela utilizando o mouse ou setas. Podemos notar, conforme figura 5, que se a condição mínima para aprovação não for atendida (70%) a frequência ficará na cor vermelha.
Figura 5 Inserindo as ausências dos alunos. Após clicar em salvar, os alunos já terão condições de consultar o sistema e visualizar as frequências atualizadas, porém se o docente desejar, o sistema enviará um e-mail aos alunos informando que as frequências estão disponíveis no sistema. Para isto, o docente deve clicar no botão Notificar Alunos, caso contrário basta apenas clicar no botão salvar para finalizar este lançamento. Após os dados inseridos, caso o docente perceba que houve algum erro de digitação, ainda é possível efetuar a alteração.
INSERINDO AS AVALIAÇÕES Para consolidar as notas no final do semestre há a necessidade de informar ao sistema pelo menos uma avaliação. Figura 6 Iniciando a digitação das notas Figura 7 Escolhendo a disciplina para a digitação das notas.
Clicar no botão ( ) incluir para inserção das notas. No exemplo a seguir vamos digitar as notas de 3 provas e 1 trabalho, sendo que a terceira prova será para melhorar a nota, caso o aluno não obtenha nota para aprovação nas duas primeiras e no trabalho. Para calcular a nota final vamos efetuar, neste exemplo, a média atribuindo peso 80% para a prova e 20% para trabalho, porém o cálculo fica a critério do docente. Conforme pode se observar nas figuras 8, 9, 10 e 11, o docente deverá informar a data da realização da prova/trabalho, a descrição deste lançamento (o docente pode informar o nome da prova, trabalho, ensaio, etc), o código de referência (é uma variável e deve ter sempre uma letra e um número) e há a possibilidade de enviar um e-mail aos alunos informando que há notas no sistema para consulta. Nesta tela o docente informará os campos já descritos acima e também as notas obtidas pelos alunos. Figura 8 Digitação das notas da Prova do 1º bimestre. Observe que se a condição mínima para aprovação não for atendida (5,0) a nota ficará na cor vermelho, conforme figura 8.
Figura 9 Digitação das notas da Prova do 2º bimestre. Figura 10 Digitação das notas do trabalho proposto para a turma.
Figura 11 Digitação das notas da Prova substituta, para os alunos que não obtiveram aprovação com a 2 provas anteriores. A terceira prova mostrada da figura 11 é substituta, para o aluno que não obteve média. Para que o cálculo final fique correto, o docente deverá informar a nota dos alunos presentes, clicando no box Não Compareceu para os alunos que não realizaram a prova.
CONSOLIDANDO O SEMESTRE Para consolidar o semestre, clicar em consolidar o semestre, conforme a figura 12 e escolher a disciplina que irá finalizar, conforme figura 13. Figura 12 Tela para escolha da opção Consolidar Semestre.
Figura 13 Escolhendo a disciplina que irá consolidar. Na figura 14 pode-se observar que as frequências já estão somadas porém as notas finais ainda não estão aparecendo. Figura 14 Tela com as frequências aguardando dados para cálculo da média final.
O docente deverá digitar a fórmula desejada para que o sistema calcule as notas. Nesta linha o sistema usa a biblioteca do MS-Excel, portanto, qualquer equação feita no MS-Excel também funcionará no sistema acadêmico. Conforme já foi citado, utilizaremos uma fórmula bem simples que consiste na média das notas conforme exemplos, porém a utilização de pesos e fórmulas fica a critério do docente: se o aluno fez 2 provas: =(P1+P2)/2*0,8 + (T1*0,2) ou =média(p1:p2)*0,8 + (T1*0,2) se o aluno fez 3 provas: =(P1+P2+P3)/3*0,8 + (T1*0,2) ou =média(p1:p3)*0,8 + (T1*0,2) Veja a figura 15 com a fórmula inserida e as nota já calculadas. Figura 15 Tela com a média final já calculada. No final da página existem 3 botões, um para somente notificar (insere a nota final no HE do aluno para consulta), um consolidar (neste caso o docente não pode mais fazer qualquer alteração na média final, conforme figura 16) e o botão voltar. Note que há 7 alunos reprovados, sendo que 2 alunos não reúnem condições para realizar o Regime de Recuperação (RR) pois um não tem o mínimo de frequência (70%) e o outro não tem o mínimo de nota (3.0).
Figura 16 Tela com a disciplina finalizada. Após consolidar o semestre clicar no ícone Emitir para impressão da lista final.
INSERINDO AS NOTAS DA RECUPERAÇÃO Após o período de consolidação das notas no sistema, conforme calendário acadêmico, o sistema libera para a inserção das notas do Regime de Recuperação. O docente deve primeiro inserir a avaliação, conforme figuras 17, 18 e 19. Figura 17 Tela para inserir as avaliações.
Figura 18 Tela para escolher a disciplina para digitação das notas. Figura 19 Tela com os alunos em condição de realizar o Regime de Recuperação.
Neste período o docente só poderá inserir notas para os alunos que estão na condição de realizar as provas, conforme pode-se observar na figura 19. Conforme mostra a figura 20, não se deve lançar notas para os alunos que não participaram da recuperação clicando-se no box Não Compareceu pois os alunos não são obrigados a participar, sendo que se for lançada nota zero (0), constarão no Histórico Escolar (HE) do aluno 2 reprovações deixando ruins tanto o ranking como HE do aluno. Figura 20 Tela com as notas do Regime de Recuperação já digitadas.
CONSOLIDANDO AS NOTAS DA RECUPERAÇÃO 22. Após o registro das notas o docente deve novamente consolidar as notas, conforme figuras 21 e Figura 21 Tela para escolha da consolidação da Recuperação.
Figura 22 Tela para escolha da disciplina a ser consolidada. Pode-se observar na figura 23 que as frequências permanecem as mesmas e que se o aluno não participou da recuperação (e o docente clicou em não compareceu) não haverá nota e consequentemente nova reprovação no HE. Figura 23 Tela para cálculo final da Recuperação.
O docente deve clicar na variável que criou (ou digitar o nome da variável no espaço da fórmula) e clicar em calcular. Após isso, o sistema mostrará as notas, sendo que se o docente tiver certeza que não haverão mais mudanças, pode clicar no botão consolidar para finalizar as notas, conforme mostra a figura 24. Figura 24 Tela para escolha da consolidação da Recuperação. Após ter concluído as notas e consolidado o semestre, o docente poderá imprimir as notas (somente aparecerão as notas da Recuperação), clicando no ícone da coluna Emitir, conforme a figura 25.
Figura 25 Tela para impressão das notas finais. Em caso de dúvidas, ligue para a Seção Técnica de Graduação. Telefone: (16) 3301-6898 / 6899 / 4680 / 4658