DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com
DIDÁTICA DO ENSINO Módulo 4 4. Libertando o(a) Professor(a) e comunicando conhecimento aos alunos: 4.1. Comunicação Interna e Externa (comunicação é Poder); 4.2. Alunos: homens e mulheres são diferentes; 4.3. Como Lidar com Estudantes Problemáticos; 4.4. Estratégias para facilitar a aprendizagem 4.5. Ressignificando óbices e Potencializando habilidades. PROF. MARCELINO FERNANDES E-mail: professormarcelino@hotmail.com
QUAL É MEU MELHOR CANAL COGNITIVO? AUDITIVO VISUAL CINESTÉSICO
AUDITIVO Possui maior facilidade de aprendizado a partir de estímulos sonoros. Palavra chave = lógica Exercícios mais eficazes para aprendizagem do indivíduo predominantemente Auditivo : Ler anotações de aula, livros, apostila e artigos de lei em voz alta. Gravar as aulas e escutá-las em diferentes períodos. Fazer testes, justificar e lê-los em voz alta.
VISUAL Aprende captando imagens e estímulos visuais, formas e cores. Possui a aptidão de uma percepção estética mais apurada e tem visão crítica dos conceitos de belo e feio. Palavra chave = ordem. Exercícios mais eficazes para o Visual : Ler anotações de aula, apostila e artigos de lei, estimulando a memória visual. Fazer quadros sinópticos no final de cada aula ou utilizar quadros já prontos, colorindo-os para estimular a memória visual. Fazer pequenos resumos sobre as aulas dadas e lê-los várias vezes. Fazer testes e justificá-los, estimulando a memória visual.
CINESTÉSICO Usa bem a intuição e identifica-se com atividades que requeiram movimentação corporal. Palavra chave = conforto, percepção/sensação. Exercícios mais eficazes para o Cinestésico : Estudar em grupo, sendo que o número de componentes não deve exceder a 5 (cinco) teatralização. Promover discussões com colegas sobre determinados temas; Escolher determinados temas e fazer pequenas exposições sobre o mesmo. Ler anotações de aula, apostila e artigos de lei, buscando associar a situações do cotidiano. Quando as aulas expositivas forem muito teóricas, solicitar exemplos práticos para facilitar o aprendizado.
Vencendo a Idiossincrasia
Comunicação aluno x professor Externa Técnica de Oratória; Poder da comunicação; Didática tradicional. Interna Só haverá uma comunicação externa eficiente se a interna estiver saudável. (professor e aluno)
Comunicação em sala de aula Interna Nossa visão; Nossa experiência; Falamos com nós mesmo conversa interna. Externa Palavras, tonalidades; Expressões faciais; Posturas corporais e exemplos pessoais.
COMUNICAÇÃO NAS IDADES CRENÇA E AUTOESTIMA 0 A 7 ANOS FORMAÇÃO TRAUMAS SEM CAPACIDADE COGNITIVA 8 A 14 ANOS MODELAÇÃO APRENDE NÃO O QUE SE FALA, MAS O QUE SE FAZ 15 A 21 ANOS SOCIALIZAÇÃO EMOCIONAL 11
ENSINO E APRENDIZAGEM DIFERENÇA DE SEXO NA INTELIGÊNCIA NÃO EXISTE DIFERENÇA! Peculiaridades: Homens: Cálculo do tempo, Velocidades de Objetos, Orientação espacial, cálculos matemáticos, especificidade. Mulheres: Planejamentos, Relações Humanas, aspectos emocionais, estética, generalidade.
Alunos problemáticos
1. Agressivos Como Lidar com alunos problemáticos 2. Que procuram chamar a atenção e dominar 3. Desatentos 4. Desanimados 5. Não cumprem os deveres 6. Que têm dificuldades em aprender 7. Abalados Psicologicamente 14
PARA CADA ESFORÇO DISCIPLINADO HÁ MÚLTIPLAS RECOMPENSAS Jim Rohn
Desmascarando as dificuldades do ensino e aprendizagem
Cure a criança que há em você que o adulto triunfará
Ressignificando Faça uma lista de quatro coisas que impedem você de ser um excelente (melhor) professor (ou sua profissão).
Potencializando Faça uma lista de quatro coisas que você faz muito bem como professor (ou na sua profissão) e você que melhorar!
FIM Liberte o(a) professor(a) que há dentro de você!!! Amanhã é um novo dia e eu um(a) novo(a) vencedor(a).