+ Contribuições da psicologia do aprendizado Concepções sobre o Conhecimento e o Aprendizado
+ Aprender Aprehendere (latim) n Significa agarrar, pegar, apoderar-se de algo. n A aprendizagem é um processo no qual a pessoa apropriase de ou torna seus certos conhecimentos, habilidades, estratégias e informações. n É algo específico para uma certa pessoa. n n Ninguém aprende pelo outro. Ninguém aprende da mesma forma.
+ Aprender Aprehendere (latim) n O que tem sido considerado como determinante da aprendizagem (dependente da fundamentação teórica): n Condicionamento n Aquisição de informação (aumento de conhecimento) n Mudança comportamental estável n Uso de conhecimento na resolução de problemas n Construção de novos significados n Construção de novas estruturas cognitivas n Revisão de modelos mentais
+ Empirismo Concepções de Conhecimento e Aprendizagem n Defende a tese de que o conhecimento humano tem origem a partir da experiência. n A sensação é a primeira fonte de praticamente todas as ideias. n Concepção objetivista do conhecimento. n O ambiente externo é fator primordial na aquisição de conhecimentos. n Concepção que influenciou a ciência moderna (positivismo), a psicologia comportamental (behaviorismo) norte americana do início do século XX. n Na escola, temos a estruturação do ambiente escolar, os recursos metodológicos e, a figura do professor como promotores centrais da aprendizagem. n O aluno aprende por meio de um absorção passiva. n Correntes: Behaviorismo (comportamentalismo)- Watson, Skinner; neobehaviristas
+ Inatismo Concepções de Conhecimento e Aprendizagem n Considera que as condições do indivíduo para aprender são predeterminadas. n O aluno já traz uma espécie de herança geneticamente determinada, que o predispõe a aprender. n Ensino centrado no aluno, o coloca em um aposição de pseudo-autonomia diante dos conhecimentos. Aluno ativo. n O objetivo do professor é o de quem deverá oferecer condições ao aluno para se desenvolver e para que faça crescer suas possibilidades (naturais) para aprender. n Concepção subjetivista do conhecimento n Corrente: Humanismo de Carl R. Rogers (1900-1987).
+ Interacionismo: Concepções de Conhecimento e Aprendizagem n Considera o conhecimento humano construído graças a interação do sujeito e meio (físico e social) externo. n O desenvolvimento intelectual/afetivo passa por etapas de organização, não sendo inato, nem apenas fruto de estimulações do ambiente. n O aluno é ativo em seu processo de construção do conhecimento, devendo ser respeitado em seu desenvolvimento espontâneo. n Na aprendizagem deve ser respeitada a lógica de seu raciocínio (o processo é mais importante que o resultado). n Enfoca aspectos qualitativos da inteligência e a forma como cada sujeito vai dando significado à realidade circundante.
+ Cognitivismo: Concepções de Conhecimento e Aprendizagem n Concepção interacionista do desenvolvimento humano e do aprendizado. n Enfoca nos aspectos cognitivos do aprendizado. O que ocorre na mente do indivíduo. n Correntes: Psicologia Genética de Piaget, Construtivismo, Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel.
+ Construtivismo (Piaget) Concepções de Conhecimento e Aprendizagem n Considera o conhecimento humano construído graças a interação do sujeito e meio (físico e social) externo. n O desenvolvimento intelectual/afetivo passa por etapas de organização, não sendo inato, nem apenas fruto de estimulações do ambiente. n O aluno é ativo em seu processo de construção do conhecimento, devendo ser respeitado em seu desenvolvimento espontâneo. n Na aprendizagem deve ser respeitada a lógica de seu raciocínio (o processo é mais importante que o resultado). n Enfoca aspectos qualitativos da inteligência e a forma como cada sujeito vai dando significado à realidade circundante.
+ Psicologia Histórico Cultural (Vygotsky) Concepções de Conhecimento e Aprendizagem n Enfatiza o papel da cultura na formação da consciência humana e da atividade do sujeito. n No seu desenvolvimento, a criança domina gradativamente os conteúdos de sua experiência cultural, os hábitos, os signos e também as formas de raciocínio utilizadas nas variadas situações. n O processo de apropriação do conhecimento é construído socialmente (depende de oportunidades sociais) no contexto da cultura e da atividade do aprendiz. n O aluno é ativo em seu processo de aprendizagem. n A aprendizagem ocorre, sim, em função de um processo mediacional, de um intercâmbio entre sujeitos (professor/ aluno e aluno, aluno) MEDIAÇÃO.
As Abordagens de Ensino Indivíduo Meio Externo n Tradicional (Meio) n Comportamentalista (Meio) n Humanista (Indivíduo) n Interacionista/Cognitivista (Indivíduo e Meio) n Sócio-cultural (Indivíduo, Meio e Cultura) QFL 3500 Fernandez, C.
Ciência Aprendizado da ciência Ensino de ciências Perspectivas empiristas As leis e princípios estão codificados na natureza. O cientista extrai o conhecimento da natureza Nada é criado O conhecimento científico é uma verdade absoluta. O aluno aprende por absorção de informação. Por transmissão cultural Perspectivas não empiristas/ racionalistas Não há leitura imparcial da natureza. O conhecimento científico é uma criação, uma construção social e histórica. As interpretações da realidade são um tanto subjetivas. A verdade é provisória. O conhecimento do aluno é uma síntese pessoal. Dá-se por construção ou reelaboração de ideias. Deve ser problematizado. Deve-se levar em conta as concepções prévias, alternativas e os obstáculos (epistemológicos).
TRADICIONAL E COMPORTAMENTALISTA INTERACIONISTA (CONSTRUTIVISTA) CENTRO CONTEÚDO ALUNO CONHECIMENTO APRENDIZADO ESTÁTICO EXTERNO PRONTO E ACABADO MEMORIZAÇÃO USO DE ALGORITMOS PASSIVO DINÂMICO INTERAÇÃO/ MUDA EM CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO ATRAVÉS DE INTERAÇÕES ATIVO ALUNO TÁBULA RASA DETENTOR DE CONHECIMENTO PRÉVIO (PRÉ-CONCEPÇÃO) PROFESSOR CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA TRANSMISSOR CONTROLADOR VERIFICADOR EMPIRISMO POSITIVISMO MEDIADOR FACILITADOR ORIENTADOR CONSTRUTIVISMO RACIONALISMO