EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA. Profa. Jaqueline Santos Picetti

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA. Profa. Jaqueline Santos Picetti"

Transcrição

1 EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA Profa. Jaqueline Santos Picetti

2 Existem três diferentes formas de conceber a relação ensino/aprendizagem: Empirismo Pedagogia Diretiva Apriorismo Pedagogia Não-Diretiva Interacionismo/Construtivismo Pedagogia Relacional

3 PEDAGOGIA DIRETIVA SUA EPISTEMOLOGIA

4 Como é essa sala de aula?

5 O professor observa seus alunos entrarem, esperando que sentem e fiquem silenciosos. Se o silêncio não ocorre, exige que se faça para então iniciar a aula.

6 As classes estão enfileiradas e afastadas umas das outras, impedindo conversas paralelas entre os alunos.

7 Nessa relação: - o professor fala e o aluno escuta; - ele dita e o aluno copia; - decide o que fazer e o aluno executa; - ele ensina e o aluno aprende.

8 Ação do professor - crença de que o conhecimento pode ser transmitido para o aluno. Mito da transmissão do conhecimento.

9 Para esse tipo de epistemologia (EMPIRISMO), a pessoa, ao nascer, é como uma folha de papel em branco, uma tábula rasa, onde depositamos todos os conhecimentos. Para o professor, que trabalha a partir desse enfoque teórico, somente ele pode produzir algum novo conhecimento no aluno.

10 EMPIRISMO: O progresso intelectual é atribuído à pressão do meio exterior. As características do meio exterior seriam gravadas no espírito da criança. Ignora-se a atividade intelectual em proveito da pressão exercida pelas coisas.

11 EMPIRISMO: A experiência se impõe por si mesma, sem que o sujeito tenha de organizá-la. A experiência é uma recepção (PIAGET, 1987). A aprendizagem é concebida como registro de dados exteriores (PIAGET, 1990).

12 Nessa pedagogia, configura-se o quadro da reprodução: da ideologia, do autoritarismo, da coação, da heteronomia, da subserviência, do silêncio, da morte da crítica, da criatividade, da curiosidade etc.

13 S O A P

14 Nessa relação, o professor nunca aprende e o aluno nunca ensina.

15 PEDAGOGIA NÃO-DIRETIVA SUA EPISTEMOLOGIA

16 Epistemologia Apriorista Difícil de detectá-la. Sua presença ocorre mais nas concepções pedagógicas e epistemológicas do que na prática de sala de aula.

17 O professor é uma auxiliar do aluno, um facilitador. Pedagogia Humanista Carl Rogers.

18 O aluno já traz em si um saber que necessita trazer à consciência, organizar ou rechear de conteúdos. É um processo de florescimento do conhecimento professora jardineira.

19 O professor interfere o mínimo possível. O desenvolvimento e a aprendizagem dependem do amadurecimento do sistema nervoso.

20 Qualquer ação do aluno é considerada, a priori, boa e instrutiva.

21 É um trabalho a partir do laisser-faire: deixa fazer, o aluno encontrará o caminho.

22 A ideia do professor - o aluno aprenderá por si mesmo. O professor - poderá apenas auxiliar a aprendizagem do aluno, despertando o conhecimento que já existe nele.

23 Aprioristas - o conhecimento é concebido como algo que mergulha suas raízes no sistema nervoso, isto é, na estrutura pré-formada do organismo.

24 A partir dessa epistemologia, o professor pode inconsciente, renunciar sua característica fundamental, que é a de intervir no processo de aprendizagem do aluno.

25 S O A P

26 PEDAGOGIA RELACIONAL SUA EPISTEMOLOGIA

27 Como pode ser a sala de aula?

28 O professor e os alunos entra na sala de aula. O professor traz algum material algo que, presume, tem significado para os alunos. Propõe que eles explorem o material (...) Esgotada a exploração do material, o professor dirige um determinado número de perguntas, explorando, sistematicamente, diferentes aspectos problemáticos a que o material dá lugar. Pode se solicitar, em seguida, que os alunos representem desenhando, pintando, escrevendo, fazendo cartunismo, teatralizando, etc. o que elaboraram. A partir daí, discute-se a direção, a problemática, o material da (s) próxima (s) aula (s). As matérias que envolvem laboratório constituem campo aberto para todo tipo de experiência (BECKER, 2001, p. 23).

29 O professor compreende que, o aluno aprende quando constrói algum conhecimento novo, precisando para isso agir e problematizar a ação.

30 Professor - duas condições necessárias para que o conhecimento novo seja construído: * que o aluno aja sobre o material que ele presume que tenha algo cognitivamente interessante (significativo) e * que o aluno responda para si mesmo os desafios provocados pela interação com o material, podendo assim também apropriar-se, num segundo momento, dos mecanismos íntimos de suas ações sobre o material (reflexionamento e reflexão).

31 Aprender: é realizar uma síntese renovada entre a continuidade e a novidade.

32 Piaget: o conhecimento tem início quando o recémnascido age, assimilando alguma coisa do meio físico ou social; esse conteúdo assimilado, ao entrar no mundo do sujeito, provoca, aí, perturbações, pois traz consigo algo novo, para o qual a estrutura assimiladora não tem instrumento;

33 Piaget: o sujeito refaz seus instrumentos de assimilação em função da novidade; o refazer do sujeito sobre si mesmo é a acomodação. esse movimento, essa ação que refaz o equilíbrio perdido (BECKER, 2001).

34 CONSTRUTIVISMO (interacionismo):... a inteligência constitui uma atividade organizadora cujo funcionamento prolonga o da organização biológica e o supera, graças à elaboração de novas estruturas (PIAGET, 1987, p. 379). O conhecimento não está nem na pessoa que aprende e nem no objeto, mas que se constrói na interação desse sujeito com o objeto.

35 O conhecimento resulta das interações que ficam a meio caminho entre o sujeito e o objeto, dependendo dos dois ao mesmo tempo e não havendo trocas entre formas distintas (PIAGET, 1990).

36 Pedagogia Relacional O aluno é capaz de aprender sempre.

37 A relação aluno-professor dialetização - o professor tanto ensina quanto aprende e aluno tanto aprende quanto ensina. O que o professor aprende?

38 S O A P

39 O professor precisa responder para si mesmo: Que cidadão ele quer que seu aluno seja?

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PRIMEIRA AULA Contextualização da Psicologia na Educação. Os Modelos Pedagógicos e os Modelos Epistemológicos. A Aprendizagem na Perspectiva Humanista. PRIMEIRA AULA Há

Leia mais

Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos

Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos Podemos afirmar que existem três diferentes formas de representar a relação ensino/aprendizagem escolar ou, mais especificamente, a sala de aula. Falaremos,

Leia mais

Alfabetização. Tendências Epistemológicas

Alfabetização. Tendências Epistemológicas Alfabetização Tendências Epistemológicas Aquisição do Conhecimento Empirismo Apriorismo Interacionismo / Construtivismo O conhecimento se dá através dos sentidos (tábula rasa). O conhecimento já está prédeterminado.

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos PENSAMENTO E LINGUAGEM. A origem do pensamento é anterior à linguagem (e independente dela). A linguagem é uma construção da

Leia mais

+ Contribuições da psicologia

+ Contribuições da psicologia + Contribuições da psicologia do aprendizado Concepções sobre o Conhecimento e o Aprendizado + Aprender Aprehendere (latim) n Significa agarrar, pegar, apoderar-se de algo. n A aprendizagem é um processo

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

Palavras-chave: Epistemologia, Pesquisa qualitativa e Ensino de Ciências

Palavras-chave: Epistemologia, Pesquisa qualitativa e Ensino de Ciências ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS Fersula, Michele Gonçalves 1 Silva, João Alberto da 2 Palavras-chave: Epistemologia, Pesquisa qualitativa

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA CARL ROGERS Dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores.

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget.

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. ARTIGO 13 As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. Ana Lúcia Jankovic Barduchi Mestre em Psicologia pela USP, Doutoranda em Educação pela Unicamp. Professora

Leia mais

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo, SP: EPU, 1986.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo, SP: EPU, 1986. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo, SP: EPU, 1986. TRADICIONAL Concepção de ser humano: - Ser humano é um receptáculo passivo - Tábula Rasa (J. Locke) - O ser humano

Leia mais

Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos

Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos FERNANDO BECKER Podemos afirmar que existem três diferentes formas de representar a relação ensino/aprendizagem escolar ou, mais especificamente, a sala de

Leia mais

Revisão Final - Exercícios

Revisão Final - Exercícios Revisão Final - Exercícios Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Prof. Carlinhos Costa PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL Papel da Escola Conteúdos Métodos

Leia mais

CONCEITOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA RELAÇÃO SUJEITO- OBJETO DE PIAGET

CONCEITOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA RELAÇÃO SUJEITO- OBJETO DE PIAGET CONCEITOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA RELAÇÃO SUJEITO- OBJETO DE PIAGET Piaget baseia a sua teoria na relação sujeito-objeto. Esse objeto, por sua vez, pode ser um livro, brinquedo,

Leia mais

PROFESSORA TELMA FREIRE

PROFESSORA TELMA FREIRE PROFESSORA TELMA FREIRE 1 TEORIAS DA APRENDIZAGEM INATISMO Endógena (interna) EMPIRISMO Exógena (externa) INTERACIONISMO ENDO + EXO 2 INATISMO Os eventos que ocorrem após o NASCIMENTO não são importantes

Leia mais

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP A teoria genética de Piaget Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP Jean Piaget (1896-1980) biólogo suíço estudou a interação de moluscos com o meio ambiente Jean Piaget (1896-1980) os moluscos, como

Leia mais

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 1 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 Objetivo 2 Discutir diversas concepções sobre o desenvolvimento da

Leia mais

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana Inteligência Artificial Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana 1 Construção de conhecimento Epistemologia é uma disciplina da Filosofia que se ocupa em investigar a natureza

Leia mais

Novas Propostas Pedagógicas ou Abordagens para o Ensino. Profa. Dra. Edna Maura Zuffi Depto. Matemática ICMC- USP

Novas Propostas Pedagógicas ou Abordagens para o Ensino. Profa. Dra. Edna Maura Zuffi Depto. Matemática ICMC- USP Novas Propostas Pedagógicas ou Abordagens para o Ensino Profa. Dra. Edna Maura Zuffi Depto. Matemática ICMC- USP O que é a educação? Educação Escolar Instrução Ensino Meios e ações Personalidade valores

Leia mais

APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: MODELO EMPIRISTA VERSUS MODELO CONSTRUTIVISTA. Disciplina: Alfabetização e Letramento Angélica Merli 2018/2

APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: MODELO EMPIRISTA VERSUS MODELO CONSTRUTIVISTA. Disciplina: Alfabetização e Letramento Angélica Merli 2018/2 1 APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: MODELO EMPIRISTA VERSUS MODELO CONSTRUTIVISTA Disciplina: Alfabetização e Letramento Angélica Merli 2018/2 Objetivo 2 Discutir as concepções de desenvolvimento e sua influência

Leia mais

Epistemologia Genética Anterior Próxima

Epistemologia Genética Anterior Próxima Epistemologia Genética Anterior Próxima A expressão Epistemologia Genética Você já ouviu falar em Epistemologia? Tem idéia do que significa? Epistemologia é teoria da ciência ou, ainda, o estudo do conhecimento.

Leia mais

O CONHECIMENTO EM CONSTRUÇÃO: DAS FORMULAÇÕES DE JEAN PIAGET À TEORIA DE SISTEMAS COMPLEXOS

O CONHECIMENTO EM CONSTRUÇÃO: DAS FORMULAÇÕES DE JEAN PIAGET À TEORIA DE SISTEMAS COMPLEXOS 62 O CONHECIMENTO EM CONSTRUÇÃO: DAS FORMULAÇÕES DE JEAN PIAGET À TEORIA DE SISTEMAS COMPLEXOS BOEHME, Rosana Andrade R. 1 PELEGRINI, Deline F. 2 SPENGLER, Marialva 3 REFERÊNCIA GARCIA, Rolando. O conhecimento

Leia mais

ALUNO E PROFESSOR: PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

ALUNO E PROFESSOR: PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM 1 ALUNO E PROFESSOR: PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Alessandra Ferreira Beker Daher 1 1 INTRODUÇÃO O aluno precisa relacionar um novo conhecimento a proposições e conceitos relevantes em sua

Leia mais

EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS ESPISTEMOLOGY GENETIC AND TEACHING OF SCIENCES

EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS ESPISTEMOLOGY GENETIC AND TEACHING OF SCIENCES EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS ESPISTEMOLOGY GENETIC AND TEACHING OF SCIENCES Marcelo Carbone Carneiro 1 Antonio Carlos Jesus Zanni de Arruda 2 1 UNESP Bauru/Pós-Graduação em Educação para

Leia mais

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua.

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua. (1970) Jean Piaget Caráter interdisciplinar epistem- familiaridade com uma matéria, entendimento, habilidade, conhecimento científico, Ciência epistemologia reflexão geral em torno da natureza, etapas

Leia mais

O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget

O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget Epistemologia Genética Epistemologia genética Teoria sobre a gênese e do desenvolvimento cognitivo da criança (em específico,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos Resumo O presente estudo teve como objetivo realizar uma breve discussão literária entre o desenvolvimento

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Apresentação do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais

APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Apresentação do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Apresentação do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais INTRODUÇÃO Para o ensino de Ciências Naturais é necessária a construção

Leia mais

Uma teoria sobre o conhecimento e a aprendizagem. Se ocupa: O que é conhecimento O que é o conhecer Como se chega a conhecer

Uma teoria sobre o conhecimento e a aprendizagem. Se ocupa: O que é conhecimento O que é o conhecer Como se chega a conhecer CONSTRUTIVISMO Uma teoria sobre o conhecimento e a aprendizagem. Se ocupa: O que é conhecimento O que é o conhecer Como se chega a conhecer Baseado na psicologia, na filosofia e na antropologia. Procura

Leia mais

SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: REFLEXÕES EM TORNO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA César Coll Salvador-

SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: REFLEXÕES EM TORNO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA César Coll Salvador- SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: REFLEXÕES EM TORNO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA César Coll Salvador- Antecedentes históricos do conceito de aprendizagem significativa: -1º -

Leia mais

Disciplina: Tendências Atuais do Ensino e Aprendizagem da Matemática

Disciplina: Tendências Atuais do Ensino e Aprendizagem da Matemática Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena IES Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena Pós-Graduação Lato Sensu Prof. MS. MÁRCIO FONSECA Curso: Educação da Matemática Disciplina:

Leia mais

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR

Leia mais

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois.

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. AULA 04 Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. Jussara Hoffmann Avaliar respeitar primeiro, educar depois Interesse questões avaliativas As crianças permanecem

Leia mais

O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati

O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati Construtivismo Teoria que explica como a inteligência humana se desenvolve,

Leia mais

Tema: O Desenvolvimento de Competências e o EAD

Tema: O Desenvolvimento de Competências e o EAD Tema: O Desenvolvimento de Competências e o EAD Maria Raimunda Mendes da Veiga Pedagoga. Especialista em Gestão de Pessoas veiga@enfam.jus.br Secretária Executiva da Enfam 7 de maio de 2015 1 Objetivo:

Leia mais

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014 Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET Nasce em Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896. Falece em Genebra, na Suíça em 1980. Biólogo. Suíço. Estuda formas de conhecimento. Paula Freire Teoria

Leia mais

Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento - NC: ISSN:

Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento - NC: ISSN: Uma Interpretação da "A Escola Com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir" com Bases nas Concepções Epistemológicas: Histórico-Cultural, Construtivista, Humanista e Inteligências Múltiplas.

Leia mais

Mudança gera transformação? Mudar equivale a transformar?

Mudança gera transformação? Mudar equivale a transformar? Mudança gera transformação? Mudar equivale a transformar? Seminário Síntese de Adequações/Inovações no Estudo Doutrinário Espírita Sheila da Costa Oliveira Federação Espírita Brasileira Janeiro/2015 JESUS

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DIDÁTICA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DIDÁTICA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE Lançamento do Núcleo de Apoio à Docência do Centro de Ciências da Saúde NAD-CCS. 21 de Junho de 2016. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DIDÁTICA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE Marcelo Lima (elaboração) Doutor em

Leia mais

AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO DOCENTE NO ENSINO A DISTÂNCIA

AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO DOCENTE NO ENSINO A DISTÂNCIA AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO DOCENTE NO ENSINO A DISTÂNCIA Autor: Me. Reinaldo Pereira de Moraes; Orientador: Dr. Ivan Carlos Alcantara Oliveira Universidade Cruzeiro do Sul, moraesreinaldo@yahoo.com.br

Leia mais

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA. Ariana Cosme

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA. Ariana Cosme GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA Ariana Cosme Questões estruturantes O que é que se entende por educar nas escolas? O que é que se entende

Leia mais

Abordagens de Ensino. Elaborado por Rafael Pinho QFL 1701 / Tradicional

Abordagens de Ensino. Elaborado por Rafael Pinho QFL 1701 / Tradicional Abordagens de Ensino Elaborado por Rafael Pinho QFL 1701 / 2016 Tradicional Ser Humano: O homem é considerado uma tábula rasa, um receptor passivo que irá conhecer o mundo através das informações que lhe

Leia mais

O que sabe uma criança que parece não saber nada

O que sabe uma criança que parece não saber nada O que sabe uma criança que parece não saber nada - Professor compreender o que os alunos sabem ou não questão complexa! - Um olhar cuidadoso sobre o que a criança errou pode ajudar o professor a descobrir

Leia mais

TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET

TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET Piaget chama de epistemologia a sua teoria porque está centralizada no conhecimento científico. O seu estudo é principalmente centrado em compreender como o aprendiz

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY Piaget Para Piaget (1978), a origem das manifestações lúdicas acompanha o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo.

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA

O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA Leila Pessôa Da Costa (PG - PCM/UEM) Minicurso INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo discutir o desenvolvimento

Leia mais

AVALIAÇÃO. Conteúdos. Métodos AVALIAÇÃO. auto avaliação

AVALIAÇÃO. Conteúdos. Métodos AVALIAÇÃO. auto avaliação Diretrizes de Avaliação Educacional CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL As Diretrizes de Avaliação Educacional 1 estão contidas em um documento oficial da Secretaria

Leia mais

FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS

FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (4º E 5º ANOS) PROFESSORA ANDRESSA CESANA CEUNES/UFES/DMA FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS AGOSTO DE 2015 A PEDAGOGIA DO TEXTO é

Leia mais

METODOLOGIA DOS DESAFIOS e a Epistemologia Construtivista

METODOLOGIA DOS DESAFIOS e a Epistemologia Construtivista CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO -PPGIE METODOLOGIA DOS DESAFIOS e a Epistemologia Construtivista

Leia mais

OFICINA: Aprendizagem no Ensino Superior. FORMADORAS: Profa. Blaise K. C. Duarte Profa. Lourdes Furlanetto Profa. Luciane Nesello

OFICINA: Aprendizagem no Ensino Superior. FORMADORAS: Profa. Blaise K. C. Duarte Profa. Lourdes Furlanetto Profa. Luciane Nesello OFICINA: Aprendizagem no Ensino Superior FORMADORAS: Profa. Blaise K. C. Duarte Profa. Lourdes Furlanetto Profa. Luciane Nesello IDENTIFICAÇÃO: Aprendizagem no Ensino Superior FORMADORES (AS): PLANO DE

Leia mais

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepção Inatista Eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais para o desenvolvimento. As capacidades, a personalidade,

Leia mais

APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO

APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS MESTRADO ACADEMICO EM EDUCACAO E CIENCIAS NA AMAZONIA APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO MESTRANDA LIDIANE MEDEIROS APRENDIZAGEM

Leia mais

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MARISA BELMUDES MARTINEZ Falar do processo de desenvolvimento cognitivo do homem é nos fazer refletir sobre nossa própria maneira de construir o conhecimento. Esse

Leia mais

IV CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR. O conhecimento psicopedagógico e suas interfaces: compreendendo e atuando com as dificuldades de aprendizagem

IV CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR. O conhecimento psicopedagógico e suas interfaces: compreendendo e atuando com as dificuldades de aprendizagem IV CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR O conhecimento psicopedagógico e suas interfaces: compreendendo e atuando com as dificuldades de aprendizagem Profa. Dra. Maria Irene Miranda PSICOPEDAGOGIA/INTERFACES

Leia mais

PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação

PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 1 PSICO = mente LOGOS= estudo, trabalho PSICOLOGIA

Leia mais

LEV VYGOTSKY 1896/1934

LEV VYGOTSKY 1896/1934 TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA LEV VYGOTSKY 1896/1934 Dados Biográficos - Nasceu em Orsha, Bielorussia, em 17 de novembro de 1896. - Judeu, pertencente a uma família culta e bastante numerosa. Era o segundo de

Leia mais

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB )

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) GT 4 LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Gilmara Teixeira Costa (gilmara-teixeira-01@hotmail.com/ Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) Juliana Maria Soares dos Santos (PPGFP UEPB)¹

Leia mais

AEB: Autarquia Educacional de Belo Jardim Professor: Alunos: Gledson, Luana, Maryelly, Sandro. I Período pedagogia

AEB: Autarquia Educacional de Belo Jardim Professor: Alunos: Gledson, Luana, Maryelly, Sandro. I Período pedagogia AEB: Autarquia Educacional de Belo Jardim Professor: Alunos: Gledson, Luana, Maryelly, Sandro 1 I Período pedagogia 2 Tema: Paulo Feire, o mentor da educação para a consciência! 3 O mais célebre educador

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa Viseu

Universidade Católica Portuguesa Viseu Universidade Católica Portuguesa Viseu 7 de fevereiro de 2014 Desenvolvimento Profissional, Culturas Colaborativas e Supervisão Ilídia Vieira Faculdade de Educação e Psicologia Católica Porto Roteiro da

Leia mais

Modelo Pedagógico Relacional na Educação Estatística

Modelo Pedagógico Relacional na Educação Estatística Modelo Pedagógico Relacional na Educação Estatística Suzi Samá Pinto Universidade Federal do Rio Grande Brasil suzisama@furg.br Mauren Moreira Porciúncula da Silva Universidade Federal do Rio Grande Brasil

Leia mais

Guia para as atividades de estágio

Guia para as atividades de estágio UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Estagio Curricular Supervisionado II ECS2002 Guia para as atividades de estágio Os tópicos

Leia mais

PRINCIPAIS PERSPECTIVAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS, SUA ÊNFASE E EVOLUÇÃO

PRINCIPAIS PERSPECTIVAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS, SUA ÊNFASE E EVOLUÇÃO PRINCIPAIS PERSPECTIVAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS, SUA ÊNFASE E EVOLUÇÃO ÊNFASE Ensino por Pesquisa Ensino por Mudança Conceitual Ensino por Descoberta Ensino por Transmissão CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS, ATITUDES

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA CONSTRUTIVISTA

A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA CONSTRUTIVISTA A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA CONSTRUTIVISTA INTRODUÇÃO Rosemeire de Souza Lourenço (autora)* Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma (co-autora)** A Educação

Leia mais

Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos

Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos 1 Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos Sempre que se considera o desenvolvimento em uma perspectiva epistemológica, uma multidão de problemas aparece com clareza, com tal evidência que nos surpreendemos

Leia mais

A atuação psicopedagógica institucional

A atuação psicopedagógica institucional A atuação psicopedagógica institucional Psicopedagogia Dorival Rosa Brito 1 A psicopedagogia assume um compromisso com a melhoria da qualidade do ensino expandindo sua atuação para o espaço escolar, atendendo,

Leia mais

O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: EDILSON JOSÉ DE CARVALHO E ANA ALICE Introdução Este trabalho é uma síntese das aulas da professora Ana Alice, que administrou a disciplina:

Leia mais

AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA

AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA Gadotti (1996) relata que dentre as mudanças estruturais mais importantes introduzidas nas escolas, destacaramse o restabelecimento dos Conselhos de Escola e os Grêmios Estudantis,

Leia mais

PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS VERSUS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS: UMA ANÁLISE DO ENSINO DOS PROFESSORES ORIUNDOS DO CURSO DE FÍSICA DA UEFS

PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS VERSUS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS: UMA ANÁLISE DO ENSINO DOS PROFESSORES ORIUNDOS DO CURSO DE FÍSICA DA UEFS XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2009 Vitória, ES 1 PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS VERSUS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS: UMA ANÁLISE DO ENSINO DOS PROFESSORES ORIUNDOS DO CURSO DE FÍSICA DA UEFS

Leia mais

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias Ano Lectivo 2007/08 Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias FR: Luísa Chedas Competências De acordo com os princípios do Decreto lei 6/2001, o Ministério da Educação define um conjunto de competências que

Leia mais

O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais

O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais A escola da atualidade Temos alunos do século XXI, professores do século XX e metodologia do século XIX. Mário Sérgio Cortella Paradigmas

Leia mais

BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI. Educador

BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI. Educador BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI Educador Ambiente preparado Material de desenvolvimento Ambiente Preparado Ambiente Preparado O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM Um ambiente centrado na criança - O foco da atividade

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Tendências da

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo 2017-18 COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Mobiliza conhecimentos para fundamentar e argumentar ideias Comunica ideias, oralmente ou por escrito, com correção

Leia mais

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 11 e 12 de maio http://verainfedu.files.wordpress.com/2008/10/legal1.gif Vamos conversar um pouco sobre

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Diferentes concepções de

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade?

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? Existem três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade: 1. Educação como redenção

Leia mais

Concepções de Desenvolvimento: Inatista, Empirista e Construtivismo PROF. MARCOS ROMÃO

Concepções de Desenvolvimento: Inatista, Empirista e Construtivismo PROF. MARCOS ROMÃO Concepções de Desenvolvimento: Inatista, Empirista e Construtivismo PSICOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PROF. MARCOS ROMÃO Como o ser humano aprende? E como criar as melhores condições possíveis para que o

Leia mais

ANDRAGOGIA & HEUTAGOGIA

ANDRAGOGIA & HEUTAGOGIA ANDRAGOGIA & HEUTAGOGIA Repensando meu Cristianismo A Andragogia é o ensino para adultos, direcionado a adultos. É diferente da Pedagogia que, conquanto possa ser entendida como uma ciência e de fato

Leia mais

METODOLOGIADO TRABALHOACADÊMICO

METODOLOGIADO TRABALHOACADÊMICO METODOLOGIADO TRABALHOACADÊMICO 1 1.Dicas sobre a Técnica de Fichamento Quanto mais se estuda, mais se percebe que o ato de estudar é extremamente lento, exige interesse, esforço, disciplina. Não adiante

Leia mais

Aula 3 Contextualização

Aula 3 Contextualização Fundamentos da Educação a Distância Aula 3 Contextualização Prof. Carolina de Souza Walger 3 a Aula Aprendizagem Autoavaliação Autonomia Fundamentos da educação e a prática pedagógica São fundamentais

Leia mais

SOBRE A CONSTITUIÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO BOM PROFESSOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA o difícil caminho da teoria à prática

SOBRE A CONSTITUIÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO BOM PROFESSOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA o difícil caminho da teoria à prática Anais do XXXIV COBENGE. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, Setembro de 2006. ISBN 85-7515-371-4 SOBRE A CONSTITUIÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO BOM PROFESSOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA o difícil caminho

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

Modos de fazer escola e a flexibilização curricular

Modos de fazer escola e a flexibilização curricular Modos de fazer escola e a flexibilização curricular Carlinda Leite Nestes últimos tempos, a flexibilização curricular tem constituído um tema de interesse não só para as escolas que têm estado envolvidas

Leia mais

O que nós entendemos por PEDAGOGIA

O que nós entendemos por PEDAGOGIA O que nós entendemos por PEDAGOGIA paidos=crian =criança; a; agoigen=conduzir, levar Pedagogia: Levar as crianças as (à( escola) Pedagogia: Conjunto de meios, técnicas, t de recursos que auxiliam o professor

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECERES DOS RECURSOS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 11) De acordo com a Proposta

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina PSICOLOGIA B /12º ANO Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA TEMA 1: ANTES DE MIM As bases biológicas e culturais do comportamento. A

Leia mais

RESENHA. DONGO-MONTOYA, Adrián Oscar. Teoria da aprendizagem na obra de Piaget. São Paulo: Editora da UNESP, 2009, 222 p.

RESENHA. DONGO-MONTOYA, Adrián Oscar. Teoria da aprendizagem na obra de Piaget. São Paulo: Editora da UNESP, 2009, 222 p. RESENHA DONGO-MONTOYA, Adrián Oscar. Teoria da aprendizagem na obra de Piaget. São Paulo: Editora da UNESP, 2009, 222 p. Josana Ferreira Bassi de Moura 1 Qual a importância de se dedicar, ainda e sempre,

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS As transformações sociais no final do século passado e início desse século, ocorridas de forma vertiginosa no que diz respeito

Leia mais

e-manual Premium Manual Guia Pedagógico (na banda lateral do manual) (oferta ao aluno) Dossiê Pedagógico

e-manual Premium Manual Guia Pedagógico (na banda lateral do manual) (oferta ao aluno) Dossiê Pedagógico CIÊNCIAS NATURAIS 9.o ANO Manual Guia Pedagógico (na banda lateral do manual) Experiment@com (oferta ao aluno) Caderno de Atividades Dossiê Pedagógico Gestão Curricular Caderno + Fichas de Apoio Guia de

Leia mais

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2 O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Aula 2 Objetivos da aula Conhecer os a pluralidade de interpretações sobre os processos de ensino aprendizagem em Ciências; Discutir

Leia mais

EPISTEMOLOGIA versus PEDAGOGIA: O locus DO PROFESSOR DE ENGENHARIA

EPISTEMOLOGIA versus PEDAGOGIA: O locus DO PROFESSOR DE ENGENHARIA EPISTEMOLOGIA versus PEDAGOGIA: O locus DO PROFESSOR DE ENGENHARIA Liane Ludwig Loder Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Departamento de Engenharia Elétrica End: Av. Osvaldo Aranha 103 Porto

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS DOCENTES

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS DOCENTES AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS DOCENTES Ana, Cláudia Saladini Luciana Alves Martiello RESUMO: Para o desenvolvimento do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo,

Leia mais

EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE 15 DEFEVEREIRO DE 2019

EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE 15 DEFEVEREIRO DE 2019 1 of 7 18/02/2019 17:00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE

Leia mais

RESENHA DO ARTIGO O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE A FUNÇÃO DA AULA EXPOSITIVA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Bolsista:

RESENHA DO ARTIGO O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE A FUNÇÃO DA AULA EXPOSITIVA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Bolsista: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA RESENHA DO ARTIGO O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE A FUNÇÃO

Leia mais