PLANO DE ENSINO I EMENTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ENSINO I EMENTA"

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 4º período TURNO: Diurno e Noturno DISCIPLINA: Psicologia Sócio-Interacionista CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas I EMENTA Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Lev S. Vygotsky ( ) e sua abordagem sócio-interacionista do desenvolvimento e da aprendizagem. Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Henri Wallon ( ) e sua concepção dialética do desenvolvimento infantil. II OBJETIVOS GERAIS Compreender os fundamentos teóricos e os principais conceitos presentes nas teorias vygotskiana e walloniana acerca do desenvolvimento psicológico e da aprendizagem/ pensamento e linguagem; Comprender as implicações dos aspectos sociais e afetivos no desenvolvimento cognitivo; Conhecer os principais indicadores sobre os fenômenos humanos de ordem cognitiva e afetiva em diferentes contextos relacionando-os aos estágios do desenvolvimento infantil segundo Vygotsky e Wallon. III OBJETIVOS ESPECÍFICOS Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades: Identificar a concepção epistemológica e psicológica (sócio-interacionismo e construtivismo) nas teorias do desenvolvimento infantil de Vygotsky e Wallon. Identificar em situações-problema (casos clínicos e escolares) as principais características cognitivas e afetivas da criança nos diferentes níveis ou estágios do desenvolvimento infantil segundo Vygotsky e Wallon. Descrever e interpretar os principais conceitos teóricos (pensamento e linguagem; desenvolvimento e aprendizagem) estabelecendo relações entre contextos e processos psicológicos. Utilizar o conhecimento científico necessário à atuação profissional em um contexto clínico e psicossocial.

2 IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Unidade 1 Vygotsky: vida e obra. Fundamentos da Psicologia Sócio-histórica e a perspectiva do Interacionismo Sócio-Histórico em Vygotsky. Noção de inteligência em Vygotsky e outras epistemologias. Principais conceitos da teoria de Vygotsky: mediação simbólica (instrumentos e signos); pensamento e linguagem; desenvolvimento e aprendizado; o papel do brinquedo e da escrita no desenvolvimento. O significado das emoções, sentimentos e afetos na teoria vygotskiana. Unidade 2 Henri Wallon: vida e obra. Fundamentos da Psicogênese da Pessoa Completa em uma perspectiva epistemológica e psicológica. Noção de inteligência em Wallon. Principais conceitos da teoria de Wallon: lei de alternância funcional, predominância funcional, fatores dinamogênicos. Método de pesquisa: análise genética comparativa multidimensional. A Psicologia Genética na perspectiva de Piaget, Vygotsky e Wallon. Psicogênese da Pessoa Completa: estágios do desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e implicações no âmbito social. Wallon e a Educação. V ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de identificar e aplicar os principais conceitos epistemológicos e psicológicos da teoria de Vygotsky e Wallon, essa unidade de estudo utilizará as seguintes estratégias: (A) Aulas expositivas com esquemas em que o professor irá salientar: Principais características do desenvolvimento e aprendizagem segundo Vygotsky e Wallon e outras abordagens epistemológicas e psicológicas; Os fundamentos teóricos, epistemológicos e ontológicos do desenvolvimento da inteligência na perspectiva desses autores; Principais conceitos da teoria vygotskiana e walloniana do desenvolvimento psicológico; Principais características dos níveis ou estágios do desenvolvimento infantil segundo Vygotsky e Wallon. (B) Orientação para elaboração de relatórios, apresentação de seminários e trabalho em campo como forma de articulação da teoria com aspectos da realidade. (C) Todas as aulas terão um tempo de 20 a 30 minutos reservado para discussão com os alunos sobre o tema pertinente à aula do dia. O tema e forma de discussão estão sugeridos (projeção de vídeo, fragmentos de texto e situações-problema) no Plano de Aulas.

3 VI AVALIAÇÃO No 1º. Bimestre, o aluno será avaliado da seguinte forma: Prova individual (zero a 9,0), sem consulta, com 10 questões objetivas (70% do valor total da prova) e uma ou duas questões dissertativas (30% do valor total da prova). Exercício (1) (zero a 1,0): Confecção do material, aplicação do Jogo das Cores Proibidas, elaboração de relatório e apresentação de seminário. No 2º. Bimestre o aluno será avaliado da seguinte forma: Prova individual (zero a 9,0), sem consulta, com 10 questões objetivas (70% do valor total da prova) e uma ou duas questões dissertativas (30% do valor total da prova). Exercício (2) (zero a 1,0): Elaboração de trabalho escrito e seminário em grupo (até quatro alunos) sobre os estágios do desenvolvimento segundo Wallon Cada grupo irá estudar uma fase do desenvolvimento de Wallon e apresentará um seminário para a classe, após a aula teórica do professor, utilizando como ilustração da teoria filmes editados e/ou dramatização. No Plano de Aulas há sugestão de filmes a serem indicados aos alunos. Caso haja dificuldade em utilizar filmes, o professor pode sugerir outra forma de ilustração da prática (dramatização, situaçãoproblema.). A Prova Institucional Integrada será aplicada no segundo semestre. A média do semestre será calculada de acordo com o Regimento da UNIP. VII BIBLIOGRAFIA BÁSICA MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. (org.) Henri Wallon. Psicologia e Educação. São Paulo: Loyola, OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento um processo sóciohistórico. 4ª ed. São Paulo: Scipione, VEER, R. V. D; VALSNER, J. Vygotsky uma síntese. São Paulo: Loyola, COMPLEMENTAR BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (orgs). Psicologia Sóciohistórica. 3ª ed. São Paulo: Cortez, VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. (Trad. José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche). São Paulo: Martins Fontes, VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. (Trad. Paul Bezerra). São Paulo: Martins Fontes, 2001.

4 WALLON, H. (1941) A evolução psicológica da criança. (Trad. Claudia Berliner) São Paulo: Martins Fontes, MALUF, M. R; MOZZER, G. N. S. Operações com signos em crianças de 5 a 7 anos. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, vol. 16, nº 1, jan./abr MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. (org.) Constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, FILMOGRAFIA DVD Coleção Grandes Educadores Lev Vygotsky com apresentação de Marta Kohl de Oliveira (ATTA mídia e educação - Editora Paulus DVD Coleção Grandes Educadores Henri Wallon com apresentação de Heloisa Dantas (ATTA mídia e educação - Editora Paulus

5 PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA PLANO DE AULAS / DE AGOSTO Apresentação dos objetivos dessa unidade de estudo; Bibliografia; Critério de avaliação - trabalhos e provas. A vida e a obra de Vygotsky. VEER, R. V. D; VALSNER, J.; Vygotsky L. S. In: Vygotsky uma síntese. São Paulo: Loyola, (Cap. 1 p ). VYGOTSKY, L. S. Introdução e Nota biográfica sobre L. S. Vygotsky. In: Vygotsky, Lev S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, (p. XVII - XXXVIII). OLIVEIRA, M. K. Histórico pessoal e história intelectual. In: OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4ª ed. São Paulo: Scipione, (Cap. 1). 13 DE AGOSTO Fundamentos da Psicologia Sócio-Histórica e a perspectiva do Interacionismo Sócio- Histórico em Vygotsky: visão de homem, sua relação com a cultura, análise da origem social do conhecimento, reflexão sobre a trajetória do desenvolvimento da espécie humana (filogênese) e do desenvolvimento do indivíduo (ontogênese) salientando o aspecto social no desenvolvimento psicológico/inteligência. BOCK, A. M. B. A Psicologia Sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. In: BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (orgs). Psicologia Sócio-histórica. 3ª ed. São Paulo: Cortez, (p ). 20 DE AGOSTO Principais conceitos da teoria de Vygotsky: retomar o conceito de desenvolvimento e aprendizagem na Psicologia Sócio-Histórica; apresentar o conceito de mediação simbólica (instrumentos e signos). Atenção: Nessa aula o professor deve orientar os alunos em relação à elaboração do material e aplicação do Jogo das Cores Proibidas apostila em anexo com orientação para realização dessa atividade (com termo de consentimento). Exercício (1) (zero a 2,0). Orientar os alunos sobre a carta de autorização e o termo de consentimento (em anexo). Esse trabalho será entregue e apresentado NO DIA 24 DE SETEMBRO. VYGOTSKY, L. S. O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. In: VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, (p. 3 20).

6 OLIVEIRA, M. K. A mediação simbólica. In: OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4ª Ed. São Paulo: Scipione, (Cap. 2). MALUF, M. R.; MOZZER, G. N. de S. Operações com signos em crianças de 5 a 7 anos. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, vol. 16, nº 1, jan./abr DE AGOSTO Os conceitos de Pensamento e Linguagem em uma perspectiva vygotskiana. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e palavra. In: A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, (p ). OLIVEIRA, M. K. Pensamento e Linguagem. In: OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4ª ed. São Paulo: Scipione, (Cap. 3). 03 DE SETEMBRO Os conceitos de Desenvolvimento e Aprendizado em uma perspectiva vygotskiana. VYGOTSKY, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, (p ). OLIVEIRA, M. K. Desenvolvimento e Aprendizado. In: OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4ª ed. São Paulo: Scipione, (Cap. 4). 10 DE SETEMBRO O brinquedo e a escrita no desenvolvimento psicológico da criança. VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, (p ). VYGOTSKY, L. S. A pré-história da linguagem escrita. In: VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, (p ). OLIVEIRA, M. K.. Desenvolvimento e Aprendizado. In: OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4ª ed. São Paulo: Scipione, (Cap. 4).

7 17 DE SETEMBRO Emoções, sentimentos e afetos na perspectiva sócio-histórica. OLIVEIRA, M. K. O problema da afetividade em Vygotsky. In: TAILLE, Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, (Parte II pág ). 24 DE SETEMBRO Revisão da matéria para a avaliação do 1º Bimestre. Apresentação dos seminários pelos alunos sobre O Jogo das Cores Proibidas com entrega de relatório. Exercício (1) - (zero a 1,0). 01 DE OUTUBRO Período previsto para Avaliação NP questões objetivas (70% do valor total da prova) e uma ou duas questões dissertativas (30% do valor total da prova). 08 DE OUTUBRO Nessa aula o professor deve orientar os alunos em relação ao trabalho escrito e seminário referente ao 2º. Bimestre. Em grupos pequenos irão estudar uma fase do desenvolvimento apresentada por Wallon e apresentar um seminário para a classe, após a aula teórica do professor, utilizando como ilustração da teoria filmes editados e/ou dramatização; fazer a sugestão de filmes. Exercício (2) (zero a 1,0). Devolução comentada da avaliação NP1; devolução comentada dos trabalhos; fechamento das médias do 1º Bimestre. 15 DE OUTUBRO Henri Wallon: vida e obra; Fundamentos da Psicogênese da Pessoa Completa em uma perspectiva epistemológica e psicológica. Noção de inteligência em Wallon; Principais conceitos da teoria de Wallon: lei de alternância funcional, predominância funcional, fatores dinamogênicos; Método de pesquisa: análise genética comparativa multidimensional. (Introdução, p. 9-18).

8 22 DE OUTUBRO Psicogênese da Pessoa Completa: Estágio Impulsivo Emocional. (Introdução, p ). 29 de OUTUBRO Psicogênese da Pessoa Completa: Estágio Sensório Motor e Projetivo. (Introdução, p ). 05 de NOVEMBRO Psicogênese da Pessoa Completa: Estágio do Personalismo (Introdução, p ). 12 de NOVEMBRO Psicogênese da Pessoa Completa: Estágio Categorial. (Introdução, p ). 19 de NOVEMBRO Psicogênese da Pessoa Completa: Estágio da Puberdade e da Adolescência. (Introdução, p ).

9 26 de NOVEMBRO Período previsto para Avaliação NP2-10 questões objetivas (70% do valor total da prova) e uma ou duas questões dissertativas (30% do valor total da prova).

5. Idade escolar A escola e suas influências no desenvolvimento.

5. Idade escolar A escola e suas influências no desenvolvimento. FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 3º Semestre Professor(es): Período: 1º Semestre /

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Professor(es): Alex Moreira Carvalho Roseli Fernandes Lins Caldas Núcleo de

Leia mais

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PIAGET, VYGOTSKY E WALLON Q U A D R O C O M P A R A T I V O D A S C O N C E P Ç Õ E S D E A P R E N D I Z A G E M Teóricos Piaget Vygotsky Wallom Dados pessoais Jean Piaget (1896 1980), pesquisador e filósofo

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II

Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II 0 Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2019

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2019 2º SEMESTRE DE 2019 Disciplina Obrigatória: Psicologia da Educação I Docente: Profa. Dra. Claudia Leme Ferreira Davis Horária: 3ª feira das 16h às 19h Nível: ME Créditos: 03 EMENTA OBJETIVO: O objetivo

Leia mais

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e 14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e Concurso Público Osasco PEB I - 2017 OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. ed., São Paulo: Summus, 1992 PROFESSOR

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Graduação em Pedagogia - Licenciatura Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento Carga Horária: 75h Teórica: 75 Prática: Semestre: 2013.2 Professor: Rosilande

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos ORIENTAÇÕES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Modelo Mecanicista: o importante não é o que há dentro do organismo, senão

Leia mais

PLANO DE CURSO. Discutir (com reflexão e revisão permanente) os principais conceitos da Teoria sóciohistórico-cultural

PLANO DE CURSO. Discutir (com reflexão e revisão permanente) os principais conceitos da Teoria sóciohistórico-cultural 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Teoria sócio histórico cultural de Vygotsky Professora: Camila Vasconcelos Carnaúba Lima Código: PSI06 Carga Horária:

Leia mais

Introdução à obra de Wallon

Introdução à obra de Wallon Henri Wallon Introdução à obra de Wallon A atividade da criança: conjunto de gestos com significados filogenéticos de sobrevivência. Entre o indivíduo e o meio há uma unidade indivisível. A sociedade é

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA (3 A 5 ANOS) NA PERSPECTIVA DE HENRY WALLON.

AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA (3 A 5 ANOS) NA PERSPECTIVA DE HENRY WALLON. AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA (3 A 5 ANOS) NA PERSPECTIVA DE HENRY WALLON. Simone Galiani Milan. Gilza Maria Zauhy Garms. Faculdade de Ciências

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Código: PSI22 Professor: Me. Franciane Fonseca Teixeira Silva E-mail: franciane.silva@fasete.edu.br

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Comunicação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Comunicação Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003115A - Psicologia da Comunicação Docente(s) Marcela Pastana Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Psicologia

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU117 Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem

Programa Analítico de Disciplina EDU117 Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem 0 Programa Analítico de Disciplina EDU117 Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA Núcleo 3 7º período/2019

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA Núcleo 3 7º período/2019 Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação DEPARTAMENTO: Psicologia Social PERÍODO/ANO: 7º/2019 CARGA HORÁRIA: 34 PROFESSORAS: Cecilia Pescatore e Beatriz Brambilla OBJETIVOS Produzir visibilidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1503 / 1504 / Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1503 / 1504 / Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 / 1504 /1505 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0007216A - Psicologia da Educação Docente(s) Antonio Francisco Marques Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS INTERACIONISTAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Prof. RONALDO NEGRÃO

POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS INTERACIONISTAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Prof. RONALDO NEGRÃO POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS INTERACIONISTAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Prof. RONALDO NEGRÃO TRAJETÓRIA TEÓRICA-METODOLÓGICA DO FORMADOR - educação física - mestrados: filosofia e história

Leia mais

A disciplina apresenta as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial infantil, com ênfase na abordagem psicanalítica.

A disciplina apresenta as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial infantil, com ênfase na abordagem psicanalítica. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia do Desenvolvimento Infantil Professor(es) e DRTs Priscila Palermo Felipini 113088-8 Santuza Fernandes

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Reconhecimento da dimensão ética nos fenômenos sociais e psicológicos, assim como nas produções e ações humanas.

PLANO DE ENSINO. Reconhecimento da dimensão ética nos fenômenos sociais e psicológicos, assim como nas produções e ações humanas. PLANO DE ENSINO CURSO: PSICOLOGIA SÉRIE: 9º SEMESTRE UNIDADE DE ENSINO: Ética e Cidadania CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 44 horas I - EMENTA Reconhecimento da dimensão ética

Leia mais

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica.

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Instrumentos de Avaliação Psicológica III Professor(es) e DRTs Martha Serodio Dantas Santuza Fernandes Silveira

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O

P L A N O D E E N S I N O P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Departamento de Matemática DISCIPLINA: Psicologia da Educação II SIGLA: PSE II CARGA HORÁRIA TOTAL : 72h TEORIA: 72 PRÁTICA: CURSO(S): Licenciatura em Matemática

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Instrumentos de Avaliação Psicológica III Código da Disciplina: 0832414-1

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano:

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com Código:

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INSTITUTO: Ciências Humanas CURSO: Pedagogia SÉRIE: 6º semestre TURNO: Diurno/Noturno DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR ARE CARGA HORÁRIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2018 2 1. Identificação Código 1.1 disciplina: Instrumentação para o ensino da Física

Leia mais

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

TEORIAS DA APRENDIZAGEM TEORIAS DA APRENDIZAGEM Professora Mônica Caetano Vieira da Silva UNIDADE DE ESTUDO 08 HENRI WALLONS E A PSICOGÊNESE DA PESSOA Henri Wallon nasceu na França em 1879. Dedicou-se ao estudo da medicina, filosofia

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 2º/2012 Ementa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 2º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IV Professor(es) CARMEN SÍLVIA DE SOUZA NOGUEIRA DENISE TEIXEIRA MRÁZ

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE - NUSAU DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA- DEPSI Resolução de criação: 048/CONDIR/1988 Renovação de Reconhecimento: Portaria 270/2017/MEC Disciplina:

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IV Professor(es) CARMEN SÍLVIA DE SOUZA NOGUEIRA DENISE TEIXEIRA MRÁZ

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Pedagogia Ano: Período: 1º Disciplina: Psicologia Geral Aulas Teóricas: Aulas Práticas: Carga Horária: 60h Docente: EMENTA DA DISCIPLINA Situar a Psicologia no contexto histórico,

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física no Código: - Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) Professor: Andrey

Leia mais

Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação

Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação DEPARTAMENTO : Psicologia Social PERÍODO/ANO : 8º/2014 CARGA HORÁRIA : 34 PROFESSORAS : Adriana Eiko Matsumoto OBJETIVOS Produzir visibilidade para

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Supervisão de Estágio Básico em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo será o 0006-LS e entrará em vigor no 1º semestre letivo de 2018.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo será o 0006-LS e entrará em vigor no 1º semestre letivo de 2018. RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2017 ALTERA MATRIZ CURRICULAR, BEM COMO, EMENTAS E OBJETIVOS DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA: CLÍNICA E INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF E APROVA

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró Reitoria de Graduação Escola de Formação de Professores e Humanidades PLANO DE ENSINO 2016/1

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró Reitoria de Graduação Escola de Formação de Professores e Humanidades PLANO DE ENSINO 2016/1 DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró Reitoria de Graduação Escola de Formação de Professores e Humanidades PLANO DE ENSINO 2016/1 CÓDIGO: : EDU 1101 CARGA

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física na Código: FIS09 Educação Infantil Professor: Gilson Pereira Souza

Leia mais

CONJUNTOS FUNCIONAIS: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR

CONJUNTOS FUNCIONAIS: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR CONJUNTOS FUNCIONAIS: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR Maria Thaís de Oliveira Batista Universidade Federal de Campina Grande taholiveira.thais@gmail.com Zildene Francisca

Leia mais

Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação

Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação DEPARTAMENTO : Psicologia Social PERÍODO/ANO : 8º/2016 CARGA HORÁRIA : 34 PROFESSORAS : Ana Mercês Bahia Bock OBJETIVOS Produzir visibilidade para

Leia mais

Vygotsky e o conceito de pensamento verbal

Vygotsky e o conceito de pensamento verbal Pensadores da Educação Vygotsky e o conceito de pensamento verbal Para Vygotsky, é o pensamento verbal que nos ajuda a organizar a realidade em que vivemos Rodrigo Ratier Camila Monroe Voz do pensamento

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso L - Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso L - Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação Curso 250112L - Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003840A - Psicologia da Educação Docente(s) Antonio Francisco Marques Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina: Psicologia do do Adolescente Professor(es) e DRTs Berenice Carpigiani DRT: Cláudio Bastidas DRT: 113206-6

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação Curso 1605L - Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004225A - Psicologia da Educação Docente(s) Antonio Francisco Marques Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - 040 Curso: PSICOLOGIA Núcleo Temático: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Disciplina: Código da Disciplina: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSCOLÓGICA IV

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações entre psicologia,

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Semestre: 2012.1 Turma: 03316 Disciplina:

Leia mais

Henry Wallon. Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa ARQUIVO VI

Henry Wallon. Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa ARQUIVO VI Henry Wallon Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa renathakcosta@gmail.com ARQUIVO VI 2016.2 A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social. O ser

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Cursos: Licenciatura em Geografia Semestre: 2018.2 Turmas: 4331

Leia mais

Psicologia do Desenvolvimento. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA

Psicologia do Desenvolvimento. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA Psicologia do Desenvolvimento CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: PSICOLOGIA IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO IDEAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Gabriela Monteiro Rabelo e Maria de Fátima J. Almeida Vieira

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos da Psicologia Escolar/Educacional II Professor:

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos da Psicologia Escolar/Educacional II Professor: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos da Psicologia Escolar/Educacional II Código: PSI37 Professor: E-mail: francianeftsilva@hotmail.com CH

Leia mais

OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO

OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO PAULO FREIRE, PIAGET, VYGOTSKY & WALLON 01. De acordo com Paulo Freire quando trata da importância do ato de ler, para a construção da visão crítica são indispensáveis: (A) Trabalhar

Leia mais

Programas das Disciplinas Pedagógicas

Programas das Disciplinas Pedagógicas Programas das Disciplinas Pedagógicas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Gabriela Monteiro Rabelo

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração. Área: CONCENTRAÇÃO ( x ) Nível: MESTRADO ( X ) DOMÍNIO CONEXO ( ) DOUTORADO ( )

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração. Área: CONCENTRAÇÃO ( x ) Nível: MESTRADO ( X ) DOMÍNIO CONEXO ( ) DOUTORADO ( ) PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Aprendizagem Escolar e Cognição Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração Área: CONCENTRAÇÃO ( x ) Nível: MESTRADO ( X ) DOMÍNIO CONEXO ( ) DOUTORADO ( ) Número de créditos:

Leia mais

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas VII- Laboratório TP TTP VII- Clinica do adulto. Série/Semestre:

Leia mais

Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: Etapa: 1 a

Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: Etapa: 1 a Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Nutrição Disciplina: PSICOLOGIA Código da Disciplina: 083.1101.3 Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: 113206-6 Etapa: 1 a

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 002/2018 RERRATIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 002/2018 RERRATIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 002/2018 RERRATIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES A PREFEITURA MUNICIPAL DE ADAMANTINA, Estado de São Paulo, através do Prefeito Municipal, no uso de

Leia mais

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena A RELAÇÃO FESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO CESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA; nayannalp@hotmail.com Orientador (a): Prof. Dra.

Leia mais

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY Piaget Para Piaget (1978), a origem das manifestações lúdicas acompanha o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo.

Leia mais

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA

Leia mais

PLANO DE ENSINO/2013

PLANO DE ENSINO/2013 PLANO DE ENSINO/2013 CURSO: Licenciatura em Matemática MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Formação e da Atuação Docente CÓDIGO: NPED 05 FASE DO CURSO: 3ª SEMESTRE

Leia mais

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas.

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina PSICODIAGNÓSTICO Professor (es) e DRTs 111923-8 Rosa Maria Lopes Affonso 112688-6 Lucia Cunha Lee Código

Leia mais

TÍTULO: CONCEPÇÃO DE PRÉ-ADOLESCÊNCIA EM HENRI WALLON CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA

TÍTULO: CONCEPÇÃO DE PRÉ-ADOLESCÊNCIA EM HENRI WALLON CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: CONCEPÇÃO DE PRÉ-ADOLESCÊNCIA EM HENRI WALLON CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades:

PLANO DE ENSINO. Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades: PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia DISCIPLINA: Técnicas de Entrevista e Observação SÉRIE: 3º período TURNO: Diurno e Noturno CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas PROFESSOR.:

Leia mais

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky Profa. Elisabete Martins da Fonseca Recapitulando... Em nossa última aula apresentamos as contribuições de Jean Piaget. Lançamos uma reflexão

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA A Sociologia geral, propõe a problematização de questões frente às diferentes realidades sociais, inclusive, na qual o aluno

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004114A - Psicologia da Educação Docente(s) Rita Melissa Lepre Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO 1 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina O JOGO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Código Semestre Ano Letivo Área de Concentração FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES; Área: CONCENTRAÇÃO ( x ) Nível: MESTRADO (

Leia mais

Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação

Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação DEPARTAMENTO : Psicologia Social PERÍODO/ANO : 8º/2013 CARGA HORÁRIA : 34 PROFESSORAS : Ana Mercês Bahia Bock Adriana Eiko Matsumoto O BJETIVOS Produzir

Leia mais

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget.

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. ARTIGO 13 As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. Ana Lúcia Jankovic Barduchi Mestre em Psicologia pela USP, Doutoranda em Educação pela Unicamp. Professora

Leia mais

EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE 15 DEFEVEREIRO DE 2019

EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE 15 DEFEVEREIRO DE 2019 1 of 7 18/02/2019 17:00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Fundamentos Teóricos da Psicologia Disciplina: Psicologia do do Adolescente Professor(es): Berenice

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Introdução à Psicopatologia Núcleo Temático: Processos Clínicos em Psicologia Código da Disciplina: 0802405-7

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão Código: PSI06 Professor: Gleci Machado de Lima e-mail: glecimar.lima@fasete.edu.br CH

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Edilene Linhares Linhares Universidade Nove de Julho edl227@hotmail.com; Ricardo Yoshio Silveira

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2010 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIE IDEAL EES71 Prática de Ensino aos Deficientes Físicos 4º ano OB/OPT/EST PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIE IDEAL EES71 Prática de Ensino aos Deficientes Físicos 4º ano OB/OPT/EST PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: PEDAGOGIA ANO: 2008 HABILITAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PRIMEIRA AULA Contextualização da Psicologia na Educação. Os Modelos Pedagógicos e os Modelos Epistemológicos. A Aprendizagem na Perspectiva Humanista. PRIMEIRA AULA Há

Leia mais

NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Plano de Curso

NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Plano de Curso NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Plano de Curso DISCIPLINA: RECREAÇÃO ESCOLAR DOCENTE RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA: PROF. DR. JOÃO GUILHERME RODRIGUES MENDONÇA Ano e Semestre Letivo: 2019/1

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Diferentes concepções de

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Capacitar profissionais através de instrumentos atualizados e inovadores

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina PSICOLOGIA E SOCIEDADE Professor(es) e DRTs 113349-4 Pablo de Carvalho Godoy Castanho 114223-0 Bruna Suruagy

Leia mais

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes Jean Piaget EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET Seminário de Metodologia da Pesquisa Prof. Dr. Raul Galaad Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes INTRODUÇÃO Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896,

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos da Psicologia Escolar/Educacional I Código: PSI31 Professor: Me. Franciane Fonseca Teixeira Silva

Leia mais

CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO DE HENRI WALLON, JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO DE HENRI WALLON, JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO DE HENRI WALLON, JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL Gildiney Penaves de Alencar [1] Maria da Graça de Lira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. I. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. Identificação PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Semestre: 2018.2 Turma: 1308 Disciplina: PSI 7001

Leia mais

OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO PSICO-SOCIAL INFANTIL: ANÁLISE DO FILME O MENINO SELVAGEM DE FRANÇOIS TRUFFAUT 1

OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO PSICO-SOCIAL INFANTIL: ANÁLISE DO FILME O MENINO SELVAGEM DE FRANÇOIS TRUFFAUT 1 OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO PSICO-SOCIAL INFANTIL: ANÁLISE DO FILME O MENINO SELVAGEM DE FRANÇOIS TRUFFAUT 1 Maria Eleni da Silva Lima Graduanda em Pedagogia Universidade do Estado do

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL OBJETIVOS: O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem e também capacitar profissionais a observar, diagnosticar, planejar e intervir em problemas de aprendizado escolar, por meio de instrumentos

Leia mais

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Mariana Roncarati Mestranda em Educação - UNIRio/ CAPES; Psicomotricista Uni-IBMR; Especialista em Educação Infantil PUC-Rio m_roncarati@hotmail.com

Leia mais