As tochas Olímpicas e Paralímpicas Aula 1 A história da tocha Olímpica Rio 2016 Versão 1.0
Objetivos Nesta aula, você irá conhecer: 1 O simbolismo da chama 2 O surgimento da tocha Olímpica 3 O revezamento da chama Olímpica 4 O revezamento da chama Paralímpica 5 O design da tocha Olímpica
Introdução O fogo sempre desempenhou um papel essencial na vida dos homens. Descobrir como produzi-lo está entre as realizações mais extraordinárias da humanidade! Uma prova disso é o papel que ele exerce na maioria das mitologias, especialmente na grega, representando a busca humana pelo conhecimento e pela razão. Não é à toa que o fogo, também chamado de chama, é um dos símbolos mais importantes dos Jogos Olímpicos. A tradição de manter a chama acesa está presente desde os primórdios dos Jogos no século 8 a.c.
Introdução Desde então, quase 3 mil anos se passaram, mas a chama e a tocha Olímpicas continuam mais vivas do que nunca, tornando-se dois dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da atualidade. Por isso, nesta aula saberemos mais sobre como a tradição da chama Olímpica se manteve acesa por todos esses séculos. Pronto para começar? Então, vamos lá!
1 O simbolismo da chama
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 1 O simbolismo do fogo Os gregos antigos explicavam a presença do fogo na Terra por meio do mito do titã Prometeus. Na mitologia grega, Zeus (o pai dos Deuses e dos homens) tinha o controle do fogo, cedendo-o à humanidade apenas em troca de sacrifícios. Compadecido pela falta de liberdade dos mortais, Prometeus rouba uma faísca de fogo e a entrega aos humanos, fazendo com que, a partir desse momento, eles passem a participar de tudo o que é divino. Por esse feito, Prometeus é considerado o primeiro portador da chama Olímpica. A ópera
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 2 O simbolismo do fogo Saiba mais... Na mitologia grega, Prometeus (seu nome também aparece com as grafias Prometeu ou Prometheus) é um titã uma entidade mística, metade homem, metade Deus. Ele foi um grande defensor da humanidade e, por isso, foi condenado por Zeus que temia que os mortais se tornassem tão poderosos quanto os deuses a ficar aprisionado por 30 mil anos. Em homenagem a esse importante personagem mitológico, um dos 56 satélites de Saturno foi nomeado Prometeu.
2 O surgimento da tocha Olímpica
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 2 O surgimento da tocha olímpica O surgimento da tocha Olímpica: a Grécia Antiga e os Jogos da Era Moderna Desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 776 a.c., uma chama era acesa em Olímpia, na Grécia, no templo de Hera. Para acendê-la, utilizava-se um espelho côncavo chamado skaphia. Ele convergia os raios de sol para um ponto específico, produzindo a chama. A chama queimava durante todos os Jogos para representar os valores da PUREZA, da AMIZADE, da RAZÃO e da PAZ. Porém, após o domínio romano, os Jogos Olímpicos foram extintos por mais de mil anos, terminando, também, com a tradição da chama Olímpica...
Aula 1 A história da tocha Olímpica 1896 Capítulo 2 O surgimento da tocha olímpica O retorno da chama Foi em 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, que a chama voltou a ser acesa na Grécia, tornando-se o elo mitológico entre os Jogos da Antiguidade clássica e os Jogos da Era Moderna. Nessa edição, foi feita uma procissão de tochas no centro de Atenas, celebrando o renascimento dos Jogos. Porém, alguns anos se passaram até que o ritual de revezamento da chama Olímpica fosse criado, em 1936, nos Jogos de Berlim. Fonte: Licensed under Fair use via Wikipedia
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 2 O surgimento da tocha olímpica O acender da chama Olímpica Para refletir A chama Olímpica é acesa muitos meses antes dos Jogos iniciarem. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing Mesmo nos elit. dias Pellentesque atuais, para garantir vel risus a nisl, tradição, sit amet a chama laoreet é acesa em odio. Olímpia, Praesent no templo vulputate de Hera, ligula no ut local ante original venenatis dos Jogos Olímpicos suscipit. Suspendisse da Antiguidade. aliquam ipsum id risus fermentum vestibulum. Duis et nunc in lacus A cerimônia blandit recria faucibus. o método Aliquam usado na pulvinar Grécia ornare Antiga, ipsum, utilizando o sed mesmo consectetur espelho tellus côncavo rutrum (a skaphia). nec. Morbi Para accumsan, acender a chama, nulla nec sacerdotisas cursus aliquam, inserem sodales uma quam, pira et na porta concavidade erat desse est eu espelho, quam. que concentra os raios da luz do Sol. Em seguida, na mesma cerimônia, essa chama irá acender a tocha Olímpica. Veja como ela acontece. Olympic Flame Lit for Games in Russia
3 O revezamento da chama Olímpica
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 3 O revezamento da tocha Olímpica A tradição do revezamento da chama Olímpica foi iniciada nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. Foi nesta edição que, pela primeira vez, um grupo de atletas transportou uma chama das ruínas do templo de Hera, em Olímpia, até o Estádio Olímpico de Berlim. O revezamento da chama foi criado para simbolizar a paz, a união entre os povos e a luta pela vitória. Seu objetivo é também anunciar o início dos Jogos Olímpicos e a sua chegada em uma nova cidade-sede.
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 3 O revezamento da tocha Olímpica O ritual de revezamento 1º Passo A chama é acessa em uma cerimônia com rituais antigos, no templo de Hera, em Olímpia. 2º Passo A chama é transportada por atletas, que a revezam, tocha por tocha, até a cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Tradicionalmente, a chama passa por vários pontos do país que irá sediar os Jogos. 4º Passo Durante a cerimônia de abertura, a pira Olímpica é acessa, ritual que tem se tornado cada vez mais emocionante a cada edição dos Jogos. 3º Passo Um atleta ou figura famosa, usualmente um nome bastante renomado no país ou cidade-sede, carrega a chama até a pira Olímpica na cerimônia de abertura.
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 3 O revezamento da tocha Olímpica O transporte da chama Olímpica: criatividade e inovação Você já deve ter visto muitas imagens de atletas correndo e repassando a chama de tocha em tocha, não é mesmo? Mas existem muitas outras maneiras de transportá-la... Londres, 1948 Helsinke, 1952 Lillehammer, 1994 Sidney, 2000 Sochi, 2013 Para atravessar o Canal da Mancha, a chama Olímpica foi levada por um barco. Pela primeira vez, a chama foi transportada num avião até a cidadesede, Helsinke. Nesta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, na Noruega, a chama foi carregada por um esquiador. Na Austrália, a chama passou até pelo fundo do mar, transportada por um mergulhador. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, a chama Olímpica visitou a Estação Espacial Internacional (ISS).
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 3 O revezamento da tocha Olímpica Para refletir Na cerimônia de revezamento, a chama Olímpica, passada de tocha em tocha, representa os valores da paz, da união entre os povos e da luta pela vitória. O objetivo é acender o espírito Olímpico! Mas não é só nos Jogos Olímpicos que o fogo é utilizado para festejar. Leve essa reflexão para a turma, pedindo para que cada um cite algum momento em que usamos o fogo, a chama ou fogos especiais para celebrar. Pergunte, também, quais os cuidados que se deve ter nestas situações. Finalize questionando por que a turma acha que o fogo e a chama são tão importantes em momentos de celebração ou cerimônias.
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 3 O revezamento da tocha Olímpica Originalidade, beleza e surpresa no ritual da pira Olímpica O ritual para acender a pira Olímpica tem se tornado um dos momentos mais emocionantes e surpreendentes da abertura dos Jogos Olímpicos. Um dos momentos mais impactantes foi na cerimônia dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, quando um arqueiro acendeu a pira disparando uma flecha com a chama retirada da tocha. Após acesa, a chama da pira queima durante todo o período dos Jogos, sendo apagada durante a cerimônia de encerramento. Veja o ritual da pira Olímpica nos Jogos de Barcelona, em 1992.
4 O revezamento da chama Paralímpica
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 4 O revezamento da tocha Paralímpica A primeira tocha Paralímpica foi desenvolvida em 1988, para os Jogos de Seul. O revezamento da chama Paralímpica foi lançado com uma cerimônia de luzes na Montanha de Mani, na Ilha Kangwa, na Coréia. A chama foi transportada por 282 atletas (111 portadores de alguma deficiência) em uma rota de cerca de 105 km. Desde então, o revezamento da chama Paralímpica é uma das ferramentas de comunicação mais importantes para sensibilizar o público sobre a chegada dos Jogos Paralímpicos. Símbolo dos Jogos Paralímpicos de Seul, em 1988.
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 4 O revezamento da tocha Paralímpica O revezamento da chama Paralímpica: momentos importantes Em Atlanta, em 1996, mais de 1.000 atletas Paralímpicos carregaram a chama durante o revezamento, o dobro da edição anterior, em Barcelona. Em Salt Lake City, nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2002, Eric Weihenmeyer, o primeiro homem cego que escalou com sucesso o Monte Everest, carregou a tocha Paralímpica guiado por seu cão. Nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, o revezamento da chama gerou 4 cerimônias realizadas nos pontos mais altos de cada país do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.
5 O design da tocha Olímpica
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 5 O design da tocha Olímpica Você sabia que cada edição dos Jogos tem o seu modelo de tocha? A jornada da tocha Olímpica é iniciada alguns anos antes da cerimônia de revezamento: ela nasce de uma ideia, quando grupos de designers e projetistas encaminham suas propostas ao Comitê Olímpico. O design escolhido deve utilizar elementos e cores que remetam à cultura do país ou cidade-sede, mas também ser funcional, pois além de ficar acesa durante meses, a tocha será transportada em meio a condições adversas. Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016
Aula 1 A história da tocha olímpica Capítulo 5 O design da tocha Olímpica Da tocha fabricada em 1936 para os Jogos de Berlim até os Jogos Rio 2016, a evolução do uso de materiais e do design foi grande. Veja só: 1936 1948 1952 1956 1960 1964 1968 1972 1976 Berlim Londres Helsinki Melbourne Roma Tóquio México Munique Montreal Fonte: http://www.olympic.org/
Aula 1 A história da tocha olímpica Capítulo 5 O design da tocha Olímpica 1980 1984 1988 1992 1996 2000 2004 2008 2012 2016 Moscou Los Angeles Seul Barcelona Atlanta Sidney Atenas Pequim Londres Brasil Fonte: http://www.olympic.org/
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 5 O design da tocha Olímpica Berlim 1936: a pioneira A tocha produzida para o primeiro revezamento da história dos Jogos Olímpicos tinha o design simples. Feita de magnésio, continha dois fusíveis que funcionavam de modo que, mesmo se caísse durante o trajeto, a chama continuaria acesa. O suporte da tocha foi especialmente projetado para cada participante, trazendo o nome do atleta e o trajeto do revezamento.
Aula 1 A história da tocha Olímpica Londres 2012: modernidade e simbolismo Capítulo 5 O design da tocha Olímpica Uma das mais modernas tochas já fabricadas, a tocha de Londres 2012, foi feita de liga de alumínio e testada para suportar todas as condições climáticas. Seus 8 mil círculos representam as histórias das 8 mil pessoas que a carregaram durante o revezamento. A forma triangular da tocha simboliza: Os três valores Olímpicos (Respeito, Excelência e Amizade). O lema Olímpico (mais rápido, mais alto, mais forte). A quantidade de Jogos Olímpicos sediados em Londres (1908, 1948 e 2012). A visão dos Jogos Olímpicos 2012 (esporte, educação e cultura).
Aula 1 A história da tocha Olímpica Capítulo 5 O design da tocha Olímpica Rio 2016: o futuro A tocha que chegará ao estádio do Maracanã em 5 de agosto de 2016, na cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016, reúne inovação e sustentabilidade em seu design. Produzida em material reciclável, a tocha é feita em alumínio e utiliza somente material reaproveitado. A tocha Rio 2016 simboliza quatro pilares bem brasileiros: o espírito Olímpico (e os valores Olímpicos Respeito, Excelência e Amizade), a energia contagiante, a diversidade harmônica e a natureza exuberante.
Aula 1 A história da tocha olímpica Capítulo 5 O design da tocha Olímpica Mão na massa! Você reparou que a tocha dos Jogos de Tóquio lembra uma espada de samurai? E que a dos Jogos de Sidney foi inspirada na Ópera de Sidney e nas curvas do bumerangue, símbolo do país? Isso mesmo! As tochas trazem elementos da cultura e dos costumes dos países ou das cidades-sede dos Jogos. Pensando nisso, que tal projetar uma tocha para a escola? Primeiro, defina com a turma elementos que simbolizam a escola. Em seguida, divida os alunos em grupos e peça que coloquem todas as ideias no papel, desenhando um projeto para a tocha. Por fim, chegou a hora de construir a tocha! Vocês podem usar cartolina, papel pardo ou crepom, canetinhas coloridas e até folhas de revista para criar texturas. O importante é usar a criatividade! Boa diversão!
Conclusão Você concluiu a Aula 1, A história da tocha Olímpica, do curso As tochas Olímpicas e Paralímpicas! Nesta aula, você conheceu a origem da simbologia da chama Olímpica, que vem do mito grego de Prometeus. Além disso, entendeu como a tradição da chama Olímpica foi extinta por mais de mil anos, mas retornou nos Jogos de Atenas, em 1896. Você também acompanhou a evolução da tocha desde os Jogos de 1936, em Berlim, aos dias atuais. Mais do que um elo mitológico que conecta os Jogos da Antiguidade clássica aos Jogos da Era Moderna, a chama e o seu ritual de revezamento anunciam o início dos Jogos e simbolizam a paz, a união entre os povos e a luta pela vitória. Na próxima aula, você irá saber mais sobre a tocha Olímpica e Paralímpica dos Jogos Rio 2016. Até mais!
FICHA CATALOGRÁFICA Título: As tochas Olímpicas e Paralímpicas Assunto: A história da tocha Olímpica tocha Olímpica, tocha Paralímpica, história, simbolismo, design, Palavras-chave: revezamento Data da publicação: 10/2015 Edição: 1ª edição Autor/Criador: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Comitê Olímpico Brasileiro COB Colaboração: Área de Revezamento de Tocha do Comitê Rio 2016 Banco de Imagens Rio 2016 Imagens: Getty Images Tipo de Documento: Aula Digital Idioma: Português (Brasil) Objeto Digital: Slide de Apresentação Formato:.pptx e.pdf Local orignal: www.rio2016.com/educacao