Esportes de Interação com a Natureza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esportes de Interação com a Natureza"

Transcrição

1

2 Esportes de Interação com a Natureza Aula 1 Vela e remo Rio 2016 Versão 1.0

3 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e a entrada nos Jogos Olímpicos.

4 Introdução Introdução Nesta aula, vamos aprender um pouco mais sobre dois esportes que estão dentro da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA: VELA REMO

5 1 Vela

6 Capítulo 1 Vela UM POUCO DA HISTÓRIA A NAVEGAÇÃO EM BARCOS É UMA PRÁTICA EXISTENTE HÁ MUITOS SÉCULOS Durante a Era dos Descobrimentos, entre os séculos XV e XVI, países europeus desenvolveram técnicas de navegação, chegaram a novos lugares e ajudaram no desenvolvimento da civilização. Ao lado de Portugal e Espanha, uma das potências marítimas era a Holanda que deu os primeiros passos para que a Vela surgisse como esporte.

7 Capítulo 1 Vela UM POUCO DA HISTÓRIA Ocupando colônias nas Américas e na África, territórios muito distantes, os holandeses precisavam achar uma forma de levar mercadorias de forma mais rápida e segura. Foi aí que surgiu o jaghtstchipt, uma embarcação que, além de atender às demandas do país, também despertava o interesse dos velejadores, que contavam com um equipamento melhor para enfrentar o alto-mar.

8 Capítulo 1 Vela UM POUCO DA HISTÓRIA O rei Charles II, da Inglaterra, durante seu exílio na Holanda, se tornou um dos entusiastas do barco, simplesmente chamado de jaght (que deu origem à palavra iate em português), propondo melhorias no projeto e até desenvolvendo outros barcos. No final dos anos 1660, ele promoveu as primeiras regatas de barcos a vela em território britânico.

9 Capítulo 1 Vela UM POUCO DA HISTÓRIA Em 1720, surgiu na Irlanda o Royal Cork Yacht Club, o mais antigo clube de vela do mundo. Mas a primeira competição internacional, ocorrida entre Inglaterra e Estados Unidos, em torno da ilha de Wight, foi realizada apenas em A disputa deu origem à America s Cup, que é disputada até hoje. A partir daí, a prática ganhou diversas partes do mundo.

10 Capítulo 1 Vela A VELA NOS JOGOS OLÍMPICOS Tanta popularidade levou o esporte a estar presente no programa dos Jogos de 1896, os primeiros da Era Moderna. Mas o mau tempo em Atenas obrigou a vela a estrear quatro anos depois, em Paris. As mulheres começaram a competir como parte das tripulações na edição de 1908, em Londres. Há eventos femininos desde os Jogos de 1988, em Seul. COM EXCEÇÃO DOS JOGOS DE 1904, EM QUE NÃO HOUVE DISPUTA, A VELA ESTÁ PRESENTE NO PROGRAMA OLÍMPICO EM DIFERENTES CLASSES QUE EVOLUEM DE ACORDO COM A TECNOLOGIA UTILIZADA NOS BARCOS.

11 Capítulo 1 Vela Saiba mais... Para uniformizar as regras de disputa, em 1907 surgiu a International Yacht Racing Union, que em 1996 trocou de nome para Federação Internacional de Vela (ISAF, em inglês).

12 Capítulo 1 Vela PRINCIPAIS REGRAS Há barcos com: UM TRIPULANTE, chamados LASER ou DOIS TRIPULANTES, chamados 470. AS CLASSES OLÍMPICAS SÃO DISPUTADAS EM EMBARCAÇÕES MONOTIPO, isto é, todas são idênticas nas medidas de casco e demais especificidades, para que o velejador desenvolva maior velocidade contando apenas com sua própria técnica. Características como o PESO do atleta também influenciam, pois velejadores muito leves não têm bom desempenho em classes que exigem muita força.

13 Capítulo 1 Vela PRINCIPAIS REGRAS Cada evento Olímpico é dividido em uma série de regatas, para as quais pontos são atribuídos de acordo com a posição de chegada das embarcações: a cada regata o vencedor ganha um ponto, o segundo lugar ganha dois e assim por diante. Esses pontos são somados e os dez melhores vão para a regata final (Medal Race). Ao contrário da maioria das competições, O CAMPEÃO É O INDIVÍDUO OU EQUIPE COM A MENOR PONTUAÇÃO TOTAL.

14 2 Remo

15 Capítulo 2 Remo UM POUCO DA HISTÓRIA Meio de transporte desde a antiguidade no Egito, Grécia e Itália, o REMO SÓ COMEÇOU A APARECER COMO ESPORTE NO FINAL DO SÉCULO XVII E INÍCIO DO XVIII, NA INGLATERRA. A primeira disputa oficial foi a famosa corrida entre as universidades de Oxford e Cambridge, realizada de 1828 até hoje no rio Tâmisa. Aos poucos, o esporte ganhou popularidade na Europa e cresceu em outros continentes. A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE REMO (FISA, em francês) foi fundada em 1892 e no ano seguinte organizou a sua primeira regata, na Itália.

16 Capítulo 2 Remo REMO NOS JOGOS OLÍMPICOS O esporte está presente nos JOGOS OLÍMPICOS DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO DA ERA MODERNA, em No entanto, as competições em Atenas, em águas abertas, tiveram de ser canceladas por conta do mau tempo. Com isso, a ESTREIA OFICIAL DO REMO NO PROGRAMA OLÍMPICO ACONTECEU NA EDIÇÃO DE PARIS, EM 1900, apenas para homens. As mulheres começaram a competir nos Jogos de 1976, em Montreal, no Canadá.

17 Capítulo 2 Remo PRINCIPAIS REGRAS Os barcos podem ser tripulados por UM, DOIS, QUATRO OU OITO REMADORES, usando UM OU DOIS REMOS CADA ATLETA. As embarcações com oito remadores contam ainda com um timoneiro, responsável por conduzir o barco e comandar a tripulação.

18 Capítulo 2 Remo PRINCIPAIS REGRAS O objetivo do remo é simples: PERCORRER UM PERCURSO EM LINHA RETA, CHAMADO DE RAIA, À FRENTE DOS DEMAIS RIVAIS. Independentemente da categoria ou do tipo de barco, a distância é sempre a mesma, de metros. Nos Jogos Paralímpicos, a distância é de 1.000m. A raia de competição é demarcada por boias e cada bateria tem até seis barcos.

19 Capítulo 2 Remo Saiba mais... Nas competições com mais de seis embarcações inscritas, são disputadas baterias eliminatórias, repescagens, semifinais e finais até que sejam definidos os classificados à chamada final A, que vale medalhas. Os demais disputam a final B, C, D etc...

20 Consolidando seus conhecimentos. Assista o vídeo e veja a preparação para os Jogos Olímpicos Rio Steve Redgrave visita a futura instalação Olímpica de remo

21 QUIZ Consolidando e testando seus conhecimentos Teste seus conhecimentos respondendo às questões a seguir.

22 QUIZ QUIZ! 1. Nas competições de vela, existem barcos com: a) Um ou dois tripulantes. b) Dois ou três tripulantes. c) Sempre com um tripulante.

23 QUIZ QUIZ! 2. Nas competições de vela, o campeão é o indivíduo ou a dupla com a menor pontuação total. Esta afirmativa está: a) Correta b) Incorreta

24 QUIZ QUIZ! 3. Os barcos de remo podem ser tripulados por quantos atletas? a) 1, 2 ou 4. b) 1, 2, 4 ou 8. c) 1, 2, 4 ou 6.

25 QUIZ Consolidando e testando seus conhecimentos Confira suas respostas: 1. A 2. A 3. B

26 Relembrando A navegação em barcos é uma prática existente há muitos séculos. Portugal, Espanha e Holanda deram os primeiros passos para que a vela surgisse como esporte. No final dos anos 1660, o rei Charles II, da Inglaterra promoveu as primeiras regatas de barcos a vela em território britânico. Tanta popularidade levou o esporte a estar presente no programa dos Jogos de Mas o mau tempo em Atenas obrigou a vela a estrear quatro anos depois, em Paris. O Remo só começou a aparecer como esporte no final do século XVII e início do XVIII, na Inglaterra. A primeira disputa oficial foi a entre as universidades de Oxford e Cambridge, realizada de 1828 até hoje no rio Tâmisa. Os barcos podem ser tripulados por um, dois, quatro ou oito remadores, usando um ou dois remos cada atleta.

27 Conclusão Você acaba de concluir a aula 1 do curso Esportes de Interação com a Natureza. Nesta aula, você conheceu como surgiram os esportes vela e remo e como eles entraram para o PROGRAMA OLÍMPICO. Além disso, estudou as principais regras desses esportes. Acesse a aula 2 e prossiga com seus estudos.

28 FICHA CATALOGRÁFICA Título: Vela e Remo Assunto: Esportes de Interação com a Natureza Palavras-chave: vela, remo, interação, natureza Data da publicação: 03/2015 Edição: 1ª edição Autor/Criador: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Colaboração: Política e Operações Esportivas SPP Banco de Imagens Rio 2016 Imagens: Getty Images Tipo de Documento: Aula Digital Idioma: Português (Brasil) Objeto Digital: Slide de Apresentação Formato:.pps e.pdf Local original:

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 2 Canoagem e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 1 Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses

Leia mais

O Movimento Paralímpico. Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1

O Movimento Paralímpico. Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1 O Movimento Paralímpico Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1 Objetivos 1 2 Apresentar a classificação funcional dos esportes Paralímpicos. Conhecer os seguintes esportes Paralímpicos: atletismo, halterofilismo,

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 3 Jogo Limpo

Valores Educacionais. Aula 3 Jogo Limpo Valores Educacionais Aula 3 Jogo Limpo Objetivos 1 Apresentar o valor Jogo Limpo. 2 Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Jogo Limpo. Introdução Esta aula apresenta definições e sugestões

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 6 A conexão das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Conhecer o conceito de bacia hidrográfica 2 Identificar as bacias hidrográficas brasileiras e como acontece a gestão das suas

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Invasão Aula 2 Futebol, futebol de Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria INVASÃO. 2 Conhecer a história desses esportes e a entrada para os Jogos Olímpicos

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 3. Golfe e hóquei sobre grama Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 3. Golfe e hóquei sobre grama Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 3 Golfe e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria de REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e sua

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 2 O caminho das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Aprender o caminho que a água percorre de sua nascente até a foz 2 Conhecer a forma como a água chega até as nossas casas

Leia mais

Experimentação Esportiva

Experimentação Esportiva Experimentação Esportiva Aula 1 O Movimento e o Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Resgatar alguns conceitos sobre o movimento e o desenvolvimento motor e suas fases. 2 Definir habilidade motora e identificar

Leia mais

O Movimento Olímpico. Aula 1 Olimpismo. Rio 2016 Versão 1.0

O Movimento Olímpico. Aula 1 Olimpismo. Rio 2016 Versão 1.0 O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Definir o Olimpismo, compreendendo sua filosofia. 2 Identificar os Valores Olímpicos. 3 Reconhecer a estrutura da Família Olímpica.

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 4. Badminton e goalball Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 4. Badminton e goalball Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 4 Badminton e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria de REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e

Leia mais

Esportes de Combate. Aula 1. Judô e taekwondo

Esportes de Combate. Aula 1. Judô e taekwondo Esportes de Combate Aula 1 Judô e taekwondo Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria de COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes e sua entrada para os Jogos Olímpicos

Leia mais

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa.

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa. 1 AS MOEDAS DO MUNDO Esse é um livro de atividades para crianças. O objetivo proposto é aproveitarmos o período e empolgação das crianças com a Copa do Mundo de Futebol para propiciar aprendizado e maior

Leia mais

Veleiros do Sul, Porto Alegre, RS, de 28 e 29 de maio de 2016 AVISO DE REGATA

Veleiros do Sul, Porto Alegre, RS, de 28 e 29 de maio de 2016 AVISO DE REGATA Veleiros do Sul, Porto Alegre, RS, de 28 e 29 de maio de 2016 1. AUTORIDADE ORGANIZADORA 1.1 Veleiros do Sul Sociedade Náutica Desportiva AVISO DE REGATA 2. REGRAS 2.1 O evento será regido pelas regras,

Leia mais

CAMPEONATO ESTADUAL CLASSE SNIPE

CAMPEONATO ESTADUAL CLASSE SNIPE CAMPEONATO ESTADUAL CLASSE SNIPE 24, 25 de novembro, 1 e 2 de dezembro de 2007 Niterói RJ - Brasil Autoridade Organizadora: Clube Naval Charitas Flotilha 477 1. REGRAS O Campeonato será disputado pelas

Leia mais

III COPA BRASIL DE VELA CLASSES OLÍMPICAS

III COPA BRASIL DE VELA CLASSES OLÍMPICAS III COPA BRASIL DE VELA CLASSES OLÍMPICAS I COPA BRASIL DE VELA JOVEM CLASSES DA JUVENTUDE (RS:X M/F, Laser Radial M/F, 420 M/F, 29er M/F e Hobie Cat 16) 15 a 20 de dezembro de 2015 ORGANIZAÇÃO: PREFEITURA

Leia mais

SELETIVA NACIONAL - EQUIPE PARALlMPICA DE VELA (p/barco SONAR)

SELETIVA NACIONAL - EQUIPE PARALlMPICA DE VELA (p/barco SONAR) Aviso e Instrução de Regata SELETIVA NACIONAL - EQUIPE PARALlMPICA DE VELA (p/barco SONAR) Barco de Equipe Brasília / DF, 01 a 04 de novembro de 2012 1 ORGANIZAÇÃO O campeonato será organizado pela Confederação

Leia mais

Esportes de Invasão. Aula 3. Rugby, rugby em cadeira de rodas e polo aquático. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Invasão. Aula 3. Rugby, rugby em cadeira de rodas e polo aquático. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Invasão Aula 3 Rugby, rugby em cadeira de rodas e polo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria INVASÃO. 2 Conhecer a história desses esportes e a sua entrada

Leia mais

Iate Clube do Rio de Janeiro

Iate Clube do Rio de Janeiro COPA BRASIL DE ESTREANTE 08 á 11 de janeiro de 2015 Iate Clube do Rio de Janeiro AVISO DE REGATA 1- AUTORIDADES ORGANIZADORAS Iate Clube do Rio de Janeiro, Associação Brasileira da Classe Optimist, Federação

Leia mais

O Movimento Olímpico. Aula 2 Os Símbolos Olímpicos. Rio 2016 Versão 1.0

O Movimento Olímpico. Aula 2 Os Símbolos Olímpicos. Rio 2016 Versão 1.0 O Movimento Olímpico Aula 2 Os Símbolos Olímpicos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Identificar os principais símbolos olímpicos. 2 Compreender a importância e a função de cada símbolo olímpico. Introdução

Leia mais

Os gráficos estão na vida

Os gráficos estão na vida Os gráficos estão na vida A UUL AL A Nas Aulas 8, 9 e 28 deste curso você já se familiarizou com o estudo de gráficos. A Aula 8 introduziu essa importante ferramenta da Matemática. A Aula 9 foi dedicada

Leia mais

43 º Campeonato Norte Nordeste da Classe Optimist

43 º Campeonato Norte Nordeste da Classe Optimist 43 º Campeonato Norte Nordeste da Classe Optimist 1. AUTORIDADE ORGANIZADORA AVISO DE REGATA 1.1. Iate Clube de Fortaleza, Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará (FVMEC) e Confederação Brasileira

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

REGULAMENTO DE REMO 2007 2008

REGULAMENTO DE REMO 2007 2008 REGULAMENTO DE REMO 2007 2008 REGATAS OFICIAIS E CAMPEONATOS ESTADUAIS CAPÍTULO I DOS REMADORES E SUAS CATEGORIAS: Artigo 1º O(a)(s) remador(a)(es)(as) que vierem a participar de regatas da serão divididos

Leia mais

REGATA FESTIVA DE ANIVERSÁRIO CIR 113 ANOS. Santos / SP.

REGATA FESTIVA DE ANIVERSÁRIO CIR 113 ANOS. Santos / SP. O CIR Clube Internacional de Regatas convida a todos os Velejadores de Oceano, Hobie Cat, Super Cat, Snipe e Classe Aberta para demais monotipos não citados anteriormente, para a a realizar-se em Santos,

Leia mais

1º Aviso de Regata CAMPEONATO BRASILEIRO DA CLASSE LIGHTNING 2013

1º Aviso de Regata CAMPEONATO BRASILEIRO DA CLASSE LIGHTNING 2013 1º Aviso de Regata CAMPEONATO BRASILEIRO DA CLASSE LIGHTNING 2013 DIAS 15, 16 E 17 DE NOVEMBRO YACHT CLUB SANTO AMARO GUARAPIRANGA SÃO PAULO AUTORIDADES ORGANIZADORAS Yacht Club Santo Amaro YCSA Federação

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 1 Educação Olímpica

Valores Educacionais. Aula 1 Educação Olímpica Valores Educacionais Aula 1 Educação Olímpica Objetivos 1 Apresentar os objetivos da Educação Olímpica. 2 Indicar as possibilidades de trabalho com a temática Valores Educacionais integrada aos conteúdos

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 4 Ciclismo, ciclismo BMX e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas

Leia mais

Guia de Mídia Canoagem Brasileira. Remando em busca do sonho olímpico

Guia de Mídia Canoagem Brasileira. Remando em busca do sonho olímpico Guia de Mídia Canoagem Brasileira Remando em busca do sonho olímpico Remando em busca do sonho olímpico A Confederação Brasileira de Canoagem vem trabalhando intensamente pelo desenvolvimento da canoagem

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 2. Tênis e tênis de mesa. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 2. Tênis e tênis de mesa. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 2 Tênis e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria de REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e sua

Leia mais

Experimentação Esportiva

Experimentação Esportiva Experimentação Esportiva Aula 2 O Movimento e o Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar o desenvolvimento e o amadurecimento dos aspectos motores. 2 Relacionar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

2ª ETAPA NACIONAL 2016 Curitiba (PR)

2ª ETAPA NACIONAL 2016 Curitiba (PR) 2ª ETAPA NACIONAL 2016 Curitiba (PR) A Confederação Brasileira de Badminton e a Badminton Federação Paranaense (BFP) tem a honra de convidá-los para competir na 2ª etapa do Campeonato Nacional de Badminton

Leia mais

REGULAMENTO 20 CÓDIGO DE PROPAGANDA DA ISAF Edição Brasileira de Janeiro de 2003

REGULAMENTO 20 CÓDIGO DE PROPAGANDA DA ISAF Edição Brasileira de Janeiro de 2003 REGULAMENTO 20 CÓDIGO DE PROPAGANDA DA ISAF Edição Brasileira de Janeiro de 2003 Ver regra 79. Este apêndice não deve ser alterado por instruções de regata ou por determinações de autoridades nacionais.

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO DOS MARES REVEZAMENTO Praia de Copacabana - 2014

REGULAMENTO DESAFIO DOS MARES REVEZAMENTO Praia de Copacabana - 2014 REGULAMENTO DESAFIO DOS MARES REVEZAMENTO Praia de Copacabana - 2014 1. DA FINALIDADE Promover a pratica de Desafios Aquáticos entre os praticantes, Clubes, equipes, Academias e nadadores independentes.

Leia mais

Renê Drezner INTRODUÇÃO

Renê Drezner INTRODUÇÃO A Posição dos blocos continentais no mercado internacional do futebol através da análise da situação dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2014 Renê Drezner INTRODUÇÃO Os jogos de futebol representam

Leia mais

DA FINALIDADE: Homens só poderão substituir homens e mulheres só poderão substituir mulheres.

DA FINALIDADE: Homens só poderão substituir homens e mulheres só poderão substituir mulheres. DA FINALIDADE: Art. 1º - Os JOGOS DE VERÃO ARCO SPM 2013 MODALIDADE VOLEIBOL 4X4, tem como finalidade principal, promover o congraçamento das equipes e o aumento da adesão à prática de exercícios físicos

Leia mais

44º CAMPEONATO BRASILEIRO DE OPTIMIST

44º CAMPEONATO BRASILEIRO DE OPTIMIST 1. REGRAS 44º CAMPEONATO BRASILEIRO DE OPTIMIST 2016 Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha Associação Brasileira da Classe Optimist Confederação Brasileira de Vela 08 a 17 de janeiro de 2016 Florianópolis

Leia mais

Esportes de Invasão. Aula 1. Basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas e handebol. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Invasão. Aula 1. Basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas e handebol. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Invasão Aula 1 Basquetebol, de rodas e handebol Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria INVASÃO e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO (2º TRIM.) DE GEOGRAFIA PROF. JOÃO PAULO PACHECO

COLÉGIO SÃO JOSÉ CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO (2º TRIM.) DE GEOGRAFIA PROF. JOÃO PAULO PACHECO COLÉGIO SÃO JOSÉ CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO (2º TRIM.) DE GEOGRAFIA PROF. JOÃO PAULO PACHECO 3 Observe com muita atenção a figura abaixo e resposta as questões a seguir: B (0,5 ponto) Na questão do emprego,

Leia mais

WESLLEYMOURA@GMAIL.COM INFORMAÇÕES ANÁLISE DE SISTEMAS. Análise de Sistemas. Prof. Weslley Moura

WESLLEYMOURA@GMAIL.COM INFORMAÇÕES ANÁLISE DE SISTEMAS. Análise de Sistemas. Prof. Weslley Moura WESLLEYMOURA@GMAIL.COM INFORMAÇÕES ANÁLISE DE SISTEMAS Pirâmide do conhecimento Dados Dados são observações documentadas ou resultados da medição. A disponibilidade dos dados oferece oportunidades para

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

24 Fevereiro - 1 Março

24 Fevereiro - 1 Março CAMPEONATO DA EUROPA MADEIRA 2012 Prancha à Vela Olímpica (Windsurf) RS:X 24 Fevereiro - 1 Março www.clubenavaldofunchal.com www.facebook.com/2012rsxeuropeanwindsurfingchampionships Índice Campeonato da

Leia mais

CARTA CONVITE. II Copa Itabaiana de Badminton. 01 de março de 2015. Itabaiana/SE

CARTA CONVITE. II Copa Itabaiana de Badminton. 01 de março de 2015. Itabaiana/SE CARTA CONVITE II Copa Itabaiana de Badminton 01 de março de 2015 Itabaiana/SE Enviar as inscrições para o e-mail eventos@badmintonsergipe.org.br até às 23:59 hrs (horário de Sergipe) do dia 12 DE FEVEREIRO

Leia mais

CARTA CONVITE. Campeonato Sergipano de Badminton 2015. I Etapa. De 21 e 22 de Março de 2015. Aracaju/SE

CARTA CONVITE. Campeonato Sergipano de Badminton 2015. I Etapa. De 21 e 22 de Março de 2015. Aracaju/SE CARTA CONVITE Campeonato Sergipano de Badminton 2015 I Etapa De 21 e 22 de Março de 2015 Aracaju/SE Enviar as inscrições para o e-mail eventos@badmintonsergipe.org.br até às 23:59 hrs (horário de Brasília)

Leia mais

BARRAGEM TENNIS OPEN 2015

BARRAGEM TENNIS OPEN 2015 REGULAMENTO BARRAGEM TENNIS OPEN 2015 I - Da barragem: Art. 1 - Os Torneios e a Barragem têm como principal objetivo a integração dos alunos e maior variedade de parceiros, bem como a manutenção e garantia

Leia mais

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal:

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: 1) Arena Futsal: Conte um pouco da sua trajetória no futebol, desde

Leia mais

3ª ETAPA NACIONAL 2015 CAXIAS DO SUL (RS)

3ª ETAPA NACIONAL 2015 CAXIAS DO SUL (RS) 3ª ETAPA NACIONAL 2015 CAXIAS DO SUL (RS) A Confederação Brasileira de Badminton, a Federação Gaúcha de Badminton - FGB, a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e Universidade de Caxias do Sul UCS tem

Leia mais

Campeonato Brasileiro Classe Star (Júnior e Open)

Campeonato Brasileiro Classe Star (Júnior e Open) Campeonato Brasileiro Classe Star (Júnior e Open) Brasília/DF 01 a 07 de Setembro ORGANIZAÇÃO Campeonato Brasileiro da Classe Star, será sediado e organizado pelo IATE CLUBE DE BRASÍLIA ICB. O Aviso de

Leia mais

REGULAMENTO APRESENTAÇÃO

REGULAMENTO APRESENTAÇÃO REGULAMENTO APRESENTAÇÃO O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Espírito Santo SESCOOP/ES está promovendo o 1º FUTCOOP INFANTIL MASCULINO, que será realizado no mês de julho

Leia mais

Valores educacionais do Olimpismo

Valores educacionais do Olimpismo Valores educacionais do Olimpismo Aula 3 Busca pela excelência e equilíbrio entre corpo, vontade e mente Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Detalhar o valor busca pela excelência 2 Apresentar estratégias

Leia mais

REGULAMENTO DO RANKING PARAIBANO 2015

REGULAMENTO DO RANKING PARAIBANO 2015 REGULAMENTO DO RANKING PARAIBANO 2015 DO RANKING, DOS OBJETIVOS E DENOMINAÇÕES Artigo 01. O Ranking Paraibano de Tênis será realizado pelo sistema portal do tênis paraibano, localizado no endereço eletrônico

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2007 / 200 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONCURSO DE ADMISSÃO À 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL CMBH 2007 PÁGINA: 2 RESPONDA AS

Leia mais

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1 Projeto Mancala Objetivo Aprender sobre jogos de Mancala. Os Mancalas constituem uma família de jogos africanos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas

Leia mais

PROJETO E REGULAMENTO GERAL

PROJETO E REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADAS DO INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS PROJETO E REGULAMENTO GERAL Ensino Fundamental II e Médio OUTUBRO DE 2015 APRESENTAÇÃO: As Olimpíadas do Instituto Educacional Novos Tempos (OLIENT), visam

Leia mais

4ª ETAPA NACIONAL 2014 PORTO ALEGRE (RS)

4ª ETAPA NACIONAL 2014 PORTO ALEGRE (RS) 4ª ETAPA NACIONAL 2014 PORTO ALEGRE (RS) A Confederação Brasileira de Badminton, Federação Gaúcha de Badminton e o Clube do Professor Gaúcho tem a honra de convidá-los para competir na 21ª Copa Sul de

Leia mais

Programação em papel quadriculado

Programação em papel quadriculado 4 NOME DA AULA: Programação em papel quadriculado Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: ajudar os alunos a entender como a codificação funciona. RESUMO Ao "programar"

Leia mais

O Campeonato Brasileiro é válido para as classes Hobie Cat 16 e Hobie Cat 14. O Campeonato Brasileiro será disputado sob as seguintes Regras:

O Campeonato Brasileiro é válido para as classes Hobie Cat 16 e Hobie Cat 14. O Campeonato Brasileiro será disputado sob as seguintes Regras: 2º AVISO DE REGATA LOCAL E DATA IlhaBela - Praia da Armação - BL3 Escola de Iatismo De 9 a 16 de Novembro de 2013. AUTORIDADES ORGANIZADORAS Confederação Brasileira de Vela - CBVela Associação Brasileira

Leia mais

Campeonato Nacional Access 2016

Campeonato Nacional Access 2016 Campeonato Nacional Access 2016 INSTRUÇÕES DE REGATA A autoridade organizadora constituída pelo Marina Yate Club de Albufeira e pela Associação Portuguesa da Classe Access, anuncia a realização da 1ª Prova

Leia mais

REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I CAPÍTULO IV CAPÍTULO II CAPÍTULO III

REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I CAPÍTULO IV CAPÍTULO II CAPÍTULO III REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES: Art. 1º - A Copa SESI de Natação visa desenvolver a natação entre os atletas não federados no Estado de Goiás. Com o objetivo

Leia mais

I RÚSTICA DOS ADVOGADOS DO SISTEMA OAB/RS

I RÚSTICA DOS ADVOGADOS DO SISTEMA OAB/RS Regulamento Geral I RÚSTICA DOS ADVOGADOS DO SISTEMA OAB/RS Realização: SESC Rio Grande e Caixa de Assistência OAB/RS Apoio: ACORRG, Qualicorp e Panvel Rio Grande, dezembro de 2015. CAPÍTULO I PROVA Artigo

Leia mais

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil Antes da pretensão de promover um campeonato, deve-se promover o homem em sua infinita potencialidade e complexidade, REVERDITO, SCAGLIA E MONTAGNER 2013....

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL Gabriel Weiss Maciel Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil Henrique Cabral Faraco Universidade do Estado de Santa Catarina,

Leia mais

6ª CORRIDA DO FOGO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE LIMOEIRO DO NORTE/CE - 2012 (2ª SEÇÃO DE BOMBEIROS DO 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS)

6ª CORRIDA DO FOGO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE LIMOEIRO DO NORTE/CE - 2012 (2ª SEÇÃO DE BOMBEIROS DO 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS) 6ª CORRIDA DO FOGO DO DE LIMOEIRO DO NORTE/CE - 2012 (2ª SEÇÃO DE BOMBEIROS DO 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS) 1 R E G U L A M E N T O Art. 1º - A 6ª corrida do fogo/2012 do Corpo de Bombeiros Militar de Limoeiro

Leia mais

CLUBE NAVAL DE SANTA MARIA

CLUBE NAVAL DE SANTA MARIA CLUBE NAVAL DE SANTA MARIA INSTRUÇÕES DE REGATA ORGANIZAÇÃO A Entidade Organizadora Clube Naval de Santa Maria, estabelece estas Instruções de Regata para a Prova do Campeonato Vela de Santa Maria 2ª PCV

Leia mais

FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL REC. Regulamento Específico Série A 2015 CAMPEONATO CEARENSE 2015 SÉRIE A REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO REC

FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL REC. Regulamento Específico Série A 2015 CAMPEONATO CEARENSE 2015 SÉRIE A REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO REC CAMPEONATO CEARENSE SÉRIE A REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º - O Campeonato Cearense de da Série A, doravante denominado Campeonato Cearense Serie A,

Leia mais

Agora é só com você. Geografia - 131

Agora é só com você. Geografia - 131 Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite

Leia mais

III JOGOS INTERNOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA JIEF

III JOGOS INTERNOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA JIEF III JOGOS INTERNOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA JIEF REGULAMENTO GERAL I. Das Finalidades: O III Jogos Internos da Educação Física JIEF, tem por finalidade estimular a prática desportiva aos alunos do curso de Educação

Leia mais

Densímetro de posto de gasolina

Densímetro de posto de gasolina Densímetro de posto de gasolina Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia Tema Materiais: propriedades Conteúdos Densidade, misturas homogêneas e empuxo Usos / objetivos Introdução ou aprofundamento do

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 08: PROVA CMSM SIMULADA. Pré-Curso. www.laercio.com.br

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 08: PROVA CMSM SIMULADA. Pré-Curso. www.laercio.com.br MATEMÁTICA PARA VENCER Apostilas complementares APOSTILA 08: PROVA CMSM SIMULADA Pré-Curso www.laercio.com.br APOSTILA 08 Colégio Militar 6º ano PROVA CMSM SIMULADA PRÉ-CURSO COLÉGIO MILITAR DE SANTA MARIA,

Leia mais

PRÉ-ANÚNCIO DE REGATA

PRÉ-ANÚNCIO DE REGATA PRÉ-ANÚNCIO DE REGATA 1. Organização Está a cargo do Monte Real Club de Yates de Baiona e do Angra Iate Clube com a colaboração da Real Federação Espanhola de Vela e a Federação Portuguesa de Vela, assim

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 3º/4º Bimestre 2014 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Rômulo Data: / /2014 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia Resultado / Rubrica

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2014 NOTA AULA PRÁTICA No. 04 VETORES - 20 A 26 DE MARÇO PROF. ANGELO BATTISTINI NOME RA TURMA NOTA Objetivos do experimento: Nesta aula você deverá aprender (ou recordar) a representação

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 2 Alegria do Esforço

Valores Educacionais. Aula 2 Alegria do Esforço Valores Educacionais Aula 2 Alegria do Esforço Objetivos 1 Apresentar o valor Alegria do Esforço. 2 Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Alegria do Esforço. Introdução As próximas aulas

Leia mais

O Campeonato Brasileiro é válido para as classes Hobie Cat 16 e Hobie Cat 14. O Campeonato Brasileiro será disputado sob as seguintes Regras:

O Campeonato Brasileiro é válido para as classes Hobie Cat 16 e Hobie Cat 14. O Campeonato Brasileiro será disputado sob as seguintes Regras: 1º AVISO DE REGATA LOCAL E DATA IlhaBela - Praia da Armação - BL3 Escola de Iatismo De 9 a 16 de Novembro de 2013. AUTORIDADES ORGANIZADORAS Confederação Brasileira de Vela - CBVela Associação Brasileira

Leia mais

36º CAMPEONATO SUL AMERICANO CLASSE SNIPE 13 a 19 de ABRIL de 2014 Clube dos Jangadeiros Porto Alegre Rio Grande do Sul Brasil II AVISO DE REGATA

36º CAMPEONATO SUL AMERICANO CLASSE SNIPE 13 a 19 de ABRIL de 2014 Clube dos Jangadeiros Porto Alegre Rio Grande do Sul Brasil II AVISO DE REGATA 36º CAMPEONATO SUL AMERICANO CLASSE SNIPE 13 a 19 de ABRIL de 2014 Clube dos Jangadeiros Porto Alegre Rio Grande do Sul Brasil II AVISO DE REGATA 1. REGRAS 1.1 O campeonato será disputado de acordo com

Leia mais

Iate Clube do Rio de Janeiro

Iate Clube do Rio de Janeiro 18, 19, 20 e 21 de abril de 2015 IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO INSTRUÇÕES DE REGATA 01 - REGRAS: 01.1 A regata será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata a Vela 2013-2016

Leia mais

Prog A B C A e B A e C B e C A,B e C Nenhum Pref 100 150 200 20 30 40 10 130

Prog A B C A e B A e C B e C A,B e C Nenhum Pref 100 150 200 20 30 40 10 130 Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 2 Lógica II Quando lemos um problema de matemática imediatamente podemos ver que ele está dividido em duas partes:

Leia mais

Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos

Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos Os dados devem ser apresentados em tabelas construídas de acordo com as normas técnicas ditadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa 2014. Ano: 6º Turma: 6.1

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa 2014. Ano: 6º Turma: 6.1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Matemática Professor (a): Flávia Lúcia Ano: 6º Turma: 6.1 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Chegou a Hora da Nossa Feira Escolar de Matemática e Ciências

Chegou a Hora da Nossa Feira Escolar de Matemática e Ciências Elementary Mathematics and Science Fair Student Timeline Portuguese version Chegou a Hora da Nossa Feira Escolar de Matemática e Ciências Prezados Pais ou Responsável, Iremos realizar em nossa escola a

Leia mais

Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos

Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos Com a participação de 72 atletas de 11 países, será disputado entre os dias 08 e 11 desse mês o Aberto do Brasil, etapa do Circuito Mundial

Leia mais

1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL

1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL REGULAMENTO 1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL 1- DOS OBJETIVOS: A 1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL tem como objetivo, a integração dos atletas de Futsal do clube, associados, e demais interessados

Leia mais

CAMPEONATO DO DISTRITO FEDERAL DE VELEIROS DE OCEANO (2ª ETAPA)

CAMPEONATO DO DISTRITO FEDERAL DE VELEIROS DE OCEANO (2ª ETAPA) CAMPEONATO DO DISTRITO FEDERAL DE VELEIROS DE OCEANO (2ª ETAPA) IR - INSTRUÇÕES DE REGATAS Período: 31 de outubro e 01 de novembro de 2015 Local: ICB Iate Clube de Brasília AUTORIDADES ORGANIZADORAS Federação

Leia mais

Resolverei neste artigo uma prova da fundação VUNESP realizada em 2010.

Resolverei neste artigo uma prova da fundação VUNESP realizada em 2010. Olá pessoal! Resolverei neste artigo uma prova da fundação VUNESP realizada em 2010. 01. (Fundação CASA 2010/VUNESP) Em um jogo de basquete, um dos times, muito mais forte, fez 62 pontos a mais que o seu

Leia mais

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa RELATO DE EXPERIANCIA: A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO AO ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA, EM SALA DE AULA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Professora alfabetizadora:

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Nota Oficial 008/2013 Ref.: PETECA

Nota Oficial 008/2013 Ref.: PETECA Nota Oficial 008/2013 Ref.: PETECA A Coordenação Técnica da Copa FECEMG 2013 no uso de suas atribuições legais especificadas no Regulamento Geral da competição, torna público as normas de realização dos

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 -

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

09/09/2004. Discurso do Presidente da República

09/09/2004. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na solenidade de recepção da delegação brasileira que participou das Olimpíadas de Atenas Palácio do Planalto, 09 de setembro de 2004 Meu caro Grael, Meu querido René Simões,

Leia mais

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 22/4/2009 PROVA GRUPO GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Cuidando do lixo Segundo dados

Leia mais

INSTRUÇÕES DE REGATA

INSTRUÇÕES DE REGATA Clube Náutico das Lajes do Pico INSTRUÇÕES DE REGATA 3ª PCR - Lajes do Pico, 26 e 27 de Novembro de 2011 A Federação Portuguesa de Vela estabelece estas Instruções de Regata para a 3ª Prova do Campeonato

Leia mais

Introdução às Bases de Dados

Introdução às Bases de Dados Introdução às Bases de Dados Relacionamentos Simples (Abordagem não Convencional) Raul Ressano Garcia Ficha Técnica EDIÇÃO: Edição do Autor TÍTULO: Introdução às Bases de Dados - Relacionamentos Simples

Leia mais

1ª ETAPA NACIONAL 2016 São Bernardo do Campo (SP)

1ª ETAPA NACIONAL 2016 São Bernardo do Campo (SP) 1ª ETAPA NACIONAL 2016 São Bernardo do Campo (SP) A Confederação Brasileira de Badminton e a Federação de Badminton do Estado de São Paulo (FEBASP) tem a honra de convidá-los para competir na 1ª etapa

Leia mais

GRUPOS CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 13 CATEGORIA SUB: 15

GRUPOS CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 13 CATEGORIA SUB: 15 GRUPOS CAMPO (01) 1º BPM CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 09 1. Associação Teotônio Segurado- 1º BPM 2. Associação Aureny III 3. Instituto Fernandes Futebol Clube 4. Escolinha FLA CAMPO (03) 606

Leia mais

1 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE O TEMPO PASSA... Guia Didático do Objeto Educacional Digital

1 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE O TEMPO PASSA... Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital NATUREZA E SOCIEDADE 1 EDUCAÇÃO INFANTIL O TEMPO PASSA... Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao tema da Unidade 4 do Livro do Aluno. NATUREZA

Leia mais

2ª ETAPA NACIONAL 2015 TOLEDO (PR)

2ª ETAPA NACIONAL 2015 TOLEDO (PR) 2ª ETAPA NACIONAL 2015 TOLEDO (PR) A Confederação Brasileira de Badminton, a Badminton Federação Paranaense (BFP) e a Prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes de Toledo (PR) tem a honra de convidá-los

Leia mais