Renê Drezner INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Renê Drezner INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 A Posição dos blocos continentais no mercado internacional do futebol através da análise da situação dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2014 Renê Drezner INTRODUÇÃO Os jogos de futebol representam uma das principais formas de entretenimento da sociedade atual, tendo muito destaque nos meios de comunicação e movimentando grande volume financeiro. O destaque na mídia e o giro financeiro são proporcionais à importância do evento, quanto maior for o evento mais destaque e dinheiro ele terá. Isto possibilita a ocorrência de uma grande hierarquia entre as competições (principalmente entre clubes), com as equipes que disputam os maiores torneios tendo mais destaque e poder financeiro, o que permite a elas captar melhores profissionais para seu elenco, principalmente jogadores, criando um amplo mercado. Atualmente o mercado de jogadores de futebol está muito difundido internacionalmente com grande interação entre as ligas. No centro do mercado estão as grandes equipes europeias que tem poder para captar os principais jogadores do mundo. Além delas, também existem outros centros regionais com forte poder de atração, além de importantes centros de formação de jogadores. De modo geral, o mercado se constitui em uma extensa e complexa rede de transações com os atletas de melhor desempenho migrando para as equipes mais ricas e os com queda para as ligas mais pobres. Em virtude deste fato, a análise do mercado de jogadores pode ser uma referência eficiente para caracterização de como um determinado país se comporta no âmbito internacional e comparação do nível competitivo entre os países ou continentes. Por esta razão, este trabalho tem o objetivo de avaliar a posição dos blocos continentais e do Brasil no mercado internacional através do mapeamento da posição dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo de METODOLOGIA: Para realização do levantamento foi utilizada como amostra todos os jogadores (736) que disputaram a Copa do Mundo de Em um primeiro momento os jogadores foram agrupados por país e posteriormente em blocos continentais. Os blocos continentais foram divididos em seis grupos: Países de elite da Europa (Europa elite): os cinco países com as ligas nacionais mais fortes: Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França.

2 Outros países da Europa (Europa não elite): Holanda, Bélgica, Suíça, Grécia, Croácia, Rússia, Portugal e Bósnia. Países da América do Sul (América do sul): Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e Equador. Países da CONCACAF (CONCACAF): Costa Rica, Estados Unidos, México e Honduras. Países da África (África): Nigéria, Argélia, Costa do Marfim, Gana e Camarões. Países da Ásia (Ásia): Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália. Para realização da comparação foi utilizado como indicador a classificação das equipes dos jogadores dentro do mercado internacional. Para isso foram criadas dez categorias: Equipes de elite (Elite): grupo composto por 20 equipes com maior destaque nas cinco ligas mais importantes da Europa; Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, PSG, Mônaco, Bayer de Munique, Borussia Dortmund, Shalque O4, Juventus, Roma, Napoli, Inter de Milão, Milan, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Arsenal, Tottenham, Everton e Manchester United. Equipes que disputam a primeira divisão das cinco ligas mais importantes da Europa (Top) com exceção das equipes de elite. Equipes que disputam competições europeias (UEFA Champoins League e Europa League) que não pertencem as cinco ligas mais importantes (Fora). Equipes europeias que não disputam competições continentais e nem pertencem à primeira divisão das cinco ligas principais (EUR). Equipes que disputam competições nacionais na CONCACAF (CONCACAF). Equipes que disputam competições nacionais na América do Sul (ASU). Equipes que disputam competições nacionais na Ásia (ASA). Equipes que disputam competições nacionais na África (AFR). Equipes que disputam campeonatos nacionais no país de origem dos atletas que não sejam as cinco ligas principais europeias (PONE). Equipes que disputam campeonatos nacionais no país de origem dos atletas e que sejam uma das cinco ligas principais da Europa (PO ELITE) Além disso, foi criada uma categoria adicional denominada Top Elite, que engloba as categorias Elite e PO Elite. Esta categoria adicional foi criada com intuito de possibilitar comparação do número de atletas que jogam em equipes de elite entre os países que possuem as cinco ligas mais fortes com os outros países. RESULTADOS: Os resultados do levantamento estão representados nas tabelas 1 e 2. TABELA 1: Classificação dos Países no mercado de jogadores.

3 Tabela 2: Classificação dos blocos continentais no mercado de jogadores.

4 DISCUSSÃO: Totalidade dos jogadores: Os resultados da tabela 1 mostram que mais de 50% (56,5) do total de atletas jogam em equipes que disputam campeonatos europeus ou nas cinco ligas principais da Europa (TOP ELITE 25%, TOP 21,7% e FORA 9,8%). Este dado comprova a força que as principais equipes da Europa têm sobre o mercado. Além disso, 46,5% dos atletas jogam nas cinco ligas mais fortes da Europa (384 jogadores). Isto significa que quase metade dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo ficam restrito a um universo de 98 equipes (18 no campeonato Alemão e 20 nas outras quatro ligas), com média de mais ou menos quatro jogadores por time. Outro aspecto interessante do levantamento é o grande número de jogadores que jogam em seus respectivos países de origem 35,3% (PO ELITE 8% e PONE 27,3%). Estes dados mostram uma segunda tendência de preferência por jogadores que atuam nos mercados nacionais. Os outros mercados não apresentaram tendência de atração com valores que ficaram abaixo de 10%, (variando entre 8,4, equipes europeias de menor expressão, e 0,5, equipes africanas). Aliás, estes dados mostram um forte indício que o mercado africano de clubes é o mais fraco financeiramente. Comparação entre blocos continentais: Os resultados da tabela 2 mostram a distribuição dos jogadores de cada bloco nos diversos tipos de mercado. O bloco ELITE EUROPA tem a maior concentração de jogadores nas equipes de ELITE com 73,9% do total. Sendo que 51,3% jogam nas equipes de elite de seus respectivos países. Este dado era esperado, já que é comum as equipes preferirem captar os jogadores de seus respectivos países. Além disso, quase a totalidade de jogadores jogam nas cinco ligas principais (98,3% do total). Somente dois atletas jogam fora destas cinco ligas. O bloco NÃO ELITE EUROPA apresenta um valor bem menos expressivo de jogadores que jogam nas equipes de elite (apenas 20,1%). Este dado mostra grande disparidade entre o outro bloco europeu. A grande preferência de mercado dos atletas é de jogar nas ligas de seus países (34,2%) seguido pelas categorias TOP (27,2%), ELITE (20,1%) e FORA (12,5%). Isto comprova mais uma vez o forte poder de atração das cinco ligas principais europeias que captaram quase 70% dos atletas que não jogam na liga de seus países. Outro aspecto interessante é que quase a totalidade dos jogadores deste bloco jogam no continente europeu. Apenas um jogador joga no mercado asiático.

5 O bloco AMÉRICA DO SUL apresenta o segundo maior valor percentual de jogadores que jogam nas equipes de elite (30,4%) e o segundo menor valor de atletas que jogam nos campeonatos nacionais (somente 17,4%). Este dado mostra a tendência do mercado sul-americano de formar de atletas para os outros mercados. Outro aspecto interessante, é que mais de 50,7% (30,4% ELITE mais 20,3% TOP) deles joga nas cinco ligas principais, outro dado que comprova a força das principais ligas europeias. Como complemento, também é mostrada uma tendência regional de atração com destaque para os mercados ASU (9,4%) e CONCACAF (8,0%). O bloco CONCACAF apresenta grande concentração de jogadores que jogam no campeonato de seus respectivos países (48,9%) do total. É o maior valor para os blocos fora do continente europeu. Uma das razões para este fato está relacionada com a força das ligas mexicana e americana. Outro aspecto interessante é que dos jogadores que jogam fora destas ligas a maior concentração fica distribuída entre as equipes menores das cinco ligas principais da Europa (TOP 18,5%) e das equipes que jogam as competições europeias fora das cinco ligas principais (FORA 15,2%). Este é um indício de que os jogadores deste bloco ocupam um lugar intermediário no mercado europeu. E como último ponto a destacar está a atração regional do bloco que responde por 9,8% do total (CONCACAF). Este fato pode estar relacionado com a força das ligas mexicana e americana sobre os jogadores dos outros países do bloco. O bloco ÁFRICA apresenta uma característica muito peculiar, com uma porcentagem muito pequena de jogadores que jogam no continente. Isto ocorre tanto com os jogadores que jogam nas ligas nacionais de seus países de origem (PONE 8,7%), como com os jogadores que jogam no bloco regional (AFR 3,5%). Estes dados dão fortes indícios que o papel do mercado africano no âmbito internacional é de exportar jogadores para os outros mercados, principalmente na Europa. Com relação ao mercado europeu a maior concentração de jogadores ficou distribuída entre as equipes menores das cinco ligas principais da Europa (TOP 36,5%) e as equipes europeias de menor expressão (EUR 28%). Estes dados mostram que, diferente dos jogadores sulamericanos, os jogadores africanos ocupam um mercado de menor destaque na Europa. O bloco ÁSIA apresenta um comportamento de distribuição concentrado no bloco asiático, com mais de 50% do total de atletas. Deste percentual a maioria é composta por jogadores que jogam nas ligas do país de origem (PONE 41,3% contra ASA 13%). Esta distribuição é muito semelhante ao bloco CONCACAF. Dos jogadores que jogam no mercado europeu a maioria dos atletas atua nas pequenas equipes das cinco grandes ligas europeias (TOP 17,4%) e nas equipes de menor expressão da Europa (EUR 16,3%). Distribuição muito parecida com o bloco ÁFRICA. Brasil: Os jogadores da seleção brasileira apresentam forte tendência de atuação nas equipes de elite da EUROPA, com 15 dos 23 jogadores. Apenas Espanha (23

6 jogadores), Inglaterra (18) e Alemanha (18) apresentam concentração maior. Este dado mostra a força que os jogadores brasileiros possuem no mercado internacional, fazendo perder um pouco de força a tese de que o fracasso brasileiro nos jogos da semifinal e disputa de terceiro lugar seja pela qualidade individual de nossos atletas. Outro aspecto interessante, apesar de ser um número quase inexpressivo, é o fato de um jogador de seleção brasileira estar jogando no bloco CONCACAF, mais precisamente na liga americana. Isto pode ser um forte indicador de crescimento da liga americana, que no futuro pode se tornar um importante centro de captação de jogadores. CONCLUSÃO: Os resultados do levantamento comprovam a importância do mercado europeu no âmbito internacional na captação de atletas. Dentro deste mercado os atletas europeus e sul-americanos são os mais requisitados. Além deles, existe forte captação de jogadores africanos, mas eles são mais requisitados pelas equipes de fora da elite. Outro ponto interessante está relacionado com a força de atração de alguns mercados periféricos, principalmente centrados nos blocos CONCACAF e ÁSIA. Em relação aos jogadores brasileiros os resultados indicam que o Brasil continua sendo uma das principais fontes de captação dos clubes de elite da Europa, tendo muito destaque no âmbito internacional na formação de jogadores de excelência.

Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial

Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial Julho de 2013 Brasil se aproxima no quinto posto global e apresenta crescimento muito acentuado nos últimos anos. 1 Os clubes brasileiros apresentaram

Leia mais

JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA. Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa.

JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA. Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa. JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa. Mourinho em Oliveira et alii (2006, pg. 153) Muito se fala da necessidade de um maior

Leia mais

PLURI Consultoria Pesquisa, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR. www.pluriconsultoria.com.br

PLURI Consultoria Pesquisa, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR. www.pluriconsultoria.com.br PLURI Especial - Os Clubes de maior faturamento no Mundo Parte I Os 30 maiores de Futebol PLURI Consultoria Pesquisa, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook.com/pluriconsultoria

Leia mais

PLURI Sportmetric Os 20 jogadores mais Valiosos das Seleções Classificadas para a Copa 2014

PLURI Sportmetric Os 20 jogadores mais Valiosos das Seleções Classificadas para a Copa 2014 PLURI Sportmetric Os 20 jogadores mais Valiosos das Seleções Classificadas para a Copa 2014 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

Quase 6 Bilhões de Euros em campo!

Quase 6 Bilhões de Euros em campo! PLURI Sportmetric Valor de mercado das Seleções que disputarão a Copa 2014 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando

Leia mais

3º Ranking Mundial de Público nos Estádios 2013/14

3º Ranking Mundial de Público nos Estádios 2013/14 PLURI Especial 3º ing Mundial de nos Estádios /14 Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria, da BrSM Brasil e Sportfood

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. Betinho Gomes) Acrescenta dispositivos ao artigo 42 da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, para dispor sobre a distribuição dos recursos oriundos da comercialização

Leia mais

Valor de mercado das Seleções após a Copa 2014

Valor de mercado das Seleções após a Copa 2014 PLURI Consultoria São Paulo - Brasil Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Valor de mercado das Seleções após a Copa 2014 Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing

Leia mais

«Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação

«Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação «Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º Âmbito de Aplicação O presente regulamento aplica-se apenas ao Campeonato Mundial de Futebol 2014 da Lotaria Desportiva

Leia mais

Links CAMPEONATOS. Nacionais Seleções. Copa São Paulo de Juniores 2008 Eliminatórias 2010 - América do Sul

Links CAMPEONATOS. Nacionais Seleções. Copa São Paulo de Juniores 2008 Eliminatórias 2010 - América do Sul Links CAMPEONATOS Nacionais Seleções Copa São Paulo de Juniores 2008 Eliminatórias 2010 - América do Sul Copa do Brasil 2008 Eliminatórias 2010 - Oceania Regionais Eliminatórias 2010 - Africa Baiano 2008

Leia mais

Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros

Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros PLURI View Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando

Leia mais

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA Após os Campeonatos Paulista e Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Liga dos Campeões da UEFA e as Copas do Mundo FIFA,

Leia mais

CHAMPIONS LEAGUE FASE DE GRUPO. 15 DEZ Oitavas de Final

CHAMPIONS LEAGUE FASE DE GRUPO. 15 DEZ Oitavas de Final CHAMPIONS LEAGUE A UEFA Champions League é a maior e mais importante competição interclubes do futebol europeu. O título foi conquistado por 22 clubes diferentes, 12 deles foram campeões mais de uma vez.

Leia mais

PLURI Especial Valor de mercado dos Clubes da Copa Bridgestone Libertadores 2014

PLURI Especial Valor de mercado dos Clubes da Copa Bridgestone Libertadores 2014 PLURI Especial dos Clubes da Copa Bridgestone Libertadores 2014 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando Ferreira

Leia mais

UMe Sobre a Um Investimentos

UMe Sobre a Um Investimentos UMe Sobre a Um Investimentos A UM INVESTIMENTOS é uma instituição financeira independente e atua no mercado financeiro há 44 anos. Atualmente é a maior corretora de investimentos brasileira nas redes sociais,

Leia mais

1 Disponível em: <http://www.bomsensofc.org.br/blog/um-novo-calendario-em-defesa-do-futebol-edos-seus-postos-de-tra>.

1 Disponível em: <http://www.bomsensofc.org.br/blog/um-novo-calendario-em-defesa-do-futebol-edos-seus-postos-de-tra>. O DRAMA DO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO Ramon Bisson Ferreira* É do conhecimento de todos os amantes do futebol que o calendário brasileiro representa um dos atuais entraves para o desenvolvimento

Leia mais

Espanholização do futebol brasileiro.

Espanholização do futebol brasileiro. Espanholização do futebol brasileiro. 2ª Edição Janeiro de 2014 Segundo edição do estudo que analisa se o futebol brasileiro corre o risco de virar uma Liga Espanhola, com dois clubes líderes disparados

Leia mais

Taxa de Ocupação atinge 80,69% e registra o melhor resultado para um mês de abril

Taxa de Ocupação atinge 80,69% e registra o melhor resultado para um mês de abril TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em parceria com Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro Abril de 2012 Taxa

Leia mais

Sobre o FOHB Nossa missão:

Sobre o FOHB Nossa missão: 20 de maio de 2014 Sobre o FOHB Criado em 2002, o FOHB Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil é uma entidade associativa sem fins lucrativos que representa importantes redes hoteleiras, nacionais e internacionais,

Leia mais

Espanholização do futebol brasileiro.

Espanholização do futebol brasileiro. Espanholização do futebol brasileiro. Corremos esse risco? Abril de 2013 Reflexão sobre o ambiente de negócios atual do futebol brasileiro. Marketing e Gestão Esportiva 1 O que ocorreu na Espanha O futebol

Leia mais

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE 2013 Temos lido e ouvido muitos comentários nos últimos dias sobre o processo de formação de Atletas no Brasil, emitidas

Leia mais

Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo?

Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo? Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo? As empresas enfrentam cada vez mais riscos climáticos e choques políticos. Como as

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

Patrocínios no futebol brasileiro atingiram R$ 767 milhões em 2012

Patrocínios no futebol brasileiro atingiram R$ 767 milhões em 2012 atingiram R$ 767 milhões em 2012 Setembro de 2013 Análise das receitas com patrocínio dos clubes, CBF e Federações. Marketing e Gestão Esportiva 1 O mercado brasileiro de futebol apresentou profunda evolução

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Blocos Econômicos. Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Blocos Econômicos. Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Blocos Econômicos Prof. Claudimar Fontinele O mundo sofreu importantes transformações durante o século XX. O pós-segunda Guerra foi

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014

Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014 Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014 Há exatamente dois meses a Seleção Nacional A efetuou o seu último jogo no Campeonato do Mundo disputado no Brasil.

Leia mais

ELES SABEM JOGAR: O LEGADO DO BRASIL PARA O FUTEBOL EUROPEU

ELES SABEM JOGAR: O LEGADO DO BRASIL PARA O FUTEBOL EUROPEU ELES SABEM JOGAR: O LEGADO DO BRASIL PARA O FUTEBOL EUROPEU BRAZIL S LEGACY TO EUROPEAN FOOTBALL Eles sabem jogar foi o comentário breve, mas profundo de Sir Alf Ramsey sobre a famosa equipe brasileira

Leia mais

Abordagens Matemáticas e Estatísticas para o Futebol

Abordagens Matemáticas e Estatísticas para o Futebol Universidade Estadual de Campinas UNICAMP Abordagens Matemáticas e Estatísticas para o Futebol Aluna: Juliana Mayumi Aoki Orientador: Laércio Luis Vendite Identificação do trabalho Título Abordagens Matemáticas

Leia mais

Brasil avança em duas áreas da Matemática

Brasil avança em duas áreas da Matemática PISA 2003 - BRASIL O Brasil mostrou alguns avanços na segunda edição do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Foi o que mais cresceu em duas das áreas avaliadas da Matemática, melhorou

Leia mais

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

Ranking Mundial de Juros Reais MAR/15

Ranking Mundial de Juros Reais MAR/15 Ranking Mundial de Juros Reais MAR/15 O Ranking Mundial de Juros Reais é um comparativo entre as taxas praticadas em 40 países do mundo e os classifica conforme as taxas de juros nominais determinadas

Leia mais

2º PAINEL PLURI FUTEBOL 2012 Parte 3

2º PAINEL PLURI FUTEBOL 2012 Parte 3 2º PAINEL PLURI FUTEBOL Parte 3 Os 60 Jogadores mais valiosos do Mundo PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR 41-92216495 Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

Capitulo 5: O Comércio Internacional

Capitulo 5: O Comércio Internacional Capitulo 5: O Comércio Internacional O comércio nacional é regido por leis e diretrizes que regulamentam as negociações de bens e serviços entre duas ou mais pessoas, sejam físicas ou jurídicas. Dessa

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

A Volta à Europa dos Economistas Progressistas Conferência de Lisboa Futuro do Euro Explosão ou reconfiguração

A Volta à Europa dos Economistas Progressistas Conferência de Lisboa Futuro do Euro Explosão ou reconfiguração CONFERÊNCIA A Volta à Europa dos Economistas Progressistas Conferência de Lisboa Futuro do Euro Explosão ou reconfiguração Bernard Bouton QUA 11 DE DEZEMBRO Pequeno Auditório 18h Entrada gratuita Levantamento

Leia mais

DADOS IMPORTANTES DE WILLIAN

DADOS IMPORTANTES DE WILLIAN Press Release WILLIAN Nome: Willian Borges da Silva Data de nascimento: 09/08/1988 Local: Ribeirão Pires (SP) Altura: 1,75 m Peso: 75 kg Posição: Meia Clubes: SC Corinthians P (2005 a 2007), FC Shakhtar

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL Gabriel Weiss Maciel Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil Henrique Cabral Faraco Universidade do Estado de Santa Catarina,

Leia mais

SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE RIO GRANDE DO SUL. Sondagem Especial Produtividade Unidade de Estudos Econômicos Sistema FIERGS

SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE RIO GRANDE DO SUL. Sondagem Especial Produtividade Unidade de Estudos Econômicos Sistema FIERGS SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE 32,1% das empresas da indústria de transformação não aumentaram sua produtividade nos últimos 5 anos. Na indústria da construção este percentual sobe para 46,9%. 25% das

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

por futebol profissional ou amador?

por futebol profissional ou amador? Tabela 3 - Síntese das entrevistas com torcedores I O que é o futebol pra você? Uma paixão. É um esporte que eu pratico, que gosto. O meu time de futebol é a razão do meu viver. Você se interessa mais

Leia mais

2015 Global Feed Survey

2015 Global Feed Survey 2015 Global Feed Survey 2015 RESULTADOS DA PESQUISA RESUMO EXECUTIVO 2015 é o quarto ano consecutivo que a Alltech realiza a pesquisa global sobre rações. Este empreendimento exige uma quantidade significativa

Leia mais

PLURI Especial Valor de mercado dos Campeonatos Estaduais e Copa do Nordeste 2014

PLURI Especial Valor de mercado dos Campeonatos Estaduais e Copa do Nordeste 2014 PLURI Especial Valor de mercado dos Campeonatos Estaduais e Copa do Nordeste 2014 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados

Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados Nº de Entrevistados da Pesquisa: 39.000 pessoas Nº de locais das entrevistas: 27 15 em aeroportos internacionais, que representam 99% do fluxo internacional

Leia mais

Disciplina: Geografia 9º ano Turma: Professora: Renata Sampaio Ficha: 02 Bimestre: 3º

Disciplina: Geografia 9º ano Turma: Professora: Renata Sampaio Ficha: 02 Bimestre: 3º Disciplina: Geografia 9º ano Turma: Professora: Renata Sampaio Ficha: 02 Bimestre: 3º Apresentação: Esta ficha atende a dois objetivos principais: 1. Oferecer os conteúdos básicos a respeito dos objetivos

Leia mais

Clubes esportivos. por Ary José Rocco Jr. FECAP/MACKENZIE

Clubes esportivos. por Ary José Rocco Jr. FECAP/MACKENZIE ESPECIAL ESPORTE E GESTÃO Clubes esportivos IMAGEM: KIPPER Apesar de o futebol ser um dos esportes mais populares no Brasil, ele não gera uma receita fi nanceira à altura. Em parte, o motivo é a baixa

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO ANÁLISE COMBINATÓRIA ARRANJO SIMPLES PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM (PFC) Importa a ordem dos elementos (PFC) n 1.n 2.n 3... total de possibilidades A p n ( n p)! Supondo que 5 colegas vão sair de carro,

Leia mais

Reconhecer e valorizar as diferentes culturas existentes em cada país; Identificar e localizar cada país participante em seu respectivo continente;

Reconhecer e valorizar as diferentes culturas existentes em cada país; Identificar e localizar cada país participante em seu respectivo continente; EE PROFª CLEIDE DA FONSECA FERREIRA PROJETO COPA DO MUNDO 2014 A COPA É AQUI PÚBLICO ALVO: alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. PERÍODO: aproximadamente 02 meses. JUSTIFICATIVA: O futebol se caracteriza

Leia mais

DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE DROGAS: notas internacionais

DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE DROGAS: notas internacionais O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes. (UNODC, na sigla em inglês) estima que, em 2009, entre 172 milhões e 250 milhões de pessoas que usaram drogas ilícitas; dentre estas, entre 18 milhões

Leia mais

6 Conclusões e próximos passos

6 Conclusões e próximos passos 8 6 Conclusões e próximos passos Este capítulo é divido em duas seções. A primeira descreve as principais conclusões sobre o trabalho realizado. Na segunda seção é mostrado um conjunto de oportunidades

Leia mais

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012 SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012 Dezembro 2011 1- Introdução A metodologia do SRM estabelece que o modelo seja revisto no final de cada ano. As alterações resultantes

Leia mais

Uma infraestrutura de TI inadequada é a causa de prejuízo de três em cada cinco organizações

Uma infraestrutura de TI inadequada é a causa de prejuízo de três em cada cinco organizações Hoje o ambiente de negócios está pronto para as oportunidades, mas corre muitos riscos. Essa dicotomia está se revelando no mundo da TI principalmente nas salas de reuniões como nunca havíamos visto antes.

Leia mais

O valor de mercado dos Clubes que disputam a Copa Bridgestone Libertadores

O valor de mercado dos Clubes que disputam a Copa Bridgestone Libertadores PLURI Valuation O valor de dos Clubes que disputam a Copa Bridgestone Libertadores PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultor

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Recursos Humanos cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos A gestão

Leia mais

3 O Panorama Social Brasileiro

3 O Panorama Social Brasileiro 3 O Panorama Social Brasileiro 3.1 A Estrutura Social Brasileira O Brasil é um país caracterizado por uma distribuição desigual de renda. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) Qual o conceito de empreendedor?...empreendedor é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza visões. Ele está sempre buscando novas idéias e criando

Leia mais

Futebol: paixão & negócios. 4 KPMG Business Magazine

Futebol: paixão & negócios. 4 KPMG Business Magazine Futebol: paixão & negócios 4 KPMG Business Magazine Gestão eficiente de estádios, com o uso comercial das estruturas, pode render receitas milionárias para os clubes Receitas do São Paulo com o Morumbi,

Leia mais

1 O Problema 1.1 Introdução

1 O Problema 1.1 Introdução 1 O Problema 1.1 Introdução As teorias de adoção e de difusão de novos produtos em tecnologia sustentam que, no lançamento, os produtos ainda são acessíveis a apenas poucos consumidores que estão dispostos

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Análise de indicadores bancários e financeiros em 2014 1 A concentração bancária brasileira em

Leia mais

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas : Avaliação do perfil de inovação de empresas Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos Priscila Rosa LabGTI Laboratório de Governança

Leia mais

DAI: Índice de Acesso Digital

DAI: Índice de Acesso Digital DAI: Índice de Acesso Digital Este tutorial apresenta o Ìndice de Acesso Digital (DAI), criado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) para medir o acesso da população de uma determinada região

Leia mais

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os OS SABERES CIENTÍFICOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: continuidades e descontinuidades na produção acadêmica recente. CAMPOS, Mariê Luise Campos UFSC mariecampos10@gmail.com eixo: Educação e Infância / n.

Leia mais

Cenários da América Latina 2030

Cenários da América Latina 2030 Cenários da América Latina 2030 1. INTRODUÇÃO Entre 2010 e 2030, a maioria dos países da América Latina está comemorando 200 anos de independência em vários bicentenários da região. Como esses países olharam

Leia mais

SATISFAÇÃO DO CLIENTE EM NÚMEROS ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE ZENDESK, MARÇO DE 2012

SATISFAÇÃO DO CLIENTE EM NÚMEROS ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE ZENDESK, MARÇO DE 2012 SATISFAÇÃO DO CLIENTE EM NÚMEROS ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE ZENDESK, MARÇO DE 2012 O NOVO SUPORTE AO CLIENTE ONTEM HOJE Segregado por canal Desvinculado da empresa Encarado como um centro de custos

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

Prevenção ao terror: Olimpíada será mais complexa que Copa, diz governo

Prevenção ao terror: Olimpíada será mais complexa que Copa, diz governo Prevenção ao terror: Olimpíada será mais complexa que Copa, diz governo Por Luis Kawaguti A Olimpíada de 2016 será um desafio mais complexo em termos de prevenção contra possíveis atos terroristas do que

Leia mais

A unificação monetária européia

A unificação monetária européia A unificação monetária européia Especial Panorama Celeste Cristina Machado Badaró 06 de julho de 2007 A unificação monetária européia Especial Panorama Celeste Cristina Machado Badaró 06 de julho de 2007

Leia mais

O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios

O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios Os 6 grandes grupos de torcedores do Brasil Não torce para ninguém; 21% Demais clubes do país; 19% Flamengo; 15% Corinthians; 13% São

Leia mais

PLURI ESPECIAL AS 50 MAIORES TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES DO FUTEBOL MUNDIAL

PLURI ESPECIAL AS 50 MAIORES TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES DO FUTEBOL MUNDIAL PLURI ESPECIAL AS 50 MAIORES TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES DO FUTEBOL MUNDIAL Autor Fernando Pinto Ferreira Economista, especialista em Gestão e Marketing do Esporte epesquisa de Mercado. fernando@pluriconsultoria.com.br

Leia mais

ECONÔMICAS E PROFISSIONAIS

ECONÔMICAS E PROFISSIONAIS MAPA DE PERSPECTIVAS ECONÔMICAS E PROFISSIONAIS 2016 Worldwide leaders in specialist recruitment ÍNDICE EDITORIAL METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO PERFIL DOS ENTREVISTADOS O CENÁRIO MACROECONÔMICO INVESTIMENTO

Leia mais

função de produção côncava. 1 É importante lembrar que este resultado é condicional ao fato das empresas apresentarem uma

função de produção côncava. 1 É importante lembrar que este resultado é condicional ao fato das empresas apresentarem uma 90 6. CONCLUSÃO Segundo a teoria microecônomica tradicional, se as pequenas empresas brasileiras são tomadores de preços, atuam nos mesmos mercados e possuem a mesma função de produção, elas deveriam obter

Leia mais

Planejamento Financeiro Feminino

Planejamento Financeiro Feminino Planejamento Financeiro Feminino Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

Prova de Português Comentada NCE

Prova de Português Comentada NCE Estado de Mato Grosso (MT) Auditoria Geral do Estado (AGE) - 2005 Nível Superior Prova de Português Comentada NCE Texto: EDUCAÇÃO: O FUTURO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS José Henrique Vilhena Folha de São Paulo

Leia mais

Ferreira Barros & Filhos, Lda.

Ferreira Barros & Filhos, Lda. Ferreira Barros & Filhos, Lda. Metalomecânica & Manutenção Indústrial O sucesso comercial de uma empresa está efetivamente ligado a um plano estratégico que ajuda os clientes a alcançar a excelência, a

Leia mais

12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro

12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro Visão PLURI 12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro PLURI Consultoria São Paulo - Brasil Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão

Leia mais

PROGRAMA BRAZIL MACHINERY SOLUTIONS MERCADO EM FOCO GT GUINDASTES

PROGRAMA BRAZIL MACHINERY SOLUTIONS MERCADO EM FOCO GT GUINDASTES PROGRAMA BRAZIL MACHINERY SOLUTIONS MERCADO EM FOCO GT GUINDASTES Inteligência de Mercado BMS Dezembro de 2012 APRESENTAÇÃO No âmbito das atividades do Programa Setorial Integrado (PSI) Máquinas e Equipamentos

Leia mais

Global Index Innovation 2015 Highlights

Global Index Innovation 2015 Highlights Global Index Innovation 2015 Highlights 141 países avaliados. Brasil: 70º lugar geral em 2015 (61º lugar em 2014). - 1º lugar: Suíça - 2º lugar: Reino Unido - 3º lugar: Suécia Top Performers Renda Alta

Leia mais

ATENÇÃO: O RELATÓRIO ESTÁ SOB EMBARGO INTERNACIONAL. QUALQUER DADO SÓ PODERÁ SER PUBLICADO DIA 26/6 A PARTIR DE 10H30 HORA BRASÍLIA

ATENÇÃO: O RELATÓRIO ESTÁ SOB EMBARGO INTERNACIONAL. QUALQUER DADO SÓ PODERÁ SER PUBLICADO DIA 26/6 A PARTIR DE 10H30 HORA BRASÍLIA 1 ATENÇÃO: O RELATÓRIO ESTÁ SOB EMBARGO INTERNACIONAL. QUALQUER DADO SÓ PODERÁ SER PUBLICADO DIA 26/6 A PARTIR DE 10H30 HORA BRASÍLIA O Brasil no Relatório Mundial de Drogas 2007 TENDÊNCIAS DO MERCADO

Leia mais

Para comprar: 51 3230 4727 ou visita@internacional.com.br. Mundial de Clubes FIFA

Para comprar: 51 3230 4727 ou visita@internacional.com.br. Mundial de Clubes FIFA A Visita COLORADA, setor de turismo do Sport Club Internacional, clube futebolístico da cidade de Porto Alegre que tem o maior contingente de associados no hemisfério sul e o clube que arrebanhou seis

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 3º/4º Bimestre 2014 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Rômulo Data: / /2014 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia Resultado / Rubrica

Leia mais

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA PROGRAMA DE SÓCIOS PROGRAMA DE SÓCIOS CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA DESDE 1898 PROGRAMA DE SÓCIOS - INTRODUÇÃO Um programa de sócios forte e eficiente é atualmente a principal saída dos clubes brasileiros

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 1 Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE RECEITAS DOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO FUTEBOL

DISTRIBUIÇÃO DE RECEITAS DOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO FUTEBOL DISTRIBUIÇÃO DE RECEITAS DOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO FUTEBOL O presente estudo tem como intuito analisar a distribuição das receitas oriundas dos direitos de transmissão das principais ligas de futebol

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 1 Vela e remo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Questões Específicas. Geografia Professor: Cláudio Hansen 03/12/2014. #VaiTerEspecífica

Questões Específicas. Geografia Professor: Cláudio Hansen 03/12/2014. #VaiTerEspecífica Questões Específicas 1. Considerando os Blocos Econômicos, a União Europeia (27 países em 2011) permanece como relevante importador de mercadorias brasileiras. Considerando os países individualmente, a

Leia mais

Descobertas Chave sobre a Disponibilidade de Informação do Orçamento

Descobertas Chave sobre a Disponibilidade de Informação do Orçamento Descobertas Chave O interesse em promover o acesso público às informações do orçamento do governo tem aumentado muito nestas duas últimas décadas. Este interesse reflete o entendimento dos cidadãos, de

Leia mais

White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1

White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1 White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1 A Casual Auditores Independentes, empresa de auditoria especializada em entidades desportivas estuda as informações financeiras dos clubes de

Leia mais

Como automatizar o seu armazém de forma rápida e econômica

Como automatizar o seu armazém de forma rápida e econômica Como automatizar o seu armazém de forma rápida e econômica Transelevador trilateral automático >> >> >> Solução ideal para automatizar estantes convencionais até 15 m de altura. Sem modificar a estrutura

Leia mais

O que é o Padel: História do Padel:

O que é o Padel: História do Padel: O que é o Padel: O jogo é disputado sempre em duplas. A bola é igual à de tênis mas o campo tem algumas diferenças em relação a este desporto, pois tem 20 m de comprimento por 10 m de largura, com paredes

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal:

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: 1) Arena Futsal: Conte um pouco da sua trajetória no futebol, desde

Leia mais

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto.

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto. Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Classes Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação:

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais