Esportes de Combate. Aula 1. Judô e taekwondo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esportes de Combate. Aula 1. Judô e taekwondo"

Transcrição

1

2 Esportes de Combate Aula 1 Judô e taekwondo

3 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria de COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes e sua entrada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

4 Introdução Introdução Nesta aula, vamos aprender um pouco sobre dois esportes que estão dentro da categoria ESPORTES DE COMBATE: JUDÔ TAEKWONDO

5 1 Judô

6 Capítulo 1 Judô UM POUCO DE HISTÓRIA O judô é uma arte marcial com origem no Japão, por volta de O seu criador foi Jigoro Kano, que combinou diversos movimentos de outros estilos e escreveu as regras a partir do Jujitsu, arte de ataque e defesa usando o próprio corpo, eliminando as partes perigosas. Apesar de a primeira escola de judô ter surgido em 1882, fundada pelo próprio Kano, a federação internacional do esporte (IJF, em inglês) foi criada apenas em 1951.

7 Capítulo 1 Judô NOS JOGOS OLÍMPICOS A entrada nos Jogos Olímpicos aconteceu em 1964, na edição de Tóquio capital japonesa. O esporte, no entanto, ficou fora do programa dos Jogos de 1968, na Cidade do México. O retorno, em definitivo, foi na edição de 1972, em Munique. As mulheres só passaram a fazer parte do programa olímpico em 1992, em Barcelona.

8 Capítulo 1 Judô NOS JOGOS PARALÍMPICOS A entidade responsável pelo esporte é a Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, em inglês), fundada em Paris, em A entrada nos Jogos Paralímpicos aconteceu em Seul, com a participação dos atletas do sexo masculino. As mulheres passaram a fazer parte do programa a partir dos Jogos de Atenas, em 2004.

9 Capítulo 1 Judô Atenção O judô Paralímpico é disputado apenas por pessoas com deficiência visual. A classificação é feita por critérios médicos e não funcionais, como acontece na maioria dos esportes Paralímpicos. Os atletas são divididos por classes identificadas pela letra B (do inglês blind, cego em português): B1 para os cegos, B2 para os lutadores que têm a percepção de vultos e luminosidade, e B3 para os participantes que possuem a capacidade de definir imagens.

10 Capítulo 1 Judô PRINCIPAIS REGRAS A LUTA E O OBJETIVO A LUTA Com duração de até cinco minutos para os homens e quatro minutos para as mulheres, as lutas acontecem sobre tatames sintéticos. OBJETIVO O objetivo é projetar o adversário de costas no solo, finalizar com chave de braço ou estrangulamento ou imobilizar o oponente no solo.

11 Capítulo 1 Judô PRINCIPAIS REGRAS A PONTUAÇÃO A luta pode acabar a qualquer momento caso um dos judocas consiga um IPPON. IPPON - pode ser conseguido com uma projeção do adversário de costas sobre o solo, com força, velocidade e controle, finalização por chave de braço ou estrangulamento, ou imobilização no solo por 25 segundos. WAZA-ARI - se o oponente cai no tatame amplamente de costas, mas sem velocidade, força ou controle, ou há uma imobilização de 20 a 24 segundos. Dois waza-ari equivalem a um ippon. YUKO - outra forma de pontuação, porém de menor valor. Acontece quando um competidor é projetado e cai com a parte lateral do corpo, ou no caso de uma imobilização de 15 a 19 segundos.

12 Capítulo 1 Judô Saiba mais... Algumas características marcam o judô Paralímpico, como: o pronunciamento das palavras ao e shiro (do japonês, azul e branco, respectivamente), logo após o pronunciamento das pontuações e punições; o início do combate que é comandado pelo árbitro central apenas quando os dois atletas estão segurando o quimono.

13 Capítulo 1 Judô PRINCIPAIS REGRAS AS PENALIZAÇÕES As penalizações podem ser atribuídas por: Falta de combatividade Postura defensiva Falso ataque Os atletas podem receber até 3 advertências, chamadas de Shido (cartão amarelo). No entanto, no quarto shido o atleta é desclassificado da luta, penalidade conhecida como hansokumake (cartão vermelho). Um judoca também pode ser desclassificado imediatamente caso coloque em risco a integridade física do adversário. Essa penalidade é chamada de hansokumake.

14 Capítulo 1 Judô PRINCIPAIS REGRAS EMPATE Caso a luta termine com um empate, eles fazem o chamado Golden Score, uma disputa com tempo infinito de duração na qual quem pontuar primeiro leva o combate. Caso um atleta receba uma penalização, o adversário também vence o combate.

15 Capítulo 1 Judô PRINCIPAIS REGRAS CATEGORIAS Atualmente há SETE CATEGORIAS DE PESO NO MASCULINO: kg. até 60kg, até 66kg, até 73kg, até 81kg, até 90kg, até 100kg, mais de 100kg. SETE CATEGORIAS DE PESO NO FEMININO: até 48kg, até 52kg, até 57kg, até 63kg, até 70kg, até 78kg, mais de 78kg.

16 Capítulo 1 Judô PRINCIPAIS REGRAS COMPETIÇÕES Na competição, os participantes de cada categoria são divididos em duas chaves. Os vencedores se encontram na final, enquanto os quatro derrotados nas quartas de final vão para duas disputas de repescagem. kg. Os vencedores da repescagem enfrentam os perdedores das semifinais pelas duas medalhas de bronze.

17 Capítulo 1 Judô Atenção Uma função do árbitro que só existe no judô Paralímpico é a de conduzir e manter a pegada constante entre os participantes, ou seja, durante toda a luta eles devem manter contato uns com os outros. Caso o contato seja perdido, o combate é paralisado. Os atletas B1 são identificados por um círculo vermelho localizado nas mangas do quimono, para que o árbitro saiba que deve conduzi-lo à marcação para que a luta recomece.

18 2 Taekwondo

19 Capítulo 2 Taekwondo UM POUCO DE HISTÓRIA Arte marcial nascida na Coreia, taekwondo quer dizer caminho dos pés e das mãos. Apesar deste nome só ter sido oficializado na metade do Século XX, o esporte tem como origem o Taekkyon ( pés-mãos ), estilo que vem da era dos Três Reinos coreanos, por volta de 50 anos antes de Cristo. Em 1955, um grupo de coreanos escolheu o taekwondo como a arte marcial coreana a ser divulgada internacionalmente entre as muitas que existiam no país. Em 1973, foi fundada a federação internacional do esporte (WTF, em inglês), e no mesmo ano aconteceu o primeiro Mundial, em Seul, na Coreia do Sul.

20 Capítulo 2 Taekwondo NOS JOGOS OLÍMPICOS O taekwondo é uma das duas artes marciais asiáticas presente no programa olímpico a outra é o Judô. Foi disputado como esporte de exibição nos Jogos de Seul, em 1988, e nos de Barcelona, em A ESTREIA OFICIAL FOI NA EDIÇÃO DE SYDNEY, EM 2000.

21 Capítulo 2 Taekwondo PRINCIPAIS REGRAS 1 As disputas acontecem em um tatame sintético, em combates com três rounds de dois minutos cada, com um minuto de descanso entre os rounds. 2 Além do uniforme branco, os participantes usam protetores de cabeça e tronco, um de cada cor: vermelho e azul.

22 Capítulo 2 Taekwondo PRINCIPAIS REGRAS 3 O objetivo é acertar determinadas áreas do corpo do adversário com chutes e socos, e cada uma vale pontos: 1 ponto - um chute ou soco no protetor de tronco 2 pontos - um chute com giro do corpo no protetor de tronco. 3 pontos - um chute na região que vai do pescoço à cabeça. 4 pontos - um chute com giro do corpo na região que vai do pescoço à cabeça, que é a pontuação máxima.

23 Capítulo 2 Taekwondo PRINCIPAIS REGRAS 4 Os principais modos de vencer a luta são: 1- Diferença total de pontos 2- Por nocaute 3- Por diferença de 12 pontos no total ao final do segundo round, ou durante o terceiro 4- Desistência de um dos atletas 5- Desclassificação por punição

24 Capítulo 2 Taekwondo PRINCIPAIS REGRAS 5 Infrações que são passíveis de punição: 1- Usar o joelho para atacar ou defender 2- Atacar abaixo da cintura 3- Socar a cabeça 4- Empurrar o oponente 5- Segurar ou agarrar 6- Evitar a luta 7- Sair da área de competição 8- Atacar o adversário caído

25 Capítulo 2 Taekwondo PRINCIPAIS REGRAS 6 Categorias de peso: São oito categorias de peso (quatro para homens e quatro para mulheres) Masculino Até 58Kg De 58 até 68kg De 68 até 80kg Acima de 80kg Feminino Até 49Kg De 49 até 57kg De 57 até 67kg Acima de 67kg

26 Capítulo 2 Taekwondo PRINCIPAIS REGRAS 7 Forma de disputa: São feitas em chaves de eliminação direta. Os vencedores de cada chave disputam a medalha de ouro. Todos os participantes que perdem para um dos finalistas em qualquer fase da competição entram na repescagem. Os dois perdedores das semifinais enfrentam os ganhadores das duas chaves da repescagem pelas duas medalhas de bronze.

27 Aula 1 Judô e Taekwondo QUIZ Consolidando e testando seus conhecimentos Teste seus conhecimentos respondendo às questões a seguir.

28 Aula 1 Judô e Taekwondo QUIZ QUIZ! 1. Onde nasceram o judô e o taekwondo, respectivamente? a) Japão e Coreia b) Coreia e Japão c) Ambos no Japão

29 Aula 1 Judô e Taekwondo QUIZ QUIZ! 2. O taekwondo é uma das duas artes marciais asiáticas presentes nos Jogos Olímpicos. Qual seria a outra? a) Karatê b) Jiu-jitsu c) Judô

30 Aula 1 Judô e Taekwondo QUIZ QUIZ! 3. Tanto no judô como no taekwondo existem categorias que são classificadas de acordo com o peso do atleta. Esta afirmativa está: a) correta b) incorreta

31 Aula 1 Judô e Taekwondo QUIZ Consolidando e testando seus conhecimentos Confira suas respostas: 1. A 2. C 3. A

32 Aula 1 Judô e Taekwondo Consolidando seus conhecimentos. Assista o vídeo, conheça o judoca Leandro Guilheiro e reflita sobre o seu papel como professor de educação física a alguns anos da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio Inspire-se! Judoca Leandro Guilheiro fala aos profissionais do Comitê Organizador Rio 2016

33 Relembrando O judô é uma arte marcial com origem no Japão, por volta de O seu criador foi Jigoro Kano, que combinou diversos movimentos de outros estilos e escreveu as regras a partir do Jujitsu. A entrada em definitivo nos Jogos Olímpicos foi na edição de 1972, em Munique. As mulheres só passaram a competir em no ano de 1992, em Barcelona. O taekwondo tem como origem o Taekkyon ( pés-mãos ), estilo que vem da era dos Três Reinos coreanos, por volta de 50 anos antes de Cristo. Em 1955, um grupo de coreanos escolheu o taekwondo como a arte marcial coreana a ser divulgada internacionalmente entre as muitas que existiam no país. Foi disputado como esporte de exibição nos Jogos de Seul, em 1988, e nos de Barcelona, em A estreia oficial foi na edição de Sydney, em 2000.

34 Conclusão Você acaba de concluir a aula 1 do curso Esportes de Combate. Nesta aula, você conheceu como surgiram os esportes judô e taekwondo, e como eles entraram para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além disso, estudou as principais regras desses esportes. Acesse a aula 2 e prossiga com seus estudos.

35 FICHA CATALOGRÁFICA Título: Judô e Taekwondo Assunto: Esportes de Combate Palavras-chave: judô, taekwondo, combate Data da publicação: 03/2015 Edição: 1ª edição Autor/Criador: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Colaboração: Política e Operações Esportivas SPP Banco de Imagens Rio 2016 Imagens: Getty Images Tipo de Documento: Aula Digital Idioma: Português (Brasil) Objeto Digital: Slide de Apresentação Formato:.pps e.pdf Local original:

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 2 Canoagem e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 4. Badminton e goalball Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 4. Badminton e goalball Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 4 Badminton e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria de REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 1 Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 1 Vela e remo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a

Leia mais

Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Invasão Aula 2 Futebol, futebol de Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria INVASÃO. 2 Conhecer a história desses esportes e a entrada para os Jogos Olímpicos

Leia mais

O Movimento Olímpico. Aula 1 Olimpismo. Rio 2016 Versão 1.0

O Movimento Olímpico. Aula 1 Olimpismo. Rio 2016 Versão 1.0 O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Definir o Olimpismo, compreendendo sua filosofia. 2 Identificar os Valores Olímpicos. 3 Reconhecer a estrutura da Família Olímpica.

Leia mais

O Movimento Paralímpico. Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1

O Movimento Paralímpico. Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1 O Movimento Paralímpico Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1 Objetivos 1 2 Apresentar a classificação funcional dos esportes Paralímpicos. Conhecer os seguintes esportes Paralímpicos: atletismo, halterofilismo,

Leia mais

Esportes de Invasão. Aula 3. Rugby, rugby em cadeira de rodas e polo aquático. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Invasão. Aula 3. Rugby, rugby em cadeira de rodas e polo aquático. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Invasão Aula 3 Rugby, rugby em cadeira de rodas e polo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria INVASÃO. 2 Conhecer a história desses esportes e a sua entrada

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 3. Golfe e hóquei sobre grama Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 3. Golfe e hóquei sobre grama Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 3 Golfe e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria de REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e sua

Leia mais

Esportes de Invasão. Aula 1. Basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas e handebol. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Invasão. Aula 1. Basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas e handebol. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Invasão Aula 1 Basquetebol, de rodas e handebol Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria INVASÃO e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

REGULAMENTO PARA CAMPEONATO LUTAS NO ALTO E CHÃO KARATÊ - SHUBU-DO

REGULAMENTO PARA CAMPEONATO LUTAS NO ALTO E CHÃO KARATÊ - SHUBU-DO REGULAMENTO PARA CAMPEONATO LUTAS NO ALTO E CHÃO KARATÊ - SHUBU-DO Índice: 1º Objetivo 2º Finalidade 3º Área de competição 4º Uniforme 5º Sistema de competição 6º Tempo de combate 7º Infrações e desclassificações

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Experimentação Esportiva

Experimentação Esportiva Experimentação Esportiva Aula 2 O Movimento e o Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar o desenvolvimento e o amadurecimento dos aspectos motores. 2 Relacionar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)

Leia mais

O Movimento Olímpico. Aula 2 Os Símbolos Olímpicos. Rio 2016 Versão 1.0

O Movimento Olímpico. Aula 2 Os Símbolos Olímpicos. Rio 2016 Versão 1.0 O Movimento Olímpico Aula 2 Os Símbolos Olímpicos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Identificar os principais símbolos olímpicos. 2 Compreender a importância e a função de cada símbolo olímpico. Introdução

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 2. Tênis e tênis de mesa. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 2. Tênis e tênis de mesa. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 2 Tênis e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria de REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e sua

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

SEIRYOKU- SENYO ( Máxima eficácia, mínimo esforço )

SEIRYOKU- SENYO ( Máxima eficácia, mínimo esforço ) História do Judo O Fundador Mestre Kano nasceu no momento em que o Japão começava a tornar-se um país moderno, estabelecendo relações com outras nações do mundo. Cresceu no período em que o desporto se

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 1 Educação Olímpica

Valores Educacionais. Aula 1 Educação Olímpica Valores Educacionais Aula 1 Educação Olímpica Objetivos 1 Apresentar os objetivos da Educação Olímpica. 2 Indicar as possibilidades de trabalho com a temática Valores Educacionais integrada aos conteúdos

Leia mais

REGULAMENTO BASQUETE 2009

REGULAMENTO BASQUETE 2009 REGULAMENTO BASQUETE 2009 Organização: Fórum das Associações dos Servidores das Agências Reguladoras Patrocínio: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO BASQUETE - 2009 Art.01 - Este regulamento é o conjunto

Leia mais

SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II

SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II Vimos por meio desta, convidar os clubes a participarem com os atletas pré-selecionados ou convocados da SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II (masculino e feminino)

Leia mais

FEDERAÇÃO MINEIRA DE JUDO

FEDERAÇÃO MINEIRA DE JUDO Circular nº 13 de 2014 FEDERAÇÃO MINEIRA DE JUDO Belo Horizonte, 22 de agosto de 2014. De: Federação Mineira de Judô Para: Filiados / Imprensa Assunto: Campeonato Mineiro Sênior, SUB 11 A e B, SUB 9 A

Leia mais

1. Guerra de Robôs. 2. Regras da Competição

1. Guerra de Robôs. 2. Regras da Competição 1. Guerra de Robôs A história da guerra de robôs não possui muitos registros oficiais. A primeira competição em que robôs se enfrentaram com o objetivo de destruir o oponente através de um combate surgiu

Leia mais

MORGANTI JU-JITSU REGRAS DE COMPETIÇÃO

MORGANTI JU-JITSU REGRAS DE COMPETIÇÃO MORGANTI JU-JITSU REGRAS DE COMPETIÇÃO ÁREA DE COMPETIÇÃO A área de competição deverá ser plana e livre de obstáculos; possuir um mínimo de 4m (quatro metros) de largura por 4m (quatro metros) de comprimento

Leia mais

COPA SULAMERICANA DE ARTES MARCIAIS REGULAMENTO E INFORMAÇÕES GERAIS:

COPA SULAMERICANA DE ARTES MARCIAIS REGULAMENTO E INFORMAÇÕES GERAIS: COPA SULAMERICANA DE ARTES MARCIAIS REGULAMENTO E INFORMAÇÕES GERAIS: LIGA SULAMERICANA DE ARTES MARCIAIS (LSAAM) Escritório administrativo a Rua: do Resende nº141 Slj.201 Bairro Centro. CEP. 20231/091

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 3 Jogo Limpo

Valores Educacionais. Aula 3 Jogo Limpo Valores Educacionais Aula 3 Jogo Limpo Objetivos 1 Apresentar o valor Jogo Limpo. 2 Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Jogo Limpo. Introdução Esta aula apresenta definições e sugestões

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 2 Alegria do Esforço

Valores Educacionais. Aula 2 Alegria do Esforço Valores Educacionais Aula 2 Alegria do Esforço Objetivos 1 Apresentar o valor Alegria do Esforço. 2 Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Alegria do Esforço. Introdução As próximas aulas

Leia mais

4 a 6 de Setembro de 2015

4 a 6 de Setembro de 2015 A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, com a chancela da Confederação Brasileira de Judô, vem por meio deste, convidá-lo a participar da XII Copa Rio Internacional de Judô que acontecerá no Rio

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS

CONHECIMENTOS GERAIS Nome: Assinatura: CONHECIMENTOS GERAIS (5 questões) 1. O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente,

Leia mais

Valores educacionais do Olimpismo

Valores educacionais do Olimpismo Valores educacionais do Olimpismo Aula 3 Busca pela excelência e equilíbrio entre corpo, vontade e mente Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Detalhar o valor busca pela excelência 2 Apresentar estratégias

Leia mais

PROF. RESPONS.: Luiz Iwashita CEB Centro Esportivo Bagozzi Rua Caetano Marchesini, 850 - Portão Curitiba Pr Fone: (41) 3345-7130 / (041) 9979-1210

PROF. RESPONS.: Luiz Iwashita CEB Centro Esportivo Bagozzi Rua Caetano Marchesini, 850 - Portão Curitiba Pr Fone: (41) 3345-7130 / (041) 9979-1210 Ru PROF. RESPONS.: Luiz Iwashita Rua Caetano Marchesini, 850 - Portão Curitiba Pr Fone: (41) 3345-7130 / (041) 9979-1210 CONVITE A Associação de Judô IWASHITA tem a imensa satisfação de convidar a Vossa

Leia mais

BOLETIM OFICIAL FGJ 72/2012 2ª COPA INTEGRAÇÃO

BOLETIM OFICIAL FGJ 72/2012 2ª COPA INTEGRAÇÃO BOLETIM OFICIAL FGJ 72/2012 2ª COPA INTEGRAÇÃO Data: 15 de Setembro de 2012 Local: Ginásio Municipal Tancredo Neves Endereço: Avenida Presidente Vargas n 3290 (ao lado da empresa Soul) Bairro Bela Vista

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

ADECAM é um orgão que obedece as leis vigente nos país, aplicadas na constituição e na "Lei Pelé" visando a segurança para seus filiados.

ADECAM é um orgão que obedece as leis vigente nos país, aplicadas na constituição e na Lei Pelé visando a segurança para seus filiados. Modalidade: MUAY THAI. Caros PARTICIPANTES Agora a ADECAM dá continuidade no maior circuito de luta amadora do Sul do país, a fim de proporcionar e elevar a qualidade técnicas dos atletas e Academias participantes.

Leia mais

Fortaleza/CE- Brasil 25 e 26 de Maio de 2012 CONVITE

Fortaleza/CE- Brasil 25 e 26 de Maio de 2012 CONVITE X AMIIZADE IINTERNACIIONAL OPEN Fortaleza/CE- Brasil 25 e 26 de Maio de 2012 CONVITE Fortaleza, 10 Janeiro de 2012 Estimado Maestro, Instrutores e Alunos Tenho o prazer de anunciar o X AMIZADE INTERNACIONAL

Leia mais

REGULAMENTO DA III COPA CENTRO OLÍMPICO DE JUDÔ

REGULAMENTO DA III COPA CENTRO OLÍMPICO DE JUDÔ REGULAMENTO DA III COPA DE JUDÔ Data: 23 de junho de 2007 Horário: 8h30 Desfile de Abertura Local: Ginásio Mané Garrincha Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1651 Ibirapuera São Paulo SP 1. INSCRIÇÕES As inscrições

Leia mais

REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY

REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY XIII JOGOS AFFEMG Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 1- DO LOCAL REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY 1.1 - Os jogos acontecerão em campos de futebol society de grama sintética ou natural, aprovados

Leia mais

Experimentação Esportiva

Experimentação Esportiva Experimentação Esportiva Aula 4 Criando um Plano Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Conhecer um passo a passo para trabalhar com a categorização de esportes. 2 Identificar sugestões de planejamento para as

Leia mais

Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014

Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014 Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014 I - DOS JOGOS Art.1 - A Olimpíada Especial UBM/PMBM tem por finalidade desenvolver o intercâmbio desportivo e social entre os atletas, professores

Leia mais

Festival Paralímpico de Montes Claros

Festival Paralímpico de Montes Claros Festival Paralímpico de Montes Claros Realização: Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros-ADEMOC Prefeitura Municipal de Montes Claros Apoio: Secretaria Municipal de Esporte Conselho Municipal

Leia mais

Experimentação Esportiva

Experimentação Esportiva Experimentação Esportiva Aula 3 A categorização dos esportes Olímpicos e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Compreender a categorização dos esportes Olímpicos e por similaridade de movimentos, ações ou local

Leia mais

Winter Challenge 2ª Edição Amparo 2006 Procedimentos

Winter Challenge 2ª Edição Amparo 2006 Procedimentos Winter Challenge 2ª Edição Amparo 2006 Procedimentos Publicado 23 de abril de 2006 1. Introdução No espírito de diversão, entretenimento e segurança, desenvolvemos estes procedimentos e guias para a próxima

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 6 A conexão das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Conhecer o conceito de bacia hidrográfica 2 Identificar as bacias hidrográficas brasileiras e como acontece a gestão das suas

Leia mais

XXVII JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS JEMs 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO ATLETISMO

XXVII JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS JEMs 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO ATLETISMO REGULAMENTO ESPECÍFICO DO ATLETISMO Art. 1º - As competições serão regidas pelas Regras Oficiais da Federação Internacional de Atletismo Amador e da Confederação Brasileira de Atletismo em tudo que não

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade Organizando Voluntariado na Escola Aula 2 Liderança e Comunidade Objetivos 1 Entender o que é liderança. 2 Conhecer quais as características de um líder. 3 Compreender os conceitos de comunidade. 4 Aprender

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ - 2015

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ - 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ - 2015 Art. 1º - As competições serão regidas pelas Regras Oficiais emanadas pela FEKAEN (Federação Estadual de Karatê Amigos da Escola Norte Riograndense), OMAM BRASIL

Leia mais

REGULAMENTO DE FUTSAL

REGULAMENTO DE FUTSAL REGULAMENTO DE FUTSAL Capítulo I DAS FINALIDADES Art. 1º O campeonato de futsal masculino, é promovido como uma das modalidades dos VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, promovido e organizado pela AMB Associação

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Tomar, 5 de Agosto de 2007 ÉPOCA 2007/2008

Leia mais

2ª COPA DE JUDÔ CIDADE DE BRAGANÇA Coletando Esperança. BOLETIM OFICIAL Bragança/PA, 04 de maio de 2015.

2ª COPA DE JUDÔ CIDADE DE BRAGANÇA Coletando Esperança. BOLETIM OFICIAL Bragança/PA, 04 de maio de 2015. BOLETIM OFICIAL Bragança/PA, 04 de maio de 015. AS ASSOCIAÇÕES FILIADAS E VINCULADAS. É com extremo prazer e alegria que a ASSOCIAÇÃO DE JUDÔ RIO CAETÉ convida para a ª Judô /PA, integrante do calendário

Leia mais

Artigo 1.º (Regime Supletivo) Ao Torneio Inter-Regional de Sevens Feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não

Artigo 1.º (Regime Supletivo) Ao Torneio Inter-Regional de Sevens Feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não REGULAMENTO DO TORNEIO INTER-REGIONAL DE SEVENS FEMININO 2014/2015 Artigo 1.º (Regime Supletivo) Ao Torneio Inter-Regional de Sevens Feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em

Leia mais

Aqui você também vai encontrar o botão ""Autocompletar"", que ajuda na criação do alinhamento, caso você não consiga se decidir.

Aqui você também vai encontrar o botão Autocompletar, que ajuda na criação do alinhamento, caso você não consiga se decidir. 1. ATIVAR CARTA Nesta seção, localizada dentro do ""shopping center"", você precisa inserir o código que aparece no verso da sua carta real para adicioná-la à sua coleção virtual. Às vezes, você pode se

Leia mais

Experimentação Esportiva

Experimentação Esportiva Experimentação Esportiva Aula 1 O Movimento e o Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Resgatar alguns conceitos sobre o movimento e o desenvolvimento motor e suas fases. 2 Definir habilidade motora e identificar

Leia mais

DA FINALIDADE: Homens só poderão substituir homens e mulheres só poderão substituir mulheres.

DA FINALIDADE: Homens só poderão substituir homens e mulheres só poderão substituir mulheres. DA FINALIDADE: Art. 1º - Os JOGOS DE VERÃO ARCO SPM 2013 MODALIDADE VOLEIBOL 4X4, tem como finalidade principal, promover o congraçamento das equipes e o aumento da adesão à prática de exercícios físicos

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 4 Respeito pelos Outros

Valores Educacionais. Aula 4 Respeito pelos Outros Valores Educacionais Aula 4 Respeito pelos Outros Objetivos 1 Apresentar o valor Respeito pelos Outros. 2 Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Respeito pelos Outros. Introdução Esta

Leia mais

REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I

REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I I MACEIÓ-AL, 2015 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DA FINALIDADE DO EVENTO Art. 1º - O esporte é considerado um fenômeno cultural da humanidade capaz de propiciar inúmeros benefícios aos seus praticantes.

Leia mais

2ª COPA BRAGANTINA DE SPRINT DUATHLON (5KM CORRIDA 20KM CICLISMO 2,5KM CORRIDA) E CORRIDA DE 5K

2ª COPA BRAGANTINA DE SPRINT DUATHLON (5KM CORRIDA 20KM CICLISMO 2,5KM CORRIDA) E CORRIDA DE 5K 2ª COPA BRAGANTINA DE SPRINT DUATHLON (5KM CORRIDA 20KM CICLISMO 2,5KM CORRIDA) E CORRIDA DE 5K 1. PROGRAMAÇÃO. 1. Entrega dos kits na Academia Axios (Endereço: R. Teixeira, 691, Taboão, Bragança Paulista,

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

PROJETO E REGULAMENTO GERAL

PROJETO E REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADAS DO INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS PROJETO E REGULAMENTO GERAL Ensino Fundamental II e Médio OUTUBRO DE 2015 APRESENTAÇÃO: As Olimpíadas do Instituto Educacional Novos Tempos (OLIENT), visam

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II C. SÃO CRISTÓVÃO II EDUCAÇÃO FÍSICA MATERIAL DE ESTUDO HANDEBOL/GINÁSTICA RÍTMICA PFV 7 ANO HANDEBOL

COLÉGIO PEDRO II C. SÃO CRISTÓVÃO II EDUCAÇÃO FÍSICA MATERIAL DE ESTUDO HANDEBOL/GINÁSTICA RÍTMICA PFV 7 ANO HANDEBOL HANDEBOL GINÁSTICA RÍTMICA A ginástica rítmica (GR) é uma modalidade exclusivamente feminina da ginástica, realizada com cinco materiais diferentes: a corda, as maças, a bola, o arco e a fita. Os exercícios

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Os jogos internos do COLÉGIO FRACTAL (JICOF) têm por finalidade principal humanizar a prática desportiva, valorizando

Leia mais

AFC OPEN www.afcmma.com.br/afcopen

AFC OPEN www.afcmma.com.br/afcopen AFC OPEN www.afcmma.com.br/afcopen Ginásio de Esporte Roberto Polatti - Bairro Antônio Zanaga. Cidade de Americana-SP - 28 de Junho Apoio Associação Americanense de Esporte de Contato Cronograma Pesagem

Leia mais

REGRAS MUAY THAI. 1. O ringue deve ter como medida mínima 4.90 m e no máximo 7,30 m de área útil dentro das cordas.

REGRAS MUAY THAI. 1. O ringue deve ter como medida mínima 4.90 m e no máximo 7,30 m de área útil dentro das cordas. REGRA 1 O RINGUE DE LUTA REGRAS MUAY THAI Muay Thai no contesto Geral. O ringue consiste da seguinte maneira: 1. O ringue deve ter como medida mínima 4.90 m e no máximo 7,30 m de área útil dentro das cordas.

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 3 Hipismo, triatlo e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras.

Leia mais

REGULAMENTO COPA BRASIL IMEF 2011

REGULAMENTO COPA BRASIL IMEF 2011 REGULAMENTO COPA BRASIL IMEF 2011 CATEGORIAS: MIRIM(97) SUB 14 PRÉ-MIRIM(98) SUB 13 FRALDINHA (99) SUB 12 DENTINHO(99) SUB 12 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento é o conjunto das disposições

Leia mais

1. Em busca do sonho olímpico

1. Em busca do sonho olímpico 1. Em busca do sonho olímpico O Globo Jornal 22/05/2011 Vale (Sustentabilidade) 6 e 7 Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Adolescentes da seleção brasileira de judô sub-17 abrem mão de programas da idade,

Leia mais

VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL. OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal.

VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL. OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal. VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal. ORGANIZAÇÃO O torneio será organizado e dirigido por uma Comissão Organizadora

Leia mais

III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015

III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015 III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015 I - OBJETIVOS: Incentivar a integração de todos como também valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO COMUNICADO PISTA 2013

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO COMUNICADO PISTA 2013 COMUNICADO PISTA 2013 Informações Gerais: - O uso de capacete rígido é obrigatório para todos os corredores dentro da pista e deve estar sempre abotoado, mesmo no aquecimento. - Os corredores não podem

Leia mais

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível 3x3 Regras do Jogo As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 1 Quadra e Bola O jogo será

Leia mais

CAMPEONATO PARANAENSE VETERANO E SÊNIOR - 2014 MASCULINO E FEMININO

CAMPEONATO PARANAENSE VETERANO E SÊNIOR - 2014 MASCULINO E FEMININO CAMPEONATO PARANAENSE VETERANO E SÊNIOR - 2014 MASCULINO E FEMININO Data: 12 e 13 de Setembro de 2014 ( Sexta-feira e Sábado) Local: Ginásio de Esporte do Complexo Escolar Endereço: Rua Cruz Alta, 576

Leia mais

26 e 27 de Setembro de 2015

26 e 27 de Setembro de 2015 BOLETIM 2015 26 e 27 de Setembro de 2015 A SECRETARÍA DE ESPORTE E LAZER DE PARAUAPEBAS, AEPA ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA E PARADESPORTIVA DO SUL E SUDESTE DO PARÁ E PROJETO JUDÔ SOLIDÁRIO, em cumprimento ao

Leia mais

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE JUDÔ BOLETIM OFICIAL FGJ 52/2015 - COPA NOVO HAMBURGO

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE JUDÔ BOLETIM OFICIAL FGJ 52/2015 - COPA NOVO HAMBURGO BOLETIM OFICIAL FGJ 52/2015 - COPA NOVO HAMBURGO - DIVISÃO PRINCIPAL E ACESSO Data: 11 de Julho 2015 Local: Sociedade Ginastica Novo Hamburgo Endereço: Rua Castro Alves, 166 Bairro Branco/ Novo Hamburgo

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2008 / 2009 PROVA DE MATEMÁTICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2008 / 2009 PROVA DE MATEMÁTICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2008 / 2009 PROVA DE MATEMÁTICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONFERÊNCIA: Chefe da Subcomissão de Matemática Chefe da CEI Dir Ens CPOR / CMBH PÁGINA 2 RESPONDA

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL

REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL FUTSAL Art. 1º - O campeonato de Futebol de Salão será regido pelas regras oficiais da CBFS - Confederação Brasileira de Futsal, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º

Leia mais

REGULAMENTO DE ATLETISMO

REGULAMENTO DE ATLETISMO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - A Competição de Atletismo, modalidade individual dos JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE- 2014, será realizada de acordo com as Normas das OLIMPÌADAS ESCOLARES

Leia mais

REGULAMENTO JIU-JITSU

REGULAMENTO JIU-JITSU DATA/ LOCAL/ HORÁRIO Data: 16 de maio (DOMINGO) LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA REGULAMENTO JIU-JITSU Local: Clube Escola Mooca Rua Taquari, 635 (EM FRENTE A UNIVERSIDADE SÃO JUDAS) Bairro Mooca São Paulo

Leia mais

3º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2015

3º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2015 3º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2015 - ARTIGO 1 O 3º Torneio PATRICIUS GRANDE ESCOLHA realiza-se no Campo de 5 situado no Parque da Cidade do Porto. - ARTIGO 2 Estrutura - 1ª Fase: Um Grupo de oito

Leia mais

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Araçatuba SP

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Araçatuba SP REGULAMENTO GERAL I DOS OBJETIVOS Artigo 1º - A Copa Universitária de Judô, Jiu-Jitsu e Karatê promovidos pelo Centro Universitário Católico Auxilium Salesiano de Araçatuba - UniSALESIANO, Delegacia Regional

Leia mais

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa.

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa. 1 AS MOEDAS DO MUNDO Esse é um livro de atividades para crianças. O objetivo proposto é aproveitarmos o período e empolgação das crianças com a Copa do Mundo de Futebol para propiciar aprendizado e maior

Leia mais

REGULAMENTO 2010. IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração

REGULAMENTO 2010. IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração REGULAMENTO 2010 IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração CAPÍÍTULO II DASS DIISSPOSSIIÇÕESS PRELIIMIINARESS Art1º Art2º O IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino, é uma

Leia mais

9th Campeonato Mundial Master de Judô 2007 Brazil

9th Campeonato Mundial Master de Judô 2007 Brazil 9th Campeonato Mundial Master de Judô 2007 Brazil INFORMAÇÔES PARA A INSCRIÇÃO Ibirapuera Gymnasium Sao Paulo, Brazil 18 de junho - 24 de junho de 2007 Regulamento da Competição Serão aplicadas tas regras

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa

REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa Sousa, 20 de abril de 2012 CAPÍTULO I DAS INSCRIÇÕES Art. 1º. Os times interessados em participar I Copa Integração de Futsal

Leia mais

SELETIVA FINAL DE FORMAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE TAEKWONDO 2015. Categoria Adulto

SELETIVA FINAL DE FORMAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE TAEKWONDO 2015. Categoria Adulto SELETIVA FINAL DE FORMAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE TAEKWONDO 2015 Categoria Adulto Apresentação A Confederação Brasileira de Taekwondo vem através deste documento apresentar os critérios de formação da

Leia mais

Resolução da Questão 1 Item I Texto definitivo. Resolução da Questão 1 Item II Texto definitivo. Faça o que se pede a seguir, nos itens I e II.

Resolução da Questão 1 Item I Texto definitivo. Resolução da Questão 1 Item II Texto definitivo. Faça o que se pede a seguir, nos itens I e II. Questão Faça o que se pede a seguir, nos itens I e II. I II Explique a forma de atuação dos órgãos proprioceptores. [valor: 0,0 ponto] Descreva duas funções básicas dos órgãos proprioceptores.

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014.

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. Página 1 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. CAPÍTULO II DA FINALIDADE Art. 2º - Os jogos internos

Leia mais

Torneio de Futsal 2014 Troféu Rafael Afonso Leite

Torneio de Futsal 2014 Troféu Rafael Afonso Leite Torneio de Futsal 2014 Troféu Rafael Afonso Leite DOS OBJETIVOS: O Einstein Gol é um evento que visa aumentar sociabilizarão e integração entre todos os nossos alunos, funcionários, Corpo Docente e Direção.

Leia mais

Liga de Rugby do Vale

Liga de Rugby do Vale REGULAMENTO DO TORNEIO Torneio de Rúgbi de Areia 58º Jogos Regionais de Caraguatatuba Liga de Rugby do Vale Capítulo I - Disposições Gerais Art. 1º - O Torneio de Rúgbi de Areia em Caraguatatuba, é um

Leia mais

VOLEIBOL. 11. O Jogador que executa o saque, deve estar em qual posição? 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997. a) posição número 6.

VOLEIBOL. 11. O Jogador que executa o saque, deve estar em qual posição? 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997. a) posição número 6. VOLEIBOL 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997 b) 2007 c) 1996 d) 1975 e)1895 2. Quem inventou o voleibol? a) William G. Morgan b) Pelé c) Roberto Carlos d) Ronaldinho Gaúcho e) Michael Jackson

Leia mais

COPA MAGNÓLIA OPEN DE JUDÔ 2015

COPA MAGNÓLIA OPEN DE JUDÔ 2015 COPA MAGNÓLIA OPEN DE JUDÔ 25 Prezado Professor, Petrópolis, 20 de Julho de 25. O Sport Club Magnólia, vem por deste, convidar essa conceituada agremiação para participar da Copa Magnólia Open de Judô

Leia mais

3 0 0 A 120 incorreto 3 431 A 130 incorreto A 200 incorreto 5 A 100 correto B 110 incorreto B 111 correto C 200 correto D 300 incorreto

3 0 0 A 120 incorreto 3 431 A 130 incorreto A 200 incorreto 5 A 100 correto B 110 incorreto B 111 correto C 200 correto D 300 incorreto Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO Faculdade Federal de Rio das Ostras - RFR Departamento de Ciência e Tecnologia - RCT Curso: Programação de Computadores

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE CICLISMO JERNS 2014

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE CICLISMO JERNS 2014 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO, DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA COORDENADORIA DE DESPORTOS DESPORTO ESCOLAR CODESP REGULAMENTO ESPECÍFICO DE CICLISMO JERNS 2014 Art.1º- As competições

Leia mais

Federação Paraense do Desporto Taekwondo

Federação Paraense do Desporto Taekwondo CAMPEONATO PARAENSE 2010 e BELÉM OPEN DE TAEKWONDO 2010 25 a 28 de NOVEMBRO de 2010 BELÉM-PA 1º Seletiva Para a Seleção Paraense Juvenil e Adulto e 2011 Realização: Federação Paraense do Desporto Taekwondo

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 2 O caminho das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Aprender o caminho que a água percorre de sua nascente até a foz 2 Conhecer a forma como a água chega até as nossas casas

Leia mais

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS 3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS REGULAMENTO GERAL Capítulo 1 Comissão disciplinar e organizadora: O Evento será coordenado pela CDL e pela CDL Jovem Canoas, com as seguintes atribuições: a) Tomar as providências

Leia mais

COPA DO BRASIL 2015. Categoria B2 15 pontos no Ranking Nacional

COPA DO BRASIL 2015. Categoria B2 15 pontos no Ranking Nacional COPA DO BRASIL 2015 Categoria B2 15 pontos no Ranking Nacional Organização: Confederação Brasileira de Taekwondo CBTKD. Federação Paraibana de Taekwondo Olímpico. Realização: Confederação Brasileira de

Leia mais

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil Antes da pretensão de promover um campeonato, deve-se promover o homem em sua infinita potencialidade e complexidade, REVERDITO, SCAGLIA E MONTAGNER 2013....

Leia mais

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO I - DOS LOCAIS DOS JOGOS Art. 1º - Os jogos serão realizados nos seguintes locais: Quadras 01,02 e 03 - térreo do Prédio 80 Quadras 01,02 e 03-4º andar do Prédio

Leia mais