Esportes de Rebatida. Aula 3. Golfe e hóquei sobre grama Rio 2016 Versão 1.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esportes de Rebatida. Aula 3. Golfe e hóquei sobre grama Rio 2016 Versão 1.0"

Transcrição

1

2 Esportes de Rebatida Aula 3 Golfe e Rio 2016 Versão 1.0

3 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria de REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e sua entrada nos Jogos Olímpicos.

4 Introdução Introdução Nesta aula, vamos aprender um pouco sobre mais dois esportes que estão dentro da categoria DE REBATIDA: GOLFE HÓQUEI SOBRE GRAMA

5 1 Golfe

6 Capítulo 1 Golfe UM POUCO DA HISTÓRIA A palavra golfe tem origem na palavra em inglês golf, que, por sua vez, provém do alemão kolbe (taco). As origens do golfe não são perfeitamente conhecidas. Alguns historiadores atribuem sua origem a um jogo denominado Paganica, jogado no Império Romano, enquanto outros falam do Cambuca, praticado na Inglaterra no século XIV. E alguns defendem que a origem do golfe é holandesa, da evolução de um jogo praticado no gelo chamado Kolven. Porém, é na Escócia que existe a mais antiga prova escrita da existência do golfe. Em 1457, o Rei Jaime II decidiu proibir o jogo por considera-lo prejudicial ao treino militar necessário à defesa do reino, contra os ingleses. As regras do golfe tal como são conhecidas hoje foram definidas no século XVIII, no ano de 1744, na cidade de Edimburgo, capital da Escócia.

7 Capítulo 1 Golfe GOLFE NOS JOGOS OLÍMPICOS Disputado desde o Século XV, o golfe fez parte do programa olímpico pela última vez nos Jogos de 1904, na cidade americana de Saint Louis, no estado do Missouri, tendo os Estados Unidos e o Canadá como participantes. MAIS DE CEM ANOS DEPOIS, O ESPORTE VOLTA A SER DISPUTADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016, NO RIO DE JANEIRO.

8 Capítulo 1 Golfe Uma prova de sua globalização desde 1904 é o fato de que pelo menos 30 países de todos os continentes deverão ter representantes nos torneios masculino e feminino.

9 Capítulo 1 Golfe PRINCIPAIS REGRAS A proposta para os eventos masculino e feminino de golfe É UM CIRCUITO DE 72 BURACOS, no formato stroke play, e o golfista que terminar com o placar mais baixo leva a medalha de ouro. Em caso de empate, seja na disputa das medalhas de ouro, prata ou bronze, um playoff de três buracos determinará o vencedor.

10 Capítulo 1 Golfe GOLFE NOS JOGOS OLÍMPICOS A DISPUTA NOS JOGOS OLÍMPICOS ACONTECERÁ NO SEGUINTE FORMATO: 60 jogadores disputarão os jogos em quatro dias consecutivos. Eles saem em grupos de dois jogadores, mas seus resultados são individuais. Em caso de empate, os jogadores têm que disputar novamente três buracos O campeão é aquele que fizer o menor numero de tacadas

11 Capítulo 1 Golfe Lembrete Na grande maioria das ocasiões, o golfe é jogado sem a supervisão de um árbitro ou fiscal. O jogo baseia-se na integridade individual para mostrar respeito pelos outros e cumprir as regras. Todos os jogadores devem comportar-se de modo disciplinado, demonstrando sempre cortesia e camaradagem, independentemente do lado competitivo. Este é o espírito do jogo do golfe!

12 Capítulo 1 Golfe PRINCIPAIS REGRAS O campo de golfe tem aproximadamente 800mil m2, o equivalente a 135 campos de futebol; Um campo de golfe possui 18 buracos e em média o jogador tem que dar 72 tacadas para completar o circuito, ganhando o jogador que der menos tacadas; A partida dura em média quatro horas; Os jogadores podem utilizar até 14 tacos em uma partida; A bola tem em seu núcleo um composto titânico e uma camada exterior de composto de uretano, medindo 4,3cm de diâmetro. Os buracos têm, em media, 10,5cm

13 Capítulo 1 Golfe Para refletir Reflita sobre quais os valores podem ser trabalhados ao praticar o GOLFE. Este é um ótimo esporte para trabalhar o jogo limpo. Seria possível inserir esse esporte em suas aulas?

14 Capítulo 1 Golfe Consolidando seus conhecimentos Veja o vídeo, reflita e inspire-se! O golfe está de volta!

15 2 Hóquei sobre grama

16 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama UM POUCO DA HISTÓRIA As origens do remetem à Antiguidade. Registros históricos apontam que uma forma rudimentar do esporte era jogada no Egito, há 4 mil anos, na Etiópia, por volta do ano Antes de Cristo, e pelos romanos, gregos e os astecas. Mas a forma moderna do esporte surgiu mesmo por volta da metade do século XVIII, em escolas da INGLATERRA. A PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO DE HÓQUEI AMADOR FOI FORMADA EM LONDRES, no ano de 1886, e logo sua influência se espalhou não só nacionalmente, mas por todas as colônias britânicas razão pela qual países como Índia e Paquistão têm tradição no esporte.

17 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama Saiba mais... Apesar de ter tido o território inglês como berço, uma das teorias sobre o nome da disciplina é o de que ela vem da palavra francesa Hocquet, que significa taco em português.

18 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama HÓQUEI SOBRE GRAMA NOS JOGOS OLÍMPICOS A popularidade no império inglês fez com que o esporte estreasse nos Jogos Olímpicos de 1908, justamente em Londres, como exibição. Entretanto, o enfrentou constantes entradas e saídas do programa, reaparecendo nas edições de 1912, em Estocolmo (Suécia), e 1920, na Antuérpia (Bélgica).

19 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama HÓQUEI SOBRE GRAMA NOS JOGOS OLÍMPICOS O esporte acabou retirado dos Jogos de 1924, em Paris, sob o argumento de não ter uma organização para regulamentar o esporte em todo o mundo até o momento, o mais próximo disso era um acordo entre Inglaterra, Bélgica e França sobre uniformização de regras. Naquele mesmo ano, foi fundada a Federação Internacional de Hóquei (FIH, em francês).

20 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama HÓQUEI SOBRE GRAMA NOS JOGOS OLÍMPICOS Na edição de 1928, em Amsterdã, na Holanda, o retornou em definitivo, valendo medalhas.

21 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama HÓQUEI SOBRE GRAMA NOS JOGOS OLÍMPICOS Ao longo dos anos, o esporte passou por mudanças que o tornaram ainda mais popular: o número de países filiados à FIH aumentou e, a partir de 1976, os campos de grama natural começaram a ser substituídos pelos de grama sintética, com a base de água, tornando o jogo mais veloz.

22 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama HÓQUEI SOBRE GRAMA NOS JOGOS OLÍMPICOS A entrada das disputas femininas aconteceu somente nos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou.

23 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama HÓQUEI SOBRE GRAMA NOS JOGOS OLÍMPICOS A DISPUTA NOS JOGOS OLÍMPICOS ACONTECE NO SEGUINTE FORMATO: 12 países participantes são divididos em dois grupos de seis, nos quais todos se enfrentam. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. Os perdedores das semifinais decidem quem fica com a medalha de bronze. Os vencedores brigam pelo ouro.

24 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama Lembrete Nas semifinais e final do, as partidas que terminarem empatadas no tempo normal vão para a prorrogação, com dois tempos de sete minutos e meio, e quem marcar um gol primeiro vence. Se a igualdade persistir, a decisão passa para uma disputa de shoot-out, com cinco por time, e alternadas se ainda não houver um ganhador.

25 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama PRINCIPAIS REGRAS O campo de mede 91,40x55m um pouco menor que o de futebol. A partida dura dois tempos de 35 minutos. Os jogadores utilizam um taco, geralmente feito de fibra de carbono, kevlar e fibra de vidro (percentual de 90%, 5% e 5% de cada material, respectivamente), que pesa entre 350 e 700 gramas, e não pode ultrapassar 5cm de diâmetro. A bola é feita de plástico e cortiça, pesa cerca de 160g e possui uma circunferência entre 22,4 e 23,5cm.

26 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama PRINCIPAIS REGRAS Cada equipe conta com 11 jogadores, incluindo o goleiro, que defende uma baliza de 2,14m de altura por 3,66m de largura. O OBJETIVO É MARCAR O MAIOR NÚMERO DE GOLS. No entanto, estes só são validados se forem feitos dentro da chamada área de chute, um raio de 14,63m traçado a partir do ponto médio da linha de fundo em direção ao centro do campo.

27 Capítulo 2 Hóquei sobre Grama Para refletir Reflita sobre quais os valores podem ser trabalhados ao praticar o HÓQUEI SOBRE GRAMA. Seria possível inserir esse esporte em suas aulas?

28 Consolidando seus conhecimentos Veja o vídeo, você vai se surpreender! Nosso repórter mirim Charles Alison, aluno da Escola Municipal Araújo Castro, mostra como é o, modalidade Olímpica presente nos Jogos Rio 2016.

29 Relembrando Mais de cem anos depois, o golfe volta a ser disputado nos Jogos Olímpicos, no Rio No golfe, o atleta que terminar com o placar mais baixo leva a medalha de ouro. Em caso de empate, seja na disputa das medalhas de ouro, prata ou bronze, um playoff de três buracos determinará o vencedor. O surgiu por volta da metade do século XVIII, em escolas da Inglaterra. A popularidade no império inglês fez com que o esporte estreasse nos Jogos Olímpicos de 1908, justamente em Londres, como exibição. Entre idas e vindas, na edição de 1928, em Amsterdã, na Holanda, ele retornou em definitivo, valendo medalhas. Em 1976, os campos de grama natural começaram a ser substituídos pelos de grama sintética com base de água. Cada equipe conta com 11 jogadores, que atuam com tacos. O objetivo é fazer o maior número de gols. A partida tem dois tempos de 35 minutos cada.

30 Conclusão Você acaba de concluir a aula 3 do curso Esportes de Rebatida. Nesta aula, você conheceu como surgiram o golfe e o, e como eles entraram para os Jogos Olímpicos. Além disso, estudou as principais regras desses esportes. Acesse a aula 4 e prossiga com seus estudos.

31 FICHA CATALOGRÁFICA Título: Golfe e Hóquei sobre Grama Assunto: Esportes de Rebatida Palavras-chave: Golfe, hóquei, grama, rebatida Data da publicação: 03/2015 Edição: 1ª edição Autor/Criador: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Colaboração: Política e Operações Esportivas SPP Banco de Imagens Rio 2016 Imagens: Getty Images Tipo de Documento: Aula Digital Idioma: Português (Brasil) Objeto Digital: Slide de Apresentação Formato:.pps e.pdf Local original: