Unidade Universitária: Curso: Engenharia de Produção ESCOLA DE ENGENHARIA Disciplina: Tópicos em Logística Empresarial Professor(es): Celso Luchezzi Carga horária: 4 aulas (Teoria) DRT: 113599-4 Código da Disciplina: 18010024 Etapa: 10 semestre Semestre Letivo: 1º Sem 2012 Ementa: Estratégias de Logística e Operações Internacionais, Logística no e-commerce. Planejamento, Produção, Operações e Distribuição de Produtos na Economia Globalizada. Custos logísticos e criação de valor e projeto de redes logísticas globais. Implementação e estratégias de alinhamento nas cadeias de valor Objetivos: Apresentar os tópicos básicos da Logística Empresarial e suas operações globais. Desenvolver um modelo estratégico e planejar as operações dentro de uma Gestão na Cadeia de Suprimentos global. Conceitos básicos de cadeia de valor. Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Aplicar os conceitos procurando adaptá-los a cada situação ou empresa de forma a obter o melhor resultado possível, procurando também aplicar os conceitos de outras disciplinas já estudadas interelacionando-as. Estar apto a compreender o mundo da logística e as técnicas disponíveis para a solução dos problemas; Desenvolver análises básicas de uma cadeia de suprimentos; Ser capaz de associar problemas do mundo real aos conceitos de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos Ter consciência da complexidade de problemas logísticos de grande porte; Ter consciência da importância de uma abordagem sistêmica na solução de problemas logísticos; Valorizar o uso intensivo de modelagem matemática na solução de problemas logísticos.
Conteúdo Programático: Logística de operações globais suas aplicações e objetivos, e visão integrada para gerenciar o fluxo de operações Modelo estratégico e globalização das estratégias de operações Gestão da SCM global, suas complexidades, incertezas e dificuldades. A logística e o serviço ao cliente Implementação de estratégias, principais papéis, desenho de processos organizacionais em uma cadeia de valor. Cadeias de valor: de reabastecimento contínuo, enxutas, ágeis e flexíveis. Visão geral da logística reversa. Canais de distribuição reversos. Logística. Objetivos estratégicos da logística reversa de pós-consumo, fatores de influência na implementação e objetivo econômico da logística reversa de pós-consumo. Metodologia: Aulas expositivas em sala de aula com uso de data show e quadro branco, promovendo discussões com os discentes. As aulas teóricas serão complementadas com resoluções de exercícios em sala de aula e simulações de casos propostos para a tomada de decisão em situações que retratem a realidade profissional da área de Logística. Critério de Avaliação: Os alunos farão: a) Uma prova parcial (P1) marcada pelo professor b) Um trabalho prático (T1) envolvendo os conceitos de Logística e SCM. c) Prova final a ser marcada pela secretaria da universidade, onde o aluno será avaliado por todo conteúdo desenvolvido durante o semestre. d) MF=(275xP1+275xT1 + 450xPAF)/1.000
Bibliografia Básica: BALLOU, R.H., Gerenciamento da cadeia de suprimentos/ Logística empresarial, 5 a Edição, Bookman Editora. Porto Alegre, RS., 2006. BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J., Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. Editora Atlas, 1a Edição. São Paulo, SP., 2001. CHOPRA, S., MEINDL, P., Gerenciamento da cadeia de suprimentos, Prentice Hall, São Paulo, SP., 2003. Bibliografia Complementar: NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. LEITE, Paulo Roberto. Logística Reversa. Prentice Hall, 2003. CHRISTOPHER, Martin. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Pioneira, 1997. BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2006. CHRISTOPHER, Martin. Marketing da Logística. São Paulo: Futura,1999. DORNIER, Philippe Pierrre et al. Logística e Operações Globais:textos e casos. São Paulo: Atlas, 2000. FLEURY, Paulo Fernando at al Logística empresarial: A PerspectivaBrasileira. São Paulo: Atlas, 2000. Projeto de Tópicos Processo 1) Desenvolver um projeto prático voltado à implementação ou melhoria de um processo usando à simulação 2) O projeto deverá ser apresentado em slides 3) Duração máxima de 30minutos 4) Grupo de no máximo 3 pessoas 5) O grupo deverá eleger um Líder Na prática o grupo pode ser formado por: uma equipe multidisciplinar de dentro da empresa, uma equipe de consultores, uma empresa de software ou até mesmo todos estarem participando do mesmo projeto.
Objetivo: Treinar os alunos para apresentarem uma proposta de melhoria ou investimento a Supervisão, Gerência ou Diretoria da empresa de forma viável e objetiva e que a empresa tenha sucesso após sua implementação. Processo 1º. Passo: Levantamento da situação atual identificando um problema desenhando o processo atual 2º Passo: Visitar uma empresa onde possam desenvolver o projeto, para que sintam o que está acontecendo na prática 3º Passo: Propor uma solução para o problema 4º Passo: a)analisar a(s) causa(s) do problema usando o diagrama de Ishikawa b) Desenhar o novo processo quantificando em valores o ganho com a implementação através do novo processo. 5º Passo: Existe alguma possibilidade de dar errado o projeto? Existe algum risco na operação? Se existir o risco mostrar como será gerenciado e montar um plano de contingência. 6º Passo: Existe investimento? Se existir qual o valor a ser investido e em quanto tempo ele será pago e mostrar os benefícios que a empresa terá com esse projeto. Avaliação do Projeto a) Documento do projeto (0 a 10) 1) O Documento deverá ser impresso e entregue ao professor uma semana antes dia da apresentação do grupo 2) O Professor não cobrará a entrega desse material, caso o grupo não entregar a nota será ZERO. b) Apresentação do projeto (0 a 10): O professor irá escolher uma pessoa do grupo para apresentar o projeto. c) Nota Final do Projeto: Média Aritmética do Documento e Apresentação. d) Datas das apresentações duas últimas semanas antes da PAF. As datas poderão ser modificadas caso as datas das PAF s sejam alteradas. e) O Professor a partir de xx/xx/2012 irá solicitar aos grupos (de forma aleatória) que mostrem o andamento do projeto, para que seja feito uma verificação e correção de alguns pontos que achar relevantes. Caso o grupo não apresente a idéia do projeto será descontado 2,0 pontos da Apresentação do projeto. f) Em xx/xx/2012 os grupos deverão estar com a idéia do projeto para discutir em sala de aula e iniciar o projeto. Caso o grupo não apresente nada será descontado 2,0 pontos da Apresentação do projeto. g) No projeto, deverá ser apresentado uma EAP, juntament com o cronograma de evolução e o acompanhamento (milestones). Sugestão: usar MS Project. h) Os grupos serão sorteados pelo Professor conforme Formação dos Grupos.
i) Temas: Estratégia de Armazenagem Estratégia de localização e Planejamento de Rede para construção de um CD Estratégias globais e nível de serviço Cadeia de valor, Organização e Controle de uma estratégia de SCM eficiente