Numa economia moderna onde a redução de custos e otimização de processos é uma preocupação constante, o controlo de assiduidade adquire um papel fundamental para assegurar um aproveitamento mais eficaz dos recursos humanos de uma empresa ou instituição. O incumprimento horário é um dos principais motivos que conduzem à quebra de produtividade, com prejuízos financeiros e perda de competitividade no mercado. Ref: 031-0001
O Id Ontime mantém uma base de dados que guarda os registos dos funcionários, dos seus cartões, quantas horas e a que hora se espera que eles trabalhem. À medida que os funcionários vão efetuando as marcações nos relógios de ponto o software vai acumulando esses dados de forma a fornecer uma vasta gama de relatórios que são visíveis dentro do Id Ontime e facilmente exportados para outras aplicações do Windows, como o Word e o Excel, e aplicações de salários. Estes relatórios ajudam a monitorizar as faltas dos funcionários e a acelerar a preparação das suas remunerações. Foi desenvolvido de forma a maximizar a eficiência operacional, permitindo uma monitorização e gestão integrada e sistemática de terminais através de uma rede. Para a recolha das marcações de ponto este software pode utilizar a tecnologia biométrica do terminal Id Bio, a tecnologia RFID com os terminais Id Pro e Id In, ou a tecnologia de cartões de banda magnética com o terminal Id Mag.
Módulo Ontime Alert Módulo de software sem Modem GSM Permite envio de alertas via e-mail, display de terminais ou sms. Módulo Ontime Export Módulos de exportação para software de salários. Módulo Ontime Hours Bank Com este modulo é possível ao funcionário ter uma bolsa de horas e fazer compensações entre as extras e as faltas. O banco de horas em Portugal abrange todos os trabalhadores, independentemente do tipo de contrato de trabalho. O banco de horas funciona como uma contrato coletivo entre a empresa e os trabalhadores ou apenas como contrato individual, sendo o acréscimo compensado por redução do tempo de trabalho ou pagamento em dinheiro. Tipos de bancos de horas Banco de horas individual resulta de um acordo entre a empresa e o trabalhador; Banco de horas grupal quando se verifica que 75% dos trabalhadores da empresa subscreveu o banco e horas individual, este é alargado aos restantes trabalhadores que não subscreveram o banco de horas. Limites do banco de horas Banco de horas individual limite de 150 horas por ano (os trabalhadores poderão trabalhar até mais duas horas por dia, num máximo de 50 horas semanais); Banco de horas por regulamentação coletiva 200 horas por ano (os trabalhadores poderão trabalhar até quatro horas diárias, num máximo de 60 horas semanais).
Módulo Ontime Inspector Aplicação para escolha de funcionários sobre os quais serão efectuadas revistas (anti-roubo, alcolémia, etc.). Módulo Ontime PC Point Aplicação de marcação de ponto via PC ligado á rede interna da instituição. Módulo Ontime Register Aplicação de registo de funcionários sem necessidade de deslocação a terminal biométrico. Módulo Ontime Salary Aplicação de calculo de folha de vencimento. Módulo Ontime Task Aplicação para gestão de tarefas e saídas em serviço.
Módulo Ontime View Monitorizar movimentos dos funcionários Módulo de integração com sistemas de CCTV para monitorizar movimentos dos funcionários. Módulo Ontime WEB Módulo web para chefias e funcionários que permite, entre outras funcionalidades, as seguintes: - Marcação de ponto; - Ficha de Funcionário; - Marcação/Validação/Justificação de Ausências; - Visualização de picagens de assiduidade, acessos, tarefas (serviço externo); - Marcação/Validação/Justificação Férias; - Tratamento de resultados (chefias); - Alteração de horários (chefias); - Bolsa de horas; - Dezenas de Perfis/Permissões de acesso parametrizáveis. Módulo Ontime Workplan Aplicação para gestão de escalas e recursos-humanos.