Conexão campo - cidade
O que você entende sobre a conexão entre o campo e a cidade?
Quais os principais valores existentes para a conexão entre o campo e a cidade?
CONEXÃO No dicionário, conexão é a ação ou resultado de conectar, de estabelecer ligação entre pessoas ou coisas. Ligar ou comunicar. São relações com pessoas e objetos, do campo e da cidade, indo e vindo, se interrelacionando nas trocas (materiais e imateriais).
CONEXÃO Ao longo da história, como essa relação é vista?
CONEXÃO Como espaços antagônicos ou complementares?
CONEXÃO Há uma interdependência na relação entre o campo e a cidade, ou seja, o campo necessita da cidade assim como esta depende do campo.
CONEXÃO O meio rural produz alimentos, matérias primas para a industrialização e combustíveis renováveis para as cidades que, por sua vez, fornecem tecnologias, insumos, máquinas e implementos agrícolas para o campo.
Urbano X Rural Dicotomia ESPAÇOS ANTAGÔNICOS ESPAÇOS COMPLEMENTARES UMA MESMA SOCIEDADE
Origens e Evolução da Dicotomia entre os mundos do campo e da cidade Historicidade: mundo rural tradicional X mundo urbano; Antropização dos sistemas; Similaridades entre os sistemas rurais e urbanos; A revolução do conhecimento ambiental; Preocupação latente com a sustentabilidade; (Lana, P. C. e Stefanelo, E. L )
Alguns Contrastes... Campo Fornecer alimentos e matérias primas; Setores produtivos na agricultura: pequenas, médias e grandes propriedades; Redução da população agrícola ativa; Absorção de aspectos urbanos tais como o método das ciências, inovações tecnológicas e economias de escala. Cidade Sua sobrevivência depende do campo; Produz tecnologia e transforma matérias primas; Urbanização; Oferta de trabalho e negócios.
Qual a origem dos nossos valores?
Linha do Tempo 1808 1822 1824 1831 1889 1889-1931 D. Pedro I abdica o trono 1ª Constituição Brasileira Primeira República Início da Emancipação do país do domínio Português Dia do Fico Independência do Brasil D.Pedro II (tinha apenas 5 anos) Proclamação da República
Linha do Tempo 1922 1924 Década de 30 Década de 50 Década de 70 Década de 80 25% pop. Rural 10% do PIB gerado no campo Coluna Prestes e Movimento Tenentista Uma grito a favor da identidade nacional 80% pop. Rural 60% do PIB gerado no campo Planos de metas do Juscelino Kubitschek Política de Seguridade Rural
Voltando ao nosso propósito As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo Como a cidade desenvolveu sua visão ou valores quanto ao papel da agricultura no desenvolvimento da nossa sociedade;
O que são valores sociais? Valores são conceitos ou ideias (verdade, justiça), objetos (ouro, dinheiro) ou relações (igualdade, fraternidade) que servem como baliza para nossas ações. Se refletem em nossos comportamentos na medida em que são incentivados ou reprimidos.
Valores sociais / rótulos Valores urbanos Desenvolvidos; Inteligentes; Importantes - valor pessoal maior ; Estudados; Atrelando posturas de reclusão, exclusão, indiferença para com os outros... Valores rurais (antivalor) Atrasados; Caipira; Pobre; Inferior; Chucro Colono; Bicho do Mato;
CONEXÃO Ao longo da história, como essa relação é vista? x
Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
Campo e Cidade Duas partes de uma mesma sociedade, que dependem uma da outra, possuidoras dos mesmos direitos legais.
Que ações estão sendo feitas para a sustentabilidade? Teoria e Prática estão alinhadas?
Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável É usar nossos estoques de capitais (humanos, físicos, financeiros e naturais) com respeito à dignidade humana e garantindo que as próximas gerações também possam usá-los.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É o desenvolvimento com atividades econômicas e com relações sociais e políticas, que respeitem a dignidade humana e que não agridam os recursos naturais da terra de forma irrecuperável.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento somente será sustentável quando for economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente justo para humanidade como um todo.
AS DIFERENTES SUSTENTABILIDADES Sustentabilidade Social é o conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população (educação, saúde e segurança, etc.). Sustentabilidade Política é a capacidade de auto-gestão de uma comunidade local que discorre sobre a participação dos cidadãos na vida política, seu acesso às decisões e capacidade do território de efetuar apropriação do valor agregado gerado nele.
AS DIFERENTES SUSTENTABILIDADES Sustentabilidade Econômica é a eficácia da gestão dos estoques de capitais (humanos, naturais, físicos e financeiros). Sustentabilidade. Ambiental é o uso dos recursos naturais pela geração presente, desde que assegurado o mesmo direito às gerações futuras.
Lembrar que: O desenvolvimento sustentável e a adoção de práticas amigáveis ao meio ambiente não terão o sucesso pretendido caso não seja eliminada a pobreza absoluta ou a miséria, e promovida a inclusão social de todas as pessoas, independentemente de onde moram, do que fazem e de quais grupos sociais pertençam. (Lana, P. C. e Stefanelo, E. L. pág. 12)
O Que Estamos Ensinando aos Nossos Alunos? -Sampaio, Fernando dos S. e Medeiros, Marlon C. Geografia Para Viver Juntos 7, São Paulo: Ed. SM, 272 pg. 2009. -Sampaio, Fernando dos S. Geografia Para Viver Juntos 6, São Paulo: Ed. SM, 224 pg. 2009. -Moreira, João C. e Sene, Eustáquio de Geografia: ensino médio (vol. único) PNLD 2009-10 e 2011 FNDE Ministério da Educação. São Paulo: Scipione, 560 pg. 2005.
Algumas evidências a partir desses livros atualmente distribuídos pelo Ministério da Educação para alunos do 6º e do 7º anos do Ensino Fundamental.
Pantanal: Novas Fronteiras de Exploração O uso das áreas pantaneiras para a agricultura e a pecuária desestabiliza o ecossistema e contamina os solos e os rios pela quantidade de agrotóxicos utilizados nas lavouras. Pg.205
As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo Como a cidade desenvolveu sua visão ou valores quanto ao papel da agricultura e pecuária no desenvolvimento da nossa sociedade.
CONSEQUÊNCIA
RESULTADOS Década de 80 PIB da agricultura já era inferior a 10% do total nacional; Êxodo rural; População rural fica em torno de 25%; Uma das piores distribuições de renda do mundo; Valores sociais hostis à agricultura; Redução da qualidade de vida; Urbanização desordenada...
Como foi possível penalizar o campo por tanto tempo? Por meio da criação orientada de valores sociais antirurais na população brasileira! A sociedade não assumia as raízes rurais e sua cultura; A mídia e o sistema educacional formal como propagadores das ideias anti ruralidade; Termos como: vá plantar batatas, jacu, comportando com urbanidade, caipira, colono, etc.
Em resumo, diríamos que nas últimas décadas o Brasil se afirmou como um país urbano, com tudo o que isto representa de bom e de problemas. Nosso campo também já não é mais o mesmo e temos uma das mais desenvolvidas agriculturas e pecuárias do mundo.
Apesar das políticas para o setor rural ele ainda é: O mais importante da economia em termos de competitividade; O principal gerador de divisas para o país; O setor de maior efeito multiplicador na geração de empregos; O setor cujas rendas contribuem menos para a desigualdade da perversa distribuição de renda que temos no país.