Unidade I PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO EDAAPRENDIZAGEM APRENDIZAGEM Prof. Wanderlei Sergio da Silva
Conceito PDA estudo sobre o crescimento mental do indivíduo, desde o nascimento até a adolescência; O crescimento mental ocorre associado ao crescimento físico, que se estende até cerca de dezesseis anos. Não confundir com a aprendizagem, que se inicia no nascimento e só termina com a morte do indivíduo. Foi objeto de estudo de Jean Piaget, aqui destacado entre vários autores que se dedicam ao tema.
Jean Piaget Viveu entre 1896 e 1980; Desde cedo demonstrou interesse por História Natural; Estudou Biologia; Apresenta antecedentes intelectuais no campo da Filosofia, Psicologia, Matemática, Lógica e Física, além da Biologia; Se dedicou especialmente à Psicologia Epistemológica e Educação;
Jean Piaget Foi Professor de Psicologia na Universidade de Genebra, entre 1929 e 1954; Ficou conhecido por organizar o desenvolvimento cognitivo em uma série de estágios; Revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo, partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas realizadas com crianças; Criador de um novo campo de estudos: a Epistemologia Genética.
Epistemologia Genética Estuda como se processa o desenvolvimento cognitivo no ser humano; Por meio da experimentação e da observação, procura desvendar os processos fundamentais da formação do conhecimento; Busca respostas às perguntas: Como a criança aprende? Como o conhecimento progride?
Desenvolvimento Cognitivo Situação Inicial Fato Novo Situação Nova
Epistemologia Genética Defende que o indivíduo passa por etapas, ao longo de sua vida, de desenvolvimento da sua inteligência; É entendida como estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos ; Seu objetivo é saber em que condições se desenvolve a inteligência.
Interatividade O que estuda a epistemologia genética? a) O desenvolvimento cognitivo do ser humano; b) O desenvolvimento genético do saber; c) O desenvolvimento genérico do saber; d) O desenvolvimento dos seres humanos; e) O desenvolvimento das crianças.
Teoria Cognitiva de Jean Piaget Investiga o pensamento infantil; Busca responder à seguinte questão: Como a criança experimenta o mundo de modo a comportar-se como o faz? Descobriu, por exemplo, que crianças acreditam que o sol e a lua seguem-nas, e que tudo o que se move está vivo. Mas qual o significado disso? Trata-se de um campo farto de investigação científica. Piaget acredita que a inteligência se desenvolve em estágios relacionados com a idade.
Teoria Cognitiva de Jean Piaget A ordem em que os estágios surgem é a mesma para todos, mas o momento em que surgem sofre influência do meio físico e social em que a criança é criada. Hipótese um conhecimento só poderá ser adquirido se o indivíduo estiver preparado para isto. Sem conhecimento anterior não há condições para a assimilação de um novo conhecimento princípio da aquisição gradativa de novas capacidades mentais.
Teoria Cognitiva de Jean Piaget Refuta a pensamento segundo o qual o desenvolvimento cognitivo decorre unicamente da experiência (de fora para dentro); Igualmente, refuta o pensamento segundo o qual o conhecimento é inato, ou seja, já está presente no sujeito. Para Piaget, o comportamento (que reflete o conhecimento acumulado) não é inato, nem resultado de condicionamentos unicamente, mas é construído em interação entre o meio e o indivíduo...quanto mais complexa a interação, mais inteligente o indivíduo será.
Teoria Cognitiva de Jean Piaget A interação com o meio permite ao indivíduo transformar-se a si mesmo e à realidade com a qual interage. Transformando-se a si mesmo, constrói sua inteligência pela aquisição constante de conhecimentos, num processo contínuo de adaptação. Para que a inteligência se desenvolva é necessária uma adaptação do indivíduo a uma situação nova, o que implica na construção contínua de novas estruturas mentais.
Teoria Cognitiva de Jean Piaget As descobertas de Piaget abriram vasto campo de estudos para: Psicologia do Desenvolvimento; Sociologia; Antropologia; Pedagogia (método piagetiano). Seu conhecimento é fundamental para o professor, pois: Dependendo do estágio em que se encontram, as crianças fornecerão explicações diferentes da realidade; Deve-se adequar o ambiente de estudo, tanto quanto possível, visando estimular o conhecimento.
Estrutura Mental Ponto central da Teoria Cognitiva; Novas estruturas são formadas pela troca do organismo com o meio; Ocorre em estágios que são seqüenciais, ordenados e associados a faixas etárias; É necessária a interação adequada com o ambiente para que a nova estrutura se manifeste; Estruturas construídas num dado nível são integradas nas estruturas do nível seguinte;
Estrutura Mental Mudam através dos seguintes processos de adaptação: Assimilação interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes. Acomodação mudança cognitiva para compreender o meio. O desenvolvimento consiste num esforço constante para se adaptar ao meio em termos de assimilação e acomodação.
Interatividade Segundo Piaget, para que a inteligência se desenvolva é necessário: a) Que o indivíduo a tenha como algo inato; b) Uma acomodação com relação ao meio; c) Que o indivíduo a receba de fora para dentro; d) Uma adaptação do indivíduo a uma situação nova; e) Que haja hereditariedade genética.
Estágios de Desenvolvimento Cognitivo Sensório-motor (0 a 2 anos) A inteligência assume a forma de ações motoras; Pré-operacional (3 a 7 anos) A inteligência é intuitiva; Operações Concretas (8 a 11 anos) A inteligência é lógica, mas depende de referências concretas; Operações Formais(12 a 15 anos) Ai inteligência, i o pensar, envolve abstrações da realidade. Para se propor uma atividade a um aluno, é necessário conhecer o seu estágio de desenvolvimento.
Fatores de Interação Sujeito X Realidade Hereditariedade é fator influenciador. Apesar de influenciar o desenvolvimento cognitivo, não é suficiente para explicálo; Experiência física é fator influenciador. Resulta das ações realizadas materialmente, mas não é suficiente para explicar o desenvolvimento cognitivo, apesar de essencial; Equilibração é fator determinante. Trata-se da coordenação interna entre as ações que o indivíduo exerce sobre os objetos.
Equilibração Principal fator no desenvolvimento do indivíduo perante o processo de adaptação ao meio em que vive. O indivíduo necessita de coerência entre o que já sabia e a novidade que gera o conflito cognitivo. É um jogo de regulação e compensação. Durante o processo de aquisição de novos conhecimentos, ocorrem assimilação e acomodação. Pela equilibração entre as duas dimensões, ocorre a aprendizagem, que resulta em adaptação a uma nova situação.
Equilibração Na assimilação, dados externos são inseridos num esquema já existente que se amplia; Caso o dado novo seja incompatível com o esquema já formulado, será necessário criar um novo esquema acomodação; O novo conhecimento amplia-se cada vez que a pessoa estabelece relações com o meio; Os dados externos,,p portanto, sofrem alterações por parte do indivíduo e, também, o transformam.
Interatividade Para Piaget, o fator determinante para a interação do indivíduo com a realidade é: a) A experiência física; b) A equilibração; c) A hereditariedade; d) A assimilação; e) A acomodação.
Assimilação Dados externos tendem a ser interpretados, inicialmente, em função de estruturas cognitivas já construídas; O indivíduo se apropria do conhecimento e lhe dá significado próprio, de acordo com as possibilidades do seu entendimento. Esse mecanismo é chamado de assimilação. O indivíduo aplica constantemente esse mecanismo para compreender o mundo. Se apropria de conhecimento e atribuilhe significado. A estrutura se modifica em função do que é inato.
Acomodação Diante de um fato novo que contradiga suas hipóteses, ocorre perturbação cognitiva. Neste caso, o indivíduo se lança num movimento de acomodação. Visa modificar a hipótese anterior; Movimentando-se em direção contrária à assimilação, é necessária para tornar possível a assimilação dessa novidade; O indivíduo,,p portanto, inventa uma solução própria para uma situação conflitante; A estrutura modifica-se em função do meio.
Construção da Inteligência Ocorre quando há equilíbrio progressivo entre assimilação e acomodação; Um novo patamar de equilíbrio, melhor e superior aos anteriores, é conquistado; A consciência desse resultado dá prazer ao indivíduo. Este prazer deve estar presente nas atividades pedagógicas.
Adaptação Para Piaget, inteligência é adaptação; Na adaptação, assimilação e acomodação ocorrem com se fossem duas faces de uma mesma moeda Estabelece relação entre o pensamento e a realidade; Cada estrutura nova é construída promovendo pequenas mudanças em estruturas já existentes; Conclui-se que o desenvolvimento cognitivo realiza-se através de um processo gradativo de avanços em direção a estruturas mentais qualitativamente superiores.
Interatividade O mecanismo pelo qual a estrutura mental se amplia com base no que é inato ao indivíduo é denominado: a) Acomodação; b) Equilibração; c) Assimilação; d) Teoria cognitiva; e) Epistemologia Genética
ATÉ A PRÓXIMA!