C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA DE 2014 Redação Elisangela Regina Colpini Boscolo Marizete Terezinha Deon De Bona Rossana Mara Portes elisboscolo@hotmail.com marydeon@hotmail.com rossanaportes@yahoo.com.br SÉRIE TURMA CARGA HOR./SEM Nº DE H/A MENSAL Nº DE H/A ANUAL 1 Ano 2 8 80 OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: Formar cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficácia, que tenham condições de assumir a palavra também por escrito para produzir textos adequados. Expandir o uso da linguagem; utilizar diferentes registros; conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas; compreender os textos orais e escritos; valorizar a leitura como fonte de informação; utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem; valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais; usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua e conhecer e analisar criticamente os usos da língua. 1º BIMESTRE Produção de desenhos; Narração de relato pessoal; Pesquisar histórias infantis; Construção de personagens através de dobradura, usando a dramatização de histórias; Interpretação de cena em sequência; NAS QUAIS OS SÃO APLICADOS Estimular as crianças a conversar sobre seus gostos e preferencias e pedir para que expressem através de desenhos. Relatos de como foi o 1 dia de aula de cada estudante, usando histórias com o tema Sugerido para discussão. Trabalhar a linguagem oral, personagens através das histórias escolhidas pelos estudantes. Trabalhar a linguagem oral através da cantiga, ilustração e dobradura. Mostrar para o estudante que todo texto tem inicio, meio e fim.
Diversas TOTAL DO Nº DE PREVISTAS NO BIMESTRE: 2º BIMESTRE Gênero textual - Rimas Lista de compras Receitas História em quadrinhos Narração (completando frases) Narração Texto informática Convite NAS QUAIS OS SÃO APLICADOS Trabalhar textos que contenham rimas, exercícios no caderno caligrafia. Trabalhar receitas simples, e que os estudantes tragam de casa, trabalhar as vogais e consoantes, atividades realizadas no caderno de caligrafia. Trabalhar com histórias em quadrinhos, e escrever o dialágo dentro dos balões. Trabalhar um texto narrativo e preencher as lacunas com palavras que estão no quadro. Pedir para que os estudantes tragam textos informativos, anúncios, etc. Trabalhar o que é um convite (aniversário, casamento, chá, etc),confecção de um convite para festa junina. D i
TOTAL DO Nº DE PREVISTAS NO BIMESTRE: 3º BIMESTRE Parlendas Adivinhas Poesias Bilhetes Trava-língua NAS QUAIS OS SÃO APLICADOS Explicar para os estudantes o que é uma parlenda e trabalhar atividades relacionadas ao tema. Levar o aluno a situações desafiadoras que fazem os estudantes a pensarem e responder as questões pedidas. Ler uma poesia para os estudantes, e trabalhar no caderno de caligrafia atividades referentes ao tema. Escolher um colega e fazer um bilhete carinhoso de amizade, com a ajuda da professora. Ler diversos trava-línguas e fazer com que eles pronunciem rapidamente. Diversas TOTAL DO Nº DE PREVISTAS NO BIMESTRE: 4º BIMESTRE NAS QUAIS OS SÃO APLICADOS Criação de um texto coletivo; Redigir a redação sobre o tema escolhido com a turma. Interpretação de textos; Leitura de textos e em seguida interpretálos com a ajuda do professor. Lengalenga Explicar para os estudantes o que é um lengalenga, e fazer atividades trocando as
Organização de texto; figuras pela palavra. Explorar com os estudantes a história, orientando para a interpretação de cada cena. Simul TOTAL DO Nº DE PREVISTAS NO BIMESTRE: ESTRATÉGIAS DE ENSINO/METODOLOGIA A produção textual é um processo dialógico que está contido na escola e vai além de sua jurisdição. A prática da escrita também possui uma realidade, uma prática social e suas utilizações nessa realidade. Fatores que são considerados pelo professor em sua postura mediadora do conhecimento. Essa prática social cobra dos produtores textuais e dos professores algumas utilizações e finalidades, onde e quando será útil a prática da produção textual. Para tanto, o professor busca situações que coloquem o aluno em contato com estas questões e procurando solucioná-las. Busca-se situações/ experiências da realidade do educando procurando leva-los a trabalhar no campo das ideias concomitantemente ao trabalho no campo das palavras. A disciplina é trabalhada na escola durante duas aulas semanais, abordando os gêneros textuais de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para cada nível do Ensino Fundamental. Também se utiliza de diversos recursos necessários à aprendizagem. O espaço da sala de aula é transformado numa verdadeira oficina de textos de ação social, o que é viabilizado e concretizado pela realização dos projetos e pela adoção de algumas estratégias, como enviar uma carta para um aluno de outra classe, fazer um cartão e ofertar a alguém, enviar uma carta de solicitação a um secretário da prefeitura, realizar uma entrevista, fazer um jornal na escola, etc. Essas atividades, além de diversificar e concretizar os leitores das produções (que agora deixam de ser apenas leitores visuais ) permite também a participação direta de todos os alunos e eventualmente de pessoas que fazem parte de suas RECURSOS DIDÁTICOS Anexos, caderno de caligrafia e livro didático.
relações familiares e sociais. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Acompanhamento diário do desenvolvimento da criança. Observação diária do desenvolvimento e progresso da criança frente às atividades propostas no cotidiano escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Levar ao aluno a situações desafiadoras que fazem os estudantes a pensar e responder as questões pedidas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A SEREM INDICADAS AOS ESTUDANTES: REVISTAS: LIVROS: Marcha criança: redação e criação: 1 ano: Ensino Fundamental São Paulo: Scipione, 2007 coleção marcha criança. SITES: