DESAFIO: Fui desafiado pela Cruz Azul no Brasil a postar uma foto de refeição em família, que é um fator de proteção e prevenção ao uso de drogas. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família. #campanhacruzazul #refeicaoemfamilia O QUE É IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS NA REFEIÇÃO Fazer pelo menos um refeição por dia com seus filhos promove fortalecimento de vínculos, melhora do vocabulário, boas notas na escola, menores chances de desenvolver depressão, pensamento suicida, usar drogas ou se envolver em brigas.
HABILIDADES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DO DEPENDENTE QUÍMICO ALANA SIEVES WENDHAUSEN CRP12/10102
DESENVOLVIMENTO HUMANO O desenvolvimento humano no ciclo vital vai seguir alguns princípios fundamentais como: O desenvolvimento é vitalício e ininterrupto; O desenvolvimento é depende da história e do contexto; O desenvolvimento é multidimensional e multidirecional; O desenvolvimento é flexível ou plástico (capaz de modificar-se). Segundo Baltes (1998)
HABILIDADES PSICOLÓGICAS Equilíbrio emocional Concentração Tolerância a frustração Perseverança Autoconfiança Motivação Respeito Inteligência tática Controle da ansiedade A tendência é que quanto mais maduro o cérebro, mais estabilidade emocional. Porém, fatores individuais e do meio externo, podem influenciar na maturação cerebral.
O QUE SÃO HABILIDADES SOCIAIS Habilidade Social: Se trata de diferentes classes de comportamentos sociais no repertório de um indivíduo. Desempenho Social: Refere-se a emissão de um comportamento ou sequencia de comportamentos em uma situação social qualquer. Competência Social: Esta relacionado com os efeitos do desempenho social nas situações vividas pelo indivíduo. A capacidade de articular pensamentos, sentimentos e ações em função de objetivos pessoais, da demanda, da situação, e da cultura, gerando consequências positivas para o indivíduo e para sua relação com os demais. As habilidades sociais contribuem e favorecem interações sociais saudáveis, porem não são garantia para um desempenho social competente.
Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - não é fácil. Aristóteles
HABILIDADES SOCIAIS comunicação civilidade assertividade empatia expressão emocional cooperação
NO CONTEXTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo e possivelmente acompanha toda a história da humanidade, seja por meio de motivações culturais ou religiosas, de forma recreativa ou de enfrentamento de problemas. (Maurina et al, 2012, pp. 716). O uso de substâncias traz diversas consequências negativas para a saúde e o bem-estar do indivíduo, tais como dependência química, hepatite, cirrose, paranoia, alucinações, aids, câncer de pulmão, parada respiratória, derrames e infartos.
Além das consequências à saúde, o uso de drogas afeta também o comportamento do usuário, e, consequentemente, suas relações sociais, trazendo prejuízos adicionais para sua qualidade de vida. REFORÇO POSITIVO E REFORÇO NEGATIVO O uso de drogas pode ser entendido como uma ferramenta para auxiliar no enfrentamento de situações difíceis ou no manejo de sentimentos como estresse, frustrações, raiva e outras emoções. Nesse sentido, entendemos que a ausência de habilidades sociais nesta população, os impedem de enfrentarem situações problemas.
Considerar que há outros elementos, além dos bioquímicos, que influenciam o uso e abuso de substâncias abre espaço para o estudo das habilidades sociais neste contexto. Vários estudos apontam uma relação entre um repertório deficiente de habilidades sociais e o uso e abuso do álcool, especialmente as habilidades sociais de enfrentamento. Um repertório adequado de habilidades sociais de enfrentamento contribui para o aumento na variabilidade de respostas alternativas a situações que apresentam grande risco de abuso de álcool. Apontar as causas do uso de drogas e causas para a recuperação.
Algumas habilidades indispensáveis para a recuperação de quem busca romper o uso de SPA são: manejar a raiva, enfrentar problemas de modo apropriado, planejar estratégias para lidar com situações de emergência, rejeitar pedidos para uso, lidar com críticas e aumentar a rede de suporte social. Pode-se observar que o déficit de tais habilidades sociais podem ser características para o contexto de uso e abuso do álcool, podendo o usuário apresenta-las em outros contextos. (Kadden & Cooney, 2005).
A hipótese que se fundamenta na ideia de baixa competência social dos usuários para lidar com problemas cotidianos e interpessoais, destaca ainda, a relevância de intervenções que visem o ensino de habilidades sociais para o tratamento de dependentes de substâncias. Quem pode e como ensinar habilidades sociais e psicológicas dentro da CT?
PRINCIPAIS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM Observação ou Modelação: O observador tende a emitir a mesma resposta diante de situações semelhantes. A imitação não envolve apenas reproduzir de forma motora o comportamento, mas também as condições pessoais. Aqui a criança não sofre diretamente as consequências de determinado desempenho, mas as observa em outras relações. Instrução: Acontece a partir da descrição das contingências de um comportamento. Por exemplo, quando os pais dizem à criança que quando ela receber um presente (estímulo antecedente), ela deve agradecer (resposta), pois isso irá deixar quem presenteou feliz (consequência). É através da instrução que explicitamos as regras sociais. Consequenciação: O ambiente social com o qual a criança interage fornece as consequências que aumentam ou diminuem a probabilidade do comportamento ocorrer novamente. Processos de Aprendizagem e Déficits em Habilidades Psicológicas Conteudista: ME Ana Cristina Alves de Lima
FERRAMENTAS PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS O Programa Terapêutico e Regimento Interno; Acompanhamento Individual; Terapia Individual; Grupos Terapêuticos (Psicólogos); Enfrentamento; Feedback por fase; Conversa Monitorada entre os Conflitantes;
OBRIGADA POR SUA ATENÇÃO! cruzazulnobrasil_cab https://www.facebook.com/cruzazulnobrasil/