Elaborado por Patricia Lorena Quiterio Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Professora Adjunta do Instituto de Psicologia UERJ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Elaborado por Patricia Lorena Quiterio Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Professora Adjunta do Instituto de Psicologia UERJ"

Transcrição

1 Programa de Promoção de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada - PPHS-ASFA tendo como interlocutores granduandas em Pedagogia / Psicologia Elaborado por Patricia Lorena Quiterio Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Professora Adjunta do Instituto de Psicologia UERJ

2 E N C O N T R O 1 APRESENTAÇÃO 1A

3 HABILIDADES SOCIAIS (A. Del Prette e Del Prette, 2017, p. 24, 37; Z. Del Prette e Del Prette, 2017, p. 14)

4 OBJETIVOS Objetivo Geral: Planejar e avaliar os efeitos de um Programa de Promoção de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada (PPHS-ASFA) implementado por graduandos em Pedagogia / Psicologia. Objetivos Específicos: a) Descrever e analisar o processo interacional de alunos sem fala articulada junto a seus interlocutores a partir de uma avaliação multimodal (Inventário de Habilidades Sociais de Pessoas Não Oralizadas, entrevista e questionário). b) Verificar os efeitos do Programa de Promoção das Habilidades Sociais junto aos alunos sem fala articulada promovido pela pesquisadora em parceria com as graduandas em Pedagogia / Psicologia. c) Elaborar um manual de aplicação com os procedimentos, as atividades e os recursos de comunicação alternativa utilizados no Programa de Promoção de Habilidades Sociais.

5 ESTUDO ESTUDOS PLANEJAMENTO FASES Estudo 1 FORMAÇÃO (44 horas) Estudo 2 TRATAMENTO Alunos: 33 horas Graduandas: 22 horas Curso de Formação em Habilidades Sociais e Educação Especial oferecido aos alunos da Graduação em Pedagogia / Psicologia Programa de Promoção de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada (PPHS-ASFA) com recursos da Comunicação Alternativa envolvendo os alunos com deficiência e os alunos da graduação - Pré-teste IHS-Del-Prette e questionário - Intervenção curso - Análise individual do repertório dos alunos não oralizados: IHSPNO, questionário e entrevista - Pós-teste IHS-Del-Prette e questionário - Planejamento, elaboração e implementação do programa com o uso de estratégias diversificadas - Reaplicação dos três instrumentos ao grupo de alunos sem fala articulada FOLLOW-UP 1 hora Acompanhamento do grupo de graduandas pós-curso Reaplicação do IHS-Del-Prette aos alunos de Graduação em Pedagogia / Psicologia

6 Programa de Promoção de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada PPHS-ASFA TEMAS DATAS 1 Apresentação do Programa / Habilidades Básicas 2 Habilidades Básicas 3 Autocontrole e Expressividade Emocional 4 Autocontrole e Expressividade Emocional 5 Autocontrole e Expressividade Emocional 6 Civilidade 7 Civilidade 8 Empatia 9 Empatia 10 Assertividade 11 Primeiro Encontro com os Responsáveis

7 Programa de Promoção de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada PPHS-ASFA TEMAS DATAS 12 Assertividade 13 Assertividade 14 Fazer Amizades 15 Fazer Amizades 16 Solução de Problemas Interpessoais 17 Segundo Encontro com os Responsáveis 18 Solução de Problemas Interpessoais 19 Solução de Problemas Interpessoais 20 Habilidades Sociais Acadêmicas 21 Habilidades Sociais Acadêmicas 22 Reaplicação dos instrumentos / Confraternização

8 E N C O N T R O 1 APRESENTAÇÃO 1B

9 SUBCLASSES DE HABILIDADES SOCIAIS parte 1 Elaborado por Patricia Lorena Quiterio Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Doutora em Educação Inclusiva UERJ Professora Adjunta do Instituto de Psicologia UERJ

10 SUBCLASSES HS 1 Habilidades Básicas de Comunicação 2 Autocontrole e Expressividade Emocional 3 Civilidade 4 Empatia 5 Assertividade 6 Fazer Amizades 7 Solução de Problemas Interpessoais 8 Habilidades Sociais Acadêmicas (Del Prette e Del Prette, 2005)

11 1) Habilidades Básicas de Comunicação VERBAIS (elogiar, fazer perguntas, iniciar conversação) COMPONENTES NÃO VERBAIS (contato visual, proximidade) PARALINGUÍSTICOS (latência da voz, modulação da voz) (Del Prette e Del Prette, 2007)

12 1) Habilidades Básicas de Comunicação Esta classe envolve as habilidades de: O Contato ocular O Acompanhamento da fala O Cumprimento O Gestualidade O Espaço corporal O Postura corporal (Del Prette e Del Prette, 2007)

13 1) Habilidades Básicas de Comunicação

14 1) Habilidades Básicas de Comunicação

15 1) Habilidades Básicas de Comunicação

16 1) Habilidades Básicas de Comunicação SITUAÇÃO: A pessoa diz oi e estou sem minha prancha. O que faço? Possibilidades: sorriso gesto

17 E N C O N T R O 5

18 SUBCLASSES DE HABILIDADES SOCIAIS parte 2 Elaborado por Patricia Lorena Quiterio Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Doutora em Educação Inclusiva UERJ Professora Adjunta do Instituto de Psicologia UERJ

19 SUBCLASSES HS 1 Habilidades Básicas de Comunicação 2 Autocontrole e Expressividade Emocional 3 Civilidade 4 Empatia 5 Assertividade 6 Fazer Amizades 7 Solução de Problemas Interpessoais 8 Habilidades Sociais Acadêmicas (Del Prette e Del Prette, 2005)

20 2) Autocontrole e Expressividade Emocional O Apresenta-se principalmente por meio de comportamentos não-verbais. O Destaca que conhecer as próprias emoções e saber lidar com elas é parte crucial do desenvolvimento interpessoal e componente crítico da competência social em praticamente todas as situações e demandas que ocorrem no cotidiano. (Del Prette e Del Prette, 2005, p. 121)

21 2) Autocontrole e Expressividade Emocional O Importante para a manutenção dos relacionamentos O Modo de manifestar os sentimentos O Expressão de sentimentos que trazem bem-estar versus sentimentos que trazem mal-estar cultcarioca.blogspot.com (Del Prette e Del Prette, 2005)

22 2) Autocontrole e Expressividade Emocional Esta classe envolve as habilidades de: O Reconhecer e nomear as próprias emoções bem como perceber as dos outros sujeitos O Conseguir expressar emoções tanto positivas quanto negativas O Controlar o próprio humor O Lidar com sentimentos negativos, tais como vergonha, raiva e medo O Tolerar as frustrações O Mostrar espírito esportivo (Del Prette e Del Prette, 2005)

23 2) Autocontrole e Expressividade Emocional

24 2) Autocontrole e Expressividade Emocional RAIVA MEDO ALEGRIA TRISTEZA Dreamstime.com

25 2) Autocontrole e Expressividade Emocional Como você reagiu? CHORO BRIGA CONVERSA

26 E N C O N T R O 6

27 SUBCLASSES DE HABILIDADES SOCIAIS parte 3 Elaborado por Patricia Lorena Quiterio Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Doutora em Educação Inclusiva UERJ Professora Adjunta do Instituto de Psicologia UERJ

28 SUBCLASSES HS 1 Habilidades Básicas de Comunicação 2 Autocontrole e Expressividade Emocional 3 Civilidade 4 Empatia 5 Assertividade 6 Fazer Amizades 7 Solução de Problemas Interpessoais 8 Habilidades Sociais Acadêmicas (Del Prette e Del Prette, 2005)

29 3) Civilidade O Utilizada nos encontros sociais breves e ocasionais. O Designada como a expressão comportamental de regras mínimas de relacionamento aceitas e/ou valorizadas em uma determinada subcultura. O Necessário conhecer as regras de um grupo para que se possa perceber o momento, o contexto e o tipo de comportamento adequado ao convívio social. (Del Prette e Del Prette, 2005, p. 136; 2007)

30 Oi! 3) Civilidade O Facilita relacionamentos atuais e futuros, expressa cortesia e auxilia na comunicação O Desempenhos razoavelmente padronizados, próprios dos encontros sociais breves O Inclui habilidades de apresentar-se, cumprimentar, despedir-se e agradecer Tchau! Desculpe! Com licença! Obrigado! Por favor! (Del Prette e Del Prette, 2005; 2007)

31 3) Civilidade Esta classe envolve as habilidades de: O Cumprimentar pessoas O Despedir-se O Usar expressões como por favor, obrigado, desculpe, com licença O Emitir e aceitar elogios O Saber esperar a vez de falar O Fazer e responder perguntas O Chamar o outro pelo nome O Seguir regras e combinados (Del Prette e Del Prette, 2005; 2007)

32 3) Civilidade Desculpe! Motivo Olhar Sinceridade

33 3) Civilidade

34 3) Civilidade SITUAÇÃO: A pessoa diz oi e estou sem minha prancha. O que faço? Possibilidades: sorriso gesto

35 E N C O N T R O 8

36 SUBCLASSES DE HABILIDADES SOCIAIS parte 4 Elaborado por Patricia Lorena Quiterio Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Doutora em Educação Inclusiva UERJ Professora Adjunta do Instituto de Psicologia UERJ

37 SUBCLASSES HS 1 Habilidades Básicas de Comunicação 2 Autocontrole e Expressividade Emocional 3 Civilidade 4 Empatia 5 Assertividade 6 Fazer Amizades 7 Solução de Problemas Interpessoais 8 Habilidades Sociais Acadêmicas (Del Prette e Del Prette, 2005)

38 4) Empatia O Capacidade de compreender o que o outro sente e comunicar essa compreensão adequadamente TENTATIVA DE COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO COMUNICAÇÃO EMPÁTICA Eu entendo o quanto isso o deixa chateado... Que notícia boa! Fico muito feliz! COMUNICAÇÃO PRÓ-EMPÁTICA Você não precisa ficar chateado assim! Tá vendo só?! As coisas acontecem no momento certo! (Del Prette e Del Prette, 2005; 2007)

39 4) Empatia IMPORTÂNCIA O Valida o sentimento do outro O Reduz a tensão e produz consolo O Fortalece vínculos O Diminui sentimentos de menos valia, culpa ou vergonha O Recupera ou aumenta a autoestima O Estabelece e/ou intensifica o canal de comunicação O Predispõe à análise do problema e à busca por solução (Del Prette e Del Prette, 2005; 2007)

40 4) Empatia Esta classe envolve as habilidades de: O Observar, prestar atenção e ouvir o outro O Expressar interesse e preocupação com o outro O Reconhecer e expressar compreensão pelos sentimentos do interlocutor O Elaborar uma percepção sobre a situação O Demonstrar respeito às diferenças O Oferecer ajuda e compartilhar (Del Prette e Del Prette, 2005; 2007)

41

42 E N C O N T R O 12

43 SUBCLASSES DE HABILIDADES SOCIAIS parte 5 Elaborado por Patricia Lorena Quiterio Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Doutora em Educação Inclusiva UERJ Professora Adjunta do Instituto de Psicologia UERJ

44 SUBCLASSES HS 1 Habilidades Básicas de Comunicação 2 Autocontrole e Expressividade Emocional 3 Civilidade 4 Empatia 5 Assertividade 6 Fazer Amizades 7 Solução de Problemas Interpessoais 8 Habilidades Sociais Acadêmicas (Del Prette e Del Prette, 2005)

45 5) Assertividade O Enfrentamento em situações que envolvem risco de reação indesejável do interlocutor, com controle da ansiedade e expressão apropriada de sentimentos, desejos e opiniões. O Implica tanto na superação da passividade quanto no autocontrole da agressividade e de outras reações não habilidosas. (Del Prette e Del Prette, 2005, p. 175)

46 5) Assertividade O Envolve a conquista dos direitos bem como a expressão de crenças, pensamentos, sentimentos e comportamentos O Esta conquista deve ocorrer de modo ético, preservando o direito do outro (Del Prette e Del Prette, 2005)

47 5) Assertividade Esta classe envolve as habilidades de: O Expressar sentimentos negativos como raiva e desagrado O Falar sobre suas próprias características positivas e negativas O Desculpar-se e admitir falhas O Manifestar, concordar ou discordar de opiniões O Fazer, aceitar e negar pedidos O Lidar com críticas e gozações O Negociar interesses O Defender os próprios direitos O Resistir à pressão dos colegas O Estabelecer relacionamento afetivo O Solicitar mudança de comportamento (Del Prette e Del Prette, 2005; 2007)

48 5) Assertividade COMPORTAMENTO ASSERTIVO

49 5) Assertividade

50 Situação 1 Enzo consegue com o professor um livro que ele esperava há muito tempo. Ele vai para a biblioteca para começar a ler o livro. No caminho, encontra um colega que, vendo o livro em sua mão, pede emprestado. Enzo então: Desempenho A Este livro? Sei... Você precisa dele? Bem... É que eu ia ler... Mas se for por pouco tempo... Então tá, pode levar o livro. Desempenho B Gostaria de emprestar, mas preciso ler este livro para amanhã. Desta vez não vou poder te emprestar. Desempenho C Claro que não, cara! Vou estudar e, além disso, tenho cara de biblioteca?

51 Situação 2 Paulo compra um brinquedo e, quando chega em casa, descobre que o brinquedo está quebrado... O que Paulo vai fazer? Desempenho A Olha, o brinquedo que compramos aqui não funciona... Dá para o senhor trocar... Bem, eu não quero ser chato... Desempenho B Hei, o senhor onde colocou o meu brinquedo... Ninguém viu que estava com defeito! Quero outro agora e rápido... Desempenho C Ian, é você que resolve sobre a troca de produtos? Este está com problema... Faça-me o favor de trocálo e mandar para o fabricante. Em quantos dias?

52 E N C O N T R O 14

53 SUBCLASSES DE HABILIDADES SOCIAIS parte 6 Elaborado por Patricia Lorena Quiterio Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Doutora em Educação Inclusiva UERJ Professora Adjunta do Instituto de Psicologia UERJ

54 SUBCLASSES HS 1 Habilidades Básicas de Comunicação 2 Autocontrole e Expressividade Emocional 3 Civilidade 4 Empatia 5 Assertividade 6 Fazer Amizades 7 Solução de Problemas Interpessoais 8 Habilidades Sociais Acadêmicas (Del Prette e Del Prette, 2005)

55 6) Fazer Amizades Cria um contexto de reciprocidade, cooperação e manejo de conflitos. Auxilia no enfrentamento das situações estressantes e na resolução de problemas. smartkids.com.br Favorece o autoconhecimento e o conhecimento sobre o mundo. Fornece modelo para a aprendizagem e o exercício de padrões de relacionamento. (Del Prette e Del Prette, 2005)

56 6) Fazer Amizades Esta classe envolve as habilidades de: O Apresentar-se ao outro e cumprimentar O Iniciar e manter conversação O Fazer perguntas pessoais O Responder perguntas pessoais com autorrevelação O Aproveitar as informações livres emitidas pelo interlocutor para o diálogo (Del Prette e Del Prette, 2005; 2007)

57 6) Fazer Amizades Esta classe envolve as habilidades de: O Sugerir atividades O Elogiar e aceitar elogios O Oferecer ajuda e cooperação O Identificar e utilizar palavras daquele grupo na interação social (Del Prette e Del Prette, 2005; 2007)

58 6) Fazer Amizades 1) Mostrar interesse pela pessoa: Como você está? 2) Pedir e solicitar ajuda 3) Fazer elogios 4) Escrever uma mensagem 5) Interessar-se pelas mesmas coisas 6) Respeitar os gostos diferentes 7) Ouvir o outro (Del Prette e Del Prette, 2005; 2007)

59 E N C O N T R O 16

60 SUBCLASSES DE HABILIDADES SOCIAIS parte 7 Elaborado por Patricia Lorena Quiterio Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Doutora em Educação Inclusiva UERJ Professora Adjunta do Instituto de Psicologia UERJ

61 SUBCLASSES HS 1 Habilidades Básicas de Comunicação 2 Autocontrole e Expressividade Emocional 3 Civilidade 4 Empatia 5 Assertividade 6 Fazer Amizades 7 Solução de Problemas Interpessoais 8 Habilidades Sociais Acadêmicas (Del Prette e Del Prette, 2005)

62 7) Solução de Problemas Interpessoais O Um problema interpessoal pode ser definido como um desequilíbrio na relação, quando uma das partes se sente prejudicada pela ação da outra ou pela discrepância entre a condição presente e a condição desejável de relacionamento com outra pessoa. (Del Prette e Del Prette, 2005)

63 7) Solução de Problemas Interpessoais Esta classe envolve as habilidades de: O Acalmar-se diante de uma situação-problema O Pensar antes de tomar decisão O Reconhecer e nomear diferentes tipos de problemas O Identificar possíveis alternativas para a solução O Escolher e monitorar a alternativa e O Avaliar o processo de tomada de decisão (Del Prette e Del Prette, 2005; 2007)

64 7) Solução de Problemas Interpessoais Pensar diante das situações Passos: 1) Pare! 2) Respire fundo... 3) Analise o problema!

65 7) Solução de Problemas Interpessoais Avaliar possibilidades Passos: 1) Pense em alternativas! 2) Analise as consequências! 3) Faça uma escolha!

66 E N C O N T R O 20

67 SUBCLASSES DE HABILIDADES SOCIAIS parte 8 Elaborado por Patricia Lorena Quiterio Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Doutora em Educação Inclusiva UERJ Professora Adjunta do Instituto de Psicologia UERJ

68 SUBCLASSES HS 1 Habilidades Básicas de Comunicação 2 Autocontrole e Expressividade Emocional 3 Civilidade 4 Empatia 5 Assertividade 6 Fazer Amizades 7 Solução de Problemas Interpessoais 8 Habilidades Sociais Acadêmicas (Del Prette e Del Prette, 2005)

69 8) Habilidades Sociais Acadêmicas O Relações positivas entre a competência social e o rendimento escolar e se justificam, também, pela constatação das demandas sociais envolvidas no processo ensinoaprendizagem. O Diferentes classes de comportamentos sociais do repertório do indivíduo para lidar com as demandas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem e que contribuem para a competência social e acadêmica. (Del Prette e Del Prette, 2005, p )

70 8) Habilidades Sociais Acadêmicas Esta classe envolve as habilidades de: O Seguir regras e comandos orais O Observar e prestar atenção O Imitar comportamentos socialmente competentes O Saber esperar a vez de falar O Fazer e responder perguntas O Envolver-se com a atividade, sabendo ignorar interrupções dos colegas O Oferecer, solicitar e agradecer ajuda (Del Prette e Del Prette, 2005)

71 8) Habilidades Sociais Acadêmicas O Buscar aprovação pelo desempenho O Reconhecer e elogiar o desempenho dos colegas O Agradecer elogio ou aprovação tanto dos colegas como da professora O Participar das discussões em sala de aula O Cooperar com a aula O Atender solicitações (Del Prette e Del Prette, 2005)

72 8) Habilidades Sociais Acadêmicas (Nunes et al., 2011)

Encontro 4 Tema: HABILIDADES SOCIAIS

Encontro 4 Tema: HABILIDADES SOCIAIS PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR Serviço de Atendimento Psicopedagógico Silvany Brasil Serviço Socioeducacional Divaneid Araújo Encontro 4 Tema: HABILIDADES SOCIAIS 08 de abril de 2015 A redução ou eliminação

Leia mais

ALUNOS NÃO-ORALIZADOS: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

ALUNOS NÃO-ORALIZADOS: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR ALUNOS NÃO-ORALIZADOS: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR Patricia Lorena Quiterio 1 Leila Regina d Oliveira de Paula Nunes 2 Introdução No contexto social, observa-se que indivíduos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina de Ribeirão

Leia mais

HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O DESAFIO DE EDUCAR Lívia Lira de Lima Guerra, Sara de Almeida Selingardi.

HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O DESAFIO DE EDUCAR Lívia Lira de Lima Guerra, Sara de Almeida Selingardi. HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O DESAFIO DE EDUCAR Lívia Lira de Lima Guerra, Sara de Almeida Selingardi. Universidade Federal de São Carlos/Programa de Pós-Graduação em Psicologia,

Leia mais

JOVENS NÃO-ORALIZADOS: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

JOVENS NÃO-ORALIZADOS: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR JOVENS NÃO-ORALIZADOS: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR Patricia Lorena Quiterio; Leila Regina d Oliveira de Paula Nunes (UERJ) Introdução No contexto social, observa-se que indivíduos

Leia mais

Palavras-chave: Habilidades Sociais; docência; Civilidade.

Palavras-chave: Habilidades Sociais; docência; Civilidade. COM LICENÇA, A CIVILIDADE COMO HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA NA DOCÊNCIA! Ana Paula H. Cavalcante; bolsista. Fernando C. B. de Andrade; professor coordenador. Carmen S. G. dos Santos; professor colaborador.

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL...

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... 5º CONGRESSO CERCILEI HUMANIZAR PARA INTEGRAR A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA A NO PROJECTO SER PESSOA PROGRAMA DE SOCIAIS PROGRAMA DE SOCIAIS Celeste Simões DEER / FMH / UTL o O que é a competência social

Leia mais

Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Infância Através dos Relacionamentos Fraternos

Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Infância Através dos Relacionamentos Fraternos Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Infância Através dos Relacionamentos Fraternos Renata Balieiro Diniz Teixeira Elvira Aparecida Simões de Araujo (Orientadora) Universidade de Taubaté - UNITAU

Leia mais

Como Melhorar Minha Comunicação com as Pessoas que Amo?

Como Melhorar Minha Comunicação com as Pessoas que Amo? Seja Bem Vindo! Como Melhorar Minha Comunicação com as Pessoas que Amo? Ana Carolina S. Oliveira Psicóloga Esp. Dependência Química CRP 06/99198 Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra Forense Psiquiatra ProMulher

Leia mais

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Pessoas com altos níveis de inteligência emocional conseguem criar e manter relacionamentos significativos, lidar com as situações difíceis de forma calma

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

ASSERTIVIDADE: DO CREI PARA A VIDA

ASSERTIVIDADE: DO CREI PARA A VIDA ASSERTIVIDADE: DO CREI PARA A VIDA ANDRADE 1, Fernando Cézar B. de; SANTOS 2, Carmen Sevilla G. dos; SANTOS 3, Janaina Ferreira dos; Centro de Educação / Departamento de Fundamentação da Educação / PROBEX

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS Margarida Gaspar de Matos Celeste Simões csimoes@fmh.utl.pt PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS... ajudar as crianças e adolescentes

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC Gustavo Carvalho Orientações: 1- As questões apresentadas neste teste não representam aquilo que você acredita que é o ideal de possuir ou mesmo o que

Leia mais

Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo

Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo carta.convivialidade@live.madeira-edu.pt Secretaria Regional de Educação Projeto Carta da Convivialidade (Início nas Escolas de 2.º e 3.º Ciclos no ano letivo

Leia mais

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento Rendimento Escolar e Desenvolvimento Aferição do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português Candeias, Diniz, Pires, Rebelo & Franco 17 novembro 2012 Universidade

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

14/09/2017. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família. #campanhacruzazul #refeicaoemfamilia

14/09/2017. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família. #campanhacruzazul #refeicaoemfamilia DESAFIO: Fui desafiado pela Cruz Azul no Brasil a postar uma foto de refeição em família, que é um fator de proteção e prevenção ao uso de drogas. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família.

Leia mais

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra,

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, já trabalhava com outras marcas, mas não tinha retorno!

Leia mais

ASSERTIVIDADE E COMPORTAMENTO ASSERTIVO

ASSERTIVIDADE E COMPORTAMENTO ASSERTIVO Terapêutica Nova 1 2 COMPORTAMENTO ASSERTIVO GRUPO DE APOIO PARA FAMILIARES Quantas vezes você disse sim com a vontade de dizer não? COMUNIDADE TERAPÊUTICA NOVA JORNADA 3 4 www.nvoajornanda.org.br 1 Terapêutica

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAD - DIREITOS

Leia mais

PRÁTICAS POSITIVAS DE PREVENÇÃO AO BULLYING. JULIANA SCHWEIDZON MACHADO PSICÓLOGA KIDPOWER INTERNATIONAL Parte III

PRÁTICAS POSITIVAS DE PREVENÇÃO AO BULLYING. JULIANA SCHWEIDZON MACHADO PSICÓLOGA KIDPOWER INTERNATIONAL Parte III PRÁTICAS POSITIVAS DE PREVENÇÃO AO BULLYING JULIANA SCHWEIDZON MACHADO PSICÓLOGA KIDPOWER INTERNATIONAL Parte III Um dos focos que podemos dar ao trabalho de práticas positivas é o cuidado com a COMUNICAÇÃO.

Leia mais

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais

Prof.ª Ms. Otília A. M. Loth Universidade Federal de Goiás

Prof.ª Ms. Otília A. M. Loth Universidade Federal de Goiás Prof.ª Ms. Otília A. M. Loth Universidade Federal de Goiás Habilidades Sociais Habilidades Sociais são classes de comportamentos existentes no repertório do indivíduo que compõem um desempenho socialmente

Leia mais

Habilidades Socioemocionais para Posicionamento Digital

Habilidades Socioemocionais para Posicionamento Digital Habilidades Socioemocionais para Posicionamento Digital Psicóloga: Amanda Gonzalez de Toledo CRP: 06/129759 amandagt.psi@gmail.com Terapia Cognitivo Comportamental Capacitada pelo Programa de Educação

Leia mais

VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES?

VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES? SAÚDE EMOCIONAL VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES? A sabedoria bíblica chama de Fruto do espírito. O que a ciência hoje chama de inteligência emocional. Mansidão, domínio próprio e temperança são alguns

Leia mais

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as emoções exercem um papel fundamental e definitivo na capacidade

Leia mais

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio 1 Comunicação Interpessoal Profa. Marcia Portazio mportazio@espm.br 2 Comunicação Comunicação é a base da interação humana. Desperta um significado comum ou compartilhado entre as pessoas 3 Comunicação

Leia mais

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento Duração: 2 dias Tipologia: Full immersion Blended Para quem?: Managers, chefes de projeto e coordenadores de equipas.

Leia mais

OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias

OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias WORKSHOP CODAJIC / APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS CUIABÁ 10 MARZO 2016 OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias o Dra. Mónica Borile borilemonica@gmail.com

Leia mais

HABILIDADES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DO DEPENDENTE QUÍMICO

HABILIDADES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DO DEPENDENTE QUÍMICO DESAFIO: Fui desafiado pela Cruz Azul no Brasil a postar uma foto de refeição em família, que é um fator de proteção e prevenção ao uso de drogas. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família.

Leia mais

ASSERTIVIDADE EM CREI: ESTABELECENDO INTERAÇÕES SOCIAIS SAUDÁVEIS NA INFÂNCIA

ASSERTIVIDADE EM CREI: ESTABELECENDO INTERAÇÕES SOCIAIS SAUDÁVEIS NA INFÂNCIA ASSERTIVIDADE EM CREI: ESTABELECENDO INTERAÇÕES SOCIAIS SAUDÁVEIS NA INFÂNCIA Dennis Souza da Costa; bolsista. Fernando C. B. de Andrade; professor coordenador. Carmen S. G. dos Santos; professora colaboradora.

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP - 42883 Importância das Emoções o Por que as emoções são tão importantes para nós? Importância das Emoções o Sobrevivência: Nossas emoções

Leia mais

NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA

NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 Funcional Intermediário Intermediário Superior Avançado Profissional NÍVEL 1 NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 2 Apresentar-se, apresentar um colega de trabalho ou Clientes.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL OBJETIVO Apenas quando conseguimos equilibrar nossa vida espiritual-pessoal-profissional, vislumbramos as reais possibilidades em

Leia mais

Administração de Conflitos

Administração de Conflitos Administração de Conflitos Profa. Dra. Ilíada de Castro 1 OBJETIVOS Fornecer estratégias para evitar, resolver ou conter conflitos. Destacar a importância da inteligência emocional. Valorizar o papel de

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

Intervenção pedagógica: deficiência intelectual. Profa. Dra Andréa R. Rosin Pinola

Intervenção pedagógica: deficiência intelectual. Profa. Dra Andréa R. Rosin Pinola Intervenção pedagógica: deficiência intelectual Profa. Dra Andréa R. Rosin Pinola Roteiro Aspectos da avaliação A intervenção: Habilidades acadêmicas Habilidades sociais Habilidades Práticas Avaliação

Leia mais

O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL

O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL Quiterio, P.L.; Nunes, L. R. O. P., Gerk, E. C. O uso da comunicação alternativa na avaliação das habilidades sociais de alunos com paralisia cerebral. Trabalho apresentado na 10ª Jornada de Educação Especial,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 3º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Inglês

Leia mais

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Forma como construímos a nossa imagem a partir de conceitos que temos de nós mesmos, e de como os outros

Leia mais

Inteligência Emocional nos Relacionamentos Amorosos.

Inteligência Emocional nos Relacionamentos Amorosos. Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia 2010; Formação em Hipnose e terapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte - 2013; Pós Graduação / Especialização em Análise Transacional

Leia mais

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Conteúdo Nesta aula, você estudará: A comunicação excelente nas empresas. A importância da comunicação para a imagem

Leia mais

Formação Pessoal e Social

Formação Pessoal e Social Avaliação Final Nomes Formação Pessoal e Social IDENTIDADE/ AUTOESTIMA Identificar as suas caraterísticas individuais Reconhecer laços de pertença a diferentes grupos Expressar necessidades, emoções e

Leia mais

Seminário: Atendimento Fraterno

Seminário: Atendimento Fraterno 1 Atividade Integrativa Aprenda a ouvir. Escutar para socorrer é arte valiosa. Favoreça o narrador com a expressão do seu interesse... Acompanhe a exposição, participando com emoção. Você não poderá solucionar

Leia mais

Formação Pessoal e Social

Formação Pessoal e Social Avaliação Diagnóstica Nomes Formação Pessoal e Social IDENTIDADE/ AUTOESTIMA Identificar as suas caraterísticas individuais Reconhecer laços de pertença a diferentes grupos Expressar necessidades, emoções

Leia mais

Trabalhand as Em ções

Trabalhand as Em ções Caderno de Atividades Trabalhand as Em ções Psicologia Acessível Por: Caroline Janiro @carolinejaniro Psicologia Acessível, o que é? Psicologia Acessível é um projeto idealizado pela psicóloga Ane Caroline

Leia mais

Atendimento. As competências do atendedor

Atendimento. As competências do atendedor Atendimento O atendimento é uma relação estabelecida entre dois ou mais interlocutores e que consiste, de uma forma simplista, em receber ou prestar atenção a alguém. Este ato reveste-se da maior importância

Leia mais

Cristina Almeida Psicóloga escolar de outubro.

Cristina Almeida Psicóloga escolar de outubro. Cristina Almeida Psicóloga escolar 25-26 de outubro. Desenvolvimento infantil: aulas 1 e 2. Início criança indefesa; grande capacidade de aprendizagem. Estímulos de origem social. Necessidades de proteção.

Leia mais

Organização da Disciplina. Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização. Aula 1 Relações Humanas

Organização da Disciplina. Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização. Aula 1 Relações Humanas Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações Aula 1 Profa. Me. Maria Tereza F. Ribeiro Organização da Disciplina Aula 1 Relações Humanas Aula 2 Relações Interpessoais Aula 3 O Planejamento de Talentos

Leia mais

Desenvolvimento de Competências Sociais

Desenvolvimento de Competências Sociais Desenvolvimento de Competências Sociais Diana Aguiar Vieira Politécnico do Porto - Portugal São Paulo, 26 de Agosto de 2017 Ensino Superior Público 18.500 Estudantes 2.000 professores 8 Escolas ISEP ISCAP

Leia mais

Competência Emocional no Ensino Superior

Competência Emocional no Ensino Superior ANEXOS Competência Emocional no Ensino Superior Psicologia Positiva SÍLVIA ALEXANDRA DE ALBUQUERQUE FERREIRA Dissertação Apresentada ao ISMT para a Obtenção do Grau de Mestre em Psicologia Clínica Orientadora:

Leia mais

Comunicar (n)a Morte

Comunicar (n)a Morte Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos Comunicação na Organização Comunicar (n)a Morte Ana Filipa Santos Beatriz Estrela Íris Pinto Joana Fonseca Conteúdos Princípios fundamentais para uma notificação

Leia mais

DESENVOLVIMENTO AFETIVO

DESENVOLVIMENTO AFETIVO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DESENVOLVIMENTO AFETIVO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina de Ribeirão

Leia mais

Profª Daniela Cartoni

Profª Daniela Cartoni Etapa da Negociação Planejamento, estratégias e táticas Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Etapas da negociação Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C DEPARTAMENTO: Línguas ÁREA : Inglês/Espanhol COMPONENTE DO CURRÍCULO /DISCIPLINA: Espanhol NÍVEL DE ENSINO: Básico ANO: 7.º CURSO: ANO LETIVO: 2018/2019 MANUAL:

Leia mais

POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER EMPATIA NAS CONVERSAS COM NOSSOS FILHOS?

POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER EMPATIA NAS CONVERSAS COM NOSSOS FILHOS? POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER EMPATIA NAS CONVERSAS COM NOSSOS FILHOS? ACOMPANHE ESSE DIÁLOGO TODOS OS PAIS JÁ PASSARAM PELA SEGUINTE SITUAÇÃO COM OS FILHOS: VOCÊ ACABOU DE BUSCAR SEU FILHO NA ESCOLA. AINDA

Leia mais

DELF-DALF Público Geral e DELF Profissional

DELF-DALF Público Geral e DELF Profissional DELF-DALF Público Geral e DELF Profissional 1) Apresentação geral O DELF («Diplôme d Etudes en Langue Française» - Diploma de Estudos em Língua Francesa) e o DALF («Diplôme Approfondi de Langue Française»

Leia mais

UMA ANÁLISE SOBRE AS HABILIDADES SOCIAIS DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE TECNOLOGIA: PROGRAMADORES DE SOFTWARE

UMA ANÁLISE SOBRE AS HABILIDADES SOCIAIS DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE TECNOLOGIA: PROGRAMADORES DE SOFTWARE UMA ANÁLISE SOBRE AS HABILIDADES SOCIAIS DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE TECNOLOGIA: PROGRAMADORES DE SOFTWARE Potoski, D. 1 ; SDOUKOS, S. 2 ; BARRETO, B.M.V. 3 1- Graduanda em Psicologia na FAP-Faculdade

Leia mais

A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO Ciências da Comunicação COMUNICAÇÃO EM ACÇÃO A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA Definição de assertividade Comportamentos comunicacionais Para uma comunicação assertiva Copyright, 2014 José

Leia mais

HABILIDADES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DO DEPENDENTE QUÍMICO ALANA SIEVES

HABILIDADES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DO DEPENDENTE QUÍMICO ALANA SIEVES HABILIDADES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DO DEPENDENTE QUÍMICO ALANA SIEVES DESENVOLVIMENTO HUMANO O desenvolvimento humano no ciclo vital vai seguir alguns princípios fundamentais como: O desenvolvimento é

Leia mais

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios DEMISSÃO O seu funcionário pediu demissão de VOCÊ ou de sua EMPRESA O que é uma Startup? Como elas resolvem problemas? A) Elas pensam

Leia mais

Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança.

Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança. Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança. Estudo de caso Vitimização O que é PROTAGONISMO? Entregar Atender ao que é pedido Construir Transformar a realidade

Leia mais

Inteligência Emocional. Fabiane Emendorfer Diretora Sênior

Inteligência Emocional. Fabiane Emendorfer Diretora Sênior Inteligência Emocional Fabiane Emendorfer Diretora Sênior Inteligência Emocional A capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com

Leia mais

ENTREVISTA COM FAMÍLIAS. Como conduzir a entrevista com famílias

ENTREVISTA COM FAMÍLIAS. Como conduzir a entrevista com famílias ENTREVISTA COM FAMÍLIAS Como conduzir a entrevista com famílias Engajamento-relacionamento colaborativo e de consentimentos Avaliação-Exploração, identificação e delineamento de forças e dificuldades da

Leia mais

Aulas de Inglês para Executivos.

Aulas de Inglês para Executivos. Aulas de Inglês para Executivos info@acelanguageschool.com.br Bem-vindo à Ace Aulas de Inglês para Executivos. Ace Language School é uma escola de Inglês com sede em São Paulo, Brasil. Somos especialistas

Leia mais

Anexo 02. Teste: Você é Assertivo?

Anexo 02. Teste: Você é Assertivo? Anexo 02 Teste: Você é Assertivo? Neste teste para medir sua assertividade, fazemos um cruzamento entre 4 tipos de comportamento e as notas que você se atribui quando precisa adotar um destes comportamentos.

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Módulo 5. Corpo de Emoções

Módulo 5. Corpo de Emoções Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 5. Corpo de Emoções Lição 2. Reciclagem Emocional Gosto da designação de reciclagem emocional para representar a forma como podes lidar com as tuas emoções, e como as podes

Leia mais

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas.

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. #coachiaralins A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? DEFINIÇÃO, CONCEITO E PRÁTICA. Inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de perceber,

Leia mais

Comunicação de Más Notícias em Recursos Humanos Ana Silva Cristiana Ramos Isa Viamonte

Comunicação de Más Notícias em Recursos Humanos Ana Silva Cristiana Ramos Isa Viamonte Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos Comunicação de Más Notícias em Recursos Humanos Ana Silva Cristiana Ramos Isa Viamonte Tópicos a abordar: Comunicação nas Organizações Comunicação de Más Notícias

Leia mais

COMO DIZER NÃO FALANDO SIM. Um guia rápido para pais que desejam se reconectar aos seus filhos

COMO DIZER NÃO FALANDO SIM. Um guia rápido para pais que desejam se reconectar aos seus filhos COMO DIZER NÃO FALANDO SIM Um guia rápido para pais que desejam se reconectar aos seus filhos Índice Introdução Capítulo 1 Autoconhecimento Capítulo 2 Curiosidade Capítulo 3 Elogios Capítulo 4 Sentimentos

Leia mais

Oficina de Comunicação #4

Oficina de Comunicação #4 Oficina de Comunicação #4 Para se ter EMPATIA: ü Excluir opiniões e julgamentos ü Ouvir sem qualquer intenção ü Simplesmente esteja presente ü Deixamos nossos mapas de lado Tô cansado desse emprego, estou

Leia mais

E Ç O L Ã O. Aprendendo. a se. Posicionar com. Pedro, o coelho. Carmem Beatriz Neufeld Juliana Maltoni Isabela Maria Freitas Ferreira

E Ç O L Ã O. Aprendendo. a se. Posicionar com. Pedro, o coelho. Carmem Beatriz Neufeld Juliana Maltoni Isabela Maria Freitas Ferreira C O L E Ç Ã O Aprendendo a se Posicionar com Pedro, o coelho Carmem Beatriz Neufeld Juliana Maltoni Isabela Maria Freitas Ferreira Sinopsys Editora e Sistemas Ltda., 2016 Aprendendo a se posicionar com

Leia mais

Apresentação: Instrumentos de avaliação psicológica.

Apresentação: Instrumentos de avaliação psicológica. Apresentação: Instrumentos de avaliação psicológica. Testes de uso exclusivo de psicólogos PARTE 1 www.casadopsicologo.com.br Inventário Fatorial de Personalidade (IFP) Faixa Etária: 18 a 60 anos. Tempo

Leia mais

DESENVOLVIMENTO AFETIVO-SOCIAL

DESENVOLVIMENTO AFETIVO-SOCIAL FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2017 DESENVOLVIMENTO AFETIVO-SOCIAL Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina

Leia mais

Objectivos Educativos

Objectivos Educativos Renovação do Programa para Jovens (Aprovado na XLII Conferência Nacional) : A XLII Conferência Nacional da AEP, no âmbito do processo em curso de renovação do Programa para Jovens, aprovou a definição

Leia mais

Manual de Atendimento Faça a Diferença

Manual de Atendimento Faça a Diferença Manual de Atendimento Faça a Diferença Sempre consigo, a cuidar de si Apresentação e Imagem 1 - Regras de Apresentação Pessoal 1.1 - Higiene Pessoal: Cumprimento de regras básicas de higiene; Cabelo limpo

Leia mais

CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante?

CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante? CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante? O mercado de trabalho está bastante exigente e afunilado: aqueles que querem destacar-se em suas profissões para alcançar melhores

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

SESSÃO 1 - CONTRATO CONTRATO

SESSÃO 1 - CONTRATO CONTRATO SESSÃO 1 - CONTRATO CONTRATO Porque acho importante aprender a dar-me melhor com os outros e aprender a resolver os meus problemas, vou participar neste programa. O/A professor/a, através da realização

Leia mais

PASTORAL PRÉ-JUDICIÁRIA

PASTORAL PRÉ-JUDICIÁRIA PASTORAL PRÉ-JUDICIÁRIA Noções Básicas de Entrevista Diocese de São José dos Pinhais Ano 2017 O que é a Pastoral Pré-Judiciária? É uma pastoral, anterior ao processo nulidade do matrimônio, com o intuito

Leia mais

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) Estratégias de atendimento educacional para pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento TGD/autistas PARTE 1 Queila Medeiros Veiga 3 Apresentação do professor

Leia mais

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Conceito A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Lidar com o conflito consiste em trabalhar com

Leia mais

Social Skills Checklist (Tradução 2012)

Social Skills Checklist (Tradução 2012) Quase sempre Frequentemente Algumas vezes Quase nunca Prioritário Social Skills Checklist (Tradução 2012) Nome da criança: Data de Avaliação: Data de Nascimento: Responsável pelo preenchimento: Baseando-se

Leia mais

Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar

Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar O entusiasmo colocado na resolução de um problema que se consegue resolver é contagioso, reforça a confiança e é motivador para novos êxitos. Reagir com indignação

Leia mais

1ª SÉRIE- SIMULADOS E SIMULADÕES

1ª SÉRIE- SIMULADOS E SIMULADÕES ATIVIDADES AVALIATIVAS 1ª SÉRIE- SIMULADOS E SIMULADÕES Simulados/Simuladões Disciplina(s) Data Simuladão Filosofia/Química/História 11/03 Simuladão Biologia/Física/Literatura 18/03 Simuladão Matemática/Química/Geografia

Leia mais

A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve!

A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve! COMUNICAÇÃO A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve! B Comunicar é expressar através de mensagens o que somos, o que queremos, pensamos e sentimos.

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

13 soluções para melhorar a comunicação

13 soluções para melhorar a comunicação 13 soluções para melhorar a comunicação Anna Carolina Rodrigues Você S/A A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam

Leia mais

AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA.

AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA. AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA. BÁSICO = QUE SERVE DE BASE; QUE ENTRA NA BASE; FUNDAMENTAL; PRINCIPAL; ESSENCIAL. O Conselheiro em Dependência

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

Janela de Johari: Autoconhecimento

Janela de Johari: Autoconhecimento Objetivo Conhecer a si próprio e reconhecer como estamos tratando as pessoas e sendo tratadas por elas, dando dicas de como podemos melhorar o relacionamento interpessoal e administrar os conflitos que

Leia mais

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O QUE É A BNCC? - Documento de caráter normativo; - Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais

Leia mais

Como Prevenir o Suicídio?

Como Prevenir o Suicídio? Como Prevenir o Suicídio? Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br

Leia mais