PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: O Ser humano / Genética / Evolução. Introdução. Aparelho locomotor. Sistema esquelético <.> Esqueleto 4. Sistema articular Leitura Esta unidade aborda o corpo humano, sua anatomia e sua fisiologia. Sugerimos que inicie este estudo com a apresentação dos níveis de organização do corpo humano: dos sistemas às células. Retome com os alunos a estrutura de células e de tecidos, temas estudados no volume. Sugerimos o uso de um atlas do corpo humano, em livro ou formato digital, para ilustrar esta aula, fazendo uma breve apresentação dos sistemas do corpo humano. Em seguida, mencione os três sistemas responsáveis pela locomoção: esquelético, articular e muscular (p. ). A partir daí, introduza a organização do esqueleto e os diferentes tipos de ossos, seguindo as informações do livro (p. 4-6). Com auxílio das imagens do livro (p. 7-9), explique a diferença entre articulações imóveis, semimóveis e móveis. Sugerimos que, para finalizar a aula, os alunos façam a leitura Coluna vertebral: cuidados com a postura (p. 6-7), respondendo as questões sobre o texto no caderno. Oriente a correção das questões.
5. Sistema muscular <5.> Contração muscular :. Organização do <.> Parte central do Com um computador e se possível também um projetor esta aula sobre o sistema muscular pode ser acompanhada por figuras e animações que mostrem o mecanismo da contração muscular, como o vídeo Contração muscular, que está disponível nesta plataforma digital. Explique o mecanismo da contração muscular, sem aprofundamentos, seguindo a abordagem proposta no livro. A partir do exemplo da contração muscular, explique o que são os nervos e as outras partes do, introduzindo assim o tema do capítulo. Você pode utilizar o reflexo patelar como exemplo para basear suas explicações. Use a MESA DO PROFESSOR da plataforma digital para selecionar e baixar as imagens que vão auxiliar as explicações. Solicite aos alunos que respondam às questões a 5, 9 e 0 (p. 8-9).. Organização do <.> Parte central do. Sentidos Explique como funcionam os nervos e a organização dos nervos autônomos em divisões: simpática e parassimpática. Se possível, utilize um computador e um projetor para mostrar imagens ao longo da aula, como as que estão no livro. Use a MESA DO PROFESSOR da plataforma digital para selecionar e baixar as imagens. Ao abordar os sentidos, sugerimos que você escolha um deles como modelo para explicar a relação entre a percepção sensorial de um estímulo e a organização do, abordando o conceito de receptor e de homeostase (ver livro p. 7-8). A abordagem de cada sentido deve ser sem aprofundamentos e pode se basear nas imagens disponíveis no livro (p. 7 a 46). É importante ler ou comentar com os alunos a respeito do sabor umami e da saúde auditiva, temas presentes em Vamos criticar o que estudamos? (p. 47). Como tarefa para casa, os alunos podem responder as atividades,,, 5, 6, 7 e 8.
Leitura. O e as drogas psicoativas 5 As drogas psicoativas e seus efeitos no sistema nervoso constituem um tema que deve estar sempre presente nas atividades. No estudo do, essa oportunidade se faz presente. Os alunos devem ser capazes de relacionar o funcionamento das sinapses nervosas com a ação das drogas no organismo. Sugerimos que esta seja a abordagem inicial, para, em seguida, conversar a respeito dos efeitos que o uso de drogas tem no desenvolvimento pessoal, na sociedade e na saúde pública. O enfoque não deve ser nos diferentes tipos de drogas, mas sim na discussão acerca das situações que envolvem o seu uso e das formas de prevenção. Veja mais comentários na p. do Manual. Como forma de iniciar o debate, peça aos alunos que leiam em voz alta o texto O sistema nervoso e as drogas psicoativas (p. 48) e, em seguida, solicite suas opiniões sobre as afirmações do texto. As questões sugeridas depois da leitura também podem orientar o debate. Se possível, convide um profissional da saúde ou um ativista de ONG dedicada à prevenção ao uso de drogas de sua cidade para conversar com os alunos. Promova uma atmosfera tranquila, em que os alunos se sintam à vontade para perguntar e expor suas opiniões.
. Digestão <.> O que são enzimas?. Sistema digestório humano <.> Boca: ingestão e início da digestão do alimento <.> Faringe e esôfago <.> Estômago <.4> Intestino delgado e glândulas anexas <.5> Intestino grosso 6 Para esta aula, sugerimos utilizar um computador e um projetor para mostrar uma animação D, como a que está disponível nesta plataforma, no infográfico animado Sistema digestório (ver Tubo digestório ). Deve-se comentar brevemente quais são os órgãos que constituem o sistema, suas características e funções. Utilize também as ilustrações do livro para basear as explicações utilize a MESA DO PROFESSOR desta plataforma digital. Sugerimos destacar a questão da saúde bucal, tema da leitura (p. 74). No infográfico animado Sistema digestório, há um vídeo sobre a cárie dentária que pode despertar o interesse dos alunos pelo tema. Os alunos poderão verificar o que aprenderam respondendo, no caderno, as atividades a 6 (p. 76). Cada um deve também trazer, para a próxima aula, uma lista dos alimentos ingeridos ao longo de um dia.
. Nutrição e saúde <.> Tipos de nutrientes <.> Segurança alimentar Avaliação 8 7 Sugerimos que você inicie a aula pela correção das atividades solicitadas (aula 6). O tema da segurança alimentar é muito importante para todo cidadão. Esclareça aos alunos a existência do Guia alimentar para a população brasileira, disponível na internet (veja Multimídia, p. 7). Explique aos alunos os principais tipos de nutrientes, montando uma tabela na lousa (sugestão para itens da tabela: nutriente, principais funções, principais fontes alimentares). Em seguida, você pode escolher um tema que considera relevante na comunidade para conversar com os alunos: a desnutrição, a produção e o desperdício de alimentos, o cuidado no preparo de alimentos ou os transtornos alimentares (este último está referenciado na leitura Contando calorias, p. 74). A escolha do tema também pode ser feita pela turma, em aula anterior. Após a conversa, cada aluno pode então avaliar a lista que fez dos alimentos ingeridos ao longo de um dia. Levante questões para auxiliar a análise, tais como: - Você considera sua alimentação balanceada? Por quê? - Você acha que consumiu boas fontes de vitaminas e sais minerais? - O que poderia melhorar em sua alimentação para torná-la mais adequada ao seu estilo de vida? Sugerimos que seja feita uma avaliação para que tanto você quanto seus alunos possam verificar o que foi aprendido no o bimestre. Pode ser uma prova, com questões dissertativas. Você também pode usar as questões do Enem que estão no final dos capítulos, e, pedindo que o aluno escreva sua resolução. Utilize o recurso CONSTRUTOR DE PROVAS E ATIVIDADES da plataforma digital para montar a prova.