FLUXOGRAMA DOS PROCESSOS DE PAGAMENTO
Fluxograma de Diárias Solicitação: cabe ao Gabinete da Presidência elaborar Portaria, conforme Anexo I, encaminhá-la a secretaria geral para abertura do PEF, e encaminhar ao nomeado. Nomeado: recebe a portaria, preenche a requisição de solicitação de diária e encaminha à Presidência. Presidência: Assinatura da nota de empenho pelo Presidente e Tesoureiro, despacha para análise do Controle Interno e pagamento. Financeiro: Efetua o pagamento. Fluxograma de Passagens Solicitação: cabe ao Gabinete da Presidência elaborar Portaria, conforme Anexo I, encaminhá-la a secretaria geral para abertura do PEF, e encaminhar ao nomeado. Nomeado: recebe a portaria, preenche a requisição de solicitação de passagem e encaminha à Presidência. Presidência: assina a requisição, despacha para empenho da despesa e disponibilidade Contabilidade: Emissão do Saldo orçamentária da rubrica em questão. a análise do Controle Interno e emissão de bilhete. Administrativo: Efetua a emissão do bilhete Contabilidade: Efetua o registro contábil
Fluxograma de Auxílios Colaboradores Solicitação: cabe ao colaborador encaminhar lista de freqüência ou ata da reunião, portaria, requisição de auxílios e relatório de atividades mensal ao tesoureiro, através da secretaria geral para abertura de PEF. Tesoureiro: analisa a solicitação e caso aprove, assinala a quantidade de auxílios que deverá ser pago. análise do Controle Interno, e pagamento. Fluxograma de Auxílios Conselheiros Solicitação: cabe ao conselheiro encaminhar requisição de auxílios e relatório de atividades mensal ao tesoureiro, através da secretaria geral para abertura de PEF.. Tesoureiro: analisa a solicitação e caso aprove, assinala a quantidade de auxílios que deverá ser pago. análise do Controle Interno e pagamento.
Fluxograma de Jetons Solicitação: cabe ao Gabinete da Presidência encaminhar memorando com a relação dos participantes da reunião, devidamente autuado em processo. Presidência: Assinatura da nota de empenho pelo Presidente e Tesoureiro,e despacho para análise do Controle Interno, e pagamento. Fluxograma de Suprimento de Fundos Solicitação: cabe à chefia ou dirigente de cada unidade preparar a proposta com Portaria, requisição, declaração e relação das despesas e encaminhá-la a presidência. Presidência: assinatura da requisição. Contabilidade: recebe a solicitação e verifica pendências. Se estiver sem pendência, emiti a Nota de Empenho. Financeiro: efetua o pagamento. Controle Interno: verifica a conformidade do processo e encaminha ao Ordenador para homologação. Presidência: despacha para pagamento. Financeiro: efetua o pagamento. Suprido: aplica os recursos conforme o ato/portaria de concessão e prepara a prestação de contas. Contabilidade: recebe e confere a prestação de contas, posteriormente efetua a baixa da responsabilidade do suprido.
Fluxograma Geral de Processos de Pagamento Financeiro: efetua o pagamento Presidência: Assinatura da nota de empenho pelo Presidente e Tesoureiro,e despacho para análise do Controle Interno, e pagamento. Fluxograma de Folha de Pagamento Administrativo: Encaminha os documentos do RH (Folha de ponto, atestados, memorandos, portarias e Decisões que compete a folha de pagamento, ao financeiro com antecedência de 02 dias úteis. Financeiro: Recepciona a documentação e elabora a folha de pagamento em 01 dia e encaminha ao Controle Interno. Análise e encaminha a presidência para despacho de pagamento. Presidência: Assinatura da folha de pagamento pelo Presidente e Tesoureiro, Financeiro: Efetuar o pagamento, através de envio da documentação ao banco, com 02 dias de antecedência ao vencimento da folha de pagamento.