RISCOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS
|
|
|
- Pedro Morais Pinhal
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 RISCOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS
2 Regras e cuidados a ter na prática de atividades físicas A prática regular de atividades físicas ou desportivas constitui um elemento determinante para aumentar a longevidade e proporcionar melhor qualidade de vida ao ser humano. A prática ocasional de atividades físicas ou desportivas intensas está, muitas vezes, na origem de um conjunto de lesões que podem vir a revelar-se graves. Para evitar situações de risco, devem praticar-se apenas as atividades adequadas à condição física de cada um.
3 Fatores favoráveis para o aparecimento de lesões As lesões surgem normalmente quando não se têm todos os cuidados antes e depois da execução de uma atividade física. Devem respeitar-se algumas regras e princípios, de forma a evitar que tal aconteça. 1. Antes de iniciar uma atividade prática desportiva, deve ser feita uma avaliação médica da condição física. 2. Deve usar-se roupa folgada e de material apropriado, bem como calçado cómodo e adaptado à atividade a realizar.
4 3. Fazer sempre o aquecimento para preparar os sistemas cardiovascular e respiratório e os músculos. 4. Nunca fazer exercícios inadequados, que possam provocar danos no sistema esquelético. 5. Os exercícios devem ser feitos tendo em atenção a resistência do(s) indivíduo(s), o público a que se destinam (idoso, grávida ), as condições em que se executam e o grau de segurança. 6. Adequar a quantidade de exercícios à condição física de cada um, através de um plano de trabalho físico individualizado.
5 7. Tomar atenção e cumprir as indicações dadas pelo profissional de educação física (professor de educação física, treinador, etc.). 8. Utilizar corretamente os equipamentos desportivos; 9. Devem evitar-se: movimentos que impliquem a hiperextensão de qualquer articulação; repetições excessivas do movimento de um só membro (perna ou braço); realizar os movimentos num só sentido ou direção; posições contraindicadas; fazer movimentos de alongamento bruscos.
6 Medidas preventivas de lesões Aspetos comportamentais: educação sanitária; respeitar medidas preventivas; preparação física; preparação mental. Aspetos técnicos: uso de equipamento seguro e tecnicamente apropriado; locais seguros, limpos e bem iluminados; processos de treino adequados ao atleta.
7 Lesões desportivas mais comuns Entorse Distensão e Rotura Musculares Contratura Tendinite Cãibra Contusão muscular Luxação Fratura
8 Entorse É uma lesão dos ligamentos de uma articulação, desde um ligeiro estiramento, nas formas mais simples, até à rotura em situações graves. Provoca dores violentas, a área da articulação incha e o local torna-se muito sensível à pressão. Tratamento: - Imobilização; - Gelo (10/15 min de hora a hora, durante 3 dias); - Comprimir com ligadura. Passadas 24 horas, se não houver melhoras e a dor persistir, deve ir ao médico.
9 Distensão e Rotura Musculares Uma distensão muscular ocorre quando um músculo se estica demasiado e, por vezes, se rasga devido a um movimento violento e brusco. Pessoas que praticam atividades físicas sem aquecimento e pessoas muito pouco flexíveis, estão mais suscetíveis a este tipo de lesões. Tratamento: - Gelo (10/15 min de hora a hora, durante 3 dias); - Repouso; - Comprimir com ligadura; - Consulta médica.
10 Contratura Um músculo com contratura encolhe, pelo que vai manter uma tensão permanente nos tendões, podendo frequentemente provocar tendinites. É uma lesão que surge na sequência de um treino intensivo ou após dores musculares. Geralmente, as contraturas surgem nas coxas, nas barrigas das pernas, nos glúteos e nos músculos vertebrais. Tratamento: - Calor (15 min de hora a hora); - Repouso.
11 É uma inflamação de um tendão que surge, usualmente, através do excesso de repetições de um mesmo movimento. Tratamento: - Gelo (10/15 min de hora a hora); - Repouso; - Consulta médica. Tendinite
12 Cãibra Numa atividade desportiva de longa duração, existe acumulação de ácido lático e surgem as contrações involuntárias, isto é, dá-se o encurtamento de um ou mais músculos. Tratamento: - Alongar o músculo; - Massagem com gelo.
13 Contusão muscular É uma lesão traumática aguda decorrente de uma pancada nos tecidos moles que provoca dor e edema. Tratamento: - Gelo (10/15 min de hora a hora).
14 Luxação É a deslocação de um ou mais ossos de uma articulação. Ocorre quando uma força violenta atua direta ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal. Tratamento: - Imobilizar o membro deslocado; - Gelo; - Hospital.
15 Fratura Osso partido ou estalado por pancada, torção ou quando submetido a uma pressão excessiva. Provoca dores violentas, a área da articulação incha fortemente e o local torna-se muito sensível à pressão.
16 A maioria das lesões ligeiras ou de gravidade moderada devem ser tratadas segundo o princípio RICE + gelo. Repouso repouso da estrutura lesionada ou global consoante a lesão; Imobilização - parar a atividade que motivou a lesão durante algum tempo; Compressão - pode ser feita com ligaduras elásticas, ligaduras funcionais ou outras; Elevação - elevar a zona lesionada para evitar o edema; + gelo - durante 10 a 15 minutos, de hora a hora, sobre a zona lesionada, durante as primeiras 72 horas.
17 ÁLCOOL, TABACO, DROGAS E DOPING
18 Álcool As bebidas alcoólicas contêm na sua composição álcool etílico e o seu valor nutricional é nulo. Provocam efeitos tóxicos sobre o organismo, a nível físico e psicológico. Os efeitos são: perda de reflexos e falta de concentração; alterações da personalidade; aumento da pressão sanguínea e do ritmo cardíaco; o funcionamento do fígado e do estômago são afetados; o sistema nervoso é afetado.
19 Tabaco Tabagismo é a dependência física e psicológica do consumo do tabaco. O tabaco contém substâncias prejudiciais ao ambiente e à saúde: nicotina - causa dependência e diminui o afluxo de sangue aos tecidos; monóxido de carbono - diminui o oxigénio no sangue; alcatrão - contém substâncias cancerígenas.
20 O consumo de tabaco constitui a principal causa de mortalidade evitável. Factos sobre os fumadores: o risco de desenvolver cancro no pulmão é 20 a 25 vezes superior; têm menos 10 a 20 anos de esperança de vida; envelhecem precocemente; têm menos capacidade de esforço físico; têm mau hálito.
21 Factos sobre os fumadores passivos: Sempre que aspiramos o fumo libertado pelos cigarros dos outros, especialmente quando nos encontramos num ambiente fechado, inalamos cerca de 400 substâncias tóxicas que podem provocar: alergias; tosse; ataques de asma; infeções respiratórias; irritação dos olhos; dores de cabeça; doenças cardiorespiratórias; cancros (a longo prazo).
22 Porque é que se começa a fumar? curiosidade; influência de amigos; influência dos namorados; pais fumadores. Na génese da sua prevenção está a coragem de nunca experimentar!!!
23 Drogas As drogas criam dependências que podem levar à deterioração física e mental da pessoa. Doping - alguns atletas consomem substâncias estranhas ao organismo para aumentar artificial e deslealmente o rendimento e conseguirem melhores resultados. As drogas, incluindo o doping, implicam vários riscos como a morte, doenças crónicas, desequilíbrios de coordenação, dependência. O doping é a negação do desporto!
24 Substâncias Dopantes - Estimulantes; - Esteróides anabolizantes; - Analgésicos Narcóticos; - Hormonas peptídicas; - Diuréticos.
25 Estimulantes Substâncias que estimulam e aceleram a atividade cerebral, o que faz com que a resposta nervosa seja mais rápida, aumenta a atividade dos atletas e diminui o cansaço. Anfetaminas Cocaína Cafeína Efeitos secundários: - Aumento da agressividade; - Náuseas e vómitos; - Insónias; - Arritmias cardíacas; - Dependência.
26 Esteroides Anabolizantes Os esteroides existem naturalmente no nosso organismo, principalmente nos homens. Um dos exemplos mais comuns é a testosterona, a principal hormona esteroide masculina, que existe em ambos os sexos mas que apresenta concentrações mais elevadas nos homens do que nas mulheres. A principal ação dos esteroides anabolizantes é aumentar a massa muscular e a força.
27 Esteroides Anabolizantes Efeitos secundários: - Queda de cabelo; - Acne; - Infertilidade; - Diminuição do crescimento corporal nos mais jovens; - Dependência. Nas mulheres: - Aparecimento de barba; - Alteração da voz; - Alterações do ciclo menstrual. Nos homens: - Atrofia testicular; - Desenvolvimento de glândulas mamárias; - Impotência sexual.
28 Analgésicos Narcóticos Atuam sobre o Sistema Nervoso Central e têm como objetivo tentar diminuir a sensação de dor. - Heroína - Metadona - Morfina Efeitos secundários: - Agravamento de lesões; - Afecta o equilíbrio e a coordenação; - Depressão; - Paragem respiratória.
29 Hormonas Peptídicas Têm como objetivos a aceleração do crescimento corporal e da potência muscular, diminuir a sensação de dor, favorecer recuperações mais rápidas após o esforço, aumentar o número de glóbulos vermelhos e a capacidade de transporte de oxigénio. Hormona de crescimento Eritropoietina Efeitos secundários: - Enfraquecimento muscular; - Diabetes; - Leucemia; - Doenças articulares.
30 Diuréticos Têm como objetivo aumentar a produção de urina para eliminar mais rapidamente substâncias dopantes. Os diuréticos são também usados para perda de peso, nomeadamente em desportos divididos por categorias de peso. Efeitos secundários: - Desidratação; - Cãibras; - Problemas renais; - Alteração do ritmo cardíaco.
31 CONCLUI-SE QUE: Uma vida sem álcool, sem tabaco e sem consumo de drogas, acompanhada por uma alimentação saudável e pela prática de exercício físico é uma vida saudável.
1. Benefícios da atividade física
1. Benefícios da atividade física "ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO). O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde
Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial- 2º ano Portefólio de Psicopatologia Ana Carrilho- 11ºB
Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial- 2º ano Portefólio de Psicopatologia Ana Carrilho- 11ºB Este trabalho sobre Doping enquadra-se no modulo 4- comportamentos aditivos; O doping é uma droga,
DOPING. Francisco Pinto
DOPING Francisco Pinto DEFINIÇÃO Administração ou uso por parte de qualquer atleta de qualquer substância fisiológica tomada em quantidade anormal ou por via anormal sendo a única intenção a de aumentar
Formação treinadores AFA
Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito
Sistema Respiratório. Página Diferenças entre o ar inspirado e o expirado. Página 61
Página 61 Sistema Respiratório Página 62 2. Diferenças entre o ar inspirado e o expirado 1. Movimentos Respiratórios Os movimentos respiratórios permitem a ventilação pulmonar que se processa em 2 fases:
Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas
1 Prevenção de Lesões do Corredor Ana Maria de Freitas 2 Corrida Uma das atividades físicas mais populares do mundo. Número de participantes aumenta cada vez mais. É uma das escolha para : procurar um
Federação Portuguesa de Badminton. Prevenção de Lesão e Primeiros Socorros
Federação Portuguesa de Badminton Prevenção de Lesão e Primeiros Socorros Introdução A lesão é um mal que todos os atletas e treinadores conhecem bem, por terem passado pela situação ou por um colega já
Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração.
ESQUELETO ARTICULAÇÃO LESÕES MUSCULARES, ESQUELÉTICAS E ARTICULARES Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração. Junção de ossos (dois ou mais) Estruturas Ligamentos Ligar ossos
ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 11. Profª. Tatiane da Silva Campos
ENFERMAGEM Aula 11 Profª. Tatiane da Silva Campos Cuidados de enfermagem em Traumatismos Músculo esqueléticos lesão = mau funcionamento dos músculos, articulações e tendões adjacentes, mobilidade da área
Benefícios gerais da actividade física
Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente
Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar
Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar (Professores e Assistentes Operacionais) Situações de suspeita, consumo, posse ou tráfico de substâncias psicoativas
MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE
MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE FLEXIBILIDADE REVISÕES Formas de manifestação da flexibilidade: CONCEITO: Flexibilidade pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos
3/11/2010 LESÕES DO ESPORTE LESÕES DOS TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS
LESÕES DO ESPORTE CLASSIFICAÇÃO GERAL AGUDA Lesão inicial, ocorre subtamente; Ex: fraturas, cortes, contusões. CRÔNICA Lesão que se desenvolve em um longo período ou perdura por muito tempo; Ex: cotovelo
BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular
BE066 Fisiologia do Exercício Flexibilidade Prof. Sergio Gregorio da Silva Flexibilidade É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular É altamente adaptável e é! aumentada
E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.
TABAGISMO O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de
Fumo Benefícios para quem deixa de fumar
Fumo Benefícios para quem deixa de fumar Tabagismo: uma doença Atualmente, o tabagismo é reconhecido como uma doença causada pela dependência de uma droga, a nicotina. O fumante expõe-se a mais de 4.700
Um aliado eficaz na prática desportiva. Nova linha de ortóteses para o desporto
Um aliado eficaz na prática desportiva Nova linha de ortóteses para o desporto Os suportes elásticos Aqtivo Sport, produzidos com fibras 3D leves e flexíveis, adaptam-se como uma segunda pele, proporcionando
O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA
O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física
Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos
Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas as capacidades treináveis de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade,
Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços.
Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 10º Ano Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,
Educação para a Saúde
Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar
UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg
UP! A-Z Force Homme Suplemento vitamínico e mineral de A a Z Suplemento vitamínico e mineral em cápsulas desenvolvido para atender as particularidades nutricionais do homem, a fim de potencializar a fisiologia
Sílvia Marlene Cunha Sorte N.º Questionário. Os malefícios do hábito tabágico no jovem adulto. Universidade Fernando Pessoa
Sílvia Marlene Cunha Sorte N.º14439 Questionário Os malefícios do hábito tabágico no jovem adulto Universidade Fernando Pessoa Faculdade Ciências da Saúde Porto, 2008 Nota Introdutória Sílvia Marlene Cunha
Plano de Estudos. Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Exercício e Saúde (cód. 398)
Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Exercício e Saúde (cód. 398) 1. o Ano - 1. o Semestre DES10220 Fisiologia do Exercício Motricidade 3 Semestral 78 DES10221
Desnutrição na Adolescência
Desnutrição na Adolescência Adolescência CRIANÇA Desnutrição Anorexia/Bulimia Obesidade / Diabetes ADULTO Dietas não convencionais e restritivas Deficiência de ferro Cálcio, vitamina A, zinco, Vitamina
Barriguinha Para que te quero?
Barriguinha Para que te quero? Em tempos idos dizia-se que gordura é formosura, mas hoje sabe-se os perigos que se escondem atrás de uma grande barriguinha. Para além do impacto na autoestima, se a gordura
MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol
MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas
Fraturas, luxações e contusões
Fraturas, luxações e contusões 1. Fratura É toda solução de continuidade súbita e violenta de um osso. A fratura pode ser fechada quando não houver rompimento da pele, ou aberta (fratura exposta) quando
PRINCÍPIOS DO TRATAMENTO DAS LESÕES DO ESPORTE Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
fase aguda objetivos PRINCÍPIOS DO TRATAMENTO DAS LESÕES DO ESPORTE Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência Lesão dos tecidos moles: Músculos e tendões Articulações e ligamentos Associada a fratura
Os erros comuns dos atletas que podem causar lesões
Os erros comuns dos atletas que podem causar lesões O conhecimento atual sobre as lesões mais frequentes no atletismo, no que respeita à fisiopatologia, e, sobretudo, os fatores que contribuem decisivamente
Escolha uma vitamina OU um mineral e descreva:
Escolha uma vitamina OU um mineral e descreva: D) risco de excesso e deficiência. VITAMINA E: a) Atletismo b) É antioxidante e actua protegendo a membrana celular; reduz e retarda lesões nos tecidos musculares;
BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO
BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO Como pode cair no enem Os mecanismos de autorregulação que levam à homeostase, para garantir um equilíbrio dinâmico, implicam retroalimentação (feedback),
Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes
MÚSCULOS, ARTICULAÇÕES, FORÇA, FLEXIBILIDADE E ATIVIDADE FÍSICAF Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes APARELHO LOCOMOTOR HUMANO Constituição
Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário
Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos
Conceito. Principais Causas. Classificação. Extensão da Queimadura 29/04/2016
Queimaduras Conceito Lesão nos tecidos de revestimento do organismo (pele, músculo, vasos sanguíneos, nervos e ossos) geralmente causada por agentes térmicos, eletricidade, produtos químicos, radiação,
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE O QUE É? Doença crônica, definida como o acúmulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios
Vertigens, desmaios e crises convulsivas. Prof. Sabrina Cunha da Fonseca Site:
Vertigens, desmaios e crises convulsivas Prof. Sabrina Cunha da Fonseca E-mail: [email protected] Site: www.profsabrina.comunidades.net Vertigens: Vertigem refere-se a diminuição da força, visão
JOSÉ SOARES RUNNING MUITO MAIS DO QUE CORRER
JOSÉ SOARES RUNNING MUITO MAIS DO QUE CORRER Oo Índice PREFÁCIO 9 INTRODUÇÃO 11 1. DAR O PRIMEIRO PASSO E MUITOS OUTROS 15 As dificuldades em dar o primeiro passo 16 A motivação está no cérebro 22 Antes
LESÕES DESPORTIVAS: CALOR OU GELO? Caderno I
LESÕES DESPORTIVAS: CALOR OU GELO? Caderno I Tratamento de Lesões: Aplicação de Quente ou Frio? O gelo provoca uma vasoconstrição, diminuindo inchaço (edema), o metabolismo local e o impulso nervoso (que
COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato
COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / 1. Cite a função das plaquetas, componente do sangue. Quando há uma baixa quantidade
TRABALHO PESADO. Apostila 09
TRABALHO PESADO Apostila 09 Trabalho pesado: qualquer atividade que exige grande esforço físico e é caracterizada por um alto consumo de energia e grandes exigências do coração e dos pulmões. OBS: mecanização
ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO ACTIVIDADE FÍSICA MEDICAÇÃO
Dia Mundial da Diabetes 14 de Novembro Educar para Prevenir Actividade Física ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO ACTIVIDADE FÍSICA MEDICAÇÃO Benefícios da actividade física: Diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares;
CONSUMO DE ÁLCOOL, DROGAS, FUMO E MEDICAMENTOS
Instruções de Segurança na Prática CONSUMO DE ÁLCOOL, DROGAS, FUMO E MEDICAMENTOS ASSET INTEGRITY PARTNER PÁG. 1 Conteúdo: Prefácio Informações sobre o consumo de álcool Informações sobre o consumo de
Sistema muculoesquelético. Prof. Dra. Bruna Oneda
Sistema muculoesquelético Prof. Dra. Bruna Oneda Sarcopenia Osteoporose A osteoporose é definida como uma desordem esquelética que compromete a força dos ossos acarretando em aumento no risco de quedas.
Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos
Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos Disciplina de Estudo do Movimento Professor Ricardo Ramos Ano letivo 2014/2015 Módulo 4 Qualidades Físicas Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Aluno: N.º : Classificação:
Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F
Prevenção da Artrose e Osteoporose Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Envelhecimento Aumento do número de idosos na população melhor expectativa de vida Política visando a promoção da saúde e melhoria
AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017
13/11/2017 Ingredientes: Affron (Extrato seco de Açafrão com 3,5% de Lepticrosalides) Vitamina B6 Cobre Affron 100% Açafrão (Crocus sativus L.) geneticamente certificado Extrato com elevado teor de componentes
Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e do folheto informativo
Anexo III Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e do folheto informativo Nota: Estas alterações das secções relevantes do resumos das carcterísticas do medicamento
Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de
Projeto Drogas Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de substâncias como: fenproporex, metanfetamina
Algoritmos aplicados na Medicina Desportiva
Algoritmos aplicados na Medicina Desportiva Engª Biomédica Algoritmos de Diagnóstico e Auto-Regulação Trabalho realizado por: Edite Figueiras João Duarte Grupo 6 Fevereiro 2008 Algoritmos de Diagnóstico
Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano.
Biomecânica Parte do conhecimento da Ergonomia aplicada ao trabalho origina-se no estudo da máquina humana. Os ossos, os músculos, ligamentos e tendões são os elementos dessa máquina que possibilitam realizar
Advertências e precauções Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de utilizar Deca-Durabolin.
Folheto informativo: Informação para o doente Deca-Durabolin 25 mg/ml solução injectável Deca-Durabolin 50 mg/ml solução injetcável Nandrolona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar
TABAGISMO O QUE ELE FAZ COM O SEU CORPO
TABAGISMO O QUE ELE FAZ COM O SEU CORPO O cigarro contém mais de 4.720 substâncias tóxicas e 43 cancerígenas. 25% das doenças vasculares 45% das mortes por infarto do miocárdio Segundo o Instituto Nacional
Lista de Workshops 4 Horas cada Origens
Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Workshop de Massagem de Pedras Quentes 4 Horas A Massagem Geotermal é uma terapia corporal holística, que utiliza pedras vulcânicas, basálticas, aquecidas, para
Princípios do tratamento das fraturas
Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia Princípios do tratamento das fraturas Prof. Marcelo Bragança dos Reis Introdução Tratamento conservador - indicações - imobilizações - redução incruenta
Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)
Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá
PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA
PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA O que é droga? Qualquer substância, natural ou sintética, capaz de afetar a estrutura ou funcionamento do organismo. Drogas Psicoativas Atuam sobre o cérebro, modificando
Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto
Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).
TRAUMA MÚSCULO ESQUELÉTICO. Prof.ª Leticia Pedroso
TRAUMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Prof.ª Leticia Pedroso Lesões do Sistema Músculo Esquelético Ocorrem em 85% dos doentes que sofrem trauma fechado. Devem ser avaliadas e tratadas corretamente de tal maneira
Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.
Séries diárias: quarto mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação
APROVADO EM INFARMED
FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Simdax 2,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão levossimendano Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este
Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o,
O tabaco O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande
INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER?
INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? O QUE É A INSOLAÇÃO? A insolação é uma condição séria e fatal causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa
QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I
QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:
ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos
ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 7 Profª. Tatiane da Silva Campos DISTÚRBIOS DESEQUILÍBRIOS HOMEOSTÁTICOS Anorexia nervosa: Distúrbio crônico caracterizado pela
Anatomia Noções do Sistema Muscular
PARNAMIRIM RN Aluno (a): Nº: 1ª série Turma: Data: / / 2016 Anatomia: Noções do Sistema Muscular Professora: Alyne Rayane. Anatomia Noções do Sistema Muscular OBJETIVOS Conhecer os três tipos de tecido
FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR
FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Diclofenac Generis 10 mg/g Gel Diclofenac sódico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.
Trail Running Entorse de Tornozelo Prevenção
Trail Running Entorse de Tornozelo Prevenção O entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns nas atividades esportivas e no trail running. O mecanismo de lesão mais comum ocorre com o tornozelo em
Tendinopatia Patelar
O tendão patelar, que também pode ser chamado de ligamento patelar (ou ligamento da patela) é um local comum de lesões, principalmente em atletas. O treinamento esportivo geralmente benificia as qualidades
Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde
Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde sessão 1 Parabéns! Você esta aqui e isso mostra que esta pronto para um grande passo. A maioria das pessoas hoje em dia tem uma idéia do
Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando.
Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. focando em entregar artigos de alta qualidade para você. DEUS AMA VOCÊ. Conteúdo INFARTO DO MIOCÁRDIO - 5
Desmaio, ou síncope, é a perda abrupta e transitória da consciência e do tônus postural (da capacidade de ficar em pé), seguida de recuperação rápida e completa. Na maior parte dos casos, os desmaios ocorrem
Joelhos saudáveis Lesões mais comuns
A idéia de praticar atividade física está relacionada à melhora na saúde, qualidade de vida e longevidade. Pessoas de todas as idades buscam nos esportes uma forma de liberar o estresse, aumentar a disposição
Doenças do sistema Cardiorrespiratório
Doenças do sistema Cardiorrespiratório Trabalho realizado por: Catarina Freitas nº6 9ºB 1 Índice 1.Introdução... 3 2. Definição de Sistema Cardiorrespiratório... 4 2.1. Doenças do Sistema Circulatório...
A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página
A Bioquímica Da Célula Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A importância da água em nossa vida A água é indispensável para o nosso planeta. Foi através dela que surgiram as primeiras
O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ESTÁ A FICAR GERIÁTRICO?
Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ESTÁ A FICAR GERIÁTRICO? Actualmente a melhoria dos cuidados prestados aos nossos animais de companhia
Externato Fernão Mendes. Pinto
Externato Fernão Mendes Pinto Turma Mista, Fevereiro de 2007 Autores: Diogo Ribeiro e Miguel Duarte INDICE 1. Índice 2. O Sol 2.1. O que é o sol 2.2. Os perigos do Sol 2.3. Cuidados a ter com o Sol 3.
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS Profª MSc Monyke Lucena Átomos Compostos químicos Célula Tecidos Órgão Sistema Organismo Os animais apresentam diferentes tipos de tecidos,
FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR
FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR AUTRITIS 4%, 40 mg/ ml, SOLUÇÃO CUTÂNEA Indometacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade
MIOLOGIA TIPOS DE MÚSCULOS CONCEITO DE MIOLOGIA TIPOS DE MÚSCULOS TIPOS DE MÚSCULOS GENERALIDADES DO SISTEMA MUSCULAR ESTRIADOS ESQUELÉTICOS
Marcelo Marques Soares Prof. Didi GENERALIDADES DO SISTEMA MUSCULAR CONCEITO DE MIOLOGIA MIOLOGIA É parte da anatomia que estuda os músculos e seus anexos. TIPOS DE MÚSCULOS Células Musculares Cardíacas
Orientação Medicamentosa para pessas com Hipertensão
Orientação Medicamentosa para pessas com Hipertensão ORIENTAÇÃO MEDICAMENTOSA PARA PESSOAS COM HIPERTENSÃO Organizadora: Grace Kelly Matos e Silva Este material tem o objetivo de orientar os pacientes
Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da
Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Nos humanos sabemos que um acidente imprevisto p o d e c a u s a r d o r e sofrimento por muito tempo. A a n a t o m i a d o c ã o é basicamente igual
P ERGUNTAR ( o máximo possível):
EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre alcança.
Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)
Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá
SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL???
SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL??? Dia Mundial da Diabetes No dia 14 de Novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes O símbolo da diabetes é um círculo azul e foi estabelecido pela ONU. A cor representa
CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO
CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO 1. A Sessão de Treino A Sessão de Treino é a unidade estrutural que serve de base para toda a organização do treino. O treinador deve individualizar o treino, adaptando a
Orientações para o Treino da Resistência no Montanhismo
Orientações para o Treino da Resistência no Montanhismo Vantagens da Adequação do Treino aos Objectivos Desempenho aumento da capacidade física e rendimento; Eficiência melhoria da relação entre o esforço
Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.
O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,
