O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia"

Transcrição

1 O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

2 Introdução O cap está descrevendo o tempo entre a ascensão e a segunda vindadocristosobaperspectivadopovodedeus. Ocap. 14estádeformaclaradivididaentre1-5e6-20. O texto : Depois da visão das duas bestas esse texto é um texto em primeiro lugar consolador. A comunidade de Deus está na sua mão,elaseencontranoterrenosantoedivino. Os versículos estão dando ênfase no juízo final, porém os primeiros3anjosparecemapontarparaotempoantesdofim. Aquilo está sendo descrito nos versículos funciona como um resumo daquilo está sendo descrito mais detalhado nos capítulos 17ss.

3 Estrutura Avisãodos144000edocordeiro 6 20 Avisãodahistóriasobaperspectivadojulgamento 6-7 Primeiro anjo 8 Segundo anjo 9-12 Terceiro anjo 13 Bem aventurança 14 O filho do homem Quarto anjo 17 Quinto anjo sexto anjo

4 Primeiroanjo 6 Entãovioutroanjo,quevoavapelocéuetinhanamãooevangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo. 7 Ele disse em alta voz:"temam a Deus e glorifiquemno, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, aterra,omareasfontesdaságuas". Outro anjo: esse anjo é simplesmente diferenciado dos demais. Daqui para frente se observa um ritmo de 3 anjos Filho do homem 3 anjos. Esse ritmo que soma 7, novamente simboliza a ação completa, sem falta e no mesmo tempo lembra da menora de Israel, um dos símbolos do povo de Deus e do templo. Assim João assegura quetudoprocedededeuseapartirdasuavontade. Pelo céu: literalmente a expressão quer dizer no centro, no mais alto ponto do céu. Assim o anjo consegue ver na ótica dessa cosmovisão toda a terra.

5 Primeiroanjo 6 Entãovioutroanjo,quevoavapelocéuetinhanamãooevangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo. 7 Ele disse em alta voz:"temam a Deus e glorifiquemno, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, aterra,omareasfontesdaságuas". Evangelho eterno: existem algumas especulações se esse evangelho se diferencia do evangelho mencionado no restante do NT. O texto mesmo não indica nada disso. A menção do evangelho antes prepara uma última chance de arrependimento no contexto desses versículos antes da ceifa. Habitam na terra: expressão usual para a população da terra que nãofazpartedopovodedeus.

6 Primeiroanjo 6 Entãovioutroanjo,quevoavapelocéuetinhanamãooevangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, línguaepovo. 7 Eledisseem altavoz: "Temam adeuseglorifiquemno, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, aterra,omareasfontesdaságuas". Hora de juízo: O texto apresenta uma certa dificuldade. Aparentemente agora chegou o momento do último juízo, por outro parece que existe ainda um tempo em que pessoas podem converterse,comov.13 indica. Glorifiquem, adorem: Essa ordem lembra das palavras de Jesus e do João Batista: arrependam se, pois está perto o reino dos céus. Tudoresume-se na adoração enaglorificação de Deuseas próximas palavras lembram de Rm 1. Céus, terra, mar, fontes: a mesma divisão como em cap. 8 as primeiras quatro trombetas.

7 Segundoanjo 8 Um segundo anjo o seguiu, dizendo:"caiu! Caiu a grande Babilônia que fez todas as nações beberem do vinho da fúria da sua prostituição! Babilônia caiu: Nos textos da igreja primitiva o nome da cidade Babilônio tornou-se símbolo para a cidade de Roma. Aplicar isso a cidade de Jerusalém como uns comentaristas estão fazendo não tem lógica. Vinho da fúria: um vinho misturado com ervas que funciona como droga e altera o comportamento das pessoas e aumenta as emoções. Prostituição: veja a explicação do versículo 14.4

8 Terceiroanjo 9 Umterceiroanjoosseguiu,dizendoemaltavoz: "Sealguémadorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, 10 também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, 11 e a fumaça do tormentodetais pessoas sobeparatodoosempre. Paratodososque adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, nãohádescanso, diaenoite". 12 Aqui está aperseverançados santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus. Vinho do furor de Deus: agora o vinho tem o significado de juízo. Ovinh0queardeeenlouqueceeatormenta. Sem mistura: normalmente as pessoas misturaram o vinho com água, para que as ervas juntadas não agem forte demais. Aqui se pensa num vinho com ervas, mas não diluído.

9 Terceiroanjo 9 Umterceiroanjoosseguiu,dizendoemaltavoz: "Sealguémadorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, 10 também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, 11 e a fumaça do tormentodetais pessoas sobeparatodoosempre. Paratodososque adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, nãohádescanso, diaenoite". 12 Aqui está aperseverançados santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus. Cálice da ira: o cálice é uma figura de linguagem muito usado para referir-se ao castigo e juízo de Deus. Atormentado na presença: a expressão não indica um lado sádico dos anjos e do cordeiro, mas sublinha a divindade do acontecimento.

10 Terceiroanjo 9 Umterceiroanjoosseguiu,dizendoemaltavoz: "Sealguémadorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, 10 também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, 11 e a fumaça do tormentodetais pessoas sobeparatodoosempre. Paratodososque adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, nãohádescanso, diaenoite". 12 Aqui está aperseverançados santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus. Enxofre etc.: imaginação e figuras de atormento. Para todo o sempre: literalmente de aeon para aeon. Um aeon é um tempo prolongado caracterizado por início e fim. Nãohádescanso:odescansoéumaantigafiguraparaaesperança. Perseverança: parece um contraste para convencer as pessoas.

11 Bem-aventurança 13 Então ouvi uma voz dos céus dizendo: "Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante". Diz o Espírito: "Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão". Umavozdoscéus:adireçãoindicaaautoriadivina. Felizes os mortos: parece que ainda existe um trecho de história que o mundo precisa percorrer. É difícil para determinar nesses versículos se João pensa aqui em apenas momentos, ou num momento ou num tempo maior. A bem-aventurança está no estilo dos evangelhos: as normas desse mundo não se aplicam, é reverso. De agora em diante: pode referir a ascensão de Cristo. Na literatura muitas vezes interpreta-se o versículo como sendo um ponto no futuro. Fadigas: sofrimentos, perseguição principalmente. Obras os seguirão: as obras são frutos não prova e pagamento de entrada.

12 O Filhodohomem 14 Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, alguém "semelhante a um filho de homem". Ele estavacomumacoroadeouronacabeçaeumafoiceafiadanamão. Nuvem branca: tanto a nuvem como a cor indicam o ambiente divino e descrevem normalmente Deus. Filho do homem: título do Messias e salvador, veja 1.8,13; 12.5 Coroa: símbolo do vitorioso Foice: instrumento de ceifa, seja madeira, trigo ou vinho.

13 Quartoanjo 15 Então saiu do santuário um outro anjo, que bradou em alta voz àquele que estava assentado sobre a nuvem: "Tome a sua foice e faça a colheita, pois asafradaterra estámadura; chegou ahora decolhêla". 16 Assim, aquele que estava assentado sobre a nuvem passou sua foicepelaterra,eaterrafoiceifada. Saiu do santuário: ele é um mensageiro de Deus que dá a ordem final. A colheita de trigo: há nos comentários uma divergência enorme na interpretação das duas colheitas(trigo e vinho): A colheita de trigo descreve o juízo e a coleção do povo de Deus e a do vinho o juízosobreaspessoasemoposiçãoadeus. Tanto a o colheita de trigo como a de vinho descrevem o juízo sobre as nações, sob aspectos diferentes. Pessoalmente prefiro a segunda versão, pois nos versículos e em textos anteriores opovodedeusestájáaoladoenapresençadedeusedoseucordeiro.

14 Quintoesextoanjo 17 Outro anjo saiu do santuário dos céus, trazendo também uma foice afiada. 18 E ainda outro anjo, que tem autoridade sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz àquele que tinha a foice afiada: "Tome sua foice afiada e ajunte os cachos de uva da videira da terra, porque as suas uvas estão maduras!" 19 O anjo passou a foice pela terra, ajuntou as uvas e as lançou no grande lagar da ira de Deus. 20 Elas foram pisadas nolagar, foradacidade, ecorreu sanguedolagar, chegando ao nível dos freios dos cavalos, numa distância de cerca de trezentos quilômetros. Autoridade sobre o fogo: fogo como instrumento de castigo Colheita de uvas: veja o comentário sobre a colheita do trigo. Lagar da ira de Deus: a metáfora associa se com o pisar das uvas. NoAT esseatoéum atodedomínioeopressão. A expressãoéusado para criar medo e respeito como nos versículos anteriores o enxofre etc.

15 Quintoesextoanjo 17 Outro anjo saiu do santuário dos céus, trazendo também uma foice afiada. 18 E ainda outro anjo, que tem autoridade sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz àquele que tinha a foice afiada: "Tome sua foice afiada e ajunte os cachos de uva da videira da terra, porque as suas uvas estão maduras!" 19 O anjo passou a foice pela terra, ajuntou as uvas e as lançou no grande lagar da ira de Deus. 20 Elas foram pisadas nolagar, foradacidade, ecorreu sanguedolagar, chegando ao nível dos freios dos cavalos, numa distância de cerca de trezentos quilômetros. Foradacidade:ovisionárioimaginaopovodeDeusemJerusaléme o juízo como sendo fora dessa cidade. A preservação do povo de Deusestáportrásdesseversículo.TodapartelembramuitodeJl 4. Sangue no nível dos freios dos cavalos: expressão figurativa e conhecida para se referir a uma quantidade grande. 1600estádios: 4x4x1000 4éosímboloparaaterra.

16 Resumoelição O tom desses versículos é de alerta. O autor pretende assustar e mover as pessoas para que eles se arrependem e voltam para Deus e que aqueles que pertencem a Cristo permanecem fieis. A linguagem é marcado pelas metáforas e figuras dessa época, conhecidos por muitas pessoas. Hoje existem duas linhas bem distintas na teologia. Umalinhaapoiaeusaesse tipode linguagem paracriarmedoeemocionalmente levar as pessoas para uma conversão. A outra linha rejeita esse método, apontando para o amor de Deus que quer convidar as pessoas a confiar nele. De forma geral pode se perguntar como nós podemos hoje falar do fim do mundo e do juízo. Para muitas pessoas isso não faz mais parte da sua cosmovisão. Mas outras pessoas firmemente aplicam e creem nisso de forma literal. OchamadoeoconviteparaterumavidacomDeusdevecontinuar.

17 O Apocalipse

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem (15.1-16.7) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução15.1-16.7 Em cap. 8, 9 e 11 foram descritos as 7 trombetas no meio antes da sétima trombeta foram

Leia mais

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 18 A visão dos 144000 (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução14.1-5 Os capítulos 12-14 formam a baseteológica dolivro eda fé cristãna perspectiva do visionário. O cap. 12 falou

Leia mais

P R O F E C I A S A S 3 M E N S A G E N S A N G É L I C A S

P R O F E C I A S A S 3 M E N S A G E N S A N G É L I C A S P R O F E C I A S A S 3 M E N S A G E N S A N G É L I C A S A P O C A L I P S E 1 4 A Ú LT I M A A DV E R T Ê N C I A Apocalipse 14:7 MENSAGEM Dizendo em grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque

Leia mais

O livro Apocalipse 21 A visão das taças ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 21 A visão das taças ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 21 A visão das taças (16.8-21) JörgGarbers Ms.deTeologia Estrutura16.1-21 16.8-9 Quarto flagelo 16.10-11 Quinto flagelo 16.12-16 Sexto flagelo 16.17-21 Sétimo flagelo Quartoflagelo 8

Leia mais

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG BRASIL 2016 M BRASIL 2016 Pr. Daniel Spencer M BRASIL 2016 A 3 a Mensagem Angélica e A SALVAÇÃO Pr. Daniel Spencer M 1 C ITAÇÃO E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o 6 evangelho eterno, para

Leia mais

O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento (20.7-15) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução20.7-15 Os versículos 7-15 do cap. 20 estão fechando as ações de julgamento. Depois da grande prostituta,

Leia mais

Lição 10 para 9 de março de 2019

Lição 10 para 9 de março de 2019 Lição 10 para 9 de março de 2019 Depois de desvelar o ataque final do dragão, da besta e do falso profeta (Apocalipse 13), é mostrado a João o grupo dos que vencerão no conflito (14:1-5), sua mensagem

Leia mais

O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução20.1-6 O capítulo faz parte do grande final do livro Apocalipse. No capítulo anterior lemos

Leia mais

O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno (10.1-11) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução10.1-11 O capitulo 9 descreveu as últimas duas trombetas, que atingiram essencialmente os seres humanos. Os

Leia mais

Lição 11 para 16 de junho de 2018

Lição 11 para 16 de junho de 2018 Lição 11 para 16 de junho de 2018 Apocalipse 13:15-18 mostra um decreto de morte para todo aquele que não adore a imagem da besta. Para diferenciar os que a adoram dos que não o fazem, lhes impõe uma marca.

Leia mais

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho Lição 5 para 2 de fevereiro de 2019 Sinais iniciais (4-14) Período de tribulação (21-22) Sinais no céu (29) Aparece o Filho do Homem (30) A mensagem dos selos resume a história da igreja desde seus inícios

Leia mais

O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução7.1-17 Ocapitulo6descreveuaaberturadosseisselos. A história os acontecimentos desse mundo estão

Leia mais

Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia. A volta de Cristo

Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia. A volta de Cristo Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia A volta de Cristo Introdução A palavra segunda vinda ou volta não ocorre no NT. Parusia: Estar presente / Presença Visita oficial de um príncipe

Leia mais

VERSO PARA MEMORIZAR:

VERSO PARA MEMORIZAR: Lição 11 Nossa Mensagem Profética VERSO PARA MEMORIZAR: "Vi outro anjo voando pelo meio do Céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua,

Leia mais

Se Jesus voltará, como devo esperá-lo?

Se Jesus voltará, como devo esperá-lo? Se Jesus voltará, como devo esperá-lo? O que os apocalípticos dizem a respeito dos últimos dias? Sinônimo da época em que se aproxima a 2ª vinda de Jesus Cristo e o consequente fim do mundo. Período marcado

Leia mais

Quem é o Pai do Filho de Deus?

Quem é o Pai do Filho de Deus? Quem é o Pai do Filho de Deus? O que significa a palavra Deus para você? Poderia alguém dizer que essa palavra DEUS é um nome próprio de alguém? Não, as escrituras deixam claro que não é o nome de alguém,

Leia mais

O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução21.1-8 O começo desse capítulo está intimamente ligado aos versículos anteriores. Muitas das palavras chaves reaparecem.

Leia mais

O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém (22.6-21) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 22.6-21 O último trecho do livro quer assegurar a sua autoridade. A estrutura é complicada, pois parece um

Leia mais

O livro Apocalipse 25 A visão da grande vitória ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 25 A visão da grande vitória ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 25 A visão da grande vitória (19.11-21) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução19.11-21 O texto 19.11-21 está diretamente ligado com o texto de 16.12-14, a sexta taça. O texto está detalhando

Leia mais

Pr. Jaziel Rodrigues,

Pr. Jaziel Rodrigues, www.ierueti.ch Pr. Jaziel Rodrigues, 13.03.2016 Introdução 1: A palavra «Apocalipse» quer dizer Revelação. Por isso este livro é conhecido também como: «A Revelação de Deus ao apóstolo João» (1.1) Foi

Leia mais

O último fato que agitou os apocalípticos

O último fato que agitou os apocalípticos O último fato que agitou os apocalípticos Uma suposta profecia maia Como pensavam os israelitas no A.T.? Sinônimo do conceito O Dia do Senhor, quando Deus, como um justo guerreiro, intervém na história

Leia mais

No site da Amazon, há 275 livros sobre Nos Estados Unidos, já existem lojas vendendo produtos para o apocalipse.

No site da Amazon, há 275 livros sobre Nos Estados Unidos, já existem lojas vendendo produtos para o apocalipse. No site da Amazon, há 275 livros sobre 2012. Nos Estados Unidos, já existem lojas vendendo produtos para o apocalipse. Ocas construídas na Espanha capazes de resistir ao apocalipse. Vivemos os últimos

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

II TRI LIÇÃO 1. evange ho LUCAS A PRIMEIRA VINDA DE JESUS

II TRI LIÇÃO 1. evange ho LUCAS A PRIMEIRA VINDA DE JESUS evange ho DE LUCAS II TRI 2015 LIÇÃO 1 A PRIMEIRA VINDA DE JESUS INTRODUÇÃO VERSO PARA MEMORIZAR: Para Deus não haverá impossíveis (Lc 1:37). INTRODUÇÃO VERSO PARA MEMORIZAR: Para Deus não haverá impossíveis

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse.

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. INTRODUÇÃO De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. O período da Grande Tribulação parece sombrio, mas qual deve ser nosso olhar para esse período. O propósito deste livro

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa Ó Deus, vossa

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia

O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta (18.20-19.10) Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução 18.20-19.10 Capítulo 17.16 já anunciou a ruína da grande cidade, em cap. 18 esse julgamento

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 11. 15-19 Prof. Davi Albuquerque A sétima trombeta 15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e

Leia mais

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018 A UNIDADE NA Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO dezembro de 2018 Deus recebe a adoração dos seres celestiais, e deseja receber também nossa adoração na Terra. Adorar a Deus é reconhecer a grandeza e a majestade

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas»

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Perdão, Senhor. «Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Leitura do Apocalipse de São João Ap 7, 2-4.9-14 Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente,

Leia mais

É mostrado a João o castigo de Deus sobre aqueles que tem oprimido ao povo de Deus desde Jesus até a Segunda Vinda (paralelo com os sete selos).

É mostrado a João o castigo de Deus sobre aqueles que tem oprimido ao povo de Deus desde Jesus até a Segunda Vinda (paralelo com os sete selos). Lição 7 para 16 de fevereiro de 2019 Os sete anjos com as sete trombetas aparecem em cena no contexto do sétimo selo, ao terminar o tempo de graça. São sugeridas duas interpretações complementares para

Leia mais

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA APOCALIPSE 1.1-8 APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA INTRODUÇÃO Dois fatores contribuem para que muitos crentes evitem o livro de Apocalipse: a) A idéia de que ele é um livro selado, que trata

Leia mais

O livro Apocalipse 11 A visão das 7 trombetas I (8.2-13) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 11 A visão das 7 trombetas I (8.2-13) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 11 A visão das 7 trombetas I (8.2-13) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução8.2-13 O capitulo 7 descreveu a preservação do povo de Deus durante a história amarga do mundo. No final do

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE A segunda vinda de Cristo será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente

Leia mais

Domingo da Divina Misericórdia

Domingo da Divina Misericórdia Domingo da Divina Misericórdia «Cada vez mais gente aderia ao Senhor pela fé, uma multidão de homens e mulheres» Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 5, 12-16 Pelas mãos dos Apóstolos realizavam-se muitos

Leia mais

PROFECIA DAS SETE TROMBETAS

PROFECIA DAS SETE TROMBETAS VISÕES PARALELAS PROFECIA DAS SETE TROMBETAS As sete trombetas pintam a história militar que ocorreria na era cristã em relação a igreja (Ap 11:18). Em Israel, as trombetas eram tocadas dez dias antes

Leia mais

Escola Bíblica Dominical A idéia bíblica do inferno. IPB Angra dos Reis - 27/02/2011 Pr Dusi

Escola Bíblica Dominical A idéia bíblica do inferno. IPB Angra dos Reis - 27/02/2011 Pr Dusi Escola Bíblica Dominical A idéia bíblica do inferno IPB Angra dos Reis - 27/02/2011 Pr Dusi Pontos em revisão A idéia bíblica de inferno no AT A idéia bíblica de inferno no NT Figuras bíblicas que ilustram

Leia mais

"Lábios impuros x impuros lábios" 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido;

Lábios impuros x impuros lábios 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; "Lábios impuros x impuros lábios" 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR EM BUSC DO PERFEITO MOR #3 DIZER, CONHECER, OBEDECER E NDR Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. quele que diz: Eu o conheço, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso,

Leia mais

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas passadas + hoje + próxima aula Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas sobre Escatologia EBD ICESJC 2018 1º Semestre 18/02: Como Interpretar Profecias 25/02: Apocalipse Visão Dupla 04/03:

Leia mais

As Grandes Vozes (Apocalipse 14:6-20) Oresto do capítulo 14 revela as mensagens de uma série de vozes, anjos que passam no céu com

As Grandes Vozes (Apocalipse 14:6-20) Oresto do capítulo 14 revela as mensagens de uma série de vozes, anjos que passam no céu com Apocalipse: Lição 25 As Grandes Vozes (Apocalipse 14:6-20) Oresto do capítulo 14 revela as mensagens de uma série de vozes, anjos que passam no céu com recados importantes sobre o juízo de Deus sobre as

Leia mais

). 17: :3-7. A 17:8. 17: : A

). 17: :3-7. A 17:8. 17: : A Lição 12 para 23 de março de 2019 Nos últimos momentos da Terra, existirão três grandes grupos ou alianças: 1. Uma aliança de religiões, conhecida como Babilônia, a grande meretriz. 2. Uma aliança de poderes

Leia mais

CITAÇÕES. Os protestantes americanos estão bêbados? Sim, bêbados com o vinho de Babilônia. A. Jones

CITAÇÕES. Os protestantes americanos estão bêbados? Sim, bêbados com o vinho de Babilônia. A. Jones Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

O livro Apocalipse 29 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 29 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 29 A visão da nova Jerusalém (21.9-22.5) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 21.9-22.5 O trecho se baseia em Ez 40-48, mas com significativas diferenças. Toda a visão transmite uma

Leia mais

EIS QUE ELE VEM COM AS NUVENS E TODO OLHO O VERÁ

EIS QUE ELE VEM COM AS NUVENS E TODO OLHO O VERÁ O FIM ESTÁ CHEGANDO Todos me conhecem por João Evangelista. Eu amava muito a Jesus e estava esperando a sua volta. Um dia tive um sonho e em visões o Senhor mesmo me mostrou o que iria acontecer: O mundo

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 9.13-21 Apocalipse 9.13-21 A sexta trombeta 13 Então o sexto anjo tocou a sua trombeta, e eu ouvi uma voz que vinha dos quatro cantos do altar de ouro que está diante de

Leia mais

Poder para testemunhar e sonhar. Série: 2000 anos depois Atos 2

Poder para testemunhar e sonhar. Série: 2000 anos depois Atos 2 Poder para testemunhar e sonhar Série: 2000 anos depois Atos 2 Entendendo Pentecoste Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito

Leia mais

O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta (11.14-19) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução11.14-19 Na interpretação da sétima trombeta dividem se as opiniões de forma decisiva. Uns autores pensam que os v.

Leia mais

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos.

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. As pessoas vivem despreocupadamente, acham que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. Qual é o dever do homem? De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;

Leia mais

A Bíblia: Um só Enredo

A Bíblia: Um só Enredo A Bíblia: Um só Enredo Clímax Conflito Introdução A Bíblia: Um só Enredo REDENÇÃO QUEDA CRIAÇÃO O Evangelho de Marcos Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus (Mc 1.1). Divi Filius Filho

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se Efésios 2:8-10 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus

Leia mais

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS Prof. Lucas Neto INTRODUÇÃO O FIM DA HUMANIDADE O fim da humanidade na terra será marcada pela gloriosa volta de Jesus e nos desdobramentos dos acontecimentos,

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

A videira frutífera. Benefícios e as responsabilidades

A videira frutífera. Benefícios e as responsabilidades A videira frutífera Benefícios e as responsabilidades Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que

Leia mais

Leia mais uma explicação do pastor Juanribe Pagliarin sobre uma das passagens descritas nos Evangelhos.

Leia mais uma explicação do pastor Juanribe Pagliarin sobre uma das passagens descritas nos Evangelhos. Leia mais uma explicação do pastor Juanribe Pagliarin sobre uma das passagens descritas nos Evangelhos. - EU SOU a Videira Verdadeira e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, Ele a

Leia mais

MENSAGENS. para a igreja de hoje. Reflexões em Apocalipse

MENSAGENS. para a igreja de hoje. Reflexões em Apocalipse para a igreja de hoje Reflexões em Apocalipse Ao anjo da igreja em escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que

Leia mais

O livro Apocalipse 03 Prefácios e chamado (1.1-20) Jörg Garbers Ms. de Teologia

O livro Apocalipse 03 Prefácios e chamado (1.1-20) Jörg Garbers Ms. de Teologia O livro Apocalipse 03 Prefácios e chamado (1.1-20) Jörg Garbers Ms. de Teologia Estrutura de 1.1-20 1.1-3 Prefácio do livro 1.4-8 Prefácio das cartas 1.9-20 O chamado» 1.9-11 As circunstâncias» 1.12-16

Leia mais

ADVENTISTAS E SUAS IDOLATRIAS

ADVENTISTAS E SUAS IDOLATRIAS 1 ADVENTISTAS E SUAS IDOLATRIAS ADVENTISTAS E SUAS IDOLATRIAS Á TEMPO EU ESTAVA ESPERANDO ESTE MATERIAL AGORA RECEBI DE NOSSO IRMÃO Shiderley Inácio da Silva ESTA MATERIA SOBRE OS A IDOLATRIA ADVENTISTA

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO

PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO DEFININDO ESCATOLOGIA O Estudo das últimas coisas O futuro em termos pessoais e cósmicos Tem a ver com a Igreja Israel as Nações VOCÊ! Temas e Termos

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima "O evangelho de Patmos 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3). design

Leia mais

Vigília Pascal de 2017

Vigília Pascal de 2017 Vigília Pascal de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Deus, que tanto amou o mundo e nos deu seu Filho único como Cordeiro Pascal imolado no altar da cruz, ressuscita-o dos mortos. E, Cristo ressuscitado vitorioso

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

ÚLTIMOS TEMPOS Data: 23/06/2015

ÚLTIMOS TEMPOS Data: 23/06/2015 Não temos sombra de dúvida que o SENHOR já está em pé para vir buscar o seu povo. Povo remido e lavado no Sangue do Cordeiro,... Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA O Quinto selo Santos Martirizados 9 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho

Leia mais

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DIMENSÃO DO REINO DE DEUS O Reino de Deus é adimensional existindo por si só no plano espiritual e material.

Leia mais

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO.

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. INTRODUÇÃO Agora a visão que segue será das grandes tensões que a Noiva enfrentará até a segunda vinda do Noivo - Esta revelação inclui

Leia mais

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Todos os grandes intérpretes do Apocalipse adotam uma visão paralela das descrições do livro, as sete igrejas, os

Leia mais

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA Is. 65:17 Ap. 21: 1

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA Is. 65:17 Ap. 21: 1 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 ESCATOLOGIA O NOVO CÉU E

Leia mais

Pasta de Músicas IBEP

Pasta de Músicas IBEP CANTOR CRISTÃO BPM ANDAMENTO PÁGINA A LUZ DO CÉU - CC 239 194 4/4 7 A ULTIMA HORA - CC 259 94 3/4 20 AMOR - CC 380 106 2/4 16 AMOR FRATERNAL- CC 381 182 4/4 17 AMOR GLORIOSO - CC 37 175 3/4 18 ANTÍFONA

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 9.1-12 Apocalipse 9.1-12 A quinta trombeta 1 O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. 2 Ela abriu

Leia mais

OS 4 CAVALEIROS DO APOCALIPSE. Pr. Bruno A.T. - Réplica - Pr. Aluizio

OS 4 CAVALEIROS DO APOCALIPSE. Pr. Bruno A.T. - Réplica - Pr. Aluizio OS 4 CAVALEIROS DO APOCALIPSE Pr. Bruno A.T. - Réplica - Pr. Aluizio TODAS AS CRISES SÃO CÍCLICAS. PORQUE? PORQUE OS 4 CAVALEIROS ESTÃO SOLTOS NA TERRA. Vamos para Apocalipse 1- CAVALO BRANCO Vi quando

Leia mais

O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução6.1-17; 8.1 O capitulo 6 descreve a abertura dos seis selos. O oitavo selo segue apenas em 8.1. Capitulo

Leia mais

LIÇÃO 10 A GRANDE TRIBULAÇÃO. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 10 A GRANDE TRIBULAÇÃO. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 10 A GRANDE TRIBULAÇÃO Texto bíblico: Apocalipse 14-15 Motivação A caminhada da Igreja pelo mundo é cheia de sofrimento. Ela é perseguida sem sossego. Mas ninguém pode dizer que foi enganado. A Bíblia

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 12.1-6 Apocalipse 12.1-6 A mulher e o dragão 1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Leia mais

O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 5.1-14 Capítulo 5 faz parte da visão, que começou no cap.anterior. A visão do trono recebe dois novos

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e

https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e É impossível dizer quão longe alguém pode ir com o apoio e encorajamento de sua mãe A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo William Ross Wallace,

Leia mais

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação.

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação. Lição 4 para 28 de abril de 2018 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse

Leia mais

O DIA SEGUINTE O DIA FINAL O INICIO DO FIM OS ÚLTIMOS DIAS P A L E S T R A S: 07/02 31/01 21/02 28/02

O DIA SEGUINTE O DIA FINAL O INICIO DO FIM OS ÚLTIMOS DIAS P A L E S T R A S: 07/02 31/01 21/02 28/02 P A L E S T R A S: 31/01 07/02 21/02 28/02 O INICIO DO FIM OS ÚLTIMOS DIAS O DIA FINAL O DIA SEGUINTE Horário: 19hs às 20h30hs. Local: Colégio Integral Rua Rêmulo Zoppi, 434 - Vl. Georgina Maiores informações:

Leia mais

Um semana sem igual. Páscoa

Um semana sem igual. Páscoa 1 Um semana sem igual Domingo: a entrada triunfal em Jerusalém. Segunda-feira: a purificação do templo. Terça-feira: controvérsias com líderes judeus, ensino por parábolas. Quarta-feira: sem registro nos

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Oito O desenvolvimento do reino de Deus

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Oito O desenvolvimento do reino de Deus PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS (Sábado Segunda sessão da manhã) Mensagem Oito O desenvolvimento do reino de Deus Leitura bíblica: At 1:3,

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda Apocalipse 20 Se acaba o tempo de graça. Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda Apocalipse 22:11;

Leia mais

Adultos: Lição 10 O Evangelho Eterno de Deus 02 a 09 de Março 2019

Adultos: Lição 10 O Evangelho Eterno de Deus 02 a 09 de Março 2019 Adultos: Lição 10 O Evangelho Eterno de Deus 02 a 09 de Março 2019 OUÇA E FAÇA DOWNLOAD AQUI SÁBADO A TARDE 02 DE MARÇO 2019 DOMINGO 03 DE MARÇO 2019 SEGUNDA-FEIRA 04 DE MARÇO 2019 TERÇA-FEIRA 05 DE MARÇO

Leia mais

Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. (Ap 8:2 ARA)

Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. (Ap 8:2 ARA) Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. (Ap 8:2 ARA) O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados

Leia mais

O livro Apocalipse 14 A visão das duas testemunhas ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 14 A visão das duas testemunhas ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 14 A visão das duas testemunhas (11.1-13) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução11.1-13 As cartas (2 e 3) enviadas às sete igrejas mostraram que Deus conhece a situação de cada uma e sabe

Leia mais

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath 1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS EBD 07.04.2019 Miguel Horvath : 1 Pedro 2.4-10 Vocês têm se aproximado de Cristo, a pedra viva. As pessoas o rejeitaram, mas Deus o escolheu para lhe conceder grande

Leia mais

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão A SEMENTE REAL de Abraão William Soto Santiago Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017 Cayey - Porto Rico Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

O que são os sacramentos?

O que são os sacramentos? O que são os sacramentos? A palavra sacramento vem da palavra latina sacramentum que significa juramento, e embora não seja encontrada na Escritura, usamo-la porque cada sacramento é uma promessa ou juramento

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

Ide pelo mundo e levai a mensagem de Jesus. Sois estrela que há-de brilhar na escuridão. Sois fermento que deve levedar uma sociedade mais feliz.

Ide pelo mundo e levai a mensagem de Jesus. Sois estrela que há-de brilhar na escuridão. Sois fermento que deve levedar uma sociedade mais feliz. Ide pelo mundo e levai a mensagem de Jesus. Sois estrela que há-de brilhar na escuridão. Sois fermento que deve levedar uma sociedade mais feliz. Sois grãos de sal que irá dar novo sabor à vida do mundo.

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO APOCALIPSE Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério I - INTRODUÇÃO AO LIVRO IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA AUTOR AUTORIA O autor do livro - João (1:1,1:4, 22:8). Era conhecido das Igrejas da

Leia mais