O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia"

Transcrição

1 O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia

2 Introdução Capítulo 5 faz parte da visão, que começou no cap.anterior. A visão do trono recebe dois novos enfoques: primeiro o livro e depois o cordeiro. O restante permanece igual. A visão do autor está de forma paulatina se transformando numa audição no final do capítulo. TudoestáacontecendodiantedotronodeDeusquefoi descritocom palavras que sublinharam a santidade, o poder e o ser luminoso de Deus. Tudo está submisso a ele, sem hesitação sem dúvida.o mundo celestial é o ideal e serve como exemplo para a criação que está no momento em estado oposto. Nada que está por vir pode assombrar ouescureceressemundodivinocheiodeluzepoder. Issoé, em conjuntocom cap. 5 ofundamentodavisãodosselos, que começaemcap. 6.

3 Estrutura O Livro O Cordeiro O louvor

4 O Livro 1 Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. A mão direitaéaquelaquesimbolizapodereação. O rolo: A descrição e a interpretação do livro não são unânimes na literatura. A palavra grega biblion pode designar tanto um rolo como um livro semelhante aos nossos. A interpretação dos selos depende da forma do livro: caso biblion descreve um rolo, então as coisas descritas na abertura dos selos não revelam ainda nada do conteúdo do livro. Caso a palavra biblion descreve um livro, então existe a possibilidade de compreender os sete selos como um agrupamento de sete capítulos selados que ao serem rompidos também fossem lidos. Ou seja aquilo que está descrito a partir do cap. 6 é o conteúdo do livro. Já que livros começaram ficar mais comunsapartirdo2ºséculoestouoptandopelorolo.

5 O Livro 1 Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. Escrito de ambos os lados: a descrição em grego é um pouco diferente: foi escrito de dentro e de fora selado com... e pode ser compreendida de diversas formas: Escritopordentroeporforaemcasoderolo Escritodeambososladosemcasodelivro Escritopordentroeseladoporfora Os sete selos podem indicar o tipo do documento ou significam em primeiro lugar que o conteúdo é desconhecido por completo.

6 O Livro 1 Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. Interpretações da imagem do Biblion: Os sete selos são conhecidos dos testamentos romanos que em caso da morte são quebrados. O conteúdo do livro então aponta paraaherançadoscristãos,apromessadedeusapartirdamorte de Cristo. Mas os selos e trombetas não descrevem essa herança. Comparando com Ez o livro pode indicar o conteúdo que deve ser revelado. Mas aqui o rolo não é recebido pelo profeta e vidente João. O livropodesimbolizarafuturahistóriadahumanidadequeestá mas mãos de Deus. Mas aquilo que está sendo descrito depois nãoéumahistóriadomundoantigo.

7 O Livro 1 Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. Interpretações da imagem do Biblion: O livro podia ser identificado com o livro da vida e revela os nomes dos redimidos. Mas o rompimento dos selos e os trombetas tragam pragas e não os nomes dos redimidos. O livro iria conter aquilo que está descrito em e a descrição que o livro foi escrito por dentro e por fora significa a plenitude do pré-conhecimento de Deus.

8 O Livro 1 Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. Interpretações da imagem do Biblion: As explicações do Pohl me parecem os mais convincentes e de acordo com os versículos anteriores e o conteúdo posterior: O rolo representa um documento oficial de instituição ao governo. O ato de abertura seria o ato de entrega do poder e a consignação. Os imperadores gostaram ser exculpados com um rolo na mão (Pohl não indica a fonte para essa informação) e em 2Rs temos um ato comparável. Toda cena descrita pode ser compreendida como a entronização de um rei.

9 O Livro 2 Vi um anjopoderoso, proclamandoem altavoz: "Quem édignode romper os selos e de abrir o livro? 3 Mas não havia ninguém, nem no céu nem na terra nem debaixo daterra, que pudesse abrirolivro, ou sequer olhar para ele. O anjo poderoso: A palavra poderoso se refere a voz dele que alcança todos. A pergunta e a resposta demonstram que nenhuma criatura está digna de ser instituída com imperador. Os três andares da cosmovisão antiga (céu, terra, submundo) descrevem o universo todo. Nada indica no texto que o texto querse referir aos demônios ou a satanás. A afirmação simplesmente constata que não há ninguém que pode receber a tarefa do governo, do co-regente de Deus no sentido pleno.

10 O Livro 4 Eu chorava muito, porque não se encontrou ninguém que fosse dignodeabrirolivroedeolharparaele. O choro de João expressa tristeza e desespero no mesmo tempo. Porém não é fácil de interpretar o motivo do choro. Aqui os intérpretes estão viajando e as vezes indo contra a interpretação do significado do livro: João iria chorar porque não tem significado na história. Ele choro porque a história está sob a maldição do pecado. Em concordância com a interpretação do livro temos que entender quejoãochoroporqueninguém estádignodeexecutaravontadede Deus em forma de um governo justo. Ou seja o mundo não vai mudar, mas continuar do jeito como é.

11 O Cordeiro 5 Então um dos anciãos me disse: "Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Ancião: a ação do ancião sublinha que ele faz parte do mundo divino e que os anciãos não representam a igreja. O consolo é dado. Existe alguém que pode abrir o livro e os selos. Aquele que pode abrir é descrito como: Leão de Judá: se refere ao texto de Gn , que foi interpretado no judaísmo como uma profecia messiânica e transformou se para um título do Messias, que representa força. Raiz de Davi: outro título messiânico que provem de textos proféticos (Is 4.2; 11.10; Jer 23.5; Zac ) e representa a esperança. Vencedor:indicaqueoMessiastinhaquebatalharelutar. SomenteoMessiasédignodeexecutaravontadedeDeus.

12 O Cordeiro 6 Depoisvi nocentrodotrono, cercadopelos quatroseresviventese pelos anciãos um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviadosatodaaterra. Depois do anuncio que o Messias é digno João viu o Cordeiro. Ele formaagoraocentrodetoda avisão. Ocupa praticamenteolugarde Deus, mas é diferenciado de Deus. A palavra grega arnion (cordeiro) era antigamente um diminutivo. O contraste não pode ser maior:oleãoeorenovosãoidentificadoscomocordeiro.amorte e ressurreição de Jesus, interpretado como sacrifício pascal do Messias formam o fundamento da compreensão de João. Na ressurreição já foi tudo ganho e vencido. Os chifres e olhos descrevem o poder e a sabedoria e os sete espíritosapresençadedeusemtodaaterra(mt28.20 ilustrado). O número sete sempre simboliza a totalidade(algo completo).

13 O Cordeiro 7 Ele se aproximou e recebeu o livro da mão direita daquele que estava assentado no trono. Deus atéessemomentonunca foi chamadode formadireta. Sempre se fala dele com distância e respeito. O Cordeiro está agora em íntima proximidade a Deus e recebe o livro. A dignidade do Cordeiro provem da obediência completa. O Cordeiro é descrito como o Messias esperado pelos judeus. Agora o governo e a execução da vontade de Deus está quase entregue. Falta instituição, a quebra do selos.

14 O Louvor 8 Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taçasdeourocheiasdeincenso,quesãoasoraçõesdossantos; O movimento no centro da cena é como uma pedra jogada na água. A força central resulta em forças centrifugais. Toda cena lembra da entronização de um imperador romano: prostrar-se, louvor, harpas incenso, etc. São imagens também do antigo templo que representava algo como um palácio de Deus Rei no meio do seu povo. As imagens e atributos de Deus e do Messias se mesclam e confundem. A imagem do incenso que simboliza as orações vai ser detalhada em Mas aparece aqui de forma indireta a realidade dos redimidos, dos membros do corpo de Cristo, a igreja. Eles estão presentes já agora no palácio divino.

15 O Louvor 9 e eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abriros seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste paradeusgentedetodatribo,língua,povoenação. O cântico novo é quase uma expressão idiomática e aparece em vários textos bíblicos. A expressão não se refere em primeiro lugar a melodia, mas ao conteúdo. Simboliza que Deus age de forma nova e surpreendente. Nesse cântico entoado aqui se refere ao agir de Deus através do Messias. Tu és dignoéumaexpressãousadoparaosimperadoresromanos. A históriade Jesus estáresumido ecomparado ao antigo costume de comprar / libertar um escravo e colocar ele em liberdade. A comunidade de Deus não se restringe ao povo de Israel, mas é universal.

16 O Louvor 10 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra. O cordeiro foi morto, comprou e agora constituiu algo novo. Os redimidos formam um reino e são sacerdotes. A palavra sacerdote está se referindo em primeiro lugar ao serviço por Deus do que a sua função intermediária. A intermediação é tarefa do Messias. Os manuscritos antigos trazem duas versões diferentes do verbo reinar. Uns manuscritos falam no presente: eles estão reinando. Outros manuscritos falam de forma futurista: reinarão. Dependente da decisão muda então a interpretação. O versículo se refere a igreja atual como parte do reino de Deus que já influencia o mundo ou se refereaofuturonoreinodedeusdepoisdavindadejesus?

17 O Louvor 10 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra. Existe nesse versículo uma outra dificuldade textual. Uns manuscritos falam na primeira pessoa do plural: tu nos redimiste (9)... Constituíste (10). Em caso da primeira pessoa plural os anciãos são idênticos com os redimidos. No caso da terceira pessoa plural, como a tradução em cima, eles se diferem dos redimidos. A maioria dos autores hoje considera os manuscritos na versão da primeira pessoa plural como inferior. Mas ainda existem bíblias e comentaristas que se baseiam nesses manuscritos.

18 O Louvor 11 Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventeseosanciãos, 12 ecantavam emaltavoz: "DignoéoCordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! 13 Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: "Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, ahonra, aglóriaeopoder, paratodoosempre! 14 Os quatro seres viventes disseram: "Amém", e os anciãos prostraram-se e o adoraram. Os versículos seguintes trazem poucas informações novas. O movimento no centro está em ondas se espalhando por todos os lados e cantos do universo. O reconhecimento do Cordeiro/Messias como sendo digno de ser instituído como imperador sobre o mundo e a história não passa despercebido, bem pelo contrário.

19 O Louvor 11 Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventeseosanciãos, 12 ecantavam emaltavoz: "DignoéoCordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! 13 Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: "Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, ahonra, aglóriaeopoder, paratodoosempre! 14 Os quatro seres viventes disseram: "Amém", e os anciãos prostraram-se e o adoraram. Acenaestásendodescritacadavezmaisbreveemaiscomoaudição, poisfogedavistadovidente. Os atributos que o Cordeiro recebe são atributos divinos. O número sete deixa claro que nada falta. No mesmo tempo são atributos imperiais e isso coloca esse texto em oposição ao imperador romano.

20 O Louvor 11 Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventeseosanciãos, 12 ecantavam emaltavoz: "DignoéoCordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! 13 Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: "Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, ahonra, aglóriaeopoder, paratodoosempre! 14 Os quatro seres viventes disseram: "Amém", e os anciãos prostraram-se e o adoraram. OAmémfinaltransformaavisãocompletaemoraçãoecredo.

21 Resumoelição A visão dos capítulos 4 e 5 descrevem uma cena no palácio divino celestial. Não há dúvida quem está no comando. A cena do livro e do cordeiro estão concorrendo ao imperialismo romano. Somente o Messias de Deus é digno de executar a vontade doreidomundo. Todotextoestáemfrancaoposiçãoaospodereseambiçõesdosseres humanos. A igreja faz parte dessecenário etodo universo está sendo envolvido nas consequências. Por enquanto porém só visto pelos olhos do videnteousejapelosolhosdafédacomunidade. Contextualizando: João está colocando toda a sua esperança para um mundo diferente, para um futuro diferente no Cordeiro. A vitoria sofredor desse Cordeiro norteia a esperança e a direção da ação?!

22 O Apocalipse

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa?

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa? Todos nós queremos vencer na vida mas o que isso significa? Jávimos que: Somos mais que vencedores Temos adversários cruéis Nem sempre as condições são favoráveis Jávimos que: Épreciso estarmos juntos

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O Cordeiro pega o livro Apocalipse 5.6-10 Apocalipse 5.6-8 6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos,

Leia mais

Apocalipse, capítulo 5 1

Apocalipse, capítulo 5 1 Apocalipse, capítulo 5 1 A adoração a Deus, no capítulo 4, leva à adoração a Cristo no capítulo 5. A unidade entre Deus e Jesus é novamente evidenciada, e o ensinamento de que somente eles são dignos de

Leia mais

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO.

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1 O LIVRO E O CORDEIRO O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1) A Missão do Pai é Reinar 2) A Missão do Filho é Pagar o Preço; 3) A Missão da Igreja é servir ao Cordeiro Jesus.

Leia mais

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase.

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase. vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Conforme a Escritura, Deus é espírito puro, imaterial e invisível, é simples e não se constitui de partes. Está escrito que homem algum viu a Deus; está escrito

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O livro escrito por dentro e por fora Aquele que é digno de abrir o livro O cordeiro pega o livro A adoração pelo coral de anjos

Leia mais

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO Texto bíblico: Apocalipse 4-5 Motivação Os imperadores romanos eram pessoas muito poderosas. Tão poderosas que imaginavam poder receber honras e adoração como se

Leia mais

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4.

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4. Lição 4 para 26 de janeiro de 2019 Em Apocalipse encontramos quatro séries de sete: 7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas e 7 pragas. Os capítulos 4 e 5 são uma introdução para a segunda série, os sete selos.

Leia mais

Digno É o Cordeiro (Apocalipse 5:1-14) OSenhor, sentado no seu trono, é digno de louvor. Mas quem é digno de abrir o livro que revela os

Digno É o Cordeiro (Apocalipse 5:1-14) OSenhor, sentado no seu trono, é digno de louvor. Mas quem é digno de abrir o livro que revela os Apocalipse: Lição 13 Digno É o Cordeiro (Apocalipse 5:1-14) OSenhor, sentado no seu trono, é digno de louvor. Mas quem é digno de abrir o livro que revela os planos dele? Não há homem, nem anjo, que possa

Leia mais

Apocalipse. Contexto:

Apocalipse. Contexto: Apocalipse Contexto: Última década do Século I Imperador Domiciano Culto ao Imperador Perseguição imperial Igreja de mártires João é o último apóstolo vivo João, o último apóstolo vivo, exilado na ilha

Leia mais

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 18 A visão dos 144000 (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução14.1-5 Os capítulos 12-14 formam a baseteológica dolivro eda fé cristãna perspectiva do visionário. O cap. 12 falou

Leia mais

(Pr. Aluízio A. Silva)

(Pr. Aluízio A. Silva) ELE É DIGNO (Pr. Aluízio A. Silva) No capítulo 4 de Apocalipse, João foi arrebatado. Ele foi tirado da realidade natural da ilha de Patmos e levado para a dimensão do espírito. Ele ouviu alguém dizendo:

Leia mais

O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução20.1-6 O capítulo faz parte do grande final do livro Apocalipse. No capítulo anterior lemos

Leia mais

O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno (10.1-11) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução10.1-11 O capitulo 9 descreveu as últimas duas trombetas, que atingiram essencialmente os seres humanos. Os

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 11. 15-19 Prof. Davi Albuquerque A sétima trombeta 15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.9-17 A visão dos glorificados 9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do

Leia mais

com grande prazer e satisfação que mais uma vez entro em contato com você

com grande prazer e satisfação que mais uma vez entro em contato com você Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". É com grande prazer e satisfação que mais uma vez entro em contato com você 1 com o objetivo de dedicar esse tempo para juntos

Leia mais

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem (15.1-16.7) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução15.1-16.7 Em cap. 8, 9 e 11 foram descritos as 7 trombetas no meio antes da sétima trombeta foram

Leia mais

O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução7.1-17 Ocapitulo6descreveuaaberturadosseisselos. A história os acontecimentos desse mundo estão

Leia mais

O LIVRO SELADO COM SETE SELOS Introdução. Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 Cayey, Porto Rico

O LIVRO SELADO COM SETE SELOS Introdução. Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 Cayey, Porto Rico O LIVRO SELADO COM SETE SELOS Introdução Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 Cayey, Porto Rico NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi pregada;

Leia mais

OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim

OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim O apóstolo Paulo, falando à igreja em Corinto, faz uma declaração impactante: Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos

Leia mais

O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução21.1-8 O começo desse capítulo está intimamente ligado aos versículos anteriores. Muitas das palavras chaves reaparecem.

Leia mais

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se Efésios 2:8-10 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus

Leia mais

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite Privilégios Espirituais II Fernando Leite 21.12.14 Introdução Senhor é bom 7 O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.(ra) Na 1 Amor misericordioso e fidelidade

Leia mais

O LIVRO SELADO COM SETE SELOS William Soto Santiago Sexta-feira, 18 do Fevereiro de 2016 Cayey - Porto Rico. Solicite Literaturas Gratuitamente:

O LIVRO SELADO COM SETE SELOS William Soto Santiago Sexta-feira, 18 do Fevereiro de 2016 Cayey - Porto Rico. Solicite Literaturas Gratuitamente: 12 Solicite Literaturas Gratuitamente: O LIVRO SELADO COM SETE SELOS William Soto Santiago Sexta-feira, 18 do Fevereiro de 2016 Cayey - Porto Rico CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO cder@mgconecta.com.br

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 12.1-6 Apocalipse 12.1-6 A mulher e o dragão 1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O 2º livro traz também, as lutas dos pretendentes para

Leia mais

O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento (20.7-15) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução20.7-15 Os versículos 7-15 do cap. 20 estão fechando as ações de julgamento. Depois da grande prostituta,

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O livro traz também as lutas dos pretendentes para suceder

Leia mais

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM Texto bíblico: Apocalipse 20.1-6 Motivação Esta é a última lição. Com ela encerramos o maior repertório de revelações bíblicas sobre o céu e o final dos tempos.

Leia mais

O MESSIANISMO E OS TÍTULOS CRISTOLÓGICOS

O MESSIANISMO E OS TÍTULOS CRISTOLÓGICOS O MESSIANISMO E OS TÍTULOS CRISTOLÓGICOS MUITOS TÍTULOS CRISTOLÓGICOS no Novo Testamento Senhor Profeta Filho do Homem Filho de David Messias Bom Pastor Servo Filho de Deus Sumo Sacerdote Estes títulos

Leia mais

SOMOS SACERDOTES DE DEUS

SOMOS SACERDOTES DE DEUS ENCONTRO DE HOMENS SOMOS SACERDOTES DE DEUS 28/10/2017 NÓS FOMOS CHAMADOS PARA SERMOS SACEDORTES DE DEUS Isaías 61:6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus;

Leia mais

Comentário Preterista sobre o Apocalipse

Comentário Preterista sobre o Apocalipse Comentário Preterista sobre o Apocalipse Autor: César Francisco Raymundo - Revista Cristã Última Chamada - Edição Especial sobre o Apocalipse Vol. 5 Editor César Francisco Raymundo Periódico Revista Cristã

Leia mais

Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Be6agé e Betânia, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos, dizendo- lhes: "Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo que

Leia mais

Tema: A perola que foi encontrada pelo amor

Tema: A perola que foi encontrada pelo amor Tema: A perola que foi encontrada pelo amor Introdução: João 3.16 Não há como dizer que amamos Deus, sem primeiro entendermos o quanto Ele tem nos amado em sua intensidade... Amar há Deus intensamente

Leia mais

Digno é o Cordeiro. Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 9 11

Digno é o Cordeiro. Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 9 11 Lição 4 19 a 25 de janeiro Digno é o Cordeiro Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 9 11 VERSO PARA MEMORIZAR: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus

Leia mais

O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia

O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta (18.20-19.10) Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução 18.20-19.10 Capítulo 17.16 já anunciou a ruína da grande cidade, em cap. 18 esse julgamento

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

O Stekna ou Stekenna no Rito Adonhiramita

O Stekna ou Stekenna no Rito Adonhiramita I. Definições O Stekna ou Stekenna no Rito Adonhiramita Ir.. André Otávio Assis Muniz A obra fundamental do Rito Adonhiramita, a Récueil Precieux de la Maçonnerie Adonhiramite, de autoria de Louis Guillemain

Leia mais

Encontro de Jesus com João....e eu lhe serei Deus, e ele me será filho... (Apocalipse 21.7)

Encontro de Jesus com João....e eu lhe serei Deus, e ele me será filho... (Apocalipse 21.7) Encontro de Jesus com João...e eu lhe serei Deus, e ele me será filho... (Apocalipse 21.7) Morava ao redor do lago da Galiléia Um dos primeiros discípulos de Jesus João 1.35 41 André era discípulo de João

Leia mais

O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta (11.14-19) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução11.14-19 Na interpretação da sétima trombeta dividem se as opiniões de forma decisiva. Uns autores pensam que os v.

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

O LIVRO DO APOCALIPSE INTRODUÇÃO (B. BÍBLICA) vivendopelapalavra.com. Revisão e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente. O livro de Apocalipse:

O LIVRO DO APOCALIPSE INTRODUÇÃO (B. BÍBLICA) vivendopelapalavra.com. Revisão e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente. O livro de Apocalipse: O LIVRO DO APOCALIPSE INTRODUÇÃO (B. BÍBLICA) vivendopelapalavra.com Revisão e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente O livro de Apocalipse: Chama-se assim o último livro da Bíblia pelo fato de

Leia mais

O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém (22.6-21) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 22.6-21 O último trecho do livro quer assegurar a sua autoridade. A estrutura é complicada, pois parece um

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

LIÇÃO 6 - O POVO DE DEUS NA TERRA E NO CÉU Texto bíblico: Apocalipse

LIÇÃO 6 - O POVO DE DEUS NA TERRA E NO CÉU Texto bíblico: Apocalipse LIÇÃO 6 - O POVO DE DEUS NA TERRA E NO CÉU Texto bíblico: Apocalipse 7.1-17 Motivação Uma das cenas mais conhecidas do cinema, na década de 80, se deu na trilogia Guerra nas Estrelas, episódio V (O Império

Leia mais

A Visão do Cordeiro. [ Apocalipse 5 ]

A Visão do Cordeiro. [ Apocalipse 5 ] Rev. Jocarli A. G. Junior 1 A Visão do Cordeiro [ Apocalipse 5 ] Em toda a Bíblia apenas duas pessoas tiveram o privilégio de visitar o céu. Em 2Coríntios 12, o apóstolo Paulo escreveu que foi transportado

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem (14.6-20) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução14.6-20 O cap. 14.1-5 está descrevendo o tempo entre a ascensão e a segunda vindadocristosobaperspectivadopovodedeus.

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 10.1-11 Os anjos e os sete trovões. João e o livrinho 1 Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o

Leia mais

LIÇÃO 9 AS BESTAS DO DRAGÃO. Texto bíblico: Apocalipse 13. Motivação

LIÇÃO 9 AS BESTAS DO DRAGÃO. Texto bíblico: Apocalipse 13. Motivação LIÇÃO 9 AS BESTAS DO DRAGÃO Texto bíblico: Apocalipse 13 Motivação No séc. XIII, um monge italiano foi chamado para interpretar uma carta estranha encontrada entre os documentos de um cardeal. Ele leu

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

Nosso Ministério Sacerdotal

Nosso Ministério Sacerdotal As 3 pedras fundamentais para o ministério do povo de Deus são: O SACERDÓCIO de todos os discípulos de Jesus Os DONS DO ESPÍRITO SANTO manifestos em cada discípulo O EXEMPLO E MODELO de Jesus como servo

Leia mais

A SINFÔNICA DE DEUS. William Soto Santiago Sexta-feira, 20 de Maio de 2016 Cayey - Porto Rico. Rev. William Soto Santiago, Ph. D.

A SINFÔNICA DE DEUS. William Soto Santiago Sexta-feira, 20 de Maio de 2016 Cayey - Porto Rico. Rev. William Soto Santiago, Ph. D. A SINFÔNICA DE DEUS William Soto Santiago Sexta-feira, 20 de Maio de 2016 Cayey - Porto Rico Rev. William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br Email:

Leia mais

LEITURAS BOBOSHANTIS 23 de Julho e o Nascimento do Rei dos Reis

LEITURAS BOBOSHANTIS 23 de Julho e o Nascimento do Rei dos Reis NÚMERO 6 LEITURAS BOBOSHANTIS 23 de Julho e o Nascimento do Rei dos Reis Bendito Amor Meu Senhor e Imperatriz, Príncipes e Princesas da Real Nação Etíope Universal e Internacionalmente Isaías clamou...isaías

Leia mais

ADORAÇÃO EM APOCALIPSE

ADORAÇÃO EM APOCALIPSE [IGREJA BATISTA CIDADE UNIVERSITÁRIA ADORAÇÃO EM APOCALIPSE INTRODUÇÃO Do começo ao final da Bíblia encontramos o tema adoração em várias maneiras, e a adoração torna-se muito mais importante à medida

Leia mais

A SINFÔNICA DE DEUS Introdução. Sexta-feira, 20 de maio de 2016 Cayey, Porto Rico

A SINFÔNICA DE DEUS Introdução. Sexta-feira, 20 de maio de 2016 Cayey, Porto Rico A SINFÔNICA DE DEUS Introdução Sexta-feira, 20 de maio de 2016 Cayey, Porto Rico NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi pregada; por tanto, qualquer

Leia mais

LIÇÃO 7 - O SÉTIMO SELO. Texto base: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 7 - O SÉTIMO SELO. Texto base: Apocalipse Motivação LIÇÃO 7 - O SÉTIMO SELO Texto base: Apocalipse 8.1-11.19 Motivação O mundo não é como ele deveria ser. Deus não o criou assim. Justamente por isso, uma das mais caras expectativas judaicas e cristãs tem

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 8 CAPÍTULO 8 Introdução Seus Nomes Sua Natureza Seus Ofícios O anjo da Guarda A Organização Angelical Os Anjos Decaídos O Maioral dos demônios

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

O livro Apocalipse 21 A visão das taças ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 21 A visão das taças ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 21 A visão das taças (16.8-21) JörgGarbers Ms.deTeologia Estrutura16.1-21 16.8-9 Quarto flagelo 16.10-11 Quinto flagelo 16.12-16 Sexto flagelo 16.17-21 Sétimo flagelo Quartoflagelo 8

Leia mais

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo...

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo... Analisando Daniel 9:25, 26 e 27 Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo..." As semanas são semanas de anos: 1 semana = 7 anos e de acordo com

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 12 A 16. 12. E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro. 13. E no meio dos sete castiçais um semelhante

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3 ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.1-3 Os cento e quarenta e quatro mil selados de Israel 1 Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra,

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

O último fato que agitou os apocalípticos

O último fato que agitou os apocalípticos O último fato que agitou os apocalípticos Uma suposta profecia maia Como pensavam os israelitas no A.T.? Sinônimo do conceito O Dia do Senhor, quando Deus, como um justo guerreiro, intervém na história

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei:

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei: OS OFÍCIOS DE CRISTO REI vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente - Rei: Para se entender a plenitude do reinado de Cristo é de extrema importância que se tenha em mente que este reinado é espiritual.

Leia mais

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos.

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. As pessoas vivem despreocupadamente, acham que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. Qual é o dever do homem? De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;

Leia mais

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse.

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. INTRODUÇÃO De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. O período da Grande Tribulação parece sombrio, mas qual deve ser nosso olhar para esse período. O propósito deste livro

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre Maria e o mistério de Cristo Prof. Thiago Onofre A realidade da Encarnação A Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo; Não é vontade humana, mas divina; São Lucas apresenta Maria como mediação

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução6.1-17; 8.1 O capitulo 6 descreve a abertura dos seis selos. O oitavo selo segue apenas em 8.1. Capitulo

Leia mais

Jesus Prepara sua Morte

Jesus Prepara sua Morte Jesus Prepara sua Morte Texto base Marcos 14. 15-20 Introdução Jesus é ungido em Betânia Marcos 14. 3.9 Quais as características do gesto (Obra) dessa mulher: - Amor... v3 - Sacrifício... - Fé - Oportuna...

Leia mais

O livro Apocalipse 03 Prefácios e chamado (1.1-20) Jörg Garbers Ms. de Teologia

O livro Apocalipse 03 Prefácios e chamado (1.1-20) Jörg Garbers Ms. de Teologia O livro Apocalipse 03 Prefácios e chamado (1.1-20) Jörg Garbers Ms. de Teologia Estrutura de 1.1-20 1.1-3 Prefácio do livro 1.4-8 Prefácio das cartas 1.9-20 O chamado» 1.9-11 As circunstâncias» 1.12-16

Leia mais

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA APOCALIPSE 1.1-8 APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA INTRODUÇÃO Dois fatores contribuem para que muitos crentes evitem o livro de Apocalipse: a) A idéia de que ele é um livro selado, que trata

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

1) TEU AMOR ME LIBERTOU Tribo de Louvor

1) TEU AMOR ME LIBERTOU Tribo de Louvor 1) TEU AMOR ME LIBERTOU Tribo de Louvor ompasso: 4 tempos : D : D Teu amor me libertou (4x) D aíram por terra os meus inimigos D E aquele que tentou se levantar, teve que retroceder D Porque existe um

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo,

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado

Leia mais

Israel Mazzacorati Ibaviva 2016

Israel Mazzacorati Ibaviva 2016 Israel Mazzacorati Ibaviva 2016 A Igreja é o Corpo de Cristo; o plano eterno e cósmico de Deus, realizado em Cristo Jesus, no poder e no testemunho do Espírito Santo, que se concretiza na história através

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

O PROBLEMA DO MAL E A RESSURREIÇÃO

O PROBLEMA DO MAL E A RESSURREIÇÃO O problema do mal, ainda que tenha ocupado certas mentes filosóficas, é uma questão de fato religiosa. Por que existe o mal no mundo? Se Deus é bom, por que vemos no Universo tantas coisas que nos parecem

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 8 A 11. 8. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso....O Alfa e o

Leia mais

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO.

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. INTRODUÇÃO Agora a visão que segue será das grandes tensões que a Noiva enfrentará até a segunda vinda do Noivo - Esta revelação inclui

Leia mais

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho Lição 5 para 2 de fevereiro de 2019 Sinais iniciais (4-14) Período de tribulação (21-22) Sinais no céu (29) Aparece o Filho do Homem (30) A mensagem dos selos resume a história da igreja desde seus inícios

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 24 de Agosto - São Bartolomeu - Apóstolo 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

«Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

«Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» NATAL DO SENHOR «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Leitura do Livro de Isaías Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

ESCOLA BIBLICA DE FÉRIAS. Com Jesus sou mais que vencedor

ESCOLA BIBLICA DE FÉRIAS. Com Jesus sou mais que vencedor ESCOLA BIBLICA DE FÉRIAS Com Jesus sou mais que vencedor Agradecimentos Ao pastor É com o coração cheio de gratidão e louvor a Deus, que damos prosseguimento a EBF 2013 com um tema norteador para o trabalho

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão A SEMENTE REAL de Abraão William Soto Santiago Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017 Cayey - Porto Rico Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais