SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: REFLEXÕES EM TORNO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA César Coll Salvador-

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: REFLEXÕES EM TORNO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA César Coll Salvador-"

Transcrição

1 SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: REFLEXÕES EM TORNO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA César Coll Salvador- Antecedentes históricos do conceito de aprendizagem significativa: -1º - Tradição centrada na criança dos movimentos pedagógicos renovadores do princípio do século, que funda suas raízes no pensamento de Rousseau e à qual pertencem autores tão destacados como Claparède, Dewey, Montessori, Decroly, Freinet etc. -2º - tradição mais recente, da hipótese da aprendizagem por descobrimento, desenvolvida nos anos sessenta e das propostas pedagógicas que defendem o princípio de que o aluno adquira o conhecimento com os seus próprios meios ( mediante o uso de sua própria mente, Bruner (1961)). -3º - propostas fundamentadas na seguinte tese: o princípio fundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção (Piaget, 1974). -4º - concepção humanística de Carl Rogers (ensino não-diretivo, centrado no aluno): o fim prioritário da educação é que a pessoa funcione de maneira integrada e efetiva, que construa a sua própria realidade, que encontre a sua identidade particular. O aluno deve aprender a sentir a vida e a própria identidade (objetivos fundamentais da educação).

2 - Antes da aprendizagem extrínseca, há outra, que ocorre à margem do sistema escolar e que surge diretamente das experiências pessoais. É através dessas experiências pessoais, de uma série de aprendizagens fundamentalmente intrínsecas, que aprendemos mais sobre nós mesmos e chegamos a descobrir e reconstruir a nossa própria identidade. - Orientações para erradicar a aprendizagem extrínseca da educação formal: - Que os alunos decidam por si mesmos o que querem aprender; - Dar prioridade ao objetivo de aprender a aprender antes do objetivo de habilidades ou conteúdos; - Praticar a autoavaliação como a única forma de avaliação relevante; - Prestar uma atenção especial à educação da sensibilidade e dos sentimentos; - Eliminar qualquer componente ameaçador das situações de aprendizagem; - Etc.

3 Aprendizagem escolar e construção de significados - O aluno aprende um conteúdo qualquer um conceito, uma explicação de um fenômeno físico ou social, um procedimento para resolver determinado tipo de problemas, uma norma de comportamento, um valor a respeitar, etc. quando é capaz de atribuir-lhe um significado. De fato, no sentido estrito, o aluno pode também aprender estes conteúdos sem lhes atribuir qualquer significado; é o que acontece quando aprende de uma forma puramente memorística e é capaz de repeti-los ou de utilizá-los mecanicamente sem entender em absoluto o que está dizendo ou que está fazendo. - A maioria das vezes, no entanto, o que acontece é que o aluno é capaz de atribuir unicamente significados parciais ao que aprende: o conceito aprendido não significa exatamente o mesmo para o professor que o ensinou que para o aluno que aprender (...).

4 - O que quer dizer que os alunos constroem significados? - AUSUBEL: construímos significados cada vez que somos capazes de estabelecer relações substantivas e não-arbitrárias entre o que aprendemos e o que já conhecemos. - Exemplo: A observação da fauna e da flora de uma região qualquer dará lugar à construção de significados distintos no caso de um aluno que não possui conhecimentos prévios de biologia, no caso de um aluno que, sim, possui algum tipo de conhecimento deste tipo e que, portanto, pode estabelecer múltiplas relações de semelhança e de contraste, ou no caso de um aluno que, além disso, pode relacionar o observado às atividade econômicas, às formas de habitat e aos costumes dos habitantes da região. Nos três casos, o aluno em questão atribui significados ao que observa, mas estes significados têm uma amplitude e uma riqueza nitidamente distinta. - PIAGET: construímos significados integrando ou assimilando o novo material de aprendizagem aos esquemas que já possuímos de compreensão da realidade. O que empresta um significado ao material de aprendizagem é precisamente a sua assimilação, a sua inserção nestes esquemas prévios.

5 - Exigências para que a aprendizagem significativa aconteça (Ausubel) - O conteúdo que o aluno vai aprender deve ser potencialmente significativo. Para isso há condições: - O conteúdo deve possuir estrutura interna, uma lógica intrínseca, um significado em si mesmo (significância lógica) - O aluno deve poder relacionar o conteúdo, de forma não-arbitrária, com o que já conhece, que possa assimilá-lo, inserindo-o nas redes de significados já construídas (significância psicológica) - O aluno deve ter atitude favorável para aprender significativamente.

6 - A aprendizagem significativa de um conteúdo qualquer implica inevitavelmente em sua memorização compreensiva, a sua situação ou armazenamento numa rede mais ou menos ampla de significados. Assim mesmo, na medida em que contribui para ampliar e estender tal rede de significados, incrementa-se a capacidade do aluno para estabelecer novas relações quando enfrentar-se com tarefas ou situações posteriores, pelo que uma aprendizagem realizada de forma significativa é, ao mesmo tempo, uma aprendizagem que tem um elevado valor funcional, isto é, uma aprendizagem útil, uma aprendizagem que pode ser utilizada com relativa facilidade para gerar novos significados. - A construção de significados que o aluno executa a partir do ensino é o elemento mediador suscetível de explicar os resultados de aprendizagem finalmente obtidos.

7 Significado e sentido na aprendizagem escolar - A percepção que o aluno tem de uma atividade concreta e particular de aprendizagem não coincide necessariamente com a que o professor tem; os objetivos do professor e do aluno, as suas intenções e as suas motivações ao propô-la e participar dela são em geral diferentes. Há todo um conjunto de fatores, que poderíamos qualificar como motivações, relacionais ou inclusive afetivas, que desempenham um papel de primeira grandeza na mobilização dos conhecimentos prévios do aluno e sem cuja consideração é impossível entender os significados que o aluno constrói a propósito dos conteúdos que lhe são ensinados na escola. - A maneira como o professor apresenta a tarefa e, sobretudo, a interpretação que o aluno faz disso em função de fatores tais como o seu autoconceito acadêmico, os seus hábitos de trabalho e de estudos, os seus estilos de aprendizagem, etc., são, sem dúvida, alguns dos elementos-chave a levar em conta.

8 EXERCÍCIOS 1) ; Partimos das ideias das próprias crianças. Essas ideias nos mostram que as crianças 'pensam' por si mesmas, sem que seja necessário pedir lhes que façam isso. Mas isso não é suficiente. Nossa intenção é que as ideias iniciais sejam enriquecidas e reformuladas a partir do trabalho com novos conteúdos. Para que isso aconteça, precisamos ir propondo diferentes atividades com esses conteúdos, por intermédio dos quais vai acontecendo uma aproximação gradual." (AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980). Assinale a alternativa que indica o papel do professor em uma perspectiva metodológica como a comentada acima (Projetos de Trabalho). a) Avaliar os alunos. b) Mediar o processo ensino aprendizagem. c) Mediar os conflitos emocionais no seu grupo de alunos. d) Transmitir conhecimentos. e) Centralizar o processo de ensino aprendizagem.

9 2) De acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente. Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é: a) ativar a cognição inata b) mediar saberes posteriores c) organizar a aprendizagem formal d) criar novos métodos de ensino e) funcionar como ponte cognitiva 3) A aprendizagem consiste na ampliação da estrutura cognitiva por meio da incorporação de novas ideias. Dependendo do tipo de relacionamento entre as ideias já existentes nessa estrutura e as novas, que estão sendo internalizadas, pode ocorrer um aprendizado que varia do mecânico ao significativo. Esse é o conceito de aprendizagem de a) Jean Piaget. b) David Ausubel. c) Jerome Brunner. d) Lev Vigotsky. e) Henri Wallon.

10 4) A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel explica que a aprendizagem acontece quando a) o sujeito é aproximado do objeto a conhecer, a partir de experiências, interesses e conhecimentos prévios. b) o funcionamento cognitivo passa a operar de forma significativa e dentro de padrões concretos. c) a curiosidade ingênua passa à curiosidade epistemológica ao nível do consciente dos sujeitos. d) os saberes do senso comum que os sujeitos têm acerca da realidade que os cerca são considerados. e) os sujeitos realizam o que na psicologia cognitiva se denomina insight. 5) Segundo a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, a estratégia de utilizar organizadores prévios na aprendizagem, significa: a) explorar recursos que objetivam a aprendizagem mecânica. b) utilizar materiais introdutórios que auxiliarão na ancoragem do conhecimento. c) antecipar conceitos ainda não existentes na estrutura cognitiva do sujeito. d) aplicar o método de condicionamento operante de reforço positivo. e) respeitar os estágios de desenvolvimento biológico, ou seja, a prontidão do organismo 6) David P. Ausubel (1918/2008) assinala em sua Teoria da Aprendizagem a relevância da/o: a) Transferência b) Condicionamento clássico c) Aprendizagem Significativa e a Estrutura Cognitiva do Indivíduo d) Zona de Desenvolvimento Proximal e) Acomodação e assimilação.

11 7) Sobre o papel dos subsunçores na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, pode-se afirmar que: a) a aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação encontra-se em subsunçores relevantes existentes na estrutura cognitiva. b) são estruturas de conhecimentos específicos e relevantes existentes na estrutura cognitiva do indivíduo. c) definem a aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma integração, com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. d) são informações que não interagem com uma estrutura de conhecimentos específicos do aprendiz e) correspondem ao armazenamento de informações arbitrariamente fixados e distribuídos na estrutura cognitiva.

12

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos Psicológicos da Educação AUSUBEL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Prof. Stephanie Gurgel David Paul Ausubel (1918-2008) Nascido em Nova York, nos Estados Unidos Filho de

Leia mais

A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL

A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL Copyright, 2014 José

Leia mais

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Copyright, 2015 José Farinha, ESEC-UALG APRENDIZAGEM HUMANA

Leia mais

+ A Teoria da Aprendizagem

+ A Teoria da Aprendizagem + A Teoria da Aprendizagem Significativa David Ausubel, Psicologia Educacional, 1968 Joseph Novak Bob Gowin Marco Antonio Moreira + Aprendizagem Significativa n É uma teoria cognitiva. n A psicologia da

Leia mais

Principais Teorias da Aprendizagem

Principais Teorias da Aprendizagem INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Principais Teorias da Aprendizagem Prof. Nelson Luiz Reyes Marques www.nelsonreyes.com.br

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA CARL ROGERS Dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores.

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

Psicologia da Educação

Psicologia da Educação 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação Síntese da Psicologia da Aprendizagem Relação com o filme Quanto vale ou é por quilo? Trabalho realizado por:

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu Mapas conceituais em aplicações educacionais Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu evandro.cantu@ifpr.edu.br Aprendizagem Significativa Proposta por David Ausubel, nos anos 1960.

Leia mais

Recurso: Solicita-se a alteração do gabarito para CERTO. Na obra de Ilma Passos Alencastro Veiga, autora que é tida como referência máxima

Recurso: Solicita-se a alteração do gabarito para CERTO. Na obra de Ilma Passos Alencastro Veiga, autora que é tida como referência máxima FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO PROFESSORES RODRIGO RODRIGUES E TELMA FREIRES CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2) Enunciado Questão 65 Devido ao fato de a escola ser uma instituição social, são os

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 11 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NECI IOLANDA SCHWANZ KIEFER ENSINO DA FÍSICA E APRENDIZAGEM

Leia mais

David Ausubel ( )

David Ausubel ( ) David Ausubel (1918-2008) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional. Aprendizagem A atenção de Ausubel está voltada para a aprendizagem,

Leia mais

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel David Paul Ausubel Nova Iorque (25/08/18 09/07/08) Filho de imigrantes judeus e pobres da Europa Central Insatisfação com a educação que recebeu

Leia mais

Teoria Aprendizagem Significativa para o Ensino

Teoria Aprendizagem Significativa para o Ensino Teoria Aprendizagem Significativa para o Ensino Universidade do Estado do Amazonas - Projeto Arquimedes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Amazônia Semana Pedagógica SEDUC: EENU MSc Saulo

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Elementos básicos da Teoria de Aprendizagem Significativa

Leia mais

Bruner. Psicologia da aprendizagem

Bruner. Psicologia da aprendizagem Bruner Psicologia da aprendizagem Biografia Psicólogo americano, nasceu em Nova Iorque em 1915. Graduou-se na Universidade de Duke em 1937. Depois foi para Harvard, onde em 1941 doutorou-se em Psicologia.

Leia mais

Ferramentas Metacognitivas. 1 - Mapas Conceituais. David Ausubel. Aprendizagem significativa. Outra Tipologia. Exemplo

Ferramentas Metacognitivas. 1 - Mapas Conceituais. David Ausubel. Aprendizagem significativa. Outra Tipologia. Exemplo Ferramentas Metacognitivas 1 - Mapas Conceituais Estágio Curricular Supervisionado em Física II 1/30 Mapas Conceituais: Principalmente destacadas por Novak, servem para o meta-aprendizado, ou seja, auxiliar

Leia mais

O OLHAR DISCENTE DO MOMENTO DE INÉRCIA PAUTADO EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS

O OLHAR DISCENTE DO MOMENTO DE INÉRCIA PAUTADO EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS O OLHAR DISCENTE DO MOMENTO DE INÉRCIA PAUTADO EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS Bergson Rodrigo Siqueira de Melo Universidade Estadual do Ceará-UECE bergson1melo@gmail.com Antônio Marcos da Costa Silvano Universidade

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ANDRÉA VERUSKA NERY VAZ 1 INTRODUÇÃO Educar é colaborar para que as pessoas transformem suas vidas através de constante aprendizagem. De

Leia mais

Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música

Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música Christian James Henschel 1 GDn 3 Educação Matemática no Ensino Médio O presente trabalho traz alguns

Leia mais

CURSO 6 ELABORAÇÃO DE ITINERÁRIOS DE FORMAÇÃO DE FORMADORES

CURSO 6 ELABORAÇÃO DE ITINERÁRIOS DE FORMAÇÃO DE FORMADORES CURSO 6 ELABORAÇÃO DE ITINERÁRIOS DE FORMAÇÃO DE FORMADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Claiton Oliveira da Costa José Antônio Oliveira dos Santos Eliana Misko Soler 10 agosto 2016 Sejam

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECERES DOS RECURSOS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 11) De acordo com a Proposta

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/1 Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/2 Objectivos Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem. Identificar

Leia mais

O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA PROFA. DRA. PATRICIA COLAVITTI BRAGA DISTASSI - DB CONSULTORIA EDUCACIONAL

O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA PROFA. DRA. PATRICIA COLAVITTI BRAGA DISTASSI - DB CONSULTORIA EDUCACIONAL O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA 1. OS PROFESSORES E A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA Construtivismo é um referencial explicativo que norteia o planejamento, a avaliação e a intervenção; A concepção construtivista

Leia mais

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2 O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Aula 2 Objetivos da aula Conhecer os a pluralidade de interpretações sobre os processos de ensino aprendizagem em Ciências; Discutir

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 6 Professora: Nathália Bastos ROGERS. O professor orienta e facilita a aprendizagem. O aluno é dotado de liberdade e poder de escolha. Conhecimento de si

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos PENSAMENTO E LINGUAGEM. A origem do pensamento é anterior à linguagem (e independente dela). A linguagem é uma construção da

Leia mais

em-significativa/ Aprendizagem Significativa

em-significativa/ Aprendizagem Significativa http://www.infoescola.com/educacao/aprendizag em-significativa/ Aprendizagem Significativa Por Ricardo Normando Ferreira de Paula Sobre a aprendizagem significativa de Rogers, afirma-se que a sugestão

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo e Aprendizagem Aula teórica 5/1 Objectivos?Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem.?identificar as diferenças entre behaviorismo e cognitivismo.?conhecer

Leia mais

QUESTIONAR OU AFIRMAR? EM QUE DEVE SE PAUTAR O PROFESSOR? Elaine Prodócimo FEF-UNICAMP, NEPICC

QUESTIONAR OU AFIRMAR? EM QUE DEVE SE PAUTAR O PROFESSOR? Elaine Prodócimo FEF-UNICAMP, NEPICC QUESTIONAR OU AFIRMAR? EM QUE DEVE SE PAUTAR O PROFESSOR? Elaine Prodócimo FEF-UNICAMP, NEPICC Curiosidade é uma coceira nas idéias (Ruben Alves) As crianças são naturalmente curiosas, querem saber, perguntam,

Leia mais

A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA. Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA. Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA Rafaela Padilha 1 Viviane Polachini 2 Edson Carpes Camargo 3 Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

Leia mais

VÉÅÑÉÜàtÅxÇàtÄ áåé? VÉÇáàÜâà ä áåé x [âåtç áåé

VÉÅÑÉÜàtÅxÇàtÄ áåé? VÉÇáàÜâà ä áåé x [âåtç áåé Subsídios Teóricos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências VÉÅÑÉÜàtÅxÇàtÄ áåé? VÉÇáàÜâà ä áåé x [âåtç áåé Marco A. Moreira Porto Alegre, Brasil 2009, 2016 Y v{t wx tñüxáxçàt ûé Tipo de publicação:

Leia mais

PRINCIPAIS PERSPECTIVAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS, SUA ÊNFASE E EVOLUÇÃO

PRINCIPAIS PERSPECTIVAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS, SUA ÊNFASE E EVOLUÇÃO PRINCIPAIS PERSPECTIVAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS, SUA ÊNFASE E EVOLUÇÃO ÊNFASE Ensino por Pesquisa Ensino por Mudança Conceitual Ensino por Descoberta Ensino por Transmissão CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS, ATITUDES

Leia mais

2. (CESPE/DEPEN) Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

2. (CESPE/DEPEN) Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem. Conhecimentos Pedagógicos Otávio Calile 1. (CESPE/UFBA) Marque V ou F para as seguintes questões: a) A organização formal da educação escolar, no Brasil, é composta de dois níveis: educação básica e superior,

Leia mais

+ Contribuições da psicologia

+ Contribuições da psicologia + Contribuições da psicologia do aprendizado Concepções sobre o Conhecimento e o Aprendizado + Aprender Aprehendere (latim) n Significa agarrar, pegar, apoderar-se de algo. n A aprendizagem é um processo

Leia mais

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul David Paul Ausubel é médico, tendo se especializado em psiquiatria. Professor da

Leia mais

5 PASSOS PARA APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA

5 PASSOS PARA APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA MARIA CRISTINA LOPES 5 PASSOS PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA M A R I A C R I S T I N A L O P E S A PSICOLOGIA DA DANÇA Olá! Meu nome é Maria Cristina Lopes, sou psicóloga pela PUC-Rio

Leia mais

A aprendizagem é um processo interno. Processo não se realiza de forma imediata. Interno Não se resume à mudança de comportamentos observáveis

A aprendizagem é um processo interno. Processo não se realiza de forma imediata. Interno Não se resume à mudança de comportamentos observáveis Júlio César Furtado Os processos psicológicos da Aprendizagem. Leitura de mundo, Mediação e Aprendizagem A reconstrução do conhecimento Etapas de uma aula significativa A aprendizagem é um processo interno.

Leia mais

Para o especialista em Psicologia Educacional, o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa

Para o especialista em Psicologia Educacional, o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa Para o especialista em Psicologia Educacional, o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa Elisângela Fernandes (novaescola@fvc.org.br) DAVID AUSUBEL Filho de imigrantes

Leia mais

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Itens de Estudo 1. O que significa aprender? 2. O tempo da aprendizagem 3. O Conhecimento formal 4. Aprender individual Questão

Leia mais

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola:

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola: Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza O uso das tecnologias no contexto da escola: refletindo sobre algumas implicações Maria Elisabette Brisola Brito Prado Modalidade

Leia mais

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA A visão de educação da Escola Sonho de Criança é de concepção humanista, já que valoriza o ser humano no desenvolvimento das suas potencialidades. Acreditamos

Leia mais

A própria disciplina de Didática manifesta-se atualmente como quase sinônimo de novas mediações. O que isso quer dizer?

A própria disciplina de Didática manifesta-se atualmente como quase sinônimo de novas mediações. O que isso quer dizer? A própria disciplina de Didática manifesta-se atualmente como quase sinônimo de novas mediações. O que isso quer dizer? Houve um tempo em que ensinar era possuir o conhecimento dos conteúdos (assuntos)

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Jean Piaget (1896-1980) FERRARI, Márcio. Jean Piaget: o biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores.

Leia mais

VI JOPEMAT II ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/MATEMÁTICA/FACCAT, I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOVIMENTO CIRCULAR E FORÇA CENTRÍPETA

VI JOPEMAT II ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/MATEMÁTICA/FACCAT, I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOVIMENTO CIRCULAR E FORÇA CENTRÍPETA MOVIMENTO CIRCULAR E FORÇA CENTRÍPETA Daniela Trentin daniela@sou.faccat.br FACCAT Núbia Elisa Matos Ramos nubiaramos@sou.faccat.br FACCAT Zenar Pedro Schein zenar@faccat.br FACCAT Resumo O trabalho aqui

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA PAP/PROGRAD Prof. Marcos Antonio Ferreira Júnior

Leia mais

Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia

Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider E-mail: emschneider@utfpr.edu.br

Leia mais

UTILIZAÇAO DA DINÂMICA POLÍMEROS SINTÉTICOS EM IMAGENS COMO ESTRATÉGIA PARA FACILITAR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE POLÍMEROS SINTÉTICOS

UTILIZAÇAO DA DINÂMICA POLÍMEROS SINTÉTICOS EM IMAGENS COMO ESTRATÉGIA PARA FACILITAR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE POLÍMEROS SINTÉTICOS UTILIZAÇAO DA DINÂMICA POLÍMEROS SINTÉTICOS EM IMAGENS COMO ESTRATÉGIA PARA FACILITAR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE POLÍMEROS SINTÉTICOS Vanilsa Pereira de Souza (vanilsaps@msn.com) Miriam Ines Marchi

Leia mais

Conteúdos: como se aprende

Conteúdos: como se aprende Conteúdos: como se aprende Geralmente utilizamos o termo conteúdos quando tratamos dos conhecimentos específicos das disciplinas ou matérias escolares. Mas, se nos atermos a uma concepção educativa integral,

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PRIMEIRA AULA Contextualização da Psicologia na Educação. Os Modelos Pedagógicos e os Modelos Epistemológicos. A Aprendizagem na Perspectiva Humanista. PRIMEIRA AULA Há

Leia mais

AUSUBEL E VYGOTSKY - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O LÚDICO

AUSUBEL E VYGOTSKY - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O LÚDICO AUSUBEL E VYGOTSKY - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O LÚDICO Autor: Andréa Gabriel Paula Souza Santos Coautora: Lucilene Costa Ribeiro Orientadores: Prof. Dra. Elisete Gomes Natário Prof. Dr. Gerson Tenório

Leia mais

Revisão Final - Exercícios

Revisão Final - Exercícios Revisão Final - Exercícios Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Prof. Carlinhos Costa PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL Papel da Escola Conteúdos Métodos

Leia mais

A APRENDIZAGEM E SEUS DETERMINANTES BIOLÓGICOS, PSÍQUICOS E SOCIAIS

A APRENDIZAGEM E SEUS DETERMINANTES BIOLÓGICOS, PSÍQUICOS E SOCIAIS A APRENDIZAGEM E SEUS DETERMINANTES BIOLÓGICOS, PSÍQUICOS E SOCIAIS Thammis Leal Santana dos Santos 03 de Abril de 2016 Resumo: O presente trabalho busca evidenciar os determinantes biológicos, psíquicos

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA COGNITIVA AO ESTUDO DA APRENDIZAGEM 1. Introdução

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA COGNITIVA AO ESTUDO DA APRENDIZAGEM 1. Introdução 331 CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA COGNITIVA AO ESTUDO DA APRENDIZAGEM 1 Victor Cesar Amorim Costa 2, Sérgio Domingues 3 Resumo: Várias são as teorias que se propuseram a explicar a aprendizagem. Este estudo

Leia mais

Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES

Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES Multidisciplinaridade: é a organização de conteúdos mais tradicional. Os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes umas das outras.

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS SOBRE A OBRA. O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM (Telma Weisz, com Ana Sanches)

QUESTÕES DE CONCURSOS SOBRE A OBRA. O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM (Telma Weisz, com Ana Sanches) QUESTÕES DE CONCURSOS SOBRE A OBRA O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM (Telma Weisz, com Ana Sanches) EXERCÍCIOS 1) Para realizar um processo de avaliação das aprendizagens, de acordo com a concepção

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

A MUDANÇA CONCEPTUAL NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA

A MUDANÇA CONCEPTUAL NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA REPRESENTAÇÕES DO CONHECIMENTO ciência do cientista: representações consensuais da comunidade científica Representações que o cientista tem da ciência que produz ciência do professor: representações que

Leia mais

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepção Inatista Eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais para o desenvolvimento. As capacidades, a personalidade,

Leia mais

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky (1896 1934) Vygotsky e a construção sóciohistórica do desenvolvimento Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento Aspecto característico da psicologia

Leia mais

UM OLHAR LÚDICO PARA O ENSINO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

UM OLHAR LÚDICO PARA O ENSINO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL UM OLHAR LÚDICO PARA O ENSINO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL TIMON, OUTUBRO DE 2014 Ludicidade Este II Encontro Pedagógico tem como objetivo incentivar o trabalho lúdico dentro da sala de aula da Escola Bíblica

Leia mais

aprendizagem significativa

aprendizagem significativa aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,

Leia mais

O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati

O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati Construtivismo Teoria que explica como a inteligência humana se desenvolve,

Leia mais

Aprendizagem significativa

Aprendizagem significativa Aprendizagem significativa Liane Tarouco 2-57 Aprendizagem significativa Aprendizagem não é derivada dos professores ou da tecnologia Aprendizagem é derivada de pensar 1 3-57 Pensar Sobre o que estão fazendo

Leia mais

O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS. Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow²

O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS. Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow² O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow² 1 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de

Leia mais

Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS

Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS APRESENTAÇÃO Teoria da Aprendizagem Significativa Primeiros estudos na década de 60. A aprendizagem é dita significativa quando: -uma nova informação (conceito, ideia,

Leia mais

Osman da Costa Lins- FACOL

Osman da Costa Lins- FACOL 1 AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE 1 Suelma Amorim do Nascimento;

Leia mais

A CONSTRUÇÃO INTERATIVA DO CONHECIMENTO Prof. Vasco P. Moretto

A CONSTRUÇÃO INTERATIVA DO CONHECIMENTO Prof. Vasco P. Moretto A CONSTRUÇÃO INTERATIVA DO CONHECIMENTO Prof. Vasco P. Moretto Um modelo pedagógico a ser pensado Uma simples análise da educação brasileira nos leva à conclusão: deixa muito a desejar. Grande parte dos

Leia mais

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PIAGET, VYGOTSKY E WALLON Q U A D R O C O M P A R A T I V O D A S C O N C E P Ç Õ E S D E A P R E N D I Z A G E M Teóricos Piaget Vygotsky Wallom Dados pessoais Jean Piaget (1896 1980), pesquisador e filósofo

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE - NUSAU DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA- DEPSI Resolução de criação: 048/CONDIR/1988 Renovação de Reconhecimento: Portaria 270/2017/MEC Disciplina:

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Seminário Institucional PIBID - 2013 Aprendizagem : Um olhar sobre as Teorias e Práticas Prof. Dr. Héctor José García Mendoza w3.dmat.ufrr.br/~hector

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM TRABALHOS DO PIBID

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM TRABALHOS DO PIBID APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM TRABALHOS DO PIBID Hébio Junior Bezerra De Oliveira Universidade Federal de Pernambuco / Núcleo de Formação Docente/ hjfisica@gmail.com Tais Maria Da Silva

Leia mais

Abordagens do processo de aprendizagem Michele Waltz Comarú

Abordagens do processo de aprendizagem Michele Waltz Comarú Abordagens do processo de aprendizagem Michele Waltz Comarú Instituto Federal do Espírito Santo IFES campus Vila Velha Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIMAT Quem ensina?

Leia mais

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016 Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016 Duração da Prova 120 minutos Nome: Classificação: Assinaturas dos Docentes: Notas Importantes: A prova de avaliação

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Material Para Concurso Assunto: Resumo Referencial Curricular Nacional - RCN OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL São objetivos específicos da Educação Infantil de acordo com o Referencial Curricular Nacional

Leia mais

EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA. Profa. Jaqueline Santos Picetti

EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA. Profa. Jaqueline Santos Picetti EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA Profa. Jaqueline Santos Picetti Existem três diferentes formas de conceber a relação ensino/aprendizagem: Empirismo Pedagogia Diretiva Apriorismo Pedagogia Não-Diretiva Interacionismo/Construtivismo

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. Eduardo Oliveira Sanches (DTP/UEM) Andrey Amorim Sargi (G Educação Física/UEM) Felippe Hakaru Hirayama

Leia mais

Psicologia e Currículo A Análise do Conteúdo

Psicologia e Currículo A Análise do Conteúdo COLL, César. Quando ensinar?...ou o problema da organização e sequenciação das intenções educativas. In: - Psicologia e Currículo. São Paulo, SP: Editora Ática, 1998, p. 94-130. 3º ed. A Análise do Conteúdo

Leia mais

BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO

BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO Autores: Gizelle Matias de Souza Silva; Milena Maria de Luna Francisco; Joara Alves da Silva; Valdelúcia Feliciano de Carvalho; Márcia Adelino da

Leia mais

ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ABORDAGENS COGNITIVAS DE BRUNER E AUSUBEL

ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ABORDAGENS COGNITIVAS DE BRUNER E AUSUBEL ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ABORDAGENS COGNITIVAS DE BRUNER E AUSUBEL INTRODUÇÃO Sebastiana Ceci Sousa ( sceci-sousa@ifpi.edu.br) Valdineide

Leia mais

ISOQUÍMICO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS SEMELHANÇAS ATÔMICAS

ISOQUÍMICO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS SEMELHANÇAS ATÔMICAS ISOQUÍMICO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS SEMELHANÇAS ATÔMICAS Ana Karoline Silva de Aquino (1); Maria Betania Hermenegildo dos Santos (1) Universidade Federal da Paraíba - karolaquino1193@gmail.com

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos - Aprendizagem significativa x aprendizagem mecânica - Subsunçores - Organizadores prévios - TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Teoria

Leia mais

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem CURSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2014/2015

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem CURSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2014/2015 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem CURSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2014/2015 QUESTÕES PARA O TRABALHO DE REFLEXÃO INDIVIDUAL NOTA PRÉVIA: POR FAVOR LEIA COM ATENÇÃO Esta listagem as questões

Leia mais

V CICLO DE PALESTRAS

V CICLO DE PALESTRAS V CICLO DE PALESTRAS Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos WebPensa: : Uma Ferramenta Para Apoio ao Desenvolvimento do Pensamento Crítico Scheila Wesley Martins Augusto César C Melo

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos - As principais teorias da aprendizagem; - Os principais autores das teorias da aprendizagem; - As concepções sobre o desenvolvimento

Leia mais

PROPOSTA DE UM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA

PROPOSTA DE UM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA PROPOSTA DE UM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA Fabíola ANDRADE(1); Esdras SALES(2) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Rua Tiburcio Cavalcante

Leia mais

Provocando uma visão discente acerca da Física através da elaboração de vídeos dos experimentos.

Provocando uma visão discente acerca da Física através da elaboração de vídeos dos experimentos. 1 Provocando uma visão discente acerca da Física através da elaboração de vídeos dos experimentos. Introdução Apresentação: Pôster S. C. P. de Andrade 1 ; A. M. R. Teixeira 2 Cotidianamente nos deparamos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação Plano de Ensino 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Professor: Nelson Luiz Reyes Marques Disciplina: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 30h Créditos:

Leia mais

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua.

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua. (1970) Jean Piaget Caráter interdisciplinar epistem- familiaridade com uma matéria, entendimento, habilidade, conhecimento científico, Ciência epistemologia reflexão geral em torno da natureza, etapas

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (s): Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (s): Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (s): Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo ascompetências sob os pilares da educação Quais

Leia mais

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Resumo José Hiram Salengue Noguez Alfredo Luiz da Costa Tillmann O presente trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa ainda em fase

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MAPAS CONCEITUAIS

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MAPAS CONCEITUAIS Resumo APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MAPAS CONCEITUAIS Wilson da Silva 1 - UNINTER Genoveva Ribas Claro 2 - UNINTER Ademir Pinheli Mendes 3 - UNINTER Eixo Educação, Tecnologia e Comunicação Agência Financiadora:

Leia mais

O JOGO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Palavras chave: Ciências Naturais; Jogo Educativo; Aprendizagem Significativa; Ludicidade; Ensino Fundamental.

O JOGO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Palavras chave: Ciências Naturais; Jogo Educativo; Aprendizagem Significativa; Ludicidade; Ensino Fundamental. O JOGO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SILVA, Luzia Marinalva da 1 - UFPB MOURA, Ronnie Wesley Sinésio 2 - UFPB Subprojeto: Ciências Naturais Resumo O Ensino de Ciências Naturais contemplado no currículo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Pedagogia Ano: Período: 1º Disciplina: Psicologia Geral Aulas Teóricas: Aulas Práticas: Carga Horária: 60h Docente: EMENTA DA DISCIPLINA Situar a Psicologia no contexto histórico,

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais