Conceitos centrais em análise de dados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conceitos centrais em análise de dados"

Transcrição

1 Conceitos centrais em análise de dados

2 Conceitos básicos em Estatística

3 Estatística Ciência que tem por objetivo orientar a coleta, o resumo, a apresentação, a análise e a interpretação dos dados. Divide-se em Estatística Descritiva e Estatística Inferencial.

4 Estatística Descritiva Resumo e apresentação dos dados.

5 Estatística Inferencial Ajuda a concluir sobre conjuntos maiores de dados (populações) quando apenas partes desses conjuntos (amostras) foram estudados. Ferramenta indispensável no teste de hipóteses.

6 Unidade experimental ou unidade amostral A menor unidade a fornecer uma informação. Pessoas, animais, plantas, parcelas etc.

7 Dados x variável Dados: informações (numéricas ou não) obtidas de uma unidade experimental ou amostral. Variável: toda característica que, observada em uma unidade experimental ou amostral, pode variar de um indivíduo para outro. Podem ser quantitativas ou qualitativas.

8 Variáveis quantitativas Seus dados são valores numéricos que expressam quantidades. Discretas ou contínuas.

9 Variáveis quantitativas discretas Os dados somente apresentam determinados valores (números inteiros).

10 Variáveis quantitativas contínuas Os dados podem apresentar qualquer valor dentro de um intervalo de variação possível.

11 Variáveis qualitativas ou categóricas Fornecem dados de natureza não-numérica. Nominais ou ordinais.

12 Variáveis qualitativas nominais Uma categoria se diferencia da outra apenas por questão de denominação. Binomiais (binárias) ou polinomias.

13 Variáveis qualitativas ordinais Além de diferenciar categorias, pode-se reconhecer graus de intensidade entre elas, permitindo uma ordenação.

14 População ou universo Conjunto (potencial) de unidades experimentais ou amostrais que apresenta uma ou mais características em comum. O objeto de estudo são sempre as populações, pois só assim as conclusões dos trabalhos científicos não se restringem apenas às unidades neles estudadas. Porém, populações são constituídas em geral de um número muito grande de unidades possíveis.

15 Amostra Qualquer fração de uma população. Sua finalidade é representar a população. Tanto o número de unidades selecionadas para a amostra quanto a técnica de seleção dessas unidades são essenciais para que os resultados obtidos sejam generalizados para a população.

16 Parâmetro Valor que resume, na população, a informação relativa a uma variável. Estimativa do parâmetro.

17 Tratamento e Grupo-Controle Tratamento: indica o que está em teste. Ex: diferentes níveis de exposição à borda. Grupo controle: grupo de unidades que não recebe o tratamento. Ex: 30 vasos contendo plantas de uma espécie cujas folhas foram afetadas por diferentes fungos são avaliados quanto à resposta fotossintética. 10 vasos contém plantas dessa espécie em estado sadio.

18 Perguntas, objetivos, hipóteses e métodos de amostragem

19 Tudo começa com uma pergunta. Pesquisa científica: atividade para descobrir a resposta a uma indagação.

20 Slide cedido pelo Prof. Fernando Martins, da UNICAMP

21 Hipótese teórica HIPÓTESES E OBJETIVOS I O CALOR AUMENTA O METABOLISMO. Elemento 1 Relação Elemento 2 Variável teórica Variável teórica Esta é uma forma não testável da hipótese. Slide cedido pelo Prof. Fernando Martins, da UNICAMP

22 PARA SER TESTÁVEL A hipótese teórica deve ser transformada numa hipótese de teste: - os elementos da hipótese teórica (variáveis teóricas) devem ser transformados em variáveis operacionais. - uma variável operacional é um atributo que pode ser medido. Slide cedido pelo Prof. Fernando Martins, da UNICAMP

23 VARIÁVEIS OPERACIONAIS Slide cedido pelo Prof. Fernando Martins, da UNICAMP

24 O CALOR AUMENTA O METABOLISMO. Quais poderiam ser as variáveis operacionais? Como seria a hipótese operacional? Como a hipótese operacional seria transformada numa hipótese estatística? Qual seria o teste estatístico? Slide cedido pelo Prof. Fernando Martins, da UNICAMP

25 O delineamento amostral O objetivo e a hipótese são fundamentais A amostragem será sistemática? Aleatória? Utilizaremos qual método de amostragem? Que tamanho e forma terão as parcelas? Haverá repetições? Quantos tratamentos? Que tipo de comunidade queremos? Qual será o critério de inclusão?

26 Métodos básicos de amostragem (Kent & Coker 1992, Felfili et al. 2011) Amostragem casualizada: - Cada ponto dentro da área amostral possui igual chance de ser escolhido. - Organiza-se um grid de coordenadas na área amostral e pares aleatórios são obtidos para a instalação das unidades amostrais. - É a mais indicada pelos estatísticos, principalmente quando o estudo prevê a necessidade de geração de hipóteses e testes inferenciais.

27 Amostragem sistemática: - Unidades amostrais são alocadas a intervalos regulares ou sistemáticos. - Geralmente usa-se um intervalo fixo, medido por instrumentos apropriados. - Não pode haver tendência na alocação das unidades, e por isso alguns autores sugerem que a primeira unidade seja sorteada e o intervalo seja pré-definido.

28 Amostragem estratificada: - A vegetação da área em estudo é dividida ANTES das amostras serem alocadas, com base em variações óbvias na vegetação e/ou no ambiente físico. - As unidades amostrais são então alocadas nesses diferentes estratos, com base nos métodos gerais de amostragem (aleatório, sistemático etc.). - Frequentemente esses e outros tipos de amostragem são combinados. Ex: amostragem casualizada estratificada.

29 Significância estatística de um desvio da média PAS de 5 homens na faixa de 40 a 44 anos, escolhidos aleatoriamente. X = 135, 143, 149, 128 e 158 mmhg (média = 142,6 mmhg). Média esperada = 129 mmhg, DP = 15 mmhg. EP = 15/raiz de 5 = 6,7.

30 Limites do intervalo de não-significância: µ - 1,96*EP = 115,9 µ + 1,96*EP = 142,1

31 Testes básicos de hipóteses Qual é a nossa pergunta? A hipótese básica é: não há diferenças. Essa é a hipótese mais simples = hipótese nula. Há outras, mais complexas, porque prevêem efeitos.

32 Quando a hipótese nula é verdadeira: As médias são iguais do ponto de vista estatístico. Uma nova coleta mostraria basicamente os mesmos resultados. Diferenças encontradas se devem ao acaso. O acaso reúne todos os outros fatores da natureza não medidos e que podem afetar os resultados do estudo.

33 Exemplo Deseja-se verificar se o medicamento M, utilizado no tratamento de determinado sintoma, apresenta, como efeito colateral, uma alteração nos níveis de pressão arterial sistólica (PAS). Seleciona-se ao acaso 60 indivíduos adultos, certificando-se que suas pressões eram normais antes de serem medicados. Média: 135 mmhg. Média esperada: 128 mmhg (DP 24 mmhg) Hipótese estatística?

34 Raciocínio do teste 1) Parte-se da suposição inicial que Ho é verdadeira. 2) Escolhe-se um nível de significância (alfa) e, com isso, o número máximo de erros-padrão que define se uma diferença entre a média da amostra e a média esperada é estatisticamente significativa ou não. 3) Investiga-se a quantos erros-padrão corresponde o desvio entre 135 e 128.

35 4) Se alfa = 5%, verifica-se pelos valores tabelados que o z = 1,96. Assim, um desvio de até 1,96 erros-padrão é admitido como não-significativo (casual). 5) O desvio observado no exemplo foi de 2,26. 6) Conclui-se pela significância de diferenças entre as médias, ou seja, esse desvio dificilmente seria explicado satisfatoriamente pelo acaso.

36 Teste bicaudal (bilateral) x unicaudal (unilateral) Teste bilateral: testa a hipótese nula de ausência de diferença contra a alternativa de que existe uma diferença entre as médias. Teste unilateral: há interesse específico em definir se uma média é maior (ou menor) que outra. Deve ser definido a priori. Valores tabelados variam.

37 Tomada de decisão Rejeitar ou aceitar a hipótese nula. Se aceitar, não há diferenças. Se rejeitar, há diferenças e é preciso invocar outros mecanismos, que não o proposto, como explicação para os resultados. Geralmente os programas estatísticos calculam um valor de significância: valor-p. Para rejeitar, é necessário que o valor-p seja menor que o nível crítico. O teste indica o valor-p e é com base nela (ou na curva de distribuição amostral) que tomamos a decisão (ou comparando a estatística do teste com a estatística tabelada para uma determinada distribuição esperada).

38 Valor-p Probabilidade de que diferenças observadas tenham sido obtidas se a hipótese nula for verdadeira. = P (resultado/ho) é um caso de probabilidade condicional Se essa probabilidade for baixa, então entenderemos que as diferenças observadas não ocorreriam se a hipótese nula for verdadeira. Por isso, rejeitamos Ho. Se essa probabilidade for alta, então entenderemos que as diferenças observadas ocorreriam mesmo se a hipótese nula fosse verdadeira (ou seja, que não houvesse efeitos). Por isso, não rejeitamos Ho. Como é calculado? Callegari-Jacques p.179

39 Provas ou evidências? Rejeitar uma hipótese nula não prova que ela é falsa. O correto é dizer que existem evidências suficientes, a um dado nível de significância, para concluir que ela é falsa, considerando a amostragem feita naquele momento e naquele local.

40 Existe, porém, um problema: E se eu errar na tomada de decisão? Existe essa chance sim, mas você poderá saber exatamente que chance é essa! Erro tipo I: rejeitar incorretamente Ho. ALFA = nível de significância. O pesquisador tem um controle mais efetivo. Erro tipo II: aceitar incorretamente Ho. BETA. 1 beta = poder do teste. Pode ser reduzido aumentando o tamanho da amostra.

41 Tipos de Erro Não rejeitar Ho Rejeitar Ho Ho verdadeiro Decisão correta. Erro tipo I (ALFA) Ho falso Erro tipo II (BETA) Decisão correta.

42 Adaptado de De-Marco Jr. & Paglia (2003) Que teste usar? Variável dependente Variável independente Teste ou procedimento recomendado Quantitativa 1 categórica com 2 níveis Teste t (ou teste U de Mann-Whitney) Quantitativa 1 categórica com 2 níveis, amostras dependentes Teste t para amostras dependentes (ou teste de Wilcoxon) Quantitativa 1 categórica com mais de 2 níveis ANOVA 1-fator (ou Kruskall-Wallis) Quantitativa 1 categórica com mais de 2 níveis, amostras dependentes ANOVA de medidas repetidas (Kruskall-Wallis de medidas repetidas)

43 Que teste usar? Variável dependente Variável independente Teste ou procedimento recomendado Quantitativa 2 categóricas ANOVA 2-fatores (ou teste de Friedman) Quantitativa 1 quantitativa Correlação de Pearson; Regressão simples (ou correlação de Spearman; Regressão não-paramétrica) Quantitativa 2 ou mais quantitativas Regressão múltipla Quantitativa 1 categórica e 1 ou mais quantitativas ANCOVA Adaptado de De-Marco Jr. & Paglia (2003)

44 Que teste usar? Variável dependente Variável independente Teste ou procedimento recomendado Categórica 1 categórica Qui-quadrado - não necessariamente trabalha com variáveis dep. e indep. Categórica 2 ou mais categóricas Log-linear - idem Adaptado de De-Marco Jr. & Paglia (2003)

1 Que é Estatística?, 1. 2 Séries Estatísticas, 9. 3 Medidas Descritivas, 27

1 Que é Estatística?, 1. 2 Séries Estatísticas, 9. 3 Medidas Descritivas, 27 Prefácio, xiii 1 Que é Estatística?, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Desenvolvimento da estatística, 1 1.2.1 Estatística descritiva, 2 1.2.2 Estatística inferencial, 2 1.3 Sobre os softwares estatísticos, 2 1.4

Leia mais

Ajustar Técnica usada na análise dos dados para controlar ou considerar possíveis variáveis de confusão.

Ajustar Técnica usada na análise dos dados para controlar ou considerar possíveis variáveis de confusão. Glossário Ajustar Técnica usada na análise dos dados para controlar ou considerar possíveis variáveis de confusão. Análise de co-variância: Procedimento estatístico utilizado para análise de dados que

Leia mais

POPULAÇÃO X AMOSTRA INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA TIPOS DE VARIÁVEIS CLASSIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS CLASSIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS 1) TIPOS DE VARIÁVEIS

POPULAÇÃO X AMOSTRA INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA TIPOS DE VARIÁVEIS CLASSIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS CLASSIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS 1) TIPOS DE VARIÁVEIS POPULAÇÃO X AMOSTRA INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA População (N) representa o conjunto de todas as unidades experimentais que apresentam características em comum Amostra (n) representa uma parte do todo.

Leia mais

Curso de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Vida. Tópicos em bioestatística fundamentais para o pesquisador em Ciências da Vida

Curso de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Vida. Tópicos em bioestatística fundamentais para o pesquisador em Ciências da Vida Tópicos em bioestatística fundamentais para o pesquisador em Ciências da Vida Conceito de bioestatística A bioestatística é um recurso matemático aplicado às ciências biológicas Tem por finalidade de coletar,

Leia mais

24/09/17. O que é uma hipótese? Testes de hipótese. Três tipos básicos de perguntas. E qual é a sua hipótese? Três tipos básicos de perguntas

24/09/17. O que é uma hipótese? Testes de hipótese. Três tipos básicos de perguntas. E qual é a sua hipótese? Três tipos básicos de perguntas O que é uma hipótese? rof. Dr. Fabio Carmona Hipótese é uma declaração a priori, ou seja, preditiva, sobre a relação entre duas ou mais variáveis. Em outras palavras, é o que se acredita que seja a resposta

Leia mais

Estimação parâmetros e teste de hipóteses. Prof. Dr. Alberto Franke (48)

Estimação parâmetros e teste de hipóteses. Prof. Dr. Alberto Franke (48) Estimação parâmetros e teste de hipóteses Prof. Dr. Alberto Franke (48) 91471041 Intervalo de confiança para média É um intervalo em que haja probabilidade do verdadeiro valor desconhecido do parâmetro

Leia mais

Variância pop. * conhecida Teste t Paramétrico Quantitativa Distribuição normal Wilcoxon (teste dos sinais, Wilcoxon p/ 1 amostra)

Variância pop. * conhecida Teste t Paramétrico Quantitativa Distribuição normal Wilcoxon (teste dos sinais, Wilcoxon p/ 1 amostra) Testes de Tendência Central (média, mediana, proporção) Classificação Variável 1 Variável 2 Núm ero Gru pos Dependência Teste Z Paramétrico Quantitativa - 1 - Premissas Variância pop. * conhecida Teste

Leia mais

Bioestatística. Mestrado Saúde Materno Infantil 2005 Prof. José Eulálio Cabral Filho

Bioestatística. Mestrado Saúde Materno Infantil 2005 Prof. José Eulálio Cabral Filho Bioestatística Mestrado Saúde Materno Infantil 2005 Prof. José Eulálio Cabral Filho Medidas de Dispersão Desvio padrão Medida da variabilidade dos valores em torno da média. ( xi DP= n 1 x) 2 É mais fiel

Leia mais

AULA 05 Teste de Hipótese

AULA 05 Teste de Hipótese 1 AULA 05 Teste de Hipótese Ernesto F. L. Amaral 03 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução

Leia mais

Estimação e Testes de Hipóteses

Estimação e Testes de Hipóteses Estimação e Testes de Hipóteses 1 Estatísticas sticas e parâmetros Valores calculados por expressões matemáticas que resumem dados relativos a uma característica mensurável: Parâmetros: medidas numéricas

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, Espaço amostrai, Definição de probabilidade, Probabilidades finitas dos espaços amostrais fin itos, 20

SUMÁRIO. Prefácio, Espaço amostrai, Definição de probabilidade, Probabilidades finitas dos espaços amostrais fin itos, 20 SUMÁRIO Prefácio, 1 3 1 CÁLCULO DAS PROBABILIDADES, 15 1.1 Introdução, 15 1.2 Caracterização de um experimento aleatório, 15 1.3 Espaço amostrai, 16 1.4 Evento, 17 1.5 Eventos mutuamente exclusivos, 17

Leia mais

Teste de hipóteses. Camila de Toledo Castanho

Teste de hipóteses. Camila de Toledo Castanho Teste de hipóteses Camila de Toledo Castanho 2018 Conteúdo da aula 1. Procedimento científico 1.1. Pergunta, Hipótese Científica e Previsão 2. Teste de hipóteses 2.1. Hipótese Científica x Hipótese Estatística

Leia mais

AULA 04 Teste de hipótese

AULA 04 Teste de hipótese 1 AULA 04 Teste de hipótese Ernesto F. L. Amaral 03 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal

Leia mais

Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL

Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Experimentos (testes) são realizados por pesquisadores em todos os campos de investigação, usualmente para descobrir

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

1 Introdução, 1 2 Polo Epistemológico, 9 3 Polo Teórico, 25

1 Introdução, 1 2 Polo Epistemológico, 9 3 Polo Teórico, 25 1 Introdução, 1 1.1 Tipos de Conhecimentos, 1 1.2 Classificação das Ciências, 2 1.3 Pesquisa nas Ciências Naturais e do Homem, 2 1.4 Epistemologia, 3 1.5 Um Modelo Paradigmático, 4 1.6 A Escolha de um

Leia mais

Tópicos em Gestão da Informação II

Tópicos em Gestão da Informação II Tópicos em Gestão da Informação II Aula 08 Inferência Estatística Teste de Significância Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade

Leia mais

Introdução. Amostragem, amostra aleatória simples, tabela de números aleatórios, erros

Introdução. Amostragem, amostra aleatória simples, tabela de números aleatórios, erros Estatística Aplicada 2007/2008 Programa Introdução às probabilidades. Distribuições. Amostragem. Testes de hipóteses. Análise da variância. Estatística não-paramétrica. Testes de ajuste do qui-quadrado.

Leia mais

Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte I

Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte I Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte I 26 de Junho de 2014 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Estruturar problemas de engenharia como testes de hipótese. Entender os

Leia mais

DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA LICENCIATURA: ENFERMAGEM; FISIOTERAPIA

DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA LICENCIATURA: ENFERMAGEM; FISIOTERAPIA Aula nº 1 Data: 3 de Outubro de 2002 1. INTRODUÇÃO: POPULAÇÕES, AMOSTRAS, VARIÁVEIS E OBSERVAÇÕES Conceito de Bioestatística e importância da disciplina no âmbito da investigação biológica. Limitações

Leia mais

Testes t para comparação de médias de dois grupos independentes

Testes t para comparação de médias de dois grupos independentes Testes t para comparação de médias de dois grupos independentes Acadêmicas do curso de Zootecnia - Aline Cristina Berbet Lopes Amanda da Cruz Leinioski Larissa Ceccon Universidade Federal do Paraná UFPR/2015

Leia mais

Escolha dos testes INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA QUANTIFICAÇÃO DOS GRUPOS DO ESTUDO PESQUISA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA TESTE DE HIPÓTESES E

Escolha dos testes INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA QUANTIFICAÇÃO DOS GRUPOS DO ESTUDO PESQUISA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA TESTE DE HIPÓTESES E Escolha dos testes INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA Determinada a pergunta/ hipótese Recolhidos os dados Análise descritiva = Estatística descritiva QUAIS TESTES ESTATÍSTICOS DEVEM SER REALIZADOS?? PROFESSORA:

Leia mais

Teste de hipóteses. Camila de Toledo Castanho

Teste de hipóteses. Camila de Toledo Castanho Teste de hipóteses Camila de Toledo Castanho 2017 1. Estatística Estatística é ciência que tem por objetivo orientar a coleta, o resumo, a apresentação, a análise e a interpretação de dados. Estatística

Leia mais

7 Teste de Hipóteses

7 Teste de Hipóteses 7 Teste de Hipóteses 7-1 Aspectos Gerais 7-2 Fundamentos do Teste de Hipóteses 7-3 Teste de uma Afirmação sobre a Média: Grandes Amostras 7-4 Teste de uma Afirmação sobre a Média : Pequenas Amostras 7-5

Leia mais

ESTATÍSTICA Distribuições qui-quadrado, t de Student e F de Snedecor Lucas Schmidt

ESTATÍSTICA Distribuições qui-quadrado, t de Student e F de Snedecor Lucas Schmidt ESTATÍSTICA Distribuições qui-quadrado, t de Student e F de Snedecor Lucas Schmidt lucas.breniuk@hotmail.com Estimação de parâmetros Média Variância Proporção Estimação de parâmetros Média: " estimador

Leia mais

TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS

TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS Les-0773: ESTATÍSTICA APLICADA III TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS AULA 3 26/05/17 Prof a Lilian M. Lima Cunha Maio de 2017 Revisão... Teste dos Sinais A Comparar valores de medianas de uma amostra com um valor

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha   17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-1000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 17 e 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

1 Introdução aos Métodos Estatísticos para Geografia 1

1 Introdução aos Métodos Estatísticos para Geografia 1 1 Introdução aos Métodos Estatísticos para Geografia 1 1.1 Introdução 1 1.2 O método científico 2 1.3 Abordagens exploratória e confirmatória na geografia 4 1.4 Probabilidade e estatística 4 1.4.1 Probabilidade

Leia mais

Estatística aplicada a ensaios clínicos

Estatística aplicada a ensaios clínicos Estatística aplicada a ensaios clínicos RAL - 5838 Luís Vicente Garcia lvgarcia@fmrp.usp.br Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Estatística aplicada a ensaios clínicos aula 12 1 grupo 2 grupos > 2

Leia mais

Esse material foi extraído de Barbetta (2007 cap 13)

Esse material foi extraído de Barbetta (2007 cap 13) Esse material foi extraído de Barbetta (2007 cap 13) - Predizer valores de uma variável dependente (Y) em função de uma variável independente (X). - Conhecer o quanto variações de X podem afetar Y. Exemplos

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Parte II

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Parte II PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Parte II Prof.ª Sheila Regina Oro Projeto Recursos Educacionais Digitais Autores: Bruno Baierle e Maurício Furigo TESTE PARA UMA PROPORÇÃO H0: p = p 0

Leia mais

Razão para rejeitar H 0

Razão para rejeitar H 0 Processo do teste de hipótese Hipótese de pesquisa: a idade média da população é 5 H : μ = 5 H 1 : μ 5 É X = improvável se μ =5? População Selecionar amostra aleatória Sim: Rejeite Ho Para definir pouco

Leia mais

Delineamento e Análise Experimental Aula 4

Delineamento e Análise Experimental Aula 4 Aula 4 Castro Soares de Oliveira ANOVA Significativa Quando a aplicação da análise de variância conduz à rejeição da hipótese nula, temos evidência de que existem diferenças entre as médias populacionais.

Leia mais

Por que testes não-paramétricos?

Por que testes não-paramétricos? Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Aula 3 Testes Não-Paramétricos: Wilcoxon Mann-Whitney Kruskal-Wallis

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 Conceitos preliminares 1. CAPÍTULO 2 Descrição de dados: análise monovariada 47

Sumário. CAPÍTULO 1 Conceitos preliminares 1. CAPÍTULO 2 Descrição de dados: análise monovariada 47 CAPÍTULO 1 Conceitos preliminares 1 Introdução........................................................1 O que é estatística?.................................................. 4 Papel dos microcomputadores.........................................

Leia mais

Stela Adami Vayego Estatística II CE003/DEST/UFPR

Stela Adami Vayego Estatística II CE003/DEST/UFPR Resumo 1 Teste de hipóteses não paramétricos Os métodos não-paramétricos fazem poucas suposições sobre a natureza das distribuições dos dados. Não exige que as distribuições nas populações sejam normais,

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br INTRODUÇÃO Um dos principais objetivos da estatística é a tomada de decisões a respeito da população,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS fonte de graus de soma de quadrado variação liberdade quadrados médio teste F regressão 1 1,4 1,4 46,2 resíduo 28 0,8 0,03 total 2,2 A tabela de análise de variância (ANOVA) ilustrada acima resulta de

Leia mais

Estatística Básica. 13 de maio de 2009

Estatística Básica. 13 de maio de 2009 13 de maio de 2009 1 2 3 4 5 Tipos de Testes Exemplos Teste para amostras independentes com variâncias iguais Teste para amostras independentes com variâncias diferentes Teste para amostras dependentes

Leia mais

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Testes de Hipóteses Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução e notação Em geral, intervalos de confiança são a forma mais

Leia mais

Mais Informações sobre Itens do Relatório

Mais Informações sobre Itens do Relatório Mais Informações sobre Itens do Relatório Amostra Tabela contendo os valores amostrados a serem utilizados pelo método comparativo (estatística descritiva ou inferencial) Modelos Pesquisados Tabela contendo

Leia mais

Delineamento e Análise Experimental Aula 3

Delineamento e Análise Experimental Aula 3 Aula 3 Castro Soares de Oliveira Teste de hipótese Teste de hipótese é uma metodologia estatística que permite tomar decisões sobre uma ou mais populações baseando-se no conhecimento de informações da

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda.perticarrari@unesp.br INTRODUÇÃO Um dos principais objetivos da estatística é a tomada de decisões a respeito da população,

Leia mais

HEP-5800 BIOESTATÌSTICA

HEP-5800 BIOESTATÌSTICA HEP-58 BIOESTATÌSTICA UNIDADE IV INFERÊNCIA ESTATÍSTICA: TESTES DE HIPÓTESES Nila Nunes da Silva Regina I. T. Bernal I. QUADRO CONCEITUAL São procedimentos estatísticos que consistem em usar dados de amostras

Leia mais

Estatística stica na Pesquisa Clínica

Estatística stica na Pesquisa Clínica Estatística stica na Pesquisa Clínica Thaïs s Cocarelli Sthats Consultoria Estatística stica NAPesq (HC-FMUSP) Alguns conceitos Estudos observacionais e experimentais Exploração e apresentação de dados

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. ciência que tem objetivo de orientar a coleta, o resumo, a apresentação, a análise e a interpretação de dados.

CONCEITOS INICIAIS. ciência que tem objetivo de orientar a coleta, o resumo, a apresentação, a análise e a interpretação de dados. CONCEITOS INICIAIS ESTATÍSTICA: ciência que tem objetivo de orientar a coleta, o resumo, a apresentação, a análise e a interpretação de dados. BIOESTATÍSTICA: biológicos e médicos. aplicação dos métodos

Leia mais

CE001 - BIOESTATÍSTICA TESTE DO QUI-QUADRADO

CE001 - BIOESTATÍSTICA TESTE DO QUI-QUADRADO CE001 - BIOESTATÍSTICA TESTE DO QUI-QUADRADO Ana Paula Araujo Correa Eder Queiroz Newton Trevisan DEFINIÇÃO É um teste de hipóteses que se destina a encontrar um valor da dispersão para duas variáveis

Leia mais

Comparando Duas Amostras (abordagem não-paramétrica)

Comparando Duas Amostras (abordagem não-paramétrica) Comparando Duas Amostras (abordagem não-paramétrica) Aula de hoje Estatística Não-Paramétrica Parâmetro: é medida usada para descrever uma característica de uma população Ponto estimativa por ponto (média,

Leia mais

Nessa situação, a média dessa distribuição Normal (X ) é igual à média populacional, ou seja:

Nessa situação, a média dessa distribuição Normal (X ) é igual à média populacional, ou seja: Pessoal, trago a vocês a resolução da prova de Estatística do concurso para Auditor Fiscal aplicada pela FCC. Foram 10 questões de estatística! Não identifiquei possibilidade para recursos. Considero a

Leia mais

ANOVA - parte I Conceitos Básicos

ANOVA - parte I Conceitos Básicos ANOVA - parte I Conceitos Básicos Erica Castilho Rodrigues 9 de Agosto de 2011 Referências: Noções de Probabilidade e Estatística - Pedroso e Lima (Capítulo 11). Textos avulsos. Introdução 3 Introdução

Leia mais

1 Probabilidade - Modelos Probabilísticos

1 Probabilidade - Modelos Probabilísticos 1 Probabilidade - Modelos Probabilísticos Modelos probabilísticos devem, de alguma forma, 1. identificar o conjunto de resultados possíveis do fenômeno aleatório, que costumamos chamar de espaço amostral,

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha  19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-2000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Plano do Curso Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

Probabilidade e Estatística (Aula Prática - 23/05/16 e 24/05/16)

Probabilidade e Estatística (Aula Prática - 23/05/16 e 24/05/16) Probabilidade e Estatística (Aula Prática - 23/05/16 e 24/05/16) Resumo: Veremos nesta aula tabelas, cálculos de porcentagem e gráficos; amostras e tipo de amostragem; Medidas de tendência central e medidas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2016

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 Legislações Complementares: Resolução Nº 02/2016 Colegiado DEst Resolução Nº 03/2016 Colegiado DEst Resolução Nº 01/2017 Colegiado DEst RESOLUÇÃO Nº 01/2016 O Departamento de Estatística, tendo em vista

Leia mais

ESTATÍSTICA INFERENCIAL. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

ESTATÍSTICA INFERENCIAL. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior ESTATÍSTICA INFERENCIAL Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior As Hipóteses A Hipótese Nula (H 0 ) é, em geral, uma afirmação conservadora sobre uma situação da pesquisa. Por exemplo, se você quer testar

Leia mais

José Aparecido da Silva Gama¹. ¹Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.

José Aparecido da Silva Gama¹. ¹Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Estudo e Aplicação dos Testes de Hipóteses Paramétricos e Não Paramétricos em Amostras da Estação Fluviométrica Três Maria (MG) da bacia Hidrográfica do Rio São Francisco José Aparecido da Silva Gama¹

Leia mais

CORRELAÇÃO. Flávia F. Feitosa

CORRELAÇÃO. Flávia F. Feitosa CORRELAÇÃO Flávia F. Feitosa BH1350 Métodos e Técnicas de Análise da Informação para o Planejamento Junho de 2015 Revisão Inferência Estatística: Método científico para tirar conclusões sobre os parâmetros

Leia mais

Planejamento e Otimização de Experimentos

Planejamento e Otimização de Experimentos Planejamento e Otimização de Experimentos Um Pouco de Estatística Prof. Dr. Anselmo E de Oliveira anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com Populações, Amostras e Distribuições População Amostra

Leia mais

P R O G R A M A TERCEIRA FASE. DISCIPLINA: Estatística Aplicada à Pesquisa Educacional Código: 3EAPE Carga Horária: 54h/a (crédito 03)

P R O G R A M A TERCEIRA FASE. DISCIPLINA: Estatística Aplicada à Pesquisa Educacional Código: 3EAPE Carga Horária: 54h/a (crédito 03) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA CURRÍCULO: 2008/2 P R O G

Leia mais

Testes para dados categóricos

Testes para dados categóricos Testes para dados categóricos Teste de homogeneidade Objetivo: testar se existe diferença entre frequências observadas (O ij ) e frequências esperadas (E ij ). Dados amostrais: amostras aleatórias independentes

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS NO PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE ESTUDOS EXPERIMENTAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (FONTE:

A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS NO PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE ESTUDOS EXPERIMENTAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (FONTE: A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS NO PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE ESTUDOS EXPERIMENTAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (FONTE: ESELAW 09 MARCOS ANTÔNIO P. & GUILHERME H. TRAVASSOS) 1 Aluna: Luana Peixoto Annibal

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 1 Testes de hipóteses não paramétricos Os métodos não-paramétricos fazem poucas suposições sobre a natureza das distribuições dos dados. Não exige que as distribuições nas populações sejam normais,

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA. Prof. Anderson Rodrigo da Silva

INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA. Prof. Anderson Rodrigo da Silva INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Prof. Anderson Rodrigo da Silva anderson.silva@ifgoiano.edu.br Tipos de Pesquisa Censo: é o levantamento de toda população. Aqui não se faz inferência e sim uma descrição

Leia mais

Parte 8 Testes de hipóteses Comparação de dois grupos

Parte 8 Testes de hipóteses Comparação de dois grupos Parte 8 Testes de hipóteses Comparação de dois grupos Um objetivo frequente em estudos de diferentes áreas é a comparação de dois ou mais grupos (ou populações). Alguns exemplos: o Comparação dos salários

Leia mais

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO Estatística Não Paramétrica

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO Estatística Não Paramétrica Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER 204 - ANO 2018 Estatística Não Paramétrica Camilo Daleles Rennó camilo@dpi.inpe.br http://www.dpi.inpe.br/~camilo/estatistica/ (1 melhor; 4 pior)............

Leia mais

Resultados possíveis do nosso estudo

Resultados possíveis do nosso estudo Resultados possíveis do nosso estudo Interpretação de gráficos, decisão baseada nas hipóteses, interpretação. Para termos isso, precisamos fazer uma inferência estatística! Número de visitas Inferência

Leia mais

Associação entre variáveis categóricas e IC95%

Associação entre variáveis categóricas e IC95% Associação entre variáveis categóricas e IC95% Andréa Homsi Dâmaso Programa de pós-graduação em Epidemiologia UFPEL Biotecnologia: Bioestatística e Delineamento Experimental Aula de hoje Teste do qui-quadrado

Leia mais

X ~ Binomial (n ; p) H: p = p 0 x A: p p 0 (ou A: p > p 0 ou A: p < p 0 ) { X k 1 } U { X k 2 } (ou { X k } ou { X k }) x RC não rejeitamos H

X ~ Binomial (n ; p) H: p = p 0 x A: p p 0 (ou A: p > p 0 ou A: p < p 0 ) { X k 1 } U { X k 2 } (ou { X k } ou { X k }) x RC não rejeitamos H NOÇÕES DE TESTE DE HIPÓTESES (II) Nível Descritivo valor P Resumo X ~ Binomial (n ; p) (1) Estabelecer as hipóteses sobre p: H: p = p 0 x A: p p 0 (ou A: p > p 0 ou A: p < p 0 ) (2) Escolher um nível de

Leia mais

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes www.marcelobotelho.com mbotelho@usp.br Turma: 2º / 2016 1 Agenda

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Científica Matemática Teóricas Curso Eng. do Ambiente ECTS 5.0 Teóricopráticas Distribuição das horas de contacto Trabalho Práticas e de Seminário Estágio Laboratoriais campo Orientação tutória Outras

Leia mais

Estatística Computacional (Licenciatura em Matemática) Duração: 2h Frequência NOME:

Estatística Computacional (Licenciatura em Matemática) Duração: 2h Frequência NOME: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Estatística Computacional (Licenciatura em Matemática) Duração: 2h Frequência 24-05-2011 NOME: Observação: A resolução completa das perguntas inclui

Leia mais

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA 6EMA020-2000 Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br Universidade Estadual de Londrina 13 de abril de 2016 CRONOGRAMA 1 o BIMESTRE: MÓDULO I - Estatística Descritiva Noções Básicas em estatística:

Leia mais

Planejamento e Otimização de Experimentos

Planejamento e Otimização de Experimentos Planejamento e Otimização de Experimentos Um Pouco de Estatística Descritiva Prof. Dr. Anselmo E de Oliveira anselmo.quimica.ufg.br elcana@quimica.ufg.br Populações, Amostras e Distribuições População

Leia mais

Testes de Hipóteses. Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística - PPGEMQ / PPGEP - UFSM

Testes de Hipóteses. Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística - PPGEMQ / PPGEP - UFSM Testes de Hipóteses Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística - PPGEMQ / PPGEP - UFSM Testes de hipóteses O Teste de Hipótese é uma regra de decisão para aceitar ou rejeitar uma hipótese

Leia mais

Capítulo 6 Estatística não-paramétrica

Capítulo 6 Estatística não-paramétrica Capítulo 6 Estatística não-paramétrica Slide 1 Teste de ajustamento do Qui-quadrado Testes de independência e de homogeneidade do Qui-quadrado Testes dos sinais e de Wilcoxon Teste de Mann-Whitney Teste

Leia mais

TESTE DE HIPÓTESES NÍVEL DESCRITIVO

TESTE DE HIPÓTESES NÍVEL DESCRITIVO TESTE DE HIPÓTESES NÍVEL DESCRITIVO Exemplo 1: Em períodos de pico, os clientes de um banco são obrigados a enfrentar longas filas para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos. Dados históricos de vários

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE TESTE T

EXERCÍCIOS SOBRE TESTE T EXERCÍCIOS SOBRE TESTE T 1 Exercício Foi realizado um estudo para determinar se havia influência de um gene sobre a resistência a geadas de plantas de uma determinada espécie. Foram produzidas 10 plantas

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. ESTATÍSTICA: ciência que tem objetivo de orientar a coleta, o resumo, a apresentação, a análise e a interpretação de dados.

CONCEITOS INICIAIS. ESTATÍSTICA: ciência que tem objetivo de orientar a coleta, o resumo, a apresentação, a análise e a interpretação de dados. CONCEITOS INICIAIS ESTATÍSTICA: ciência que tem objetivo de orientar a coleta, o resumo, a apresentação, a análise e a interpretação de dados. BIOESTATÍSTICA: aplicação dos métodos estatísticos à solução

Leia mais

Enrico A. Colosimo Depto. Estatística UFMG

Enrico A. Colosimo Depto. Estatística UFMG Bioestatística F Conceitos de Teste de Hipóteses Enrico A. Colosimo Depto. Estatística UFMG http://www.est.ufmg.br/~enricoc/ f(x).4.35.3.25.2.15.1.5 Tabela Normal Padronizada Distribuicao Gaussiana com

Leia mais

DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO. Profª. Sheila Regina Oro

DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO. Profª. Sheila Regina Oro DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO Profª. Sheila Regina Oro Delineamento experimental Para planejar um experimento é preciso definir os tratamentos em comparação e a maneira de designar os tratamentos

Leia mais

MEDIDAS DE POSIÇÃO E DE DISPERSÃO. Profª Andréa H Dâmaso

MEDIDAS DE POSIÇÃO E DE DISPERSÃO. Profª Andréa H Dâmaso MEDIDAS DE POSIÇÃO E DE DISPERSÃO Profª Andréa H Dâmaso Bioestatística e Delineamento Experimental - 2012 Tópicos da aula Medidas de tendência central e dispersão Variáveis contínuas: distribuição normal

Leia mais

Teste de Hipótese. Comparação entre médias de dois grupos de dados 22/05/2009. Conteúdo. Valor de P. Tipos de Erro. Tipos de Erro

Teste de Hipótese. Comparação entre médias de dois grupos de dados 22/05/2009. Conteúdo. Valor de P. Tipos de Erro. Tipos de Erro Conteúdo Teste de hipótese Erros tipo I e II Teste t de Student ANOVA Qui-quadrado Teste de Hipótese Hipótese de Pesquisa (H 1 ) Prediz a relação entre variáveis Diferenças entre grupos Não é testada estatisticamente

Leia mais

1 Teoria da Decisão Estatística

1 Teoria da Decisão Estatística 1 Teoria da Decisão Estatística 1.1 Teste de Hipótese É uma metodologia estatística que permite tomar decisão sobre uma ou mais populações baseando no conhecimento de informações da amostra. Ao tentarmos

Leia mais

Testes de Significância Estatística para Avaliação de Algoritmos

Testes de Significância Estatística para Avaliação de Algoritmos Testes de Significância Estatística para Avaliação de Algoritmos Prof. Eduardo R. Hruschka Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Universidade de

Leia mais

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I 2012/02 1 Amostra e População 2 3 4 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Calcular e interpretar as seguintes medidas de uma amostra:

Leia mais

TESTE DE HIPÓTESES NÍVEL DESCRITIVO

TESTE DE HIPÓTESES NÍVEL DESCRITIVO TESTE DE HIPÓTESES NÍVEL DESCRITIVO Exemplo 2: A diretoria de uma escola acredita que neste ano a proporção p de alunos usuários da Internet é maior que os 70% encontrados no ano anterior. Se uma pesquisa

Leia mais

Apontamentos de Introdução às Probabilidades e à Estatística

Apontamentos de Introdução às Probabilidades e à Estatística i Índice 1. Introdução 1 1.1. Enquadramento e objectivos 2 1.2. Organização 5 1.3. Noções base da Estatística 7 1.3.1. Distinção entre população e amostra 8 1.3.2. Amostragem 10 1.3.3. Unidade estatística

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Em uma grande escola, 10% dos alunos são comprovadamente fracos. Um teste educacional conseguiu identificar corretamente 80% entre aqueles que são fracos e 85% entre aqueles que

Leia mais

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Testes de Hipóteses Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução e notação Em geral, intervalos de confiança são a forma mais

Leia mais

TESTE DE HIPÓTESES. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Métodos estatísticos: coleta, tratamento e análise de dados; aplicação

TESTE DE HIPÓTESES. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Métodos estatísticos: coleta, tratamento e análise de dados; aplicação 3.1 Introdução 3.2 Hipótese nula e alternativa 3.3 Etapas de um teste de hipóteses 3.4 Testes bicaudais e monocaudais 3.5 O valor p 3.6 Conclusão Referências 3 Dirce Maria Trevisan Zanetta TESTE DE HIPÓTESES

Leia mais

Teste de Hipóteses. Enrico A. Colosimo/UFMG enricoc/ Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1/24

Teste de Hipóteses. Enrico A. Colosimo/UFMG  enricoc/ Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1/24 1/24 Introdução à Bioestatística Teste de Hipóteses Enrico A. Colosimo/UFMG http://www.est.ufmg.br/ enricoc/ Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/24 Exemplo A concentração de certa substância no sangue entre

Leia mais

DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO

DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO Sempre que não houver condições experimentais homogêneas, devemos utilizar o principio do controle local, instalando Blocos, casualizando os tratamentos, igualmente repetidos.

Leia mais

Teste de hipóteses. Testes de Hipóteses. Valor de p ou P-valor. Lógica dos testes de hipótese. Valor de p 31/08/2016 VPS126

Teste de hipóteses. Testes de Hipóteses. Valor de p ou P-valor. Lógica dos testes de hipótese. Valor de p 31/08/2016 VPS126 3/8/26 Teste de hipóteses Testes de Hipóteses VPS26 Ferramenta estatística para auxiliar no acúmulo de evidências sobre uma questão Média de glicemia de um grupo de animais é diferente do esperado? Qual

Leia mais

MAE116 Noções de Estatística

MAE116 Noções de Estatística Exercício 1 (Estimação) Um agente de viagens deseja estimar a proporção de clientes satisfeitos com os serviços da agência. (a) Determine o tamanho da amostra necessário para que o erro cometido na estimação

Leia mais

Estatística: Conceitos e Organização de Dados

Estatística: Conceitos e Organização de Dados Estatística: Conceitos e Organização de Dados Introdução Conceitos Método Estatístico Dados Estatísticos Tabulação de Dados Gráficos Disciplina: Estatística Básica Professor: Fabrício Bueno Introdução

Leia mais

Testes de Hipóteses Não Paramétricos

Testes de Hipóteses Não Paramétricos ACH4513 INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 2º Sem/2017 Testes de Hipóteses Não Paramétricos Prof. Marcelo S. Lauretto marcelolauretto@usp.br www.each.usp.br/lauretto Referência: W.O.Bussab, P.A.Morettin. Estatística

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Noções Básicas de Bioestatística

Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Noções Básicas de Bioestatística Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Prof. Me. Allysson Haide allyssonhaide@hotmail.com 1 Segundo Shiguti e Shiguti (2006), A Estatística é uma coleção de métodos para planejar

Leia mais