Reunião Clínica: Implicações Clínicas do Diagnostico de DEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reunião Clínica: Implicações Clínicas do Diagnostico de DEL"

Transcrição

1 Reunião Clínica: Implicações Clínicas do Diagnostico de DEL Apresentação: Daniela C. Monfredini (4º ano) Bruna Camilo Rosa (4º ano) Orientação: Profª Drª Simone V. Hage Discussão: Profª Drª Maria de Lourdes Psicóloga Débora

2 O que é DEL?

3 Dificuldade Exclusivo Distúrbio Especifico de Linguagem Na capacidade de utilizar (e/ou entender) as palavras, as frases, os fonemas para expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos.

4 Componentes da Linguagem Forma Conteúdo Uso Subsistemas/Domínios Linguísticos Fonologia Morfologia Sintaxe Semântica Pragmática (Bloom e Lahey, 1978)

5 Fonologia Sintaxe Semântica Pragmática (Nicolielo et al, 2008)

6 Definição do DEL Consiste numa dificuldade constitucional e duradoura, de gravidade variável para o processamento da linguagem, incompatível com o desenvolvimento intelectual e social da criança (Chevrie-Miller, 2005) (Hage e Guerreiro, 2010)

7 Características do DEL: Ausência de Déficit Sensorial Ausência de Déficit Intelectual Ausência de Déficit Motor Ausência de Transtornos Globais Ausência de Privação Social Ausência de Lesão Cerebral evidente (Hage e Guerreiro, 2010)

8 Subtipos de DEL: Distúrbio expressivo Distúrbio da programação fonológica Dispraxia verbal Distúrbio expressivo e de compreensão Distúrbio fonológico-sintático Agnosia auditivo-verbal Distúrbio do processo de formulação central Distúrbio léxico-sintático Distúrbio semântico-pragmático (Rapin e Allen, 1988)

9 Subtipos de DEL: Distúrbio expressivo de linguagem Subgrupo expressivo com implicações na sintaxe e semântica Distúrbio expressivo e receptivo de linguagem Subgrupo fonológico-sintático Subgrupo gramatical Distúrbio complexo de linguagem Distúrbio pragmático de linguagem "puro Distúrbio pragmático de linguagem "plus" (CONTI-RAMSDEN, 2000) Na classificação proposta por Conti-Ramsden, a Apraxia da fala não faz parte do DEL

10 Dispraxia Verbal (Apraxia da Fala na Infância)

11 Definição de Apraxia de Fala Uma alteração na programação motora da fala, com prejuízo na precisão e na consistência dos movimentos para produzir sons, palavras, na ausência de transtorno neuromuscular. Há alteração no planejamento e/ou programação de parâmetros espaço temporais das sequências dos movimentos, resultando em erros na produção dos sons da fala e alterações prosódicas (HAGE e RODRÍGUEZ)

12 Caso Clínico Clínica de Diagnóstico em Linguagem 2 semestre de 2016 Profª Drª Simone Hage e Profª Drª Maria de Lourdes Tabaquim

13 Identificação Nome: B. B. F. Data de Nasc.: 02/05/2013 Idade: 3 anos e 4 meses Escolaridade: Jardim II Encaminhado: Escola/Consultório Particular Entrevista realizada com: T. (mãe)

14 Queixa: Ele tinha mais de um ano e ainda não falava, agora ele fala de tudo, mas fala com muitas trocas.

15 História Pregressa A mãe começou a perceber diferença entre o paciente e outras crianças no segundo ano de vida, pois não falava e usava gestos pra se comunicar, como apontar e puxar. Relatou boa compreensão verbal. Descreveu a criança era muito quieto e tímido na escola. Diz que o paciente é uma criança bastante dependente, dificilmente toma iniciativas, é necessário ficar questionando sobre suas vontades e necessidades. O paciente era muito quieto e não interagia com as pessoas, quando mais novo.

16 Funções Orofaciais Relatou que o paciente não come todo tipo de consistência, quase não come carne e fruta. Nunca fez uso de chupeta.

17 Desenvolvimento Motor Obteve o controle cervical entre 4 e 5 meses de idade. Sentou sem apoio aos 6 meses. Andou aos 11 meses. Começou a correr com cerca de 1 ano e 6 meses. Mãe não acha que Bryan seja descoordenado, desastrado.

18 Escala do Desenvolvimento da Linguagem Avaliação Desenvolvimento da Linguagem ADL (Menezes, 2004) Linguagem Receptiva: Escore Padrão 111 Linguagem Expressiva: Escore Padrão 103 Linguagem Global: Escore Padrão 108 Valor dentro da faixa de normalidade!

19 Avaliação Desenvolvimento da Linguagem ADL Apesar da escala ter apontado normalidade, a criança mostrou dificuldades importantes na organização de frases e na produção fonológica. O resultado da escala combina o desempenho na vertente receptiva e expressiva, assim um desempenho superior na receptiva pode mascarar dificuldades na expressiva. Além disto, a vertente expressiva combina tarefas que exigem apenas um vocábulo com outras que exigem frases e narrativa, desta forma, um bom desempenho na expressiva pode ser decorrente de pontuações obtidas em tarefas de vocabulário ou inferência, não significando que a linguagem verbal está adequada.

20 Fonética e Fonologia Prova de Fonologia do ABFW (Wertzner, 2004). Processos produtivos: Plosivação de Fricativas Processos não produtivos: Harmonia consonantal Frontalização de velar No limite para aquisição: Posteriorização para velar Simplificação de líquidas Ensurdecimento de plosivas Não são mais esperados para a idade

21 Vocabulário Expressivo Prova de Vocabulário do ABFW (Befi-Lopes, 2004) Designações Usuais: Superior ao esperado em todos os campos semânticos Vocabulário adequado. Não-Designações: Encontrou-se acima da porcentagem esperada Processos de Substituição: Baixo do esperado para idade

22 Sintaxe Protocolo de avaliação morfossintática por amostra (Hage, 2000) Produz frases telegráficas.

23 Pragmática e Narrativa Protocolo de Avaliação das Habilidades Pragmáticas (Hage et al., 2007) Habilidades Conversacionais: raramente inicia turnos, utiliza turno simples frequentemente, não apresenta turno expansivo. Funções Comunicativas: não pede informações. Realiza nomeação frequentemente, faz uso de expressões sociais para iniciar ou encerrar a interação. Narrativa: realizou a narrativa apenas com perguntas direcionadas, sem construção de frases encadeadas. Pac. Demonstrou timidez a todo momento e é provável que as trocas fonológicas estejam interferindo na funcionalidade da comunicação.

24 Avaliação do Desenvolvimento Geral Escala de Desenvolvimento Comportamental de Gesell e Amatruda (Gesell, 2000) Comportamento Motor Grosseiro: 100% Comportamento Adaptativo: 100% Comportamento de Linguagem: 50% O resultado obtido superior a 80% foi na faixa etária de 2:0-2:5 O paciente encontra-se aquém apenas no Comportamento de Linguagem. Comportamento Social-Pessoal: 100% Comportamento Motor Delicado: 100%

25 Avaliação Complementar Praxias Articulatórias e Buco Faciais (Hage,2003) Na prova 1 Articulação, ponto de articulação solicitado após modelo, o paciente não produziu corretamente nenhuma das apresentações, portanto não pontuou nesta prova. Classificado com abaixo do esperado para idade de 3a6m a 4a5m, qual o resultado esperado é de 3 pontos. Na prova 2 Lábio, movimento solicitado após o modelo, o paciente obteve 2 pontos, realizou as provas de jogar um beijo e mostrar os dentes, porém foi classificado aquém do esperado, visto que a pontuação para idade de 3a6m a 4a5m é de 5 pontos.

26 Avaliação Complementar Praxias Articulatórias e Buco Faciais (Hage,2003) Na prova 3 Língua, movimento solicitado após modelo, o paciente teve resultado de 2 pontos, realizou as provas abaixar a língua em direção ao queixo e realizou com dificuldade tocar os quatro cantos da boca, pontuação esperada para idade. Na prova 4 Face, movimento solicitado após modelo, o paciente obteve 2 pontos, realizou as provas encher as bochechas de ar e sugar as bochechas, resultado esperado para idade.

27 Critérios para o Diagnóstico Atraso de pelo menos 12 meses em relação à linguagem expressiva. Atraso de pelo menos 6 meses em relação à linguagem receptiva. Diferença de 12 meses entre idade mental e idade linguística. Coeficiente intelectual maior que 85. O diagnóstico não pode ser atribuído concretamente antes dos 4 anos. (HAGE e RODRÍGUEZ)

28 Parecer Diagnóstico Novembro/2016 As dificuldades encontradas na produção fonológica (processos fonológicos atrasados e desviantes) na construção de frases e domínio das regras gramaticas, na funcionalidade da linguagem (em especial na narrativa) indicam alteração no desenvolvimento da linguagem. O fato de a criança apresentar habilidades intelectuais na média para a idade, competências adequadas para atividades simbólicas e audição normal sugerem que tal o transtorno é específico. Neste contexto, B. apresenta sinais de Distúrbio de Específico de Linguagem (DEL). O diagnóstico é mais confiável após os 4 anos, quando a alteração de linguagem se mostra persistente, entretanto B. apresenta características desviantes na fonologia e morfossintaxe com erros de gramaticais que já sugerem o transtorno. A evolução terapêutica poderá confirmar a hipótese.

29 Conduta

30

31

32 REFERÊNCIAS HAGE, SRV; GUERREIRO, MM. Distúrbio Específico de Linguagem: aspectos lingüísticos e biológicos. In: FERNANDES, FDM; MENDES, BCA; NAVAS, ALPGP (orgs) Tratado de Fonoaudiologia (2a edição). São Paulo: Roca, HAGE, SRV; RODRÍGUEZ, VA. Distúrbio Específico de Linguagem: aspectos clínicos e educacionais. NICOLIELO, AP; GEJÃO, MG; LOPES-HERREA, AS; MAXIMINO, LP. Evolução do processo terapêutico fonoaudiológico no Distúrbio Específico de Linguagem (DEL): relato de caso. Rev. CEFAC vol.16 no.5 São Paulo Set./Out ALLEN, D.A.; RAPIN, I. Communication disorders of preschool children: the physician s responsibility. Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, vol. 9, p , 1988.

Nome: G.A.S. Data de nascimento:20/12/2001. Idade : 9 anos e 3 meses. Encaminhado por: Psicologia e Neuropediatria

Nome: G.A.S. Data de nascimento:20/12/2001. Idade : 9 anos e 3 meses. Encaminhado por: Psicologia e Neuropediatria Nome: G.A.S Data de nascimento:20/12/2001 Idade : 9 anos e 3 meses Encaminhado por: Psicologia e Neuropediatria 2º semestre de 2006 Queixa: dificuldade para falar e de comunicação Mãe estranhou a forma

Leia mais

H - ÁREA PROFISSIONAL FONOAUDIOLOGIA FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR EM FUNÇÕES OROFACIAIS. Supervisora: Profª Drª Cláudia Regina Furquim de Andrade

H - ÁREA PROFISSIONAL FONOAUDIOLOGIA FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR EM FUNÇÕES OROFACIAIS. Supervisora: Profª Drª Cláudia Regina Furquim de Andrade H - ÁREA PROFISSIONAL FONOAUDIOLOGIA FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR EM FUNÇÕES OROFACIAIS Titulação: Aprimoramento e Especialização Supervisora: Profª Drª Cláudia Regina Furquim de Andrade Características:

Leia mais

Avaliação Fonoaudiológica em Neurologia / Educação: Linguagem e Fonologia.

Avaliação Fonoaudiológica em Neurologia / Educação: Linguagem e Fonologia. Avaliação Fonoaudiológica em Neurologia / Educação: Linguagem e Fonologia. Fgo. Dr. Fábio Henrique Pinheiro Fonoaudiológo. Doutor em Educação UNESP/SP. Pós Doutor Universidad Católica de Valencia/ESP.

Leia mais

Estudos atuais Transtorno Fonológico

Estudos atuais Transtorno Fonológico Estudos atuais Transtorno onológico Profa Dra Haydée iszbein Wertzner Profa Associada do Departamento de isioterapia, onoaudiologia e Terapia Ocupacional MUSP Wertzner, H TRANSTORNO ONOÓGICO Alteração

Leia mais

Percurso da Aquisição dos Encontros Consonantais e Fonemas em Crianças de 2:1 a 3:0 anos de idade

Percurso da Aquisição dos Encontros Consonantais e Fonemas em Crianças de 2:1 a 3:0 anos de idade Percurso da Aquisição dos Encontros Consonantais e Fonemas em Crianças de 2:1 a 3:0 anos de idade Palavras-Chave: Desenvolvimento Infantil, Medida da Produção da Fala, Distribuição por Idade e Sexo. INTRODUÇÃO:

Leia mais

Teste de verificação da inconsistência de fala

Teste de verificação da inconsistência de fala Teste de verificação da inconsistência de fala Descritores: Testes de Articulação da Fala; Distúrbios da Fala; Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem. Introdução: Crianças com Distúrbio Fonológico

Leia mais

REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM

REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM D i s c u s s ã o : P r o f a. D r a. S i m o n e H a g e D r a. P a u l a L a u r e t t i ( O R L ) A p r e s e n t a ç

Leia mais

O fenótipo do Transtorno Fonológico de acordo com o PCC-R e os processos fonológicos

O fenótipo do Transtorno Fonológico de acordo com o PCC-R e os processos fonológicos O fenótipo do Transtorno Fonológico de acordo com o PCC-R e os processos fonológicos Palavras Chave - transtornos da articulação, testes de articulação da fala, índice de gravidade de doença O tema central

Leia mais

A análise do transtorno fonológico utilizando diferentes medidas acústicas Pagan-Neves, LO & Wertzner, HF

A análise do transtorno fonológico utilizando diferentes medidas acústicas Pagan-Neves, LO & Wertzner, HF A análise do transtorno fonológico utilizando diferentes medidas acústicas Pagan-Neves, LO & Wertzner, HF Introdução: As análises instrumentais do transtorno fonológico, assim como em outros distúrbios

Leia mais

Prevalência de alterações fonoaudiológicas em crianças de 5 a 9 anos de idade de escolas particulares

Prevalência de alterações fonoaudiológicas em crianças de 5 a 9 anos de idade de escolas particulares Prevalência de alterações fonoaudiológicas em crianças de 5 a 9 anos de idade de escolas particulares Palavras-chave: 1. Distúrbios de Fala. 2. Processamento Auditivo. 3. Fonoaudiologia Introdução Quando

Leia mais

Prevalência de desvio fonológico em crianças de 4 a 6 anos de escolas públicas municipais de Salvador BA

Prevalência de desvio fonológico em crianças de 4 a 6 anos de escolas públicas municipais de Salvador BA Prevalência de desvio fonológico em crianças de 4 a 6 anos de escolas públicas municipais de Salvador BA Palavras-chaves: Distúrbio da fala, avaliação do desempenho, criança Na população infantil, o desvio

Leia mais

Aplicação do modelo de oposições máximas em paciente com desvio fonológico: relato de caso

Aplicação do modelo de oposições máximas em paciente com desvio fonológico: relato de caso Aplicação do modelo de oposições máximas em paciente com desvio fonológico: relato de caso Fernanda Helena Kley¹, Letícia Pacheco Ribas² RESUMO Este estudo tem como objetivo verificar a aplicabilidade

Leia mais

Fluência: Gagueira e Outros Distúrbios. CURSOS NA CLÍNICA IGNÊS MAIA RIBEIRO. Para pequenos grupos, a partir de 3 participantes.

Fluência: Gagueira e Outros Distúrbios. CURSOS NA CLÍNICA IGNÊS MAIA RIBEIRO. Para pequenos grupos, a partir de 3 participantes. CURSOS NA CLÍNICA IGNÊS MAIA RIBEIRO Para pequenos grupos, a partir de 3 participantes. Público alvo: fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia. Informações: 3853-6667 Fluência: Gagueira e Outros Distúrbios.

Leia mais

Laboratório de Investigação Fonoaudiológica da Fluência, Motricidade e Funções Orofaciais do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da

Laboratório de Investigação Fonoaudiológica da Fluência, Motricidade e Funções Orofaciais do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da RESPUESTA ELECTROMIOGRÁFICA EN NIÑOS TARTAMUDOS Y NO TARTAMUDOS Laboratório de Investigação Fonoaudiológica da Fluência, Motricidade e Funções Orofaciais do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina

Leia mais

Comparação entre aspectos fonológicos, histórico de otite e queixas escolares em crianças com transtorno fonológico

Comparação entre aspectos fonológicos, histórico de otite e queixas escolares em crianças com transtorno fonológico Comparação entre aspectos fonológicos, histórico de otite e queixas escolares em crianças com transtorno fonológico Palavras chave: transtornos do desenvolvimento da linguagem, otite, baixo rendimento

Leia mais

6LEM064 GRAMÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I Estudo de aspectos fonético-fonológicos e ortográficos e das estruturas morfossintáticas da língua espanhola.

6LEM064 GRAMÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I Estudo de aspectos fonético-fonológicos e ortográficos e das estruturas morfossintáticas da língua espanhola. HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA 1ª Série 6LEM064 GRAMÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I Estudo de aspectos fonético-fonológicos e ortográficos e das estruturas morfossintáticas da língua espanhola.

Leia mais

Variação sociolinguistica e aquisição semântica: um estudo sobre o perfil lexical pelo teste ABFW numa amostra de crianças em Salvador-BA

Variação sociolinguistica e aquisição semântica: um estudo sobre o perfil lexical pelo teste ABFW numa amostra de crianças em Salvador-BA Variação sociolinguistica e aquisição semântica: um estudo sobre o perfil lexical pelo teste ABFW numa amostra de crianças em Salvador-BA Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Linguagem; Sociedades.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS BLENDA STEPHANIE ALVES E CASTRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS BLENDA STEPHANIE ALVES E CASTRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS BLENDA STEPHANIE ALVES E CASTRO PERFIL DA FLUÊNCIA: COMPARAÇÃO ENTRE FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DO PORTUGUÊS EUROPEU Belo Horizonte 2015 BLENDA STEPHANIE ALVES

Leia mais

EVOLUÇÃO COMUNICATIVA EM GEMELARES COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

EVOLUÇÃO COMUNICATIVA EM GEMELARES COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM 1013 EVOLUÇÃO COMUNICATIVA EM GEMELARES COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Communicative evolution in twins with language delay Mariana Germano Gejão (1), Ana Paola Nicolielo (2), Bianca Rodrigues

Leia mais

Classificação das Afasias

Classificação das Afasias Afasias Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da UVA Tutora da residência de Fonoaudiologia do Hospital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 002/CUn/2007, de 02 de março de 2007 O Curso de Licenciatura em Letras/LIBRAS é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina, com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA MEMÓRIA OPERACIONAL FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA MEMÓRIA OPERACIONAL FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA MEMÓRIA OPERACIONAL FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO FONOLÓGICO Mônica Araújo Almeida Monografia apresentada

Leia mais

PROBLEMA NA LINGUAGEM ESCRITA: TRANSTORNOS OU DIFICULDADES?

PROBLEMA NA LINGUAGEM ESCRITA: TRANSTORNOS OU DIFICULDADES? PROBLEMA NA LINGUAGEM ESCRITA: TRANSTORNOS OU DIFICULDADES? DALMA RÉGIA MACÊDO PINTO FONOAUDIÓLOGA/PSICOPEDAGOGA PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM Dificuldades dificuldades experimentadas por todos os indivíduos

Leia mais

Eletroglotografia em crianças com e sem Transtorno Fonológico

Eletroglotografia em crianças com e sem Transtorno Fonológico Eletroglotografia em crianças com e sem Transtorno Fonológico Palavras-chave: Linguagem Infantil, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, Distúrbios da fala Agradecimento FAPESP: 05/50465-3 Introdução:

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PROCESSO TERAPÊUTICO FONOAUDIOLÓGICO NO DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM (DEL): RELATO DE CASO

EVOLUÇÃO DO PROCESSO TERAPÊUTICO FONOAUDIOLÓGICO NO DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM (DEL): RELATO DE CASO 1691 EVOLUÇÃO DO PROCESSO TERAPÊUTICO FONOAUDIOLÓGICO NO DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM (DEL): RELATO DE CASO Evolution of the speech-language therapy in a case report of specific language impairment

Leia mais

PALAVRAS- CHAVE: educação especial. sistemas de comunicação alternativos e aumentativos. paralisia cerebral. avaliação. linguagem.

PALAVRAS- CHAVE: educação especial. sistemas de comunicação alternativos e aumentativos. paralisia cerebral. avaliação. linguagem. ANÁLISE DO USO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA CRIANÇAS USUÁRIAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA Ana Claudia TENOR 1 Débora DELIBERATO 2 ² RESUMO: A literatura tem discutido a falta de instrumentos de avaliação

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA/UFC-SOBRAL MÓDULO SISTEMA NERVOSO NEUROANATOMIA FUNCIONAL. Afasias e Apraxias. Acd. Juliana Mohana. w w w. s c n s. c o m.

FACULDADE DE MEDICINA/UFC-SOBRAL MÓDULO SISTEMA NERVOSO NEUROANATOMIA FUNCIONAL. Afasias e Apraxias. Acd. Juliana Mohana. w w w. s c n s. c o m. FACULDADE DE MEDICINA/UFC-SOBRAL MÓDULO SISTEMA NERVOSO NEUROANATOMIA FUNCIONAL Afasias e Apraxias Acd. Juliana Mohana w w w. s c n s. c o m. b r Relato do Caso Paciente V.M., sexo feminino, 72 anos, foi

Leia mais

Carga Horária (Componentes Curriculares, Estágio e TCC): horas

Carga Horária (Componentes Curriculares, Estágio e TCC): horas , CIÊNCIA E SOCIEDADE MATRIZ CURRICULAR DO BACHARELADO EM Tempo Mínimo: 4,5 anos (9 semestres) Tempo Máximo: 6,5 anos (13 semestres) Carga Horária (Componentes Curriculares, Estágio e TCC): 4.050 horas

Leia mais

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade Autores:Thaís Martins Sousa ; Calleo Henderson ; Sandra Barboza. Introdução A epilepsia é uma das síndromes neurológicas mais comuns e seus efeitos secundários podem ser graves. A epilepsia de ausência

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa LEITURA Objetivo geral: exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos...3 Identificação das relações de coerência: ideia principal

Leia mais

Caso Clínico 1. Módulo de Casos Clínicos Curso de Aprimoramento TDAH

Caso Clínico 1. Módulo de Casos Clínicos Curso de Aprimoramento TDAH + Caso Clínico 1 Módulo de Casos Clínicos Curso de Aprimoramento TDAH + Caso Clínico Abordagem prática para aplicar o que vocês aprenderam Ilustra o modus operandi do raciocínio clínico Pode representar

Leia mais

A Aquisição da Linguagem. Fonoaudióloga Elisabeth Eliassen

A Aquisição da Linguagem. Fonoaudióloga Elisabeth Eliassen A Aquisição da Linguagem Fonoaudióloga Elisabeth Eliassen Linguagem "a linguagem deve ser concebida no contexto da interação social, não simplesmente como meio de transmissão de informação, mas sim como

Leia mais

Felipe Venâncio Barbosa

Felipe Venâncio Barbosa Língua de Sinais A.pica: dois estudos em avaliação de linguagem baseada na Libras Ou Estudos sobre a intervenção fonoaudiológica bilíngue Felipe Venâncio Barbosa Departamento de Linguís9ca Diagnóstico

Leia mais

Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento. Intervenção. Perturbações da Linguagem e da Fala: Intervenção

Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento. Intervenção. Perturbações da Linguagem e da Fala: Intervenção Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento Intervenção Perturbações da Linguagem e da Fala: Intervenção Desenvolvimento da linguagem/fala Comunicação É essencial ter em conta: Linguagem Linguagem

Leia mais

Bárbara Amélia Costa Pedrosa VOCABULÁRIO RECEPTIVO E EXPRESSIVO: CONCORDÂNCIA DA ANÁLISE DOS RESULTADOS

Bárbara Amélia Costa Pedrosa VOCABULÁRIO RECEPTIVO E EXPRESSIVO: CONCORDÂNCIA DA ANÁLISE DOS RESULTADOS Bárbara Amélia Costa Pedrosa VOCABULÁRIO RECEPTIVO E EXPRESSIVO: CONCORDÂNCIA DA ANÁLISE DOS RESULTADOS Trabalho apresentado à Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina, para obtenção

Leia mais

Curso ALO: App-Fono Aprimoramento em Linguagem Oral Infantil: Atualizações para a Prática Profissional de Fonoaudiólogos

Curso ALO: App-Fono Aprimoramento em Linguagem Oral Infantil: Atualizações para a Prática Profissional de Fonoaudiólogos Curso ALO: App-Fono Aprimoramento em Linguagem Oral Infantil: Atualizações para a Prática Profissional de Fonoaudiólogos 1. Apresentação Este curso tem como objetivo atualizar e aprimorar o conhecimento

Leia mais

Formação da face Formação do lábio Formação do palato. Falta de fusão dos processos embrionários. > Até 12ªsem.

Formação da face Formação do lábio Formação do palato. Falta de fusão dos processos embrionários. > Até 12ªsem. Peterson-Falzone Formação da face Formação do lábio Formação do palato Falta de fusão dos processos embrionários. > Até 12ªsem. Fissura préforâme incisivo Fissura pósforâme incisivo Fissura transforâme

Leia mais

Desempenho de crianças com transtorno fonológico no Test of Language Development Primary 3 adaptado para o Português Brasileiro.

Desempenho de crianças com transtorno fonológico no Test of Language Development Primary 3 adaptado para o Português Brasileiro. Desempenho de crianças com transtorno fonológico no Test of Language Development Primary 3 adaptado para o Português Brasileiro. Broggio FTO, Wertzner HF Introdução: O Transtorno Fonológico (TF) caracteriza-se

Leia mais

Condições de variabilidade da fluência de fala

Condições de variabilidade da fluência de fala DIA INTERNACIONAL DE ATENÇÃO À GAGUEIRA 9º EVENTO DA CIDADE DE SÃO PAULO GAGUEIRA: Apoiando-nos mutuamente DIAG 2013 Condições de variabilidade da fluência de fala Fonoaudióloga Mestranda Ana Paula Ritto

Leia mais

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Linguística e Filologia Relação de Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas LEF001 LINGUÍSTICA B Trabalho de campo nas áreas da fonologia, morfologia,

Leia mais

A Cartola Mágica do Gato Falador

A Cartola Mágica do Gato Falador Estoril Vigotsky Conference A Cartola Mágica do Gato Falador Um Instrumento de Intervenção em Perturbações da Linguagem Prof.ª Doutora Maria do Rosário Dias Dra. Nádia Pereira Simões Joana Andrade Nânci

Leia mais

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem)

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Nervoso Agitado Desligado Desatento Muito infantil Diferente Agressivo Desajeitado Não vai bem na escola Transtornos do desenvolvimento Conseqüências

Leia mais

Marina Emília Pereira Andrade

Marina Emília Pereira Andrade Marina Emília Pereira Andrade Estudo da relação entre o processamento temporal e a consciência fonológica Trabalho apresentado à banca examinadora para a conclusão do Curso de Fonoaudiologia da Universidade

Leia mais

TEA Módulo 3 Aula 1.1

TEA Módulo 3 Aula 1.1 TEA Módulo 3 Aula 1.1 Desenvolvimento infantil típico e atípico Introdução Somente é possível entender, atingir, suspeitar e fechar o diagnóstico de Autismo com segurança aquele profissional que tiver

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA. Adriana Jennifer Lopes Ribeiro Rosa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA. Adriana Jennifer Lopes Ribeiro Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA Adriana Jennifer Lopes Ribeiro Rosa Processamento Auditivo e Afasia: relato de caso de um paciente com estereotipia Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 227 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº. 227 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº. 227 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais, considerando as ações de implantação

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE VOCABULÁRIO EXPRESSIVO E EXTENSÃO MÉDIA DO ENUNCIADO EM CRIANÇAS COM ALTERAÇÃO ESPECÍFICA DE LINGUAGEM

CORRELAÇÃO ENTRE VOCABULÁRIO EXPRESSIVO E EXTENSÃO MÉDIA DO ENUNCIADO EM CRIANÇAS COM ALTERAÇÃO ESPECÍFICA DE LINGUAGEM CORRELAÇÃO ENTRE VOCABULÁRIO EXPRESSIVO E EXTENSÃO MÉDIA DO ENUNCIADO EM CRIANÇAS COM ALTERAÇÃO ESPECÍFICA DE LINGUAGEM Correlation between expressive vocabulary and Mean Length Utterance in children with

Leia mais

Desempenho em prova de Memória de Trabalho Fonológica no adulto, no idoso e na criança Palavras Chaves: Introdução

Desempenho em prova de Memória de Trabalho Fonológica no adulto, no idoso e na criança Palavras Chaves: Introdução Desempenho em prova de Memória de Trabalho Fonológica no adulto, no idoso e na criança Palavras Chaves: memória de trabalho fonológica; teste de repetição de não palavras; envelhecimento. Introdução A

Leia mais

INTERVENÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM COM BASE EM UM MODELO PSICOLINGUÍSTICO

INTERVENÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM COM BASE EM UM MODELO PSICOLINGUÍSTICO INTERVENÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM COM BASE EM UM MODELO PSICOLINGUÍSTICO Phonological intervention for children with specific language impairment within a psycholinguistic

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA

LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA EDITAL VERTICALIZADO CONCURSO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB - EDITAL N 18/2019. DATA DA PROVA OBJETIVA: 15/09/2019

Leia mais

APRAXIA DA FALA INTRODUÇÃO

APRAXIA DA FALA INTRODUÇÃO 1 APRAXIA DA FALA COIMBRA, Emmely¹ GIOPATO, Samara 2 ORCINO, Luciano Vial 3 TUNALA, Rosemeri Vieira Nascimento 4 GARIOLI, Daniele de Souza 5 INTRODUÇÃO Praxia refere-se à capacidade de executar movimentos

Leia mais

EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO FONOLÓGICA INTENSIVA EM ESCOLARES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO FONOLÓGICA INTENSIVA EM ESCOLARES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO FONOLÓA INTENSIVA EM ESCOLARES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Cláudia da Silva 1 Isadora Morgado Pinheiro Neves 2 RESUMO O início do processo de alfabetização tem

Leia mais

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 A 8 ANOS: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 A 8 ANOS: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO AQUISIÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 A 8 ANOS: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO Palavras Chave: Criança, Fala, Desenvolvimento da Linguagem Introdução: A aquisição do sistema fonológico ocorre durante

Leia mais

TATIANE RIBEIRO VILAS BOAS Fonoaudióloga

TATIANE RIBEIRO VILAS BOAS Fonoaudióloga TATIANE RIBEIRO VILAS BOAS Fonoaudióloga Dados pessoais: DN: 30/10/81 End: Rua Homem da Costa, 60 V. Paiva São Paulo-SP Cep: 02073-030 Tel: (11) 3853-3158/ cel 99221-6559 tativb_fono@hotmail.com.br tatirvb@gmail.com

Leia mais

CRDA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA

CRDA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA CRDA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM Dra. Maria Fernanda C. R. De Campos Neurologia Infantil -UNIFESP Ortografia x Grafia DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA Grafia: técnica do uso da linguagem

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Resolução nº 09/2015/CGRAD, de 15/07/2015 Curso Reconhecido pela Portaria nº499 de 01/07/2015 e Publicada no D.O.U em 02/07/2015.

CURRÍCULO DO CURSO. Resolução nº 09/2015/CGRAD, de 15/07/2015 Curso Reconhecido pela Portaria nº499 de 01/07/2015 e Publicada no D.O.U em 02/07/2015. Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução nº 09/2015/CGRAD, de 15/07/2015 Curso Reconhecido pela Portaria nº499 de 01/07/2015 e Publicada no D.O.U em 02/07/2015. Formar o professor da

Leia mais

Lexical performance of children with specific language impairment in formal assessment and spontaneous speech

Lexical performance of children with specific language impairment in formal assessment and spontaneous speech Desempenho lexical em avaliação formal e fala espontânea em crianças com distúrbio específico de linguagem Lexical performance of children with specific language impairment in formal assessment and spontaneous

Leia mais

Fonoaudióloga Mestranda Ana Paula Ritto Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade

Fonoaudióloga Mestranda Ana Paula Ritto Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade Fonoaudióloga Mestranda Ana Paula Ritto Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Fluência, Funções da Face e Disfagia (LIF-FFFD) Departamento de Fisioterapia,

Leia mais

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP COGNIÇÃO e DOR Programa de Educação Continuada em Fisiopatologia e Terapêutica da Dor Equipe de Controle da Dor da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas FMUSP Fabiana Goto

Leia mais

Alterações de linguagem em crianças com dispraxia verbal

Alterações de linguagem em crianças com dispraxia verbal Alterações de linguagem em crianças verbal Simone Rocha de Vasconcellos Hage* HAGE, Simone R. verbal. Mimesis, RESUMO A dispraxia verbal refere-se à dificuldade em realizar ações motoras específicas e

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Orientação: Fga. Elen Caroline Franco Apresentação: Bárbara Camilo Rosa (4º ano) Gabriele Ramos de Luccas (4º ano) Natália Favoretto (Fonoaudióloga) Maria Fátima Soares Guedes

Leia mais

PONTOS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE LINGUAGEM/SAÚDE COLETIVA/SAÚDE DO TRABALHADOR: 17/11 e 18/11

PONTOS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE LINGUAGEM/SAÚDE COLETIVA/SAÚDE DO TRABALHADOR: 17/11 e 18/11 PONTOS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE LINGUAGEM/SAÚDE COLETIVA/SAÚDE DO TRABALHADOR: 17/11 e 18/11 1. Atenção Primária à Saúde: inserção do Fonoaudiólogo e ênfase no apoio

Leia mais

Vocabulário expressivo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante****

Vocabulário expressivo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante**** Marcia de Lima Athayde* Helena Bolli Mota** Carolina Lisbôa Mezzomo** Vocabulário expressivo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante**** Expressive vocabulary of children with normal

Leia mais

Recomendações para o uso de softwares educativos para a ampliação do vocabulário em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem

Recomendações para o uso de softwares educativos para a ampliação do vocabulário em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem Recomendações para o uso de softwares educativos para a ampliação do vocabulário em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem Denise BRANDÃO de Oliveira e Brittom, M.Eng. 1, Leandra ULBRICHT, Dra

Leia mais

VOZ E PROCESSAMENTO AUDITIVO: TEM RELAÇÃO??

VOZ E PROCESSAMENTO AUDITIVO: TEM RELAÇÃO?? UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO VOZ E PROCESSAMENTO AUDITIVO: TEM RELAÇÃO?? Apresentação: Caroline Pascon (2º ano) Daniele Istile (3º ano) Bárbara Camilo (4ºano) Orientação: Fga. Janine Ramos (Mestranda) Profaª

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU BIANCA RODRIGUES LOPES GONÇALVES

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU BIANCA RODRIGUES LOPES GONÇALVES UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU BIANCA RODRIGUES LOPES GONÇALVES Programa de acompanhamento a pais na intervenção fonoaudiológica em linguagem infantil BAURU 2012 BIANCA RODRIGUES

Leia mais

Prevenção e estimulação da linguagem oral e escrita:

Prevenção e estimulação da linguagem oral e escrita: Prevenção e estimulação da linguagem oral e escrita: o fazer fonoaudiológico junto a criança que Geovane Kubiaki Babireski Ana Paula Duca Claudia Maria Sedrez Gonzaga Resumo ciência que estuda o desenvolvimento,

Leia mais

O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO APRESENTA. Dificuldades nas relações sociais e emocionais.

O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO APRESENTA. Dificuldades nas relações sociais e emocionais. O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO APRESENTA AUTISMO? O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)? Indivíduos com transtorno do espectro do autismo muitas vezes apresentam: Meninos em idade escolar

Leia mais

Letras Língua Inglesa

Letras Língua Inglesa Letras Língua Inglesa 1º Semestre Disciplina: Aspectos Históricos e Culturais em Língua Inglesa 60h Ementa: Estuda aspectos histórico-culturais da constituição da Língua Inglesa, abordando a influência

Leia mais

Revista CEFAC ISSN: Instituto Cefac Brasil

Revista CEFAC ISSN: Instituto Cefac Brasil Revista CEFAC ISSN: 56-846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Patah, Luciane Kalil; Takiuchi, Noemi Prevalência das fonológicas e uso dos processos fonológicos em escolares aos 7 anos Revista

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE INTELIGIBILIDADE DE FALA E HABILIDADES SOCIAIS DE COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS COM DESVIO FONOLÓGICO

RELAÇÃO ENTRE INTELIGIBILIDADE DE FALA E HABILIDADES SOCIAIS DE COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS COM DESVIO FONOLÓGICO RELAÇÃO ENTRE INTELIGIBILIDADE DE FALA E HABILIDADES SOCIAIS DE COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS COM DESVIO FONOLÓGICO FABIANA CRISTINA CARLINO 1 Prof. Dr. ALMIR DEL PRETTE 2 Profa. Dra. DAGMA VENTURINI MARQUES

Leia mais

PORTUGUÊS ANO: 9º ANO LETIVO

PORTUGUÊS ANO: 9º ANO LETIVO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 9º ANO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM LEITURA/EDUCAÇÃO LITERÁRIA: ü Ler e interpretar

Leia mais

EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM

EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM DÁPHINE LUCIANA COSTA GAHYVA Dissertação apresentada à Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São

Leia mais

conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de promover a preparação do aluno para o concurso vestibular Unicentro e demais

conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de promover a preparação do aluno para o concurso vestibular Unicentro e demais Profª. Roberta A disciplina tem como objetivo desenvolver a prática de leitura, produção e análise linguística de gêneros textuais, de modo que, o conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de

Leia mais

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ASPECTOS PRAGMÁTICOS EM CRIANÇAS COM DESVIOS FONOLÓGICOS

AVALIAÇÃO DE ASPECTOS PRAGMÁTICOS EM CRIANÇAS COM DESVIOS FONOLÓGICOS AVALIAÇÃO DE ASPECTOS PRAGMÁTICOS EM CRIANÇAS COM DESVIOS FONOLÓGICOS Evaluation of pragmatic aspects of children with phonological disorders Angélica Savoldi (1), Leilani Baccin Bruno (2), Carolina Lisbôa

Leia mais

Perfil comunicativo de crianças com alteração no desenvolvimento da linguagem: caracterização longitudinal

Perfil comunicativo de crianças com alteração no desenvolvimento da linguagem: caracterização longitudinal Perfil comunicativo de crianças com alteração no desenvolvimento da linguagem: caracterização longitudinal Linguagem infantil; Transtornos do desenvolvimento da linguagem; Estudos longitudinais Introdução

Leia mais

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Infantil, Autismo, Interação. 1. Introdução

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Infantil, Autismo, Interação. 1. Introdução HABILIDADES DE INTERAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA Bianca Sampaio Fiorini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Débora Deliberato Universidade

Leia mais

TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO

TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO Fonoaudióloga especialista em linguagem Mestre em Saude Pública pela Universidad Americana - Py Professora de Linguagem e Psiquiatria na

Leia mais

Letras língua Espanhola

Letras língua Espanhola Letras língua Espanhola 1 Semestre Aspectos históricos e culturais em língua espanhola 60h Ementa: Estuda aspectos histórico-culturais da constituição da Língua Espanhola, abordando a influência do latim

Leia mais

TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO

TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO Dra Nadia Aparecida Profa. Dra. Nádia Aparecida Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. PROFIJ IV Tipo 4 1º ano

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. PROFIJ IV Tipo 4 1º ano Escola Básica e Secundária de Santa Maria Ano Letivo 2017/2018 Informação Prova Especial de Avaliação PROFIJ IV Tipo 4 1º ano Domínio Língua Estrangeira - INGLÊS Portaria 52/2016, de 16 de junho O presente

Leia mais

Letras Língua Inglesa

Letras Língua Inglesa Letras Língua Inglesa 1 semestre Núcleo de estudos interdisciplinares I 45h Ementa: Estuda os procedimentos envolvidos na realização de uma pesquisa cientifica. Desenvolve habilidade de produção de fichamento,

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

Descubra os 3 itens essenciais para o bom desenvolvimento da fala do seu filho! DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA. FONOAUDIÓLOGA CRFa

Descubra os 3 itens essenciais para o bom desenvolvimento da fala do seu filho! DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA. FONOAUDIÓLOGA CRFa Descubra os 3 itens essenciais para o bom desenvolvimento da fala do seu filho! DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA FONOAUDIÓLOGA CRFa. 2-556 Sobre a autora DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA FONOAUDIÓLOGA CRFa. 2-5567 É a idealizadora

Leia mais

Afasia- Uma Abordagem Luriana. Afasia Total: Afasia de Wernicke: Afasia de Broca:

Afasia- Uma Abordagem Luriana. Afasia Total: Afasia de Wernicke: Afasia de Broca: Afasia- Uma Abordagem Luriana A afasia é definida como um distúrbio na percepção e expressão da linguagem, é uma alteração na comunicação e da formulação do pensamento. Uma pessoa afásica, apresenta dificuldades

Leia mais

Letras Língua Inglesa

Letras Língua Inglesa Letras Língua Inglesa 1º Semestre Núcleo de Estudos Interdisciplinares I LE0136/ 45h Ementa: Estuda os procedimentos envolvidos na realização de uma pesquisa científica. Desenvolve a habilidade de produção

Leia mais

Comunicação Suplementar e/ou Alternativa e ganho lexical na criança com síndrome de Down: estudo piloto

Comunicação Suplementar e/ou Alternativa e ganho lexical na criança com síndrome de Down: estudo piloto Comunicação Suplementar e/ou Alternativa e ganho lexical na criança com síndrome de Down: estudo piloto Palavras-chaves: síndrome de Down, comunicação não verbal, desenvolvimento da linguagem A síndrome

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MPE-BA 2017 CONTEÚDOS VIP

LÍNGUA PORTUGUESA MPE-BA 2017 CONTEÚDOS VIP LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (narrativo, descritivo e argumentativo Aulas Cursos VIP 100% em Vídeo Aulas (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. PROFIJ II Tipo 2 1º ano

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. PROFIJ II Tipo 2 1º ano Escola Básica e Secundária de Santa Maria Ano Letivo 2017/2018 Informação Prova Especial de Avaliação PROFIJ II Tipo 2 1º ano Domínio de Língua Estrangeira Inglês Portaria 52/2016, de 16 de junho O presente

Leia mais

Aplicação de medidas de gravidade e de inconsistência de fala em crianças com transtorno fonológico

Aplicação de medidas de gravidade e de inconsistência de fala em crianças com transtorno fonológico Artigo Original Aplicação de medidas de gravidade e de inconsistência de fala em crianças com transtorno fonológico The use of severity measures and speech inconsistency in children with speech sound disorders

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Introdução à Fonoaudiologia. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Introdução à Fonoaudiologia. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Introdução à Fonoaudiologia Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da comunicação humana em seus aspectos

Leia mais

Letras Língua Inglesa

Letras Língua Inglesa Letras Língua Inglesa 1 Semestre Língua inglesa Básico I LE0014, 90h Ementa: Desenvolvimento das estruturas básicas utilizando as habilidades linguísticas de ouvir, falar, ler e escrever numa abordagem

Leia mais

Mestrado. Disciplinas Obrigatórias. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial

Mestrado. Disciplinas Obrigatórias. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial Mestrado Carga horária mínima: 360 horas Disciplinas Obrigatórias LEF700 - Fonologia Bases da análise fonológica. Dados fonéticos e sua interpretação. Concepções de fonema. Fonologia estrutural e Fonologia

Leia mais