PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO GESPÚBLICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO GESPÚBLICA"

Transcrição

1

2 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO GESPÚBLICA

3 FUNDAMENTOS DO GESPÚBLICA

4 FUNDAMENTOS DE EXCELÊNCIA Modelos de Excelência Todos os Prêmios Nacionais da Qualidade são construídos com base em princípios e valores, que norteiam as organizações para a EXCELÊNCIA no desempenho e competitividade. FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA (1º pilar do modelo)

5 CORRELAÇÃO ENTRE FUNDAMENTOS X CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO 5

6 A CONSTRUÇÃO DO MEG

7 Conceitos Importantes

8 MODELO DE GESTÃO O Modelo identifica os principais elementos de gestão e direciona a estratégia organizacional e as ações operacionais: Clientes e Sociedade (P) - constituem-se no foco central do modelo: os Clientes são a razão de ser da Organização e que para haver perenidade das operações o desenvolvimento deve ocorrer em harmonia com as necessidades da Sociedade. O Modelo enfatiza o papel da Liderança (P), junto à todas as Partes Interessadas e das Estratégias e Planos (P) impulsionando o desempenho da Organização e determinando sua posição competitiva. As Pessoas (D)que compõem a força de trabalho devem estar capacitadas e satisfeitas, atuando em um ambiente propício à cultura da excelência A gestão baseada em Processos (D) e fatos garante que a tomada de decisões em todos os níveis seja baseada no acesso a informações correlacionadas e atualizadas, sendo a experiência acumulada e o aprendizado adquirido retido na Organização. O sucesso da Organização é avaliado pelos seus Resultados ( C), medido por um conjunto de indicadores que reflitam de forma balanceada as necessidades de todas as Partes Interessadas. As Informações e Conhecimento (L) representam a inteligência da Organização.

9 DIAGRAMA DA GESTÃO Definição das Práticas e Padrões Planejamento da Execução Execução Ação Verificação (comparação com o padrão) Melhoria Avaliação

10 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Fluxo de informações processado por uma rede de inteligência Macroambiente Cenários Opções estratégicas Visão Missão Forças restritivas e impulsoras Ambiente interno Estratégias Setor de atuação Informações comparativas Resultados Planos estratégicos Orçamento Análise RealizaçãoPlanos Metas Indicadores Planos de ação de áreas Metas de processos Indicadores de processos Exemplo didático sem propósitos prescritivos

11

12 EXEMPLO: Requisito

13 CRITÉRIO 6 PESSOAS EXEMPLO: Requisito 6.1 Sistemas de trabalho (ITEM) E Como o desempenho das pessoas e das equipes é gerenciado, de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho, a cultura da excelência na organização e o desenvolvimento profissional? (subitem/marcador/alínea) Requisito 1: Como o desempenho das pessoas é gerenciado, de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho?

14 PRÁTICAS DE GESTÃO QUE É ISSO? Práticas de gestão: Processo gerencial como efetivamente implementado pela organização. Exemplo: 1. O processo gerencial de avaliação da satisfação dos clientes é implementado por meio da prática de Pesquisa de Satisfação de Clientes. 2. A avaliação anual de performance permite gerenciar o desempenho das pessoas de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho.

15 PADRÃO DE TRABALHO QUE É ISSO? Padrões de trabalho Regras de funcionamento de práticas de gestão. Essas regras podem ser encontradas na forma de políticas, princípios, procedimentos, rotinas ou normas administrativas, fluxogramas, comportamentos coletivos ou qualquer meio que permita orientar a execução das práticas. COMO?

16 COMO? - REGRA DO JOGO EXEMPLO: O desempenho das pessoas é gerenciado de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho por meio da avaliação anual de performance, realizada no mês de agosto (frequência) sob a coordenação da Gerência de RH (responsável). A avaliação é composta de 17 itens sobre desempenho profissional e 13 itens sobre aspectos comportamentais, no método 360º e realizada diretamente no sistema de TI e GP - Gestão de Pessoas. (regras de funcionamento) Identifique: Regras de funcionamento, incluindo os responsáveis e freqüência.

17 SIGNIFICADO DA PALAVRA COMO No Relatório da Gestão as práticas de gestão são descritas com: 1. Padrões de trabalho Regras de funcionamento, incluindo os responsáveis e freqüência. 2. Métodos utilizados para o controle Verificação do cumprimento dos padrões de trabalho. 3. Grau de disseminação Processos, produtos e/ou partes interessadas em que as práticas estão implementadas. 4. Continuidade Início de uso e periodicidade. 5. Integração Coerência das práticas de gestão com as estratégias e objetivos. ( discurso coerente com a prática ) Inter-relacionamento de complementaridade com as outras práticas de gestão da organização. Cooperação entre áreas e com as partes interessadas pertinentes para promover sinergia na gestão.

18 FATORES DE PONTUAÇÃO X REDAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO

19 FATORES DE PONTUAÇÃO X REDAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO A avaliação anual de performance... O Gerente de RH e a equipe de TI, realizam no mês de setembro o controle da prática com base em relatórios emitidos pelo TI-GP com todas as não- conformidades existentes. Métodos utilizados para o controle Verificação: PLANEJADO X EXECUTADO

20 PRÁTICA DE GESTÃO EXEMPLO: O desempenho das pessoas é gerenciado de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho por meio da avaliação anual de performance, realizada no mês de agosto (frequência) sob a coordenação da Gerência de RH (responsável). A avaliação é composta de 17 itens sobre desempenho profissional e 13 itens sobre aspectos comportamentais, no método 360º e realizada diretamente no sistema de TI e GP - Gestão de Pessoas. (regras de funcionamento) ADEQUAÇÃO: PRÁTICA adequada com o Critério/Item/Requisito.

21 FATORES DE PONTUAÇÃO X REDAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO O desempenho das pessoas é gerenciado de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho por meio da avaliação anual de performance..., desde o ano de 2001 e aplicada a todos os colaboradores. A avaliação é composta de 17 itens sobre desempenho profissional e 13 itens sobre aspectos comportamentais, no método 360º e realizada diretamente no sistema de TI GP (Gestão de Pessoas). CONTINUIDADE: DESDE QUANDO? ABRANGÊNCIA/ONDE?

22 FATORES DE PONTUAÇÃO X REDAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO O desempenho das pessoas é gerenciado de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho por meio da avaliação anual de performance..., desde o ano de 2001 e aplicada a todos os colaboradores. A avaliação é composta de 17 itens sobre desempenho profissional e 13 itens sobre aspectos comportamentais, no método 360º e realizada diretamente no sistema de TI GP (Gestão de Pessoas). O Processo GP também realiza uma verificação final na última semana de Agosto a fim de assegurar que todos os colaboradores participaram da Avaliação. PROATIVIDADE: Antecipar-se aos fatos!!!

23 FATORES DE PONTUAÇÃO X REDAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO O desempenho das pessoas é gerenciado de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho por meio da avaliação anual de performance... A avaliação é composta de 17 itens sobre desempenho profissional e 13 itens sobre aspectos comportamentais, no método 360º e realizada diretamente no sistema de TI GP (Gestão de Pessoas). O Gerente de RH e a equipe de TI, realizam no mês de setembro o controle da prática com base em relatórios emitidos pelo TI-GP com todas as não- conformidades existentes. INTEGRAÇÃO: COOPERAÇÃO (ÁREAS)

24 FATORES DE PONTUAÇÃO X REDAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO O desempenho das pessoas é gerenciado de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho por meio da avaliação anual de performance... Os resultados da avaliação de desempenho são utilizados pela Gerência de Financeira, desde o ano de 2008, para determinação dos níveis de Participação nos Lucros da força de trabalho, práticas estas coerentes com a estratégia 6D, do item 2.1. INTEGRAÇÃO: INTER-RELACIONAMENTO (PRÁTICAS)

25 FATORES DE PONTUAÇÃO X REDAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO O desempenho das pessoas é gerenciado de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho por meio da avaliação anual de performance... Os resultados da avaliação de desempenho são utilizados pela Gerência de Financeira, desde o ano de 2008, para determinação dos níveis de Participação nos Lucros da força de trabalho, práticas estas coerentes com a estratégia 6D, do item 2.1. INTEGRAÇÃO: COERÊNCIA (ESTRATÉGIAS)

26 FATORES DE PONTUAÇÃO X REDAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO O desempenho das pessoas é gerenciado de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho por meio da avaliação anual de performance... Os resultados da avaliação de desempenho são utilizados pela Gerência de Financeira, desde o ano de 2008, para determinação dos níveis de Participação nos Lucros da força de trabalho, práticas estas coerentes com a estratégia 6D, do item 2.1. No ano de 2012 a empresa implantou a avaliação de desempenho de líderes, a partir da Reunião Anual de Avaliação das Práticas, RAAP REFINAMENTO (MELHORIAS)

27 Requisito Prática Fatores REDAÇÃO - PRÁTICAS DE GESTÃO O desempenho das pessoas é gerenciado de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho por meio da Avaliação Anual de Performance, realizada no mês de agosto sob a coordenação da Gerência de RH, desde o ano de 2001 e aplicada a todos os colaboradores. A avaliação é composta de 17 itens sobre desempenho profissional e 13 itens sobre aspectos comportamentais, no método 360º e realizada diretamente no sistema de TI GP (Gestão de Pessoas). O Gerente de RH e a equipe de TI, realizam no mês de setembro o controle da prática com base em relatórios emitidos pelo TI-GP com todas as não- conformidades existentes. Os resultados da avaliação de desempenho são utilizados pela Gerência de Financeira para determinação dos níveis de Participação nos Lucros, práticas coerentes com a estratégia 6D, do item 2.1. No ano de 2012 a empresa implantou a avaliação de desempenho de líderes, a partir da Reunião Anual de Avaliação das Práticas, RAAP

28 Fatores

29

30 Fatores

31 INDICADORES Elo entre estratégias e resultados das atividades, devendo evidenciar o valor agregado e o atendimento aos requisitos das partes interessadas Fácil visibilidade Visão balanceada da performance da organização Entendimento dos direcionadores do negócio Suporta a tomada de decisões, visando influenciar os ambientes interno e externo

32

33

34

35

36

37

38

39

40 ATIVIDADE MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ LANÇAMENTO DO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS TREINAMENTO ÀS ORGANIZAÇÕES e 20 INSCRIÇÕES PQA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA 1ª FASE 19 VISITAS ÀS ORGANIZAÇÕES FINALISTAS DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA 2ª FASE 04 14ª MOSTRA DE GESTÃO E MELHORIAS PARA QUALIDADE 12 e e 07 TREINAMENTO QUALISHOW 2013 ÀS 18 ORGANIZAÇÕES 06 e 07 TREINAMENTO ENTREGA DE RA S ÀS 30 ORGANIZAÇÕES

41 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO AMAZONAS -FIEAM Av. Joaquim Nabuco Nº. 1919, 1o. Andar Centro Manaus - Am pqa@fieam.org.br e pqa.fieam@gmail.com Telefones: (92) e (92) Maria Salete Braga Amoedo Gerente Executiva salete.braga@fieam.org.br Erlen Montefusco Coordenadora erlen.montefusco@fieam.org.br Antonia Cicera Coelho Assistente Administrativa antonia@pqa.org.br Site: ww.pqa.org.br

42 O problema com as boas idéias é que elas acabam dando muito trabalho. Peter F. Drucker PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 2013

PRINCÍPIOS CONSIDERADOS NA GESTÃO PÚBLICA

PRINCÍPIOS CONSIDERADOS NA GESTÃO PÚBLICA Programa Qualidade Amazonas 2014 1 A Organização candidata ao PQA, ESCOLHE: PRINCÍPIOS CONSIDERADOS NA GESTÃO PÚBLICA PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTOS DO GESPÚBLICA Programa Qualidade Amazonas 2014

Leia mais

MISSÃO VISÃO 2020 VALORES

MISSÃO VISÃO 2020 VALORES MISSÃO Incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento de processos e gestão organizacional, através da sensibilização, capacitação e reconhecendo os melhores desempenhos do Estado

Leia mais

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO FNQ Interpretação dos Critérios de Excelência PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS - 2010 OBJETIVOS DESTE ENCONTRO Apresentar e facilitar o entendimento dos Critérios da Modalidade Gestão. Entender como demonstrar

Leia mais

INSCRIÇÕES: Ficha de Inscrição devidamente preenchida através do site do programa www.pqa.org.br/premio-qualidade-amazonas-2018 Comprovante de pagamento de inscrição; UMA cópia gravada em CD-ROM do Relatório

Leia mais

MISSÃO. VALORES Ética Parceria Inovação Excelência

MISSÃO. VALORES Ética Parceria Inovação Excelência O QUE É PQA? O Programa Qualidade Amazonas - PQA em seus 28 anos de atividades ininterruptas, visa estimular a competitividade dos bens e serviços do Estado do Amazonas, através de instrumentos que venham

Leia mais

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência MISSÃO Incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento de processos e gestão organizacional, através da sensibilização, capacitação e reconhecendo os melhores desempenhos do Estado

Leia mais

MISSÃO. VALORES Ética Parceria Inovação Excelência

MISSÃO. VALORES Ética Parceria Inovação Excelência MISSÃO Incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento de processos e gestão organizacional, através da sensibilização, capacitação e reconhecendo os melhores desempenhos do Estado

Leia mais

Objetivo do Treinamento. Apresentar às organizações interessadas em inscreverem-se no Prêmio uma visão geral da Modalidade Gestão.

Objetivo do Treinamento. Apresentar às organizações interessadas em inscreverem-se no Prêmio uma visão geral da Modalidade Gestão. Objetivo do Treinamento Apresentar às organizações interessadas em inscreverem-se no Prêmio uma visão geral da Modalidade Gestão. A Organização candidata ao PQA, ESCOLHE: 1 Pensamento sistêmico 2 Atuação

Leia mais

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO OBJETIVOS DESTE ENCONTRO Apresentar e facilitar o entendimento dos Critérios da Modalidade Processo. Entender como demonstrar resultados requeridos nesta modalidade. 2 1 CRONOGRAMA 2010 ATIVIDADE MAR ABR

Leia mais

Objetivo do Treinamento. Apresentar às organizações interessadas em inscreveremse no Prêmio uma visão geral da Modalidade Gestão.

Objetivo do Treinamento. Apresentar às organizações interessadas em inscreveremse no Prêmio uma visão geral da Modalidade Gestão. Objetivo do Treinamento Apresentar às organizações interessadas em inscreveremse no Prêmio uma visão geral da Modalidade Gestão. MODALIDADE GESTÃO: A organização participa como um todo, através da elaboração

Leia mais

MISSÃO. VALORES Ética Parceria Inovação Excelência

MISSÃO. VALORES Ética Parceria Inovação Excelência MISSÃO Incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento de processos e gestão organizacional, através da sensibilização, capacitação e reconhecendo os melhores desempenhos do Estado

Leia mais

GESTÃO PÚBLICA NOVO IAGP 250 PONTOS

GESTÃO PÚBLICA NOVO IAGP 250 PONTOS AUTOAVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA ACORDOS Respeitar os Manter o celular no modo silencioso Utilizar os intervalos para contatos externos 03/06/2016 2 ACORDOS OBJETIVOS DO CURSO Apresentar o novo IAGP 250

Leia mais

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência MISSÃO Incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento de processos e gestão organizacional, através da sensibilização, capacitação e reconhecendo os melhores desempenhos do Estado

Leia mais

Anderson Barbosa / Eleni Gentil / Telefone: /3878

Anderson Barbosa / Eleni Gentil   / Telefone: /3878 P-34 Desenvolvimento da Liderança para a Cultura da Excelência ML - Sabesp Anderson Barbosa / Eleni Gentil E-mail: andersonab@sabesp.com.br / egentil@sabesp.com.br Telefone: 2681.3796 /3878 PERFIL ML Características

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DA GESTÃO ABIPTI OBJETIVOS

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DA GESTÃO ABIPTI OBJETIVOS Versão impressão OBJETIVOS Capacitar os participantes a auto-avaliar sistemas de gestão de organizações, segundo os Critérios de Excelência e; Elaborar o Relatório da com base no Modelo de Excelência em

Leia mais

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Prêmio Nacional da Qualidade. Jonas Lucio Maia

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Prêmio Nacional da Qualidade. Jonas Lucio Maia CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA 2006 Prêmio Nacional da Qualidade Jonas Lucio Maia Agenda Introdução Fundamentos da excelência Modelo de excelência Detalhamento dos critérios Pontuação Introdução Modelo sistêmico

Leia mais

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional.

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO Uma visão sistêmica da gestão organizacional. FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA Pensamento Sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos

Leia mais

GESPÚBLICA - FMVZ/USP

GESPÚBLICA - FMVZ/USP Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia GESPÚBLICA - FMVZ/USP Desburocratização & Excelência 2008 O que é GESPÚBLICA? É o programa do Ministério do Planejamento, Orçamento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO. Conceito Básico. O Ciclo de Gerenciamento. Plan Planejar. Act Agir. Check Checar. Do Fazer

SISTEMA DE GESTÃO. Conceito Básico. O Ciclo de Gerenciamento. Plan Planejar. Act Agir. Check Checar. Do Fazer SISTEMA DE GESTÃO Conceito Básico O Ciclo de Gerenciamento Planejar: Estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com os requisitos do cliente e políticas da organização.

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Disciplina: SEP0701 Gestão da Qualidade Prof. Luiz C. R. Carpinetti Monitor: Lucas D. Calache

Disciplina: SEP0701 Gestão da Qualidade Prof. Luiz C. R. Carpinetti Monitor: Lucas D. Calache Disciplina: SEP0701 Gestão da Qualidade Prof. Luiz C. R. Carpinetti Monitor: Lucas D. Calache (lucascalache@usp.br) Prof. Dr. Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti EFQM - European Foundation for Quality Management

Leia mais

ROTEIRO CQH Por Que Mudar?

ROTEIRO CQH Por Que Mudar? OTEIO CQH - 2008 AHP 12/07 Por Que Mudar? Processo dinâmico em todo o mundo CQH rede de Prêmios do PNQ Credibilidade por acompanhar as mudanças Missão: melhoria contínua Alinhamento com o PNGS para o estabelecimento

Leia mais

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING Prof. Wilson LAPO 1 Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato,

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

Juntos vamos mais longe!

Juntos vamos mais longe! Juntos vamos mais longe! SISTEMA DE GESTÃO Conceito Básico O Ciclo de Gerenciamento Planejar: Estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com os requisitos do cliente

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

Rio de Janeiro 16/08/2011. Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas. Francisco Teixeira Neto

Rio de Janeiro 16/08/2011. Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas. Francisco Teixeira Neto Rio de Janeiro 16/08/2011 Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas Francisco Teixeira Neto Só gerencia quem mede! O que é o MPE Brasil? Ferramenta de Gestão para medir o grau

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência Plataforma da Informação Fundamentos da Excelência Modelo de Excelência em Gestão Fundamentos da Excelência O Modelo de Excelência em Gestão estimula e apoia as organizações no desenvolvimento e na evolução

Leia mais

Gestão Classe Mundial Excelência e Competitividade ao Alcance das Organizações

Gestão Classe Mundial Excelência e Competitividade ao Alcance das Organizações Gestão Classe Mundial Excelência e Competitividade ao Alcance das Organizações ACIJS 08/11/2005 Histórico Outubro 2003 - Núcleo Catarinense de CCQ, SENAI/SC e SEBRAE/SC iniciam o Projeto Programa Catarinense

Leia mais

DEMONSTRATIVO ANUAL RELACIONAMENTO, RESPONSABILIDADE E CONTROLE SOCIAL

DEMONSTRATIVO ANUAL RELACIONAMENTO, RESPONSABILIDADE E CONTROLE SOCIAL DEMONSTRATIVO ANUAL RELACIONAMENTO, RESPONSABILIDADE E CONTROLE SOCIAL Primeira Ouvidoria do Sistema Confea/Crea nossa função precípua é ampliar o nível de comunicação com os diversos públicos com os quais

Leia mais

NOVO MODELO DE GESTÃO - CEPISA DEZEMBRO DE 2018

NOVO MODELO DE GESTÃO - CEPISA DEZEMBRO DE 2018 NOVO MODELO DE GESTÃO - CEPISA DEZEMBRO DE 2018 Quem somos A Equatorial Energia é uma holding com atuação no setor elétrico brasileiro, nos segmentos... GERAÇÃO TRANSMISSÃO DISTRIBUIÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

Leia mais

A Gestão Pública a Caminho da Excelência

A Gestão Pública a Caminho da Excelência PROGRAMA DA QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO SERVIÇO PÚBLICO MANUAL PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA A Gestão Pública a Caminho da Excelência Transformando o setor público em benefício do cidadão 1. Apresentação

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

Gestão de Negócios (8)

Gestão de Negócios (8) Gestão de Negócios (8) Modelo: BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia O Balanced Scorecard (painel balanceado de controle) usa, essencialmente, a medição integral de desempenho

Leia mais

P17 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360º - ERP SAP. Mônica Ferraz Moreira Especialista em RH Celulose Nipo Brasileira / CENIBRA

P17 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360º - ERP SAP. Mônica Ferraz Moreira Especialista em RH Celulose Nipo Brasileira / CENIBRA P17 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360º - ERP SAP Mônica Ferraz Moreira Especialista em RH Celulose Nipo Brasileira / CENIBRA PROGRAMA APRESENTAÇÃO EMPRESA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Política e Diretrizes de

Leia mais

Compras públicas e administração tributária: Uso da base de dados da Nota Fiscal Eletrônica na Bolsa de Compras do Estado do Amazonas

Compras públicas e administração tributária: Uso da base de dados da Nota Fiscal Eletrônica na Bolsa de Compras do Estado do Amazonas TEMA: COMPRAS PÚBLICAS NA TRAJETÓRIA DA QUALIDADE DO ASTO Painel: Compras eletrônicas Desafios e potencialidades no uso da inteligência de negócios no tratamento de dados Compras públicas e administração

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO. Diagnóstico Interno. Apoio do GESPÚBLICA. Patrocínio e participação da Alta Direção. Equipe de Autoavaliação. Utilização do IAGP

AUTOAVALIAÇÃO. Diagnóstico Interno. Apoio do GESPÚBLICA. Patrocínio e participação da Alta Direção. Equipe de Autoavaliação. Utilização do IAGP Diagnóstico Interno Apoio do GESPÚBLICA AUTOAVALIAÇÃO Patrocínio e participação da Alta Direção Equipe de Autoavaliação Utilização do IAGP Elaboração do PMG AUTOAVALIAÇÃO Elaborar RG Acesso à Alta Direção

Leia mais

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL Planejamento Estratégico 2007/2009 COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL NEGÓCIO Disseminar o Modelo de Excelência em Gestão Fornecedores PGQP

Leia mais

Câmara Temática Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Assunto: Selo Qualidade da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental

Câmara Temática Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Assunto: Selo Qualidade da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental Câmara Temática Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes Assunto: Selo Qualidade da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental Selo da Qualidade dos Fornecedores de Saneamento Ambiental OBJETIVO

Leia mais

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção (APM) Base para o Projeto de Melhoria Contínua JWB Engenharia: Empresa nacional de consultoria

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Prêmio Nacional da Gestão Pública PQGF Participação do Inmetro

Prêmio Nacional da Gestão Pública PQGF Participação do Inmetro Prêmio Nacional da Gestão Pública PQGF 2005 - Participação do Inmetro Setembro 2005 1 Estrutura da Apresentação Próximas etapas do PQGF Processo de Avaliação Os Fundamentos e o Modelo do Prêmio Nacional

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS Stakeholders Definições, análise, necessidades e expectativas Ref. Gray e Larson, Cap. 10 - Liderança Prof. Luciel H. de Oliveira Gerenciamento dos stakeholders Interessados

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão em Saúde Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão em Saúde Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Gestão em Saúde Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos ACREDITAÇÃO HOSPITALAR Acreditação = sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.

Leia mais

AULA 2. Foi fundada em 1991 para promover a produtividade e a competitividade pela disseminação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)...

AULA 2. Foi fundada em 1991 para promover a produtividade e a competitividade pela disseminação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)... .: ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO ::.. Prof. Leonardo Guimarães Garcia AULA 2 1 Sobre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) 2 O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) 3 Os 8 Fundamentos da Gestão

Leia mais

Modelo de Excelência da Gestão ACIJ 14/08/2006

Modelo de Excelência da Gestão ACIJ 14/08/2006 Modelo de Excelência da Gestão ACIJ 14/08/2006 PARTE I Movimento Catarinense para Excelência Quem Somos Histórico Rede Nacional Modelo de Excelência da Gestão Quem somos Uma associação sem fins econômicos

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

Objetivo do programa. Desenvolvimento competitivo e sustentável. Promoção de parcerias estratégicas. Produtividade. Valor agregado. Ganho de qualidade

Objetivo do programa. Desenvolvimento competitivo e sustentável. Promoção de parcerias estratégicas. Produtividade. Valor agregado. Ganho de qualidade Objetivo do programa Desenvolvimento competitivo e sustentável Produtividade Promoção de parcerias estratégicas Valor agregado Ganho de qualidade Contextualização Os 3 Pilares para o desenvolvimento da

Leia mais

PATROCINADORES 2011. Federação das Indústrias do Estado do Amazonas - FIEAM. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas SEBRAE/AM

PATROCINADORES 2011. Federação das Indústrias do Estado do Amazonas - FIEAM. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas SEBRAE/AM PATOCINADOES 2011 EALIZAÇÃO: Federação das Indústrias do Estado do Amazonas - FIEAM Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas SEBAE/AM PATOCÍNIO: Confederação Nacional da Indústria CNI

Leia mais

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Viviane Lanunce Paes Supervisora da Gestão Integrada - CAP Carlos Eduardo Tavares de Castro Superintendente

Leia mais

Talentos Administrativos

Talentos Administrativos Programa de Desenvolvimento dos Administrativos Talentos Administrativos Turma 2015/16 Talentos Administrativos 1 Objetivo Geral Desenvolver os Assistentes e Auxiliares Administrativos de forma a prepará-los

Leia mais

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial Gestão da Produção Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Empresas Classe Mundial ESTRATÉGIA PRODUTIVIDADE QUALIDADE Balanced ScoreCard Lean

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DE COORDENAÇÃO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN (FADERGS) ###

PLANO DE TRABALHO DE COORDENAÇÃO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN (FADERGS) ### PLANO DE TRABALHO DE COORDENAÇÃO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN (FADERGS) ### 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Responsável pelo Plano: Ricardo Ramos Carneiro da Cunha Meta ATIVIDADES Analisar requerimentos de

Leia mais

Revisão da ISO 14001:2015. Fernanda Spinassi

Revisão da ISO 14001:2015. Fernanda Spinassi Revisão da ISO 14001:2015 Fernanda Spinassi Requisito 4 Contexto da Organização Está mais claramente definida a obrigação de monitorar e analisar criticamente as questões externas e internas da organização

Leia mais

Departamento Municipal de Água e Esgotos DMAE

Departamento Municipal de Água e Esgotos DMAE Departamento Municipal de Água e Esgotos DMAE Porto Alegre: 1,4 milhão de habitantes (censo 2010) 100% da população com Água 80% de Capacidade de Tratamento de Esgoto 1.939 servidores ativos Um conjunto

Leia mais

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE Fatores válidos para recolhimento em 01/08/2016 JANEIRO 3,3714 3,2396 3,0166 2,8566 2,6932 2,5122 2,3076 2,1551 1,9790 1,8411 1,7203 1,5947 FEVEREIRO 3,3614 3,2158 3,0021 2,8464 2,6807 2,4939 2,2968 2,1429

Leia mais

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em:

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em: Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA Certificação Dados obtidos até: 31.12.2017 Relatório Gerado em: 25.02.2018 NÚMEROS CONSOLIDADOS Exames de Certificação ANBIMA CPA-10 CPA-20 *CGA CEA Total Inscrições

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2012 Gustavo S. C. Meireles 1 Introdução Planejamento Agregado: Maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos de tomadas

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-12

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-12 MANUAL DA QUALIDADE ALTERAÇÕES: ÚLTIMA(s) ALTERACÃO(s) V: DATA: Alteração geral do documento 12 09/02/2018 ANALISE CRÍTICA E APROVAÇÃO: ANALISADO CRITICAMENTE E APROVADO POR: DATA: 02/02/2018 Nome: Valdenice

Leia mais

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP Gestão Estratégica e BSC Balanced Scoredcard GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO

Leia mais

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa Tema 3 Planejamento Estratégico na Administração Pública Ricardo Naves Rosa Planejamento Estratégico na Administração Pública Balanced Scorecard Ricardo Naves Rosa Gerente de Gestão Estratégica - AGR Engenheiro

Leia mais

SAG - Interpretação de Critérios 2013

SAG - Interpretação de Critérios 2013 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2013 INTERPRETAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (ICA) Compromisso e Rumo à Excelência 1 Introdução Programa do Curso Parte I INTRODUÇÃO Boas-vindas e objetivos Benefícios para

Leia mais

PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL Dados, informações, fatos, análises.

PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL Dados, informações, fatos, análises. PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2017 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017 Clique aqui para adicionar um texto Ago/2017 Clique aqui Ciclo para de adicionar Gente um texto Avaliação de Competências Integração das Metas de 2016 9box Clique aqui para Objetivos adicionar um texto

Leia mais

crescimento sustentável. o maior grupo especializado em gestão e comunicação educacional com mais 1500 estabelecimentos de ensino.

crescimento sustentável. o maior grupo especializado em gestão e comunicação educacional com mais 1500 estabelecimentos de ensino. O Grupo Rabbit é uma holding composta por empresas voltadas ao mercado educacional com o objetivo de colaborar e orientar as instituições de ensino a alcançarem a excelência na prestação de seus serviços

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Análise crítica do desempenho global da organização Considera a análise do desempenho global da organização e não o acompanhamento das atividades, processos

Leia mais

2 Análises. 5 Planos de Ação

2 Análises. 5 Planos de Ação 1 - Norteadores Objetivos: Missão, Visão e Valores, Norteadores e recomendações para 5 anos Público: Dirigentes Unicred SC Data: 27/07 2 Análises Objetivos a) Voz das Agências: identificar facilitadores

Leia mais

1º Encontro ABCE de Gestão Jurídica nas Empresas do Setor de Energia Elétrica

1º Encontro ABCE de Gestão Jurídica nas Empresas do Setor de Energia Elétrica 1º Encontro ABCE de Gestão Jurídica nas Empresas do Setor de Energia Elétrica Aplicação da tecnologia da informação como ferramenta de gestão da área jurídica Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG

Leia mais

A importância da liderança como diferencial competitivo. Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015

A importância da liderança como diferencial competitivo. Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015 A importância da liderança como diferencial competitivo Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015 Ellebe Treinamento em Gestão Organizacional A Ellebe atua em empresas públicas e privadas nas áreas

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL Gestão da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas - Aula 2 - QUALIDADE TOTAL Qualidade Assegura 1980 Aspectos segurança e responsabilidade civil Produto/serviço QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL ISO 9000 Década

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Gestão por Processos: De acordo com o Manual de Gestão por Processos do Ministério Publico Federal (2013): A Gestão por Processos compreende

Leia mais

Fundamentos Estratégicos

Fundamentos Estratégicos 1 Fundamentos Estratégicos MISSÃO Fornecer soluções e serviços em sistemas de suspensões, eixos e componentes para veículos comerciais com inovação, qualidade, segurança e sustentabilidade. VISÃO Ser reconhecida,

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12 JANEIRO 2,7899 2,6581 2,4351 2,2751 2,1117 1,9307 1,7261 1,5736 1,3975 1,2596 1,1388 1,0132 FEVEREIRO 2,7799 2,6343 2,4206 2,2649 2,0992 1,9124 1,7153 1,5614 1,3860 1,2496 1,1288 1,0032 MARÇO 2,7699 2,6010

Leia mais

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA Fatores válidos para recolhimento em 01/02/2017 JANEIRO 3,4634 3,3316 3,1086 2,9486 2,7852 2,6042 2,3996 2,2471 2,0710 1,9331 1,8123 1,6867 FEVEREIRO 3,4534 3,3078 3,0941 2,9384 2,7727 2,5859 2,3888 2,2349

Leia mais

Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA

Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA 2018 SUMÁRIO 1 QUEM SOMOS 2 A MARCA DA SEGURANÇA 2 MISSÃO 2 VISÃO 2 VALORES 2 O PROGRAMA 3 OBJETIVO 3 VAGAS 3 REQUISITOS 3 CONHECIMENTOS 3 HABILIDADES 4 ATITUDES

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Controles Internos Representam o planejamento organizacional de todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ Extraído do manual: Gestão de Riscos - Diretrizes para a Implementação da AS/NZS 4360:2004 Copyright 2005, Risk Tecnologia Editora. Fone: (11) 3704-3200.

Leia mais

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em:

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em: Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA Certificação Dados obtidos até: 31.12.2018 Relatório Gerado em: 27.02.2019 NÚMEROS ACUMULADOS Exames de Certificação ANBIMA CPA-10 CPA-20 *CGA CEA Total Inscrições

Leia mais

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS 4 Técnicas de Apoio à Melhoria de processo: As Sete Ferramentas

Leia mais

Público Alvo Gestores e líderes de Projetos.

Público Alvo Gestores e líderes de Projetos. A AESabesp através de sua Diretoria de Projetos Socioambientais, realizará o Curso Gestão de Projetos-GEPRO, refere-se a aplicação de um Programa de Gestão Eficaz de Projetos, que será ministrado pela

Leia mais

1. Apresentação. Acesse: Sistemas de Gestão Todos os direitos reservados 2

1. Apresentação. Acesse:  Sistemas de Gestão Todos os direitos reservados 2 Sistemas de Gestão Índice 1. Apresentação 2 2. Definição 3 3. Como as organizações desenvolvem seu Sistema de Gestão 4 4. Estrutura do Sistema de Gestão 5 5. Características de uma prática de gestão 9

Leia mais

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato: do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP:

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato:  do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP: PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2015 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato: do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: Estado: CEP:

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato:  do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: Estado: CEP: PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2016 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo. Administração Excelência no Serviço Público Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração EXCELÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO Alcance de resultados harmonizados para todas as partes

Leia mais

APERFEIÇOAMENTO DO MODELO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL: A ABORDAGEM DO MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO DA FNQ

APERFEIÇOAMENTO DO MODELO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL: A ABORDAGEM DO MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO DA FNQ XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro

Leia mais

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+ CALENDÁRIO, 2015 7 A JAN. 0 QUARTA -1-0.0018 7022.5 3750.3 1 QUINTA 0 +0.0009 7023.5 3751.3 2 SEXTA 1 +0.0037 7024.5 3752.3 3 SÁBADO 2 +0.0064 7025.5 3753.3 4 DOMINGO 3 +0.0091 7026.5 3754.3 5 SEGUNDA

Leia mais

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em:

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em: Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA Certificação Dados obtidos até: 31.12.2016 Relatório Gerado em: 13.01.2017 Números consolidados dos Exames de Certificação ANBIMA CPA-10 CPA-20 CGA** CEA Total Inscrições

Leia mais

Prêmio Melhores Práticas em Gestão de Pessoas

Prêmio Melhores Práticas em Gestão de Pessoas Prêmio Melhores Práticas em Gestão de Pessoas O Prêmio Estadual Melhores Práticas em Gestão de Pessoas, idealizado e desenvolvido pela Federação Rio é resultado de uma gestão empreendedora, que prioriza

Leia mais

Governança APRESENTAÇÃO. Jowâner Araujo

Governança APRESENTAÇÃO. Jowâner Araujo Governança APRESENTAÇÃO Jowâner Araujo Governança de T.I. Definição Governança Especificação dos Direitos Decisórios e do Framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na Utilização

Leia mais

A Importância da Liderança na Cultura da Excelência

A Importância da Liderança na Cultura da Excelência XIX Seminário de Boas Práticas CIC Caxias do Sul A Importância da Liderança na Cultura da Excelência Msc. Eng. Irene Szyszka 04/ABR/2013 O negócio, o mercado e a sociedade Pressão dos clientes e mercado;

Leia mais

Plano Estratégico Sicoob São Miguel PLANO ESTRATÉGICO

Plano Estratégico Sicoob São Miguel PLANO ESTRATÉGICO PLANO SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Metodologia... 4 3. Missão do Sicoob São Miguel... 5 4. Visão do Sicoob São Miguel... 6 4.1. Macro Objetivos da Visão... 6 5. Valores do Sicoob São Miguel... 7 5.1.

Leia mais

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato.

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato. Programa Sebrae Mais PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP Oficina do MEG Compreender a importância da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a estruturação da gestão da empresa. Oficina.

Leia mais