GESPÚBLICA - FMVZ/USP
|
|
|
- Aurora Carneiro Cabreira
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia GESPÚBLICA - FMVZ/USP Desburocratização & Excelência 2008
2 O que é GESPÚBLICA? É o programa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que oferece apoio a órgãos e entidades públicas para a implantação do Sistema de Avaliação continuada da Gestão Pública.
3 Prof. Paulo Daniel Barreto Lima Gerente Executivo do GESPÚBLICA Governo Federal Servidor público federal desde Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília. Especialista em Gestão Pública e Qualidade em Serviços pela Universidade Federal da Bahia. Ex-Diretor da Faculdade Católica de Tecnologia, da Universidade Católica de Brasília. Ex-Professor da Faculdade Católica de Tecnologia nas disciplinas de Organização, Sistemas e Métodos e Projeto Lógico de Sistemas. Ex-Coordenador Geral de Projetos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente Diretor do Departamento de Programas de Gestão, da Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Desde 1996 dirige o que, a partir de fevereiro de 2005, passou a chamar-se Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA. É o programa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que oferece apoio a órgãos e entidades públicas para a implantação do Sistema de Avaliação continuada da Gestão Pública.
4 A missão do GESPÚBLICA Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.
5 A visão de futuro do GESPÚBLICA Até 2015, a excelência em gestão pública deverá ser um valor preservado pelas instituições públicas e requerido pelo cidadão.
6 Os fundamentos Os fundamentos do GESPÚBLICA são valores essenciais que caracterizam e definem a gestão pública como gestão de excelência. Não são leis, normas ou técnicas, são valores que precisam ser paulatinamente internalizados até se tornarem definidores da gestão de uma organização pública. Excelência dirigida ao cidadão Legalidade Moralidade Impessoalidade Publicidade Eficiência Gestão baseada em processos e informações Gestão participativa Valorização das pessoas Visão de futuro Aprendizado organizacional Agilidade Foco em resultados Inovação
7 Modelo de Excelência em Gestão Pública Visa aumentar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações executadas. É constituído por sete critérios integrados, que orientam a adoção de práticas de excelência com a finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de qualidade. Principal característica: Ser excelente sem deixar de ser público, buscando permanentemente a melhor combinação entre insumo, ação e resultado.
8 Modelo de Excelência em Gestão Pública - enfoque sistêmico 2 Estratégias e Planos 5 Pessoas 1 Liderança 7 Resultados 3 Cidadãos e sociedade 6 Processos 4. Informação e conhecimento
9 Modelo de Excelência em Gestão Pública 2 Estratégias e Planos 1 Liderança 3 Cidadãos e sociedade Bloco 1 É denominado de planejamento. Por meio da liderança forte da alta administração, que foca as necessidades dos cidadãos destinatários da ação da organização, os serviços/produtos e os processos são planejados para melhor atender esse conjunto de necessidades, levando-se em conta os recursos disponíveis.
10 Modelo de Excelência em Gestão Pública critérios Bloco 1 2 Estratégias e Planos 1 Liderança 3 Cidadãos e sociedade 1 Liderança: liderar é exercer uma influência que mova e inspire as pessoas, obtendo delas o máximo de cooperação e o mínimo de oposição. Compreende a alta administração a qual cabe o papel, também, de avaliar criticamente o desempenho da instituição. 2 Estratégias e Planos: trata da maneira como a alta administração formula as estratégias da organização e como são desdobradas em planos e metas 3 Cidadãos e Sociedade: principais comunidades com as quais a organização se relaciona e suas respectivas necessidades.
11 Modelo de Excelência em Gestão Pública 5 Pessoas Bloco 2 Representa a execução do planejamento. Nesse espaço se concretiza a ação que transforma objetivos e metas em resultados. São as pessoas, capacitadas e motivadas, que operam esses processos e fazem com que cada um deles produza os resultados esperados. 6 Processos
12 Modelo de Excelência em Gestão Pública critérios Bloco 2 5 Pessoas 6 Processos 5 Pessoas: abrange os funcionários da instituição, permanentes ou temporários. Todos têm uma responsabilidade pública a cumprir. É importante que se tenha um sistema de trabalho e práticas de gestão que desenvolvam as pessoas e propiciem a elas qualidade de vida. 6 Processos: envolve todas as práticas de gestão dos processos finalísticos (ensino, pesquisa e extensão) e administrativos (planejamento, pessoal, orçamento, finanças etc).
13 Modelo de Excelência em Gestão Pública Bloco 3 7 Resultados Representa o controle, pois serve para acompanhar o atendimento à sociedade, os serviços prestados, o orçamento e as finanças, a gestão das pessoas, a gestão de fornecedores e das parcerias institucionais, bem como, o desempenho dos serviços/produtos e dos processos organizacionais.
14 Modelo de Excelência em Gestão Pública critérios Bloco 3 7 Resultados 7 Resultados: refere-se ao desempenho da instituição e não às suas práticas. Esse critério compreende resultados que evidenciam eficiência, eficácia e efetividade esta última significando, fundamentalmente, o cumprimento da missão institucional e o ganho social conseguido.
15 Modelo de Excelência em Gestão Pública 4. Informação e conhecimento Bloco 4 Representa a inteligência da organização, nesse bloco são processados e avaliados os dados e fatos da organização (internos) e aqueles provenientes do ambiente (externos) que não estão sob seu controle direto, mas que de alguma forma podem influenciar o seu desempenho. Dá à organização a capacidade de agir corretivamente ou para melhorar suas práticas de gestão e, conseqüentemente, seu desempenho.
16 Modelo de Excelência em Gestão Pública critérios Bloco 4 4. Informação e conhecimento 4 Informação e conhecimento: sem informação não se consegue saber se a organização está indo bem ou mal; o processo decisório fica comprometido. Tal conhecimento pressupõe informações das práticas e resultados da própria Universidade, bem como dados que permitam comparações adequadas. O desempenho no GESPÚBLICA só pode ser medido se forem utilizados referenciais comparativos externos adequados.
17 No modelo de avaliação GESPÚBLICA há um sistema de pontuação que determina o estágio de maturidade da gestão da organização, contemplando os sete critérios. 2 Estratégias e Planos 5 Pessoas 1 Liderança 7 Resultados 3 Cidadãos e sociedade 6 Processos 4. Informação e conhecimento
18 A sistemática compreende várias etapas de auto-avaliação com pontuação gradativa: 1000 pontos Organizações com práticas refinadas, com pontuação igual ou superior a 350 pontos. 500 pontos Organizações com práticas adequadas para a maioria dos requisitos, com pontuação igual ou superior a 200 pontos. 250 pontos Organizações cujas práticas estão nos primeiros estágios de desenvolvimento e estão iniciando a implementação da auto avaliação continuada.
19 Ciclo de avaliação e melhoria continuada Excelência em gestão Modelo de Excelência em Gestão Pública Melhoria continuada do sistema de gestão Melhoria Auto-avaliação Melhoria Auto-avaliação Melhoria Auto-avaliação Gestão do atendimento Desburocratização
20 Diagrama do caminho da auto-avaliação AUTO- AVALIAÇÃO VALIDAÇÃO PLANO DE MELHORIA IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO
21 Dessa forma, o GESPÚBLICA, vem trabalhando as ações de desburocratização focadas em dois pilares: simplificação de processos, procedimentos e rotinas e desregulamentação de leis, decretos, portarias e outros. Os benefícios esperados com estas ações são: eliminação/diminuição do déficit institucional; aumento da eficácia e efetividade da ação governamental; adequação entre meios, ações, impactos e resultados; cidadãos livres dos excessos da burocracia; criação de valor público positivo para os órgãos e entidades públicos que aceitarem o desafio da desburocratização.
22 A estratégia do GESPÚBLICA É baseada na mobilização voluntária de pessoas e organizações para atuarem como agentes transformadores da gestão pública brasileira e tem como premissa que a gestão de Órgãos e Entidades públicos podem e devem ser excelentes, podem e devem ser comparadas com padrões internacionais de qualidade em gestão, mas não podem nem devem deixar de ser públicas.
23 Caminho da auto-avaliação: estágio atual AUTO- AVALIAÇÃO VALIDAÇÃO PLANO DE MELHORIA IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO
Gestão Pública Orientada para Resultados
Gestão Pública Orientada para Brasília, 24 de novembro de 2009. Paulo Daniel Barreto Lima Consultor em desenvolvimento gerencial p Estado: Estado: Estado: o o o campo campo campo da da da gestão gestão
Ficha 03 MEGP Prof. Carlos Xavier.
Ficha 03 MEGP 2014. Os fundamentos gerais estão mantidos com base nos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Apesar disso, foram incluídos os seguintes princípios:
EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS
EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Hoje, o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações
Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional
Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia
Governança aplicada à Gestão de Pessoas
Governança de pessoal: aperfeiçoando o desempenho da administração pública Governança aplicada à Gestão de Pessoas Ministro substituto Marcos Bemquerer Brasília DF, 15 de maio de 2013 TCU Diálogo Público
Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO
Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico
O desafio da transformação pela excelência em gestão
O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza
Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência
Plataforma da Informação Fundamentos da Excelência Modelo de Excelência em Gestão Fundamentos da Excelência O Modelo de Excelência em Gestão estimula e apoia as organizações no desenvolvimento e na evolução
Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo.
Administração Excelência no Serviço Público Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX EXCELÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO Na administração tradicional (burocrática) o paradigma
MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional.
MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO Uma visão sistêmica da gestão organizacional. FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA Pensamento Sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos
Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Brasília DF OBJETIVO Promover a cultura da excelência, a melhoria da gestão e o compartilhamento
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO GESPÚBLICA
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO GESPÚBLICA FUNDAMENTOS DO GESPÚBLICA FUNDAMENTOS DE EXCELÊNCIA Modelos de Excelência Todos os Prêmios Nacionais da Qualidade são construídos com base em princípios e valores,
TERMO DE ABERTURA DE PROJETO
1 Nome do Projeto 2 Código SISTEMA DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO SEG CD 0151 3 Coordenador(a) 4 Tipo de Projeto Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira ESTRATÉGICO 5 Gestor(a) 6 Programa Eng. Agr. Carlos Alonso Alencar
ROTEIRO CQH Por Que Mudar?
OTEIO CQH - 2008 AHP 12/07 Por Que Mudar? Processo dinâmico em todo o mundo CQH rede de Prêmios do PNQ Credibilidade por acompanhar as mudanças Missão: melhoria contínua Alinhamento com o PNGS para o estabelecimento
Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo.
Administração Excelência no Serviço Público Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração EXCELÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO Alcance de resultados harmonizados para todas as partes
Conhecimento Específico
Conhecimento Específico Eficiência, Eficácia e Efetividade Professor Rafael Ravazolo Conhecimento Específico EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE Segundo Chiavenato, o desempenho de cada organização deve
Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul
Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Construindo pontes para o futuro
RESUMO O desenvolvimento da prática do Planejamento Estratégico em organizações públicas representa o comportamento estratégico que cria valor público, é o processo de responsabilidade coletiva de dispor
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013)
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 37. O Programa Nacional de Gestão Pública e desburocratização GESPÚBLICA tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos
Prêmio Nacional de Inovação. Caderno de Avaliação. Categoria. Gestão da Inovação
Prêmio Nacional de Inovação 2013 Caderno de Avaliação Categoria Gestão da Inovação Método: Esta dimensão visa facilitar o entendimento de como podem ser utilizados sistemas, métodos e ferramentas voltados
Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil
UEG UnUCSEH CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Gestão de Excelência PQSP Programa de Qualidade no Serviço Público 2 Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil 3 Gestão Pública e seus diferentes modelos Patrimonialista
Processo Organizacional
Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente
Modelo de excelência GesPública
Modelo de excelência GesPública Uma discussão dos fundamentos do modelo PQGF 2007 1 Os fundamentos do modelo em questão Baldridge Prêmio Deming Prêmio Nacional da Qualidade Ambiente privado PQGF Entes
PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO
PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...
Anderson Barbosa / Eleni Gentil / Telefone: /3878
P-34 Desenvolvimento da Liderança para a Cultura da Excelência ML - Sabesp Anderson Barbosa / Eleni Gentil E-mail: [email protected] / [email protected] Telefone: 2681.3796 /3878 PERFIL ML Características
INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Gestão da Qualidade - Modelos de Excelência Gerencial 1. (CESPE/CNJ/Analista Judiciário/2013) A mensuração da qualidade do serviço
INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Qualidade na gestão pública 1. (CESPE/CNJ/Analista Judiciário/2013) A mensuração da qualidade do serviço público deve incorporar a
A Importância da Liderança na Cultura da Excelência
XIX Seminário de Boas Práticas CIC Caxias do Sul A Importância da Liderança na Cultura da Excelência Msc. Eng. Irene Szyszka 04/ABR/2013 O negócio, o mercado e a sociedade Pressão dos clientes e mercado;
Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1
Sumário Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 1. O Conceito de Organização...1 2. O Conceito de Processo...2 3. O Conceito de Administração...3 4. O Processo Organizacional...3 4.1. Conceito
1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil
1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão
Plano de Desenvolvimento Institucional
Plano de Desenvolvimento Institucional Âmbito de atuação Missão Visão Elementos Duráveis Princípios Elementos Mutáveis (periodicamente) Análise Ambiental Objetivos Estratégicos Metas Planos de Ação PDI
Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 250 e 500 Pontos
Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 250 e 500 Pontos Secretaria de Gestão Ministério do Planejamento MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO
PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde
PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.
Humberto de Sá Garay
Humberto de Sá Garay Representantes Brasília- DF 15 Empresas Aproximadamente 100 consultores Planejamento e Gestão Estratégica Prospectiva Estratégica Inteligência Estratégica Projetos Internacionais Análise
CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES
CICLO MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Ciclo MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Mentoring Inspira o participante a melhorar seu desempenho
A MEI e a defesa da modernização do ensino de Engenharia
A MEI e a defesa da modernização do ensino de Engenharia Afonso de Carvalho Costa Lopes Diretoria de Inovação da CNI Líderes empresariais unidos pela inovação O QUE É A Ecossistema de inovação Sinergia
Quadro de Avaliação e Responsabilização
ANO:2018 Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. MISSÃO: A FCT tem por missão desenvolver, financiar e avaliar o Sistema Nacional de Investigação
1. Apresentação. Acesse: Sistemas de Gestão Todos os direitos reservados 2
Sistemas de Gestão Índice 1. Apresentação 2 2. Definição 3 3. Como as organizações desenvolvem seu Sistema de Gestão 4 4. Estrutura do Sistema de Gestão 5 5. Características de uma prática de gestão 9
Integração. ão, Monitoramento e Avaliação. de Políticas Públicas, Programas e Ações A Governamentais: o caso do Estado do Maranhão
Integração ão, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Programas e Ações A Governamentais: o caso do Estado do Maranhão João Bezerra Magalhães Neto GAG/GEPLAN Fórum CONSAD São Paulo, 01-07 07-0404
10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 (TRT-RJ / ANALISTA JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE /2008)
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 51. Considerando convergências e divergências entre gestão pública e gestão privada, assinale a opção correta. a) A gestão privada sustenta-se na autonomia de vontade, ao passo
ISO 9001: Abordagem de processo
ISO 9001:2008 0.2. Abordagem de processo Apesar dos requisitos da ISO 9001 propriamente ditos só começarem no item 4 da norma, o item 0.2 Abordagem de processo, é uma exigência básica para a aplicação
Desenvolvimento de Liderança. Prof. M.e. Fernando Martins Silva
Desenvolvimento de Liderança Prof. M.e. Fernando Martins Silva [email protected] Fernando Martins Silva Advogado Consultor empresarial Professor universitário Coordenador da pós-graduação
Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...
Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;
Metas de Segurança do Paciente A importância do Médico
Metas de Segurança do Paciente A importância do Médico BSB fev 19 O Brasil faz parte da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004. O objetivo
Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11
de resultados e desempenho - OBJETIVO Propiciar o entendimento de teorias e métodos de avaliação de desempenho e resultados, identificando as competências essências do colaborador e as oportunidades de
I WORKSHOP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS DA USP
I WORKSHOP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS DA USP NOVEMBRO 2010 Propostas de MISSÃO para a Gestão de Pessoas da USP Criar condições para o engajamento pessoal e profissional dos servidores
- Gestão Estratégica - Discussão
Programa de Consolidação em Aprendizagem - Gestão Estratégica - Discussão GESTÃO ESTRATÉGICA 1. BSC clássico X BSC no setor público Adequação (ou não) das perspectivas atuais contempladas no Mapa Estratégico
A EXCELÊNCIA GERENCIAL SOB A ÓTICA DO MODELO DE GESTÃO ADOTADO PELO PROGRAMA GAÚCHO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PGQP: RESULTADOS PRELIMINARES 1
A EXCELÊNCIA GERENCIAL SOB A ÓTICA DO MODELO DE GESTÃO ADOTADO PELO PROGRAMA GAÚCHO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PGQP: RESULTADOS PRELIMINARES 1 Jocias Maier Zanatta 2, Denize Grzybovski 3. 1 Ensaio Teórico
GUIA PRÁTICO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA GAGP Pontos
GUIA PRÁTICO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA GAGP - 50 Pontos 016 1 Presidenta da República Dilma Roussef Vice-Presidente da República Michel Temer Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão Valdir
MODELO DE GESTÃO GERENCIAMENTO E MELHORIA DE PROCESSOS. Rio de Janeiro. 02 / setembro / 2009
MODELO DE GESTÃO GERENCIAMENTO E MELHORIA DE PROCESSOS Rio de Janeiro 02 / setembro / 2009 OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO Compartilhar a experiência na implantação de Modelo de Excelência da Gestão na Filial
RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA
RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 61. Cespe/CPRM/Analista em Geociências Administração/2013/57 Estratégias de competição genéricas são aquelas que se aplicam a qualquer empresa; entre estas,
Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado
Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado 1 Pilares Estratégicos de Negócio BPM BSC EIM Construção da Cadeia de Valor Organização da gestão de processos Gestão corporativo de processos
Avaliação de Projetos. Erika Fernandes Prof. Dra.: Cláudia Lago AACC IV
Avaliação de Projetos Erika Fernandes Prof. Dra.: Cláudia Lago AACC IV UM POUCO DE CONTEXTO HISTÓRICO -Histórico, político, social e econômico do Brasil, desde os anos 80; - Desigualdades sociais cada
Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato
Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital 1 2 3 4 A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato 1 Blueway Nossa organização Somos a Blueway, uma consultoria que atua na transformação organizacional
Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente
Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de 2003. Prezada Superintendente Em atenção ao ofício circ. N 003/ESP/SAD, datado de 24 de janeiro do presente ano, estamos enviando em anexo, as necessidades
Quadro de Avaliação e Responsabilização
ANO: Ministério da Educação e Ciência Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. MISSÃO: A FCT tem por missão apoiar, financiar e avaliar o Sistema Nacional de Investigação e Inovação, desenvolver a cooperação
