EDITAL PRPG 09/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL PRPG 09/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA"

Transcrição

1 EDITAL PRPG 09/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (Mestrado e Doutorado) Edtal de Inscrção, Seleção e Matrícula para o Programa de Pós-Graduação Strcto Sensu em Cênca e Engenhara de Materas (PPG-CEMat), níves de Mestrado e Doutorado, da (UFCG). Homologado pelo Colegado do PPG- CEMat em 31 de Mao de Datas do Processo Seletvo: Inscrção: de 02 de Junho de 2017 a 23 de Junho de 2017 Homologação das nscrções pelo colegado: até 30 de Junho de 2017 Recursos do Resultado das Inscrções: até 04 de Julho de 2017 Homologação/Dvulgação dos Recursos das Inscrções: até 07 de Julho de 2017 Prova escrta: Data: 18 de Julho de 2017 Hora: das 14:00 às 17:00 hs Locas: Audtóro do Laboratóro de Caracterzação de Materas da UAEMa. (Apresentar Documento de Identfcação com Foto para Realzação da Prova) Dvulgação do Resultado da Prova Escrta: até 28 de Julho de 2017 Recursos do Resultado da Prova Escrta: até 01 de Agosto de 2017 Dvulgação do Resultado Fnal após Recursos: até 11 de Agosto de 2017 Homologação/Dvulgação do Resultado Fnal: até 22 de Agosto de 2017 Recursos do Resultado Fnal: até 24 de Agosto de Dvulgação do Resultado Fnal (lsta dos aprovados e classfcados): até 01 de Setembro Matrícula dos Aprovados/Inscrção em Dscplnas: 04 a 06 de Setembro de 2017 Inco do Período Letvo: 11 de Setembro de 2017 I Da Inscrção A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cênca e Engenhara de Materas da comunca a abertura de nscrções para o Mestrado e Doutorado em Cênca e Engenhara de Materas da UFCG.

2 Área de Concentração: Estrutura, Processamento e Propredades de Materas. Lnhas de Pesqusa: Compóstos (nanocompóstos) e Blendas Polmércas Durabldade e Recclagem de Materas Materas Avançados Materas Cerâmcos Metalurga Físca Para o nível de Mestrado: São habltados à nscrção todos os canddatos portadores de dploma de curso de nível superor (ou certfcado de conclusão) ou que estejam aptos a obtê-lo até o últmo da de matrícula do período de acordo com o calendáro anual 2017 do PPG-CEMat (Anexo I). No ato da nscrção deverão ser entregues os seguntes documentos: I. formuláro de nscrção (Anexo II), devdamente preenchdo; II. uma foto 3x4 cm colorda e recente; III. cópa autentcada do dploma unverstáro de curso pleno de graduação nas áreas de Engenhara; Químca, Físca ou Áreas Afns; ou certfcado de conclusão datado e assnado pela coordenação de curso da nsttução, em caráter provsóro; ou de documento datado e assnado pela coordenação de curso da nsttução, em caráter provsóro, de que esteja apto a conclur o curso até o últmo da de matrícula no período , de acordo com o calendáro anual 2017 do PPG-CEMat (Anexo I); IV. cópa autentcada do hstórco escolar de curso superor; V. currculum vtae (CV) atualzado com cópa da documentação comprobatóra; sendo pontuadas a produção do Currculum Vtae (CV) a partr do ano de 2013*; VI. cópas autentcadas da cartera de dentdade e do CPF; VII. cópa autentcada do passaporte para estrangeros; VIII. prova de estar qutes com suas obrgações mltares e eletoras, no caso de canddato braslero. Obs: Os documentos descrtos nos tens I a VIII têm que ser entregues encadernados. Importante: A ausênca de qualquer um dos documentos solctados acma mplcará no ndefermento da nscrção.

3 Importante: o Preenchmento do Formuláro de Inscrção com letra ou de forma ILEGÍVEL mplcará no Indefermento da Inscrção por mpossbldade de entendmento e compreensão das nformações fornecdas no Ato da Submssão de Inscrção. *Importante: A documentação comprobatóra para os resumos é a cópa dos resumos contendo as nformações dos anas em que foram publcados. Para os trabalhos completos publcados em anas a documentação comprobatóra é a cópa dos trabalhos completos contendo nformações sobre os anas em que foram publcados. Para os trabalhos completos publcados em peródcos a documentação comprobatóra é a cópa da prmera págna do trabalho. Os documentos comprobatóros deverão ser numerados de acordo com a ordem de apresentação no Currculum Lattes e deverão estar anexos ao Currculum em ordem sequencal. Para o nível de Doutorado: São habltados à nscrção todos os canddatos portadores de dploma de mestrado reconhecdo pela CAPES (ou certfcado de conclusão) ou que estejam aptos a obtê-lo até o últmo da de matrícula no período , de acordo com o calendáro anual 2017 do PPG-CEMat (Anexo I); No ato da nscrção deverão ser entregues os seguntes documentos: I. formuláro de nscrção (Anexo II), devdamente preenchdo; II. uma foto 3x4 cm colorda e recente; III. cópa autentcada do dploma de mestrado nas áreas de Engenhara; Químca, Físca ou Áreas Afns; ou certfcado de conclusão do mestrado datado e assnado pela coordenação de curso ou programa de pós-graduação da nsttução, em caráter provsóro; ou de documento datado e assnado pela coordenação de curso ou programa de pós-graduação da nsttução, em caráter provsóro, de que esteja apto a defender a dssertação até o últmo da de matrícula no período , de acordo com o calendáro anual 2017 do PPG-CEMat (Anexo I); IV. cópa autentcada do hstórco escolar do mestrado; V. currculum vtae atualzado com cópa da documentação comprobatóra; sendo pontuadas a produção do Currculum Vtae (CV) a partr do ano de 2013*; VI. cópas autentcadas da cartera de dentdade e do CPF; VII. cópa autentcada do passaporte para estrangeros; VIII. prova de estar qutes com suas obrgações mltares e eletoras, no caso de canddato braslero. IX. declaração do futuro Orentador, credencado no curso de doutorado do programa, se comprometendo a orentar o canddato, caso aprovado, durante o seu doutoramento; Obs: Os documentos descrtos nos tens I a IX têm que ser entregues encadernados.

4 Importante: A ausênca de qualquer um documentos solctados acma mplcará no ndefermento da nscrção. Importante: o Preenchmento do Formuláro de Inscrção com letra ou de forma ILEGÍVEL mplcará no Indefermento da Inscrção por mpossbldade de entendmento e compreensão das nformações fornecdas no Ato da Submssão de Inscrção. *Importante: A documentação comprobatóra para os resumos é a cópa dos resumos contendo as nformações dos anas em que foram publcados. Para os trabalhos completos publcados em anas a documentação comprobatóra é a cópa dos trabalhos completos contendo nformações sobre os anas em que foram publcados. Para os trabalhos completos publcados em peródcos a documentação comprobatóra é a cópa da prmera págna do trabalho. Os documentos comprobatóros deverão ser numerados de acordo com a ordem de apresentação no Currculum Lattes e deverão estar anexos ao Currculum em ordem seqüencal. OBSERVAÇÕES: Para os dos níves, Mestrado e Doutorado, o dploma ou certfcado provsóro do canddato, deverá ser nas áreas de Engenhara; Químca; Físca ou áreas afns voltadas para tecnologa e/ou cênca de materas. Para os canddatos com formação em outras áreas, a análse currcular e, consequentemente, a acetação da nscrção no Programa será feta pelo Colegado de Programa. Os canddatos poderão fazer sua nscrção pessoalmente, por procuração ou por Correos. A nscrção va correspondênca deve ser envada VIA SEDEX**, ter o carmbo que comprove ter sdo postada até o da 23 de Junho de 2017 e deverá ser encamnhada para o endereço no fnal deste Edtal. **IMPORTANTE: Em vrtude da Grande Demora na Entrega de Correspondêncas pelos Correos, as Inscrções encamnhadas va Correspondênca (por SEDEX) deverão ser envadas por emal, em arquvo PDF (com toda a documentação dgtalzada), para o segunte endereço ppgcemat@ufcg.edu.br. Os canddatos deverão solctar confrmação de recebmento deste arquvo, em vrtude da possbldade do arquvo não ser entregue no endereço menconado por alguma questão técnca. O não recebmento deste arquvo em formato PDF pela Secretara do PPG-CEMat, com a documentação dgtalzada até 23 de Junho mplcará no ndefermento da Inscrção. As nscrções presencas serão fetas na Secretara Acadêmca de Pós-Graduação, localzada no Bloco CL (térreo) da Undade Acadêmca de Engenhara de Materas no Centro

5 de Cêncas e Tecnologa da, em das útes das 8h às 11h e das 14h às 16h e 30 mnutos. II - Das Vagas Serão dsponblzadas um total de 13 (treze) vagas para o Mestrado e 13 (treze) vagas para o Doutorado, da segunte forma: 10 (dez) vagas para o Mestrado e 10 (dez) vagas para o Doutorado. O preenchmento das vagas se dará com base nos crtéros de seleção e dsponbldade de orentadores, não sendo obrgatóro o preenchmento do número total de vagas ofertadas. 3 (três) vagas para o Mestrado e 3 (três) vagas para o Doutorado referentes ao apoo à Capactação de Professores de Insttuções Federas de Ensno Superor, conforme Homologado pelo Colegado do PPG-CEMat em 31 de Mao de O preenchmento das vagas se dará com base nos crtéros de seleção e dsponbldade de orentadores, não sendo obrgatóro o preenchmento do número total de vagas ofertadas. III Da Escolha do Orentador: Os alunos de mestrado terão que defnr o orentador a partr da prmera matrícula no Programa. Essa escolha será determnada e estará condconada as vagas dsponblzadas para cada orentador. A Tabela 1 (Anexo III) apresenta a dsponbldade de cada professor para orentação. Os casos omssos serão defndos pelo Colegado do PPG- CEMAT. Os canddatos aprovados para o mestrado deverão entrar em contato com a Coordenação do PPG-CEMat para defnção do Orentador até a data da matrícula. Os alunos de Doutorado terão que defnr o orentador no ato de nscrção no Programa. Essa escolha será determnada e estará condconada as vagas dsponblzadas para cada orentador à Capacdade Máxma de Orentação de cada professor, segundo a Tabela 1 (Anexo III). Os alunos de mestrado que ngressarem no doutorado poderão contnuar com o mesmo orentador, mesmo não constando seu nome na Tabela 1. Os casos omssos serão defndos pelo Colegado do PPG-CEMAT. Os canddatos aprovados para o doutorado deverão entrar em contato com a Coordenação do PPG-CEMat para defnção do Orentador até a data da matrícula. IV Da Seleção

6 A seleção dos canddatos nscrtos no Programa será realzada de acordo com os seguntes requstos: Para o nível de Mestrado: I- prova de conhecmentos em Cêncas dos Materas; II- análse do hstórco escolar (CRE); III- análse do currculum vtae do canddato. Obs: 1- A prova será sem consulta e consstrá de questões objetvas e/ou subjetvas conforme conteúdo programátco descrto no Anexo IV. Os pesos atrbuídos a cada um dos tens são os seguntes: Prova escrta (PE) (peso 5) hstórco escolar (CRE) (peso 2); currculum vtae (CV) (peso 3). Cálculo da pontuação méda (PM) obtda: PM PEx5 CREx2 10 CVx3 onde: CRE é o coefcente de rendmento escolar do aluno calculado a partr do hstórco escolar como mostrado abaxo: CRE n c N 1 n onde: corresponde a uma dscplna cursada, com ou sem aprovação; dscplna ; cálculo da méda. 1 c c, ao número de crédtos da N, à nota obtda na dscplna e n, ao número total de dscplnas contempladas no A nota atrbuída ao CV é calculada como segue: CV PT PMax X10 onde: PT é a pontuação dos tens apresentados na Tabela 2 (ANEXO V); PMax é a pontuação máxma alcançada no currculum vtae por um canddato. Para o nível de Doutorado: I- prova de conhecmentos em Cêncas dos Materas; II- análse do hstórco escolar (CRA); III- análse do currculum vtae do canddato.

7 Obs: 2- A prova será sem consulta e consstrá de questões objetvas e/ou subjetvas conforme conteúdo programátco descrto no Anexo IV. Os pesos atrbuídos a cada um dos tens são os seguntes: Obs: Prova escrta (PE) (peso 5); hstórco escolar (CRA) (peso 2); currculum vtae (CV) (peso 3). 1- A avalação do plano de tese será feta pela a comssão de seleção a partr do exemplar mpresso. Cálculo da pontuação méda (PM) obtda: PM x5 CRAx2 PE 10 CVx3 onde: CRA é o coefcente de rendmento acadêmco do aluno obtdo no curso de mestrado e calculado a partr do hstórco escolar como mostrado abaxo: CRA n c N 1 n 1 c onde: corresponde a uma dscplna cursada, com ou sem aprovação; crédtos da dscplna ; dscplnas contempladas no cálculo da méda. c, ao número de N, à nota obtda na dscplna e n, ao número total de A nota atrbuída ao CV é calculada como segue: CV PT X10 PMax onde: PT é a pontuação dos tens apresentados na Tabela 1 (ANEXO IV); PMax é a pontuação máxma alcançada no currculum vtae por um canddato. Para classfcação no processo de seleção haverá nota de corte na Prova Escrta. Essa nota será de 5,0 (Cnco vírgula zero).

8 Os resultados serão dvulgados na Secretara Acadêmca do PPG-CEMat e na nternet: V Do Crtéro De Desempate Havendo empate na Nota Fnal na seleção de mestrado ou na seleção de Doutorado, o crtéro de desempate segurá a segunte ordem, sempre utlzando a maor nota de cada tem: Prova de Conhecmento em Cênca dos Materas, Currculum Vtae, Hstórco Escolar de Mestrado, Hstórco Escolar de Graduação. Persstndo o empate, será concedda a melhor classfcação ao canddato de maor dade. VI Das Bolsas de Estudo Insttuconas As bolsas nsttuconas dsponíves aos canddatos aprovados (alunos novos e, eventualmente, alunos regulares que redsputam bolsa) dependem de cotas repassadas ao Programa pela CAPES, CNPq ou outras agêncas serão atrbuídas aos canddatos aprovados conforme classfcação fnal obtda no Processo de Seleção, respetadas as observações contdas no presente Edtal e as normas das agêncas de fomento à pesqusa A seleção para bolsas será realzada utlzando a pontuação do Processo Seletvo. Para efeto de atrbução e mplementação de bolsas haverá uma Classfcação dos Canddatos à Bolsa obtda com a pontuação do Processo Seletvo Referente a este Edtal. A Classfcação dos Canddatos à Bolsa terá valdade até a Concessão de bolsa ao últmo colocado. OBS: Os alunos já matrculados no Programa que não possuem bolsa (e não estão na Lsta de Classfcação à Bolsa da Seleção Anteror) e desejam ser agracados com bolsa terão que se nscrever e se submeter a este processo seletvo, juntamente com os demas nscrtos, vsando uncamente promover sua classfcação na Classfcação dos Canddatos à Bolsa, através do Ordenamento das notas de todos os Inscrtos no Processo Seletvo. A dspensa ou não acetação da cota de bolsa ofertada pela Coordenação pelo Canddato a Bolsa mplcará na sua retrada da Lsta de Classfcação dos Canddatos à Bolsa. VII Da Matrícula As matrículas serão realzadas na Secretara Acadêmca de Pós-Graduação, localzada no Bloco CL (térreo) da Undade Acadêmca de Engenhara de Materas no Centro de Cêncas e Tecnologa da, de acordo com as datas do período do calendáro ano 2017 do PPG-CEMat (Anexo I). No ato da matrícula é obrgatóro a apresentação do certfcado de conclusão do curso de graduação (nível superor) ou o dploma, para os canddatos ao mestrado. Para os alunos

9 que estão se canddatando ao doutorado, é necessára a apresentação do dploma de mestrado ou certfcado de conclusão do mestrado expedda pela Coordenação de curso. Os alunos de mestrado e doutorado terão que entrar em contato com a Coordenação do PPG-CEMat antes do período de matrícula para defnção do seu Orentador. Quasquer outras nformações sobre o curso poderão ser obtdas junto à Secretara Acadêmca do PPG-CEMat no telefone: (83) ou por emal: ppgcemat@ufcg.edu.br e cordenacao.ppgcemat@ufcg.edu.br Endereço do PPG-CEMat: Assunto: Inscrção em Processo Seletvo Programa de Pós-Graduação em Cênca e Engenhara de Materas PPG-CEMat Undade Acadêmca de Engenhara de Materas - Centro de Cêncas e Tecnologa Bloco CL Av. Aprígo Veloso, 882 Barro: Bodocongó Campna Grande PB CEP IX Comssão de Avalação Elaboração e Correção de Prova de Seleção 1) Prof. Dr. Elton Souto de Mederos (UFPB) 2) Prof. Dr. Rcardo Dutra (UFPB) 3) Prof. a Mara Amela Texera da Slva (UFPB) Avalação de CV e Classfcação de Mestrado 4) Prof. Dr. Hélo de Lucena Lra 5) Prof. Dr. Tomás Jeferson Alves de Melo 6) Prof. a Dr. a Edclede Mara Araújo Avalação de CV e Classfcação de Doutorado 1) Prof. Dr. Gelmres de Araújo Neves 2) Prof. a Dr. a Ana Crstna Fgueredo de Melo Costa 3) Prof. a Dr. a Suedna Mara de Lma Slva Campna Grande, 31 de Maor de 2017.

Matrícula em Cursos Específicos

Matrícula em Cursos Específicos Matrícula em Cursos Específcos TUTORIAL 1. Introdução A cada quadrmestre, a Prograd lança um Edtal, com prazos estabelecdos no Calendáro Acadêmco, com o objetvo de assegurar a cada conclunte dos Bacharelados

Leia mais

EDITAL PRPG X/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA

EDITAL PRPG X/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG X/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 034/09 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

EDITAL Nº 034/09 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS EDITAL Nº 04/09 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS A Pró-retora de Graduação e o Pró-retor de

Leia mais

EDITAL PRPG 014/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA

EDITAL PRPG 014/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 014/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL de Seleção Mestrado e Doutorado

EDITAL de Seleção Mestrado e Doutorado Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 013/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL PRPG 19/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA

EDITAL PRPG 19/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 19/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. RESOLUÇÃO 09/2009/CCEPE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. RESOLUÇÃO 09/2009/CCEPE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. RESOLUÇÃO 09/2009/CCEPE Dscplna a recusa de matrícula nos cursos de graduação oferecdos

Leia mais

REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, em 20 de junho de Prof. Anísio Brasileiro de Freitas Dourado Reitor

REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, em 20 de junho de Prof. Anísio Brasileiro de Freitas Dourado Reitor O Magnífco Retor da Unversdade Federal de Pernambuco no uso das atrbuções que lhe confere o artgo 33, alínea p do Estatuto da Unversdade e, CONSIDERANDO - que a regulamentação do assunto deve ser estabelecda

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA EDITAL Nº 13/2018 ESCOLHA DE PERCURSO NO 1º CICLO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA EDITAL Nº 13/2018 ESCOLHA DE PERCURSO NO 1º CICLO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA EDITAL Nº 13/2018 ESCOLHA DE PERCURSO NO 1º CICLO A Unversdade Federal do Sul da Baha UFSB, através da Pró-Retora

Leia mais

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CONCURSO ÁREA I ZOOLOGIA

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CONCURSO ÁREA I ZOOLOGIA 1 RETIFICAÇÃO DA SISTEMÁTICA DO CONCURSO ÁREA I (ZOOLOGIA) Motvo: Em função do número de nscrtos e dos prazos que deverão ser respetados entre as etapas de realzação do concurso (conforme Edtal 099/2014),

Leia mais

EDITAL PRPG 009/2013

EDITAL PRPG 009/2013 MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Rua: Aprígio Veloso, 882 - Bloco BQ Bodocongó 58.429-140 Campina Grande PB EDITAL PRPG 009/2013 CENTRO DE CIÊNCIAS

Leia mais

COOPERAÇÃO TÉCNICA E OPERACIONAL UFCG/ANVISA (Mestrado)

COOPERAÇÃO TÉCNICA E OPERACIONAL UFCG/ANVISA (Mestrado) MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Rua: Aprígio Veloso, 882 Bodocongó 58.429-140 Campina Grande PB Fone - Fax: (83)2101.1048 - E-mail: prpg@reitoria.ufcg.edu.br

Leia mais

Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES

Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 028-2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 02/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 02/2012 Resolução nº 2/2012-CCEPE Págna 1 de 10 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 02/2012 EMENTA: Fxa crtéros e vagas para o Processo Seletvo Vestbular

Leia mais

EDITAL TURMA 2018 MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL TURMA 2018 MESTRADO PROFISSIONAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EDITAL PROGRAMA DE

Leia mais

Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PROGRAMA PNPD /CAPES

Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PROGRAMA PNPD /CAPES EDITAL PRPG 036-2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PROGRAMA

Leia mais

ANEXO DO EDITAL nº. 099/2014 de 30/12/2014

ANEXO DO EDITAL nº. 099/2014 de 30/12/2014 1 ANEXO DO EDITAL nº. 099/2014 de 30/12/2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA PROFESSOR DE ZOOLOGIA DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA,

Leia mais

Estudo quantitativo do processo de tomada de decisão de um projeto de melhoria da qualidade de ensino de graduação.

Estudo quantitativo do processo de tomada de decisão de um projeto de melhoria da qualidade de ensino de graduação. Estudo quanttatvo do processo de tomada de decsão de um projeto de melhora da qualdade de ensno de graduação. Rogéro de Melo Costa Pnto 1, Rafael Aparecdo Pres Espíndula 2, Arlndo José de Souza Júnor 1,

Leia mais

CÁLCULO DO ALUNO EQUIVALENTE PARA FINS DE ANÁLISE DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO DAS IFES

CÁLCULO DO ALUNO EQUIVALENTE PARA FINS DE ANÁLISE DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO DAS IFES MIISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMETO DE DESEVOLVIMETO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECOLOGIA DA IFORMAÇÃO CÁLCULO DO ALUO EQUIVALETE PARA FIS DE AÁLISE DE CUSTOS DE MAUTEÇÃO DAS IFES

Leia mais

NORMAS DE SELEÇÃO AO DOUTORADO

NORMAS DE SELEÇÃO AO DOUTORADO 1. INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO 1.1. Para a Área de Irrgação e Drenagem Poderão nscrever-se canddatos formados em Engenhara Agrícola, Agronoma, Meteorologa e demas Engenharas, ou em outras áreas afns a crtéro

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 41/2016/CONEPE Aprova as Normas Geras do Processo Seletvo para

Leia mais

Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PROGRAMA PNPD INSTITUCIONAL /CAPES

Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PROGRAMA PNPD INSTITUCIONAL /CAPES EDITAL PRPG 035-2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PROGRAMA

Leia mais

EDITAL 02/2018 PARA PROVIMENTO DE MONITORIAS NA FACULDADE PROMOVE

EDITAL 02/2018 PARA PROVIMENTO DE MONITORIAS NA FACULDADE PROMOVE EDITAL 02/2018 PARA PROVIMENTO DE MONITORIAS NA FAULDADE PROMOVE O Dretor Acadêmco das Facldades Promove Prof. Dr. Natanael Átlas Aleva, no so de sas atrbções, faz saber qe, no período de 20/08/2018 a

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS EDITAL PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO VESTIBULAR 2014.2 ENGENHARIAS CTG (RECIFE) E ENGENHARIA CIVIL (AGRESTE)

Leia mais

EDITAL 002/2010 (Mestrado e Doutorado)

EDITAL 002/2010 (Mestrado e Doutorado) EDITAL 002/2010 (Mestrado e Doutorado) Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEMat), níveis de Mestrado e Doutorado,

Leia mais

ANEXO DO EDITAL nº. 024/2014 de 17/02/2014 SISTEMÁTICA E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO

ANEXO DO EDITAL nº. 024/2014 de 17/02/2014 SISTEMÁTICA E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO ANEXO DO EDITAL nº. 024/2014 de 17/02/2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA PROFESSOR DE MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de dezembro de Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Diário da República, 2.ª série N.º de dezembro de Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação Dáro da Repúblca, 2.ª sére N.º 249 27 de dezembro de 2018 34657 Insttuto Superor de Estatístca e Gestão de Informação Regulamento n.º 857/2018 Sob proposta aprovada pelo Conselho Centífco, é alterada a

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM HISTÓRIA E PATRIMÓNIO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (HPCTI)

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM HISTÓRIA E PATRIMÓNIO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (HPCTI) REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM HISTÓRIA E PATRIMÓNIO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (HPCTI) Normas Regulamentares Artgo 1º Cração e Âmbto 1) A Unversdade Nova de

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016

Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016 Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016 CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS E BIOTECNOLOGIA

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de maio de Faculdade de Ciências. CAPÍTULO II Critérios e Parâmetros

Diário da República, 2.ª série N.º de maio de Faculdade de Ciências. CAPÍTULO II Critérios e Parâmetros Dáro da Repúblca, 2.ª sére N.º 9 3 de mao de 203 53 Faculdade de Cêncas Regulamento n.º 65/203 Dando cumprmento ao dsposto no Regulamento para a Avalação de Desempenho dos Docentes da Unversdade do Porto,

Leia mais

EDITAL PRPG N 12/2019

EDITAL PRPG N 12/2019 Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais PPG- CEMat EDITAL

Leia mais

EDITAL PRPG 033/2017 CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS E BIOTECNOLOGIA

EDITAL PRPG 033/2017 CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS E BIOTECNOLOGIA Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 033/2017 CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS E BIOTECNOLOGIA

Leia mais

8 Regime de transição

8 Regime de transição 8 Regme de transção Por delberação do Senado Unverstáro em reunão de 2 de Março de 2006 (Cf. Pág. 2 da Mnuta nº 10) consdera-se que, «a partr do ano lectvo de 2006/07, todos os cursos da Unversdade do

Leia mais

II. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS

II. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Rua: Aprígio Veloso, 882 - Bloco BQ Bodocongó 58.429-140 Campina Grande PB EDITAL PRPG 040/2013 Centro de Engenharia

Leia mais

EDITAL 001/2011 (Mestrado Convênio UFCG/AMPB)

EDITAL 001/2011 (Mestrado Convênio UFCG/AMPB) EDITAL 001/2011 (Mestrado Convênio UFCG/AMPB) Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEMat), nível de Mestrado,

Leia mais

CURSO de ESTATÍSTICA Gabarito

CURSO de ESTATÍSTICA Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA o semestre letvo de 010 e 1 o semestre letvo de 011 CURSO de ESTATÍSTICA Gabarto INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verfque se este caderno contém: PROVA DE REDAÇÃO com

Leia mais

EDITAL PRPG 38/2016 PPG-CEMat 04/2016 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES

EDITAL PRPG 38/2016 PPG-CEMat 04/2016 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES EDITAL PRPG 38/2016 PPG-CEMat 04/2016 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEMat) da Universidade Federal

Leia mais

CAPES 41/2018, PROCESSO Nº

CAPES 41/2018, PROCESSO Nº Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 06/2019 Edital de Seleção Interna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da

Leia mais

Exercícios. Utilizando um novo critério, essa banca avaliadora resolveu descartar a maior e a menor notas atribuídas ao professor.

Exercícios. Utilizando um novo critério, essa banca avaliadora resolveu descartar a maior e a menor notas atribuídas ao professor. Estatístca Exercícos 1. (Enem 013) Fo realzado um levantamento nos 00 hotés de uma cdade, no qual foram anotados os valores, em reas, das dáras para um quarto padrão de casal e a quantdade de hotés para

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO 2019 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação Mnstéro da Educação Insttuto Naconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera Cálculo do Conceto Prelmnar de Cursos de Graduação Nota Técnca Nesta nota técnca são descrtos os procedmentos utlzados

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 33/2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 33/2009 CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 33/2009 Dspõe sobre a mplantação e a utlzação do Banco Geral de Professores Equvalentes da UFJF (BAGEPE) e dos respectvos Bancos Específcos de Professores Equvalentes (BESPEs),

Leia mais

NORMAS PARA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS DE OUTROS CUSTEIOS E CAPITAL (OCC) - ORÇAMENTO ABERTURA

NORMAS PARA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS DE OUTROS CUSTEIOS E CAPITAL (OCC) - ORÇAMENTO ABERTURA NORMAS PARA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS DE OUTROS CUSTEIOS E CAPITAL (OCC) - ORÇAMENTO 01- ABERTURA 1 - CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1 Consderando a Matrz de Dstrbução de Recursos Orçamentáros da Secretara de Ensno

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEC A O TURMA 2018 DOUTORADO 1. DISPOSIC O ES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

Metodologia IHFA. Índice de Hedge Funds ANBIMA. Versão Abril/2011

Metodologia IHFA. Índice de Hedge Funds ANBIMA. Versão Abril/2011 1 Metodologa IHFA Índce de Hedge Funds ANBIMA Versão Abrl/2011 1. O Que é o IHFA Índce de Hedge Funds ANBIMA? O IHFA é um índce representatvo da ndústra de hedge funds no Brasl, crado com o objetvo de

Leia mais

1. Carga Horária ou 2. Especificidade.

1. Carga Horária ou 2. Especificidade. CRITÉRIOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES NA UNESP I. INTRODUÇÃO. Os presentes crtéros estão baseados na experênca de Comssões de Contratação Docente que precederam a atual e ncorporam uma sstematzação de

Leia mais

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro UNIVERIDADE DE ÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINITRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ADMINITRAÇÃO RAD1507 Estatístca Aplcada à Admnstração I Prof. Dr. Evandro Marcos adel Rbero

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA. Ref.: Nova Metodologia do Índice Dividendos BM&FBOVESPA (IDIV).

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA. Ref.: Nova Metodologia do Índice Dividendos BM&FBOVESPA (IDIV). 01 de novembro de 2017 069/2017-DP O F Í C I O C I R C U L A R Partcpantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA Ref.: Nova Metodologa do Índce Dvdendos BM&FBOVESPA (IDIV). Concluída a fase de dscussão

Leia mais

PROGRAMA INTERLABORATORIAL PARA ENSAIOS EM CHAPAS DE PAPELÃO ONDULADO CICLO 2013 PROTOCOLO

PROGRAMA INTERLABORATORIAL PARA ENSAIOS EM CHAPAS DE PAPELÃO ONDULADO CICLO 2013 PROTOCOLO PROGRAMA INTERLABORATORIAL PARA ENSAIOS EM CHAPAS DE PAPELÃO ONDULADO CICLO 013 PROTOCOLO CT-Floresta - LPC - FOI/004 7/11/01 Aprovado: Mara Luza Otero D'Almeda / SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 1 PÚBLICO ALVO...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE CAMPUS SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA CONSELHO DO CAMPUS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE CAMPUS SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA CONSELHO DO CAMPUS A Comssão Especal Eletoral do Conselho do Campus FURG-SAP, sob respaldo homologatóro dado nas reunões dos das 17 de outubro e 08 de novembro de 2017 (Atas nº 01 e 02 do Conselho), e consderando as Resoluções

Leia mais

PROGRAMA INTERLABORATORIAL PARA ENSAIOS EM CHAPAS DE PAPELÃO ONDULADO CICLO 2013 PROTOCOLO

PROGRAMA INTERLABORATORIAL PARA ENSAIOS EM CHAPAS DE PAPELÃO ONDULADO CICLO 2013 PROTOCOLO PROGRAMA INTERLABORATORIAL PARA ENSAIOS EM CHAPAS DE PAPELÃO ONDULADO CICLO 013 PROTOCOLO CT-Floresta - LPC - FOI/004 05/0/013 Aprovado: Mara Luza Otero D'Almeda / SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 1 PÚBLICO ALVO...

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Física Experimental. Prof o José Wilson Vieira

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Física Experimental. Prof o José Wilson Vieira UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO Físca Expermental Prof o José Wlson Vera wlson.vera@upe.br AULA 01: PROCESSOS DE ANÁLISE GRÁFICA E NUMÉRICA MODELO LINEAR Recfe, agosto de 2015

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO - CCJE DEPARTAMENTO DE ANEX O I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO - CCJE DEPARTAMENTO DE ANEX O I. Plano de Ensino Unversdade Federal do Espírto Santo Curso: Admnstração Plano de Ensno Departamento Responsável: Admnstração Data de Aprovação (Art. nº 91): UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO - CCJE

Leia mais

RETIFICAÇÃO do EDITAL de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES PRPG 038/2016

RETIFICAÇÃO do EDITAL de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES PRPG 038/2016 RETIFICAÇÃO EDITAL PRPG 38/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPG-CEMAT) RETIFICAÇÃO

Leia mais

CAPITULO II - FORMULAÇAO MATEMATICA

CAPITULO II - FORMULAÇAO MATEMATICA CAPITULO II - FORMULAÇAO MATEMATICA II.1. HIPOTESES BASICAS A modelagem aqu empregada está baseado nas seguntes hpóteses smplfcadoras : - Regme permanente; - Ausênca de forças de campo; - Ausênca de trabalho

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2016 DOUTORADO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

Matriz OCC das IFES. Acelino Gehlen da Silva Pró-reitoria de Planejamento e Administração Universidade Federal do Rio Grande do Sul Outubro de 2013

Matriz OCC das IFES. Acelino Gehlen da Silva Pró-reitoria de Planejamento e Administração Universidade Federal do Rio Grande do Sul Outubro de 2013 Matrz OCC das Acelno Gehlen da Slva Pró-retora de Planeamento e Admnstração Unversdade Federal do Ro Grande do Sul Outubro de 203 Contextualzação Base legal Portara MEC nº 65, de 24 de ulho de 203 Decreto

Leia mais

ANEXO DO EDITAL nº. 099/2014 de 30/12/2014

ANEXO DO EDITAL nº. 099/2014 de 30/12/2014 1 ANEXO DO EDITAL nº. 099/2014 de 30/12/2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA PROFESSOR DE AGROMETEOROLOGIA DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) ATO EDITAL Nº 199 Em 27 de abril de 2018 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) 2018/2 A Coordenação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

MODELO DE ALOCAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DE TERCEIRO GRAU

MODELO DE ALOCAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DE TERCEIRO GRAU 1 MODELO DE ALOCAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DE TERCEIRO GRAU Para dstrbução de docente: DC = ACDD + ADID +ADE ACDD componente acadêmco para docente ACDD = GRD + PGPD ADID componente admnstração

Leia mais

LTNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei de , São Luís - Maranhão

LTNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei de , São Luís - Maranhão LTNVERSDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação nsttuída nos termos da Le 5.52 de 2 0 966, RESOLUÇAO No 94-CONSUN, de 6 de novembro de 2006. Regulamenta a Progresso Funconal para a Classe de Professor Assocado

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO Alne de Paula Sanches 1 ; Adrana Betâna de Paula Molgora 1 Estudante do Curso de Cênca da Computação da UEMS, Undade Unverstára de Dourados;

Leia mais

Programa OAB Recomenda Selo OAB 4.ª Edição (2011)

Programa OAB Recomenda Selo OAB 4.ª Edição (2011) I. Introdução Programa OAB Recomenda Selo OAB 4.ª Edção (2011) O Programa OAB Recomenda Selo OAB é um projeto que vsa a refletr a qualdade de nsttuções de ensno superor (IES) em seus cursos de Dreto e

Leia mais

Das ideias ao sucesso

Das ideias ao sucesso www.pwc.pt Das deas ao sucesso PwC Startup Portugal 1 mllon fund project Busness Plan FY 2014/2015 Crou recentemente uma empresa com forte capacdade de crescmento? Tem espírto empreendedor com deas novadoras?

Leia mais

Modelo de Alocação de Vagas Docentes

Modelo de Alocação de Vagas Docentes UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Modelo de Alocação de Vagas Docentes Documento base para apresentação em reunão do Conselho Unverstáro da UFV em 01/07/08 Vçosa - MG Julho - 2008 Índce 1. Introdução 1 2.

Leia mais

Caderno de Fórmulas em Implementação. SWAP Alterações na curva Libor

Caderno de Fórmulas em Implementação. SWAP Alterações na curva Libor Caderno de Fórmulas em Implementação SWAP Alterações na curva Lbor Atualzado em: 15/12/217 Comuncado: 12/217 DN Homologação: - Versão: Mar/218 Índce 1 Atualzações... 2 2 Caderno de Fórmulas - SWAP... 3

Leia mais

Responda às questões utilizando técnicas adequadas à solução de problemas de grande dimensão.

Responda às questões utilizando técnicas adequadas à solução de problemas de grande dimensão. Departamento de Produção e Sstemas Complementos de Investgação Operaconal Exame Época Normal, 1ª Chamada 11 de Janero de 2006 Responda às questões utlzando técncas adequadas à solução de problemas de grande

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE DA FCT- UNL. Normas Regulamentares PREÂMBULO

REGULAMENTO GERAL DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE DA FCT- UNL. Normas Regulamentares PREÂMBULO REGULAMENTO GERAL DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE DA FCT- UNL Normas Regulamentares PREÂMBULO O regulamento geral dos cclos de estudos conducentes ao grau de Mestre da FCT-UNL organza,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro de Ciências Programa da Pós-Graduação em Computação Curso de Mestrado em Engenharia de Computação EDITAL N o 04/PPGComp/2018 Seleção de candidatos para o ingresso

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.641, DE 4 DE MARÇO DE I - F = fator estabelecido no art. 4º da Resolução nº 4.193, de 2013;

CIRCULAR Nº 3.641, DE 4 DE MARÇO DE I - F = fator estabelecido no art. 4º da Resolução nº 4.193, de 2013; CIRCULAR Nº 3.64, DE 4 DE MARÇO DE 203 Estabelece os procedmentos para o cálculo da parcela dos atvos ponderados pelo rsco (RWA) referente às exposções em ouro, em moeda estrangera e em atvos sujetos à

Leia mais

2. PERÍODO, LOCAL DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS.

2. PERÍODO, LOCAL DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS. EDITAL n 0 24/2017 PPGAG INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) DA PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS PATO BRANCO. 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

1. Das áreas de concentração - Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos - Processamento e Caracterização de Materiais

1. Das áreas de concentração - Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos - Processamento e Caracterização de Materiais CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: MESTRADO ANO: 2019 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

METODOLOGIA DO ÍNDICE CARBONO EFICIENTE (ICO2)

METODOLOGIA DO ÍNDICE CARBONO EFICIENTE (ICO2) METODOLOGIA DO ÍNDICE CARBONO Abrl/2015 [data] METODOLOGIA DO ÍNDICE CARBONO O ICO2 é o resultado de uma cartera teórca de atvos, elaborada de acordo com os crtéros estabelecdos nesta metodologa. Os índces

Leia mais

EDITAL PRPG 035/2013 Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

EDITAL PRPG 035/2013 Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Rua: Aprígio Veloso, 882 - Bloco BQ Bodocongó 58.429-140 Campina Grande PB EDITAL PRPG 035/2013 Centro de Ciências

Leia mais

METODOLOGIA DO ÍNDICE DIVIDENDOS BM&FBOVESPA (IDIV)

METODOLOGIA DO ÍNDICE DIVIDENDOS BM&FBOVESPA (IDIV) METODOLOGIA DO ÍNDICE DIVIDENDOS 02/01/2018 SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 TIPO DE ÍNDICE... 3 3 ATIVOS ELEGÍVEIS... 3 4 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO... 3 5 CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO... 4 6 CRITÉRIO DE PONDERAÇÃO... 5

Leia mais

EDITAL PRPG N 32/2019

EDITAL PRPG N 32/2019 Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação Centro de Ciência e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais EDITAL PRPG N 32/2019

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

Modelo de Alocação de Vagas Docentes

Modelo de Alocação de Vagas Docentes Reunão Comssão de Estudos de Alocação de Vagas Docentes da UFV Portara 0400/2016 de 04/05/2016 20 de mao de 2016 Comssão de Estudos das Planlhas de Alocação de Vagas e Recursos Ato nº 009/2006/PPO 19/05/2006

Leia mais

Santos Júnior, EP 1 ; Soares, HCC 1 ; Freitas, GP 2 ; Pannain, JLM 3 ; Coelho Junior, LM 4 * 1

Santos Júnior, EP 1 ; Soares, HCC 1 ; Freitas, GP 2 ; Pannain, JLM 3 ; Coelho Junior, LM 4 * 1 DISPARIDADE DO VALOR BRUTO DOS PRODUTOS MADEIREIROS NATIVOS PARA AS MESORREGIÕES DA PARAÍBA DISPARITY OF THE GROSS VALUE OF THE NATIVE WOOD PRODUCTS FOR THE MESORREGIONS OF PARAÍBA Santos Júnor, EP 1 ;

Leia mais

u a mesma área, na escala de 1: , tomadas a cada intervalo de 18 dias.

u a mesma área, na escala de 1: , tomadas a cada intervalo de 18 dias. QUANTFCAÇÃO E SENSORAMENTO REMOTO NA NVESTGAÇÃO GEOGRÁFCA A evolução recente da cênca tem colocado, com certa frequênca, o nvestgador em stuação crítca face à massa de nformações, dados e meos para sua

Leia mais

Comissão de Modelos. Alda Maria Sanchez Coordenadora da Comissão de Modelos Forplad

Comissão de Modelos. Alda Maria Sanchez Coordenadora da Comissão de Modelos Forplad Comssão de Modelos Alda Mara Sanchez Coordenadora da Comssão de Modelos Forplad Composção e Desenvolvmento Nova composção - 04 de novembro de 2015 Alnhamento do grupo e declaração de obetvos 17 de novembro

Leia mais

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro.

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro. Aplcação Por exemplo, se prepararmos uma área expermental com todo cudado possível e fzermos, manualmente, o planto de 100 sementes seleconadas de um mlho híbrdo, cudando para que as sementes fquem na

Leia mais

ANEXOS EDITAL PRPG 09/2017. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (Mestrado e Doutorado)

ANEXOS EDITAL PRPG 09/2017. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (Mestrado e Doutorado) ANEXOS EDITAL PRPG 09/2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (Mestrado e Doutorado) ANEXO I Calendário Anual 2017 Período: 2017.1 Matrículas: 01 a 03/03/2017 Início do trimestre:

Leia mais

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos 2 Metodologa de Medção de Rscos para Projetos Neste capítulo remos aplcar os concetos apresentados na seção 1.1 ao ambente de projetos. Um projeto, por defnção, é um empreendmento com metas de prazo, margem

Leia mais

Prova escrita: Data: 10 de dezembro de 2013 Hora: das 14:00 às 17:00 hs Local: Auditório do Laboratório de Caracterização de Materiais da UAEMa.

Prova escrita: Data: 10 de dezembro de 2013 Hora: das 14:00 às 17:00 hs Local: Auditório do Laboratório de Caracterização de Materiais da UAEMa. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Rua: Aprígio Veloso, 882 - Bloco BQ Bodocongó 58.429-140 Campina Grande PB EDITAL PRPG 038/2013 CENTRO DE CIÊNCIAS

Leia mais

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2016)

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2016) EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2016) O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: CARDIOLOGIA E CIÊNCIAS CARDIOVASCULARES (Programa) comunica

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário FII Anhanguera Educacional (FAED11)

Fundo de Investimento Imobiliário FII Anhanguera Educacional (FAED11) Informações Objeto e Perfl do Fundo A aqusção de terrenos, móves comercas ou de dretos reas a eles relatvos, para o desenvolvmento, amplação e exploração destes medante locação para o Grupo Anhanguera

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 88 8 de maio de UNIVERSIDADE DE ÉVORA. CAPÍTULO I Disposições gerais. Serviços Académicos

Diário da República, 2.ª série N.º 88 8 de maio de UNIVERSIDADE DE ÉVORA. CAPÍTULO I Disposições gerais. Serviços Académicos Dáro da Repúblca, 2.ª sére.º 88 8 de mao de 207 8625 7.7.6 Sendo excluído um canddato, por despacho do Retor da Unversdade da Bera Interor, com base no motvo referdo no número anteror, será solctado ao

Leia mais

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2016 A Coordenação

Leia mais

EDITAL 05/ PPGCEM PROCESSO DE SELEÇÃO - ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL

EDITAL 05/ PPGCEM PROCESSO DE SELEÇÃO - ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL EDITAL 05/2017 - PPGCEM PROCESSO DE SELEÇÃO - ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA O Presdente do Sndcato Naconal dos Aeronautas, no uso das atrbuções que lhe são conferdas pelo dsposto no art. 22, a do estatuto da entdade sndcal e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2019 SELEÇÃO ESPECIAL PARA DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2019 SELEÇÃO ESPECIAL PARA DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2019 SELEÇÃO ESPECIAL PARA DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC Processo Seletivo 2010 Processo de Seleção ao Programa de Pós-Graduação em Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro de Ciências Programa da Pós-Graduação em Computação Curso de Mestrado em Engenharia de Computação EDITAL N o 04/PPGComp/2017 Seleção de candidatos para o ingresso

Leia mais

EDITAL PRPG 025/2012

EDITAL PRPG 025/2012 MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Rua: Aprígio Veloso, 882 - Bloco BQ Bodocongó 58.429-140 Campina Grande PB EDITAL PRPG 025/2012 CENTRO DE TECNOLOGIA

Leia mais