JUSTA CAUSA - BREVES APONTAMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JUSTA CAUSA - BREVES APONTAMENTOS"

Transcrição

1 JUSTA CAUSA - BREVES APONTAMENTOS A enumeração das justas causas, nos artigos 482 e 483 da CLT, são taxativas, mas existem outras disposições legais, inclusive na própria CLT, que se referem a outras justas causas. Nem todo o ato faltoso caracteriza justa causa. Existem 3 (três) requisitos para que a infração venha a configurar justa causa para a demissão: gravidade, atualidade e relação causa efeito. Deve existir uma proporcionalidade entre a falta praticada e a punição aplicada. Faltas mais leves devem ser punidas com penas menos severas, com as advertências e as suspensões disciplinares. Para que seja configurada a justa causa, o ato faltoso deve estar revestido de gravidade. A desproporcionalidade pode assumir dois aspectos: rigor excessivo da pena ou benevolência da punição. No primeiro caso, o empregador corre o risco de ter a pena aplicada invalidada e ser condenado à indenização; no segundo, perde a oportunidade de punição, posto que não poderá aplicar outra punição pelo princípio do non bis in idem. A gravidade da falta deve ser avaliada objetivamente, considerando-se os fatos e as circunstâncias que envolveram a sua prática, e subjetivamente, considerando-se a personalidade do faltoso, seus antecedentes, grau de cultura, etc. Assim, objetivamente, só haverá justa causa para a despedida do empregado quando sua infração constituir uma violação séria das obrigações contratuais; subjetivamente, se resultar irremediavelmente destruída a confiança votada do empregado. A atualidade, ou a imediatidade da punição, é requisito importante. A punição deve ocorrer logo após o conhecimento da infração por aquele que tenha poderes para punir a falta, sob pena de se entender que a infração não era tão grave a ponto de impedir a continuação do contrato de trabalho. Outra exigência é a ocorrência do vínculo etiológico. É a necessidade de existir uma relação de causa e efeito entre a infração e a dispensa. Exemplifico: um empregador, em dificuldades

2 econômicas, não pode despedir o empregado, se a falta praticada não tinha a gravidade suficiente para autorizar a rescisão contratual. Dispõe a Consolidação das Leis do Trabalho CLT: ART. 482 CONSTITUEM JUSTA CAUSA PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO PELO EMPREGADOR: a) ato de improbidade; O conceito de improbidade se aproxima do de desonestidade. A doutrina e jurisprudência entendem que somente as manifestações desonestas do empregado, que atentem contra bens materiais, configuram a justa causa de improbidade. Geralmente, a improbidade esta relacionada com os crimes contra o patrimônio: furto, extorsão, receptação, apropriação indébita, etc. A simples intenção desonesta do empregado não é suficiente para configurar a justa causa, que necessita de atos exteriores, de, pelo menos, início de execução concreta do atentado. A prova robusta é necessária, em razão do seu caráter infamante, que prejudica o conceito social do empregado, mesmo fora da empresa. A improbidade, descoberta após a dispensa do empregado, não pode ser invocada, por falta de vínculo etiológico; aqueles descobertos durante o afastamento do estável, para propositura de inquérito, podem ser arrolados como falta grave. Pode motivar a justa causa mesmo quando ocorrer fora do expediente e do horário de trabalho, na atividade privada do empregado, entendendo-se que aquele que se revelou ímprobo causa um dano, ainda que em potencial, além de decair na confiança do empregador. A despedida por justa causa, como pena máxima posta à disposição do empregador para a punição do empregado, vincula-se à gravidade da falta, e a sua configuração, mediante prova robusta para se resguardar o princípio da continuidade da relação de emprego e ante o notório prejuízo

3 que causa ao empregado a atribuição de conduta faltosa a ponto de autorizar o fim do contrato de trabalho sem os consectários da rescisão sem justa causa. Empregado que faz entregas é o depositário das mercadorias, cabendo-lhe conferir ao receber e comprovar, no retorno, o repasse do que não retornou com o veículo à clientela. A falta de prestação de contas de mercadorias com valor vultoso autoriza a dispensa por justa causa. (TTRSC, publicado em ) Se a parte demandada acusa, publicamente e sem provas, a parte autora de ter cometido furto na constância da relação de trabalho, fica evidenciado a existência de dano moral a ser ressarcido, porquanto tal prática atinge bens incorpóreos do trabalhador, mormente a autoestima, a honra, a imagem e o nome. (TRTSC, publicado em ) b) incontinência de conduta ou mau procedimento; São duas causas próximas: uma, genérica, o mau procedimento; e outra, específica, a incontinência de conduta. O mau procedimento é um critério muito abrangente, que só permite a sua apuração pelo critério da exclusão, ou seja, o ato faltoso que não se enquadre em nenhuma das outras justas causas. Classificam-se nesta causa o uso do baixo calão, as intrigas e os mexericos, e as brincadeiras de mau gosto. A incontinência de conduta está ligada, direta ou indiretamente, à vida sexual. É o caso da prática de obscenidades, de libidinagem, de exibições eróticas, de masturbações e de cópulas, em desvãos, sótãos e outros locais do estabelecimento. As duas causas se fundamentam na perturbação do ambiente de trabalho. É importante o exame das condições pessoais do empregado faltoso e do ambiente de trabalho em que a infração é cometida. A gravidade deve ser mensurada de acordo com o nível de comportamento habitual, as funções e a personalidade do empregado.

4 O mau procedimento, por caracterizar uma das mais graves imputações que o empregador pode capitular como motivo ensejador da ruptura do pacto laboral que mantém com o empregado, deve ser cabalmente provado, sem deixar dúvida quanto à materialidade. A autoria e as circunstâncias do ato, pois marcará indelevelmente a vida profissional do trabalhador. (TRTSC, publicado em ). c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço; A negociação deve ser entendida como atividades do empregado, desde que praticadas habitualmente e sem a permissão do empregador, constituindo ato de concorrência à empresa ou prejudicial ao serviço, que não pode ser presumido, mas resultar provado. Ao tomar conhecimento do ato faltoso, o empregado deve ser advertido, para que não se venha a entender que houve permissão tácita. A negociação habitual tipificada como justa causa para ruptura do contrato somente se configura desde que praticada com habitualidade, sem permissão patronal e com a intenção dolosa de prejudicar o empregador. (TRTSC, publicado em 17/11/2005) d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena; A condenação do empregado não é o motivo para a dispensa por justa causa. O fundamento para a justa causa é a impossibilidade de prestação dos serviços.

5 Esta justa causa pode ser aplicada nas penas privativas da liberdade e de direitos, excluindo-se as penas corporais, pecuniárias e restritivas da liberdade. Para efeitos trabalhistas, não existe distinção entre crime e contravenção. Se houver condenação e a execução não puder ser suspensa, autoriza-se a rescisão contratual. Comprovada a prática pela autora de ato de improbidade consistente na utilização indevida e em proveito próprio de cartão de crédito de terceiro, não há como afastar a rescisão contratual motivada pela hipótese do art. 482, "a", da CLT. Para a configuração da falta funcional, torna-se irrelevante a inexistência de respectiva condenação criminal, forte em que se trata de esferas distintas e em face da independência de que gozam os ramos do Poder Judiciário. (TRTSC, publicado em ) A ausência por mais de 30 dias em virtude de ter sofrido condenação criminal transitada em julgado constitui justo motivo para a ruptura contratual (aplicação do art. 482, alínea "d", da CLT). (TRTSC, publicado em ) e) desídia no desempenho das respectivas funções; Desídia significa desleixo, preguiça, indolência, negligência, omissão, descuido, incúria, desatenção, indiferença, desinteresse, relaxamento, falta de exação no cumprimento do dever, má vontade. O empregador contrata o desenvolvimento normal de trabalho de seu empregado: nem o máximo de esforço nem o mínimo, mas a capacidade normal. Assim, a desídia consiste na falta de cumprimento da obrigação de trabalhar diligentemente. Uma só falta ocasional é insuficiente para caracterizar a desídia, salvo caso excepcional. A falta poderá não ter sido intencional, mas ser originária de outra causa, como uma indisposição passageira, um dissabor, etc.

6 Na prática, a desídia vem freqüentemente acompanhada de outras faltas, como a indisciplina e a insubordinação, numa concorrência ou seqüência de infrações. Faltas recorrentes e injustificadas sinalizam o desinteresse do trabalhador e a ausência de comprometimento com a relação de emprego. (TRTSC, publicado em ) Configura-se a desídia quando o empregado, no desempenho de suas funções, age com indiferença, desinteresse ou negligência. Se ele falta reiteradamente ao serviço, sem se justificar ao empregador, desrespeita a obrigação mais elementar do trabalhador, que é a de se apresentar para trabalhar, autorizando, assim, sua dispensa por justa causa. (TRTSC, publicado em ) f) embriaguez habitual ou em serviço; Trata-se de duas justas causas, de origem idêntica, mas de manifestações diversas: embriaguez habitual e em serviço. Não existe proporcionalidade rígida entre a quantidade de tóxico ingerida e o efeito produzido, pois vários fatores influenciam a reação de cada um, entre eles o peso, a saúde, o estado do estômago, o tempo de ingestão. A concentração alcoólica, etc. A embriaguez pode ser involuntária, fortuita ou acidental, ou voluntária. Em razão da freqüência pode ser ocasional ou habitual. E a embriaguez crônica é a forma patológica de comportamento: é a doença, que requer tratamento, e não punição. Embriaguez habitual é a que se repete todos os dias, ou todas as semanas, mais de uma vez por semana; embriaguez em serviço é aquela que se manifesta durante o expediente. Diante da natureza das atividades desenvolvidas pelo empregado motorista, ainda mais quando responsável pelo transporte de várias outras pessoas, deve-se dele exigir o

7 máximo de responsabilidade e integridade física e psíquica para o exercício de seus misteres. Assim, é absolutamente intolerável que o empregado motorista possa trabalhar embriagado, pois estará pondo em sérios e graves riscos incalculável número de pessoas. (TRTSC, publicado em ) A demonstração de que o empregado, em dia de folga, ingeriu alguma quantidade de bebida alcoólica não tem o condão de caracterizar, por si só, a embriaguez, capaz de ensejar a justa causa na forma capitulada na letra "f" do art. 482 da CLT, sob pena de estar-se admitindo intromissão abusiva do vínculo de emprego na vida pessoal do indivíduo. (TRTSC, publicado em ) g) violação de segredo da empresa; Violar não se confunde com o simples revelar. Violar, na relação de trabalho, significa divulgar ou explorar, abusivamente, causando prejuízo à empresa. O segredo a ser resguardado é o da empresa, e não o pessoal, de seu dirigente ou proprietário. O segredo deve ser importante, sob pena de a falta não se revestir de gravidade. A gravidade resulta de dois elementos: o risco acarretado à empresa e a intensidade da culpa do empregado. A revelação incompleta de segredo, incapaz de possibilitar prejuízo, não configura a justa causa, embora possa caracterizar outra falta, como a indisciplina ou o mau procedimento. O fornecimento de rol dos clientes e fornecedores a empresa concorrente constitui grave violação dos deveres funcionais, mormente os deveres de fidelidade devida ao empregador (que inclui não revelar segredos industriais ou quaisquer dados que possam permitir à concorrência, uma vantagem indevida em termos de know how ou de acesso a clientes e fornecedores) e até de colaboração, que impõe ao trabalhador dar o seu máximo para que a empresa progrida em seus objetos sociais, evidentemente dentre dos padrões correspondentes ao nível do cargo e das atribuições. Se o trabalhador, após repassar dados indevidos a terceiros, passa

8 a ser por eles empregado, resta escancarada a caracterizado do ilícito trabalhista a justificar, quantum satis, a dispensa por justa causa. (TRTSC, publicado em ) A violação de segredo da empresa encontra-se capitulada no art. 482, "g" da CLT. Trata-se de fato grave, afetando a relação do empregado com a empresa e também lesiva a terceiros, ocasionando a quebra da fidúcia indispensável à continuidade da relação de emprego. (TRTSC, publicado em ) h) ato de indisciplina ou de insubordinação; São duas justas causas, semelhantes, mas distintas. Uma genérica, a indisciplina, e outra específica, a insubordinação. Indisciplina é descumprir ordens ou determinações gerais. Insubordinação é descumprir ordens pessoais e diretas dados ao empregado. Os atos de indisciplina e insubordinação menos graves ensejam uma advertência; os mais graves, de uma suspensão, mais ou menos longa, até o despedimento. Na maioria dos casos práticos, a gravidade da falta, para a configuração da justa causa, resulta da reincidência do empregado em desobedecer a ordens, muito embora a insubordinação possa se caracterizar, eventualmente, pela recusa em cumprir uma única ordem direta, seja pela evidência da intenção, seja pela posição hierárquica do empregado, ou por outro fator importante, como o grau de incompatibilidade resultante da recusa. Embora, ordinariamente, a falta ao serviço enseje repreensão moderada, acrescida de rigor a partir da reiteração, o afastamento do obreiro de seu posto de trabalho como porteiro por 8 (oito) dias consecutivos - sem comprovação de prévia anuência patronal - quando demonstrada a existência de ordem expressa acerca do comparecimento ao serviço durante o período de férias coletivas da empresa, em escala previamente definida, representa ato de insubordinação suficiente ao desfazimento do pacto laboral por ato culposo do

9 empregado. Isso porquanto as circunstâncias que revestem o caso concreto definem os vetores de aferição da gravidade da conduta e da proporcionalidade da sanção disciplinar. (TRTSC, publicado em ) Ao empregado membro da CIPA se impõe não apenas que auxilie na implementação e fiscalização de medidas que visem preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores, como, também, que dê o exemplo cabal do cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho. Cipeiro que recusa, sistematicamente, a utilizar EPI's ou é desleixado na observância das normativas, comete falta grave, passível de dispensa por justa causa. (TRTSC, publicado em ) Tratando-se a despedida por justa causa da sanção mais extremada passível de ser infligida a um trabalhador, é imprescindível que a falta imputada seja cabal e satisfatoriamente demonstrada. Evidenciado nos autos, por meio de provas consistentes, que o obreiro incorreu em falta grave por ato de indisciplina e insubordinação, deve ser mantida a caracterização da justa causa ensejadora da ruptura contratual. (TRTSC, publicado em ) i) abandono de emprego; São três os elementos materiais imprescindíveis à caracterização do abandono de emprego, que devem coexistir: a subsistência da obrigação de prestar serviço, a ausência ininterrupta e a ausência prolongada. Abandona o emprego o trabalhador que, por incúria, deixa de se pronunciar, renunciando tacitamente à manutenção do vínculo que o ligava ao empregador. O empregador denuncia o contrato, tornando expressa a rescisão implícita determinada pelo afastamento do empregado, que somente se caracteriza diante do silêncio do empregado.

10 A inserção desta figura no rol das justas causas se justifica pela necessidade de se definir a situação do ausente, que descumpre a obrigação primordial de prestar serviços. A jurisprudência se fixou no prazo de trinta dias para a ausência caracterizadora do abandono, mas admite que o fato de assumir outro emprego, no mesmo horário do anterior, ou outras ocorrências reveladoras do intuito. O justo motivo rescisório imputado ao empregado como ensejador da ruptura contratual motivada deve ser demonstrado em Juízo de forma convincente, considerando a mácula que intrinsecamente traz à vida profissional do trabalhador a modalidade referida. (TRTSC, publicado em ) A configuração da justa causa por abandono de emprego pressupõe a existência do elemento objetivo, que é o descumprimento da obrigação principal do contrato de trabalho (prestação de serviço), e do elemento subjetivo, que é o "animus abandonandi", consubstanciado na ausência injustificada do trabalhador. Na hipótese de restar demonstrado o manifesto desinteresse de o empregado voltar a trabalhar, não há como afastar o reconhecimento da justa causa por abandono de emprego. (TRTSC, publicado em ) A imputação de infração compatível com a pena capital de extinção do contrato de trabalho deve ser cabal quanto a sua existência e inequívoca em relação a sua gravidade. Não há como reconhecer a justa causa quando o ilícito imputável ao empregado se embasa em elementos duvidosos, bem assim quando a demanda é ajuizada antes do termo do prazo legal que caracterizaria o instituto justrabalhista do abandono de emprego. (TRTSC, publicado em )

11 j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; Trata-se, a rigor, de duas justas causas: ato lesivo à honra (subjetiva) e ato lesivo à boa fama (conceito social), previstas em dois incisos legais, conforme a prática ocorra em serviço, atingindo qualquer pessoa ou ofenda superior hierárquico ou a empresa. Ato significa manifestação ou ação do empregado, seja externada por palavras (escrita ou falada), gestos ou atitudes; lesivo é o que lesa, causa dano ou lesão. Honra é o respeito próprio, o decoro e a dignidade pessoal; boa fama é a estima social, o respeito de terceiros, o conceito ou a reputação. Regra geral, são mais graves as faltas praticadas em serviço, contra a empresa ou superiores hierárquicos, e um só ato contém gravidade suficiente para justificar o despedimento. A divulgação da falta acentua sua gravidade, diminuída se a ofensa é do conhecimento de poucas pessoas, ou somente do ofendido. A ofensa dirigida a terceiros, ou a colegas, são menos graves, principalmente se praticadas fora da empresa, e somente sua repetição poderá vir a caracterizar a justa causa. Ofensas físicas não se identificam com lesões corporais. O Direito do trabalho se interessa pela ofensa em si, como: as brigas, as rixas, os desforços pessoais, os tapas, os empurrões, as cotoveladas, etc., ainda que não causem ferimentos, e até mesmo as meras tentativas. Qualquer pessoa tem o sentido de qualquer pessoa física, abrangendo colegas, superiores e inferiores hierárquicos, fregueses e terceiros.

12 A excludente da legítima defesa corresponde ao conceito penal. As ofensas físicas são legítimas se praticadas por que usa, moderadamente, dos meios necessários para repelir injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Comprovado nos autos o fato de que o trabalhador assediava moralmente outro colega de trabalho, fica configurada a hipótese prevista no art. 482, letra "j", da CLT, tendo em vista a prática da injúria (ato lesivo da honra) contra outro colega no ambiente de trabalho. (TRTSC, publicado em ) O respeito e a confiança são estruturas essenciais do contrato de trabalho. Quebrada esta base por ato lesivo da honra e boa fama praticado por um empregado contra outro, há de ser mantida a despedida por justa causa aplicada. (TRTSC, publicado em ) l) prática constante de jogos de azar. Parágrafo único - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional. Para a configuração do ilícito, no Direito do Trabalho, é imprescindível o objetivo de obter um bem economicamente apreciável e que a pratica seja reiterada e habitual. Os jogos disputados a título gratuito, recreativo, não caracterizam a justa causa. ART O EMPREGADO PODERÁ CONSIDERAR RESCINDIDO O CONTRATO E PLEITEAR A DEVIDA INDENIZAÇÃO QUANDO: a) forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato; b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo; c) correr perigo manifesto de mal considerável;

13 d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato; e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama; f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários. 1º - O empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigações legais, incompatíveis com a continuação do serviço. 2º - No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho. 3º - Nas hipóteses das letras "d" e "g", poderá o empregado pleitear a rescisão de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até final decisão do processo. Trabalho elaborado por IVALDO KUCZKOWSKI, advogado especialista em Direito Administrativo e Conselheiro de Tributos da empresa AUDICONT Contabilidade, Marcas e Patentes e Inteligência Fiscal.

JUSTA CAUSA - BREVES APONTAMENTOS

JUSTA CAUSA - BREVES APONTAMENTOS JUSTA CAUSA - BREVES APONTAMENTOS A enumeração das justas causas, nos artigos 482 e 483 da CLT, são taxativas, mas existem outras disposições legais, inclusive na própria CLT, que se referem a outras justas

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Extinção do contrato de emprego: modalidades Prof. Cláudio Freitas Extinção do contrato de emprego: modalidades - Justa causa: sistema taxativo. Artigo

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Por decisão do empregador: dispensa do empregado (resilição) Por decisão do empregado: demissão (resilição), dispensa indireta Por iniciativa de ambos: acordo (distrato)

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia DIREITO DO TRABALHO Professora: Dulcinéia CONTRATO DE TRABALHO Por prazo Indeterminado: Art. 452 CLT - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Aula 8 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA (art.483, CLT) Atos faltosos praticados pelo empregado

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista Contrato de trabalho e de emprego: formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 8 Prof. Guilherme de Luca - TÉRMINO DO

Leia mais

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador Aula 8 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. FACEBOOK: MARIA INÊS GERARDO SITE: mariainesgerardo.com.br RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Rescisão com justa causa, sem justa causa e indireta Profa. Silvia Bertani CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO término do vínculo do emprego com a extinção das obrigações para

Leia mais

MEDIDAS DISCIPLINARES CSD

MEDIDAS DISCIPLINARES CSD MEDIDAS DISCIPLINARES CSD Contrato de Trabalho Definição: contrato de trabalho é o acordo firmado entre empregado e empregador. Finalidade: o contrato de trabalho é o ato jurídico que cria a relação de

Leia mais

DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA

DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA 1 Dispensa com justa causa Classificação modalidades de rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, em virtude da prática de falta grave

Leia mais

A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA

A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA A JUSTA CAUSA A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA - deve haver uma relação de causa e efeito (nexo causal) entre a falta e a aplicação da pena - A aplicação da pena deve ser diretamente relacionado com a

Leia mais

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho?

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho? Quando ocorre a extinção de contrato de Quando houver a cessação definitiva do vínculo empregatício. Quais as hipóteses de extinção do contrato de por iniciativa do empregado ou do empregador; por culpa

Leia mais

São duas justas causas semelhantes, mas não são sinônimas. Mau procedimento é gênero do qual incontinência é espécie.

São duas justas causas semelhantes, mas não são sinônimas. Mau procedimento é gênero do qual incontinência é espécie. Com base no artigo 482 da CLT, são os seguintes atos que constituem advertência, suspensão ou justa causa para a resolução do contrato de trabalho pelo empregador: 1) Ato de Improbidade Improbidade, regra

Leia mais

JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Prof. Adeilson Freitas

JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Prof. Adeilson Freitas JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Prof. Adeilson Freitas contato@adeilsonfreitas.adv.br CONCEITO Justa causa é a forma de dispensa decorrente de ato grave praticado pelo empregado,

Leia mais

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensas

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensas Direito do Trabalho Modalidades de dispensas 1 É bastante conveniente que as situações que ensejam a justa causa possam ser provadas. Além disso, no tocante às penalidades (advertências, suspensão e mesmo

Leia mais

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador Aula 5 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. FACEBOOK: MARIA INÊS GERARDO SITE: mariainesgerardo.com.br RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA

Leia mais

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensa

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensa Direito do Trabalho Modalidades de dispensa 1 Pedido de demissão Dispensa sem justa causa Dispensa por justa causa Rescisão indireta por culpa do empregador 2 Pedido de Demissão Pedido de demissão: ato

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho Instituições de Direito Público e Privado Parte XVI Contrato de Trabalho 1. Contrato de Trabalho Conceito ... contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, pelo qual uma pessoa física

Leia mais

Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa

Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa Assim como existem empresas que ferem e não cumprem direitos trabalhistas na outra ponta há colaboradores que quebram regras e causam desconforto

Leia mais

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V. Prof. Cláudio Freitas DIREITO do TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V Prof. Cláudio Freitas - Extinção contratual e seus efeitos - Extinção contrato prazo determinado Art. 6º. Durante os contratos previstos

Leia mais

EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA

EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA Texto de Vanessa Ferrari Teixeira - estagiária de Direito Tendo em vista a alta incidência de funcionários embriagados em serviço em obras de construção civil, segue

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Término do contrato de trabalho Prof. Hermes Cramacon Resilição do contrato de trabalho Uma ou ambas as partes resolvem, sem justo motivo, romper o pacto laboral. Dispensa sem justa

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA Profa. Dra. Silvia Bertani silviabertani@gmail.com Esta produção é de apoio à disciplina Direito Empresarial e Trabalhista e não tem o objetivo de ser um material de referência

Leia mais

Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa

Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa O QUE É JUSTA CAUSA? Justa Causa é todo ato faltoso, que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando impossível ou muito

Leia mais

Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. SUMÁRIO Dispensa sem justa causa Dispensa por justa causa Rescisão indireta

Leia mais

Rescisão do Contrato de. Trabalho

Rescisão do Contrato de. Trabalho Direito do Trabalho Rescisão do Contrato de Trabalho Rescisão do Contrato de Trabalho Termo utilizado para definir as extinções dos contratos de trabalho. Rescisão do Contrato de Trabalho A rescisão poderá

Leia mais

PENALIDADES TRABALHISTAS

PENALIDADES TRABALHISTAS PENALIDADES TRABALHISTAS O empregador tem o comando da empresa e das relações de emprego. Assim sendo, possui a faculdade de aplicar penalidades trabalhistas aos empregados que NÃO cumprirem com as obrigações

Leia mais

OCP-PSGI-009 Procedimento de Consequências Rev.01 01/12/2017

OCP-PSGI-009 Procedimento de Consequências Rev.01 01/12/2017 Nº da revisão Item Descrição Data 00 Primeira Emissão 25/08/2017 01 5 Revisão do item 01/12/2017 1 1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 1.1 Gerais Formalizar o processo de aplicação de Medida Disciplinar

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO. Antero Arantes Martins

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO. Antero Arantes Martins EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO Antero Arantes Martins Introdução. Modalidades de rescisão. Rescisão por iniciativa do empregador Dispensa Arbitrária x dispensa sem

Leia mais

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO Introdução Nos termos do art. 2o da CLT, o empregador é quem admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Podemos observar que o empregador dirige o empregado, pois

Leia mais

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. Júlio César Zanluca

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. Júlio César Zanluca RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO Júlio César Zanluca Justa causa é todo ato faltoso do empregado que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 PODER DE DIREÇÃO DO EMPREGADOR É aquele que autoriza o empregador a organizar, controlar e disciplinar a prestação de serviços pelo empregado (Art. 2º

Leia mais

Justa Causa pelo Empregador Requisitos Atos Faltosos Justa Causa x Estabilidade. Setembro 2014

Justa Causa pelo Empregador Requisitos Atos Faltosos Justa Causa x Estabilidade. Setembro 2014 Justa Causa pelo Empregador Requisitos Atos Faltosos Justa Causa x Estabilidade Setembro 2014 Carlos Alexandro Scwinzekel Advogado Especialista em Direto do Trabalho Especialista em Auditoria Trabalhista

Leia mais

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER?

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? Aline Minela Schmitt Advogada OAB/SC nº 26.029 Ana Paula Belem Veiga Advogada OAB/SC nº 48.671 Justa Causa, quando aplicar? Trata-se de uma

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II 17/09/2011. Convenção nº 158 da OIT (sobre a extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregador).

DIREITO DO TRABALHO II 17/09/2011. Convenção nº 158 da OIT (sobre a extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregador). DIREITO DO TRABALHO II 17/09/2011. EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO ou CESSAÇÃO são formas que põe fim ao contrato. Convenção nº 158 da OIT (sobre a extinção do contrato de trabalho por iniciativa

Leia mais

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA Le f is c L e g i s l a c a o F i s c a l CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Como funciona a nova forma de demissão. Lei /2017. Sindiquímicos sindiquimicos.org.br

REFORMA TRABALHISTA. Como funciona a nova forma de demissão. Lei /2017. Sindiquímicos sindiquimicos.org.br REFORMA TRABALHISTA Lei 13.467/2017 Como funciona a nova forma de demissão SEM JUSTA CAUSA 8 Antes e com a reforma: as regras não mudam n O empregado tem direito ao pagamento da multa de 40% do saldo do

Leia mais

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho E OUTROS TEMAS Suspensão Não há pagamento de salário Exemplo: Acidente de trabalho e serviço militar: suspenso o contrato de trabalho. Paga-se

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS Março/2018 Código de Ética e Conduta 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS DEVE:...

Leia mais

O contrato de trabalho

O contrato de trabalho Contrato de trabalho Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani O contrato de trabalho Contrato de trabalho: uma definição O contrato individual de trabalho é o acordo ou ajuste de vontades, pelo qual

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Lidiane Duarte Nogueira Advogada

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Lidiane Duarte Nogueira Advogada TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Lidiane Duarte Nogueira Advogada Dos motivos que levam ao término o contrato de trabalho,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A cessação do contrato de trabalho é o término do referido negócio jurídico, ou seja, o fim da relação jurídica de emprego.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I

DIREITO DO TRABALHO I DIREITO DO TRABALHO I AULA 12 Prof. Alisson de Sousa Dias prof.asdias@gmail.com A extinção do contrato de trabalho pode ocorrer por alcance do prazo determinado; por culpa do empregado ou do empregador;

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista : formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 9 Prof. Guilherme de Luca - RESCISÃO INDIRETA ART. 483 DA CLT - RESCISÃO

Leia mais

MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR. Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial

MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR. Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial 1ª Edição Fevereiro, 2015 2ª Edição Outubro, 2017 ALEXANDRA DA SILVA CANDEMIL Advogada trabalhista,

Leia mais

RESOLUÇÃO. Justa causa

RESOLUÇÃO. Justa causa Aula 4 Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. Conteúdo Programático desta aula Requisitos Justa causa Rescisão indireta Culpa recíproca RESOLUÇÃO Rompimento do contrato por inexecução

Leia mais

ROTINAS TRABALHISTAS

ROTINAS TRABALHISTAS Page 1 of 7 PÁGINA INICIAL ROTINAS TRABALHISTAS DE DURAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO Carta de Advertência Entenda-se por advertência a ação de advertir, nos seus sentidos de censurar, chamar a atenção, verbalmente

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II. Professor Doutor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II. Professor Doutor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta.

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. a) O adiantamento da gratificação natalina deve ser pago no mesmo mês para todos os empregados da empresa,

Leia mais

Art CONSTITUEM JUSTA CAUSA PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO PELO EMPREGADOR:

Art CONSTITUEM JUSTA CAUSA PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO PELO EMPREGADOR: Art. 482 - CONSTITUEM JUSTA CAUSA PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO PELO EMPREGADOR: a) ato de improbidade; b) incontinência de conduta ou mau procedimento; c) negociação habitual por conta própria

Leia mais

DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE

DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE 1 DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE RAMOS, K. C. M. Resumo: A demissão do obreiro por justa causa ocorre com bastante frequência no meio ambiente do trabalho, ensejando a posterior

Leia mais

DECRETO , DE 13 DE MARÇO DE 1974

DECRETO , DE 13 DE MARÇO DE 1974 DECRETO 73.841, DE 13 DE MARÇO DE 1974 Regulamenta a Lei 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 81,

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Ética e Legislação Profissional Assunto: Legislação Trabalhista/Construção Civil Prof.

Leia mais

UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO

UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 279 - O Regime Disciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro é regido pelas normas especificadas neste

Leia mais

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 1974.

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 1974. DECRETO Nº 73.841, DE 13 DE MARÇO DE 1974. Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o

Leia mais

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário.

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. DECRETO Nº 73.841, DE 13 DE MARÇO DE 1974. Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o

Leia mais

DIREITOS TRABALHISTAS

DIREITOS TRABALHISTAS 1 DIREITOS TRABALHISTAS Extinção do contrato de trabalho é o fim da relação jurídica de trabalho entre empregado e empregador, derivada de várias causas, com a extinção das obrigações entre as partes contratantes.

Leia mais

Bem vindos! Rafael Lara Martins. (62)

Bem vindos! Rafael Lara Martins. (62) Bem vindos! rafael.lara@rodovalho.com.br (62) 3281-0606 Rafael Lara Martins Advogado; presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho-IGT; bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás-UFG

Leia mais

Fórum de Assuntos Trabalhistas São José dos Campos/SP

Fórum de Assuntos Trabalhistas São José dos Campos/SP Fórum de Assuntos Trabalhistas São José dos Campos/SP JURISPRUDÊNCIA JUSTA CAUSA. DESÍDIA. FALTAS REITERADAS E INJUSTIFICADAS COM APLICAÇÃO DE PUNIÇÕES PROPORCIONAIS. RECONHECIMENTO. Tratando-se da pena

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS LETÍCIA STACHOWSKI FORMANSKI

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS LETÍCIA STACHOWSKI FORMANSKI UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS LETÍCIA STACHOWSKI FORMANSKI RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO: COM FOCO NA DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA CRICIÚMA 2013 LETÍCIA STACHOWSKI

Leia mais

PALAVRA CHAVE: rescisão indireta; culpa do empregador; demissão do empregado sem justa causa.

PALAVRA CHAVE: rescisão indireta; culpa do empregador; demissão do empregado sem justa causa. DESPEDIDA INDIRETA - FALTA GRAVE DO EMPREGADOR JOANA D'ARC DA SILVEIRA ZACCHI E SILVA Advogada Especialista em Processo Civil Docente no Curso de Direito da UNILAGO RESUMO: O presente estudo pretende abordar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DAS FACULDADES ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DAS FACULDADES ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000 CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DAS FACULDADES ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000 RESOLUÇÃO nº 07/2012, de 09 de janeiro de 2012. Dispõe sobre as sanções disciplinares,

Leia mais

Art. 1º - Ficam criados os cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde, nos terem desta Lei.

Art. 1º - Ficam criados os cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde, nos terem desta Lei. LEI nº 455/2008 de 22 de dezembro de 2008. "Dispõe sobre a criação de Cargos Públicos de Agente Comunitário de Saúde, com requisitos, atribuições e competências e dá outras providências". A PREFEITA MUNICIPAL

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas (Aula 3) Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Alteração do contrato 1. Complete a frase: A mudança

Leia mais

CÓDIGO DE GESTÃO DISCIPLINAR

CÓDIGO DE GESTÃO DISCIPLINAR CÓDIGO DE GESTÃO DISCIPLINAR 1. Objetivos Definir os critérios e procedimentos a serem adotados na gestão de consequências, quando da ocorrência de alguma irregularidade disciplinar, desempenho insatisfatório,

Leia mais

Aula 7 Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca.

Aula 7 Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. Aula 7 Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. Conteúdo Programático desta aula Requisitos Justa causa Rescisão indireta Culpa recíproca 1 RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Poder de direção do empregador e a dispensa por justa causa Angelita Inacio de Araujo As relações sociais sofrem constantes interações, o que implica na possibilidade de choque de

Leia mais

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP www.trilhante.com.br 1. Penalidades, extinção da punibilidade e providências preliminares Servidores Públicos Considera-se agente público todo aquele que

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO CONCEITO

ACIDENTE DO TRABALHO CONCEITO ACIDENTE DO TRABALHO CONCEITO Conceitua-se o Acidente de Trabalho como o acidente que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, mesmo não sendo a causa única, que provoque lesão corporal

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO TÍTULO V

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO TÍTULO V FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR Colombo 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 207º - Por regime disciplinar se entende o conjunto de normas de conduta que devem ser

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II material 7

DIREITO DO TRABALHO II material 7 DIREITO DO TRABALHO II material 7 (Lázaro Luiz Mendonça Borges) 7. SEGURO-DESEMPREGO 7.1. Previsão legal: - Constituição Federal artigo 7º, inciso II; artigo 201, inciso III; artigo 239. - Lei nº 7.998/1990,

Leia mais

A JUSTA CAUSA COMO FUNDAMENTO PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

A JUSTA CAUSA COMO FUNDAMENTO PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A JUSTA CAUSA COMO FUNDAMENTO PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO GARCIA, R. A. C¹, FARIA, M.², ZAMQUIM JUNIOR, J.W. 3 1 Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar - Universidade Federal

Leia mais

Código de Conduta Interno

Código de Conduta Interno Código de Conduta Interno ALTERAÇÕES: ÚLTIMA(s) ALTERAÇÃO(s) DATA Incorporação das notas 1 e 2, no texto do Código de Conduta, 27/09/2018 sob itens 9 (repúdio ao trabalho infantil) e 2 i (cláusula de confidencialidade).

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Dano Moral / Assédio Moral Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho,

Leia mais

Direito Administrativo. Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal

Direito Administrativo. Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal Direito Administrativo Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal Deveres Responsabilidades Acumulação Proibições/Penalidades Deveres Em relação à legalidade Observar normas legais

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Penalidades Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1994 CAPÍTULO V DAS PENALIDADES Art.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Continuidade aula anterior Sonia Soares

DIREITO DO TRABALHO. Continuidade aula anterior Sonia Soares DIREITO DO TRABALHO Continuidade aula anterior Sonia Soares I) Abandono de Emprego: Ausência reiterada ao trabalho + Animus de não retornar: Critério subjetivo. Jurisprudência alterou para critério objetivo

Leia mais

ELEONORA SOARES DINIZ, FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

ELEONORA SOARES DINIZ, FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI N 116/2009 DE 20 DE ABRIL DE 2009. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS CARGOS PÚBLICOS DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E DE AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 Dispensa indireta. Dano Moral. Outras modalidades de extinção do contrato de trabalho A despedida indireta Considera-se despedida indireta a falta grave praticada pelo empregador

Leia mais

Responsabilidade Civil. Paula Ferraz 2017

Responsabilidade Civil. Paula Ferraz 2017 Responsabilidade Civil Paula Ferraz 2017 O que é Responsabilidade Civil? O fundamento legal dessa obrigação encontra-se amparado no Novo Código Civil Brasileiro Lei n.º 10.406 de 10/01/2012, vigente a

Leia mais

Bons motivos para Justa Causa

Bons motivos para Justa Causa Bons motivos para Justa Causa Havendo irregularidade praticada pelo empregado, durante a relação de emprego, o empregador certamente poderá dispensá-lo por justa causa. Tal dispensa acarreta indenização

Leia mais

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Improbidade Administrativa Clovis Feitosa IMPROBIDADE

Leia mais

Estabelece medidas relativas aos escreventes, auxiliares e fiéis dos cartórios não oficializados.

Estabelece medidas relativas aos escreventes, auxiliares e fiéis dos cartórios não oficializados. LEI N. 5299, DE 14 DE ABRIL DE 1959 Estabelece medidas relativas aos escreventes, auxiliares e fiéis dos cartórios não oficializados. A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo decreta e eu, Ruy de

Leia mais

CRIMES DE TRÂNSITO I

CRIMES DE TRÂNSITO I Crimes de Trânsito I LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO CRIMES DE TRÂNSITO I Neste curso, vamos trabalhar os crimes de trânsito previstos na Lei n. 9.503/1997. DOS CRIMES DE TRÂNSITO (ARTS. 291 AO 312 DO CTB) Art.

Leia mais

PARTE 2. Rescisão por iniciativa do empregado

PARTE 2. Rescisão por iniciativa do empregado PARTE 2 Rescisão por iniciativa do empregado Pedido de demissão Com justa causa do empregador (Rescisão Indireta) Aposentadoria (OJ. 177, SDI-1, TST) Sonia Soares Iniciativa do Empregado. Pedido de Demissão.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA PROCESSO TRT - ROPS-0012160-08.2017.5.18.0011 RELATOR : DESEMBARGADOR ELVECIO MOURA DOS SANTOS RECORRENTE : ASSOCIACAO

Leia mais

Ponto 9 do plano de ensino

Ponto 9 do plano de ensino Ponto 9 do plano de ensino Concurso formal e material de crimes. Vedação ao concurso formal mais gravoso. Desígnios autônomos. Crime continuado: requisitos. Erro na execução. Resultado diverso do pretendido.

Leia mais

Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio

Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio 3º Fórum Nacional de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 7 Prof. Thamiris Felizardo -Advertência - ausentar-se do serviço durante o expediente,

Leia mais

DA OBRIGAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SOBRE O USO DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO

DA OBRIGAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SOBRE O USO DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO DA OBRIGAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SOBRE O USO DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO A utilização dos equipamentos de proteção individual de trabalho pelos funcionários é objetivamente necessária à proteção de riscos capazes

Leia mais

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO Prof. Dr. Marco Aurelio Guimarães Art. 159 "Aquele que por ação ou omissão voluntária ou involuntária, negligência, ou imprudência violar direito ou

Leia mais

Código Disciplinar. Janeiro / 2018 V. 001/2018

Código Disciplinar. Janeiro / 2018 V. 001/2018 Código Disciplinar Janeiro / 2018 V. 001/2018 Código Disciplinar - Versão 001/2018 1 SUMÁRIO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... art. 1º CAPÍTULO I Seção I Das Obrigações... art. 5º Seção II Das Proibições...

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes Direito Penal Art. 130 e Seguintes Artigos 130 e 131 Perigo de Contágio Venéreo (Art. 130) e Perigo de Contágio de Moléstia Grave (Art. 131) - Crimes de perigo individual (e não de perigo comum); - A consumação

Leia mais

Extinção do Contrato de trabalho. Paula Freire Direito do Trabalho

Extinção do Contrato de trabalho. Paula Freire Direito do Trabalho Extinção do Contrato de trabalho Paula Freire Direito do Trabalho Contrato de trabalho e sua extinção: Normal ou anormal. Normal ocorre quando se dá o termo final do contrato por prazo determinado. Não

Leia mais

2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos

2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos DIREITO DO TRABALHO 2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos 1 - Para que a empresa possa receber o profissional com o perfil adequado, existe o recurso do contrato de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 8 Profª. Liz Rodrigues Art. 8º, VIII, CF/88: é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de

Leia mais