TEMA-PROBLEMA A comunicação e a construção do indivíduo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEMA-PROBLEMA A comunicação e a construção do indivíduo"

Transcrição

1 TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo Comunicação communicare pôr em comum, estar em relação com os outros, conviver. Tal implica que os indivíduos em comunicação possuam a mesma linguagem, pois, caso contrário, não se entenderão e não haverá compreensão. Logo, a comunicação é fundamental para o estabelecimento de uma relação interpessoal. Sempre que duas ou mais pessoas se encontram estabelecese, entre elas algum tipo de comunicação. Todo o comportamento é comunicativo.

2 TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo COMUNICAÇÃO Condição necessária da vida humana e da ordem social (impossibilidade de não comunicar) O ser humano, desde o início da sua vida, adquire as regras da comunicação que irão influenciar o seu processo de interacção OBSTÁCULOS DIFERENÇAS ENTRE OS INDIVÍDUOS - CULTURAIS - PSICOLÓGICAS E SOCIAIS CÓDIGOS DE COMUNICAÇÃO DIFERENTES COMUNICAÇÃO VERBAL (LÍNGUA) E NÃO VERBAL Indivíduos estão integrados em grupos sociais diferentes (classes sociais, famílias, etc.)

3 Para que a comunicação seja eficaz, é necessário que haja algo em comum naquilo que é conhecido ou foi vivenciado pelos indivíduos que participam num determinado processo de comunicação. Quando não existem, ou existem poucos, elementos comuns nas suas experiências de vida, as possibilidades de comunicação entre dois indivíduos são limitadas. Tal é o resultado das diferenças individuais de ordem sociocultural. A língua materna constitui um dos principais elementos da cultura humana e a sua aprendizagem evolui com o decorrer do processo de desenvolvimento. Indivíduos pertencentes a outras culturas, para além de poderem não falar o mesmo idioma, poderão atribuir significados diferentes à comunicação não verbal.

4 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO - CARATERÍSTICAS EMISSOR CODIFICAÇÃO CANAL DESCODIFICAÇÃO RECEPTOR FEEDBACK EMISSOR - emite a informação, codificando-a. MENSAGEM verbal (oral ou escrita) ou não verbal (imagens, sinais, etc.). ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO RECETOR recebe e descodifica a mensagem. CANAL DE TRANSMISSÃO meio que põe em contacto o emissor e o recetor. CONTEXTO relações entre os indivíduos que estabelecem a comunicação, as suas caraterísticas pessoais e as condições em que esta se processa (espaço e tempo).

5 CODIFICAÇÃO DAS MENSAGENS MENSAGENS são codificadas SÍMBOLOS Significado Significante SIGNO Conjunto de signos e de regras da sua utilização - CÓDIGO Pode assumir duas formas: - VERBAL (linguagem) - NÃO VERBAL (gestos, mímica, etc.)

6 Comunicação sistema de estímulos e respostas - INTENCIONAL - NÃO INTENCIONAL - não depende, muitas vezes, da intenção do sujeito que comunica COMUNICAÇÃO - NÃO É UNIDIRECCIONAL (não é de sentido único, ou seja, tem uma retroacção do receptor para o emissor) - NÃO É LINEAR (troca e interacção entre o emissor e o receptor)

7 LÓGICA Ciência que se ocupa da estrutura formal do pensamento - pensamento discursivo ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO Poderá contribuir para os indivíduos melhorarem as suas competências nos domínios do pensamento e da comunicação ARGUMENTOS Afirmações misturadas e relacionadas umas com as outras, em que uma delas é a CONCLUSÃO e as outras são as PREMISSAS. As premissas, quando o argumento está correcto, são as razões que apoiam a conclusão.

8 LÓGICA Logos Razão, pensamento, discurso, argumento Estudo das inferências ou argumentos válidos

9 OBJETIVOS DA LÓGICA A lógica apresenta-se como um importante instrumento para estruturar o nosso pensamento, para distinguirmos os argumentos válidos (corretos) dos inválidos (incorretos). A lógica permite-nos: Distinguir os argumentos válidos dos inválidos. Compreender por que razão alguns argumentos são corretos e outros não. Evitar cometer erros na argumentação. Construir bons argumentos.

10 PRINCÍPIOS LÓGICOS A lógica está associada ao pensamento e ao discurso, assentando em três princípios que devem reger a coerência do pensamento. Procura estudar as formas de raciocínio e as suas leis, abstraindo-se de qualquer conteúdo material. Princípio da identidade uma coisa é o que é (A é A) Princípio da não contradição uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo e segundo a mesma relação. Princípio do terceiro excluído uma coisa pode ser ou então não ser, não existindo uma terceira alternativa.

11 RACIOCÍNIO LÓGICO Pensamento Linguagem Conceito termo Juízo proposição Raciocínio argumento / inferência

12 VALIDADE DOS ARGUMENTOS Um raciocínio pode ser: 1 Válido mas não verdadeiro Todos os seres que nadam são peixes (premissa falsa) Todos os homens nadam (premissa falsa) Todos os homens são peixes (conclusão falsa) Trata-se de um raciocínio formalmente válido (cumpre os princípios lógicos) mas materialmente falso.

13 VALIDADE DOS ARGUMENTOS Um raciocínio pode ser: 2 Não válido / inválido mas verdadeiro Ex: Nenhum computador é animal (premissa verdadeira) Nenhum homem é computador (premissa verdadeira) Nenhum homem é animal (conclusão verdadeira). Isoladamente cada proposição é verdadeira mas o raciocínio não é válido pois não há nenhuma relação de conveniência afirmada entre as premissas.

14 VALIDADE DOS ARGUMENTOS Um raciocínio pode ser: 3 Inválido e falso Ex. Todos os futebolistas são morenos (premissa falsa) Nenhum jovem é futebolista (premissa falsa) Todos os jovens são morenos (conclusão falsa) Cada proposição tomada isoladamente é falsa; o encadeamento formal do raciocínio também não é válido.

15 VALIDADE DOS ARGUMENTOS Um raciocínio pode ser: 4 Válido e verdadeiro raciocínio sólido / forte Ex: Todos os homens são mortais (premissa verdadeira) António é homem (premissa verdadeira) António é mortal (conclusão verdadeira) Trata-se de um raciocínio cujas premissas consideradas isoladamente são verdadeiras, bem como válido do ponto de vista formal.

16 VERDADE / VALIDADE DOS ARGUMENTOS ASSIM: As proposições são: verdadeiras ou falsas, conforme estejam ou não de acordo com a realidade. Os argumentos são: válidos ou inválidos de acordo com a forma, isto é, com o modo como as proposições estão encadeadas e organizadas, de acordo com o nexo lógico estabelecido entre as premissas e a conclusão.

17 QUALIDADE E QUANTIDADE DAS PROPOSIÇÕES As proposições diferem entre si pela qualidade e pela quantidade. Qualidade: podem ser afirmativas ou negativas. Quantidade: podem ser universais ou particulares. Universal afirmativa (A) Todo o S é P -Afirmo Universal negativa (E) Nenhum S é P - nego Particular afirmativa (I) Algum S é P - afirmo Particular negativa (O) Algum S não é P - NegO

18 DISTRIBUIÇÃO DOS TERMOS Tipos de proposição Sujeito Predicado A Distribuído Não distribuído E Distribuído Distribuído I Não distrib. Não distribuído O Não distrib. Distribuído

19 DISTRIBUIÇÃO DOS TERMOS Exemplificando: Tipo A Universal afirmativa Os gatos são mamíferos; sujeito distribuído. Predicado não distribuído, pois o termo mamífero está tomado em sentido particular (os gatos são alguns dos mamíferos, não esgotam a classe dos mamíferos. Tipo E Universal negativa Nenhum planeta é asteróide; sujeito distribuído; predicado distribuído, pois os planetas estão completamente excluídos do universo dos asteróides.

20 DISTRIBUIÇÃO DOS TERMOS Tipo I Particular afirmativa alguns jovens são estudiosos; sujeito não distribuído; predicado não distribuído, pois a classe dos estudiosos não engloba apenas os jovens, mas também outras pessoas. Tipo O Particular negativa alguns alunos não são aplicados; sujeito não distribuído; predicado distribuído, pois dizemos que alguns alunos estão excluídos, não fazem parte de todo o universo dos aplicados.

21 O silogismo categórico Silogismo forma de inferência dedutiva composta por: três proposições categóricas, sendo a terceira a conclusão consequência lógica das duas primeiras as premissas. três termos: um médio e dois extremos designados por maior e menor.

22 O silogismo categórico O termo médio repete-se nas premissas, mas não aparece na conclusão. Constitui o elo de ligação entre as duas premissas, possibilitando que se extraia uma conclusão. Além do termo médio, o outro termo que aparece na primeira premissa premissa maior chama-se termo maior; o que aparece na segunda premissa premissa menor designa-se termo menor. O termo maior é o predicado da conclusão; o termo menor é o sujeito da conclusão.

23 O silogismo categórico Exemplificando: Todos os homens são mortais premissa maior Os portugueses são homens premissa menor Os portugueses são mortais - conclusão Termo médio (M): homens (aparece nas premissas mas não na conclusão). Termo maior(p): mortais (é o predicado da conclusão). Termo menor (S): portugueses (é o sujeito da conclusão).

24 Regras do silogismo Para que um silogismo possa ser considerado válido tem obrigatoriamente de respeitar todas as suas regras. Regras Regras dos termos (4) dos Regras das proposições (4) silogismos

25 Regras do silogismo 1ª regra dos termos - Um silogismo deve ter apenas três e só três termos. Ex: Os pés têm dedos As mesas têm pés O cão ladra O cão é uma constelação Logo, as mesas têm dedos. Logo, uma constelação ladra Silogismos inválidos - os termos médio pés e cão, respetivamente, aparecem, com duplo sentido pelo que, na prática, os silogismos têm quatro termos.

26 Regras do silogismo 2ª regra dos termos - O termo médio não pode entrar na conclusão Ex. Todos os vermes são invertebrados Alguns animais são vermes Logo, os vermes são invertebrados Silogismo inválido - o termo médio vermes relaciona invertebrados e animais, não fazendo sentido aparecer na conclusão.

27 Regras do silogismo 3ª regra dos termos o termo médio deve ser tomado, pelo menos uma vez, em toda a sua extensão, isto é, de modo universal. Ex: Alguns portugueses são desonestos Alguns portugueses são advogados Logo, os advogados são desonestos Silogismo inválido o termo médio portugueses está tomado em sentido particular nas duas premissas.

28 Regras do silogismo 4ª regra dos termos nenhum termo pode ser mais extenso na conclusão do que nas premissas. Ex: Algumas praias são fantásticas Algumas praias são paradisíacas Logo, o que é paradisíaco é fantástico Silogismo inválido o termo menor paradisíaco está em sentido particular na premissa (não distribuído) e em sentido universal na conclusão (distribuído). A conclusão afirma mais do que as premissas permitem, o que o torna inválido.

29 Regras do silogismo 1ª regra das proposições de duas premissas negativas nada se pode concluir. Ex: Nenhum fruto é saboroso Nenhum vegetal é fruto Logo, nenhum vegetal é saboroso. Silogismo inválido os termos maior e menor não têm qualquer relação de conveniência com o termo médio, pelo que não se pode inferir que tenham ou não qualquer relação entre si. O termo médio não funciona como médio, como mediador.

30 Regras do silogismo 2ª regra das proposições de duas premissas afirmativas não se pode inferir uma conclusão negativa. Ex: Todos os atletas são ativos Os judocas são ativos Logo, nenhum judoca é ativo. Silogismo inválido a conveniência afirmada nas premissas não pode ser negada na conclusão. Nota: há aqui outras regras infringidas. Quais?

31 Regras do silogismo 3ª regra das proposições a conclusão segue sempre a parte mais fraca (se uma das premissas for particular a conclusão terá de ser particular; se uma das premissas for particular negativa a conclusão terá de ser particular negativa; se uma das premissas for negativa a conclusão terá de ser negativa). Ex: Algumas motos são velozes Alguns Porsches são velozes Logo, todos os Porsches são motos Que outras regras infringe este silogismo?

32 Regras do silogismo 4ª regra das proposições de duas premissas particulares nada se pode concluir. Ex: Alguns empresários são mecenas Alguns traficantes são empresários Logo, alguns traficantes são mecenas. Silogismo inválido sendo as duas premissas particulares, o termo médio não se encontra distribuído.

33 VERDADE E VALIDADE ARGUMENTOS Conjunto de PROPOSIÇÕES que estabelecem uma relação, afirmativa ou negativa, entre conceitos Verdadeiras ou Falsas Não se pode afirmar que são verdadeiros ou falsos. Podem ser VÁLIDOS OU INVÁLIDOS, mas não podem ser verdadeiros nem falsos. A lógica não se interessa pelo problema da verdade, mas sim pela correção da argumentação e pela construção de argumentos bons e sólidos.

34 SILOGISMO Forma padronizada de apresentar um argumento Universal afirmativa ou negativa Particular afirmativa ou negativa TRÊS PROPOSIÇÕES DUAS PREMISSAS (maior e menor) UMA CONCLUSÃO TRÊS TERMOS: maior, médio e menor Surge na premissa maior e é predicado da conclusão. Só surge nas premissas. Surge na premissa menor e é sujeito da conclusão.

35 ARGUMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO ARGUMENTAÇÃO DEMONSTRAÇÃO Depende do público e desenvolve-se em torno de temas polémicos Não exige um público para ser concretizada e é utilizada em temas de natureza científica. Discurso argumentativo é utilizado para persuadir alguém que, à partida, não partilha os mesmos pontos de vista. - Desenvolve-se em função de um destinatário (auditório) -Tendo de ter-se em atenção:. A pessoa enquanto orador (inspirar confiança na audiência). O conteúdo e a forma do discurso

36 FORMA E CONTEÚDO DO DISCURSO ASPETOS FORMAIS DO DISCURSO ESTRUTURA DO DISCURSO - Encadeamento lógico - Prever possíveis objecções à tese Duração e/ou extensão do discurso Forma de apresentação CONTEÚDO DO DISCURSO LÓGICOS ARGUMENTOS FACTUAIS Quase-lógicos, baseados na estrutura do real ou que fundam a estrutura do real.

37 DISCURSO ARGUMENTATIVO E PERSUASÃO DISCURSO ARGUMENTATIVO PERSUASIVO Impõe-se através da razão, da imaginação ou da emoção, influencia as pessoas, alterando pontos de vista e opiniões e produzindo as mudanças desejadas. Atualmente, a arte de persuadir tornou-se mais complexa e sofisticada. Novas técnicas de persuasão Novos agentes (marketing, relações públicas, técnicas de mercado, etc.).

2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO

2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO 2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO 1. A comunicação- O conceito 2. Comunicação e meio envolvente 2.1 Diferenças culturais 2.2 Diferenças psico-sociais 3. O processo de comunicação-características

Leia mais

ÍNDICE. Bibliografia CRES-FIL11 Ideias de Ler

ÍNDICE. Bibliografia CRES-FIL11 Ideias de Ler ÍNDICE 1. Introdução... 5 2. Competências essenciais do aluno... 6 3. Como ler um texto... 7 4. Como ler uma pergunta... 8 5. Como fazer um trabalho... 9 6. Conteúdos/Temas 11.º Ano... 11 III Racionalidade

Leia mais

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Filosofia - 11º A

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Filosofia - 11º A Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 2011-2012 Filosofia - 11º A Silogismo 12/10/11 Silogismo categórico Premissa maior Todo o gato é mamífero Premissa menor Os siameses são gatos Conclusão

Leia mais

Resumo de Filosofia. Preposição frase declarativa com um certo valor de verdade

Resumo de Filosofia. Preposição frase declarativa com um certo valor de verdade Resumo de Filosofia Capítulo I Argumentação e Lógica Formal Validade e Verdade O que é um argumento? Um argumento é um conjunto de proposições em que se pretende justificar ou defender uma delas, a conclusão,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIO DE MOURO EXERCÍCIOS DE LÓGICA - INSTRUÇÕES GERAIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIO DE MOURO EXERCÍCIOS DE LÓGICA - INSTRUÇÕES GERAIS EXERCÍCIOS DE LÓGICA - INSTRUÇÕES GERAIS Caro aluno, Vai encontrar aqui um conjunto de exercícios de lógica cujo objetivo é facilitar-lhe o estudo autónomo. Estes exercícios irão estar disponíveis num

Leia mais

Breve Resumo das Regras do Silogismo Aristotélico. Paulo Margutti FAJE

Breve Resumo das Regras do Silogismo Aristotélico. Paulo Margutti FAJE Breve Resumo das Regras do Silogismo Aristotélico Paulo Margutti FAJE Para que um argumento em forma silogística seja válido, ele deve obedecer a um conjunto de regras mais ou menos intuitivas, que são

Leia mais

RACIOCÍNIO ANALÍTICO COMUNICAÇÃO EFICIENTE DE ARGUMENTOS - LINGUAGEM- Professor Josimar Padilha

RACIOCÍNIO ANALÍTICO COMUNICAÇÃO EFICIENTE DE ARGUMENTOS - LINGUAGEM- Professor Josimar Padilha RACIOCÍNIO ANALÍTICO COMUNICAÇÃO EFICIENTE DE ARGUMENTOS - LINGUAGEM- Professor Josimar Padilha I SENTENÇAS Expressão de um pensamento completo. São compostas por um sujeito (algo que se declara) e por

Leia mais

COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 1 ANO - filosofia. Profº: TONHÃO Disciplina: FILOSOFIA Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 1 ANO - filosofia. Profº: TONHÃO Disciplina: FILOSOFIA Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 1 ANO - filosofia 65 Profº: TONHÃO Disciplina: FILOSOFIA Aluno (a):. No. ROTEIRO DE RECUERAÇÃO ANUAL 2016 Data: / / FILOSOFIA 1º Ano do Ensino Médio 1º. O recuperando deverá

Leia mais

Lógica Matemática e Computacional. 3.1 Relações lógicas de Euler

Lógica Matemática e Computacional. 3.1 Relações lógicas de Euler Lógica Matemática e Computacional 3.1 Relações lógicas de Euler Lógica Ciência dos argumentos; tem por objeto de estudo os argumentos, procurando elaborar procedimentos que permitam distinguir os argumentos

Leia mais

O objectivo da argumentação é estudar as estratégias capazes de tornar os argumentos convincentes.

O objectivo da argumentação é estudar as estratégias capazes de tornar os argumentos convincentes. Francisco Cubal Chama-se argumentação à actividade social, intelectual e discursiva que, utilizando um conjunto de razões bem fundamentadas (argumentos), visa justificar ou refutar uma opinião e obter

Leia mais

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens?

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens? 1- O que é o Modus Ponens? Lógica Proposicional R: é uma forma de inferência válida a partir de duas premissas, na qual se se afirma o antecedente do condicional da 1ª premissa, pode-se concluir o seu

Leia mais

Lógica Matemática e Computacional. 3 Silogismo Categórico

Lógica Matemática e Computacional. 3 Silogismo Categórico Lógica Matemática e Computacional 3 Silogismo Categórico O silogismo categórico É uma forma particular de raciocínio dedutivo, constituída por três proposições categóricas (que afirmam ou negam algo de

Leia mais

Exercícios de lógica -sensibilização

Exercícios de lógica -sensibilização Exercícios de lógica -sensibilização 1. Lógica matemática: Qual a lógica da seqüência dos números e quem é x? 2,4,4,6,5,4,4,4,4,x? 2. Charadas: lógica filosófica. Um homem olhava uma foto, e alguém lhe

Leia mais

PORTUGISISKA Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes

PORTUGISISKA Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes PORTUGISISKA Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes Objetivos do ensino O programa de ensino da língua sueca para imigrantes é um programa de formação linguística qualificado que visa

Leia mais

27/04/2014 TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA. Paula Freire 2014

27/04/2014 TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA. Paula Freire 2014 ARGUMENTAÇÃO Compreensão e Interpretação do direito. Como atuamos no âmbito forense, para praticar os atos que irão modificar os fatos buscando a satisfação da pretensão dos sujeitos. TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E.S.A.B. ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO Filosofia 11º Ano Duração: 135m Ano letivo: 2015/2016 Matriz da Prova de Avaliação Sumativa Interna na Modalidade de Frequência não Presencial

Leia mais

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação Profª Msc. Mônica Satolani O que estudar? A comunicação e o processo de negociação. O ambiente empresarial e o aspecto da comunicação. O emissor e o receptor

Leia mais

A Didáctica das Línguas. Síntese do Ponto 1. Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Docente: Prof.

A Didáctica das Línguas. Síntese do Ponto 1. Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Docente: Prof. A Didáctica das Línguas Síntese do Ponto 1 Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Prof. Helena Camacho Teresa Cardim Nº 070142074 Raquel Mendes Nº 070142032 Setúbal, Abril

Leia mais

Proposições e argumentos. Proposições tem de ter as seguintes características:

Proposições e argumentos. Proposições tem de ter as seguintes características: Ser uma frase declarativa (afirmativa ou negativa) Ter sentido Proposições e argumentos Proposições tem de ter as seguintes características: Ter um valor de verdade( ser verdadeira ou falsa) possível determinável

Leia mais

A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS

A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS O que é a metafísica? É a investigação das causas primeiras de todas as coisas existentes e estuda o ser enquanto ser. É a ciência que serve de fundamento para

Leia mais

O modo de organização do discurso argumentativo

O modo de organização do discurso argumentativo O modo de organização do discurso argumentativo Texto dissertativo e texto argumentativo Dissertativo discurso explicativo. O objetivo é explicar. Argumentativo visa persuadir ou convencer um auditório

Leia mais

LÓGICA I. André Pontes

LÓGICA I. André Pontes LÓGICA I André Pontes 1. Conceitos fundamentais O que é a Lógica? A LÓGICA ENQUANTO DISCIPLINA Estudo das leis de preservação da verdade. [Frege; O Pensamento] Estudo das formas válidas de argumentos.

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 4 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica de Argumentação Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico ARGUMENTO LÓGICO Existem duas formas de verificar, no método tradicional, a validade

Leia mais

Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes

Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes PORTUGISISKA Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes Objetivos do ensino O programa de ensino da língua sueca para imigrantes é um programa de formação linguística qualificado que visa

Leia mais

Lógica Dedutiva e Falácias

Lógica Dedutiva e Falácias Lógica Dedutiva e Falácias Aula 3 Prof. André Martins Lógica A Lógica é o ramo do conhecimento humano que estuda as formas pelas quais se pode construir um argumento correto. O que seria um raciocínio

Leia mais

Silogismos Categóricos e Hipotéticos

Silogismos Categóricos e Hipotéticos Silogismos Categóricos e Hipotéticos Resumo elaborado por Francisco Cubal Apenas para publicação em Resumos.tk Primeiros objectivos a alcançar: Reconhecer os quatro tipos de proposições categóricas. Enunciar

Leia mais

VERDADE E VALIDADE, PROPOSIÇÃO E ARGUMENTO

VERDADE E VALIDADE, PROPOSIÇÃO E ARGUMENTO ENADE 2005 e 2008 1 O que B. Russell afirma da matemática, em Misticismo e Lógica: "uma disciplina na qual não sabemos do que falamos, nem se o que dizemos é verdade", seria particularmente aplicável à

Leia mais

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer Lógica Professor Mauro Cesar Scheer Objetivos Reconhecer e manipular com os símbolos formais que são usados no Cálculo Proposicional (CPC) e Cálculo de Predicados (CP). Determinar o valor de verdade de

Leia mais

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica.

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica. Filosofia - 11.ºAno UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:48 aulas de 45 minutos OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo

Leia mais

Planificação Anual Área de Integração 12º Ano de Escolaridade Turma C Curso Profissional de Técnico de Secretariado. Ano Letivo 2016/2017

Planificação Anual Área de Integração 12º Ano de Escolaridade Turma C Curso Profissional de Técnico de Secretariado. Ano Letivo 2016/2017 Governo dos Açores Escola Básica e Secundária de Velas Planificação Anual Área de Integração 12º Ano de Escolaridade Turma C Curso Profissional de Técnico de Secretariado Ano Letivo 2016/2017 Professor

Leia mais

Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo

Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo Problemas filosóficos Conteúdos Conceitos fundamentais Objectivos

Leia mais

Lógica Computacional. Argumentos válidos e sólidos. Métodos de demonstração. Demonstrações formais. Regras de Inferência Igualdade

Lógica Computacional. Argumentos válidos e sólidos. Métodos de demonstração. Demonstrações formais. Regras de Inferência Igualdade Lógica Computacional Argumentos válidos e sólidos Métodos de demonstração Demonstrações formais Regras de Inferência Igualdade Não-consequências lógicas Argumentos Exemplo: 1. Todos as aves voam. 2. O

Leia mais

Argumentação, Demonstração e Retórica

Argumentação, Demonstração e Retórica Argumentação, Demonstração e Retórica Exemplo de demonstração Exemplo de argumentação Axioma da Inversão: (Va) (Eb) ( a + b = 0 ) Definição de Zero: ( Vy) ( 0 + y = y ) Teorema da Univocidade do Inverso

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita) Comunicação não-verbal (sons, músicas,

Leia mais

19/05/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

19/05/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1. (VUNESP PERITO CRIMINAL PC-SP 2014) Das alternativas apresentadas, assinale a única que contém uma proposição lógica. a) Ser um perito criminal ou não ser? Que dúvida!

Leia mais

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA 1. Argumentação e Lóg gica Formal 1.1. Distinção validade - verdade 1.2. Formas de Inferên ncia Válida. 1.3. Principais Falácias A Lógica: objecto de estudo

Leia mais

Prova Escrita de Filosofia

Prova Escrita de Filosofia Exame Final Nacional do Ensino Secundário Prova Escrita de Filosofia.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 9/0, de 5 de julho Prova 74/Época Especial Critérios de Classificação Páginas 04 Prova 74/E. Especial

Leia mais

Onde surge a verdade logica? Surge da correspondência entre pensamento e fato, a qual nasce de um juízo sobre a realidade. Quando surge o erro?

Onde surge a verdade logica? Surge da correspondência entre pensamento e fato, a qual nasce de um juízo sobre a realidade. Quando surge o erro? Questionamentos 20/03 Onde surge a verdade logica? Surge da correspondência entre pensamento e fato, a qual nasce de um juízo sobre a realidade. Quando surge o erro? Quando possuímos um juízo que não resulta

Leia mais

Filosofia - 11.ºAno. UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:14 aulas de 90 minutos

Filosofia - 11.ºAno. UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:14 aulas de 90 minutos Agrupamento de Escolas de Mira Filosofia - 11.ºAno UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:14 aulas de 90 minutos 1. Argumentação e Lógica Formal Desafios lógicos Aplicação alguns desafios

Leia mais

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica.

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica. Filosofia - 11.ºAno UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:50 aulas de 45 minutos 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica. Desafios lógicos 1.1 Distinção

Leia mais

Expandindo o Vocabulário. Tópicos Adicionais. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto. 12 de junho de 2019

Expandindo o Vocabulário. Tópicos Adicionais. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto. 12 de junho de 2019 Material Teórico - Módulo de INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA Expandindo o Vocabulário Tópicos Adicionais Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto 12 de junho de 2019

Leia mais

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk Conceito e Finalidade da Lógica Existem variados conceitos do que é a Lógica. Conceitos: A lógica é o estudo das inferências ou argumentos válidos. A lógica é o estudo do que conta como uma boa razão para

Leia mais

Linguagem e comunicação interpessoal

Linguagem e comunicação interpessoal Linguagem e comunicação interpessoal Aspectos pragmáticos uso da linguagem Aspectos contextuais Significado social do sentido Elementos não verbais da comunicação COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL Design de Comunicação,

Leia mais

Informação Prova Prova código 367 de Inglês (LE I)

Informação Prova Prova código 367 de Inglês (LE I) Informação Prova Prova código 367 de Inglês (LE I) Prova de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho normativo n.º 1-A/2017, de 10 de fevereiro 1.

Leia mais

Enunciados Categóricos

Enunciados Categóricos Enunciados Categóricos Origem Aristóteles fez um estudo minucioso de certos tipos básicos de argumentos, estabelecendo regras para distinguir os que são válidos daqueles que não o são. Estes últimos são

Leia mais

FILOSOFIA. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

FILOSOFIA. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. INFORMAÇÃO-EXAME FILOSOFIA 2017 Exame a Nível de Escola 225 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características do exame

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO

ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO ESCOLA: Escola Sec. Dr.Solano de abreu DISCIPLINA: TCAT ANO: 10º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Leia mais

Fundamentos da Computação 1. Introdução a Argumentos

Fundamentos da Computação 1. Introdução a Argumentos Fundamentos da Computação 1 Introdução a s Se você tem um senha atualizada, então você pode entrar na rede Você tem uma senha atualizada Se você tem um senha atualizada, então você pode entrar na rede

Leia mais

Lógica. Fernando Fontes. Universidade do Minho. Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65

Lógica. Fernando Fontes. Universidade do Minho. Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65 Lógica Fernando Fontes Universidade do Minho Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65 Outline 1 Introdução 2 Implicações e Equivalências Lógicas 3 Mapas de Karnaugh 4 Lógica de Predicados

Leia mais

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

INGLÊS (Prova escrita e oral) 2016

INGLÊS (Prova escrita e oral) 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALMANCIL (145142) INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (Prova escrita e oral) 2016 PROVA 21 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 1.2 Introdução a Lógica Booleana. Prof. Dr. Bruno Moreno

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 1.2 Introdução a Lógica Booleana. Prof. Dr. Bruno Moreno Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 1.2 Introdução a Lógica Booleana Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Você está viajando e o pneu do seu carro fura! 2 Quais são os passos para se trocar

Leia mais

Unidade II LÓGICA. Profa. Adriane Paulieli Colossetti

Unidade II LÓGICA. Profa. Adriane Paulieli Colossetti Unidade II LÓGICA Profa. Adriane Paulieli Colossetti Relações de implicação e equivalência Implicação lógica Dadas as proposições compostas p e q, diz-se que ocorre uma implicação lógica entre p e q quando

Leia mais

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido.

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2011.12 Cap1 Lógica pg 1 I- Lógica Informal Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Afirmação

Leia mais

Lógica e Metodologia Jurídica

Lógica e Metodologia Jurídica Lógica e Metodologia Jurídica Argumentos e Lógica Proposicional Prof. Juliano Souza de Albuquerque Maranhão julianomaranhao@gmail.com Argumento Sequência de sentenças......uma das quais se afirma verdadeira

Leia mais

FICHA FORMATIVA. 1. Selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta. Para Aristóteles, a compreensão de um termo:

FICHA FORMATIVA. 1. Selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta. Para Aristóteles, a compreensão de um termo: Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro 11.º Ano UNIDADE DIDÁTICA III- 1. Argumentação e lógica formal Atividade: Consolidação de conhecimentos FICHA FORMATIVA

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Português Prova/Código: 139 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução O presente

Leia mais

Lógica e Metodologia Jurídica

Lógica e Metodologia Jurídica Lógica e Metodologia Jurídica Argumentos e Lógica Proposicional Prof. Juliano Souza de Albuquerque Maranhão julianomaranhao@gmail.com Puzzle 2 pessoas A e B fazem uma oferta um ao outro. O problema é identificar

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL. Agente e Escrivão. Questões - Revisão Raciocínio Lógico Prof. Dudan

POLÍCIA FEDERAL. Agente e Escrivão. Questões - Revisão Raciocínio Lógico Prof. Dudan POLÍCIA FEDERAL Agente e Escrivão Questões - Revisão Raciocínio Lógico Prof. Dudan Revisão 1. Julgue o item a seguir, a respeito de lógica proposicional. A proposição A vigilância dos cidadãos exercida

Leia mais

Lógica e Metodologia Jurídica

Lógica e Metodologia Jurídica Lógica e Metodologia Jurídica Argumentos e Lógica Proposicional Prof. Juliano Souza de Albuquerque Maranhão julianomaranhao@gmail.com Quais sentenças abaixo são argumentos? 1. Bruxas são feitas de madeira.

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional O estudo da lógica é a análise de métodos de raciocínio. No estudo desses métodos, a lógica esta interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Lógica: conhecimento das formas gerais

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 1 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Comunicação Visual. Introdução

Comunicação Visual. Introdução Comunicação Visual Introdução Comunicar é a capacidade de partilhar, pôr em comum, o que pensamos ou sentimos; é transmitir uma determinada mensagem. Para que a comunicação exista é necessária a existência

Leia mais

Exemplos de frases e expressões que não são proposições:

Exemplos de frases e expressões que não são proposições: Matemática Discreta ESTiG\IPB Lógica: Argumentos pg 1 Lógica: ramo da Filosofia que nos permite distinguir bons de maus argumentos, com o objectivo de produzirmos conclusões verdadeiras a partir de crenças

Leia mais

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC&T Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe PASSOS PARA O ESTUDO DE LÓGICA Prof a Maria das Graças Marietto graca.marietto@ufabc.edu.br 2 ESTUDO DE LÓGICA O estudo

Leia mais

INTRODUÇÃO A LÓGICA. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

INTRODUÇÃO A LÓGICA. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: INTRODUÇÃO A LÓGICA Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 CIENCIA E LÓGICA RACIOCINIO LÓGICO NOTAÇÃO POSICIONAL PRINCIPIOS DA LÓGICA CONECTIVOS LÓGICOS REGRAS DE

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional O estudo da lógica é a análise de métodos de raciocínio. No estudo desses métodos, a lógica esta interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Lógica: conhecimento das formas gerais

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2014/2015 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Português Prova/Código: 139 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução O presente

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Lógica Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação 1 Origem Aristóteles - filósofo grego - 342 a.c, sistematizou os conhecimentos

Leia mais

Lógica informal. Vivemos numa sociedade na qual a informação e a comunicação têm um lugar central

Lógica informal. Vivemos numa sociedade na qual a informação e a comunicação têm um lugar central Lógica informal Vivemos numa sociedade na qual a informação e a comunicação têm um lugar central O objetivo de muitos dos atos comunicativos é convencer e sermos convencidos pelos outros acerca de determinadas

Leia mais

MODELOS E PROCESSOS DE BASE

MODELOS E PROCESSOS DE BASE PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO Ciências da Comunicação MODELOS E PROCESSOS DE BASE Aspectos básicos Modelo Telegráfico e Orquestral da Comunicação A Pragmática da Comunicação Humana Copyright, 2014 José Farinha,

Leia mais

LÓGICA COMPUTACIONAL. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

LÓGICA COMPUTACIONAL. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: LÓGICA COMPUTACIONAL Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas/logica 1 CODIFICAÇÃO DA CONJECURA DE COLLATZ QUE FALEI NA AULA PASSADA. 2 3 4 A lógica é usada para guiar

Leia mais

Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar

Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar O entusiasmo colocado na resolução de um problema que se consegue resolver é contagioso, reforça a confiança e é motivador para novos êxitos. Reagir com indignação

Leia mais

INGLÊS Prova 367. Nível de continuação Formação Geral. 10 e 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)

INGLÊS Prova 367. Nível de continuação Formação Geral. 10 e 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS 2018 Prova 367 Nível de continuação Formação Geral 10 e 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 04 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

Conceitos Básicos. LEIC 2 o Semestre, Ano Lectivo 2012/13. c Inês Lynce

Conceitos Básicos. LEIC 2 o Semestre, Ano Lectivo 2012/13. c Inês Lynce Capítulo 1 Conceitos Básicos Lógica para Programação LEIC 2 o Semestre, Ano Lectivo 2012/13 c Inês Lynce Bibliografia Martins J.P., Lógica para Programação, Capítulo 1. Ben-Ari M., Mathematical Logic for

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PADRE MANUEL ÁLVARES N.º do Código do Estabelecimento de Ensino 3107 / 201 N.º de Telefone: 291 619558

Leia mais

Colégio do Amor de Deus Cascais

Colégio do Amor de Deus Cascais Colégio do Amor de Deus Cascais Informação Prova de equivalência à frequência de Francês 9º Ano de Escolaridade Prova 16 Aprovada a: 2016.04.20 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

Inglês - Código º Ano

Inglês - Código º Ano Inglês - Código 358 12º Ano 2017/2018 Duração da prova: 90+25 minutos 1ª/ 2ªFase Tipo de Prova: Escrita+Oral 1. Introdução O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos ao exame: Objeto

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Prova de Equivalência à Frequência - INGLÊS - Prova Código 21 2016 9º Ano do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características do exame de equivalência à frequência na disciplina

Leia mais

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes Profa. Lidiane Santos de Lima Pinheiro Wolf, Mauro. Teorias da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003 Emissor

Leia mais

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir.

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir. Considerando-se como V a proposição "Sem linguagem, não há acesso à realidade", conclui-se que a proposição "Se não há linguagem, então não há acesso à realidade" é também V. Certo Errado Com relação a

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL WINSTON CHURCHILL PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA KIT AMIGO TEMA 4: PENSAMENTO LÓGICO

ESCOLA ESTADUAL WINSTON CHURCHILL PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA KIT AMIGO TEMA 4: PENSAMENTO LÓGICO ESCOLA ESTADUAL WINSTON CHURCHILL PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA KIT AMIGO TEMA 4: PENSAMENTO LÓGICO SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEMA: PENSAMENTO LÓGICO 1-Título: Pensamento Lógico

Leia mais

Vimos que a todo o argumento corresponde uma estrutura. Por exemplo ao argumento. Se a Lua é cúbica, então os humanos voam.

Vimos que a todo o argumento corresponde uma estrutura. Por exemplo ao argumento. Se a Lua é cúbica, então os humanos voam. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2012/13 Cap1 Lógica pg 10 Lógica formal (continuação) Vamos a partir de agora falar de lógica formal, em particular da Lógica Proposicional e da Lógica de Predicados. Todos

Leia mais

Lógica e estruturação PROFESSOR NICHOLAS GABRIEL MINOTTI LOPES FERREIRA

Lógica e estruturação PROFESSOR NICHOLAS GABRIEL MINOTTI LOPES FERREIRA Lógica e estruturação da linguagem PROFESSOR NICHOLAS GABRIEL MINOTTI LOPES FERREIRA Na 3 Série do Ensino Médio, o professor decidiu aprofundar em um tema de extrema importância: LÓGICA. Vocês a estudarão

Leia mais

Filosofia (aula 10) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 10) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 10) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Lógica Tipos de Argumentação Dedução parte-se do Universal para o Particular Tipos de Argumentação Dedução parte-se do Universal para o Particular;

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor. INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017 FRANCÊS Prova 16 3º Ciclo do Ensino Básico / 9º Ano (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Prova escrita 1. INTRODUÇÃO O presente documento divulga

Leia mais

1. Objeto de Avaliação

1. Objeto de Avaliação Agrupamento de Escolas n.º 2 de Elvas Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Nº1 de Elvas INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Disciplina: Espanhol - Língua Estrangeira II Ano letivo 2015/2016 1. Introdução

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO SECUNDÁRIO Planificação Anual 2012-2013 FILOSOFIA

Leia mais

Pensamento e linguagem

Pensamento e linguagem Pensamento e linguagem Função da linguagem Comunicar o pensamento É universal (há situações que nem todos sabem fazer), mas todos se comunicam Comunicação verbal Transmissão da informação Características

Leia mais

Raciocínio Lógico. Quantificadores Lógicos: Todo, Nenhum e Existente. Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Quantificadores Lógicos: Todo, Nenhum e Existente. Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Quantificadores Lógicos: Todo, Nenhum e Existente Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico QUANTIFICADORES LÓGICOS Chama-se argumento a afirmação de que

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência ESPANHOL (iniciação) Código da Prova: º e 11.º Anos de Escolaridade

Informação - Prova de Equivalência à Frequência ESPANHOL (iniciação) Código da Prova: º e 11.º Anos de Escolaridade Disciplina Espanhol Informação - Prova de Equivalência à Frequência ESPANHOL (iniciação) Código da Prova: 375 2017 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Código - 375 2016/2017 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor. INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017 FRANCÊS 3º Ciclo do Ensino Básico / 9º Ano (Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro) Prova 16- NE Prova escrita 1. INTRODUÇÃO O presente documento divulga

Leia mais

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem.

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Tautologia Uma proposição composta é uma tautologia, se for sempre verdadeira, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Exemplos: Contradição Uma proposição composta é uma

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência COMPONENTE ESCRITA

Informação-Prova de Equivalência à Frequência COMPONENTE ESCRITA Agrupamento de Escolas do Viso Porto Prova de Equivalência à Frequência Francês (LE II) Prova 16 3º- Ciclo do Ensino Básico Informação-Prova de Equivalência à Frequência Tipo de Prova: Escrita e Oral Duração:

Leia mais

Filosofia (aula 9) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 9) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 9) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Lógica O problema lógico, embora para alguns possa parecer artificial, impõe-se por si. Ele surge logo que se nota que alguns conhecimentos

Leia mais

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento Se as premissas P1 e P2 de um argumento forem dadas, respectivamente, por Todos os leões são pardos e Existem gatos que são pardos, e a sua conclusão P3 for dada por Existem gatos que são leões, então

Leia mais

INGLÊS INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova Ensino Secundário 11º Ano

INGLÊS INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova Ensino Secundário 11º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VERGÍLIO FERREIRA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Prova 367 2014 1ª e 2ª Fases Tipo de prova: Escrita e Oral Ensino Secundário

Leia mais

Prova de equivalência à frequência. 3º Ciclo do Ensino Básico. Objeto de avaliação

Prova de equivalência à frequência. 3º Ciclo do Ensino Básico. Objeto de avaliação Prova de equivalência à frequência INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS maio de 2016 PROVA /21 2016 3º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de

Leia mais