FILOSOFIA. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FILOSOFIA. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina."

Transcrição

1 INFORMAÇÃO-EXAME FILOSOFIA 2017 Exame a Nível de Escola º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características do exame a nível de escola do ensino secundário da disciplina de Filosofia, a realizar em 2015 pelos alunos de necessidades educativas especiais de carácter permanente abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, e cujas adequações no processo de avaliação que constam do PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL (artigo16.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, 7 de janeiro) As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova: Objeto de avaliação; Características e estrutura; Critérios de classificação; Material; Duração. Este documento deve ser dado a conhecer ao aluno e com ele deve ser analisado, para que fiquem devidamente informados sobre o exame que irão realizar. Importa ainda referir que, nos exames desta disciplina, o grau de exigência decorrente do enunciado dos itens e o grau de aprofundamento evidenciado nos critérios de classificação estão balizados pelo Programa, em adequação ao nível de ensino a que o exame diz respeito e ao Programa Educativo Individual dos alunos NEE. 2. Objeto de avaliação O exame a nível de escola tem por referência o Programa de Filosofia, homologado em 1991, e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada, nos domínios análise, interpretação, problematização, conceptualização, argumentação e crítica bem como as adequações constantes dos respetivos programas educativos individuais. Domínios: Análise e interpretação Identificar problemas filosóficos. Identificar conceitos filosóficos. Identificar proposições. Identificar teses filosóficas. Definir conceitos. Diferenciar conceitos. Diferenciar proposições. Identificar teorias filosóficas. Reconhecer diferentes tipos de argumentos.

2 Enunciar premissas explícitas Identificar argumentos apresentados num texto. Interpretar diferentes abordagens da linguagem icónica ( BD, pintura, fotografia) Problematização e conceptualização Utilizar conceitos de forma adequada. Esclarecer um conceito mediante a sua definição, exemplificação ou contextualização. Relacionar conceitos. Argumentação e crítica Identificar teses, apresentando razões, argumentos ou exemplos adequados. Diferenciar teses, teorias e argumentos,considerando os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. A prova integra itens que permitem avaliar a aprendizagem relativa aos módulos II, III e IV do programa, com as especificações introduzidas pelas orientações e em conformidade com o nível de aprofundamento abaixo explicitado. Domínios Conteúdos Módulo II A ação humana e os valores Unidade 1. A ação humana análise e compreensão do agir 1.1. A rede conceptual da ação a distinção entre ação e acontecimento; a distinção entre voluntário e involuntário; 1.2. Determinismo e liberdade na ação humana - clarificação do conceito de livre arbítrio caraterizar as posições fundamentais de resposta ao problema da relação entre determinismo e livre-arbítrio: o determinismo radical, o determinismo moderado e o libertismo. -Diferenciar conceitos -Diferenciar proposições -Identificar argumentos apresentados num texto -Enunciar premissas explícitas -Esclarecer um conceito mediante a sua definição, exemplificação ou contextualização. -Identificar teorias filosóficas. -Diferenciar teses, teorias e argumentos,considerando os seus pontos fortes e os seus pontos fra cos. Interpretar diferentes abordagens da linguagem icónica ( BD, pintura, fotografia) Identificar teses, apresentando razões, argumentos ou exemplos adequados. Unidade 2. Os valores análise e compreensão da experiência valorativa 2.1. Valores e valoração a questão dos critérios valorativos a distinção entre juízo de facto e juízo de valor; Unidade 3. Dimensões da ação humana e dos valores 3.1. A dimensão ético-política análise e compreensão da experiência convivencial A necessidade de fundamentação da moral análise comparativa de duas perspetivas filosóficas a ética deontológica de Kant o dever e a lei moral; imperativo hipotético e imperativo categórico; heteronomia e autonomia da vontade; agir em conformidade com o dever e agir por dever; os pontos fortes e o pontos fracos da ética de Kant; a ética utilitarista de Mill intenção e consequências; o princípio da utilidade; a felicidade; a ausência de regras morais absolutas; os pontos fortes e os pontos fracos da ética de Mill Ética, direito e política liberdade e justiça social; igualdade e diferenças; justiça e equidade - a teoria da justiça de Rawls a posição original e o véu de ignorância; a justiça como equidade; os princípios da justiça; 3.2. A dimensão estética análise e compreensão da experiência estética A criação artística e a obra de arte identificação das teorias da imitação e expressivista.

3 Diferenciar teses, teorias e argu mentos,considerando os seus pontos fortes e os seus pontos fracos -Reconhecer diferentes tipos de argumentos. -Enunciar premissas explícitas -Identificar argumentos apresentados num texto. -Aplicar conceitos -Identificar proposições. -Reconhecer diferentes tipos de argumentos. Definir conceitos. -Diferenciar conceitos. -Esclarecer um conceito mediante a sua definição, exemplificação ou contextualização -Enunciar premissas explícitas Módulo III Racionalidade argumentativa e Filosofia Unidade 1. Argumentação e lógica formal 1.1. Distinção validade verdade noções de proposição, argumento, premissa, conclusão,argumento válido e argumento sólido. PERCURSO A Lógica Aristotélica 1.2. Formas de inferência válida caracterização da linguagem da lógica silogística com as suas quatro formas; definição e estrutura do silogismo categórico termos maior, menor e médio e premissas maior e menor; regras de validade do silogismo categórico Principais falácias falácias formais: falácia do termo médio ( 4 termos) e impossibilidade de inferência de duas premissas particulares e negativas Unidade 2. Argumentação e retórica 2.1. O domínio do discurso argumentativo a procura de adesão do auditório a distinção entre demonstração e argumentação; a relação necessária ao auditório no discurso argumentativo, tendo em conta a perspetiva aristotélica ( ethos, pathos e logos) 2.2. O discurso argumentativo principais tipos de argumentos e de falácias informais critérios para avaliar argumentos indutivos e de autoridade; falácias informais: ad hominem e derrapagem (ou bola de neve) Unidade 3. Argumentação e Filosofia 3.2. Persuasão e manipulação ou os dois usos da retórica a crítica filosófica aos usos da retórica. Módulo IV O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica Unidade 1. Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva 1.1. Estrutura do ato de conhecer descrição da definição tradicional de conhecimento como crença verdadeira justificada Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento a distinção entre conhecimento a priori e conhecimento a posteriori; identificar o o racionalismo de Descartes e o empirismo de Hume Unidade 2. Estatuto do conhecimento científico 2.1. Conhecimento vulgar e conhecimento científico distinção entre o senso comum e a ciência 2.2. Ciência e construção validade e verificabilidade das hipóteses o falsificacionismo de Popper distinção entre verificabilidade e falsificabilidade; conjeturas e refutações; a corroboração de teorias A racionalidade científica e a questão da objetividade - a perspetiva de Kuhn paradigma; ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica.

4 3. Caraterização do exame Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos. A sequência dos itens pode não corresponder à sequência dos módulos e das unidades letivas doprograma e das orientações ou à sequência dos seus conteúdos. Os itens podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos módulos das unidades letivas do programa e das orientações. A prova é cotada para 200 pontos. Quadro 1 - Valorização dos conteúdos Conteúdos Módulo II A ação humana e os valores Unidade 1. A ação humana análise e compreensão do agir Unidade 2. Os valores análise e compreensão da experiência valorativa Unidade 3. Dimensões da ação humana e dos valores Módulo III Racionalidade argumentativa e filosofia Unidade 1. Argumentação e lógica formal Unidade 2. Argumentação e retórica Unidade 3. Argumentação e Filosofia Módulo IV O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica Unidade 1. Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva Unidade 2. Estatuto do conhecimento científico Cotação 40 a a a 90 A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2. Quadro 2 Tipologia, número de itens e cotação Itens de seleção Itens de construção Tipologia de itens Escolha múltipla Associação/Correspondência Número de itens Cotação por item (em pontos) 6 a 18 5 a 10 Resposta curta 10 a 15 6 a 12 Resposta restrita 20 a 25 Notas: Alguns dos itens de resposta curta e de resposta restrita podem apresentar-se sob a forma de tarefas de descodificação icónica. Os itens podem conter questões de opção. 4. Critrios de classificação A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item. As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos. Se o aluno responder a um mesmo item mais do que uma vez, não eliminando inequivocamente a(s) resposta(s) que não deseja que seja(m) classificada(s), deve ser considerada apenas a resposta que surgir em primeiro lugar. Na classificação das provas, apenas será considerada correta a grafia que seguir o que se encontra previsto no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor).

5 Itens de seleção ESCOLHA MÚLTIPLA A cotação total do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a única opção correta. São classificadas com zero pontos as respostas em que seja assinalada: uma opção incorreta; mais do que uma opção. Não há lugar a classificações intermédias. ASSOCIAÇÃO/CORRESPONDÊNCIA Os critérios de classificação dos itens de associação/correspondência apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. Considera-se incorreta qualquer associação/correspondência que relacione um elemento de um dado conjunto com mais do que um elemento do outro conjunto. Itens de construção RESPOSTA CURTA Nos itens de resposta curta, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos. RESPOSTA RESTRITA Nos itens de resposta restrita, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho ou por etapas. A cada nível de desempenho ou a cada etapa corresponde uma dada pontuação. Nos itens de resposta restrita com cotação superior a 15 pontos e que envolvam a produção de um texto, a classificação a atribuir traduz a avaliação do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa. A versão integral dos critérios de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização. 5. Material Como material de escrita, apenas pode ser usada caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial). Não é permitido o uso de corretor. 6. Duração O exame tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos. O Coordenador de Departamento

6

Informação-Exame Final Nível de Escola para N.E.E. Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro Prova de Filosofia 10º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 225 2015 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente:

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente: Informação - Prova de Exame a Nível de Escola Filosofia (de acordo com Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, retificado pela Declaração de Retificação n.º 10/2008, de 7 de março, alterado pela Lei n.º

Leia mais

Filosofia 2016 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Filosofia 2016 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Filosofia 2016 Prova 161 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Leia mais

INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017

INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017 INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017 PROVA 225 Cursos Científicos Humanísticos Artigo 20.º do Decreto- Lei n.º 3 / 2008, de 7 de janeiro 11.º Ano de Escolaridade Duração da Prova: 120 minutos

Leia mais

FILOSOFIA Prova escrita 2016

FILOSOFIA Prova escrita 2016 INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA Prova escrita 2016 Prova 225 11.º Ano de Escolaridade O presente documento divulga informação relativa à prova a realizar em 2016, nomeadamente: Objeto de avaliação

Leia mais

Filosofia maio de 2017

Filosofia maio de 2017 Filosofia maio de 2017 Exame a Nível de Escola 225 11º Ano do Ensino Secundário (Despacho Normativo n.º 1-A/2017 de 10 de fevereiro) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Filosofia Prova/Código: 161 Ano(s) de Escolaridade: 10º/11º Anos dos cursos do ensino

Leia mais

Filosofia Objeto de avaliação. Informação-Prova de Equivalência à Frequência de. 11.º Ano de Escolaridade

Filosofia Objeto de avaliação. Informação-Prova de Equivalência à Frequência de. 11.º Ano de Escolaridade Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Filosofia- 161 2019 11.º Ano de Escolaridade 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o Programa de Filosofia e as Orientações para efeitos de

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FILOSOFIA MAIO 2017 Prova: 161

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FILOSOFIA MAIO 2017 Prova: 161 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FILOSOFIA MAIO 2017 Prova: 161 Escrita 10.º e 11.º de Escolaridade (Portaria n.º 207/2008, de 25 de Fevereiro - Cursos Tecnológicos de informática; Contabilidade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA INFORMAÇÃO-PROVA A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA - NE Prova escrita 2018 Prova 225 11.º Ano de Escolaridade O presente documento divulga informação relativa à prova exame final nacional do Ensino Secundário

Leia mais

FILOSOFIA Janeiro de 2015

FILOSOFIA Janeiro de 2015 INFORMAÇÃO-EXAME FINAL NACIONAL FILOSOFIA Janeiro de 2015 Prova 714 2015 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame

Leia mais

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

FILOSOFIA Objeto de avaliação. Análise e interpretação. Problematização e conceptualização

FILOSOFIA Objeto de avaliação. Análise e interpretação. Problematização e conceptualização Informação-prova FILOSOFIA 2018 Prova 714 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário

Leia mais

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina.

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina. INFORMAÇÃO-PROVA FILOSOFIA 2017 Prova 714 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário

Leia mais

Ano Letivo 2015/2016. Informação Prova de Equivalência à Frequência. Ensino Secundário Cursos Tecnológicos. Filosofia º e 11.

Ano Letivo 2015/2016. Informação Prova de Equivalência à Frequência. Ensino Secundário Cursos Tecnológicos. Filosofia º e 11. Ano Letivo 2015/2016 Informação Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário Cursos Tecnológicos Filosofia 161 10.º e 11.º anos O presente documento divulga informação relativa à prova de Equivalência

Leia mais

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina.

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina. INFORMAÇÃO-PROVA FILOSOFIA Novembro de 2016 Prova 714 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional

Leia mais

FILOSOFIA Objeto de avaliação. Análise e interpretação. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 714

FILOSOFIA Objeto de avaliação. Análise e interpretação. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 714 Informação-prova FILOSOFIA 2019 Prova 714 11.º Ano de Escolaridade O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Filosofia, a realizar

Leia mais

161 FILOSOFIA Informação PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

161 FILOSOFIA Informação PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 161 FILOSOFIA Informação PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano: 2013 10º e 11º anos 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência da disciplina

Leia mais

MÓDULO IV O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

MÓDULO IV O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Projeto Testes Intermédios 2012/2013 Secundário FILOSOFIA Informação n.º 2 Ano de escolaridade 11.º ano Data 17 de abril de 2013 OBJETO DE AVALIAÇÃO O teste intermédio tem por referência o Programa de

Leia mais

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO. DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade. Ano Letivo 2016/2017

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO. DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade. Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2016/2017 O presente documento divulga informação relativa ao Teste Intermédio Interno da disciplina de Filosofia

Leia mais

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO. DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade. Ano Letivo 2017/2018

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO. DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade. Ano Letivo 2017/2018 INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2017/2018 O presente documento divulga informação relativa ao Teste Intermédio Interno da disciplina de Filosofia

Leia mais

Escola Secundária Joaquim de Araújo

Escola Secundária Joaquim de Araújo Matriz do Teste Intermédio Filosofia 10/11º Anos de Escolaridade Duração do Teste: 90 minutos Ano lectivo 2013/2014 Unidades temáticas Conteúdos Objetivos/Competências Cotações (Total: 200 pontos) MÓDULO

Leia mais

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. INFORMAÇÃO- Prova de Equivalência à Frequência Disciplina: Filosofia 2016

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. INFORMAÇÃO- Prova de Equivalência à Frequência Disciplina: Filosofia 2016 Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga INFORMAÇÃO- Prova de Equivalência à Frequência Disciplina: Filosofia 2016 Prova 161 Secundário / 11º Ano de escolaridade - Decreto-Lei n.º 139/2012,

Leia mais

Projeto Testes Intermédios 2011/2012

Projeto Testes Intermédios 2011/2012 Projeto Testes Intermédios 2011/2012 Secundário FILOSOFIA INFORMAÇÃO N.º 2 Ano de escolaridade 11.º ano Data 20 de abril de 2012 OBJETO DE AVALIAÇÃO O teste intermédio de Filosofia tem por referência o

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação Prova de Exame Nacional de Filosofia Prova 714 2013 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral de Educação e Ciência Direções Regionais de Educação Secretaria Regional

Leia mais

Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia. 10.º e 11.º Anos. Cursos Científico-humanísticos

Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia. 10.º e 11.º Anos. Cursos Científico-humanísticos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO E CIÊNCIA DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia 10.º e 11.º

Leia mais

Data: Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com ensino secundário CIREP FERLAP CONFAP

Data: Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com ensino secundário CIREP FERLAP CONFAP Prova de Exame Nacional de Filosofia Prova 714 2012 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Para: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Inspeção-Geral

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia. Código da Prova /2015

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia. Código da Prova /2015 INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia Código da Prova 6100 2014/2015 O presente documento divulga informação relativa à Prova de Avaliação de

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação Prova de Exame Nacional de Biologia e Geologia Prova 702 2013 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral de Educação e Ciência Direções Regionais de Educação Secretaria

Leia mais

Colégio do Amor de Deus - Cascais

Colégio do Amor de Deus - Cascais Colégio do Amor de Deus - Cascais Informação Prova de equivalência à frequência de Física 12.º Ano de Escolaridade Prova 315 Aprovada a: 2018.05.09 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas

Leia mais

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto.

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto. FILOSOFIA Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL - 11.º Ano COMPETÊNCIAS/OBJETIVOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS RECURSOS TEMPO AVALIAÇÃO Problematização, conceptualização e argumentação. Análise metódica de

Leia mais

GEOGRAFIA maio de ª / 2ª Fase

GEOGRAFIA maio de ª / 2ª Fase Agrupamento de Escolas de Barrancos INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO GEOGRAFIA maio de 2017 Prova 18 2017 1ª / 2ª Fase 3.º Ciclo do Ensino Básico Tipo de Prova: Escrita Duração

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Prova de Equivalência à Frequência de ECONOMIA C 12º Ano de Escolaridade Prova 312 2015 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Introdução O presente documento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E.S.A.B. ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO Filosofia 11º Ano Duração: 135m Ano letivo: 2015/2016 Matriz da Prova de Avaliação Sumativa Interna na Modalidade de Frequência não Presencial

Leia mais

Estudo do Meio Prova Escrita

Estudo do Meio Prova Escrita Informação - Prova de de Estudo do Meio Prova Escrita 2017 1.º Ciclo do Ensino Básico - 4.º Ano Código da prova - 22 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da Prova de à Frequência,

Leia mais

Informação da Prova Final de Escola de Matemática

Informação da Prova Final de Escola de Matemática Informação da Prova Final de Escola de Matemática 3º Ciclo do Ensino Básico Prova 82 / 2014 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova final a nível de escola do 3.º ciclo

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA

INFORMAÇÃO-PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA INFORMAÇÃO-PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA Prova Final de Ciclo de Matemática código 82 Prova Escrita 3º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento divulga informação relativa à prova final

Leia mais

1. Introdução. Prova de Equivalência à Frequência de: Ensino Secundário

1. Introdução. Prova de Equivalência à Frequência de: Ensino Secundário Prova de Equivalência à Frequência de: Sociologia 12º Ano Ensino Secundário Decreto-Lei 39/2012, de 5 de julho. Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto. 1. Introdução O presente documento visa divulgar

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação Prova Final de Ciclo de Matemática Prova 42 2013 1.º Ciclo do Ensino Básico Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral da Educação e Ciência Direções Regionais de Educação Secretaria Regional da Educação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE MARCO DE CANAVESES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE MARCO DE CANAVESES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE MARCO DE CANAVESES INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE ESTUDO DO MEIO 2016 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

BIOLOGIA Abril de 2018

BIOLOGIA Abril de 2018 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO BIOLOGIA Abril de 2018 Prova (302) 2018 12ºano de Escolaridade - Ensino Secundário 1. Introdução O presente documento divulga as características

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação Prova de Exame Nacional de Geografia A Prova 719 2013 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral de Educação e Ciência Direções Regionais de Educação Secretaria Regional

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de 2018 Prova de 2018 7.º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

Expressões Artísticas

Expressões Artísticas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALMANCIL (145142) Prova de equivalência à frequência Expressões Artísticas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova

Leia mais

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho n.º 15971/2012, de 14 de dezembro.

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho n.º 15971/2012, de 14 de dezembro. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALMANCIL (145142) Prova de equivalência à frequência de HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de 2018 Prova de 2018 8.º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Direções Regionais de Educação. AE/ENA com 2.º ciclo CIREP FERLAP CONFAP

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Direções Regionais de Educação. AE/ENA com 2.º ciclo CIREP FERLAP CONFAP Prova Final de Ciclo de Matemática Prova 62 2013 2.º Ciclo do Ensino Básico Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral da Educação e Ciência Direções Regionais de Educação Secretaria Regional da Educação

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação Prova de Exame Nacional de Economia A Prova 712 2013 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral da Educação e Ciência Direções Regionais de Educação Secretaria Regional

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto

Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 Informação - Prova Final a Nível de Escola Português Prova 51 2014

Leia mais

Informação Prova 320

Informação Prova 320 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO ESCOLA EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA GEOLOGIA 12º ANO PROVA 320 / 2015 Ensino Secundário [Despacho normativo

Leia mais

Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo

Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo Problemas filosóficos Conteúdos Conceitos fundamentais Objectivos

Leia mais

Estudo do Meio. Informação Prova de Equivalência à Frequência 1º Ciclo do Ensino Básico. Prova º Ciclo do Ensino Básico.

Estudo do Meio. Informação Prova de Equivalência à Frequência 1º Ciclo do Ensino Básico. Prova º Ciclo do Ensino Básico. Informação Prova de Equivalência à Frequência 1º Ciclo do Ensino Básico Estudo do Meio Prova 22 2015 1º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à Prova de Equivalência à

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Prova de Equivalência à Frequência de GEOGRAFIA C 12º Ano de Escolaridade Prova 319 2015 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Introdução O presente

Leia mais

Racionalidade argumentativa e Filosofia

Racionalidade argumentativa e Filosofia Racionalidade argumentativa e Filosofia Conteúdos Competências a desenvolver / objetivos a concretizar Estratégias Recursos Avaliação Tempos 1. Argumentação e lógica formal 1.1 Distinção validade/verdade

Leia mais

Prova Escrita de Ciências Naturais

Prova Escrita de Ciências Naturais Informação-Prova de Equivalência à Frequência Prova Escrita de Ciências Naturais Prova 02 2015 6º Ano de Escolaridade Duração da Prova: 90 minutos 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012,

Leia mais

GEOLOGIA Junho de 2014

GEOLOGIA Junho de 2014 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO GEOLOGIA Junho de 2014 Prova 320 2014 12ºano de Escolaridade - Ensino Secundário 1. Introdução O presente documento divulga as características

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO de Filosofia 11º ANO Gestão Temporal do Programa UNIDADE CONTEÚDO TEMPOS unidade CONTEÚDO LETIVOS TEMPOS LETIVOS Racionalidade

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA Prova Final a Nível de escola MATEMÁTICA Prova 52 2013 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova final do 2.º ciclo do ensino básico da disciplina

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA Prova Final a Nível de Escola Português Prova -- 2013 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova final a nível de escola do 1.º ciclo do ensino

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Direção de Serviços da Região Norte Informação - Prova de Equivalência à Frequência 12º Ano de Escolaridade [Dec.Lei nº 139/2012] Cursos Científico-Humanísticos Prova 340 / 2015 Psicologia B 1. Informação

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação Prova de Exame Nacional de Latim A Prova 732 2013 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral de Educação e Ciência Direções Regionais de Educação Secretaria Regional

Leia mais

Cursos Científico-Humanísticos de Línguas e Humanidades e Ciências Socioeconómicas

Cursos Científico-Humanísticos de Línguas e Humanidades e Ciências Socioeconómicas Cursos Científico-Humanísticos de Línguas e Humanidades e Ciências Socioeconómicas Geografia A 11.º Ano Matriz do Teste Comum 2017/2018 1. Informação O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de 2018 Prova de 2018 5.º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho n.º 15971/2012, de 14 de dezembro.

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho n.º 15971/2012, de 14 de dezembro. Data: 28/02/2013 Prova Final de Ciclo de Português Prova 81 2013 Enquadramento Legal: Lei Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de janeiro Norma 01/JNE/2013 Orientações Gerais 2013: Alunos com Necessidades Educativas

Leia mais

Prova Escrita e Prática de Biologia

Prova Escrita e Prática de Biologia INFORMAÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------------------------- PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita e Prática de Biologia

Leia mais

Prova de Exame de Equivalência à Frequência de Biologia

Prova de Exame de Equivalência à Frequência de Biologia Prova de Exame de Equivalência à Frequência de Biologia Prova 302 2017 12º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de junho Introdução O presente documento visa divulgar as características da

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALANDROAL INFORMAÇÃO DA PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA EQUIVALENTE À PROVA FINAL DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO /2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALANDROAL INFORMAÇÃO DA PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA EQUIVALENTE À PROVA FINAL DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO /2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALANDROAL INFORMAÇÃO DA PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA EQUIVALENTE À PROVA FINAL DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO - 2014/2015 1º ciclo PORTUGUÊS Ano de escolaridade 4º 1. Introdução

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO VISUAL Maio de º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO VISUAL Maio de º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO VISUAL Maio de 2018 Prova de 2018 6.º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. Aepas Guimarães Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Guimarães Informação-Prova de Equivalência à Frequência 2015/2016 Data: 1.ª Fase e 2.ª Fase 2016 Prova de Equivalência 2015/2016 Matemática

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação Prova de Exame Nacional de Português (Alunos com deficiência auditiva de grau severo ou profundo) Prova 239 2013 12.º Ano de Escolaridade Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral de Educação e Ciência

Leia mais

O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova:

O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova: Informação - Prova Final de Ciclo a Nível de Escola Português 3º ciclo do Ensino Básico 2013 1- INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características da prova final do 3.º ciclo do ensino básico

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de º Ano 1.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de º Ano 1.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de 2018 Prova de 2018 4.º Ano 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação Prova Final de Ciclo de Português Prova 41 2013 1.º Ciclo do Ensino Básico Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral da Educação e Ciência Direções Regionais de Educação Secretaria Regional da Educação

Leia mais

Informação - Prova final a nível de escola Português 2016

Informação - Prova final a nível de escola Português 2016 Informação - Prova final a nível de escola Português 2016 3.º Ciclo do Ensino Básico (Dec Lei n 139/2012, de 5 de julho) Prova 81 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da

Leia mais

História da Cultura e das Artes

História da Cultura e das Artes Prova de Exame Nacional de História da Cultura e das Artes Prova 724 2012 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Para: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de 2018 Prova de 2018 9.º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência PSICOLOGIA B Código: Introdução. 2. Objeto de avaliação

Informação - Prova de Equivalência à Frequência PSICOLOGIA B Código: Introdução. 2. Objeto de avaliação Científico -Humanísticos/12.º Prova: E Nº de anos: 1 Duração: 90 minutos Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho e a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto 1. Introdução O presente documento visa divulgar

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência. PSICOLOGIA B Código: Introdução

Informação - Prova de Equivalência à Frequência. PSICOLOGIA B Código: Introdução Cursos Científico-Humanísticos/12.º Prova: E Nº de anos: 1 Duração: 90 minutos Decreto -Lei n.º 139/2012, de 5 de julho e a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto 1. Introdução O presente documento visa

Leia mais

Português º Ciclo do Ensino Básico. Prova 61 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Português º Ciclo do Ensino Básico. Prova 61 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Português 2016 Prova 61 2.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do 2.º Ciclo

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA. Disciplina: Matemática. Prova: 82/ º Ciclo do Ensino Básico Modalidade da Prova: Escrita X Prática

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA. Disciplina: Matemática. Prova: 82/ º Ciclo do Ensino Básico Modalidade da Prova: Escrita X Prática INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA Disciplina: Matemática Prova: 82/2016 3º Ciclo do Ensino Básico Modalidade da Prova: Escrita X Prática Escrita e Oral Introdução O presente documento visa divulgar

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com ensino secundário CIREP FERLAP

Informação n.º Data: Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com ensino secundário CIREP FERLAP Prova de Exame Nacional de Economia A Prova 712 2012 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Para: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Inspeção-Geral

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA CÓDIGO DA PROVA:

DISCIPLINA: MATEMÁTICA CÓDIGO DA PROVA: DISCIPLINA: MATEMÁTICA CÓDIGO DA PROVA: 42 Ensino Básico: 1.º CICLO ANO DE ESCOLARIDADE: 4.º O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência do 1.º Ciclo da disciplina

Leia mais

As informações contidas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e do Programa da disciplina.

As informações contidas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e do Programa da disciplina. Prova final de Ciclo de Português (prova final a nível de escola) 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto Lei Nº 3/2008 de 7 de janeiro (Alunos Surdos) Informação Data: 21 de fevereiro 2013 Para: Júri Nacional

Leia mais

Prova a Nível de Escola 2017/2018

Prova a Nível de Escola 2017/2018 Prova a Nível de Escola 017/018 Matemática Prova 8 018 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova a nível de escola do 3.º ciclo do ensino básico

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2014/2015 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: ECONOMIA C Prova/Código: 312 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução A prova

Leia mais

Prova de Exame de Equivalência à Frequência de Geologia

Prova de Exame de Equivalência à Frequência de Geologia Prova de Exame de Equivalência à Frequência de Geologia Prova 320 2017 12º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de junho Introdução O presente documento visa divulgar as características da

Leia mais

Informação Prova Final a nível de escola

Informação Prova Final a nível de escola Informação Prova Final a nível de escola Código da Prova: 81 9º ano Português Ano letivo 2015/2016 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova final do 3.º ciclo do Ensino

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Prova 05 2016 2º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA. 2º Ciclo do Ensino Básico / 6º Ano

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA. 2º Ciclo do Ensino Básico / 6º Ano INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA Matemática Prova 52 / 1ª FASE 2º Ciclo do Ensino Básico / 6º Ano Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro 2014 1. Introdução O presente documento visa divulgar as

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação

Informação n.º Data: Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação Prova Final de Ciclo de Português Prova 91 2013 3.º Ciclo do Ensino Básico Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral da Educação e Ciência Direções Regionais de Educação Secretaria Regional da Educação

Leia mais

1. Introdução. Prova de Equivalência à Frequência de: Ensino Secundário

1. Introdução. Prova de Equivalência à Frequência de: Ensino Secundário Prova de Equivalência à Frequência de: Economia C- 12º Ano Ensino Secundário Decreto-Lei 39/2012, de 5 Julho. Portaria nº243/2012, 10 de Agosto. 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 6-A, de 5 de março, bem como o Despacho nº 12236/2014, de 3 de outubro.

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 6-A, de 5 de março, bem como o Despacho nº 12236/2014, de 3 de outubro. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESTUDO DO MEIO Prova 22 2015 1º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar as características da prova de

Leia mais

Matemática. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 62 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Matemática. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 62 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Matemática 2016 Prova 62 2.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do 2º. Ciclo

Leia mais

Informação n.º Data: Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com 2.º ciclo CIREP FERLAP CONFAP

Informação n.º Data: Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com 2.º ciclo CIREP FERLAP CONFAP Prova Final de Ciclo de Língua Portuguesa Prova 61 2012 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de janeiro Para: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Inspeção-Geral

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (1ª e 2ª fases) ANO LETIVO 2017/2018 Prova de Equivalência à Frequência de GEOGRAFIA C Código da Prova: 319 12º ano de escolaridade Modalidade da prova: escrita

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS Escolas Secundárias de Porto de Mós e de Mira de Aire Informação-Prova de Equivalência à Frequência Geologia 12º ANO Código da prova: 320 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

Informação-Prova Final a Nível de Escola Matemática Prova Escrita (3º ciclo)

Informação-Prova Final a Nível de Escola Matemática Prova Escrita (3º ciclo) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL HUMBERTO DELGADO Escola Básica 2,3 General Humberto Delgado Sede: Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Ano letivo 2013/2014 Informação-Prova Final a Nível de Escola Matemática

Leia mais