CONCEITOS E PRÉ-HISTÓRIA. CONTEÚDOS Conceitos gerais Cronologia Pré-história AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCEITOS E PRÉ-HISTÓRIA. CONTEÚDOS Conceitos gerais Cronologia Pré-história AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS"

Transcrição

1 CONCEITOS E PRÉ-HISTÓRIA CONTEÚDOS Conceitos gerais Cronologia Pré-história AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Conceitos Gerais A história é a ciência que estuda a ação humana ao longo do tempo, portanto, só se pode considerar um fato como histórico, se ele apresentar uma relação direta ou indireta com o ser humano. A importância de se estudar o passado, surgiu nos mais remotos tempos, quando os homens perceberam que conhecendo as consequências de ações que já ocorreram, era possível se evitar cometer os mesmos erros e repetir as experiências de sucesso. Nos grandes impérios da Idade Antiga, como a Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma, já haviam profissionais que eram responsáveis por registar e estudar os feitos passados do seu povo, ou seja, talvez eles tenham sido os primeiros historiadores que conhecemos. Os primeiros registros históricos vieram da Grécia, durante o século 5 a.c., por meio dos trabalhos de Heródoto e Tucídides. Depois deles, muitos outros historiadores surgiram e a história nunca mais deixou de ser registrada e estudada pelos diversos povos do mundo. Acredita-se que os primeiros hominídeos surgiram cerca de 280 milhões de anos atrás e a partir da evolução deles, apareceram outras variações dentro desse gênero como o homos (erectus, habilis, neandertal e sapiens). Assim, pode-se dizer que foi, por volta de 200 mil anos atrás, surgiram os primeiros humanos (Homo sapiens sapiens). Dessa forma, como essa espécie existe até os dias atuais, pode-se dizer que a história existe do surgimento dos primeiros humanos até os dias de hoje. Curiosidade: Os dinossauros viveram e foram extintos muito antes do homem surgir no planeta Terra. A existência desses animais ocorreu entre 225 e 65 milhões de anos atrás e, como vimos, os humanos só vieram a surgir há 200 mil anos atrás. Portanto, o período dos dinossauros não é objeto de estudo da História. Por exemplo, é um grande erro unir humanos e dinossauros em cenas de filmes e animações.

2 Figura 1 A história descoberta em escavações arqueológicas Fonte: Microgen/Sutterstock.com Para estudar o passado, os historiadores buscam informações por meio de vestígios arqueológicos e fontes documentais que podem ser escritas ou não. Quanto maior o número de fontes disponíveis, mais precisa se torna a pesquisa do historiador, que pode confrontar as informações dos diversos documentos e artefatos para tentar reconstruir o passado. Porém, nesse contexto, devemos lembrar que a história é uma ciência humana e sua construção também está ligada a carga cultural que o historiador traz em sua formação e no recorte dos fatos que ele opta fazer para realizar a sua análise. Cronologia Como já foi dito, a história começa com o surgimento dos humanos e dura até os dias atuais, ou seja, trata-se de um extenso período composto de muitos séculos, para ser estudado de uma única vez. Assim, os historiadores decidiram que para facilitar os estudos, era necessário dividir a história em períodos. No Brasil, assim como na maioria dos países ocidentais, o nascimento de Cristo é adotado como ano 1, ou seja, utiliza-se o calendário Cristão para determinar a datação histórica dos fatos. Dessa forma, todos os anos e séculos que antecedem esse fato são grafados com a.c. (antes de Cristo) e os anos e séculos que sucederam esse fato podem ser grafados com d.c. (depois de Cristo) ou deixados sem nenhuma indicação.

3 Exemplos: Indicação obrigatória A construção da pirâmide de Queops no Egito foi concluída no ano de 2560 a.c., ou seja, no século 26 a.c. O imperador romano Júlio Cesar morreu no ano 44 a.c., ou seja, no século 1 a.c. Indicação facultativa Oficialmente, a independência do Brasil ocorreu no ano de 1822 d.c. (ou simplesmente ano de 1822), ou seja, no século 19 d.c. (ou simplesmente século 19). Getúlio Vargas suicidou-se no ano de 1954 d.c. (ou simplesmente ano de 1954), ou seja, no século 20 d.c. (ou simplesmente século 20). Outro importante ponto a se destacar é que todo o período histórico que antecedeu a escrita (que surgiu por volta de 4 mil antes de Cristo) recebe o nome de Pré-história e, desse marco em diante, chama-se História. Observe essas informações no esquema a seguir: Figura 2 Linha do tempo Fonte: Fundação Bradesco Como os historiadores têm mais informações sobre o período posterior à escrita, este foi subdividido em partes menores que são chamadas de Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Ao observar os marcos que fazem a divisão de cada período da história (4.000 a.c. Invenção da Escrita / 476 Queda de Roma / 1453 Queda de Constantinopla / 1789 Revolução Francesa), deve-se tomar cuidado de lembrar que eles não são divisões estanques, mas sim marcos que simbolizam a mudança de um período para o outro. Assim, vale lembrar que as características de um novo período histórico surgem no seu período anterior, evoluem até se ter uma faixa de transição entre os dois períodos e quando o novo período se consolida, ainda observa-se características do período anterior que aos poucos vão desaparecendo. Portanto, didaticamente, a melhor forma de se representar uma linha do tempo seria a seguinte:

4 Figura 3 Linha do tempo Fonte: Fundação Bradesco O Brasil, por exemplo, foi oficialmente descoberto pelos portugueses em 1500, ou seja, durante a Idade Moderna. Dessa forma, sua história foi dividida em Período Colonial, Período Imperial e Período Republicano. Mas é importante lembrar de um detalhe. Antes da chegada dos europeus ao território americano, já existiam humanos vivendo nessa região, e se havia humanos, existe história e é possível estudar o passado desses grupos. Assim, ao se pensar a história do território brasileiro, deve-se levar em conta também o longo período Pré-colonial, que registra a história de diversos grupos indígenas que viveram nessa região. Figura 4 Linha do tempo Fonte: Fundação Bradesco

5 Para finalizar, vale lembrar que o século é composto por um período de 100 anos e, como o calendário cristão adota o nascimento de Cristo como o ano 1, a mudança de século só ocorre no ano 101 (e não no ano 100, como alguns podem vir a pensar). Dessa forma, é importante tomar cuidado na mudança dos séculos. Dica: Para entender melhor como se converte os anos em séculos, assista no Portal EJ@, na Biblioteca Digital de Ciências Humanas do Ensino Fundamental, a Micro aula: A contagem do Tempo nas Ciências Humanas Pré-história Até os dias de hoje, ainda pouco se sabe sobre as particularidades da Pré-história. A ausência de documentos escritos e de sítios arqueológicos bem conservados dificultam a obtenção das informações mais detalhadas sobre essa fase da história. Os vestígios arqueológicos (como restos de fogueiras, urnas de sepultamento, vestígios de moradias, pinturas rupestres, cerâmicas, armas e até mesmo esqueletos fossilizados) são capazes de dar algumas pistas sobre a organização desses grupos humanos ao longo do tempo, cabendo assim aos historiadores e arqueólogos trabalharem em conjunto para tentar reconstruir esse passado. Figura 5 Pintura Rupestre em São Francisco das Palmeiras (Morro do Chapéu) Bahia Fonte: Wikimedia Commons O período compreendido entre o surgimento dos primeiros humanos e a invenção da escrita é bastante extenso e, por isso, a chamada Pré-história pode ser dividida em três fases: a Selvageria, a Barbárie e a Civilização.

6 A Selvageria (Paleolítico ou Pedra Lascada) é datada do surgimento da humanidade (em ± a.c.) até o surgimento da agricultura (em ± a.c.). Nesse período os humanos não sabiam produzir o seu próprio alimento, ou seja, tudo era coletado pronto da natureza. Como não havia hierarquia, a divisão das tarefas era bem simples, as mulheres colhiam as frutas e as verduras disponíveis e cuidavam dos filhos, enquanto que os homens caçavam, pescavam e guerreavam. Conforme o alimento de uma região terminava, o grupo migrava para outra área, o que lhes conferia a característica de serem nômades. Foi nessa fase que esses seres humanos passaram a dominar o fogo, mas como não sabiam produzi-lo, eles mantinham grandes fogueiras que eram alimentadas dia e noite para evitar que elas se apagassem. A Barbárie (Neolítico ou Pedra Polida) é datada do surgimento da agricultura (em ± a.c.) até a invenção da Escrita em (± a.c.). Nesse período, os humanos passaram a produzir o seu alimento através da agricultura e da pecuária e foi dessa forma, que esses grupos foram se tornando sedentários, já que eles precisavam se fixar à terra plantada. No geral, as mulheres eram as detentoras dos saberes do cultivo da terra e isso lhes garantia um papel de destaque nessa sociedade, pois elas eram responsáveis pela produção de alimentos e reprodução do grupo. As famílias seguiam uma tradição matrilinear e pode-se dizer que essa sociedade tinha fortes laços matriarcais nesse período. Foi nessa época também, que a humanidade descobriu o processo de produção da cerâmica. Todas essas mudanças com relação ao período anterior, tiveram como consequência o investimento na construção de moradias mais resistentes e sistemas que lhes garantissem segurança, gerando um aumento populacional do grupo. Figura 6 Esquema de crescimento da população e dos alimentos Fonte: Fundação Bradesco.

7 A Civilização (Era dos Metais) é o período de transição da Pré-história para a Idade Antiga. Nesse período, a população cresceu muito acima do que a produção alimentar poderia acompanhar. Esse fato fez com que os indivíduos mais fortes reservassem as melhores terras para sua família, expulsando com violência os outros membros do grupo. Nasce, assim, a ideia de propriedade privada e pela necessidade de defendê-la, cria-se um Estado. Com o passar dos anos, esses estados se fortaleceram tornando-se impérios. Os primeiros e primitivos Estados que se organizaram, reuniam os proprietários em torno de um governo que arrecadava tributos para organizar um exército capaz de defendêlos. A descoberta da fundição veio contribuir para que esses grupos pudessem produzir armas mais eficientes para suas guerras pela posse da terra. Assim, como os homens eram mais fortes fisicamente que as mulheres para defender as terras, a sociedade foi se hierarquizando e o sistema patriarcal se consolidou. No campo religioso, geralmente os grupos pré-históricos são politeístas (acreditam em vários deuses) e suas divindades são ligadas a fenômenos da natureza como por exemplo o sol, a lua, o vento, a chuva, o trovão, etc. Seus ritos geralmente estão ligados à proteção dos guerreiros na caça e à abundância de alimentos para o grupo, ou seja, eles pedem para suprir as suas necessidades diárias. Dessa forma, não se observa uma preocupação com uma vida após a morte ou com a ideia de pecado nessas religiões préhistóricas. A prática de enterrar os mortos e cultuar as lembranças dos antepassados é observada a partir de quando esses humanos passaram a viver de forma sedentária. Figura 7 - Caricatura de um homem da Pré-história Fonte: Anton Brand/Shutterstock.com

8 A cultura da pré-história é muito rica e variada. Sabe-se que haviam diversos ritos no cotidiano dessas pessoas que envolviam cantos, danças e a utilização de adornos para o corpo. As pinturas rupestres, que em geral eram feitas nas paredes de cavernas, eram uma eficiente forma de registro desses povos. A cerâmica também passou a ser desenhada para servir, não apenas como utensílio doméstico, mas também como um objeto capaz de registrar uma pequena história. A evolução intelectual desses humanos, contribuiu para criarem soluções práticas como, por exemplo, a roda ou o manuseio dos metais, além do desenvolvimento de estruturas abstratas como a ideia de propriedade e Estado e alguns sistemas de contagem (matemática primitiva). ATIVIDADES 1. Pensando nos conceitos gerais da história, avalie se as afirmativas a seguir são falsas F ou verdadeiras V : [ ] Os historiadores estudam a Pangeia (um único bloco continental) e a sua posterior derivação que deu origem aos continentes, para entender o atual relevo. [ ] O objeto de estudo da história são as ações humanas ao longo do tempo. Desse modo, um fato histórico deve ter relação direta ou indireta com os seres humanos. [ ] Ao se estudar história é possível revisitar o passado e aproveitar de forma crítica e racional, as experiências positivas e negativas da trajetória humana. [ ] A história dos indígenas do Brasil só pode ser estudada a partir do contato dessas tribos com os conquistadores europeus. [ ] A história só pode ser estudada quando os pesquisadores se baseiam em fontes escritas que servem como única forma confiável de se documentar um fato histórico. [ ] Uma maneira de entender a origem de alguns hábitos e costumes que fazem parte do cotidiano é recorrer ao estudo da história.

9 2. Leia o texto a seguir: A primeira revolução que transformou a economia humana deu ao homem o controle sobre o abastecimento de sua alimentação. O homem começou a plantar, cultivar e aperfeiçoar, pela seleção, as ervas, raízes e árvores comestíveis. E conseguiu domesticar e colocar sobre sua dependência certas espécies de animais, em troca do alimento, da produção e da previsão que podia oferecer. CHILDE, Vere Gordon. A Evolução Cultural do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, Pelas características citadas no texto, responda: a) Qual o período pré-histórico a que ele se refere? ( ) Selvageria. ( ) Barbárie. ( ) Civilização. b) Quais as características da organização social que se observa nessa sociedade? c) Qual a principal consequência da descoberta da agricultura?

10 3. (ENEM-2007) Pintura Rupestre da Toca do Pajaú Piauí. Internet: < A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil. b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros. c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada Pré-história do Brasil. d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos. e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

11 LEITURA COMPLEMENTAR Pré-história brasileira Dentro dos estudos arqueológicos desenvolvidos na América, o Brasil concede uma significativa contribuição proveniente de seus diversos sítios arqueológicos. Entre os estados que apresentam antigos vestígios da presença humana podemos destacar primeiramente os estados do Piauí, Minas Gerais e as regiões litorâneas do Centro-sul do país. Em São Raimundo Nonato (PI), um grupo de arqueólogos liderados por Niède Guidon notificou a presença de facas, machados e fogueiras com cerca de 48 mil anos de existência. Entre as principais conclusões desses estudos, destaca-se a presença de comunidades coletivas que caçavam e utilizavam o fogo para protegerem-se e alimentarem-se. Na região de Lagoa Santa (MG) é o local onde está registrado uma das mais notórias descobertas da arqueologia nacional. Foi ali que se achou o mais antigo fóssil das Américas. Trata-se do crânio feminino que existiu há cerca de anos. Pesquisas desenvolvidas a partir desse fóssil (apelidado de Luzia) abriram portas para novas teorias sobre o processo de ocupação do continente. Os traços negróides de Luzia levantam a suspeita de uma onda migratória da Oceania, responsável pela ocupação do nosso continente. Próxima das regiões de rios e no litoral do Brasil existe outro conjunto de vestígios pré-históricos. Nestes lugares, montes de conchas e esqueletos de peixe conferem a existência de comunidades inteiras que sobreviviam da pesca. Também conhecidos como povos sambaquis, essas populações foram usualmente detectadas no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. No ano de 2001, o mais antigo sambaqui brasileiro foi encontrado no Vale do Ribeira (SP). Nas regiões do interior do Brasil também são encontrados riquíssimos sítios arqueológicos. Os chamados cemitérios dos índios são, na verdade, vestígios de antigas civilizações do território brasileiro. Ali encontramos grandes aldeias que realizavam sofisticados rituais funerários. Datados com cerca de mil anos, esses povos possuíam uma cultura bastante diferente da dos sambaquis.

12 Ainda na região amazônica, temos relato sobre um outro conjunto de povos préhistóricos. Designados como integrantes da civilização marajoara, esses povos deixaram interessantes vestígios materiais. Dotados de uma arte ceramista ricamente detalhada, os marajoaras fazem parte dos mais complexos grupos humanos que viveram em terras brasileiras. Com o passar dos anos, as civilizações ameríndias foram desenvolvendo-se em território nacional. Espalhados em diferentes tribos, os índios brasileiros integraram uma parte mais recente da História das populações nativas do Brasil. A partir do século 15, a chegada dos europeus transformou radicalmente a situação dos índios. A intolerância religiosa e cultural, a violência e as epidemias foram responsáveis pela dizimação dos povos indígenas no país. SOUSA, Rainer Gonçalves. Pré-história brasileira. Brasil Escola. Disponível em: < Acesso em: 14 jan h. INDICAÇÕES FUNDAÇÃO BRADESCO. Portal EJ@ - Web-aula: O homem e o tempo: as etapas da História. Disponível em: < Acesso em: 14 jan h. FUNDAÇÃO BRADESCO. Portal EJ@ - Microaula: A contagem do tempo nas Ciências Humanas. Disponível em: < Acesso em: 14 jan h. REFERÊNCIAS ANTON BRAND In: SHUTTERSTOCK. Caricatura de um homem da Pré-história. Disponível em: < Acesso em: 14 jan h30min. BORGES, Vavy. Pacheco. O que é História? São Paulo: Brasiliense, GUGLIELMO, Antônio Roberto. A Pré-história. Coleção: Tudo é História. São Paulo: Brasiliense, HOBSBAWM, Eric J. Sobre História Ensaios. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

13 INEP. Prova amarela do ENEM de Disponível em: < Acesso em: 14 jan h. MARTINS, Rodrigues Rosicler. O Homem na Pré-história. Coleção: Desafios. São Paulo: Moderna, MASSON, Pierre. Mini Larousse da Pré-história. São Paulo: Larousse Brasil, MICROGEN In: SUTTERSTOCK. A história descoberta em escavações arqueológicas. Disponível em: < Acesso em: 13 jan h30min. OLIVIERI, Antônio Carlos. Pré-história. Coleção: O Cotidiano da História. São Paulo: Ática, PROUS, André. O Brasil Antes dos Brasileiros - A Pré-história do Nosso País. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, SOUSA, Rainer Gonçalves. Pré-história brasileira. Brasil Escola. Disponível em: < Acesso em: 14 jan h. WIKIMEDIA COMMONS. Fotografia de Chico Ferreira. Disponível em: < Acesso em: 13 jan h.

14 GABARITO 1. F A Pangeia existiu há aproximadamente 225 milhões de anos, e à deriva dos continentes ocorreu entre 200 e 65 milhões de anos atrás. Apesar desses eventos determinarem algumas características do relevo, pode-se dizer que esses fatos não são objetos de estudo da história, porque nesse período, a espécie humana ainda não havia surgido. V V F Existiram diversos grupos humanos habitando o território brasileiro antes da chegada dos portugueses. A história desses grupos pode ser estudada por uma série de vestígios arqueológicos encontrados como fósseis, armas, cerâmicas e pinturas rupestres. No território brasileiro, existiram grupos indígenas com organização político-social desenvolvida e grande desenvolvimento artístico, principalmente quando se pensa em cerâmica. F Existem muitas maneiras de estudar-se à história de uma civilização. Além das fontes documentais escritas, o pesquisador pode recorrer a história oral, às interpretações de imagens de obras de arte, à análise da arquitetura e outros tantos documentos arqueológicos podem indicar, com certa precisão, algumas informações importantes de povos que não deixaram registros escritos. V 2. a) Barbárie (Neolítico ou Pedra Polida) b) Comentário: A sociedade manteve-se praticamente sem hierarquias e organizada de forma matriarcal. Os trabalhos geralmente eram divididos entre os membros do grupo de acordo com o sexo, ou seja, os homens cuidavam dos animais e da defesa do grupo, enquanto as mulheres praticavam a agricultura e cuidava das crianças. c) Comentário: A principal consequência é que esses grupos humanos acabaram se sedentarizando e, com isso, puderam melhorar as suas moradias e sistemas de defesa. A longo prazo, com a diminuição da mortalidade dos membros do grupo, a população foi crescendo e isso provocou uma crise que abalou a sua estabilidade.

15 3. Alternativa C. Comentário: A pintura rupestre selecionada para esse item, mostra o registro de uma cena de caça. Esse é um dos temas mais recorrentes desse tipo de registro na Pré-história de todo o mundo. Dessa forma, a imagem representa o cotidiano de um grupo indígena que realiza uma atividade que é considerada vital para a sua sobrevivência.

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL Capítulo 10 BRASIL ocupação entre 15 a 40 mil anos Número de habitantes quando os portugueses aqui chegaram 4 a 5 milhões de nativos Sítios

Leia mais

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4 Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma: Os Estudos

Leia mais

1) Como quais finalidades os seres humanos criaram unidades de medida para marcar o tempo?

1) Como quais finalidades os seres humanos criaram unidades de medida para marcar o tempo? ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROF. MARCELO SAMPAIO ALUNO(a): Turma Assunto(s): Capítulo 1 O pensamento histórico e a consciência do tempo OBS: Responda no seu caderno para posterior visto. Prezados alunos, O

Leia mais

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis.

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis. COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: DATA: / / 2014 EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA Organize uma rotina de estudos. Comece o quanto antes. Organize seu tempo para o estudo da

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO

COLÉGIO XIX DE MARÇO COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a) Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta.

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Qual a utilidade da História?

Leia mais

A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA. Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais

A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA. Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais A PRÉ-HISTÓRIA A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais UTENSÍLIOS DE PEDRA LASCADA Lascas cortantes UTENSÍLIOS DE PEDRA POLIDA Anzóis de

Leia mais

OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL Ensino Fundamental 2 Nome N o 6 o ano História Prof. Caco Data / / Ficha 5 OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL Norberto Luiz Guarinello I. Orientações: Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e explique a sua

Leia mais

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva AS DUAS EXPLICAÇÕES MAIS CONHECIDAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO CRIACIONISMO DEFENDE QUE A VIDA E TODA A MATÉRIA EXISTENTE SÃO RESULTADOS

Leia mais

Conceitos Iniciais Pré-História. Prof.ª Maria Auxiliadora

Conceitos Iniciais Pré-História. Prof.ª Maria Auxiliadora Conceitos Iniciais Pré-História Prof.ª Maria Auxiliadora Conceitos Iniciais Histor (grego) = Investigação = História História = Fatos ==//== Historiografia = Interpretação da história Cronologia Biênio

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 07/04/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Atividades para Estudos Autônomos Data: 10 / 5 / 2019 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a) aluno(a), Esta

Leia mais

Aula 1 de 4 Versão Aluno

Aula 1 de 4 Versão Aluno Aula 1 de 4 Versão Aluno O QUE É ARQUEOLOGIA? Arqueologia é a ciência que busca entender as culturas humanas a partir do estudo do registro arqueológico, que é o conjunto de todos os traços materiais da

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.)

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: NOME PERÍODO CRÂNIO LOCAL CARACTERÍSTICA Australopithecus 4,2 1,4 milhões

Leia mais

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C.

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C. PRÉ-HISTÓRIA Linha do tempo 500.000 ac 1789 d. C. 1453 d. C. Atualidade Arq. Pré-História identifica dividido em período Anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais 2 milhões

Leia mais

a) ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza.

a) ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza. 1 (Ufsm 2015) No período Neolítico, os caçadores e coletores já haviam adquirido razoável experiência cultural a fim de identificar animais para a caça e plantas para usos diversos. Nesse tempo, por volta

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a)

Leia mais

Aula 2: A Pré-história

Aula 2: A Pré-história Aula 2: A Pré-história Pré-História Surgimento do homem na Terra; Período aprox. 1 milhão de anos atrás a 4.000 a.c ; A origem do homem Darwinismo A vida na Terra evoluiu das espécies simples para as mais

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4 Professor Marcos Antunes A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4 www.professoredley.com.br HIPÓTESES PARA EXPLICAR O POVOAMENTO DA AMÉRICA O Povoamento da América O crânio de Luzia, encontrado em Lagoa Santa

Leia mais

1) ESTREITO DE BERING: A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering.

1) ESTREITO DE BERING: A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering. 1) ESTREITO DE BERING: A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering. Essa travessia ocorreu na ultima glaciação, período em que o

Leia mais

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 08 /05/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40

Leia mais

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu.

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu. Pré-História Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de 3.100 a.c., período em que a escrita surgiu. Os conhecimentos que temos da Pré- História são derivados de fragmentos obtidos

Leia mais

COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA

COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA Os caminhos da historiografia O estudo e registro da história ganha a condição de ciência a partir do século XIX. Até o século XX, os historiadores acreditavam

Leia mais

As Sociedades Recolectoras e as Primeiras Sociedades Produtoras

As Sociedades Recolectoras e as Primeiras Sociedades Produtoras Slide 1 As Sociedades Recolectoras e as Primeiras Sociedades Produtoras Slide 2 O Aparecimento do Homem Ocorreu em África, há mais de 4 milhões de anos. O mais antigo antepassado do Homem é conhecido por

Leia mais

6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos.

6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos. 6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos. Queridos, espero que este pequeno roteiro/resumo ajude todos vocês, mas lembrem-se que devem estudar também pelo Anglo, caderno e por todas as anotações que fizemos

Leia mais

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares O legado dos nossos antepassados Prof. Leonardo Machado Palhares Periodização da Pré- História Paleolítico (2 milhões de anos a, aproximadamente, 12000 a.c.) : nome de origem grega (Palaiós- antigo; lithos=

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplinas: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Nome: Nº Turma: Querido(a) aluno(a),

Leia mais

O Período Neolítico: a Revolução Agrícola. Profª Ms. Ariane Pereira

O Período Neolítico: a Revolução Agrícola. Profª Ms. Ariane Pereira O Período Neolítico: a Revolução Agrícola Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Período Neolítico: os homens ampliaram suas técnicas de sobrevivência, domesticação de animais e plantas; Polimento das pedras,

Leia mais

Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados

Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados 2.1 A origem do homem A evolução humana Explicações para o surgimento do homem: Religiosa: criacionismo. O homem foi criado por um ser supremo.

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. Prof. Bruno Pedroso

PRÉ-HISTÓRIA. Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA Prof. Bruno Pedroso PERÍODOS DA HISTÓRIA A VIDA NA TERRA Cerca de 3,5 bilhões de anos atrás. Surgimento da vida na terra Cerca de 65 milhões de anos atrás. Extinção dos dinossauros Cerca de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2017 Aluno(a): N o :

Leia mais

Disponível em acessado em 15 de março de 2018.

Disponível em   acessado em 15 de março de 2018. 1. Observando os grafismos, assinale a alternativa CORRETA. a) Não havia animais nesse período específico. b) Essas manifestações culturais não podem ser consideradas arte. c) Nada sabemos sobre essas

Leia mais

1) ESTREITO DE BERING: A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering.

1) ESTREITO DE BERING: A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering. 1) ESTREITO DE BERING: A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering. Essa travessia ocorreu na ultima glaciação, período em que o

Leia mais

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social CONTEÚDO DA UNIDADE 3 Unidade 1 Construção da Identidade Social 3 Pré-História 5 A importância da História 6 A contagem do tempo 7 Identificando os séculos 8 Fontes históricas 10 Os primeiros habitantes

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA HISTÓ RIA (?) (?)

PRÉ-HISTÓRIA HISTÓ RIA (?) (?) PRÉ-HISTÓRIA (?) O que é Pré-história? Quando ela começa? Quando termina? Como identificar? O que o termo sugere? Pré-história X História Qual a diferença? Pré-história se refere a um período específico

Leia mais

Aula 3 de 4 Versão Professor

Aula 3 de 4 Versão Professor Aula 3 de 4 Versão Professor As Comunidades Indígenas Agora vamos conhecer um pouco das características naturais que atraíram essas diferentes ocupações humanas ao longo dos séculos para a Região da Bacia

Leia mais

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS Primeiro ano ensino médio 1 : Pré-história. Situação de aprendizagem 1 OS PRIMEIROS SERES HUMANOS O surgimento do ser humano é um tema polêmico, porque mexe com tradições religiosas e, sobretudo, porque

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma: Os Estudos Autônomos

Leia mais

Colette Swinnen. Ilustrações de Loïc Méhée. Tradução Hildegard Feist

Colette Swinnen. Ilustrações de Loïc Méhée. Tradução Hildegard Feist Colette Swinnen Ilustrações de Loïc Méhée Tradução Hildegard Feist Para minhas filhas, Cécile e Marianne Copyright 2008 by Actes Sud Graf ia atualizada segundo o Acordo Ortográf ico da Língua Portuguesa

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.

A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. PERÍODO PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra (além do

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA. Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.

A PRÉ-HISTÓRIA. Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. PERÍODO PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra (além do

Leia mais

Cap. 2 Pré-História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 2- Pré-História Prof. Dawison Sampaio

Cap. 2 Pré-História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 2- Pré-História Prof. Dawison Sampaio Cap. 2- Pré-História Prof. Dawison Sampaio 1 H1-Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H5 -Identificar as manifestações ou representações da diversidade

Leia mais

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES.

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES. OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES. Você já se interessou em saber como surgiram o Universo, o planeta Terra, os seres humanos? Ao longo da História, criaram-se explicações que geralmente

Leia mais

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini HISTÓRIA Nas vias do tempo, a trajetória humana Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Antes de tudo, as origens do homem A origem ou o elo perdido ainda é incerta. Há +/- 195 mil anos, no

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Unidade I O Brasil antes de Cabral. Capítulo 1 Primeiros

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia e História ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA: O planeta Terra e sua superfície. Os

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 A A Aula 2.2 Conteúdo Pré-História II. 3 A A Habilidade Entender as idades

Leia mais

HISTÓRIA INDÍGENA AULA 2 ANTES DO BRASIL...

HISTÓRIA INDÍGENA AULA 2 ANTES DO BRASIL... HISTÓRIA INDÍGENA AULA 2 ANTES DO BRASIL... Evolução de hominídios I Pesquisas arqueológicas indicam que os seres humanos descendem de uma linha de primatas que viviam na região central da África. Existem

Leia mais

MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE. Paleolítico, Mesolítico e Neolítico

MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE. Paleolítico, Mesolítico e Neolítico MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE Paleolítico, Mesolítico e Neolítico ARTE NA Pré-História A arte surgiu antes mesmo da História Graças à Arqueologia, muitos aspectos artísticos do período pré-histórico

Leia mais

Resgate de origens e processos de transformação; Estudo das experiências da humanidade ao longo do tempo;

Resgate de origens e processos de transformação; Estudo das experiências da humanidade ao longo do tempo; Conhecimento histórico Resgate de origens e processos de transformação; Estudo das experiências da humanidade ao longo do tempo; Compreensão dos acontecimentos do passado: sua importânciatemporal temporal

Leia mais

HISTÓRIA 6º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

HISTÓRIA 6º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Capítulo 1 O que é história? Capítulo 2 A história, o empo e o espaço? Capítulo 3 O ser humano em busca de suas origens. 1. Defina os termos: a) Fontes históricas. b) Patrimônios históricos. HISTÓRIA 6º

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 01/04/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana. E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.) O termo História foi utilizado pelos gregos antigos.

Leia mais

18/04/13. E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013

18/04/13. E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013 E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013 Leia o texto a seguir: Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse

Leia mais

As origens da humanidade. África: berço da Humanidade (c. 4 milhões de anos)

As origens da humanidade. África: berço da Humanidade (c. 4 milhões de anos) Paleolítico Período da vida da Humanidade caracterizado pelo uso da pedra lascada no fabrico de instrumentos (do grego paleos = antigo e lithos = pedra) As origens da humanidade África: berço da Humanidade

Leia mais

A Arte na Pré-História. 1º Ano 1º Bimestre 2015

A Arte na Pré-História. 1º Ano 1º Bimestre 2015 A Arte na Pré-História 1º Ano 1º Bimestre 2015 Um dos períodos mais instigantes e encantadores da história humana. Entretanto, não há registros em documentos escritos que nos forneçam dados daquela época,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia / História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro didático. A origem dos

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Gabarito das Questões do Caderno de Estudante. História dos grandes personagens e das nações

Gabarito das Questões do Caderno de Estudante. História dos grandes personagens e das nações Gabarito das Questões do Caderno de Estudante Introdução A produção do conhecimento histórico Questão 4 Séculos XIX e XX Séculos XX e XXI Temas centrais pesquisados História dos grandes personagens e das

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 6 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Leia os dois trechos a seguir e faça o que se pede em cada item. Trecho 1 Os hominídeos surgiram quando nossos ancestrais

Leia mais

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS Mecânica e objetivos O jogo Famílias Históricas consiste em reunir cartas que compõem uma mesma família histórica, isto é, dizem respeito ao mesmo tema ou contexto histórico.

Leia mais

Arte na Pré-História

Arte na Pré-História Arte na Pré-História Pré-história é história???? Segundo os positivistas ( corrente filosófica), para considerar a História uma ciência é necessário que os fatos sejam provados cientificamente; Logo...

Leia mais

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 05 / 05 / 206 UNIDADE I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO CONTEMPORÂNEA

LOCALIZAÇÃO DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO CONTEMPORÂNEA PRÉ-HISTÓRIA COMO ESTUDAR? Arqueologia Antropologia. Química (Carbono 14). História DEFINIÇÃO HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA: - Visão positivista da História. - Teleologia (evolucionismo linear). - Critério divisor:

Leia mais

ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. DL - DOMÍNIO DE LINGUAGENS H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Leia mais

O NASCIMENTO DA CULTURA

O NASCIMENTO DA CULTURA HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O NASCIMENTO DA CULTURA PRÉ-HISTÓRIA:Período Paleolítico, Neolítico. PRÉ-HISTÓRIA NO BRASIL. ARTE MESOPOTÂMIA: Sumérios, Assirios, Babilônicos.

Leia mais

Cap. 1 Introdução ao Estudo da História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 1- Introdução ao estudo da História Prof. Dawison Sampaio

Cap. 1 Introdução ao Estudo da História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 1- Introdução ao estudo da História Prof. Dawison Sampaio Cap. 1- Introdução ao estudo da História 1 H1-Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H5 -Identificar as manifestações ou representações da diversidade

Leia mais

Apresente as diferenças entre o trabalho do historiador e o de um contador de histórias.

Apresente as diferenças entre o trabalho do historiador e o de um contador de histórias. Instruções Instruções ENSINO FUNDAMENTAL História Conteúdos do 6º Ano 1º/2º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Evelin Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais Méier

Leia mais

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 1º - 2017 04/04/2017 Temas 1. A arte na Pré-História 2. A Pré-História sul-americana

Leia mais

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 1

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 1 1. Leia atentamente: Quando nos referimos a homens, devemos esclarecer que esse termo se aplica à nossa espécie, chamada de Homo sapiens sapiens, surgida apenas entre 180 e 190 mil anos atrás, bem como

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO Unidade 1 1. 2. a) O trecho 1 diz respeito à teoria evolucionista e o trecho 2 está associado à teoria criacionista. b) A teoria evolucionista é aceita

Leia mais

INSTRUÇÃO: Leia o texto com atenção e responda às questões 01,02 e 03: A agricultura

INSTRUÇÃO: Leia o texto com atenção e responda às questões 01,02 e 03: A agricultura Geografia 7º ANO - Ensino Fundamental II NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ADRIANA RODRIGUES ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: GEOGRAFIA NOTA: INSTRUÇÃO:

Leia mais

Kit educativo de Lagoa Santa

Kit educativo de Lagoa Santa Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE Livros e Capítulos de Livros - MAE 2014 Kit educativo de Lagoa Santa http://www.producao.usp.br/handle/bdpi/47565

Leia mais

Evolução dos Hominídeos

Evolução dos Hominídeos PRÉ-HISTÓRIA Evolução dos Hominídeos De onde vieram os homens, como começou tudo? Existem perguntas que simplesmente não tem resposta, ou, se tem, não serão respostas satisfatórias à todos. A Bíblia nos

Leia mais

Fundamentos da Arqueologia e Pré-história no Brasil

Fundamentos da Arqueologia e Pré-história no Brasil Fundamentos da Arqueologia e Pré-história no Brasil Material Teórico Os Períodos da História e Pré-história Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Elisabete Guilherme Revisão Textual: Profa. Esp. Kelciane

Leia mais

Conteúdo para recuperação do I Semestre 6º ANO

Conteúdo para recuperação do I Semestre 6º ANO Conteúdo para recuperação do I Semestre I Bimestre II Bimestre 6º ANO As primeiras sociedades; Mesopotâmia. Grécia: formação e consolidação; Grécia: Organização das cidades-estados. As primeiras sociedades;

Leia mais

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA A Humanidade começou a produzir cultura por volta de 40 mil anos

Leia mais

1 PERIODIZAÇÃO.

1 PERIODIZAÇÃO. HISTÓRIA UNIVERSAL 1 PERIODIZAÇÃO http://historiaprofessorapriscila.blogspot.com.br/2013/03/periodizacao-da-historia-primeiro-nao.html 1.1 HISTORIOGRAFIA E PRÉ-HISTÓRIA Historiografia = escrita da história

Leia mais

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões.

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. 2 1. Sobre a conhecida Idade dos Metais, na transição entre a Pré-História e a História, é possível afirmar que a. foi

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA

A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA CAPÍTULO 1 A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA O que é história? BIBLIOTECA NACIONAL E UNIVERSIDADE DE ESTRASBURGO, ALSACE, FRANÇA BIBLIOTECA NACIONAL E UNIVERSIDADE DE ESTRASBURGO, ALSACE, FRANÇA Marc Bloch, historiador

Leia mais

EXERCÍCIO (EMP001) Trabalho do Historiador

EXERCÍCIO (EMP001) Trabalho do Historiador SE LIGA NESSA HISTÓRIA Exercícios de Introdução aos Estudos Históricos e Pré-História Prof. Walter EXERCÍCIO (EMP001) Trabalho do Historiador Sobre o trabalho do historiador, apenas NÃO podemos dizer que:

Leia mais

AULA 0 Lista de exercícios

AULA 0 Lista de exercícios AULA 0 Lista de exercícios Prof. Fernando Terron 1. (Ufpe) O longo processo evolutivo, que se realizou na África, culminou com a aparição do homem na Terra (o chamado gênero 'Homo'), a partir de um ancestral

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Artes Prof. Ana Carolina e Fernanda Valor A música nasceu com a natureza,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Artes Prof. Ana Carolina e Fernanda Valor 1- A arte abstrata não tenta representar

Leia mais

Unidade Parque Atheneu Professor (a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE HISTÓRIA

Unidade Parque Atheneu Professor (a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE HISTÓRIA Unidade Parque Atheneu Professor (a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2017. LISTA DE HISTÓRIA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI

EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI ÁREA DO CONHECIMENTO Linguagens Matemática Ciências Humanas 2 TEMA 1º Bimestre Conhecendo a nossa história. 3 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7

Leia mais

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral HISTÓRIA 6º ano

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral HISTÓRIA 6º ano Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral HISTÓRIA 6º ano NOME: IMPRIMA AS FOLHAS. RESOLVA AS QUESTÕES DISSERTATIVAS EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO OU FOLHA DE FICHÁRIO; OS TESTES PODERÃO SER RESPONDIDOS

Leia mais

TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA

TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA A Pré-História é um termo utilizado para definir o período que compreende desde o surgimento dos primeiros gêneros humanos (por volta de 4 milhões de anos) no leste do continente

Leia mais

a) Pode-se dizer que existe um calendário mais certo do que outro? Justifique sua resposta. R.:

a) Pode-se dizer que existe um calendário mais certo do que outro? Justifique sua resposta. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Existem diversas formas de sentir

Leia mais

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental O povoamento da América Quando ocorreu o povoamento da América? Não se sabe ao certo quando os primeiros povoadores chegaram a América, mas estudos baseados em vestígios

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

OS PRIMEIROS PASSOS DA HUMANIDADE

OS PRIMEIROS PASSOS DA HUMANIDADE CAPÍTULO 2 OS PRIMEIROS PASSOS DA HUMANIDADE Origem do ser humano n Explicações para o surgimento dos seres humanos: Religiosa Científica Criacionismo O homem foi criado por um ser supremo. Evolucionismo

Leia mais

História HISTÓRIA GERAL POVOS PRÉ-HISTÓRICOS POVOS PR-E

História HISTÓRIA GERAL POVOS PRÉ-HISTÓRICOS POVOS PR-E História Professor(a): Helton Chaves LISTA: 01 1ª série Ensino Médio Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: HISTÓRIA GERAL POVOS PRÉ-HISTÓRICOS POVOS PR-E DIA: MÊS: 02 2017 Questão 01) A alimentação

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 09/08/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

A PRODUÇÃO DE PINTURAS RUPESTRES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA

A PRODUÇÃO DE PINTURAS RUPESTRES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA A PRODUÇÃO DE PINTURAS RUPESTRES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA Raimundo Candido Teixeira Júnior Universidade Estadual da Paraíba UEPB rctj8@uol.com.br INTRODUÇÃO Uma das temáticas mais

Leia mais

Aula4 A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA. Petrônio Domingues

Aula4 A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA. Petrônio Domingues Aula4 A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA META Apresentar a importância da periodização para a História; Apontar as tentativas de periodizar a História nos tempos modernos. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano PALEOLÍTICO Processo de hominização; Caça e coleta; Nômades; Controle do fogo; Pinturas rupestres. O CONTROLE DO FOGO POSSIBILITOU AO HOMEM... proteger-se dos animais;

Leia mais