André Fioravante Guerra NMP/g ou ml de Coliformes a 35 e 45 C Valença, 1ª Edição, p. Disponível em:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "André Fioravante Guerra NMP/g ou ml de Coliformes a 35 e 45 C Valença, 1ª Edição, p. Disponível em:"

Transcrição

1 André Fioravante Guerra NMP/g ou ml de Coliformes a 35 e 45 C Valença, 1ª Edição, p. Disponível em:

2 çã NÚ MERO MAIS PROVA VEL (NMP/g ou ml) DE COLIFORMES A 35 E 45 C Coliformes não é especificamente um único microrganismo e sim um grupo de microrganismo definido como: Coliformes totais ou 35 C - bactérias da família Enterobacteriaceae, Gram negativos, em forma de bastonetes, oxidase negativos, não formadores de esporos, caracterizados pela presença da enzima ß-galactosidase e pela capacidade de fermentar a lactose com produção de gás em 48 horas à temperatura de 35 C em meios contendo sais biliares ou outros agentes tenso-ativos com propriedades inibidoras semelhantes. As bactérias mais frequentemente isoladas como coliformes totais são: Citrobacter, Enterobacter, klebsiella e Escherichia coli. Coliformes termotolerantes, fecais, 45 C - bactérias da família Enterobacteriaceae, Gram negativos, em forma de bastonetes, oxidase negativos, não formadores de esporos, pertencentes ao grupo dos coliformes totais e caracterizados pela presença da enzima ß-galactosidase e pela capacidade de fermentar a lactose com produção de gás em 24 horas à temperatura de 45 C em meios contendo sais biliares ou outros agentes tenso-ativos com propriedades inibidoras semelhantes. Quase sempre a bactéria isolada como coliforme fecal é Escherichia coli, porém há relatos que algumas cepas de klebsiella também podem pertencer a este grupo. A presença das bactérias deste grupo nos alimentos fornece evidência indireta sobre a qualidade da matéria prima, condições de processamento, condições do armazenamento e transporte ao qual este alimento foi submetido. Portanto, são análises que evidenciam indiretamente: Condições higiênicas o grupo responsável por indicar indiretamente as condições higiênicas ao qual o alimento foi submetido durante toda cadeia produtiva é o grupo dos coliformes totais. Condições higiênicas sanitárias além de evidências indiretas sobre higiene, também há evidências da possibilidade da veiculação de microrganismos patogênicos pelos alimentos. O grupo responsável por indicar indiretamente as condições higiênicas sanitárias é o grupo dos coliformes fecais.

3 NÚMERO MAIS PROVÁVEL (NMP/g ou ml) DE COLIFORMES A 35 E 45 C EM ALIMENTOS A análise de coliformes pode ser realizada de várias formas. As duas mais usuais são: contagem em placas e técnica dos tubos múltiplos. Para cumprimento dos padrões exigidos na RDC n 12/2001, nesta apostila será contemplado a contagem de coliformes pela técnica de tubos múltiplos (NMP/g ou ml). Esta análise é realizada em duas etapas: fase presuntiva e fase confirmativa. 1 - FASE PRESUNTIVA Pesar 25 g ou pipetar 25 ml (alimentos líquidos) e adicionar 225 ml de diluente água peptonada a 0,1% ou diluente apropriado. Homogeneizar e preparar pelo menos mais duas diluições decimais transferindo 1 ml de cada diluição para tubos contendo 9 ml do mesmo diluente. De cada diluição, inocular alíquotas de 1 ml em série de três tubos contendo caldo lauril sulfato de sódio e tubo de Duhran para evidenciar a produção de gás. Incubar os tubos em estufa a 36 C por 48 horas. Os tubos positivos são evidenciados pela presença de gás no interior do tubo de Duhran devido fermentação da lactose com produção de ácido e gás. Todos os tubos positivos deverão ser confirmados como coliformes a 35 C ou coliformes 45 C. Obs - O caldo lauril sulfato de sódio contém uma mistura de fosfatos que lhe confere um poder tamponante, impedindo a acidificação. A seletividade do meio é devido à presença do lauril sulfato de sódio, um agente surfactante aniônico que atua na membrana citoplasmática de microrganismos Gram positivos, inibindo o seu crescimento. FASE CONFIRMATIVA Coliformes a 35 C a partir dos tubos positivos da fase presuntiva, transferir uma alçada de cada tubo para outro contendo caldo verde brilhante lactose bile 2%. Incubar os tubos em estufa a 36 C por 48 horas. Os tubos positivos são evidenciados pela presença de gás no interior do tubo de Duhran devido fermentação da lactose com produção de ácido e gás. Obs - O caldo verde brilhante lactose bile 2% contém bile bovina e um corante derivado do trifenilmetano (verde brilhante), responsáveis pela inibição dos microrganismos Gram positivos.

4 Coliformes a 45 C - a partir dos tubos positivos da fase presuntiva, transferir uma alçada de cada tubo para outro contendo caldo Escherichia coli. Incubar os tubos em banho-maria a 45 ± 0,2 C por 24 horas. Os tubos positivos são evidenciados pela presença de gás no interior do tubo de Duhran devido fermentação da lactose com produção de ácido e gás. Obs - O caldo Escherichia coli contém uma mistura de fosfatos que lhe confere poder tamponante, impedindo a acidificação. A seletividade do meio se deve à presença de sais biliares, responsável pela inibição dos microrganismos Gram positivos e pela temperatura de incubação. EXPRESSÃO DE RESULTADOS Como trata-se de um método estatístico, o resultado deve ser expressado com auxílio de uma Tabela de Número Mais Provável. Especificamente neste caso, a Tabela utilizada deve ser a do Anexo 1. USO DA TABELA DE NÚMERO MAIS PROVÁVEL 1 Anotar o número de tubos positivos em cada diluição; 2 A quantidade de tubos positivos deve ser arranjados em uma única linha da maior para a menor diluição: Exemplo: Neste caso, a combinação de tubos a ser considerada é: Encontrar a combinação na Tabela de NMP. Exemplo: Número Mais Provável por grama ou ml, para séries de 3 tubos com inóculos de 0,1, 0,01 e 0,001 g ou ml e respectivos intervalos de confiança 95%. Número de Tubos Positivos NMP/g ou ml Intervalo de Confiança (95%) Inferior Superior <3, , , > Observar se a diluição utilizada para obter a combinação coincide com a diluição da Tabela NMP. 5 Se coincidir, o NMP expresso na quarta coluna da Tabela NMP já é o resultado. Caso contrário, o resultado da quarta coluna deve ser multiplicado pela razão (divisão) entre a diluição mais concentrada inoculada e a primeira diluição da Tabela NMP.

5 TABELA DE NÚMERO MAIS PROVÁVEL ELETRÔNICA (ALTERNATIVA) Alternativamente pode-se utilizar a Tabela NMP eletrônica disponível gratuitamente no site: Download: Tabela NMP-g ou ml. Série de 3 tubos. Inóculo 0,1; 0,01; 0,001 g. Valença, 1ª Ed Neste caso, deve-se digitar a combinação de tubos positivos após teste de confirmação em caldo verde brilhante ou Escherichia coli, e o resultado é gerado automaticamente. Também é necessário fazer a correção se a diluição mais concentrada utilizada para gerar o resultado não coincidir com a primeira diluição da Tabela NMP. Exemplo:

6 Há grande probabilidade dos coliformes a 45 C serem Escherichia coli, porém para se ter certeza disto, é necessário confirmar cada tubo pela série de teste do INVIC. A partir dos tubos positivos do caldo Escherichia coli: 1 Teste de produção de Indol transferir uma alçada para um tubo com água peptonada triptofano. Incubar em estufa a 36 C por 24 h, após adicionar algumas gotas de reativo de kovac s. Escherichia coli típica produz indol a partir do triptofano fazendo que a cor do tubo mude para vermelho ao adicionar reativo de kovac s. 2 Teste do vermelho de metila transferir uma alçada para um tubo com caldo MR-VP. Incubar em estufa a 36 C por 24 h, após adicionar algumas gotas de vermelho de metila. Escherichia coli típica produz ácido e consequentemente mudança de cor para vermelho quando adicionado indicador vermelho de metila. 3 Teste Voges-Proskauer transferir uma alçada para um tubo com caldo MR- VP. Incubar em estufa a 36 C por 24 horas, após adicionar 3-5 gotas de alfa-naftol e hidróxido de potássio a 40%. Escherichia coli típica não produz acetoína e não causa a mudança de cor do meio. 4 Teste do uso de citrato inocular uma alçada sobre a superfície inclinada do bisel de um tubo contendo ágar citrato de Simmon s. Incubar a 36 C por 24 horas. Escherichia coli típica não utiliza o citrato. Após confirmação dos tubos pela série de testes do INVIC, deve-se recalcular o resultado pela Tabela NMP e expressar o novo resultado como Escherichia coli. USO DA PLANILHA ELETRÔNICA NMP/g ou ml DE COLIFORMES A 35 E 45 C Download: Download: Tabela NMP-g ou ml de Coliformes a 35 e 45 C. Valença, 1ª Edição, Ao preencher o formulário inicial e selecionar a classe do alimento segundo RDC n 12/2001, automaticamente a planilha selecionará as diluições necessárias a serem inoculadas. Após fase confirmativa, deve-se preencher os campos com a quantidade de tubos positivos e a planilha calculará automaticamente sem a necessidade de fazer correção das diluições quando a diluição mais concentrada inoculada não coincidir com a primeira diluição da Tabela NMP. Caso desejar confirmar Escherichia coli deve-se selecionar sim no campo Confirmação Escherichia coli? Neste momento a planilha abrirá os campos com a série de Testes do INVIC. Ao preencher os resultados, automaticamente a confirmação de Escherichia coli será informada e o resultado NMP/ ou ml será calculado.

7 USO DA PLANILHA ELETRÔNICA NMP/g ou ml DE COLIFORMES A 35 E 45 C

8 Figura 1 NMP/g ou ml de coliformes a 35 e 45 C e confirmação de Escherichia coli.

9 ANEXO 1

10 ANEXOS 2 Figura 2 - Caldo Lauril Sulfato de Sódio Produção de gás devido fermentação da lactose. Figura 3 - Caldo Lauril Sulfato de Sódio. Crescimento de bactérias do grupo coliforme. Caldo Lauril Sulfato de Sódio Figura 4 Caldo Escherichia coli. Produção de gás devido fermentação da lactose. Figura 5 Caldo Escherichia coli. Crescimento de Escherichia coli

11 Figura 6 Caldo Verde Brilhante Lactose Bile 2%. Produção de gás devido fermentação da lactose. Figura 7 Caldo Verde Brilhante Lactose Bile 2%. Crescimento de bactérias do grupo coliforme. Ausência de indol (reativo de kovac s). Crescimento de Salmonella Typhimurium Detecção da produção de indol (reativo de kovac s). Crescimento de Escherichia coli. Figura 8 Ágar SIM. Produão de indol (Escherichia coli) e ausência de indol (Salmonella Typhimurium) prova produção de indol. Figura 9 Caldo MR-VP.

12 Figura 10 Caldo MR-VP. Crescimento de Escherichia coli após adição de vermelho de metila - prova vermelho de metila. Figura 11 Caldo MR-VP. Figura 12 Caldo MR-VP. Crescimento de Escherichia coli após adição de naftol e hidróxido de sódio a 40% - prova de Voges-Proskauer. Figura 13 Ágar Citrato de Simmons. Crescimento de Escherichia coli.

13 Figura 14 Ágar Citrato de Simmons. Crescimento de Salmonella Typhimurium.

14 ANEXO 3 Exemplo 1 Combinação de resultados Diluição utilizada Tubos positivos Combinação de tubos positivos Pela Tabela NMP/g = 150 NMP/g Exemplo 2 Combinação de resultados Diluição utilizada Tubos positivos Combinação de tubos positivos Pela Tabela NMP/g = NMP/g Exemplo 3 Combinação de resultados Diluição utilizada Tubos positivos Combinação de tubos positivos Pela Tabela NMP/g = <3,0 NMP/g Exemplo 4 Combinação de resultados Diluição utilizada Tubos positivos Combinação de tubos positivos Pela Tabela NMP/g = <0,3 NMP/g Exemplo 5 Combinação de resultados Diluição utilizada Tubos positivos Combinação de tubos positivos Pela Tabela NMP/g = >1100 NMP/g

15 BIBLIOGRAFIAS BRASIL. Resolução RDC n 12, de 2 de janeiro de Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA. Diário Oficial da União, BRASIL. Ministério da Agricultura. Instrução Normativa nº 62 de 26 de agosto de Oficializa os Métodos Analíticos Oficiais para Análises Microbiológicas para o Controle de produtos de Origem Animal e Água. Diário Oficial da União, FRANCO, Bernadette Dora Gombossy de Melo. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, p., il. (Biblioteca biomédica). ISBN (Broch.). FORSYTHE, S.J. Microbiologia e Segurança Alimentar. Ed. ARTMED, 2002, 424 p. HARRIGAN, W.F. Laboratory Methods in Food Microbiology. 3rd. ed., 532 p. London: Academic Press, JAY, James M. Microbiologia de alimentos. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, p., il. ISBN (Broch.). ISO 7251:2005. Microbiology of food and animal feeding stuffs -- Horizontal method for the detection and enumeration of presumptive Escherichia coli -- Most probable number technique.

Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas

Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas CAPÍTULO IX NÚMERO MAIS PROVÁVEL DE COLIFORMES TOTAIS E COLIFORMES TERMOTOLERANTES EM ÁGUA E GELO 1. OBJETIVOS E ALCANCE

Leia mais

Contagem de coliformes totais e coliformes termotolerantes em alimentos. Prof a Leila Larisa Medeiros Marques

Contagem de coliformes totais e coliformes termotolerantes em alimentos. Prof a Leila Larisa Medeiros Marques Contagem de coliformes totais e coliformes termotolerantes em alimentos Prof a Leila Larisa Medeiros Marques Definição COLIFORMES TOTAIS: grupo de bactérias constituído por bacilos gram-negativos, aeróbios

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DEPARTAMENTO Engenharia de Alimentos

Leia mais

André Fioravante Guerra Enumeração de Estafilococos Coagulase Positiva e Negativa Valença, 1ª Edição, p. Disponível em:

André Fioravante Guerra Enumeração de Estafilococos Coagulase Positiva e Negativa Valença, 1ª Edição, p. Disponível em: çã André Fioravante Guerra Enumeração de Estafilococos Coagulase Positiva e Negativa Valença, 1ª Edição, 2016. 11p. Disponível em: www.microbiologia-de-alimentos.com çã ENUMERAÇÃO DE ESTAFILOCOCOS COAGULASE

Leia mais

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao

Leia mais

Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra. Método do Número Mais Provável

Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra. Método do Número Mais Provável Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra MICROBIOLOGIA António Verissimo Paula Morais Método do Número Mais Provável Introdução O método do NMP permite calcular o número de um microorganismo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO DO LEITE PASTEURIZADO TIPO C, COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE UBERLANDIA-MG.

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO DO LEITE PASTEURIZADO TIPO C, COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE UBERLANDIA-MG. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 4ª Semana do Servidor e 5ª Semana Acadêmica 2008 UFU 30 anos AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO DO LEITE PASTEURIZADO TIPO C, COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE

Leia mais

ENUMERAÇÃO DE MICRORGANISMOS INDICADORES DA QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM QUEIJO COLONIAL

ENUMERAÇÃO DE MICRORGANISMOS INDICADORES DA QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM QUEIJO COLONIAL ENUMERAÇÃO DE MICRORGANISMOS INDICADORES DA QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM QUEIJO COLONIAL Autores: Janaina SCHUH 1, Marina RIBEIROS 2, Mariane FERENZ 2, Cecília Alice MATTIELLO 3, André THALER NETO

Leia mais

Uninassau PRONATEC Técnico em Serviços de Restaurante e Bar

Uninassau PRONATEC Técnico em Serviços de Restaurante e Bar Uninassau PRONATEC Técnico em Serviços de Restaurante e Bar Análise Bacteriológica de Água Adriano Barbosa da Silva Licenciado em Ciências Biológicas Mestrando em Ciência Animal Tropical Contatos: 88105041

Leia mais

06/10/2017. Microbiologia da água

06/10/2017. Microbiologia da água 06/10/2017 Microbiologia da água Água Água potável 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso ao saneamento básico países em desenvolvimento. 1,5 milhões de crianças morrem por ano, tendo como causa as diarréias.

Leia mais

Microbiologia ambiental 30/09/201 4

Microbiologia ambiental 30/09/201 4 Microbiologia ambiental 30/09/201 4 Microbiologia da água 30/09/ 2014 Água Microbiologia da água Águas naturais Rios Estuários Oceanos Água potável Água potável 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso ao

Leia mais

MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1

MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS A b a t e d o u r o C o n s u m i d o r C o n s u m o Alterações da Microbiota Como Identificar estas Alterações?

Leia mais

FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: n s u m o. A b a t e d o u r. n s u m i d. Alterações da Microbiota. Alteração da Qualidade Microbiológica

FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: n s u m o. A b a t e d o u r. n s u m i d. Alterações da Microbiota. Alteração da Qualidade Microbiológica 1 FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: A b a t e d o u r o C o n s u m i d o r C o n s u m o Alterações da Microbiota Alteração da Qualidade Microbiológica Deterioração Microbiana Doenças Transmitidas

Leia mais

BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1

BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: A b a t e d o u r o C o n s u m i d o r C o n s u m o Alterações da Microbiota Como Identificar estas Alterações? Análise

Leia mais

MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1

MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS A b a t e d o u r o C o n s u m i d o r C o n s u m o Alterações da Microbiota Como Identificar estas Alterações?

Leia mais

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas na produção leiteira: Análises Microbiológicas Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao Microbiologia Técnico preparado Cada passo pode significar

Leia mais

Avaliação da qualidade microbiológica do leite pasteurizado tipo C produzido na região de Araguaína-TO

Avaliação da qualidade microbiológica do leite pasteurizado tipo C produzido na região de Araguaína-TO Avaliação da qualidade microbiológica do leite pasteurizado tipo C produzido na região de Araguaína-TO Iangla Araújo de Melo ¹, Maykon Jhuly Martins de Paiva 1, Ricardo Consigliero Guerra 2 ¹ Acadêmica

Leia mais

Disciplina: Controle de Qualidade Série: 2ª Turmas: L/N/M/O. Curso: Técnico em Agroindústria. Professora: Roberta M. D.

Disciplina: Controle de Qualidade Série: 2ª Turmas: L/N/M/O. Curso: Técnico em Agroindústria. Professora: Roberta M. D. Disciplina: Controle de Qualidade Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Segurança Alimentar e Curso: Técnico em Agroindústria Professora: Roberta M. D. Cardozo Segurança Alimentar Grupos ou espécies de microrganismos

Leia mais

ANEXO III PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE CONTAGEM

ANEXO III PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE CONTAGEM ANEXO III PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE CONTAGEM 1. TÉCNICAS DE CONTAGEM EM PLACAS As técnicas de contagem em placas permitem a visualização da formação de colônias a partir de um número "fixo" de células viáveis.

Leia mais

Profa. Patricia Dalzoto Departamento Patologia Básica Universidade Federal do Paraná

Profa. Patricia Dalzoto Departamento Patologia Básica Universidade Federal do Paraná Microbiologia da água Profa. Patricia Dalzoto Departamento Patologia Básica Universidade Federal do Paraná Água Microbiologia da água Águas naturais Rios Estuários Oceanos Água potável Análise microbiológica

Leia mais

Contagem Padrão em Placas. Profa. Leila Larisa Medeiros Marques

Contagem Padrão em Placas. Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Contagem Padrão em Placas Profa. Leila Larisa Medeiros Marques 1. OBJETIVOS E ALCANCE Estabelecer procedimento para a contagem padrão de microrganismos mesófilos aeróbios estritos e facultativos viáveis.

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE COLIFORMES NO LAGO DO JABUTI

PROBLEMATIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE COLIFORMES NO LAGO DO JABUTI PROBLEMATIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE COLIFORMES NO LAGO DO JABUTI SILVA, W. Â. 1 CRUZ, A. A. da 1 ; SILVA, L. M. V da 1 ; SANTOS, B. F. 1 SILVA, C. V. da 2 1 Discentes do Curso

Leia mais

Notas: Aprovado pelo Deliberação CECA nº 3 963, de 16 de janeiro de 2001, Publicada no DOERJ de 23 de janeiro de 2001.

Notas: Aprovado pelo Deliberação CECA nº 3 963, de 16 de janeiro de 2001, Publicada no DOERJ de 23 de janeiro de 2001. MF-405.R-4 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO NÚMERO MAIS PROVÁVEL (NMP) DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS EM AMOSTRAS DE CORPOS D ÁGUA OU DE EFLUENTES DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS, PELA TÉCNICA DOS TUBOS

Leia mais

XI Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário Barão de Mauá

XI Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário Barão de Mauá Análises microbiológicas da carne bovina moída adquiridas em açougues e supermercados vendidas a granel e à vácuo de Ribeirão Preto São Paulo, Brasil Sabrina R. De Oliveira Silva 1, Naiá Carla Marchi de

Leia mais

étodos de contagem microbiana

étodos de contagem microbiana étodos de contagem microbiana André Fioravante Guerra Métodos de contagem microbiana Valença, 1ª Edição, 2016. 28p. Disponível em: www.microbiologia-de-alimentos.com çã MÉ TODOS DÉ CONTAGÉM MICROBIANA

Leia mais

Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 3 964, de 16 de janeiro de 2001 Publicada no DOERJ de 23 de janeiro de 2001

Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 3 964, de 16 de janeiro de 2001 Publicada no DOERJ de 23 de janeiro de 2001 MF-404.R-4 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO NÚMERO MAIS PROVÁVEL (NMP) DE COLIFORMES TOTAIS EM AMOSTRAS DE ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO HUMANO, PELA TÉCNICA DOS TUBOS MÚLTIPLOS Notas: Aprovada pela Deliberação

Leia mais

AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA DE LINGUIÇAS SUÍNAS DO TIPO FRESCAL COMERCIALIZADAS NA REGIÃO DE PELOTAS-RS

AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA DE LINGUIÇAS SUÍNAS DO TIPO FRESCAL COMERCIALIZADAS NA REGIÃO DE PELOTAS-RS AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA DE LINGUIÇAS SUÍNAS DO TIPO FRESCAL COMERCIALIZADAS NA REGIÃO DE PELOTAS-RS YURI MARQUES LEIVAS 1 ; THAIS FONSECA FURTADO 2 ; CAROLINA JACCOTTET PIRIZ 3 ; HELENICE DE LIMA

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares Microbiologia 2016

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares Microbiologia 2016 Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares Microbiologia 2016 Aula Prática 08: METABOLISMO BACTERIANO AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE CARNE DE FRANGO COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS DE SANTA LUZIA-PB

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE CARNE DE FRANGO COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS DE SANTA LUZIA-PB ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE CARNE DE FRANGO COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS DE SANTA LUZIA-PB Júlia Laurindo Pereira; Vitor Martins Cantal; Talita Ferreira Morais; Leandro Paes Brito; Rosália Medeiros Severo

Leia mais

O USO DE MORINGA OLEIFERA COMO PURIFICADOR NATURAL DE ALIMENTOS

O USO DE MORINGA OLEIFERA COMO PURIFICADOR NATURAL DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 4ª Semana do Servidor e 5ª Semana Acadêmica 2008 UFU 30 anos O USO DE MORINGA OLEIFERA COMO PURIFICADOR NATURAL DE ALIMENTOS Luiz Faustino Silva Pereira Neto 1, Fazenda

Leia mais

Teste Simplificado para Detecção de Coliformes Totais

Teste Simplificado para Detecção de Coliformes Totais NOV 2011 BLH-IFF/NT- 40.11 Rede Nacional de Bancos de Leite Humano PNQBLH Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano Sede: FIOCRUZ/IFF-BLH Av. Rui Barbosa, 716 Flamengo Rio de Janeiro CEP:

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DA POPULAÇÃO VIÁVEL DE BACTÉRIAS LÁTICAS E QUALIDADE HIGIÊNICA INDICATIVA DE TRÊS MARCAS DE LEITES FERMENTADOS

ANÁLISE COMPARATIVA DA POPULAÇÃO VIÁVEL DE BACTÉRIAS LÁTICAS E QUALIDADE HIGIÊNICA INDICATIVA DE TRÊS MARCAS DE LEITES FERMENTADOS ANÁLISE COMPARATIVA DA POPULAÇÃO VIÁVEL DE BACTÉRIAS LÁTICAS E QUALIDADE HIGIÊNICA INDICATIVA DE TRÊS MARCAS DE LEITES FERMENTADOS Camila Carpenedo * Jéssica Luz * Nathaly Laube * Jane Mary Lafayette N.

Leia mais

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE BISCOITOS E EMPANADOS PROCESSADOS COM E SEM GLÚTEN A PARTIR DE FILÉ DE CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIO)

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE BISCOITOS E EMPANADOS PROCESSADOS COM E SEM GLÚTEN A PARTIR DE FILÉ DE CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIO) AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE BISCOITOS E EMPANADOS PROCESSADOS COM E SEM GLÚTEN A PARTIR DE FILÉ DE CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIO) Alessandro Hermann Professor Mestre do departamento de ciências da vida

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA- PROPESQ Programa de Inicial Cientifica Volunturia - ICV

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA- PROPESQ Programa de Inicial Cientifica Volunturia - ICV MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA- PROPESQ Programa de Inicial Cientifica Volunturia - ICV QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DOS BEBEDOUROS DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS REDEBLH-BR PARA BANCOS DE LEITE HUMANO:

NORMAS TÉCNICAS REDEBLH-BR PARA BANCOS DE LEITE HUMANO: NORMAS TÉCNICAS REDEBLH-BR PARA BANCOS DE LEITE HUMANO: Controle Sanitário de Leite Humano Ordenhado BLH-IFF/NT- 40.05 Teste Simplificado para Detecção de Coliformes Totais FEV 2005 BLH-IFF/NT- 40.05 Rede

Leia mais

QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR: AVALIAÇÃO MICROBIOLOGICA DE CARNE DE FRANGO IN NATURA COMERCIALIZADA NA CIDADE DE PATOS-PB.

QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR: AVALIAÇÃO MICROBIOLOGICA DE CARNE DE FRANGO IN NATURA COMERCIALIZADA NA CIDADE DE PATOS-PB. QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR: AVALIAÇÃO MICROBIOLOGICA DE CARNE DE FRANGO IN NATURA COMERCIALIZADA NA CIDADE DE PATOS-PB. Vitor Martins Cantal; Talita Ferreira de Moraes; Júlia Laurindo Pereira; Victoria

Leia mais

Aula 01 Introdução à Disciplina: Microbiologia de Alimentos. Prof. Dra. Luciana Mara Costa Moreira

Aula 01 Introdução à Disciplina: Microbiologia de Alimentos. Prof. Dra. Luciana Mara Costa Moreira Aula 01 Introdução à Disciplina: Microbiologia de Alimentos Prof. Dra. Luciana Mara Costa Moreira Ementa Importância dos Microrganismos nos alimentos; Fatores que controlam o desenvolvimento Microbiano;

Leia mais

Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas

Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas OMS: cerca de 80% das doenças em países subdesenvolvidos tem

Leia mais

PROCEDIMENTO DE OPERAÇÃO PADRÃO - POP

PROCEDIMENTO DE OPERAÇÃO PADRÃO - POP 1. OBJETIVO PÁG.: 1/7 Definir um procedimento para a análise de coliformes totais e termotolerantes pela técnica de membrana filtrante. 2. ALCANCE Este procedimento se aplica a análise de coliformes pelo

Leia mais

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO SUSHI COMERCIALIZADO NA CIDADE DE SOBRAL-CE

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO SUSHI COMERCIALIZADO NA CIDADE DE SOBRAL-CE QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO SUSHI COMERCIALIZADO NA CIDADE DE SOBRAL-CE Rosângela Maria Almeida MOUTA 1 Monica Brandão MELO 2 Ana Bruna de ARAÚJO 3 Francisca Lidiane Linhares de AGUIAR 4 Raquel Oliveira

Leia mais

Análise microbiológica de cebolinha (Allium fistolosum) comercializada em supermercado e na feira-livre de Limoeiro do Norte-CE

Análise microbiológica de cebolinha (Allium fistolosum) comercializada em supermercado e na feira-livre de Limoeiro do Norte-CE Análise microbiológica de cebolinha (Allium fistolosum) comercializada em supermercado e na feira-livre de Limoeiro do Norte-CE Neliane Pereira do Nascimento 1, Jéssica Paula Cavalcante de Souza 2, Jaqueline

Leia mais

POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS 56 Congresso Brasileiro de Química Belém / PA, 07/11/2016 a 11/11/2016 POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

Leia mais

AVALIAÇÃO PRESUNTIVA DA QUALIDADE HIGÊNICO-SANITÁRIA DE COXAS E SOBRECOXAS DE FRANGO RESFRIADAS OBTIDAS COMERCIALMENTE

AVALIAÇÃO PRESUNTIVA DA QUALIDADE HIGÊNICO-SANITÁRIA DE COXAS E SOBRECOXAS DE FRANGO RESFRIADAS OBTIDAS COMERCIALMENTE AVALIAÇÃO PRESUNTIVA DA QUALIDADE HIGÊNICO-SANITÁRIA DE COXAS E SOBRECOXAS DE FRANGO RESFRIADAS OBTIDAS COMERCIALMENTE Emanuele Fernanda Zagonel * Marcieli Elizabeth Espinola ** Vanessa de Paula Souza

Leia mais

Teste Simplificado para Detecção de Coliformes Totais

Teste Simplificado para Detecção de Coliformes Totais SET 2011 BLH-IFF/NT- 40.11 Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano PNQBLH Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano Sede: FIOCRUZ/IFF-BLH Av. Rui Barbosa, 716 Flamengo Rio de Janeiro CEP:

Leia mais

PERFIL DA QUALIDADE DE HORTALIÇAS FORNECIDAS EM CRECHES PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB

PERFIL DA QUALIDADE DE HORTALIÇAS FORNECIDAS EM CRECHES PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB PERFIL DA QUALIDADE DE HORTALIÇAS FORNECIDAS EM CRECHES PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB Júlia Laurindo Pereira¹; Helder Santos de Figueiredo²; Leandro Paes de Brito²; Rosália Severo de Medeiros 4 Universidade

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ALIMENTOS GELADOS COMESTÍVEIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL PRODUZIDOS POR PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA E REGIÃO

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL PRODUZIDOS POR PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA E REGIÃO AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL PRODUZIDOS POR PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA E REGIÃO Mariele dos SANTOS, santos_mariele@yahoo.com.br, Tatiana Vanessa Silva, tatianavanessa@ibest.com.br

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA- PROPESQ Programa de Inicial Cientifica Voluntária - ICV

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA- PROPESQ Programa de Inicial Cientifica Voluntária - ICV MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA- PROPESQ Programa de Inicial Cientifica Voluntária - ICV QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DOS BEBEDOUROS DE QUATRO CENTROS

Leia mais

ENUMERAÇÃO DE COLIFORMES A 45 C EM LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADO EM CAXIAS, MA

ENUMERAÇÃO DE COLIFORMES A 45 C EM LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADO EM CAXIAS, MA ENUMERAÇÃO DE COLIFORMES A 45 C EM LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADO EM CAXIAS, MA Maria da Penha Silva do NASCIMENTO* 1, Bruno Kaik ALVES 1, Rodrigo Maciel CALVET 2 * autor para correspondência: mariapenhasn@gmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE UMA LANCHONETE UNIVERSITÁRIA NA CIDADE DE PELOTAS, RS.

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE UMA LANCHONETE UNIVERSITÁRIA NA CIDADE DE PELOTAS, RS. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE UMA LANCHONETE UNIVERSITÁRIA NA CIDADE DE PELOTAS, RS. STEURER, Kassandra 1 ; VOLOSKI, Flávia 1 ; BARTZ, Josiane 1 ; MELLO, Michele 1 ; GANDRA, Eliezer Avila

Leia mais

MO cuja presença ou ausência proporciona uma evidência indireta referente a uma característica particular do histórico da amostra

MO cuja presença ou ausência proporciona uma evidência indireta referente a uma característica particular do histórico da amostra MO cuja presença ou ausência proporciona uma evidência indireta referente a uma característica particular do histórico da amostra Microrganismos indicadores Link qualidade e inocuidade Um alimento que

Leia mais

AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM AMOSTRAS INDICATIVAS DE QUALIDADE DE MORANGOS COMERCIALIZADOS EM TRÊS CIDADES DO MEIO OESTE CATARINENSE

AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM AMOSTRAS INDICATIVAS DE QUALIDADE DE MORANGOS COMERCIALIZADOS EM TRÊS CIDADES DO MEIO OESTE CATARINENSE AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM AMOSTRAS INDICATIVAS DE QUALIDADE DE MORANGOS COMERCIALIZADOS EM TRÊS CIDADES DO MEIO OESTE CATARINENSE Bianca Souza Bulow* Caroline do Rosário Fenili* Maria Carolina Cordeiro*

Leia mais

Coprocultura. Identificação de Bacilos Gram-negativos

Coprocultura. Identificação de Bacilos Gram-negativos Coprocultura. Identificação de Bacilos Gram-negativos QUESTÕES PARA AS PROVAS; CONTEÚDO DAS AULAS; HORÁRIO DE ATENDIMENTO ON-LINE; blog do professor: http://chicoteixeira.wordpress.com As Enterobacteriaceae

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=375>.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=375>. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: . Enumeração de coliformes termotolerantes em pescados frescos e congelados Vera Lúcia

Leia mais

PERFIL MICROBIOLÓGICO DE AMOSTRAS DE LEITE PASTEURIZADO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES MUNICIPAIS (SIM) E ESTADUAIS (IMA)

PERFIL MICROBIOLÓGICO DE AMOSTRAS DE LEITE PASTEURIZADO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES MUNICIPAIS (SIM) E ESTADUAIS (IMA) PERFIL MICROBIOLÓGICO DE AMOSTRAS DE LEITE PASTEURIZADO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES MUNICIPAIS (SIM) E ESTADUAIS (IMA) Microbiological Profile of pasteurized milk samples in accordance with the municipal

Leia mais

(83)

(83) AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE SUSHIS COMERCIALIZADOS EM LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ Sheyla Maria Barreto Amaral (1); Vera Lúcia Regis Amorim (1); Candido Pereira do Nascimento (1); Maria Josikelvia de Oliveira

Leia mais

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADO EM JUIZ DE FORA NO

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADO EM JUIZ DE FORA NO QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADO EM JUIZ DE FORA NO ANO DE 2004 SOB INSPEÇÃO MUNICIPAL MICROBIOLOGICAL QUALITY OF THE PASTEURIZED MILK MARKETED IN JUIZ DE FORA IN THE YEAR

Leia mais

MONITORAMENTO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DOS SUCOS DE FRUTA COMERCIALIZADOS EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DE TERESINA-PI

MONITORAMENTO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DOS SUCOS DE FRUTA COMERCIALIZADOS EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DE TERESINA-PI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA- PROPESQ COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA CITEC Programa de Inicial Cientifica Volunturia ICV MONITORAMENTO DA QUALIDADE

Leia mais

PESQUISA DE COLIFORMES FECAIS E PSEUDOMONAS AERUGINOSA EM LEITE HUMANO ORDENHADO PROVENIENTE DE BANCO DE LEITE LOCALIZADO NO AGRESTE PERNAMBUCANO

PESQUISA DE COLIFORMES FECAIS E PSEUDOMONAS AERUGINOSA EM LEITE HUMANO ORDENHADO PROVENIENTE DE BANCO DE LEITE LOCALIZADO NO AGRESTE PERNAMBUCANO PESQUISA DE COLIFORMES FECAIS E PSEUDOMONAS AERUGINOSA EM LEITE HUMANO ORDENHADO PROVENIENTE DE BANCO DE LEITE LOCALIZADO NO AGRESTE PERNAMBUCANO Freire, Jamilly Nogueira Pinto¹; Santana, Alana Vitória

Leia mais

Curso: Nutrição Disciplina: Microbiologia de Alimentos Prof.: Fernanda Malagutti Tomé Aula prática: MORFOLOGIA E COLORAÇÃO DE BACTÉRIAS

Curso: Nutrição Disciplina: Microbiologia de Alimentos Prof.: Fernanda Malagutti Tomé Aula prática: MORFOLOGIA E COLORAÇÃO DE BACTÉRIAS Instituto de Ciências da Saúde Campus Dutra Curso: Nutrição Disciplina: Microbiologia de Alimentos Prof.: Fernanda Malagutti Tomé Aula prática: MORFOLOGIA E COLORAÇÃO DE BACTÉRIAS ROTEIRO DE AULA PRÁTICA

Leia mais

CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR.

CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR. ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR. Renata

Leia mais

AÇÃO DE COMPOSTOS NA DESCONTAMINAÇÃO DE BETERRABA COM BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES

AÇÃO DE COMPOSTOS NA DESCONTAMINAÇÃO DE BETERRABA COM BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES AÇÃO DE COMPOSTOS NA DESCONTAMINAÇÃO DE BETERRABA COM BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES André Luiz Paradela 1 ; Gilberto José Hussar 1 ; Rogéria Maria Alves de Almeida 1 ; Alan Perina Romão 2 ; Rafael Henrique

Leia mais

Microbilogia de Alimentos I - Curso de Engenharia de Alimentos Profª Valéria Ribeiro Maitan

Microbilogia de Alimentos I - Curso de Engenharia de Alimentos Profª Valéria Ribeiro Maitan 32 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC Goiás ESCOLA DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Aula nº 7 e 8 Quantificação de Microrganismos: Diluição e Plaqueamento Spreader Plate e Pour

Leia mais

MF-0407.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE COLÔNIAS DE BACTÉRIAS QUE PRECIPITAM O FERRO (FERROBACTÉRIAS), PELA TÉCNICA "POUR PLATE"

MF-0407.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE COLÔNIAS DE BACTÉRIAS QUE PRECIPITAM O FERRO (FERROBACTÉRIAS), PELA TÉCNICA POUR PLATE MF-0407.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE COLÔNIAS DE BACTÉRIAS QUE PRECIPITAM O FERRO (FERROBACTÉRIAS), PELA TÉCNICA "POUR PLATE" Notas: Aprovado pela Deliberação CECA n 3.966, de 16 de janeiro de 2001

Leia mais

Higiene e Segurança Alimentar

Higiene e Segurança Alimentar Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior Agrária Sebenta Prática Higiene e Segurança Alimentar Docente: Paula Correia Viseu 2019 Trabalho Prático N.º 1 Avaliação Quantitativa de Populações Microbianas

Leia mais

Introdução. Graduando do Curso de Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA. 3

Introdução. Graduando do Curso de Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA.   3 ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE PRESUNTOS FATIADOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE VIÇOSA, MG Sofia Ferreira Macedo 1, Danielli Carvalho de Oliveira 2, Ana Paula Boroni Moreira 3, Cristiane Sampaio Fonseca 4, Érica

Leia mais

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA EFICÁCIA DA LIMPEZA DE EQUIPAMENTOS DE INDÚSTRIA PRODUTORA DE CANDIES, LOCALIZADA NA CIDADE DE LAJEADO RS

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA EFICÁCIA DA LIMPEZA DE EQUIPAMENTOS DE INDÚSTRIA PRODUTORA DE CANDIES, LOCALIZADA NA CIDADE DE LAJEADO RS CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA EFICÁCIA DA LIMPEZA DE EQUIPAMENTOS DE INDÚSTRIA PRODUTORA DE CANDIES, LOCALIZADA NA CIDADE DE LAJEADO RS Charles Espich

Leia mais

Detecção de Coliformes e Listeria momocytogenes nos Tanques de Produção de Queijos em Laticínios no Sul de Minas Gerais

Detecção de Coliformes e Listeria momocytogenes nos Tanques de Produção de Queijos em Laticínios no Sul de Minas Gerais 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Detecção de Coliformes e Listeria momocytogenes nos Tanques de Produção

Leia mais

Avaliação microbiológica da Lactuca sativa (Alface) comercializada nas feiras da cidade de Parintins-AM.

Avaliação microbiológica da Lactuca sativa (Alface) comercializada nas feiras da cidade de Parintins-AM. Avaliação microbiológica da Lactuca sativa (Alface) comercializada nas feiras da cidade de Parintins-AM. Any Tarcila de Souza Pereira 1 Cynara Carmo Bezerra 2 Resumo: A Lactuca sativa (Alface) é uma hortaliça

Leia mais

GUIA DOS MÉTODOS DE REFERÊNCIA

GUIA DOS MÉTODOS DE REFERÊNCIA GUIA DOS MÉTODOS DE REFERÊNCIA MICROBIOLOGIA PARA COSMÉTICOS BIOKAR Diagnóstico coloca o seu conhecimento à sua disposição para fornecer soluções simples e rápidas para atender suas necessidades. Os laboratórios

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROJETO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROJETO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Análise microbiológica de alimentos em restaurantes self-service localizados no bairro de Taguatinga em Brasília, Distrito Federal. Aluna: Elaine Márcia Morais

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE FAST FOODS COMERCIALIZADOS POR AMBULANTES NO CENTRO DA CIDADE DE NATAL, RN.

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE FAST FOODS COMERCIALIZADOS POR AMBULANTES NO CENTRO DA CIDADE DE NATAL, RN. ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE FAST FOODS COMERCIALIZADOS POR AMBULANTES NO CENTRO DA CIDADE DE NATAL, RN. Disraeli Silva Pereira Sátiro * Leonardo Bruno Aragão Universidade Potiguar. Natal, RN. Alexandre Coelho

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Curso de Nutrição CONTAGEM DE COLIFORMES EM QUEIJO MINAS FRESCAL COMERCIALIZADO EM UM HIPERMERCADO TAGUATINGA - DF

Pró-Reitoria de Graduação. Curso de Nutrição CONTAGEM DE COLIFORMES EM QUEIJO MINAS FRESCAL COMERCIALIZADO EM UM HIPERMERCADO TAGUATINGA - DF Pró-Reitoria de Graduação Curso de Nutrição CONTAGEM DE COLIFORMES EM QUEIJO MINAS FRESCAL COMERCIALIZADO EM UM HIPERMERCADO TAGUATINGA - DF Autor: Juana Rodrigues Teixeira Orientador: Msc Rosane Pescador

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DE COLIFORES TOTAIS E TERMOTOLERANTES/Escherichia coli NO LEITE IN NATURA COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE ACARI-RN

QUANTIFICAÇÃO DE COLIFORES TOTAIS E TERMOTOLERANTES/Escherichia coli NO LEITE IN NATURA COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE ACARI-RN QUANTIFICAÇÃO DE COLIFORES TOTAIS E TERMOTOLERANTES/Escherichia coli NO LEITE IN NATURA COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE ACARI-RN Francisco Ângelo Gurgel da ROCHA (1); Jéssica Anarellis Barbosa dos SANTOS

Leia mais

Procedimentos Técnicos Código: PROMIC NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA Renato de Lacerda Barra Filho Renato de Lacerda Barra Dr.

Procedimentos Técnicos Código: PROMIC NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA Renato de Lacerda Barra Filho Renato de Lacerda Barra Dr. ELABORADO POR DE ACORDO APROVADO POR Versão: 3 Pg: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA Renato de Lacerda Barra Filho Renato de Lacerda Barra Dr. Jose Carlos Coordenador da Qualidade 07/11/2016 Diretor Técnico

Leia mais

CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE GARRAFÕES DE 10 E 20 LITROS E SUA IMPORTÂNCIA NA SEGURANÇA ALIMENTAR

CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE GARRAFÕES DE 10 E 20 LITROS E SUA IMPORTÂNCIA NA SEGURANÇA ALIMENTAR CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE GARRAFÕES DE 10 E 20 LITROS E SUA IMPORTÂNCIA NA SEGURANÇA ALIMENTAR Profa. Dra. Petra Sanchez Sanchez Presidente da Comissão Científica da ABINAM ÁGUA MINERAL ENVASADA EM GARRAFÕES

Leia mais

PORTARIA Nº 32, DE 14 DE MARÇO DE 2014.

PORTARIA Nº 32, DE 14 DE MARÇO DE 2014. A3Q LABORATÓRIOS Nome Empresarial: A3Q LABORATÓRIOS LTDA. CNPJ: 05.642.544/0001-70 Endereço: Rua Uruguai, nº 533 Bairro: Alto Alegre CEP: 85.805-010 Cidade: Cascavel/PR Fone/Fax: (45) 3333 6000 Responsável

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE DOCE DE LEITE COMERCIALIZADO NA CIDADE DE NOVO ITACOLOMI PR. Discentes do Curso de Ciências Biológicas FAP

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE DOCE DE LEITE COMERCIALIZADO NA CIDADE DE NOVO ITACOLOMI PR. Discentes do Curso de Ciências Biológicas FAP ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE DOCE DE LEITE COMERCIALIZADO NA CIDADE DE NOVO ITACOLOMI PR SANTOS, L.F. 1 MENEGHIN, E.M 1 ; PEDERSOLI, G, R, R 1 ; CARNEIRO, B, S 1 ; VALÉRIO, G. D 2 ; RUAS, E. A 2 1 Discentes

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE MÃOS DE MANIPULADORES, MÁQUINAS DE MOER CARNE E FACAS DE CORTE, EM SUPERMERCADOS DA CIDADE DE APUCARANA- PR

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE MÃOS DE MANIPULADORES, MÁQUINAS DE MOER CARNE E FACAS DE CORTE, EM SUPERMERCADOS DA CIDADE DE APUCARANA- PR ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE MÃOS DE MANIPULADORES, MÁQUINAS DE MOER CARNE E FACAS DE CORTE, EM SUPERMERCADOS DA CIDADE DE APUCARANA- PR SOUZA M. C; TOLEDO E. A Resumo Este trabalho teve como objetivo identificar

Leia mais

Ana Paula L. de Souza, Aluna do PPG Doenças Infecciosas e Parasitarias (ULBRA); Gabriela Zimmer (Médica Veterinária);

Ana Paula L. de Souza, Aluna do PPG Doenças Infecciosas e Parasitarias (ULBRA); Gabriela Zimmer (Médica Veterinária); Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil. AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE AMOSTRAS DE CARNE MOIDA COLETADAS EM AÇOUGUES NA CIDADE DE SÃO LEOPOLDO RS. Ana Paula L. de Souza, Aluna do PPG Doenças

Leia mais

Análise microbiológica de polpas de frutas congeladas e industrializadas

Análise microbiológica de polpas de frutas congeladas e industrializadas Análise microbiológica de polpas de frutas congeladas e industrializadas Mariana Viana ALVARENGA¹, (mari-itape@hotmail.com); Leonardo Jacinto VIEIRA¹, Jandeli de Andrade Rosa SANTOS ¹, Fernanda Mara FERNANDES²

Leia mais

Injúria microbiana. Talita Schneid Tejada. Pelotas, outubro de 2008

Injúria microbiana. Talita Schneid Tejada. Pelotas, outubro de 2008 Injúria microbiana Talita Schneid Tejada Pelotas, outubro de 2008 Artigo base: Uma revisão sobre injúria microbiana alimentar e métodos de recuperação V.C.H. Wu Food Microbiology 25 (2008) 735-744 Objetivo

Leia mais

Base destinada para a preparação do meio para a diferenciação e identificação de bactérias coliformes baseadas na fermentação da lactose.

Base destinada para a preparação do meio para a diferenciação e identificação de bactérias coliformes baseadas na fermentação da lactose. Base de Agar Endo 500 g Base destinada para a preparação do meio para a diferenciação e identificação de bactérias coliformes baseadas na fermentação da lactose. Indicações: Suspender 36 g em 1 L de água

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO QUEIJO COALHO COMERCIALIZADO NA CIDADE LUÍS GOMES/RN.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO QUEIJO COALHO COMERCIALIZADO NA CIDADE LUÍS GOMES/RN. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO QUEIJO COALHO COMERCIALIZADO NA CIDADE LUÍS GOMES/RN. Alisson da Silva Gomes 1, Laura Eduarda Almeida Nunes 2, Adalva Lopes Machado 3. 1 Instituto Federal de Educação,

Leia mais

PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES EM AMOSTRAS DE SALAME PRODUZIDAS E COMERCIALIZADAS EM FEIRA LIVRE DE SINOP-MT

PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES EM AMOSTRAS DE SALAME PRODUZIDAS E COMERCIALIZADAS EM FEIRA LIVRE DE SINOP-MT PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES EM AMOSTRAS DE SALAME PRODUZIDAS E COMERCIALIZADAS EM FEIRA LIVRE DE SINOP-MT RESUMO Letícia Gabriela Krug¹, Guilherme Garrido² Com a propagação de seu consumo

Leia mais

Classificação dos Microrganismos. Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Microbiologia Mestranda Gizele Lima de Sá

Classificação dos Microrganismos. Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Microbiologia Mestranda Gizele Lima de Sá Classificação dos Microrganismos Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Microbiologia Mestranda Gizele Lima de Sá Classificação Taxonomia Descreve e classifica (descobertos) Características morfológicas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE LINGUIÇAS MISTAS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE LINGUIÇAS MISTAS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE LINGUIÇAS MISTAS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ Vera Lúcia Regis Amorim (1); Sheyla Maria Amaral (1); Maria Josikelvia de Oliveira Almeida

Leia mais

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE AMOSTRAS DE SALAME

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE AMOSTRAS DE SALAME QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE AMOSTRAS DE SALAME FERNANDO LEITE HOFFMANN * CRISPIN HUMBERTO GARCIA-CRUZ * TÂNIA MARIA VINTURIM * MURILO TONIOLO CARMELLO * Verificou-se a qualidade microbiológica de amostras

Leia mais

EMPREGO DE AQUECEDORES DE ÁGUA DE BAIXO CUSTO PARA REALIZAÇÃO DA ROTINA HIGIÊNICA EM ORDENHA MANUAL DE LEITE BOVINO

EMPREGO DE AQUECEDORES DE ÁGUA DE BAIXO CUSTO PARA REALIZAÇÃO DA ROTINA HIGIÊNICA EM ORDENHA MANUAL DE LEITE BOVINO EMPREGO DE AQUECEDORES DE ÁGUA DE BAIXO CUSTO PARA REALIZAÇÃO DA ROTINA HIGIÊNICA EM ORDENHA MANUAL DE LEITE BOVINO Matheus Choueri Camila Pires Cremasco Gabriel Luís Roberto Almeida Gabriel Filho Daniel

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE CACHORROS QUENTE COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERABA, MG.

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE CACHORROS QUENTE COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERABA, MG. ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE CACHORROS QUENTE COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERABA, MG. ALVES, P. T. 1 ; JARDIM, F. B. B. 2 1 Engenheira de alimentos; Especialização em Controle de Qualidade na Indústria

Leia mais

Microbiologia alimentar Medronho. Maria João de Almeida Pessoa Trigo. Escola Secundária Fonseca de Benevides, Lisboa 4 de Fevereiro de 2014

Microbiologia alimentar Medronho. Maria João de Almeida Pessoa Trigo. Escola Secundária Fonseca de Benevides, Lisboa 4 de Fevereiro de 2014 Microbiologia alimentar Medronho Maria João de Almeida Pessoa Trigo Escola Secundária Fonseca de Benevides, Lisboa 4 de Fevereiro de 2014 NORMAS DE SEGURANÇA Principais Normas de Segurança em Laboratório

Leia mais

Análise de coliformes totais e termotolerantes em leites in natura do comércio informal no município de Currais Novos.

Análise de coliformes totais e termotolerantes em leites in natura do comércio informal no município de Currais Novos. Análise de coliformes totais e termotolerantes em leites in natura do comércio informal no município de Currais Novos. Maria Cecília Galdino de ARAÚJO 1 ; Alinne Louise Feliciano DANTAS 1 ; Regina Célia

Leia mais

HIDROSFERA: 3/4 DO PLANETA

HIDROSFERA: 3/4 DO PLANETA HIDROSFERA: 3/4 DO PLANETA DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E INDICADORES MICROBIOLÓGICOS 97,4% : Águas marinhas 1,8% : Águas congeladas 0.8% : Águas doces DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA Doenças causadas pelo

Leia mais

Controle Biológico e Microbiológico de Qualidade de Medicamentos (FFI 402) CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE PRODUTOS NÃO ESTÉREIS

Controle Biológico e Microbiológico de Qualidade de Medicamentos (FFI 402) CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE PRODUTOS NÃO ESTÉREIS Controle Biológico e Microbiológico de Qualidade de Medicamentos (FFI 402) CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE PRODUTOS NÃO ESTÉREIS Prof as Yraima Cordeiro e Ana Luisa P. Miranda Produtos não-est estéreis Conceito:

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 6CCSDNMT06-P AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA, SALADA DE FRUTAS E LEITE COMERCIALIZADOS EM LANCHONETES DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dêmia Kellyani Eleoterio Veiga (2), Cássia de Andrade

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DA CASCA E GEMA DE OVOS IN NATURA

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DA CASCA E GEMA DE OVOS IN NATURA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DA CASCA E GEMA DE OVOS IN NATURA Cristian Antunes de Almeida * Darlei Friebel * Rafael Brizolla da Rosa * Jane Mary Lafayette N. Gelinski ** Resumo O Brasil

Leia mais

VERIFICAÇÃO DA SENSIBILIDADE E ESPECIFIDADE PARA DETECÇÃO DE SALMONELLA SPP PELO MÉTODO MINI-VIDAS BIOMÉRIEUX

VERIFICAÇÃO DA SENSIBILIDADE E ESPECIFIDADE PARA DETECÇÃO DE SALMONELLA SPP PELO MÉTODO MINI-VIDAS BIOMÉRIEUX VERIFICAÇÃO DA SENSIBILIDADE E ESPECIFIDADE PARA DETECÇÃO DE SALMONELLA SPP PELO MÉTODO MINI-VIDAS BIOMÉRIEUX VITOR ROGÉRIO SOARES, CAROLINE REGAZINI DE SÁ SOARES 1. INTRODUÇÃO A analise qualitativa e

Leia mais

DOC SAC/CGAL nº 04: Escopo da Área de Microbiologia em Alimentos e Água - Revisão 12

DOC SAC/CGAL nº 04: Escopo da Área de Microbiologia em Alimentos e Água - Revisão 12 DOC SAC/CGAL nº 04: Escopo da Área de Microbiologia em Alimentos e Água - Revisão 12 Observações: Esta tabela servirá de base para o preenchimento das solicitações de credenciamento e de extensão de escopo

Leia mais

Aula nº 9 Características Culturais e Identificação bioquímica de bactérias

Aula nº 9 Características Culturais e Identificação bioquímica de bactérias 37 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC Goiás ESCOLA DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Aula nº 9 Características Culturais e Identificação bioquímica de bactérias Introdução Para

Leia mais