Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA. Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA. Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro"

Transcrição

1 Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro

2 Ementa Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Jean Piaget ( ) e de seus desdobramentos nas dimensões socioafetivas e psicossociais ao longo da infância e adolescência.

3 Unidade I O Construtivismo de Jean Piaget: vida e obra; noção de inteligência; principais conceitos. Afetividade e Interação social em Piaget: a importância da afetividade e o papel da interação social. O desenvolvimento cognitivo segundo Piaget: sensório-motor (0 a 2 anos); pré-operatório (2 a 6 anos); operatório concreto (7 a 11anos); operatório formal (12 a 15 anos).

4 Unidade II O Método Clinico de Piaget: fundamentos históricos e metodológicos; procedimentos do experimentador; respostas e reações dos sujeitos; provas operatórias. O jogo em uma perspectiva psicogenética: jogo de exercício; jogo simbólico; jogo de construção; jogo de regras. O desenho em uma perspectiva psicogenética: desenho segundo Luquet; o desenho segundo Lowenfeld.

5 Jean Piaget: vida e obra

6 Piaget: vida e obra 1896 nasceu em Neuchâtel, Suíça no dia 9 de agosto de observação de um pardal albino, publicou seu primeiro trabalho científico. Museu de História Natural Malacologia.

7 Piaget: vida e obra 1919 Piaget foi para Zurique estudar Psicologia e Psicanálise; e para França desenvolver trabalhos no Laboratório de Alfred Binet ( ) Piaget voltou para Suíça e tornouse Diretor no Instituto Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Genebra Piaget casou-se com sua assistente Valentine Châtenay com quem teve três filhos: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931).

8 Piaget: vida e obra 1936 Recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Harvard (EUA) Recebeu a indicação para suceder Maurice Merleau Ponty ( ) como professor de Filosofia na Universidade de Sorbonne (Paris) Centro Internacional de Epistemologia Genética em Genebra (Suíça) Morre em Genebra, Suíça aos 84 anos em 17 de setembro de 1980.

9 Teoria Piagetiana Ao longo de sua brilhante carreira, Piaget escreveu mais de 90 livros e centenas de trabalhos científicos. A preocupação central de Piaget foi estudar e elaborar uma teoria do conhecimento, uma teoria que pudesse explicar como o sujeito conhece.

10 Inteligência em Piaget e em outras perspectivas epistemológicas O que é epistemologia? É a parte da Filosofia que estuda o conhecimento. Como o homem chega ao conhecimento? Três correntes epistemológicas: Inatismo. Empirismo. Construtivismo.

11 Uma visão inatista da inteligência O conhecimento depende do desenvolvimento, maturação. Fatores Endógenos (interno). O homem nasce com o conhecimento (inato). Desenvolvimento. S O Ditado popular: Pau que nasce torto morre torto.

12 Modelos pedagógicos Inatismo Pedagogia não diretiva ou Pedagogia Centrada no Aluno (S O). O aluno é o centro de todo o processo pedagógico (A P).

13 Uma visão empirista da inteligência O conhecimento depende da aprendizagem, do meio. Fatores Exógenos (externos). O homem nasce uma folha de papel em branco, tabula rasa. Aprendizagem. S O Ditado popular: Diga-me com quem andas e direi quem tu és; Uma laranja podre apodrece o cesto inteiro.

14 Modelos pedagógicos Empirismo Pedagogia diretiva ou Pedagogia Centrada no Professor (S O). O professor é o centro de todo o processo pedagógico (A P).

15 Uma visão construtivista da inteligência O conhecimento depende tanto do desenvolvimento como da aprendizagem. Fatores Endógenos e Exógenos. Desenvolvimento e Aprendizagem. O homem nasce com uma bagagem genética (potencial) e na interação com o meio (aprendizagem) irá construir o conhecimento. S O Visão dialética do conhecimento.

16 Uma visão construtivista da inteligência O conhecimento é resultado da interação do sujeito com o objeto (meio físico, social, com os símbolos, signos pertencentes ao contexto socio-histórico em que está inserido o sujeito) que possibilitará a construção do conhecimento e desenvolvimento das estruturas de inteligência. Portanto, o conhecimento é resultado da dialética da interação sujeito-objeto.

17 Modelos pedagógicos Construtivismo Pedagogia relacional ou Pedagogia Centrada na Relação (S O). Não existe uma relação polarizada; tanto o aluno quanto o professor têm importância durante o processo pedagógico, estabelecem uma relação de troca (A P).

18 Situação-problema Duas professoras estão conversando no intervalo das aulas sobre um aluno que começou a apresentar baixo rendimento escolar: - Júlia, como o João está em sua disciplina? - Péssimo, seu desempenho está ruim. - Você percebeu que isso está ocorrendo depois que ele começou a andar com aquela outra turma de alunos? - Pois é Vera, eu percebi! Como diz o ditado: Diga-me com quem andas e eu lhe direi quem és!

19 Interatividade Analisando a resposta de Júlia e considerando o modelo epistemológico sugerido em sua resposta assinale a alternativa correspondente. a) Construtivismo. b) Empirismo. c) Pedagogia diretiva. d) Pedagogia relacional. e) Pedagogia não diretiva.

20 Epistemologia genética: principais conceitos da teoria piagetiana. Como ocorre a construção do conhecimento pelo sujeito em uma perspectiva construtivista?

21 Principais conceitos Sujeito Epistêmico:

22 Principais conceitos Adaptação / Equilíbrio Situação-Problema Conflito Cognitivo Desadaptação / Desequilíbrio Assimilação e Acomodação Equilibração Majorante

23 Equilibração majorante Podemos afirmar que o desenvolvimento é um processo por meio do qual o sujeito busca atingir maior equilíbrio. Em cada período do desenvolvimento, a criança tem uma determinada organização mental (equilíbrio) que será modificada à medida que o indivíduo conseguir novas formas de compreender a realidade. Chegará à forma final na adolescência, e será essa a maneira intelectual do sujeito na idade adulta.

24 Inteligência A inteligência não é herdada. A inteligência não é adquirida. O homem nasce com estruturas biológicas que, em interação com o meio ambiente, irão resultar em estruturas cognitivas que funcionarão de modo semelhante durante a vida do sujeito.

25 Ser inteligente Coordenar ações em direção da resolução de um conflito ou situação problema. Exemplo: afogado.

26 Interatividade Pedro, de 6 meses, vai comer fruta (maçã) pela primeira vez. Quando é colocada a colher em sua boca ele a suga, como se fosse a mamadeira. Na segunda colherada vai experimentado outras formas, no final da fruta, já modificou o jeito de pegar o alimento. Segunda a teoria piagetiana, como pode ser explicada esta ação de Pedro? a) Acomodação. b) Assimilação. c) Adaptação. d) Inteligência. e) Esquemas motores.

27 Estádios do desenvolvimento cognitivo Estádio Sensório Motor. 0 a 2 anos Estádio Pré-Operatório. 2 a 6 anos Estádio Operatório Concreto. 7 a 11 anos Estádio Operatório Formal. 12 a 15 anos

28 Estádio e estágio Estádio: ao final do processo, temos fases do desenvolvimento integradas umas nas outras e os esquemas construídos em cada uma delas são utilizados pelo sujeito de maneira interdependente. Estágio: é o que falta a alguém para completar uma determinada formação; por isso seu caráter é de superação de um estágio mais simples em direção a um estágio melhor ou superior.

29 Sensório motor 0 a 2 anos O bebê nasce com atos e ações reflexas, inatas e automáticas (sucção, preensão) e, no início, é um sujeito passivo que constrói esquemas simples que funcionam isoladamente de maneira circular, repetitiva (pegar, olhar, bater, sugar).

30 Sensório motor 0 a 2 anos Durante esse período de dois anos irá desenvolver comportamentos voluntários e conscientes, encadeando ações para um determinado fim, tornando-se um sujeito ativo (domínio e variação das ações).

31 Sensório motor 0 a 2 anos 1º. Subestádio - 0 a 1 mês Exercício dos reflexos, Esquemas simples. 2º. Subestádio - 1 a 4 meses Reação Circular Primária. 3º. Subestádio - 4 a 8 meses Reação Circular Secundária.

32 Sensório motor 0 a 2 anos 4º. Subestádio - 8 a 12 meses - Noção de Objeto Permanente; Nascimento da Inteligência Sensório Motora. 5º. Subestádio - 12 a 18 meses - Reação Circular Terciária 3 condutas inteligentes. 6º. Subestádio - 18 a 24 meses - Fase de Transição.

33 Pré-operatório 2 a 6 anos Passagem da inteligência sensóriomotora, prática para a inteligência representativa. Formas de Representação: linguagem, jogo simbólico, imitação, imagem mental, desenho.

34 Características do estádio pré-operatório Pensamento egocêntrico. Pensamento transdutivo (P P). Justaposição. Centração. Sincretismo. Pensamento artificialista e finalista. Pensamento animista. Provas operatórias. Portanto, t o pensamento é pré-lógico.

35 Características do estádio pré-operatório Relacionamento social: dependência total dos adultos grupo de iguais heterogêneo brinquedo paralelo egocentrismo social Linguagem: linguagem socializada linguagem egocêntrica monólogos coletivos

36 Interatividade Marina joga sua boneca para cima e a mesma cai para fora da grade de um pequeno portão, em cima do tapete, a uma distância que ela não consegue alcançar, então ela puxa o tapete, alcança a boneca e pela primeira vez resolve o problema sozinha. Como explicar o comportamento de Marina a luz da teoria de Piaget? a) Exercício de reflexos. b) Reação circular primária. c) Esquema de permanência do objeto. d) Reação circular secundária. e) Conduta de suporte.

37 Estádio operatório concreto 7 a 11 anos O pensamento deixa de ser pré-lógico e passa a ser um pensamento operatório, pensamento lógico.

38 Estádio operatório concreto 7 a 11 anos Operatório - capacidade cognitiva de coordenar diferentes pontos de vista de maneira lógica, expressando ações cognitivas mais elaboradas. Concreto - para poder utilizá-lo de maneira lógica, é necessário o manuseio e a observação de objetos concretos.

39

40 Características do estádio operatório concreto Pensamento lógico. Pensamento indutivo (P G). Provas operatórias. Conservação. Reversibilidade.

41 Características do estádio operatório concreto Relacionamento social: maior flexibilidade de pensamento e entenderá melhor as regras grupais, manifestando condutas de cooperação. Linguagem: há um declínio da linguagem egocêntrica até seu total desaparecimento, manifestação da linguagem socializada e discurso interior.

42 Estádio operatório formal 12 a 15 anos Lógica Dedutiva (G P). Pensamento hipotético-dedutivo expresso pela proposição se então O sujeito é capaz de formar esquemas conceituais abstratos (amor, justiça, saudade) e realizar operações mentais de acordo com uma lógica formal mais sofisticada em termos de conteúdo e flexibilidade de raciocínio.

43 Características do estádio operatório formal É capaz de discutir sobre valores morais da família e construir seus próprios valores.

44 Características do estádio operatório formal É capaz de levantar hipóteses e expressar proposições para depois testá-las e refletir sobre seus próprios pensamentos, buscando justificativas lógicas para seus julgamentos. Isso levará o sujeito à construção de autonomia e identidade.

45 Interatividade Qual o estádio do desenvolvimento cognitivo em que ocorre a emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem) e de integrá-los de modo lógico e coerente? a) Estádio Sensório Motor. b) Estádio Pré-Operatório. c) Estádio Operatório Concreto. d) Estádio Operatório Formal. e) Estádio da Operações Espaciais.

46 ATÉ A PRÓXIMA!

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Rede7 Mestrado em Ensino do Inglês e Francês no Ensino Básico ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos Pressupostos básicos Conceitos

Leia mais

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana Inteligência Artificial Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana 1 Construção de conhecimento Epistemologia é uma disciplina da Filosofia que se ocupa em investigar a natureza

Leia mais

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo ATIVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO Mestrado em Psicologia da Educação Ano Lectivo 2011/2012 PRINCIPAIS TEORIAS: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Jean Piaget (1896-1980) FERRARI, Márcio. Jean Piaget: o biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores.

Leia mais

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014 Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET Nasce em Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896. Falece em Genebra, na Suíça em 1980. Biólogo. Suíço. Estuda formas de conhecimento. Paula Freire Teoria

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos PENSAMENTO E LINGUAGEM. A origem do pensamento é anterior à linguagem (e independente dela). A linguagem é uma construção da

Leia mais

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Desenvolvimento Cognitivo: A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos Pressupostos básicos Conceitos

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA

PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA As peculariedades do pensamento e da lógica das crianças despertaram o interesse de Jean Piaget. Ao agir sobre o meio o indivíduo incorpora a si mesmo elementos que pertencem

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PRIMEIRA AULA Contextualização da Psicologia na Educação. Os Modelos Pedagógicos e os Modelos Epistemológicos. A Aprendizagem na Perspectiva Humanista. PRIMEIRA AULA Há

Leia mais

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget.

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. ARTIGO 13 As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. Ana Lúcia Jankovic Barduchi Mestre em Psicologia pela USP, Doutoranda em Educação pela Unicamp. Professora

Leia mais

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB A epistemologia genética de Jean Piaget Resumo Quem foi Piaget? - Nasceu na Suíça

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal Psicologia da Inteligência Epistemologia geral Epistemologia genética Qual é a gênese das estruturas lógicas do pensamento da criança? Como elas funcionam? Epistemologia fundada no desenvolvimento mental

Leia mais

O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget

O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget Epistemologia Genética Epistemologia genética Teoria sobre a gênese e do desenvolvimento cognitivo da criança (em específico,

Leia mais

A Docente. Boas Vindas! Psicologia da EducaçãoII

A Docente. Boas Vindas! Psicologia da EducaçãoII A Docente Professora: Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da EducaçãoII Profa. Elisabete Martins da Fonseca Boas Vindas! Conquistar por si mesmo um certo saber, com a realização de pesquisas livres,

Leia mais

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii Piaget e Vigotskii Piaget estruturalismo a hipótese da equilibração: o sistema cognitivo caminha em direção ao equilíbrio; assimilação e acomodação: as invariantes

Leia mais

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky Profa. Elisabete Martins da Fonseca Recapitulando... Em nossa última aula apresentamos as contribuições de Jean Piaget. Lançamos uma reflexão

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Para que se possa compreender de forma mais ampla o tema da afetividade na educação infantil, entendemos que primeiramente faz-se necessário

Leia mais

Tópicos em Ensino de Física

Tópicos em Ensino de Física AULA 3 Prof. Dr. Hércules A. Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa Departamento Acadêmico de Matemática Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia Cognitivismo

Leia mais

PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA

PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA UM POUCO SOBRE MIM 3270 MODELOS PSICOLÓGICOS E FASES DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DOCUMENTOS DA MATÉRIA Modelos Psicológicos e fases de desenvolvimento

Leia mais

Desenvolvimento como unidade progressiva:

Desenvolvimento como unidade progressiva: PIAGET DESENVOLVIMENTO É um conceito que se refere ao conjunto de transformações do ser humano ao longo da sua vida. É um processo que se inicia no momento da concepção e termina com a morte, e em que

Leia mais

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua.

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua. (1970) Jean Piaget Caráter interdisciplinar epistem- familiaridade com uma matéria, entendimento, habilidade, conhecimento científico, Ciência epistemologia reflexão geral em torno da natureza, etapas

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem

FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem DUK, Cynthia.Educar na diversidade: material de formação docente. Brasília: MEC/Secretaria da Educação Especial, 2005. CONCEPÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

O CONSTRUTIVISMO DE PIAGET E A EDUCAÇÃO

O CONSTRUTIVISMO DE PIAGET E A EDUCAÇÃO 597 O CONSTRUTIVISMO DE PIAGET E A EDUCAÇÃO Elielma Macedo BASTOS Marinália Moisés PEREIRA Creusa Monteiro da SILVA Rariures Conceição SOUZA Marlene Barbosa de Freitas REIS Sessão de Pôsteres Resumo: Este

Leia mais

REFLETINDO SOBRE A APRENDIZAGEM: AS TEORIAS DE JEAN PIAGET E DAVID AUSUBEL

REFLETINDO SOBRE A APRENDIZAGEM: AS TEORIAS DE JEAN PIAGET E DAVID AUSUBEL 671 REFLETINDO SOBRE A APRENDIZAGEM: AS TEORIAS DE JEAN PIAGET E DAVID AUSUBEL Fernanda Miranda Caliani, Rebeca de Carvalho Bressa Universidade do Oeste Paulista UNOESTE, Mestrado em Educação, Presidente

Leia mais

LEV VYGOTSKY 1896/1934

LEV VYGOTSKY 1896/1934 TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA LEV VYGOTSKY 1896/1934 Dados Biográficos - Nasceu em Orsha, Bielorussia, em 17 de novembro de 1896. - Judeu, pertencente a uma família culta e bastante numerosa. Era o segundo de

Leia mais

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes Jean Piaget EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET Seminário de Metodologia da Pesquisa Prof. Dr. Raul Galaad Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes INTRODUÇÃO Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896,

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/107847 COLABORADOR EducaPsico Novembro/2014 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE-UFAL UNCISAL

Leia mais

Unidade: Cognitivismo. Unidade I:

Unidade: Cognitivismo. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: Cognitivismo COGNITIVISMO: A PSICOLOGIA DE JEAN PIAGET 1 Epistemologia Genética. Jean Piaget (Suíça, 1896-1980), desenvolveu intensa atividade de pesquisa, sendo considerado o precursor

Leia mais

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 1 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 Objetivo 2 Discutir diversas concepções sobre o desenvolvimento da

Leia mais

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP A teoria genética de Piaget Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP Jean Piaget (1896-1980) biólogo suíço estudou a interação de moluscos com o meio ambiente Jean Piaget (1896-1980) os moluscos, como

Leia mais

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e 14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e Concurso Público Osasco PEB I - 2017 OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. ed., São Paulo: Summus, 1992 PROFESSOR

Leia mais

» Linguagem. Desenvolvimento de linguagem - introdução

» Linguagem. Desenvolvimento de linguagem - introdução Conhecendo como a criança se desenvolve * entender e perceber o desenvolvimento desviante Profa. Dra. Sandra Cristina Fonseca Pires Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP *

Leia mais

23/04/2014. PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo. Estágio sensório motor (0-2 anos) PIAGET: estágios do desenvolvimento

23/04/2014. PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo. Estágio sensório motor (0-2 anos) PIAGET: estágios do desenvolvimento FNC - CURSO DE PEDAGOGIA Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem PIAGET: estágios do desenvolvimento PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo Profa. Miriam Araújo 1. Estágio Sensório-Motor

Leia mais

PLANO DE ENSINO I EMENTA

PLANO DE ENSINO I EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 4º período TURNO: Diurno e Noturno DISCIPLINA: Psicologia Sócio-Interacionista CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas I EMENTA Estudo

Leia mais

PIAGET Teoria Psicogenética PIAGET

PIAGET Teoria Psicogenética PIAGET PIAGET PIAGET Teoria Psicogenética Como chegamos a conhecer algo? Como os homens constroem o conhecimento? Categorias básicas de pensamento: Tempo, espaço, causalidade e quantidade Explica porque as crianças

Leia mais

IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição: - Editora:

IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição:  - Editora: CURSO ONLINE DE PEDAGOGIA ESPÍRITA JEAN PIAGET IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição: www.ide.org.br - Editora: www.ideeditora.com.br JEAN PIAGET Claparède na mesma linha de pensamento.

Leia mais

TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET

TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET Piaget chama de epistemologia a sua teoria porque está centralizada no conhecimento científico. O seu estudo é principalmente centrado em compreender como o aprendiz

Leia mais

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 1- A Teoria da aprendizagem social de Bandura deriva dos trabalhos behavioristas, mas se distingue deles ao revelar o mecanismo de aprendizagem vicariante ou por imitação. Bandura colocou em dúvida a hipótese

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos - As principais teorias da aprendizagem; - Os principais autores das teorias da aprendizagem; - As concepções sobre o desenvolvimento

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo será o 0006-LS e entrará em vigor no 1º semestre letivo de 2018.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo será o 0006-LS e entrará em vigor no 1º semestre letivo de 2018. RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2017 ALTERA MATRIZ CURRICULAR, BEM COMO, EMENTAS E OBJETIVOS DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA: CLÍNICA E INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF E APROVA

Leia mais

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 2016 1 Sondar

Leia mais

Desejo, afetividade e aprendizagem na perspectiva de Piaget 1

Desejo, afetividade e aprendizagem na perspectiva de Piaget 1 Desejo, afetividade e aprendizagem na perspectiva de Piaget 1 Luciane Magalhães Corte Real Nesta caminhada teórica, pontuamos a importância do afeto na possibilidade da construção das estruturas cognitivas.

Leia mais

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

TEORIAS DA APRENDIZAGEM TEORIAS DA APRENDIZAGEM Professora Mônica Caetano Vieira da Silva UNIDADE DE ESTUDO 08 HENRI WALLONS E A PSICOGÊNESE DA PESSOA Henri Wallon nasceu na França em 1879. Dedicou-se ao estudo da medicina, filosofia

Leia mais

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky (1896 1934) Vygotsky e a construção sóciohistórica do desenvolvimento Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento Aspecto característico da psicologia

Leia mais

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PIAGET, VYGOTSKY E WALLON Q U A D R O C O M P A R A T I V O D A S C O N C E P Ç Õ E S D E A P R E N D I Z A G E M Teóricos Piaget Vygotsky Wallom Dados pessoais Jean Piaget (1896 1980), pesquisador e filósofo

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 6 Professora: Nathália Bastos ROGERS. O professor orienta e facilita a aprendizagem. O aluno é dotado de liberdade e poder de escolha. Conhecimento de si

Leia mais

Resumos de Psicologia do Desenvolvimento II

Resumos de Psicologia do Desenvolvimento II Resumos de Psicologia do Desenvolvimento II Conceitos gerais do desenvolvimento Desenvolvimento Mudanças qualitativas: Mudanças estruturais (Piaget). Ex: Passar do gatinhar ao andar. Mudanças quantitativas:

Leia mais

2 Sobre aprendizagem

2 Sobre aprendizagem 2 Sobre aprendizagem Kurt Lewin sempre buscou meios a Topologia é um deles de elevar a Psicologia ao estado de uma ciência logicamente sólida (LEWIN, 1973, p. 12), ou seja, com a possibilidade de conceitos

Leia mais

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O Desenvolvimento da criança Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O desenvolvimento O Desenvolvimento Humano, é mais uma área de estudos da Psicologia desde o nascimento até a vida adulta,

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos SOCIOGÊNESE: estuda as interações sociais como sendo as raízes das funções mentais superiores, que só passam a existir no indivíduo

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

A INTELIGÊNCIA E O CONHECIMENTO: UMA CONTÍNUA ADAPTAÇÃO DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS DO SUJEITO

A INTELIGÊNCIA E O CONHECIMENTO: UMA CONTÍNUA ADAPTAÇÃO DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS DO SUJEITO A INTELIGÊNCIA E O CONHECIMENTO: UMA CONTÍNUA ADAPTAÇÃO DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS DO SUJEITO Carlos Eduardo Grécia Ramos i Vicente Eduardo Ribeiro Marçal ii Resumo. O presente artigo pretende apresentar

Leia mais

Aplicação das Provas Piagetianas Segundo o Método Clínico: Um Estudo Experimental com Crianças de 5 a 9 anos.

Aplicação das Provas Piagetianas Segundo o Método Clínico: Um Estudo Experimental com Crianças de 5 a 9 anos. Aplicação das Provas Piagetianas Segundo o Método Clínico: Um Estudo Experimental com Crianças de 5 a 9 anos. SANTOS, Alan Ferreira dos [1] SANTOS, Alan Ferreira dos. Aplicação das Provas Piagetianas Segundo

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

ENTENDENDO O CONSTRUTIVISMO E O ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA.

ENTENDENDO O CONSTRUTIVISMO E O ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. ENTENDENDO O CONSTRUTIVISMO E O ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar Emília Ferreiro.

Leia mais

A questão da interdisciplinaridade e a Teoria. da Equlibração em Piaget Hernán Sanchez Universidad de Valle, Colombia /Doutorando IPUSP

A questão da interdisciplinaridade e a Teoria. da Equlibração em Piaget Hernán Sanchez Universidad de Valle, Colombia /Doutorando IPUSP A questão da interdisciplinaridade e a Teoria da Equlibração em Piaget Hernán Sanchez Universidad de Valle, Colombia /Doutorando IPUSP Slides cedidos pelo autor para a disciplina PSE1140 História e Filosofia

Leia mais

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2 O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Aula 2 Objetivos da aula Conhecer os a pluralidade de interpretações sobre os processos de ensino aprendizagem em Ciências; Discutir

Leia mais

+ Contribuições da psicologia

+ Contribuições da psicologia + Contribuições da psicologia do aprendizado Concepções sobre o Conhecimento e o Aprendizado + Aprender Aprehendere (latim) n Significa agarrar, pegar, apoderar-se de algo. n A aprendizagem é um processo

Leia mais

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY Piaget Para Piaget (1978), a origem das manifestações lúdicas acompanha o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo.

Leia mais

CONCEITOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA RELAÇÃO SUJEITO- OBJETO DE PIAGET

CONCEITOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA RELAÇÃO SUJEITO- OBJETO DE PIAGET CONCEITOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA RELAÇÃO SUJEITO- OBJETO DE PIAGET Piaget baseia a sua teoria na relação sujeito-objeto. Esse objeto, por sua vez, pode ser um livro, brinquedo,

Leia mais

O JOGO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O JOGO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA O JOGO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Orlando Mendes Fogaça Júnior Universidade Estadual de Londrina Resumo O presente estudo buscou apresentar qual é o significado

Leia mais

Uma teoria sobre o conhecimento e a aprendizagem. Se ocupa: O que é conhecimento O que é o conhecer Como se chega a conhecer

Uma teoria sobre o conhecimento e a aprendizagem. Se ocupa: O que é conhecimento O que é o conhecer Como se chega a conhecer CONSTRUTIVISMO Uma teoria sobre o conhecimento e a aprendizagem. Se ocupa: O que é conhecimento O que é o conhecer Como se chega a conhecer Baseado na psicologia, na filosofia e na antropologia. Procura

Leia mais

OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO

OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO PAULO FREIRE, PIAGET, VYGOTSKY & WALLON 01. De acordo com Paulo Freire quando trata da importância do ato de ler, para a construção da visão crítica são indispensáveis: (A) Trabalhar

Leia mais

ENSAIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM SEGUNDO A PSICOGÊNESE

ENSAIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM SEGUNDO A PSICOGÊNESE Encontro Revista de Psicologia Vol. 14, Nº. 20, Ano 2011 ENSAIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM SEGUNDO A PSICOGÊNESE O papel da escola em discussão Nilson Robson Guedes Silva Faculdade Anhanguera

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI SEGUNDA AULA: 1. Sócio-Interacionismo Lev Vygotsky importância das trocas sociais para a aprendizagem; linguagem como possibilitadora da elaboração do pensamento. 2. Interacionismo/Contrutivismo

Leia mais

Prof. Silvia Maria Scartazzini Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem TEORIAS DO CONHECIMENTO

Prof. Silvia Maria Scartazzini Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem TEORIAS DO CONHECIMENTO Prof. Silvia Maria Scartazzini Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem TEORIAS TEORIAS DO CONHECIMENTO INATISMO APRIORISMO EMPIRISMO BEHAVIORISM O Teóricos Platão Aristóteles Fontes do Endógeno/inato

Leia mais

A disciplina apresenta as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial infantil, com ênfase na abordagem psicanalítica.

A disciplina apresenta as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial infantil, com ênfase na abordagem psicanalítica. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia do Desenvolvimento Infantil Professor(es) e DRTs Priscila Palermo Felipini 113088-8 Santuza Fernandes

Leia mais

A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento. Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016

A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento. Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016 A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016 [Morte] "É quando não aguentamos." (Daniel Castro, 7 anos - pág. 79)

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E VIGOTSKY NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. Katia Machado de Medeiros 1 *; Diego de Farias Lima 2

A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E VIGOTSKY NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. Katia Machado de Medeiros 1 *; Diego de Farias Lima 2 A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E VIGOTSKY NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM Katia Machado de Medeiros 1 *; Diego de Farias Lima 2 1 Centro Universitário Internacional UNINTER; 2 Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA

O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA Leila Pessôa Da Costa (PG - PCM/UEM) Minicurso INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo discutir o desenvolvimento

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL SOB A ÓTICA DE JEAN PIAGET

O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL SOB A ÓTICA DE JEAN PIAGET O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL SOB A ÓTICA DE JEAN PIAGET Edvânia dos Santos Silva Stefanny Alves dos Santos Vanessa Matias de Jesus RESUMO Este artigo tem como objetivo investigar o desenvolvimento

Leia mais

História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Cristina Dalva Van Berghem Motta

História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Cristina Dalva Van Berghem Motta História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Cristina Dalva Van Berghem Motta Seminário 8 Fernanda R. Bonin Marcos Trata-se de uma pesquisa... que busca apresentar fundamentações

Leia mais

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2 BRINQUEDOS MATEMÁTICOS: UMA INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO TÉCNICOS E FÍSICOS PARA A ESTIMULAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO EM CRIANÇAS André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

Leia mais

Palavras-chave: Epistemologia Genética. Piaget vida e obra. Formação de professores.

Palavras-chave: Epistemologia Genética. Piaget vida e obra. Formação de professores. RESUMO PIAGET: VIDA, OBRA E CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Larissa Elfisia de Lima Santana 1 Francisca Amélia Bezerra Ferreira 2 Sarah Bezerra Luna Varela 3 O presente trabalho é resultado de

Leia mais

As bases do construtivismo e da epistemologia genética do DI, segundo Piaget FSP - USP

As bases do construtivismo e da epistemologia genética do DI, segundo Piaget FSP - USP As bases do construtivismo e da epistemologia genética do DI, segundo Piaget FSP - USP Ma. Dafne Herrero 2016 As bases do construtivismo e da epistemologia genética do DI, segundo Piaget Construtivismo

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 01. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora

Leia mais

QUADRO HORÁRIO POR CURSO / TURMA

QUADRO HORÁRIO POR CURSO / TURMA Turma: 10PSAN 17:20 18:10 18:10 Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Pesquisa

Leia mais

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Psicologia da Educação A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Objetivos Definir a Teoria Psicologica da aprendizagem Sócio-cultural Conceituar a Teoria de Vigostki e descrever os conceitos

Leia mais

PEDAGOGIA APLICADA À EVANGELIZAÇÃO

PEDAGOGIA APLICADA À EVANGELIZAÇÃO PEDAGOGIA APLICADA À EVANGELIZAÇÃO TEORIA DE PIAGET Revista Pedagógica Espírita IDE - Editora Grupo Pedagogia Aplicada à Evangelização Coordenação: Walter Oliveira Alves - www.rpespirita.com.br - www.ideeditora.com.br

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado Teóricos da Educação SIMULADO

Preparação para Concursos 2017 Simulado Teóricos da Educação SIMULADO Preparação para Concursos 2017 Simulado Teóricos da Educação SIMULADO QUESTÃO 1 Na psicogenética de Henri Walon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa

Leia mais

Alfabetização. Tendências Epistemológicas

Alfabetização. Tendências Epistemológicas Alfabetização Tendências Epistemológicas Aquisição do Conhecimento Empirismo Apriorismo Interacionismo / Construtivismo O conhecimento se dá através dos sentidos (tábula rasa). O conhecimento já está prédeterminado.

Leia mais

e o Construtivismo ITS 2016/1 - UFES Emanuel H. S. Xavier

e o Construtivismo ITS 2016/1 - UFES Emanuel H. S. Xavier e o Construtivismo ITS 2016/1 - UFES Emanuel H. S. Xavier SUMÁRIO Biografia Epistemologia genética Assimilação / Acomodação / Equilibração Etapas da aprendizagem Construtivismo Construtivismo em STIs Estratégias

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Unidade II PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO EDAAPRENDIZAGEM APRENDIZAGEM Prof. Wanderlei Sergio da Silva Contextualização Epistemologia Genética estrutura teórica de Jean Piaget desvenda os processos e mecanismos

Leia mais

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

Jardim Infantil Popular da Pontinha. Projeto Educativo

Jardim Infantil Popular da Pontinha. Projeto Educativo Jardim Infantil Popular da Pontinha Projeto Educativo Creche Crianças de 1 ano Educadora : Célia 1 Ano Letivo:2018 /19 Introdução Um Projeto Educativo assume-se como um documento orientador que define

Leia mais

O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati

O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati Construtivismo Teoria que explica como a inteligência humana se desenvolve,

Leia mais

Unidade II TEORIAS PSICOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO

Unidade II TEORIAS PSICOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO TEORIAS PSICOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO Unidade II 5 TEORIA PSICANALÍTICA Os primeiros estudos sobre o desenvolvimento humano basearam-se na descrição dos comportamentos típicos de cada faixa etária e

Leia mais

O CONHECIMENTO EM CONSTRUÇÃO: DAS FORMULAÇÕES DE JEAN PIAGET À TEORIA DE SISTEMAS COMPLEXOS

O CONHECIMENTO EM CONSTRUÇÃO: DAS FORMULAÇÕES DE JEAN PIAGET À TEORIA DE SISTEMAS COMPLEXOS 62 O CONHECIMENTO EM CONSTRUÇÃO: DAS FORMULAÇÕES DE JEAN PIAGET À TEORIA DE SISTEMAS COMPLEXOS BOEHME, Rosana Andrade R. 1 PELEGRINI, Deline F. 2 SPENGLER, Marialva 3 REFERÊNCIA GARCIA, Rolando. O conhecimento

Leia mais

1 O TERMO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

1 O TERMO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais, políticas, culturais, e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o

Leia mais

Psicopedagoga Evelyn Leite

Psicopedagoga Evelyn Leite PROVAS OPERATÓRIAS Psicopedagoga Evelyn Leite Professora de Língua Portuguesa; Especialista em Psicopedagoga clínica e institucional; Direção CAAPCI - Centro de Atendimento e Assessoria em Psicologia e

Leia mais

CEMAF SME Rio Claro PEB I

CEMAF SME Rio Claro PEB I CEMAF SME Rio Claro PEB I KAMII, Constance. A Criança e o Número: implicações da teoria de Piaget para atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 6ª edição. Campinas, São Paulo: Papirus. 1990. Prof. M.Sc.

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos ORIENTAÇÕES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Modelo Mecanicista: o importante não é o que há dentro do organismo, senão

Leia mais

Importância do estudo de McKinnon e Renner

Importância do estudo de McKinnon e Renner Um estudo da capacidade de pensamento lógico nos calouros dos cursos de ciências ARE COLLEGES CONCERNED WITH INTELECTUAL DEVELOPMENT? Joe W. McKinnon e John W. Renner (Universidade de Oklahoma) American

Leia mais

CURSO de PEDAGOGIA - Gabarito

CURSO de PEDAGOGIA - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2005 e 1 o semestre letivo de 2006 CURSO de PEDAGOGIA - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém: PROVA DE

Leia mais