Graduação em Administração. Teoria da Administração. Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Graduação em Administração. Teoria da Administração. Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo"

Transcrição

1 Graduação em Administração Teoria da Administração Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo

2 A Escola Clássica de Administração e o Movimento da Administração Cien7fica

3 Os sonhadores organizacionais imaginam sistemas funcionalmente tão perfeitos que o ser humano não precisa mais ser (moralmente) bom T. S. Eliot

4 Escola de Administração Clássica - Foco interno e estrutural - Organizações que possuem estruturas adequadas funcionam bem e ofmizam a produção. Os demais problemas, como comportamento e compeffvidade, se resolvem por consequência.

5 Escola de Administração Clássica - Pressuposto: racionalidade absoluta - O aperfeiçoamento dos sistemas garanfria, por si só, os resultados desejados.

6 Origens Descartes (séc XVII): A razão, e não os costumes e tradições, devem ser os critérios para a resolução de problemas. Séc XVIII: Apogeu do racionalismo, com sua aplicação não apenas nas ciências naturais, mas também nas sociais.

7 Séc XVIII: Racionalização do trabalho. Alguém só será um bom administrador se seus passos forem planejados, organizados e coordenados de maneira racional.

8 As grandes figuras da Escola Clássica Frederick Winslow Taylor Engenheiro, mestre de fábrica, foi de técnico a mecânico- chefe e sempre se preocupou em aumentar a eficiência do trabalho. Em 1906, foi eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros e em 1911 publicou seu livro mais conhecido: Princípios da Administração CienYfica.

9 As grandes figuras da Escola Clássica Henri Fayol Em 1916, publicou o livro Administração Geral e Industrial. Embora fosse engenheiro, atuava mais como administrador de cúpula.

10 As grandes figuras da Escola Clássica F. W. Taylor H. Fayol

11 As grandes figuras da Escola Clássica F. W. Taylor - Experiência - Indução - Métodos e sistemas de racionalização de trabalho nas linhas de produção H. Fayol - Estabelecer princípios da boa administração. - Análise Lógico- DeduFva - Definição de tarefas dos gerentes e execufvos.

12 Outras grandes figuras da Escola Clássica Frank e Lilian Gilbreth Escreveram livros para os trabalhadores, como The WriFngs of the Gilbreths. Spriegel e Myers. Foco em tempos e movimentos, mas sua parfcularidade na aplicação da psicologia na administração.

13 Outras grandes figuras da Escola Clássica Henry GanU Também aplicou conhecimentos da psicologia na administração. Reconheceu a eficiência de incenfvos não monetários, ressaltando a importância do moral do trabalhador..

14 Ideias centrais do Movimento Homo Economicus Ser humano é simples e previsível, seu comportamento é razoavelmente constante. O homem é racional, conhece todos os cursos de ação disponíveis, bem como as consequências da opção por qualquer deles. Diante desse homem, incenfvo financeiro, constante vigilância e treinamento adequados, eram considerados suficientes para garanfr a boa produfvidade.

15 Ideias centrais do Movimento Homo Economicus Uma vez que o homem é previsível, o comportamento não era visto como um problema em si. O comportamento inadequado é consequência de defeitos na estrutura da organização ou por problemas na sua implementação.

16 Ideias centrais do Movimento Bases Econômicas e Filosóficas do Homo Economicus A anfga éfca paternalista clássica condenava a avareza e o desejo de acumular riquezas, negando as bases do capitalismo industrial. Hobbes: as mofvações humanas originavam- se do desejo que tudo o que promovesse o impulso vital do organismo humano. Essa análise, apresenta o homem como egoísta e jusffica a figura do Estado autoritário, que protege as pessoas egoístas umas das outras.

17 Ideias centrais do Movimento Bases Econômicas e Filosóficas do Homo Economicus Adam Smith: Justamente o interesse egoísta faz com que os agentes econômicos produtores, consumidores e trabalhadores procurem as alternafvas mais racionais de ganhos em um mercado compeffvo. O mercado age como uma mão invisível, provendo forças complementares que promovem o bem estar comum.

18 Ideias centrais do Movimento Jeremy Bentham Propôs uma visão hedonista do ser humano: o indivíduo busca apenas o prazer e possui aversão ao trabalho. Se não alcançar nenhum dos dois, o homem torna- se inerte e indolente.

19 Ideias centrais do Movimento John Locke O direito à propriedade individual seria decorrente do direito inato e sagrado que o homem tem de possuir os frutos do uso de suas mãos e do seu corpo por meio do seu trabalho. O trabalho seria, assim, a origem do direito à propriedade. Uma sociedade liberal estaria de acordo com essas ideias.

20 Ideias centrais do Movimento MarZn Lutero A éfca protestante do trabalho influenciou o capitalismo. A cada homem, cabe o julgamento da validade de suas ações perante Deus. Assim, os indivíduos devem buscar um trabalho disciplinado como forma de glorificação religiosa.

21 Homo Economicus - Ser humano é previsível e controlável, egoísta e uflitarista em seus propósitos. - Ser humano ofmiza suas ações após avaliar alternafvas possíveis. - Racionalidade absoluta - MoFvação financeira

22 Ideias centrais do Movimento A Produção A função primordial do administrador é determinar a única maneira certa de executar o trabalho. A forma de descobri- la é analisar o trabalho em suas diferentes fases e estudar os movimentos necessários à sua execução de modo a simplificá- los e reduzi- los ao mínimo.

23 Ideias centrais do Movimento A Produção Para Taylor, há um homem ideal para cada função, o chamado homem de primeira classe, que deve servir de base para o estudo de tempos e movimentos. Estas leis simplistas não levam em conta as diferenças individuais, reduzem a fadiga a um problema exclusivamente fisiológico, quando se sabe que se trata de um problema psicofisiológico.

24 Administração Cien7fica - Busca a melhor maneira por meio de métodos cienyficos - Estudo dos tempos e movimentos. - Estabelecimento de padrões de produção. - Administradores e engenheiros estabelecem padrões. Operários apenas obedecem.

25 Funções do Administrador, segundo Fayol - Planejar - Organizar - Comandar - Controlar

26 Funções do Administrador, segundo Taylor - Determinar a única maneira certa de se realizar um trabalho.

27 Ideias centrais do Movimento O IncenZvo Monetário Seleção: Encontrar o homem de primeira classe. Treinamento: Simples, direcionado a um trabalho padronizado. Controle: O supervisor deveria seguir detalhadamente o trabalho dos subordinados em todas as suas fases, pois se admifa haver uma única forma de realizá- lo. MoZvação: A própria ideia de dispensa poderia ser suficiente para mofvar, embora de forma negafva, a produfvidade do empregado, mas já no início do século XX tornava- se necessário um sistema de incenfvos posifvos.

28 O movimento da Administração Cien7fica e a Organização Ideias Centrais sobre a Organização - Quanto mais dividido for o trabalho, mais eficiente será a empresa. - Quanto mais o agrupamento de tarefas em departamentos obedecer ao critério da semelhança de objefvos, mais eficiente será a empresa. - Um pequeno número de subordinados para cada chefe e um alto grau de centralização tenderão a tornar as empresas mais eficientes. - O objefvo da ação é de organizar mais as tarefas do que os homens. Dessa forma, ao organizar, o administrador não deverá levar em consideração os problemas de ordem pessoal daqueles que vão ocupar a função. Deverá criar uma estrutura ideal.

29 A Organização, segundo Fayol - Divisão do trabalho. - Centralização das decisões. - Poucos subordinados por gerente. - Impessoalidade nas decisões. - Busca de estruturas e sistemas perfeitos.

30 A Administração como Ciência A Escola de Relações Humanas crifcou a ideia simplista do Homo Economicus. As ideias de Fayol e Taylor não poderiam ser consideradas como uma ciência com um grau de exafdão das ciências naturais.

31 A Administração como Ciência Fordismo Henry Ford aperfeiçoou o sistema de linhas de montagem e popularizou os automóveis na década de Ele criou plataformas volantes (vagões) que transportavam as peças, reduzindo a movimentação e o esforço dos operários. Vídeos: hnp:// hnp://

32

33

34 A Administração como Ciência Fordismo Foco no produto, e não no mercado. Favoreciam- se as economias de escala, e não a de escopo. Nos anos 70, consequentemente, o modelo fordista perdeu espaço para o modelo de produçao japonês, o modelo Toyota.

35 Estudos de Tempo e Movimentos Maneira Certa IncenFvo Monetário F. W. Taylor H. Fayol Divisão de Trabalho Especialização Homem de 1º Classe Padrão de Produção Aumento da produfvidade Maiores salários e lucros Maior eficácia Organização Formal ObjeFvo Principal da Organização: Tarefas Lei da Fadiga Supervisão Cerrada Unidade de comando Amplitude de Controle

36 Pontos Importantes da escola de Administração Clássica - A divisão do trabalho protegeu de forma paternalista os trabalhadores, que no início da Primeira Revolução Industrial trabalhavam cerca de 16 horas diárias e eram responsabilizados em casos de acidentes ou erros. - Os operários deixaram de ser controlados de forma arbitrária por mestres- artesãos. A padronização de diplomas e normas de trabalho conferiram aos empregados maior rigor e jusfça nos critérios que regulavam sua afvidade profissional.

37 CríZcas - Estudo Hoxie: A Comissão Americana de Estudos Industriais da Câmara dos Deputados Norte- Americana realizou um estudo para avaliar os métodos tayloristas. Por meio de entrevistas com trabalhadores, idenfficou- se que a classe trabalhadora havia perdido a voz e o direito de opinar, se tornado uma engrenagem mecânica no processo produfvo e que seu bem- estar havia sido reduzido.

38 CríZcas de outros autores - Simon: Para cada princípio da administração, existe outro que lhe é contraditório. - Especialização - Unidade de Comando E se a unidade de comando precisar tomar uma decisão que envolva duas áreas de especialização? - Amplitude de controle - Poucos níveis hierárquicos Quanto menores as equipes, maiores mais verfcal tende a ser a empresa.

39 CríZcas de outros autores - A visão quanto a incenfvos se restringia a aspectos financeiros, ignorando fatores como presygio, poder, aprovação do grupo e senfmento de auto- realização. - Estruturalistas: O Taylorismo restringe a aprendizagem no trabalho, uma vez que o empregado apenas obedece. - Meyer e Bowan: a obediência restrita é ficycia. O discurso nem sempre se reflete nas ações.

40 Resumo Movimento de Administração Cien7fica Concepção da Organização Relações Administração/ Empregados Sistemas de IncenZvos Concepção da Natureza Humana Resultados Organização Formal IdenZdade de Interesses IncenZvos Monetários Homo Economicus Máximos

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2 Aula 2 Fundamentos Fecaf Professor Douglas Pereira da Silva 1 Há 1300 a.c. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Grupo 1 Administração Científica Grupo 2 Teoria Clássica Aula 5 09/06/2014 A evolução do conceito de ADMINISTRAÇÃO Idade Média (fim Império Romano até fins séc. XV): - Artesanato;

Leia mais

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da ADM I Nascido na Filadélfia (EUA); Engenheiro Mecânico; Carreira na Midvale Steel Co. (de capataz a engenheiro)

Leia mais

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria da Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica Fayol

Leia mais

Organização e Normas

Organização e Normas Organização e Normas Conteúdo Programático Histórico das organizações Precursores da Administração Estrutura das Empresas Uso dos métodos estatísticos como ferramenta analítica para os processos industriais

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil Administração Módulo 2 Assistente Administrativo Unidade I Introdução e Influência Histórica ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA Conceito O que significa administrar? A Administração (Ciência da Administração)

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Clássica 1909 Teoria da Burocracia Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica 1932

Leia mais

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção Prof. Valdir Tavares de Lucena »Vamos começar relembrando algumas teorias administrativas... 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Pré-história

Leia mais

TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR

TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR MANUFATURA CELULAR E FLEXIBILIDADE PRODUTIVA TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR Prof. Kairo de Barros Guimarães Adaptado de: Prof. Ricardo Souza Siviero MARX, R. Trabalho em grupos e

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes Estudo de caso: Taylor faz uma pergunta ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ÊNFASE NAS TAREFAS Primeira guerra mundial (1914-18) Eficiência da operação militar americana

Leia mais

www.professoravanucia.blogspot.com A importância da Indústria A Indústria é um dos três setores de atividade da economia. Os outros dois são os serviços e a agropecuária. As atividades agrícolas, o comércio

Leia mais

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa Teorias das Organizações 1 Prof. Doutora Maria José Sousa 2 Abordagem Clássica Administração Científica Referência: Frederick Taylor (1903) Elemento Nuclear: A tarefa Termos mais utilizados Organização

Leia mais

Administração Científica

Administração Científica Administração Científica Introdução Nesta aula, estudaremos a administração científica. Para isso, conheceremos suas principais características, que foram muito importantes para o desenvolvimento da teoria

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA

ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA Fazer acontecer Acadêmicos: Everson Fialho e Rafael Reis. Disciplina: Administração Farmacêutica Professora Patrícia Dutra Sauzem Conceitos: Administração Ad: direção, tendência

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração Introdução à Teoria Geral da Administração Marcos Azevedo " Grandes visionários são importantes; Grandes administradores são fundamentais. Tom Peters. https://sites.google.com/site/professormazevedo/ AULA

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

Situando o Pensamento Administrativo: as Escolas de Administração e o Paradigma Desenvolvimentista 1 AS ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO 9

Situando o Pensamento Administrativo: as Escolas de Administração e o Paradigma Desenvolvimentista 1 AS ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO 9 Sumário Prefácio Introdução Situando o Pensamento Administrativo: as Escolas de Administração e o Paradigma Desenvolvimentista 1 Parte I OS PILARES DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO: AS ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 1. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 1. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 1 Prof. FábioArruda As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às consequências geradas pela Revolução Industrial

Leia mais

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre Material Para Avaliação Tópicos em Administração 2018.1 1º Bimestre Recursos: humanos, financeiros, materiais, energéticos e informacionais. Equilibra objetivos conflitantes. Determina a eficiência e a

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 3 Prof. FábioArruda 9 - Padronização - Uniformidade de métodos, processos, equipamentos, matérias-primas, visando reduzir a variabilidade

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II Definição: conjunto de transformações tecnológicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior Administração Científica Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Primeiro Período - 1903 Segundo

Leia mais

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA FILIPE S. MARTINS ROTEIRO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA HENRY FORD E A LINHA DE MONTAGEM HENRI FAYOL E A ESCOLA DO PROCESSO

Leia mais

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira . Administração e Empreendedorismo Evolução histórica da Administração Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira 1 Temas abordados Aula 1 e 2: Conceito de administração Eficiência e eficácia As funções

Leia mais

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado;

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS 1 Atividade Industrial É a base do desenvolvimento econômico mundial desde o século XVIII; Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; Séc.

Leia mais

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves Aula 2 Histórico da Gestão de Processos de Negócio Prof. Carina Frota Alves 1 O que mudou no mundo durante a Revolução Industrial? 2 História dos Meios de Produção Antes da revolução industrial, a economia

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Administração Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações;

Leia mais

Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública. Prof. Rafael Ravazolo

Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública. Prof. Rafael Ravazolo Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública Prof. Rafael Ravazolo 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração

Leia mais

Frederick Taylor e a Administração Científica

Frederick Taylor e a Administração Científica Frederick Taylor e a Administração Científica PRIMEIRA FASE SEGUNDA FASE TERCEIRA FASE Ataque ao Problema dos Salários. Estudo Sistemático do Tempo. Definição de Tempos Padrão. Sistema de Administração

Leia mais

Da Escola Clássica à Produção Enxuta

Da Escola Clássica à Produção Enxuta Da Escola Clássica à Produção Enxuta Aula 4 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Evolução do Pensamento Administrativo Administração Científica Taylor Fordismo Sloan Processo Administrativo Fayol Evolução Produção Enxuta

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria clássica da Administração Período 2008 2016 1) FGV Analista Legislativo (SEN)-2008 Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência

Leia mais

Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA

Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA Abordagem Clássica Século XX, desdobrada em duas orientações diferentes, mas que se complementam: - Administração Científica - Teoria

Leia mais

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informações AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com waltenomartins@hotmail.com www.waltenomartins.com.br Objetivos da unidade Apresentar as teorias da

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

4. Teorias da Administração

4. Teorias da Administração 4. Teorias da Administração Teorias da Administração Teorias Mecanicista- Burocrática/Clássica Teorias Gerenciais/Neoclássica TQM- Modelo japonês - Contingenciamento Teorias da Administração ANO TEORIA

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Abordagem básica da Adm. Científica: Ênfase nas tarefas; Iniciada por Taylor, que teve como seguidores Gantt, Gilbreth, Ford Tentativa de aplicação dos métodos da

Leia mais

Introdução à Gestão Teorias Organizacionais Agenda:

Introdução à Gestão Teorias Organizacionais Agenda: Introdução à Gestão Teorias Organizacionais Agenda: A abordagem clássica das organizações: A Gestão Científica do Trabalho Taylor A Teoria Geral da Administração - Fayol A Teoria burocrática - Max Weber

Leia mais

Evolução do Pensamento Administrativo

Evolução do Pensamento Administrativo Evolução do Pensamento Administrativo Rosely Gaeta Abordagem Clássica: -Administração Científica -Teoria Clássica ou Gestão Administrativa Fontes: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto

Leia mais

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Bibliografia da disciplina BÁSICA SOBRAL E PECI, ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO, SÃO PAULO: PRENTICE

Leia mais

A atividade industrial e os tipos de indústria R O C H A

A atividade industrial e os tipos de indústria R O C H A A atividade industrial e os tipos de indústria R O C H A A atividade industrial O processo industrial, numa simples definição, é a transformação de matériaprima em bens destinados ao consumo. Indústria

Leia mais

Aula 02 Concepções Administrativas e a Enfermagem. Aula 02 Aula 02 Concepções Administrativas e a Enfermagem

Aula 02 Concepções Administrativas e a Enfermagem. Aula 02 Aula 02 Concepções Administrativas e a Enfermagem 1 CONCEPÇÕES ADMINISTRATIVAS E A ENFERMAGEM INTRODUÇÃO Aula 02 Concepções Administrativas e a Enfermagem Todas as organizações possuem recursos não-humanos (físicos, materiais, financeiros, tecnológicos,

Leia mais

Teoria Científica da Administração Taylorismo. Prof. Adm. Reginaldo Marcos Martins Gestão Empresarial

Teoria Científica da Administração Taylorismo. Prof. Adm. Reginaldo Marcos Martins Gestão Empresarial Teoria Científica da Administração Taylorismo Os Grandes Homens da Administração Panorama inicial Início do século XX Ocidente ainda digere consequências da Revolução Industrial. Consumo em vertiginoso

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR CLAYTON DE ALMEIDA SOUZA Pós Graduado em Desenvolvimento de Sistemas WEB (em andamento) Bacharel em

Leia mais

Disciplina: Tópicos Especiais em Administração 1. Tema: As organizações vistas como máquinas. Professor: Elizeu Rodrigues Colhado

Disciplina: Tópicos Especiais em Administração 1. Tema: As organizações vistas como máquinas. Professor: Elizeu Rodrigues Colhado Disciplina: Tópicos Especiais em Administração 1 Tema: As organizações vistas como máquinas Professor: Elizeu Rodrigues Colhado zazeucol@hotmail.com Oliveira, 02/09/2016 As organizações vistas como máquinas

Leia mais

Os estudos de Taylor

Os estudos de Taylor Teoria Científica Taylorismo Os estudos de Taylor Os estudos de Taylor se dividem em duas fases marcantes: Fase 1, do livro Administração de oficinas. 1903. Trata de técnicas de racionalização do trabalho

Leia mais

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Disciplina LES 107 Teoria Geral da Administração ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FONTE: CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 8ª edição, São Paulo: Campus, 2011 Vídeo Aula ESTUDA MAIS: https://www.youtube.com/watch?v=lqx2ru5y4b4

Leia mais

Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Administração Prof: Adm. Aurecley G. da Silva CHIAVANATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração 1 TGA - Teoria Geral da administração A palavra administração vem do latim

Leia mais

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ffffffffffsfdffdf555

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ffffffffffsfdffdf555 ffffffffffsfdffdf555 Agenda de aula 2 (2) Evolução da Administração Da administração científica à administração contemporânea EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE E DAS EMPRESAS 1. Fase Artesanal ou Pré-Industrial (corporações

Leia mais

O FORDISMO E O KEYNESIANISMO

O FORDISMO E O KEYNESIANISMO O FORDISMO E O KEYNESIANISMO AS CONTRADIÇÕES DO SISTEMA CAPITALISTA LEVA A CONSTANTES TENTATIVAS DE MUDANÇA PARA SE OBTER LUCRO; OS RESPONSÁVEIS POR NOVAS MANEIRAS DE LIDAR COM O SISTEMA CAPITALISTA SÃO

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Em linhas gerais, administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar, que consiste na definição da escola do processo administrativo essa escola define não

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Meios de Produção. Fordismo, Toyotismo e Taylorismo

Meios de Produção. Fordismo, Toyotismo e Taylorismo Meios de Produção Fordismo, Toyotismo e Taylorismo O que são Meios de Produção? Ø Meios de produção são, o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho ou tudo aquilo que medeia a relação

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE 1. A Experiência de Hawthorne e a Escola das relações Humanas 2. Conceitos básicos decorrentes das pesquisas de Hawthorne 1. A Experiência de Hawthorne e a Escola das relações

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

AP02-ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA

AP02-ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1 2 1. Realizar as apresentações PROFESSOR x ALUNOS; 2. Apresentar o curso; 3. Conhecer o CALENDÁRIO ACADÊMICO; 4. Conhecer a SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO. 3 Um pouco de história O homem sempre se organizou

Leia mais

ADM E FINANÇAS P/ ENGENHARIA EMPRESAS JULIANA SCHMIDT GALERA, MSC.

ADM E FINANÇAS P/ ENGENHARIA EMPRESAS JULIANA SCHMIDT GALERA, MSC. EMPRESAS Entre 1800 e 2000 a população humana aumentou aproximadamente 6 vezes. www.ins8tutopensare.com.br Estudos da ONU revelam que a população global atual é de 7,6 bilhões de habitantes e deve subir

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 1) IBFC - ADMINISTRADOR - DOCAS PB (2015) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Baseada nos estudos de a Administração

Leia mais

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA. Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA. Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo Na ENFERMAGEM, o enfermeiro incorpora, em sua formação profissional, o saber de várias

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Teoria Geral da Administração 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1 Prefácio, xi Parte I - Conceitos Básicos, 1 1 Organizações e Administração, 3 Objetivos, 3 1 Organizações, 3 2 Funções organizacionais, 5 3 Eficiência e eficácia, 7 4 Administração: definição, 8 5 Somos

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 A empresa é uma organização. O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Organizações são constituídas de: Pessoas Recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros,

Leia mais

Taylor e a Administração Científica

Taylor e a Administração Científica Taylor e a Administração Científica Revolução Industrial: Processo de transição de uma sociedade, passando de uma base fundamentalmente agrícola-artesanal para outra predominantemente urbanoindustrial,

Leia mais

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração Introdução à Administração Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Abordagem

Leia mais

Administração. Visão Geral das Teorias Administrativas. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Visão Geral das Teorias Administrativas. Professor Rafael Ravazolo. Administração Visão Geral das Teorias Administrativas Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração VISÃO GERAL DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS A Administração possui dezenas de definições

Leia mais

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 1 TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza O trabalho também serve a estratificação está

Leia mais

TEORIA BUROCRACIA. Profa. Dra. Rosângela F. Caldas

TEORIA BUROCRACIA. Profa. Dra. Rosângela F. Caldas TEORIA BUROCRACIA CONCEITO Trabalho baseado em papéis e documentos, movimentados em seqüência contínua entre as várias unidades componentes da estrutura organizacional DESENVOLVIMENTO Europa - Sec. XX

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO ORIGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO A industrialização é baseada numa economia de mercado e numa sociedade de classes. ECONOMIA DE MERCADO (CAPITALISTA) O mercado consiste

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Rosely Gaeta 11/3/2015 Slides de Aula 01 Visão Geral Estruturas formais e informais Fontes: Antonio Cury Organizações e Métodos M Uma Visão Holística - Capítulo 4 Henry Mintzberg

Leia mais

Introdução à Administração Geral 12/02/2014

Introdução à Administração Geral 12/02/2014 Introdução à Administração Unidade 04 A Abordagem Clássica da Administração Teoria Científica Teoria Clássica www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 No despontar do século XX, dois engenheiros

Leia mais

A atividade industrial

A atividade industrial A atividade industrial Estágios da produção 1 - artesanato Trabalho manual; O artesão também era o dono do meio de produção; O artesão realizava todo o processo produtivo. Estágios da produção 2 - manufatura

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração. Prof. Márcio André Leal Bauer

Introdução à Teoria Geral da Administração. Prof. Márcio André Leal Bauer Introdução à Teoria Geral da Administração Prof. Márcio André Leal Bauer 2 Objetivos do Curso Formar profissionais generalistas capacitados a gerir organizações de forma eficaz, tendo como princípios norteadores

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelos de Gestão AULA 1 PRINCIPAIS MODELOS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO. Modelos de Gestão

Evolução da Disciplina. Modelos de Gestão AULA 1 PRINCIPAIS MODELOS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO. Modelos de Gestão Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações; Gestão por

Leia mais

Organização da Produção

Organização da Produção Organização da Produção ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS Jorge Muniz 2011 Estudo de Tempos e Métodos Definição É o estudo sistemático dos sistemas de trabalho Objetivos Desenvolver um sistema e método que se

Leia mais

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 1. (CESPE / ICMBIO / 2014) De acordo com Henri Fayol, planejamento, preparo, controle e execução são as funções universais da administração. 2. (CESPE / ICMBIO / 2014)

Leia mais

O pa pel do Adm inistra dor Adm inistra çã o Científica Teoria Clá ssica da Adm inistra çã o. S egura nça do T ra ba lho

O pa pel do Adm inistra dor Adm inistra çã o Científica Teoria Clá ssica da Adm inistra çã o. S egura nça do T ra ba lho O pa pel do Adm inistra dor Adm inistra çã o Científica Teoria Clá ssica da Adm inistra çã o S egura nça do T ra ba lho P AR T E I O pa pel do Adm inistra dor T eoria s da Adm inistra çã o Há diversas

Leia mais

Teorias da Motivação O processo Motivacional

Teorias da Motivação O processo Motivacional Teorias da Motivação O processo Motivacional Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner 1 2 Taylor Administração Científica A administração científica é um modelo de administração criado

Leia mais

Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês. Prof. Dr. Jorge Caldeira

Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês. Prof. Dr. Jorge Caldeira Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês Prof. Dr. Jorge Caldeira Objetivos da aula - Compreender as diferenças entre os modelos tradicionais e o modelo japonês de administração;

Leia mais

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS GERENTES HENRI FAYOL (1916) PROCESSO ADMINISTRATIVO CHESTER BARNARD (1938) FUNÇÕES DO EXECUTIVO HERBERT SIMON (1960) PROCESSO DECISÓRIO HENRY MINTZBERG

Leia mais

Disciplina: Específica

Disciplina: Específica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

TEORIA da BUROCRACIA WEBER ( )

TEORIA da BUROCRACIA WEBER ( ) TEORIA da BUROCRACIA WEBER (1864 1920) LIVROS - A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO, Theory of social and Economic Organization e Três aspectos da autoridade legítima somente a partir de 1940

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso:

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso: PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: JORGE DOVHEPOLY Telefones: (043) 9108-1444 / 3424-5222 E-mail: jdovhepoly45@gmail.com ; jorgeg.dovhepoly@uol.com.br Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E

Leia mais

A Escola das Relações Humanas. Prof. Fernando Rodrigues

A Escola das Relações Humanas. Prof. Fernando Rodrigues A Escola das Relações Humanas Contexto do surgimento Condições de trabalhos precárias; Crescimento dos sindicatos; Crescimento de doutrinas contestadoras: marxismo; Crescimento das ciências do comportamento;

Leia mais

MPU. Prof. Rafael Ravazolo

MPU. Prof. Rafael Ravazolo MPU Prof. Rafael Ravazolo 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração pública no Brasil após 1930. 1.2.1 Reformas administrativas.

Leia mais

VITOR MIGUEL CARDOSO ARAÚJO _ APRL_2004 http://paginas.ispgaya.pt/~vmca Ciência de Administração - 1 ª Parte ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO No Despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2 Prof. FábioArruda FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Prever (Previsão) - Avaliação do futuro. Determinar antecipadamente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 2. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 2. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 2 Prof. FábioArruda 5- Incentivos Salariais e Prêmios de Produção - Taylor e seus seguidores entendiam que a remuneração baseada

Leia mais

Polícia Federal Agente e Escrivão Noções de Administração

Polícia Federal Agente e Escrivão Noções de Administração Polícia Federal Agente e Escrivão Noções de Administração Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. Evolução da administração pública no Brasil após 1930. o Reformas administrativas.

Leia mais