4T07 Sessão de Perguntas e Respostas da Teleconferência Resultados do 4T07 Santos Brasil 31 de janeiro de 2008

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4T07 Sessão de Perguntas e Respostas da Teleconferência Resultados do 4T07 Santos Brasil 31 de janeiro de 2008"

Transcrição

1 Ivan Fadel, Credit Suisse: Bom dia a todos. Obrigado pela apresentação. Tenho duas perguntas, uma relativa à cabotagem e outra à transhipment. Ambas as classes de operação tiveram volumes declinando fortemente. Transhipment eu acho que a gente já tinha visto no resultado anterior que estava realmente em uma nova tendência, em um volume bem abaixo, cabotagem foi este trimestre, e vocês já explicaram no release que teve um problema temporário, logístico de empresas situadas em São Paulo no abastecimento das regiões Norte e Nordeste. Eu gostaria de saber de vocês com um pouco mais detalhes quais foram estas dificuldades, quando a gente pode esperar a retomada do movimento de cabotagem? E também a sua visão em relação à transhipment, o que é essa mudança estratégica e onde a ganha em deixar um pouco de lado o transhipment? Obrigado. A maior queda que tivemos foi no transhipment, que foi de 40% quando comparado com o ano de Podemos dizer que isso foi quase intencional, porque nós subimos o preço do transhipment e com isso o transhipment se deslocou para outros portos. O espaço que era ocupado pelo transhipment nós passamos a ocupar com cargas de importação que têm muito mais valor agregado. O transhipment tem um movimento gravoso para o armador, um movimento adicional, no porto, e os terminais estão sempre muito pressionados para reduzir este preço de venda. Então, isso realmente fez parte da nossa estratégia, já abaixou e este ano deve continuar estável. Quanto à cabotagem, o que nós pudemos observar foi uma queda da movimentação com o pólo de eletrônicos de Manaus em função do aumento das importações; e pudemos observar também a maior utilização dos navios de cabotagem para os serviços de feeder, que é a transferência de contêineres de exportação e importação para outros portos, e isso acabou ocupando o espaço para carga doméstica nos vagões de cabotagem. Nós acreditamos que este ano a cabotagem deve ficar estável por pouca variação. A variação de 2007 foi negativa, comparada a 2006 foi 9%. Este ano, acreditamos que ela continue estável. Quanto à operação, acreditamos que existe demanda e o que realmente não há é quantidade de navios. Existem investimentos novos, a LOGIN está investindo em navios para cabotagem, e seguramente o Brasil, com a costa que tem, é um mercado fabuloso para esse serviço. Ivan Fadel: Está certo, obrigado. Se eu puder só complementar com outra pergunta, em relação ao guidance: está bem claro o guidance de vocês, tanto quanto o EBITDA e quanto a margem, e por conseqüência a gente consegue ver, fazendo a conta inversa, a

2 expectativa de receita também. Eu queria saber se dessa receita você teria uma quebra, pode ser por cima, de o que seria operação de cais e o que seria armazenagem. Ivan, você poderia repetir? Eu não entendi muito bem a pergunta. Ivan Fadel: Com base no guidance de EBITDA e de margem daria para fazer uma conta para chegar à receita estimada pela. Eu queria saber se dessa receita estimada, um pouco acima de R$700 milhões, se não me engano, o que seria a receita de operação de cais, o que seria a receita só de operação de contêiner, tirando as outras operações e a operação de armazenagem? 75%. Esse é o nosso número histórico, a armazenagem está crescendo muito em função da valorização do real, mas 75% das receitas da vêm do cais. Ivan Fadel: Ótimo. Obrigado Antônio Carlos. Rodrigo Góes, UBS Pactual: Bom dia a todos. Eu só tenho uma pergunta, voltando ao tema de volumes. Você teve uma desaceleração forte no último trimestre, vis-à-vis o que você fez no começo do ano e também no 3T. O long haul parece que ainda está crescendo a um ritmo relativamente robusto e o resto está puxando para baixo. O seu guidance para o ano que vem, está falando de 8% a 8,5% de crescimento, se não me engano. O que lhe dá a convicção de que a gente vai partir desse crescimento de quase zero para um saldo tão grande de crescimento no ano de 2008? Eu acho que esta será a preocupação maior dos investidores e por isso estou tentando entender quais são os drivers que dão a convicção a vocês de achar que a gente vai ter uma aceleração mais forte a partir do começo deste ano? Bom dia. Existe sazonalidade entre o 1S e o 2S. Quando nós comparamos o 2S06 com o 1S06, nós notamos um crescimento menor do que comparando os dois primeiros trimestres. Primeiro porque o ano retrasado, em 2006, nós tivemos um 2S muito forte, essa sazonalidade foi muito mais forte, então isso reduziu um pouco o crescimento isolado do último trimestre de 2007 comparado com Isso é um ponto.

3 A segunda parte é o seguinte: nós observamos, isso é uma tendência mundial e a gente observa isso no Brasil há muitos anos, a tendência de movimento de contêineres é aproximadamente 2x o crescimento do PIB. Nos anos de 2004, 2005, e 2006 isso foi muito maior, e agora a gente está enxergando uma convergência para ficar mais ou menos em um crescimento de 2x o PIB. Tem um crescimento muito forte de importação com essa valorização do real. O outro ponto que nós pudemos observar é que a continua com mais capacidade. Nós precisamos observar o que acontece com a margem direita do porto de Santos, os terminais lá têm estado um pouco mais cheios que a. A gente oferece nova capacidade, então podemos pensar na continuidade do nosso crescimento de market share. Voltando ao ponto das comparações, como você falou, a segunda metade do ano de 2006 foi muito forte, então talvez explique esse crescimento relativamente fraco contra uma base muito forte. Mas este ano, pelo menos na primeira metade do ano, você está falando outra vez de uma comparação contra uma base muito forte, que foi o 1S07. Você acha que o seu crescimento de 8% será mais forte na segunda metade desse ano do que na primeira? Se você olhar como se comportou o fim de dezembro e início de janeiro, já está apontando para 6% de crescimento de volume. Nós estamos convictos de que essa meta de 8% é uma meta alcançável, nós estamos inclusive conservadores no que diz respeito ao aumento de volume. A nossa estratégia comercial para 2008 é recuperar a rentabilidade perdida em função da valorização do real, uma vez que mais que 70% da nossa receita é denominada em USD. O que a gente tem que realmente observar é o comportamento dos nossos concorrentes e tomar uma decisão a partir do fim do 1T se nós vamos entrar mais agressivos no aumento de market share ou se vamos ficar onde nós estamos para manter a nossa rentabilidade. Mas essa variação não dá para fazer no 1T porque o 1T é muito fraco em volume quando comparado com todos os outros. Janeiro é um mês que normalmente vai devagar; fevereiro é um mês que vai devagar, este ano á bissexto, tem mais um dia, e isso faz diferença, mas mesmo assim fevereiro não é bom mês. O volume começa a aquecer em março. Em março a gente vai realmente reestudar a nossa estratégia e ver se dá para continuar avançando o market share ou se será um ano mais conservador para manter rentabilidade. Você me fez uma pergunta antes que eu acabei não lhe respondendo. O que a gente acredita é que o 2S, comparado com 2007, deve ser mais forte, porque o 2S realmente não foi muito forte quando comparado com Então a tendência é de que o volume maior relativo fique para o 2S.

4 Está legal. Você mencionou 6% de crescimento já em janeiro, aproximadamente? É o que está apontando, vai ser esse crescimento. Tudo bem. Só mais uma pergunta: com relação a novas oportunidades, novas concessões ou potenciais projetos greenfield, alguma coisa que vocês têm no pipeline? Você pergunta se nós estamos participando? Exato. Nós temos uma concorrência em curso no porto de Imbituba. Nós estamos sim participando, é público. São três concorrentes que foram selecionados para a fase final da concorrência, mas nós só vamos ter o resultado disso, e evidentemente anunciaremos através de Fato Relevante se ganhamos ou se perdemos, eu acho que em um período de dez dias. Mas nós estamos participando da concorrência para uma operação no porto de Imbituba, em Santa Catarina. Essa é uma operação já existente que será concedida ao setor privado ou é algo novo? Já existe no porto de Santa Catarina uma operação contêineres pequena. Já existe uma pequena operação lá, ela é tocada pela LTI (Libra Terminais de Imbituba), isso é público, não estou dando informações privilegiadas, é uma informação pública. Eles fazem cerca de contêineres por ano e também estão entre os três concorrentes que participam da final dessa licitação em Imbituba. Libra, Santos, e quem é o terceiro?

5 Wilson Sons. Perfeito. E vocês esperam uma conclusão nos próximos dez dias? Nos próximos dez dias deve haver uma conclusão. Depois do carnaval deve haver uma conclusão. OK. Não quero tomar o tempo todo aqui, mas uma última pergunta já nesse tema: parece que tem bastante capacidade aparecendo em Santa Catarina, tem alguns projetos por lá, e alguns deles bastante grandes, de expansão. Santa Catarina é o segundo maior estado exportador do país. É muito forte, é natural que você tenha atenção de diferentes operadores naquela região. Toda aquela região - Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul - é muito rica em comércio internacional, especialmente no fluxo de exportação. Não nos surpreende o interesse de diferentes operadores, inclusive operadores internacionais, por uma fatia do mercado naquela região, de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Está ótimo. Muito obrigado. André Gaeta, Bear Stearns: Bom dia senhores. Eu tenho duas perguntas. Eu queria saber se vocês podem explorar um pouco mais quais são os fatores positivos que vocês enxergam em Imbituba. E a minha segunda pergunta é referente a se vocês têm alguma novidade sobre aumento de preços para este ano de 2008? Obrigado. Lamentavelmente não posso tecer comentários adicionais sobre Imbituba. Qualquer um de nós poderá fazer comentários sobre Imbituba daqui a cerca de dez dias, mas não agora, estamos absolutamente proibidos de fazer comentários. Em relação a preços para o ano de 2008, o Antônio Carlos mencionou, antes em uma conversa com o Rodrigo, que nós estivemos muito focados na recuperação da

6 rentabilidade da, uma vez que uma parte expressiva de nossas receitas são denominadas em USD e liquidadas em reais. Com a apreciação do real ao longo do ano de 2007 nós recebemos enorme pressão, inclusive dos investidores, para que modificássemos os preços que tínhamos com diferentes armadores para operação no cais e no terminal. Nós resistimos a isso porque não queríamos modificar contratos que tradicionalmente valiam para todo o ano, mas fizemos isso no fim do ano e entramos em 2008 com novos contratos, com novos valores, novos preços, que tendem a recuperar completamente os prejuízos que incorremos em razão da desvalorização do USD em relação ao real. Entretanto, eu não acredito que aqui seja o foro mais apropriado para a gente entrar em maiores detalhes, porque estamos em uma conferência pública e não sabemos quem está pendurado nessa linha nos escutando, então, não queremos discutir em detalhes os preços. Entretanto, podemos assegurar a você que a nossa preocupação, como o Antônio Carlos mencionou, foi recuperação da rentabilidade da empresa em razão do comportamento cambial desfavorável no ano passado e assim a gente, e o EBITDA que estamos prometendo para o ano de 2008, contempla esse reajuste de preço. André Gaeta: OK. Obrigado. Bernardo Carneiro, Deutsche Bank: Bom dia a todos. Eu gostaria de voltar ao tema sobre volume e crescimento para 2008, começando por Há pouco tempo atrás, há cinco meses, vocês revisaram o guidance para 2007 apontando um crescimento total no cais para contêineres. Isso foi mais ou menos em julho ou agosto. Para isso, teria que ter dado no 4T um volume de contêineres, mas veio 9% abaixo. Eu gostaria de entender o que surpreendeu a empresa, dado que vocês estavam confiantes por terem revisado esse guidance há pouco tempo atrás. E fazendo uma ligação com a resposta do Antônio, se houve mais feeder de contêineres, se houve mais utilização de navios fora de cabotagem para usar no feeder, por que a Santos Brasil não se beneficiou com esse crescimento do feeder no seu terminal? Essa é a primeira pergunta. A segunda é também ligada à resposta anterior, sobre o crescimento para Vocês afirmaram que daqui para frente a tendência é a movimentação de contêineres crescer 2x o PIB, e vocês estão com guidance de 8,6% para o ano. Acontece que esse guidance é inferior ao guidance da ABRATEC para movimentação no Brasil como um todo, que é ao redor de 13% e 14%. Eu gostaria de entender por que vocês estão dando esse guidance de crescimento abaixo do Brasil. Obrigado.

7 O feeder se dá através do transbordo, e como eu já havia comentado, o transbordo saiu da e foi para outros portos em função do aumento de preço que fizemos no início de 2007 para esse tipo de operação. O transbordo é uma operação de baixa rentabilidade, ele agrega volume ao terminal, mas pouca margem. Como Santos tem muita carga de contêiner cheio, nós preferimos focar nesse nicho, que são os contêineres de importação e os contêineres de exportação. Quanto ao volume, o que a gente faz? Nós temos uma carteira de armadores. Esses armadores fazem um allotment para cada porto, e antes de fazer o nosso orçamento nós temos longas conversas com o departamento comercial dos armadores, com o departamento operacional dos armadores, e a partir daí nós tiramos a nossa expectativa de volume, o tamanho do navio, que navio será usado na costa para o ano de Em função disso, nós chegamos a uma expectativa de incremento de volume. Depois da nossa negociação de preço, nós mantivemos todos os nossos contratos, todos os armadores que estão na, e esse número 8,6 resulta, digamos assim, justamente da análise do que cada armador nos passou de informação. É isso que a gente tem na. Eu vou lhe dar um exemplo: no ano passado o porto de Santos cresceu 7%, a Santos Brasil cresceu 14%. Nossas exportações cresceram 21% e nossas importações cresceram 18%. O que nos colocou por volta dos 14% foi justamente a queda do transbordo, que foi de 40%. Este ano nós vamos ter menos variação entre os diversos tipos de serviços que nós prestamos, e acreditamos que se não capturarmos outro serviço, de outro terminal, o crescimento vai ficar em torno de 8% a 9%, nesta faixa. Bernardo, por acaso, eu sou Presidente do Conselho de Administração da ABRATEC. Mas a ABRATEC congrega 11 empresas que movimentam contêineres ao longo da costa nacional. Na verdade, os associados da ABRATEC respondem por cerca de 95% de todos os contêineres movimentados na costa brasileira. Você há de imaginar que o consenso entre 11 é difícil, quando você tem uma reunião de três já é comício político. De modo que a estimativa da ABRATEC percorre a avaliação de 11 diferentes empresas, que necessariamente não é a avaliação específica da. É claro que quando a ABRATEC estima aquele tipo de crescimento, levou em conta, entre as 11 opiniões, a opinião da. Ponderou as diversas opiniões e chegou àquele valor.

8 Portanto, nós não baseamos a nossa expectativa de crescimento na ABRATEC, embora saibamos que a ABRATEC é uma associação absolutamente séria e reflete a posição dos 11 associados, não necessariamente da. Com relação ao desvio do guidance que nós tínhamos divulgado em agosto, a grande surpresa veio da importação. Até o 3T, quando a gente divulgou o guidance, as exportações estavam crescendo mais que as importações, mas no último trimestre isso reverteu completamente. As importações cresceram mais de 30% e as exportações ficaram estáveis. Isso terminou pesando na quebra da cabotagem e pesou também no volume total, porque houve uma queda maior do que a gente esperava no total de contêineres vazios. Mas isso não necessariamente quer dizer que foi ruim para a Companhia. Eu diria até que no 4T a gente teve uma melhoria substancial na rentabilidade, mesmo considerando a questão da desvalorização cambial, principalmente em função da melhoria substancial que nós tivemos no mix. Até o 3T, nosso mix de contêineres cheios e vazios estava em 74% cheio e 26% vazio, e no último trimestre você viu que o cheio pulou para 78%. Então, basicamente a grande surpresa, que a gente realmente não esperava, foi esse crescimento substancial que houve no 4T nas importações e a estabilidade nas exportações. Bernardo Carneiro: Muito bom. Estou convencido, obrigado. Só tenho mais uma pergunta. Sobre a negociação de preços para 2008, complementando uma pergunta já feita: vocês estão com preços fixados em reais contratualmente ou eles continuam em USD? E se estiverem em USD, tem algum mecanismo, alguma trava para se proteger de uma eventual apreciação do real ao longo de 2008? Como eu já mencionei, esse é um assunto muito sensível para discussão via link. Entretanto, você está absolutamente correto. Não vou falar de valores, vou falar de princípios: nós continuamos com ticket em USD. Nós temos um chão de taxa cambial para conversão desse ticket em USD para reais, e naturalmente cedemos ao armador, e era justo que assim fosse feito, um cap. Então você tem na realidade um chão e um teto para a taxa cambial, e um ticket denominado em USD. Bernardo Carneiro: Está ótimo. Muito obrigado.

9 Vanessa Ferraz, ABN Amro: Bom dia a todos. Quase todas minhas perguntas já foram respondidas. Na verdade eu queria entender um pouco mais da estratégia que vocês vão colocar na Mesquita em termos de crescimento. Eu queria entender como vocês vão fazer para a empresa crescer 30% agora em 2008, o que vocês vão fazer, alguma reestruturação, são novos produtos que serão oferecidos, se vocês pudessem comentar um pouco a estratégia da Mesquita. Bom dia. A estratégia da Mesquita para 2008 é justamente aproveitar todas as sinergias. Primeiro as sinergias administrativas, e isso já está sendo feito, está sendo realizada a fusão de diversos departamentos; em segundo, a sinergia comercial, e o que nós vamos buscar é justamente o aumento de volume o aumento de rentabilidade através dos serviços mais sofisticados. Nós temos uma gama de clientes muito grande no TECON, na, que demanda por esse tipo de serviço. A gente já prestava, de forma incipiente, no terminal, porque o TECON não tem as ferramentas necessárias para esse tipo de serviço, uma vez que ele é focado para operações de alto volume e alta velocidade. E com a Mesquita, agora nós conseguimos entrar nesse nicho, que é o nicho à la carte de operações tailor made para cada cliente. Essa é a nossa estratégia, ela já está sendo implementada tanto do lado administrativo quanto do lado comercial. Eu gostaria de fazer um acréscimo: negócio é sempre uma combinação de oportunidade comercial e de gente. Nós temos à frente da integração de Mesquita ao estilo comercial um nome que em operação de contêineres dispensa qualquer tipo de apresentação. Chama-se Mauro Salgado. É ele quem está cuidando da integração da Mesquita na e, portanto, em qualquer negócio que o Mauro Salgado esteja à frente, a expectativa tem que ser muito positiva. Eu inclusive fui contra essa expansão que o Antônio Carlos e o Mauro nos deram, eu acho que devia ser maior pelo calibre da pessoa que está conduzindo a operação e pelo time que ele está formando. Vanessa Ferraz: Está ótimo. E aí o que eu queria entender é se a gente pode esperar que o volume de armazenagem de contêiner caia na já que grande parte da carga pode ser armazenada dentro das áreas alfandegadas da Mesquita. De jeito nenhum. Muito pelo contrário, ela vai aumentar, porque a vai passar a receber um contêiner de menor permanência, de trânsito mais simples, e a

10 Mesquita vai ficar com a parte mais complicada uma vez que ela está fora do porto, que ela tem mais área coberta. Então, o que a gente vai fazer é especializar os pátios de carga e instalação, a Santos Brasil com sua vocação e a Mesquita com sua vocação. O objetivo é fazer 2+2 virar 6. Vanessa Ferraz: Está ótimo. Obrigada. Bernardo Carneiro, Deutsche Bank: Só mais uma pergunta. Na verdade é um pedido: eu gostaria, se possível, que vocês fizessem a divulgação de uma tabela com o resultado da Participações consolidado, pro forma, no 4T, como se a Mesquita tivesse sido incorporada em outubro, ou então efetivando mesmo a incorporação dela em novembro, para mostrar o resultado da empresa consolidada e não só da subsidiária operacional principal, que é o terminal de contêineres, TECON. Eu acredito que parte do mercado, dado que vocês haviam adquirido a Mesquita em agosto ou julho, já havia projetado a nova empresa com uma outra cara, a empresa consolidada, e no press release eu notei que não existe menção ao 4T da Mesquita. Eu não notei o EBITDA, as linhas de despesa e as linhas de custo da Mesquita. Então, seria bastante útil, ajudaria muito na análise dos analistas se vocês ou divulgassem uma tabela do 4T da Mesquita, ou divulgassem a tabela consolidada da Participações. Se possível, por favor. Washington Cristiano Kato: A rigor, nós divulgamos a receita da Mesquita no 4T e temos o resultado consolidado da operação da Participações referente ao período novembro-dezembro. Como a incorporação aconteceu somente no início de novembro, no fim nós estamos em um processo de integração do sistema de informação gerencial das duas companhias para resultar na Participações. Eu acredito que na divulgação do 1T08, que será um trimestre completo, com todos os sistemas já integrados, todas as informações estarão no mesmo padrão que vocês estão acostumados a receber. Então, acredito que seria por esse caminho. Com relação especificamente à informação de Mesquita no 4T, ela está na página 11 do release. Obviamente, por falta dessa integração, as informações não têm a mesma característica de todas as outras informações que nós estamos passando, mas isso você terá agora no 1T08. Bernardo Carneiro: OK. Muito obrigado.

11 Luiz Peçanha, Bradesco Corretora: Bom dia a todos. Eu queria fazer só uma pergunta, ainda em relação à Mesquita. Eu queria saber o que vocês têm para 2008 de guidance de EBITDA, e como a gente deve esperar a evolução dessa margem EBITDA para a Mesquita? Bom dia. O guidance para este ano é de R$15 milhões, e o negócio retroterminal, o negócio logística tem a margem EBITDA menor que o negócio porto. Nós estamos com a meta audaciosa para a Mesquita de conseguir, não esse ano ainda, que é um ano onde nós vamos ter alguns custos não-recorrentes, mas a partir de 2009, margem EBITDA de 25%. Luiz Peçanha: Está certo. Muito obrigado. Luiz Pinho, Schroders: Bom dia a todos. A minha pergunta é em relação ao CAPEX. Eu tinha um número para 2008, algo próximo de R$180 milhões, ao menos foi o que eu tive conversando com vocês, e agora vocês estão falando em R$237 milhões. Eu queria saber se isso reflete um aumento no CAPEX, algo não esperado, ou se é a antecipação relacionada ao TECON 4. Obrigado. Bom dia. O que houve foi um atraso do início das obras do TECON 4, e esse aumento de 2008 é justamente o que passou de um ano para o outro. Não tem nenhuma alteração no nosso CAPEX, nós estamos seguindo rigorosamente o nosso plano. Acreditamos que vamos recuperar o tempo perdido na obra em 2007 neste 1S e o CAPEX deste ano vai ser cumprido dessa maneira. Mas não tem nenhuma alteração no nosso plano de investimentos. Luiz Pinho: OK. Obrigado.

Isso a leva ao guidance de R$248 milhões para o nosso EBITDA em 2009, uma redução de 8% em relação ao EBITDA real apresentado em 2008.

Isso a leva ao guidance de R$248 milhões para o nosso EBITDA em 2009, uma redução de 8% em relação ao EBITDA real apresentado em 2008. Ivan Fadel, Credit Suisse: Bom dia a todos. Obrigado pela explicação inicial. Tenho duas perguntas, a primeira seria em relação ao CAPEX. Ele foi revisado, mas eu gostaria que os senhores pudessem entrar

Leia mais

Mas a nossa expectativa é de ter uma estabilidade em relação a essa situação de hoje. É isso que a gente está esperando, Fernando.

Mas a nossa expectativa é de ter uma estabilidade em relação a essa situação de hoje. É isso que a gente está esperando, Fernando. Fernando Abdalla, Itaú Securities: Bom dia a todos. Eu tenho duas perguntas, na verdade. A primeira é em relação à Imbituba e Convicon, eu queria saber qual é a expectativa da Empresa de quando esses dois

Leia mais

Senhoras e senhores, bom dia. Sejam bem-vindos à teleconferência da Santos Brasil Participações referente aos resultados do 1T11.

Senhoras e senhores, bom dia. Sejam bem-vindos à teleconferência da Santos Brasil Participações referente aos resultados do 1T11. Operadora: Senhoras e senhores, bom dia. Sejam bem-vindos à teleconferência da Santos Brasil Participações referente aos resultados do 1T11. Informamos que a apresentação é gravada e todos os participantes

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T17 Guararapes Riachuelo (GUAR3 BZ) 08 de novembro de Guilherme Assis, Brasil Plural:

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T17 Guararapes Riachuelo (GUAR3 BZ) 08 de novembro de Guilherme Assis, Brasil Plural: Guilherme Assis, Brasil Plural: Oi bom dia a todos, bom dia Flávio, Tulio, obrigado por pegarem minha pergunta. Na verdade eu queria explorar algumas coisas. Acho que vocês já comentaram bem os resultados

Leia mais

Operadora: Leonardo Pereira:

Operadora: Leonardo Pereira: Boa dia senhoras e senhores, e obrigada por aguardarem. Sejam bem vindos à teleconferência da Net Serviços de Comunicação S.A. para discussão dos resultados referentes ao primeiro trimestre de 2005. O

Leia mais

Reunião APIMEC - 3T13. dri@santosbrasil.com.br +55 11 3897-1111

Reunião APIMEC - 3T13. dri@santosbrasil.com.br +55 11 3897-1111 Reunião APIMEC - 3T13 dri@santosbrasil.com.br +55 11 3897-1111 Ressalvas sobre considerações futuras As afirmações contidas neste documento quanto a perspectivas de negócios para a Santos Brasil Participações

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Q&A Resultados do 3T08 Marisa S.A. (MARI3 BZ) 7 de novembro de Thais Pinho, Credit Suisse:

Transcrição da Teleconferência Q&A Resultados do 3T08 Marisa S.A. (MARI3 BZ) 7 de novembro de Thais Pinho, Credit Suisse: Thais Pinho, Credit Suisse: Bom dia a todos. Queria primeiro parabenizar, o resultado operacional foi muito bom, principalmente no cenário de stress agora. Eu tenho duas perguntas. A primeira, que a gente

Leia mais

Transcrição da Teleconferência - Multiplus (MPLU3 BZ) Resultados do 2T14 Q&A 9 de agosto de 2014. Rafael Frade, Bradesco:

Transcrição da Teleconferência - Multiplus (MPLU3 BZ) Resultados do 2T14 Q&A 9 de agosto de 2014. Rafael Frade, Bradesco: Rafael Frade, Bradesco: Oi, bom dia a todos. Vocês mostraram aí a tendência declinante do breakage que vemos, só que houve um aumento bem significativo do breakage em Real. Se vocês pudessem explicar um

Leia mais

Ressalvas sobre considerações futuras

Ressalvas sobre considerações futuras Ressalvas sobre considerações futuras As afirmações contidas neste documento quanto a perspectivas de negócios para a Santos Brasil Participações S.A. e suas controladas quanto a projeções de seus resultados

Leia mais

Local Conference Call. Marfrig Global Foods S.A. Resultados do 1T de maio de :21. Sessão de Perguntas e Respostas

Local Conference Call. Marfrig Global Foods S.A. Resultados do 1T de maio de :21. Sessão de Perguntas e Respostas Local Conference Call Marfrig Global Foods S.A. Resultados do 1T17 12 de maio de 2017 22:21 Sessão de Perguntas e Respostas Operadora: Com licença, senhoras e senhores iniciaremos agora a sessão de perguntas

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 2T07 Guararapes Riachuelo 15 de agosto de 2007

Transcrição da Teleconferência Resultados do 2T07 Guararapes Riachuelo 15 de agosto de 2007 Jander Medeiros, UBS Pactual: Bom dia a todos. Minha primeira pergunta diz respeito às performances de venda dos meses de maio a junho. A gente viu vários varejistas reportando aceleração de crescimento

Leia mais

Bom dia. Sejam bem-vindos à teleconferência da Santos Brasil Participações referente aos resultados do 4T09 e ano de 2009.

Bom dia. Sejam bem-vindos à teleconferência da Santos Brasil Participações referente aos resultados do 4T09 e ano de 2009. Operadora: Bom dia. Sejam bem-vindos à teleconferência da Santos Brasil Participações referente aos resultados do 4T09 e ano de 2009. Informamos que a apresentação é gravada e todos os participantes estarão

Leia mais

TRANSCRIÇÃO DE SESSÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 4T07

TRANSCRIÇÃO DE SESSÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 4T07 TRANSCRIÇÃO DE SESSÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 4T07 Jander Medeiros, UBS Pactual: Bom dia a todos. Eu tenho três perguntas, na verdade. A minha primeira pergunta diz respeito

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Q&A Resultados do 3T08 Fertilizantes Heringer (FHER3 BZ) 13 de novembro de 2008

Transcrição da Teleconferência Q&A Resultados do 3T08 Fertilizantes Heringer (FHER3 BZ) 13 de novembro de 2008 Pedro Medeiros, UBS Pactual: Bom dia, Dalton. Na verdade eu tenho duas perguntas. A primeira, eu queria, se vocês pudessem elaborar um pouco, comentar sobre como é que está o tamanho do seu estoque neste

Leia mais

Resultados do ano de 2008

Resultados do ano de 2008 Resultados do ano de 2008 Disclaimer Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira

Leia mais

Reunião Pública com Analistas e Investidores Dezembro, 2017

Reunião Pública com Analistas e Investidores Dezembro, 2017 Reunião Pública com Analistas e Investidores Dezembro, 2017 Visão Geral Empresa de capital aberto listada no Novo Mercado da B3 Operadora de cinco Terminais Portuários: - Três terminais de contêineres;

Leia mais

Transcrição Teleconferência 2T10

Transcrição Teleconferência 2T10 Transcrição Teleconferência 2T10 Operadora: Bom dia, senhoras e senhores, e obrigada por aguardarem. Sejam bem vindos à teleconferência do Banco ABC Brasil, sobre os resultados do segundo trimestre de

Leia mais

Perguntas da Teleconferência Resultados do 1T08 Guararapes-Riachuelo 15 de maio de Gustavo Oliveira, Citigroup:

Perguntas da Teleconferência Resultados do 1T08 Guararapes-Riachuelo 15 de maio de Gustavo Oliveira, Citigroup: Gustavo Oliveira, Citigroup: Bom dia a todos. A primeira pergunta é em relação à forma de pagamento. Houve uma evolução muito grande ao longo do ano em relação a pagamento à vista versus pagamento em cartão

Leia mais

Teleconferência de Resultados 4T12 e 2012

Teleconferência de Resultados 4T12 e 2012 Teleconferência de Resultados 4T12 e 2012 RESSALVA SOBRE DECLARAÇÕES FUTURAS Esta apresentação contém considerações futuras referentes às perspectivas do negócio, estimativas de resultados operacionais

Leia mais

Perguntas e Respostas Resultados do 4T10 Even (EVEN3 BZ) 29 de março de 2010

Perguntas e Respostas Resultados do 4T10 Even (EVEN3 BZ) 29 de março de 2010 Marcello Milman, Credit Suisse: Perguntas e Respostas Bom dia a todos. Minha pergunta se refere a receitamento. Vocês tiveram uma performance muito boa nesse trimestre e no ano, e sei que vocês não dão

Leia mais

Guilherme Assis, Brasil Plural:

Guilherme Assis, Brasil Plural: Guilherme Assis, Brasil Plural: Bom dia a todos. Eu tenho uma pergunta em relação às vendas. Vocês comentaram que estão bem confiantes com a expansão das vendas em 2013, que os primeiros indicadores do

Leia mais

COMENTÁRIO ECONÔMICO 100 mil pontos e captação em fundos de ações

COMENTÁRIO ECONÔMICO 100 mil pontos e captação em fundos de ações COMENTÁRIO ECONÔMICO 100 mil pontos e captação em fundos de ações Nesta carta de março/19 vamos fugir um pouco do tradicional e avaliar os dados da conjuntura e do mercado financeiro, sobretudo os do mercado

Leia mais

Transcrição da teleconferência Resultados do 1T08 Localiza 15 de abril de 2008

Transcrição da teleconferência Resultados do 1T08 Localiza 15 de abril de 2008 Jander Medeiros, UBS Pactual: Q&A da Teleconferência em Português Bom dia a todos. Parabéns pelo resultado, foi muito bom mesmo. Eu tenho só uma pergunta, uma coisa que não ficou muito clara para mim:

Leia mais

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 82,0 milhões em 2019, 12,6% menor que 2018.

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 82,0 milhões em 2019, 12,6% menor que 2018. O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 82,0 milhões em 2019, 12,6% menor que 2018. Paranaguá, 15 de maio de 2019 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas (DFP)

Leia mais

Faz sentido total, e é exatamente isso. Não queremos incentivar bonificação de pontos transferidos de banco de forma geral.

Faz sentido total, e é exatamente isso. Não queremos incentivar bonificação de pontos transferidos de banco de forma geral. Alexandre Spada, Itaú BBA: Bom dia a todos. Obrigado por aceitarem as perguntas. Eu tenho duas, na verdade. A primeira delas, houve mais uma queda sequencial, dessa vez bem expressiva, no preço unitário

Leia mais

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 402,1 milhões em 2018, 25,5% maior que 2017.

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 402,1 milhões em 2018, 25,5% maior que 2017. O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 402,1 milhões em 2018, 25,5% maior que 2017. Paranaguá, 12 de março de 2019 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas

Leia mais

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 105,2 milhões no 3T18, 18,8% maior que no 3T17.

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 105,2 milhões no 3T18, 18,8% maior que no 3T17. O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 105,2 milhões no 3T18, 18,8% maior que no 3T17. Paranaguá, 14 de novembro de 2018 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas

Leia mais

Informamos a todos os participantes que a apresentação que será realizada a seguir está disponível para download no site

Informamos a todos os participantes que a apresentação que será realizada a seguir está disponível para download no site Operadora: Bom dia, senhoras e senhores. Sejam bem-vindos à teleconferência de resultados referentes ao 4T09 e ano 2009 da Profarma. Estão presentes conosco o Sr. Sammy Birmarcker, Diretor Presidente,

Leia mais

Carta Mensal Fevereiro 2016

Carta Mensal Fevereiro 2016 Carta Mensal Fevereiro 2016 Cenário É o fim do dólar forte? De tempos em tempos o macro tema global muda. Recentemente, após desaceleração da China, e desempenho americano superior ao das economias centrais,

Leia mais

Teleconferência de Resultados 1T14

Teleconferência de Resultados 1T14 Teleconferência de Resultados 1T14 RESULTADOS - CONSOLIDADO RECEITA LÍQUIDA 267,3 300,1 12,3% EBITDA AJUSTADO¹ 50,0 56,5 13,0% MARGEM EBITDA AJUSTADO ² 17,9% 17,9% 0,0 p.p. LUCRO LÍQUIDO AJUSTADO 3 28,7

Leia mais

WEG S.A. Áudio Conferencia Resultados do 2º Trimestre de de agosto de h00 (Brasilia) Transcrição do original em português

WEG S.A. Áudio Conferencia Resultados do 2º Trimestre de de agosto de h00 (Brasilia) Transcrição do original em português PARTICIPANTES DA EMPRESA Sr. Luís Fernando Oliveira Gerente de APRESENTAÇÃO : Bom dia e bem vindos à áudio conferência da WEG sobre os resultados do Segundo Trimestre de 2013. Informamos que esta áudio

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 1T11 Metalfrio (FRIO3 BZ) 16 de maio de 2011

Transcrição da Teleconferência Resultados do 1T11 Metalfrio (FRIO3 BZ) 16 de maio de 2011 Operador: Bom dia, senhoras e senhores. Sejam bem-vindos à teleconferência dos resultados referentes ao 1T11 da Metalfrio. Estão presentes conosco o Sr. Luiz Eduardo Moreira Caio, Diretor Presidente, o

Leia mais

SANTOS BRASIL ENCERRA O 3T16 COM CRESCIMENTO DE 16,9% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS.

SANTOS BRASIL ENCERRA O 3T16 COM CRESCIMENTO DE 16,9% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS. SANTOS BRASIL ENCERRA O 3T16 COM CRESCIMENTO DE 16,9% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS. São Paulo, 09 de novembro de 2016 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas

Leia mais

Boletim de Indicadores Econômicos. Estado de São Paulo

Boletim de Indicadores Econômicos. Estado de São Paulo DIEESE SUBSEÇÃO SINAFRESP Rua Maria Paula, 123 17º andar São Paulo e-l: susinafresp@dieese.org.br PABX: (11) 3113-4000 Boletim de Indicadores Econômicos Estado de São Paulo Julho de 2014 1. Introdução

Leia mais

DESTAQUES DO PERÍODO. Teleconferência 2T13 Data: 26 de julho de 2013.

DESTAQUES DO PERÍODO. Teleconferência 2T13 Data: 26 de julho de 2013. SANTOS BRASIL REGISTRA CRESCIMENTO OPERACIONAL EM TODAS AS UNIDADES DE NEGÓCIO: 10% DE CRESCIMENTO NO VOLUME DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS; 19% DE CRESCIMENTO NO VOLUME DE CONTÊINERES ARMAZENADOS; E AUMENTO

Leia mais

Q&A Resultados do 2T08 Guararapes-Riachuelo (GUAR3 BZ) 18 de agosto de Vagner Salaverry, Geração Futuro:

Q&A Resultados do 2T08 Guararapes-Riachuelo (GUAR3 BZ) 18 de agosto de Vagner Salaverry, Geração Futuro: Vagner Salaverry, Geração Futuro: Bom dia a todos. Parabéns pelo desempenho das vendas. Eu tenho duas perguntas. A primeira delas, eu queria ter uma idéia de vocês de quais seriam os números do resultado

Leia mais

Bom dia. Sejam bem-vindos à teleconferência da Santos Brasil Participações referente aos resultados do 3T11.

Bom dia. Sejam bem-vindos à teleconferência da Santos Brasil Participações referente aos resultados do 3T11. Operadora: Bom dia. Sejam bem-vindos à teleconferência da Santos Brasil Participações referente aos resultados do 3T11. Informamos que a apresentação é gravada e todos os participantes estarão apenas ouvindo

Leia mais

SANTOS BRASIL ANUNCIA EBITDA AJUSTADO DE R$ 55,3 MILHÕES COM MARGEM DE 23,6% NO 2T15.

SANTOS BRASIL ANUNCIA EBITDA AJUSTADO DE R$ 55,3 MILHÕES COM MARGEM DE 23,6% NO 2T15. SANTOS BRASIL ANUNCIA EBITDA AJUSTADO DE R$ 55,3 MILHÕES COM MARGEM DE 23,6% NO 2T15. São Paulo, 05 de agosto de 2015 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas (DFP)

Leia mais

Frota de empresas aéreas brasileiras cai pela 1ª vez em 12 anos

Frota de empresas aéreas brasileiras cai pela 1ª vez em 12 anos Portal RCP - Notícias Frota de empresas aéreas brasileiras cai pela 1ª vez em 12 anos ota das empresas aéreas brasileiras encolheu pela primeira vez em 12 anos em 2016 e perdeu 50 aeronaves, segundo levantamento

Leia mais

LOG-IN LOGÍSTICA INTERMODAL RESULTADOS DO 2T08

LOG-IN LOGÍSTICA INTERMODAL RESULTADOS DO 2T08 LOG-IN LOGÍSTICA INTERMODAL RESULTADOS DO 2T08 1 As declarações contidas neste material sobre eventos futuros estão expostas a riscos e incertezas e sujeitas a alterações, decorrentes, entre outros fatores:

Leia mais

Reunião com Investidores e Analistas APIMEC 1T08

Reunião com Investidores e Analistas APIMEC 1T08 Reunião com Investidores e Analistas APIMEC 1T08 1 Agenda Perfil da Companhia Vantagens Competitivas Destaques 1T08 Resultados Financeiros Comentários Adicionais 2 Malha Ferroviária 6 Concessionárias 21.300

Leia mais

GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Terça, 23 Maio :37

GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Terça, 23 Maio :37 GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Terça, 23 Maio 2017 17:37 Para exportadores, câmbio melhora ganhos, mas não eleva embarques (/noticias/geral/38889- para-exportadorescambio-melhora-ganhosmas-nao-elevaembarques)

Leia mais

SANTOS BRASIL ANUNCIA 3,5% DE CRESCIMENTO NO NÚMERO DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS.

SANTOS BRASIL ANUNCIA 3,5% DE CRESCIMENTO NO NÚMERO DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS. SANTOS BRASIL ANUNCIA 3,5% DE CRESCIMENTO NO NÚMERO DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS. São Paulo, 28 de outubro de 2015 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas (DFP) são

Leia mais

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 93,8 milhões no 1T18, 38,8% maior que no 1T17.

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 93,8 milhões no 1T18, 38,8% maior que no 1T17. O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 93,8 milhões no 1T18, 38,8% maior que no 1T17. Paranaguá, 15 de maio de 2018 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas

Leia mais

Local Conference Call OdontoPrev Resultados do Primeiro Trimestre de de Maio de Início: 08:24. Sessão de Perguntas e Respostas

Local Conference Call OdontoPrev Resultados do Primeiro Trimestre de de Maio de Início: 08:24. Sessão de Perguntas e Respostas Local Conference Call OdontoPrev Resultados do Primeiro Trimestre de 2011 11 de Maio de 2011 Início: 08:24 Sessão de Perguntas e Respostas Operadora: Com licença. Senhoras e senhores, iniciaremos agora

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 1T13 Metalfrio (FRIO3 BZ) 16 de maio de Operadora:

Transcrição da Teleconferência Resultados do 1T13 Metalfrio (FRIO3 BZ) 16 de maio de Operadora: Bom dia, senhoras e senhores. Sejam bem-vindos à teleconferência dos resultados referentes ao 1T13 da Metalfrio. Estão presentes conosco o Sr. Luiz Eduardo Moreira Caio, Presidente e Diretor de Relações

Leia mais

Teleconferência de Resultados. 4ºtrimestre/2017

Teleconferência de Resultados. 4ºtrimestre/2017 Teleconferência de Resultados 4ºtrimestre/2017 Resultado Consolidado e Destaques Em milhões de R$ Foco em R e s u l t a d o s S u s t e n t á v e i s Ambiente econômico mais favorável: melhora da demanda

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 320,3 milhões em 2017, 17,6% maior que em 2016.

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 320,3 milhões em 2017, 17,6% maior que em 2016. O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 320,3 milhões em 2017, 17,6% maior que em 2016. Paranaguá, 20 de fevereiro de 2018 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas

Leia mais

Teleconferência de Resultados 2T13

Teleconferência de Resultados 2T13 Teleconferência de Resultados 2T13 RESULTADOS - CONSOLIDADO (R$ MILHÕES) 2T 12 2T 13 Var.% 6M 12 6M 13 Var.% RECEITA LÍQUIDA 229,9 275,3 19,7% 448,8 542,5 20,9% EBITDA AJUSTADO¹ 58,6 40,7-30,5% 110,8 90,7-18,1%

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 1T12 Copasa (CSMG3 BZ) 8 de maio de 2012

Transcrição da Teleconferência Resultados do 1T12 Copasa (CSMG3 BZ) 8 de maio de 2012 Teleconferência de Resultados 1T12 Perguntas e Respostas Diego Morano, Merrill Lynch: Boa tarde. Uma pergunta sobre o que aconteceu com o CAPEX. Notamos que o CAPEX desse trimestre fica um pouco abaixo

Leia mais

SANTOS BRASIL ENCERRA O 4T15 COM CRESCIMENTO DE 13,0% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS.

SANTOS BRASIL ENCERRA O 4T15 COM CRESCIMENTO DE 13,0% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS. SANTOS BRASIL ENCERRA O 4T15 COM CRESCIMENTO DE 13,0% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS. São Paulo, 09 de março de 2016 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas (DFP)

Leia mais

Cabotagem: Alternativa para a Melhoria da Mobilidade e Competitividade

Cabotagem: Alternativa para a Melhoria da Mobilidade e Competitividade Cabotagem: Alternativa para a Melhoria da Mobilidade e Competitividade Por uma logística mais integrada e eficiente A Pratical One nasceu com essa visão e com o desejo de contribuir para que o Brasil seja

Leia mais

2020-aponta-relatorio-damaersk)

2020-aponta-relatorio-damaersk) NAVEGAÇÃO (/NOTICIAS/NAVEGACAO-E-MARINHA) Quarta, 31 Maio 2017 16:08 Comércio exterior do Brasil só deve se recuperar em 2020, aponta relatório da Maersk (/noticias/navegacao-emarinha/38977-comercioexterior-do-brasil-sodeve-se-recuperar-em-

Leia mais

Agora, gostaria de passar a palavra para o Sr. Vítor Bicalho. Por favor, Sr. Bicalho, pode prosseguir.

Agora, gostaria de passar a palavra para o Sr. Vítor Bicalho. Por favor, Sr. Bicalho, pode prosseguir. TECHNOS - PORTUGUÊS 29/04/2016 OPERADORA Senhoras e senhores, obrigada por aguardarem e sejam bem vindos ao conference call do Grupo Technos. Informamos que todos os participantes estarão apenas ouvindo

Leia mais

REUNIÃO COM INVESTIDORES APIMEC 2º TRIMESTRE DE 2009

REUNIÃO COM INVESTIDORES APIMEC 2º TRIMESTRE DE 2009 REUNIÃO COM INVESTIDORES APIMEC 2º TRIMESTRE DE 2009 1 Agenda Perfil da Companhia Vantagens Competitivas Destaques 2T09 Resultados Financeiros Comentários Adicionais 2 Malha Ferroviária 6 Concessionárias

Leia mais

COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre de 2019 foi de alta volatilidade

COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre de 2019 foi de alta volatilidade COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre de 2019 foi de alta volatilidade No primeiro trimestre de 2019 (1T19) observou-se o mercado financeiro eufórico em janeiro. Em fevereiro, viu-se uma realização de

Leia mais

Reunião com Investidores. Apimec 4T08 e 2008

Reunião com Investidores. Apimec 4T08 e 2008 Reunião com Investidores Apimec 4T08 e 2008 1 Agenda Perfil da Companhia Vantagens Competitivas Destaques 2008 Resultados Financeiros Comentários Adicionais 2 Malha Ferroviária 6 Concessionárias 21.300

Leia mais

SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES ANUNCIA RESULTADOS DO 3T13:

SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES ANUNCIA RESULTADOS DO 3T13: SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES ANUNCIA RESULTADOS DO 3T13: 3,1% DE CRESCIMENTO NO VOLUME DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS; 5,6% DE CRESCIMENTO NO VOLUME DE CONTÊINERES ARMAZENADOS; E AUMENTO DE 30,1% NO NÚMERO

Leia mais

Transcrição da Teleconferência São Martinho (SMTO3 BZ) Resultados do 2T13 Q&A 8 de novembro de Enrico Grimaldi, BTG Pactual:

Transcrição da Teleconferência São Martinho (SMTO3 BZ) Resultados do 2T13 Q&A 8 de novembro de Enrico Grimaldi, BTG Pactual: Enrico Grimaldi, BTG Pactual: Transcrição da Teleconferência Boa tarde a todos. Minha pergunta, na realidade eu queria explorar um pouco esse cenário de etanol. Como você bem falou na apresentação, e como

Leia mais

SANTOS BRASIL REGISTRA EBITDA DE R$32,8 MILHÕES NO 1T2017, 182,8% SUPERIOR AO 1T2016.

SANTOS BRASIL REGISTRA EBITDA DE R$32,8 MILHÕES NO 1T2017, 182,8% SUPERIOR AO 1T2016. SANTOS BRASIL REGISTRA EBITDA DE R$32,8 MILHÕES NO 1T2017, 182,8% SUPERIOR AO 1T2016. São Paulo, 10 de maio de 2017 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas (DFP) são

Leia mais

Q&A da Teleconferência Resultados do 3T12 Guararapes Riachuelo (GUAR3 BZ) 14 de novembro de Felipe Oliveira, JPMorgan:

Q&A da Teleconferência Resultados do 3T12 Guararapes Riachuelo (GUAR3 BZ) 14 de novembro de Felipe Oliveira, JPMorgan: Felipe Oliveira, JPMorgan: Bom dia. Eu tenho duas perguntas, Tulio. A primeira é se vocês podem nos dar uma cor de como vocês estão vendo a performance de same-store sales para o 4T. E também, olhando

Leia mais

Souza Barros Fique por dentro. Apresentação dos Resultados 1T13 Nutriplant. Ricardo Pansa Presidente e DRI. Maio de 2013

Souza Barros Fique por dentro. Apresentação dos Resultados 1T13 Nutriplant. Ricardo Pansa Presidente e DRI. Maio de 2013 Souza Barros Fique por dentro Apresentação dos Resultados 1T13 Nutriplant Ricardo Pansa Presidente e DRI Maio de 2013 Nutriplant: opção de investimento em insumos diferenciados para o agronegócio brasileiro.

Leia mais

CSHG VERDE AM STRATEGY II FIC FIA Relatório de Gestão Outubro de 2015

CSHG VERDE AM STRATEGY II FIC FIA Relatório de Gestão Outubro de 2015 Relatório de Gestão Outubro de 2015 Desempenho Outubro 2015 Acumulado 2015 12 meses 3 anos 5 anos Strategy II 1,07% -10,93% -18,76% -11,14% -21,44% Ibovespa 1,80% -8,28% -16,04% -19,63% -35,10% Para mais

Leia mais

Agora gostaríamos de passar a palavra para a Diretoria Executiva da CESP. Senhores, podem prosseguir.

Agora gostaríamos de passar a palavra para a Diretoria Executiva da CESP. Senhores, podem prosseguir. Bom dia, e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da CESP para discussão dos resultados referentes ao ano de 2007. Estão presentes a Presidência da CESP, a Diretoria e assessores.

Leia mais

Resultados de dezembro

Resultados de dezembro Resultados de dezembro Em, as MPEs paulistas apresentaram queda de 0,6% no faturamento real sobre 2013 (já descontada a inflação). Por setores, no período, os resultados para o faturamento foram: indústria

Leia mais

4º Trimestre 2012 Apresentação de Resultados 11 de Março de 2013

4º Trimestre 2012 Apresentação de Resultados 11 de Março de 2013 4º Trimestre 2012 Apresentação de Resultados 11 de Março de 2013 Disclaimer Considerações futuras, se contidas nesse documento, são exclusivamente relacionadas às perspectivas do negócio, estimativas de

Leia mais

TEGMA - PORTUGUÊS 10/08/2016

TEGMA - PORTUGUÊS 10/08/2016 TEGMA - PORTUGUÊS 10/08/2016 OPERADORA Boa tarde e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da Tegma Gestão Logística S.A., para discussão dos resultados referentes ao 2T2016. Estão

Leia mais

Portugal: o PIB do 3T surpreende em alta e acelera para 0,8% t/t

Portugal: o PIB do 3T surpreende em alta e acelera para 0,8% t/t dezembro 6 ANÁLISE ECONÓMICA Portugal: o PIB do 3T surpreende em alta e acelera para,8% t/t Myriam Montañez O crescimento da economia portuguesa durante o 3T de 6 alcançou os,8% t/t, um nível consideravelmente

Leia mais

LOCAL CONFERENCE CALL TRANSCRIPT Resultados do Terceiro Trimestre de de novembro de 2003

LOCAL CONFERENCE CALL TRANSCRIPT Resultados do Terceiro Trimestre de de novembro de 2003 Resultados 3º Trimestre Conference Call Novembro 2003 Transcript LOCAL CONFERENCE CALL TRANSCRIPT Resultados do Terceiro Trimestre de 2003 7 de novembro de 2003 Operadora: Senhoras e senhores, neste instante

Leia mais

LOCAL TRANSCRIPT ULTRAPAR (114) Resultados Terceiro Trimestre de Novembro 2002

LOCAL TRANSCRIPT ULTRAPAR (114) Resultados Terceiro Trimestre de Novembro 2002 LOCAL TRANSCRIPT ULTRAPAR (114) Resultados Terceiro Trimestre 2002 18 de Novembro 2002 Operadora: Bom dia senhoras e senhores. Neste instante iniciaremos a áudio conferência. Todos os participantes estão

Leia mais

Souza Barros Fique por dentro. Apresentação dos Resultados 1T13 Nutriplant. Ricardo Pansa Presidente e DRI. Maio de 2013

Souza Barros Fique por dentro. Apresentação dos Resultados 1T13 Nutriplant. Ricardo Pansa Presidente e DRI. Maio de 2013 Souza Barros Fique por dentro Apresentação dos Resultados 1T13 Nutriplant Ricardo Pansa Presidente e DRI Maio de 2013 Aviso de isenção de responsabilidade Algumas afirmações nesta apresentação podem ser

Leia mais

Agenda. Introduçã. ção Tecon de Santos Mesquita CONVICON Tecon Imbituba Destaques Financeiros Bagres Novo Projeto Governança Corporativa

Agenda. Introduçã. ção Tecon de Santos Mesquita CONVICON Tecon Imbituba Destaques Financeiros Bagres Novo Projeto Governança Corporativa 1 Agenda Introduçã ção Tecon de Santos Mesquita CONVICON Tecon Imbituba Destaques Financeiros Barnabé-Bagres Bagres Novo Projeto Governança Corporativa 2 Histórico A Santos Brasil foi fundada em 1997 para

Leia mais

Desempenho Financeiro Roberto Bellissimo Rodrigues Diretor Executivo de Finanças

Desempenho Financeiro Roberto Bellissimo Rodrigues Diretor Executivo de Finanças Desempenho Financeiro Roberto Bellissimo Rodrigues Diretor Executivo de Finanças Agenda Retrospectiva 2014 Perspectivas 2015 Oportunidade: Geração de Caixa Agenda Retrospectiva 2014 Perspectivas 2015 Oportunidade:

Leia mais

LOCAL CONFERENCE CALL NATURA NAC. (533) Apresentação dos Resultados do Segundo Trimestre de 2006 (2T06) 28 de Julho de 2006

LOCAL CONFERENCE CALL NATURA NAC. (533) Apresentação dos Resultados do Segundo Trimestre de 2006 (2T06) 28 de Julho de 2006 LOCAL CONFERENCE CALL NATURA NAC. (533) Apresentação dos Resultados do Segundo Trimestre de 2006 (2T06) 28 de Julho de 2006 Sessão de Perguntas e Respostas Operadora: Senhoras e senhores, iniciaremos agora

Leia mais

RESULTADOS 4T de março de 2012

RESULTADOS 4T de março de 2012 RESULTADOS 4T11 27 de março de 2012 1 Aviso Geral Algumas afirmações nesta apresentação podem ser projeções ou afirmações sobre expectativas futuras. Tais afirmações estão sujeitas a riscos conhecidos

Leia mais

Teleconferência Resultados 2T13. Relações com Investidores São Paulo, 09 de Agosto de 2013

Teleconferência Resultados 2T13. Relações com Investidores São Paulo, 09 de Agosto de 2013 Teleconferência Resultados 2T13 Relações com Investidores São Paulo, 09 de Agosto de 2013 Ressalva sobre declarações futuras Esta apresentação contém declarações prospectivas. Tais informações não são

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T15 Guararapes Riachuelo (GUAR3 BZ) 16 de novembro de Guilherme Assis, Brasil Plural:

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T15 Guararapes Riachuelo (GUAR3 BZ) 16 de novembro de Guilherme Assis, Brasil Plural: Guilherme Assis, Brasil Plural: Bom dia a todos. Obrigado por pegarem a minha pergunta. Na verdade, eu tenho algumas dúvidas em relação ao resultado e aos comentários. Eu acho que a primeira é em relação

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Q&A Resultados do 2T09 Marisa S.A. (MARI3 BZ) 5 de agosto de Alan Cardoso, Ágora Corretora:

Transcrição da Teleconferência Q&A Resultados do 2T09 Marisa S.A. (MARI3 BZ) 5 de agosto de Alan Cardoso, Ágora Corretora: Alan Cardoso, Ágora Corretora: Boa tarde a todos, e parabéns pelos resultados que realmente foram impressionantes nesse trimestre. A minha primeira pergunta: na verdade, eu queria entender um pouco o quanto

Leia mais

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 112,2 milhões no 2T18, 39,7% maior que no 2T17.

O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 112,2 milhões no 2T18, 39,7% maior que no 2T17. O EBITDA Ajustado da TCP Terminal 1 totalizou R$ 112,2 milhões no 2T18, 39,7% maior que no 2T17. Paranaguá, 13 de agosto de 2018 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas

Leia mais

Novas Concessões no Brasil. 03 de Setembro 2013

Novas Concessões no Brasil. 03 de Setembro 2013 Novas Concessões no Brasil 03 de Setembro 2013 Termo de ResponsabilidadeLegal As informações contidas nesta apresentação podem envolver projeções, expectativas, crenças, planos, intenções ou estratégias

Leia mais

SANTOS BRASIL ENCERRA O 4T16 COM CRESCIMENTO DE 8,3% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS.

SANTOS BRASIL ENCERRA O 4T16 COM CRESCIMENTO DE 8,3% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS. SANTOS BRASIL ENCERRA O 4T16 COM CRESCIMENTO DE 8,3% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS. São Paulo, 15 de fevereiro de 2017 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas

Leia mais

SANTOS BRASIL ENCERRA O 1T16 COM CRESCIMENTO DE 9,5% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS.

SANTOS BRASIL ENCERRA O 1T16 COM CRESCIMENTO DE 9,5% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS. SANTOS BRASIL ENCERRA O 1T16 COM CRESCIMENTO DE 9,5% NO TOTAL DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS. São Paulo, 09 de maio de 2016 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas (DFP)

Leia mais

Conjuntura econômica: Cenários e Desafios

Conjuntura econômica: Cenários e Desafios Conjuntura econômica: Cenários e Desafios Sinergia -abril de 2014 Patrícia Toledo Pelatieri Elementos para Reflexão O cenário recente é carregado de muita incerteza, o que gera um pessimismo muito além

Leia mais

PRINCIPAIS DESTAQUES

PRINCIPAIS DESTAQUES RESULTADOS DO 3T18 e 9M18 Divulgação Imediata Melhor resultado trimestral no indicador de alavancagem desde 2010 e recorde na Receita Líquida são destaques no resultado do terceiro trimestre de 2018 PRINCIPAIS

Leia mais

COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre (1T18): Mais uma queda dos juros e crescimento moderado

COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre (1T18): Mais uma queda dos juros e crescimento moderado Primeiro trimestre (1T18): Mais uma queda dos juros e crescimento moderado Em março e até meados de abril, o que avaliamos é que a economia brasileira está mostrando crescimento bastante moderado em 2018.

Leia mais

Resultados 1º Trimestre de 2015

Resultados 1º Trimestre de 2015 Resultados 1º Trimestre de 2015 07 de Maio de 2015 Principais Destaques do Resultado do Receita Líquida de R$ 5,4 bilhões, estável vs. excluindo-se o 1 efeito CADE 1 Ganho de market share no período 2

Leia mais

Resultados do 1T17 27 de Abril de 2017

Resultados do 1T17 27 de Abril de 2017 Resultados do 27 de Abril de 2017 Transformação Negócio Online Evolução Estratégica do Marketplace 4 mil parceiros, 2 milhões de SKUs selecionados pelo nível de serviço e alinhamento com a nossa visão

Leia mais

1º Trimestre 2013 Apresentação de Resultados 06 de Maio de 2013

1º Trimestre 2013 Apresentação de Resultados 06 de Maio de 2013 1º Trimestre 2013 Apresentação de Resultados 06 de Maio de 2013 Disclaimer Considerações futuras, se contidas nesse documento, são exclusivamente relacionadas às perspectivas do negócio, estimativas de

Leia mais

1º Trimestre 2012 Apresentação de Resultados 07 de Maio 2012

1º Trimestre 2012 Apresentação de Resultados 07 de Maio 2012 1º Trimestre 2012 Apresentação de Resultados 07 de Maio 2012 Disclaimer Considerações futuras, se contidas nesse documento, são exclusivamente relacionadas às perspectivas do negócio, estimativas de resultados

Leia mais

SANTOS BRASIL ANUNCIA EBITDA AJUSTADO DE R$ 58,5 MILHÕES COM MARGEM DE 25,9% NO 1T15.

SANTOS BRASIL ANUNCIA EBITDA AJUSTADO DE R$ 58,5 MILHÕES COM MARGEM DE 25,9% NO 1T15. SANTOS BRASIL ANUNCIA EBITDA AJUSTADO DE R$ 58,5 MILHÕES COM MARGEM DE 25,9% NO 1T15. São Paulo, 29 de abril de 2015 As informações trimestrais (ITR) e as demonstrações financeiras padronizadas (DFP) são

Leia mais

CSHG UNIQUE LONG BIAS FIC FIA Relatório de Gestão Outubro de 2015

CSHG UNIQUE LONG BIAS FIC FIA Relatório de Gestão Outubro de 2015 Relatório de Gestão Outubro de 2015 Desempenho Outubro 2015 Acumulado 2015 12 meses 24 meses Unique Long Bias 1,84% -8,10% -11,19% -8,09% Ibovespa 1,80% -8,28% -16,04% -15,46% IPCA +6% 1,04% 13,71% 16,11%

Leia mais

A minha pergunta diz respeito a esse alto nível de inadimplência que foi apresentado neste 3T.

A minha pergunta diz respeito a esse alto nível de inadimplência que foi apresentado neste 3T. Márcio Kawassaki, Unibanco: A minha pergunta diz respeito a esse alto nível de inadimplência que foi apresentado neste 3T. Eu só queria ter uma idéia dos senhores se isso era algo esperado por vocês, e

Leia mais

Andrea Teixeira, JP Morgan:

Andrea Teixeira, JP Morgan: Andrea Teixeira, JP Morgan: Eu queria saber se vocês podem nos dar uma ideia de como está o começo do ano. Relacionado também ao plano, vocês tiveram abertura recorde este ano, e também estão com essa

Leia mais

Estamos felizes em apresentar, mais uma vez, Receita e EBITDA muito robustos no trimestre e nos nove primeiros meses do ano.

Estamos felizes em apresentar, mais uma vez, Receita e EBITDA muito robustos no trimestre e nos nove primeiros meses do ano. Transcrição da Teleconferência - Resultados do 3T11 Wilson, Sons (WSON11) 17 de novembro de 2011 Operadora: Bom dia. Sejam bem-vindos à teleconferência da Wilson, Sons Limited referente ao resultado do

Leia mais

CSHG DIVIDENDOS FIC FIA Relatório de Gestão Outubro de 2015

CSHG DIVIDENDOS FIC FIA Relatório de Gestão Outubro de 2015 Relatório de Gestão Outubro de 2015 Desempenho Outubro 2015 Acumulado 2015 12 meses 5 anos 10 anos Dividendos 2,16% -9,15% -12,63% 31,68% 381,55% Ibovespa 1,80% -8,28% -16,04% -35,10% 51,92% IGPM +6% 2,39%

Leia mais

REUNIÃO COM INVESTIDORES. APIMEC 2T11 e 1S11

REUNIÃO COM INVESTIDORES. APIMEC 2T11 e 1S11 REUNIÃO COM INVESTIDORES APIMEC 2T11 e 1S11 1 Agenda Perfil da Companhia Fundamentos Resultados Financeiros Comentários Adicionais 2 Perfil da Companhia ALL é a maior companhia de logística independente

Leia mais

Transcrição de Teleconferência Resultados do 1T08 Q&A SulAmérica 12 de maio de Aloísio Lemos, Ágora Corretora:

Transcrição de Teleconferência Resultados do 1T08 Q&A SulAmérica 12 de maio de Aloísio Lemos, Ágora Corretora: Aloísio Lemos, Ágora Corretora: Bom dia a todos. Sobre o segmento de automóveis especificamente, que, se nós olharmos na base de comparação entre o 1T08 e 1T07, houve um aumento de participação nos prêmios.

Leia mais

ABC Brasil. ABC Brasil: Um 3T17 com retomada de crescimento no segmento corporate. Análise de Investimentos Relatório de Análise

ABC Brasil. ABC Brasil: Um 3T17 com retomada de crescimento no segmento corporate. Análise de Investimentos Relatório de Análise : Um 3T17 com retomada de crescimento no segmento corporate O Banco registrou um Lucro Líquido Recorrente de R$ 104,1 milhões no 3T17, com queda de 2,8% em relação aos R$ 107,1 milhões do 2T17 e crescimento

Leia mais

Bom dia, senhoras e senhores, e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da DASA sobre os resultados do 2T14

Bom dia, senhoras e senhores, e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da DASA sobre os resultados do 2T14 Operadora: Bom dia, senhoras e senhores, e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da DASA sobre os resultados do 2T14 Simultaneamente a este call, também temos um webcast que pode

Leia mais