CCO 015 Fundamentos de Programação
|
|
|
- Thiago Henriques Gabeira
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 CCO 015 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá
2 Raciocínio Lógico AULA 02
3 O que é Raciocínio Lógico? É um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema. Um raciocínio lógico requer consciência e capacidade de organização do pensamento.
4 Porque tenho que aprender isso? Para começar, você só precisa ter Paciência e Disciplina. Esses são requisitos fundamentais. Muitos alegam que não conseguem aprender lógica, mas um simples diagnóstico mostra que a maioria dos que iniciam seus estudos nesse assunto, o fazem buscando respostas prontas, pois pensam que irão aprender raciocínio lógico por meio de questões resolvidas.
5 Porque tenho que aprender isso? Pense apenas no seguinte: se uma questão de raciocínio lógico já está respondida, não haverá aprendizado... Na verdade, nem sequer se tem uma questão de raciocínio propriamente dita, pois alguém já raciocinou antes de você; tarefa da qual você se verá totalmente dispensado
6 Preguiça Nosso cérebro é extremamente poderoso, mas também é bastante preguiçoso...
7 Desafio Se lançarmos um desafio ao cérebro, ele jamais irá parar de trabalhar sobre o problema, analisando milhões de alternativas e realizando milhões de cálculos, até que consiga solucioná-lo. Porém, se a solução é apresentada ao cérebro, ele imediatamente para de trabalhar na questão, passando a fazer uma simples leitura do raciocínio alheio.
8 Desafio É como correr uma maratona na garupa de alguém: a brisa suave e agradável no rosto seria como uma ilusão de aprendizado. Não se permita enganar dessa forma! Encare-se como uma pessoa séria e capaz de atingir seus objetivos, desde que se predisponha a pagar o preço. Acredite, você pode!
9 Exemplo Um exemplo simples do poder de cálculo que o seu cérebro possui é quando você vai atravessar a rua, e percebe que um carro se aproxima. Numa fração de segundo, você é capaz de tomar a decisão entre as seguintes opções disponíveis: a) atravessar tranquilamente, pois o carro não o alcançará; b) atravessar correndo, para evitar que o carro o alcance; c) esperar o carro passar, para depois atravessar.
10 Acredite Acredite, o seu cérebro calculou tudo para você: a velocidade do carro; a sua velocidade para atravessar a rua; a distância entre o carro e você, a largura da rua, enfim, tudo... Mas ele lhe poupou de analisar todo o complicado cálculo que fez, e limitou-se a apresentar o resultado de modo simples: 1. Vá tranquilo, 2. Corra, 3. Espere.
11 Tenha Paciência Retornando ao ponto do aprendizado da Lógica, a recomendação fundamental, então, é: deixe as questões propostas em segundo plano e se preocupe em assimilar bem os conceitos. Vale dizer: tenha paciência! Geralmente, as questões de lógica formal requerem o domínio de mais de um conceito para que se possa respondê-las.
12 Tenha Paciência Tenha Paciência Estude todos os conceitos primeiro, baseando-se apenas nos exemplos solucionados para a assimilação dos conceitos. Deixe os exercícios para a segunda leitura: releia um capítulo de cada vez e tente responder a bateria de questões propostas.
13 Escreva Tenha o costume de estudar escrevendo. Faça uma leitura prévia, se possível, em voz alta. A seguir, faça anotações dos pontos que julgar importantes. Faça resumos periodicamente. Isto ajudará (e muito!) na memorização dos conteúdos.
14 Tenha disciplina Tenha disciplina Estude todos os dias, nem que sejam apenas 30 minutos, e não abandone um capítulo enquanto não tiver pelo menos 70% de aproveitamento nas questões propostas. Busque ajuda nas maiores dificuldades.
15 Palíndromes Uma cadeia de caracteres é chamada de palíndrome pura se a sequência de caracteres da esquerda para a direita é igual à sequência de caracteres da direita para a esquerda (uma outra definição é que o primeiro caractere da cadeia deve ser igual ao último caractere, o segundo caractere seja igual ao penúltimo caractere, o terceiro caractere seja igual ao antepenúltimo caractere, e assim por diante). Por exemplo, as cadeias de caracteres MIM, AXXA e ANANAGANANA são palíndromes puras.
16 Palíndromes Uma outra definição de palíndrome utiliza comparações entre caracteres, considerando que os caracteres são ordenados crescentemente de A até Z, ou seja, A < B < C <... < Z. Uma cadeia de caracteres é chamada de palíndrome quebrada se a sequência de resultados da comparação entre o primeiro e o segundo caracteres é igual ao resultado da comparação entre o último e o penúltimo caractere, e o resultado da comparação entre o segundo e o terceiro caracteres é igual ao resultado da comparação entre o penúltimo e o antepenúltimo caracteres, e assim por diante.
17 Palíndromes Por exemplo, as cadeias MIN e ASSOCFUUS são palíndromes quebradas. Obviamente, toda cadeia que é palíndrome pura é também palíndrome quebrada. 1. Qual das seguintes cadeias é palíndrome quebrada: (A) TODOS (B) AZULMARINHO (C) NAOMARQUEAQUI (D) PROGRAMAR (E) FIM
18 Palíndromes 2. Considere as seguintes cadeias: (i) BIT (ii) AAAEAEAEAAA (iii) SUBINOONIBUS (iv) TIPOERROTUDO (v) ERAREHUMANO Qual das seguintes afirmações é correta? (A) (i) e (ii) são palíndromes puras. (B) (iv) e (v) são palíndromes quebradas (C) (ii) não é palíndrome pura. (D) (iii) é palíndrome pura e (iv) é palíndrome quebrada. (E) (v) é palíndrome quebrada.
19 Roland Garros No torneio de Roland Garros, um dos mais tradicionais torneios de tênis do mundo, realizado em Paris, participam 128 tenistas. Em cada partida, participam dois jogadores, sendo que o vencedor passa para a próxima fase, e o perdedor é eliminado do torneio. A cada rodada, os tenistas que ainda continuam no torneio participam de exatamente uma partida.
20 Roland Garros 3. Qual o número total de partidas deste torneio? (A) 64 (B) 65 (C) 127 (D) 128 (E) nenhuma das acima
21 Roland Garros 4. Quantas rodadas existem, no total, durante o torneio? (A) 8 (B) 9 (C) 10 (D) 16 (E) nenhuma das acima
22 Cavalo O jogo de xadrez, além de ser um jogo que exige bastante raciocínio, é uma ótima fonte de quebra-cabeças. Esta tarefa trata de um destes quebra-cabeças, envolvendo os movimentos de uma de suas peças, o cavalo. Os movimentos do cavalo são ditos em L, pois ele sempre deve andar duas
23 Cavalo casas em uma direção e uma casa na direção perpendicular. A figura anterior ilustra os possíveis movimentos do cavalo, onde o caractere C indica a posição inicial e o caractere representa as possíveis posições finais. É importante notar que o cavalo é a única peça que pode saltar sobre outras peças do xadrez. Note ainda que na representação que usamos não distinguimos casas brancas de casas pretas no tabuleiro.
24 Cavalo Usando os movimentos do cavalo, você deve determinar qual o número mínimo de movimentos do cavalo para ir de uma casa Início até uma casa Final, sendo proibido que o cavalo pare sobre algumas casas especificadas durante a sequência de movimentos. São fornecidas várias configurações do tabuleiro (8 por 8 casas), com as casas marcadas com os seguintes valores: - I: início - F: Final - X: proibido.
25 Exemplo: Cavalo Número mínimo de movimentos: 4
26 Cavalo 5. Número mínimo de movimentos: (A) 3 (B) 4 (C) 5 (D) 6 (E) Impossível
27 Cavalo 6. Número mínimo de movimentos: (A) 5 (B) 6 (C) 7 (D) 8 (E) Impossível
28 Cavalo 7. Número mínimo de movimentos: (A) 5 (B) 6 (C) 7 (D) 8 (E) Impossível
29 Cavalo 8. Número mínimo de movimentos: (A) 5 (B) 7 (C) 9 (D) 11 (E) Impossível
30 Biblioteca Exatamente nove revistas devem ser expostas em uma das prateleiras da biblioteca da escola. Vamos chamar a posição mais à esquerda de primeira, e a mais à direita de nona posição. Das nove revistas, quatro são sobre ciência, três são sobre esportes, e duas são sobre culinária. As quatro revistas sobre ciência devem ser colocados uma vizinha à outra, e as duas revistas sobre culinária também devem ser dispostas uma vizinha à outra (ou seja, uma ao lado da outra). As três revistas sobre esportes não precisam estar colocadas uma vizinha à outra.
31 Biblioteca 9. Se a sexta posição é ocupada por uma revista de ciência, e a oitava posição é ocupada por uma revista de esportes, qual das seguintes posições deve ser ocupada por uma revista de culinária? (A) A primeira (B) A segunda (C) A terceira (D) A quarta (E) A nona
32 Biblioteca 10. As revistas de esportes devem ser colocadas uma vizinha à outra se uma revista de culinária está em qual das seguintes posições? (A) Na primeira (B) Na terceira (C) Na quinta (D) Na sétima (E) Na nona
33 Biblioteca 11. Se a primeira e a sétima posições têm revistas do mesmo tipo, qual das seguintes posições deve ter uma revista de ciência? (A) A primeira (B) A segunda (C) A quarta (D) A sexta (E) A oitava
34 Biblioteca 12. Se uma revista de esportes ocupa a quinta posição na prateleira, e uma revista de ciência ocupa a nona posição, qual dos seguintes pares de posições devem ter revistas de tipos diferentes? (A) A primeira e a segunda (B) A segunda e a terceira (C) A segunda e a quarta (D) A terceira e a quarta (E) A terceira e a quinta
35 Salas de Aulas Salas de Aulas Uma escola conta com sete salas de aula que devem ser pintadas. As salas estão localizadas em um único lado do corredor, sendo numeradas sequencialmente, de um a sete, da frente para os fundos do prédio.
36 Salas de Aulas Cada sala de aula deve ser pintada utilizando uma única cor, de acordo com as seguintes restrições: Duas salas devem ser pintadas de branco; duas salas devem ser pintadas de azul; duas salas devem ser pintadas de verde; e uma sala deve ser pintada de amarelo. As duas salas pintadas de verde devem ser vizinhas (contíguas).
37 Salas de Aulas As duas salas pintadas de azul não podem ser vizinhas (contíguas). A sala pintada de amarelo não pode ser vizinha de uma sala pintada de branco. A sala número 3 deve ser pintada de branco.
38 Salas de Aulas 13. Se a sala 2 for pintada de verde, qual das seguintes salas deve também ser pintada de verde? (A) Sala 1 (B) Sala 3 (C) Sala 4 (D) Sala 5 (E) Sala 6
39 Salas de Aulas 14. Se a sala 5 for pintada de branco, qual das seguintes alternativas pode ser verdadeira? (A) Sala 1 é pintada de azul. (B) Sala 2 é pintada de amarelo. (C) Sala 4 é pintada de verde. (D) Sala 4 é pintada de amarelo. (E) Sala 6 é pintada de azul.
40 Salas de Aulas 15. Se a sala 4 for pintada de branco e uma sala que é pintada de verde for vizinha de uma sala que é pintada de branco, qual das seguintes alternativas precisa ser verdadeira? (A) Sala 1 será pintada de verde. (B) Sala 1 será pintada de amarelo. (C) Sala 5 será pintada de azul. (D) Sala 6 será pintada de amarelo. (E) Sala 7 será pintada de azul.
41 Salas de Aulas 16. Qual das seguintes restrições, quando combinada com as restrições originais, tem como consequência a determinação completa da cor que cada sala deve ser pintada: (A) Sala 1 deve ser pintada de amarelo. (B) Sala 1 deve ser pintada de verde. (C) Sala 4 deve ser pintada de azul. (D) Sala 6 deve ser pintada de branco. (E) Sala 6 deve ser pintada de azul.
42 Para treinar sua cabeça.
CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação
CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá Raciocínio Lógico AULA 02 O que é Raciocínio Lógico? É um processo de estruturação do
CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação
CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 02 Raciocínio Lógico O que é Raciocínio Lógico? É um processo de estruturação do
III - MARATONA DE LÓGICA
III - MARATONA DE LÓGICA CADERNO DE QUESTÕES 27 de outubro de 2017 Realização: Instruções: - Início da prova: 8:30 hs - Duração da prova: 2 hs - Leia atentamente todas as questões, a interpretação é parte
XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de
XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado
O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro
O JOGO DE XADREZ O xadrez é um esporte intelectual, disputado entre duas pessoas que possuem forças iguais (peças) sobre um tabuleiro. Este jogo representa uma batalha em miniatura, onde cada lado comanda
É possível levar um sapo ao lago?
É possível levar um sapo ao lago? Resumo da atividade Nesta atividade o professor proporá aos alunos um jogo de tabuleiro, sem contar para os alunos que o objetivo do jogo é impossível de se alcançar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez
8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental
8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental Instruções: 1. Você deve estar recebendo um caderno com dez questões na 1ª parte da prova, duas questões na 2ª parte e duas questões na 3ª parte. Verifique, portanto,
Contagem e Probabilidade Exercícios Adicionais. Paulo Cezar Pinto Carvalho
Contagem e Probabilidade Exercícios Adicionais Paulo Cezar Pinto Carvalho Exercícios Adicionais Contagem e Probabilidade Para os alunos dos Grupos 1 e 2 1. Um grupo de 4 alunos (Alice, Bernardo, Carolina
Tabuleiro. Movimento das peças (torre)
Tabuleiro Posição inicial ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ Uma linha é uma sequencia de oito casas dispostas de forma contigua horizontalmente. ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ÖÑÐÒ ÓÔÓÔÓÔÓÔ
Exercício proposto em Algoritmos do Cotidiano
Eis o problema: Foram pintadas cinco casas com cinco cores diferentes. Em cada casa mora uma pessoa de nacionalidade diferente. Cada um dos proprietários dessas casas bebe uma bebida diferente, tem um
DOMINÓ DAS QUATRO CORES
DOMINÓ DAS QUATRO CORES Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2 Resumo: O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de
5ª série / 6º ano do Ensino Fundamental
5ª série / 6º ano do Ensino Fundamental Instruções: 1. Você deve estar recebendo um caderno com dez questões na 1ª parte da prova, duas questões na 2ª parte e duas questões na 3ª parte. Verifique, portanto,
Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé)
Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) INTRODUÇÃO Caro aluno! Você acaba de ingressar no fascinante mundo do Xadrez, o jogo de tabuleiro mais praticado no mundo. Você estará no comando de um poderoso exército,
JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE
JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando
Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda
Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Lógica Nos últimos anos, a participação brasileira em competições internacionais de matemática vem melhorado significamente.
1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha,
1. Jogo dos saltos 1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha, e por um conjunto de fichas de 2 cores diferentes
COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS
COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS Sua meta para 2018 é passar no vestibular? Saiba que um bom planejamento pode ser o grande diferencial para sua aprovação no curso dos sonhos, seja ele Medicina,
RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres
RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres Nesse ano de 2016 a Escola do Sítio passou a oferecer
Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras
Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada
Contagem e Probabilidade Soluções do Exercícios Adicionais. Paulo Cezar Pinto Carvalho
Contagem e Probabilidade Soluções do Exercícios Adicionais Paulo Cezar Pinto Carvalho 1. a) AB, AC, AD, BA, BC, BD, CA, CB, CD, DA, DB, DC b) O líder pode ser escolhido de modos; uma vez escolhido o líder,
Lógica Gramatical. Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno. Manual. Do Aluno
Lógica Gramatical Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno Manual 1 Do Aluno Olá, aluno. Iniciamos aqui o nosso Curso Completo de Português, utilizando a Lógica Gramatical como mecanismo de aprendizado
Backtracking. Pequenos Bispos
Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC202 - Estruturas de Dados I Professores: Túlio A. Machado Toffolo
Apontamentos de Matemática 6.º ano
Noção de potência Quando temos uma multiplicação sucessiva em que o mesmo número se repete, podemos transformar essa expressão numa potência. Veja os exemplos., o é o número que se repete e o número de
10 Segredos Valiosos para Aumentar as suas Chances de Ganhar na Mega Sena
1 10 Segredos Valiosos para Aumentar as suas Chances de Ganhar na Mega Sena As dicas presentes nesse e-book têm como finalidade oferecer informações para que você, apostador, apostadora da Mega-Sena consiga
SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!
SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por
Matemática Discreta. Aula 01: Análise Combinatória I. Tópico 02: Arranjos com e sem repetição. Solução. Arranjos com Repetição.
Aula 01: Análise Combinatória I Tópico 02: Arranjos com e sem repetição Agora que demos o pontapé inicial aprendendo os Princípios Fundamentais de Contagem com e sem repetições, vamos ver que o restante
Canguru Matemático sem Fronteiras 2016
Destinatários: alunos dos 10. o e 11. o anos de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em
Sequências - Aula 06
Sequências - Aula 06 Muitos problemas, de álgebra ou teoria dos números, envolvem sequências. Elas podem ser definidas como uma lista ordenada de elementos. Por exemplo, na sequência (, 3, 5, 8) o primeiro
XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva
XADREZ NA UFG Módulo I -Introdução Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva História do Xadrez Benjamin Franklin disputando uma partida de xadrez, quadro do artista Edward Harrison
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 7ª Série Linguagens Formais e Autômatos Ciência da Computação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um
COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA MATEMÁTICA - 3º ANO EM. 1. O número de anagramas da palavra verão que começam e terminam por consoante é:
1. O número de anagramas da palavra verão que começam e terminam por consoante é: a) 120 b) 60 c) 12 d) 24 e) 6 2. Com as letras da palavra prova, podem ser escritos x anagramas que começam por vogal e
Aula Inaugural. Iniciação à Programação
Aula Inaugural Iniciação à Programação A OBI Olimpíada Brasileira de Informática Modalidades: 1. Iniciação a. 2. Provas de Lógica Objetiva utilizando Papel e Caneta Programação a. Provas com Problemas
CAMPEONATO DE TRUCO DA AABB/BH - SEDE CAMPESTRE REGULAMENTO
1- DA ORGANIZAÇÃO: CAMPEONATO DE TRUCO DA AABB/BH - SEDE CAMPESTRE REGULAMENTO A organização do campeonato, promovido pela AABB/BH, será realizada pela Comissão de Esportes, nomeada pela Diretoria de Esportes.
Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda
Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Lógica Nos últimos anos, a participação brasileira em competições internacionais de matemática vem melhorado significamente.
EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA
EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE 2 a 18 de abril de 2019. Período de inscrições para a competição esportiva. 25 de abril de 2019. Competição
CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ
CAPÍTULO 1 Os elementos O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ Joga-se xadrez sobre um tabuleiro quadrado, formado por 64 casas quadradas, sendo sua cor, alternadamente,
Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem
Análise Combinatória AULA 1 Métodos Simples de Contagem Tales Augusto de Almeida 1. Introdução A primeira ideia que surge no imaginário de qualquer estudante quando ele ouve a palavra contagem seria exatamente
5ª Lista de Exercícios de Programação I
5ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. Questões que envolvam leitura de matrizes, a construção dessas matrizes pode ser realizada através da geração
Buscando um Invariante
Resolução de Problemas Lista 01 com dicas e discussão Faça mentalmente as seguintes multiplicações: 1. 27 37 2. 21 23 Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior. Decida o
BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO
28 A 30 DE JUNHO DE 2018 BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 2 COMISSÃO DE HONRA ROGÉRIO LUIS KERBER Diretor Geral SIRLEI DE FÁTIMA ALBINO Diretora de Desenvolvimento Educacional RODRIGO PEREIRA DE SOUZA Coordenador
DESAFIO 21 DIAS O DESAFIO QUE DARÁ RESULTADOS PARA O SEU NEGOCIO.
DESAFIO 21 DIAS O DESAFIO QUE DARÁ RESULTADOS PARA O SEU NEGOCIO. Estatísticas de Venda 48% dos representantes de vendas não fazem um segundo contato com o cliente. 25% dos representantes de vendas fazem
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ESPUMOSO OFICINA DE JOGOS LÓGICOS. Secretária da Assistência Social: Roseli Signor
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ESPUMOSO OFICINA DE JOGOS LÓGICOS Secretária da Assistência Social: Roseli Signor Relatório de Xadrez/Jogos Lógicos Voluntária: Marina Signor Castaman Espumoso
PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 1
PROJETO KALI - 2015 MATEMÁTICA B AULA 1 Introdução Estudar e entender Matemática exige do aluno um esforço contínuo. Os conteúdos mais básicos são usados no aprendizado dos mais complexos e o raciocínio
QUESTÕES LÓGICAS INICIAIS
MÓDULO I QUESTÕES LÓGICAS QUESTÕES LÓGICAS INICIAIS Mas o que são Questões Lógicas? Nada mais são do que as questões em que o candidato precisa raciocinar. Elas não possuem uma fundamentação teórica, por
1 - Pense como empresário:
1 - Pense como empresário: Independentemente de você ser dono ou não do seu negócio, pensar como um empresário. Um empresário eficaz tem uma visão estratégica do seu negócio. Ele não fica preso a nenhum
Módulo de Princípios Básicos de Contagem. Princípio fundamental da contagem. Segundo ano
Módulo de Princípios Básicos de Contagem Princípio fundamental da contagem Segundo ano Princípio Fundamental de Contagem 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Considere três cidades A, B e C, de forma
O USO DO JOGO CORRIDA DAS FUNÇÕES E A RELAÇÃO ENTRE A FUNÇÃO LOGARÍTMICA E FUNÇÃO EXPONENCIAL
O USO DO JOGO CORRIDA DAS FUNÇÕES E A RELAÇÃO ENTRE A FUNÇÃO LOGARÍTMICA E FUNÇÃO EXPONENCIAL Amanda Gonçalves Figueiredo Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ [email protected] 1. INTRODUÇÃO
Escola Secundária da Sobreda. Análise Combinatória e Probabilidades. Actividade 4
Escola Secundária da Sobreda Análise Combinatória e Probabilidades Actividade 4 Os vinte alunos de uma turma de uma escola secundária resolveram formar uma comissão de três de entre eles para organizar
Vira-Vira. Equipe: Universidade Federal de Minas Gerais
Vira-Vira Equipe: Aniura Milanés Barrientos Carmen Rosa Giraldo Vergara Leandro Augusto Rodrigues Araújo Nora Olinda Cabrera Zúñiga Taciany da Silva Pereira Universidade Federal de Minas Gerais Descrição
Exame Analítico. a) 0 b) 1 c) 3 d) 4 e) 5. 2) Qual é o próximo número da seqüência? {4, 5, 26/3, 33/2,...} a) 102/4 b) 55/3 c) 66/4 d) 162/5 e) 62/4
Exame Analítico 1) Você deverá analisar a seqüência das 5 próximas frases para concluir a afirmativa correta: (1) Vou lhe dizer 5 verdades; (2) A frase anterior é mentira; (3) A frase anterior é mentira;
JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional
Vila Real JOGOS M AT E M Á T I CO S.º Campeonato Nacional LIVRO DE REGRAS Semáforo Autor: Alan Parr Material Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.
COLÉGIO SÃO JOÃO GUALBERTO
RESOLUÇÃO COMENTADA Prof.: Pedro Bittencourt Série: 1ª Turma: A Disciplina: Física Nota: Atividade: Avaliação mensal 1º bimestre Valor da Atividade: 10 Instruções Esta avaliação é individual e sem consulta.
Plano de Trabalho 1. Regularidades Numéricas: Sequências. Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Tarefa 1
Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014 Plano de Trabalho 1 Regularidades Numéricas: Sequências Tarefa 1 Mônica Cristina Martins Pereira Tutor: Susi Cristine Britto Ferreira 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...03 DESENVOLVIMENTO/ATIVIDADES...04
livro das regras (provisório)
livro das regras (provisório) Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7; 14 peças brancas e 14 peças negras. Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário,
3. Números Racionais
. Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID
PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Clarissa Gonçalves Lira 1.2 Público alvo: 6º e 7º anos 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Múltiplos e Divisores 2. Objetivo(s)
1. A figura mostra o diagrama de movimento de um carro de corrida. A câmera tirou numa fotografia a cada 2 s.
Lista 1: Conceitos do Movimento NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. As cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Leia os enunciados com atenção. iii. Responder
Campeonato Paulista Interclubes e 21 de fevereiro "Esporte Clube Pinheiros" 27 e 28 "A Hebraica" Regulamento Geral
Campeonato Paulista Interclubes - 2010 20 e 21 de fevereiro "Esporte Clube Pinheiros" 27 e 28 "A Hebraica" Regulamento Geral O Campeonato Paulista Interclubes destina-se a definir o campeão e vice-campeão
1. Um quadradófago é um inseto que se alimenta de quadrados de tabuleiros de xadrez e dama. Um tabuleiro de tamanho 5 5 é mostrado abaixo
1. Um quadradófago é um inseto que se alimenta de quadrados de tabuleiros de xadrez e dama. Um tabuleiro de tamanho 5 5 é mostrado abaixo Quando um quadradófago começa a comer os quadrados de um tabuleiro
XX OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Em 19/09/2009
XX OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Em 19/09/2009 PROVA DA SEGUNDA ETAPA NÍVEL I (Estudantes da 6 a e 7 a Séries) Problema 1 A expressão E, a seguir, é o produto de 20 números:
MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano)
MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Na figura seguinte, estão representados os quatro primeiros termos de uma sucessão de sólidos
Potências de 10 Ordem de Grandeza
Potências de 10 Ordem de Grandeza Extraído e adaptado do Livro de Física Contexto & Aplicações Vol 1, A. Máximo e B. Alvarenga, Ed. Scipione Por que usamos as potências de 10 Se nos disserem que o raio
NÚMEROS E OPERAÇÕES. Sistema de Numeração Decimal. Exercícios Resolvidos
1 NÚMEROS E OPERAÇÕES Sistema de Numeração Decimal O Sistema de Numeração Decimal possui duas características importantes: ele possui base 10 e é um sistema posicional Na base 10, dispomos de 10 algarismos
XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010
XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte Prova do Nível I Em 25/09/2010 Problema 1 Um professor de Matemática definiu a seguinte operação entre dois números naturais: Ele exemplificou
1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos
Regras: Jogo do Xadrez 1. Sorteio: Os confrontos serão definido através de sorteio e relacionados no chaveamento da competição; A ordem de disputa será de acordo com a ordem de retira no sorteio. PS: 2
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC Aula Prática 15
Exercício 1 PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC701 2017-1 Aula Prática 15 No jogo Inventei, cada posição do tabuleiro é representada por suas coordenadas x e y e contém um número. O tabuleiro pode ser representado
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar
Paradigma Simbólico. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2)
Paradigma Simbólico Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2) Revisão da aula anterior: definição de IA Podemos associar o termo IA com: Parte da ciência da computação
SCC603 Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof.a Rosane Minghim 1o sem. 2013
SCC603 Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof.a Rosane Minghim 1o sem. 2013 Lista de Exercícios 1 1) Escrever em C funções para: a) Obter todos os nós adjacentes (vizinhos) a um nó do grafo, dado que
O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação dos cavalos.
1 V. (a) CAVALOS Objetivos: 1. Fixar e aplicar as regras de movimentação dos cavalos. 2. Resolver problemas elementares usando os cavalos. O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO PROFº MARCELO JARDIM WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO Formação de senhas, códigos, placas de automóveis e telefones.
Colégio Militar de Curitiba Concurso de Admissão ao 6º Ano 2013/2014 Prova de Matemática 6 de Outubro de Prova Resolvida
Colégio Militar de Curitiba Concurso de Admissão ao 6º Ano 2013/2014 Prova de Matemática 6 de Outubro de 2013 Prova Resolvida http://estudareconquistar.wordpress.com/ Prova e Gabarito: http://estudareconquistar.wordpress.com/downloads/
Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março
Aulas 5 e / 8 e 30 de março 1 Notação de soma e produto Como expressar a seguinte soma de uma maneira mais concisa? 1 + + 3 3 + + 10? Note que as parcelas são semelhantes, e que a única coisa que varia
3. Filtragem e Distorção de Sinal
3. Filtragem e Distorção de Sinal Este capítulo pretende dar exemplos de distorções de sinal provocadas por sistemas lineares. Vão ser vistos exemplos de distorções de amplitude e de fase, para se ter
Introdução a Algoritmos Aula 1
Introdução a Algoritmos Aula 1 Professor: Maurício Archanjo Nunes Coelho Metodologia Aulas expositivas Transparências Quadro negro Material disponível em PDF Resolução de exercícios Leitura/Estudo do material
Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.
Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do
Nome: N.º: endereço: data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2015 Disciplina: MaTeMÁTiCa
Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 205 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 6 (FATEC-205) Um grupo de alunos da Fatec
Lógica Proposicional Parte 3
Lógica Proposicional Parte 3 Nesta aula, vamos mostrar como usar os conhecimentos sobre regras de inferência para descobrir (ou inferir) novas proposições a partir de proposições dadas. Ilustraremos esse
Componentes do jogo. Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos. Componentes do jogo básico
Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos Tradução: Paula Faria Componentes do jogo 1 Tabuleiro Componentes do jogo básico 60 Peças de trilhos Frente: Verso: 61 Vagões de metrô Frente:
Algoritmos e Linguagem de Programação I
Algoritmos e Linguagem de Programação I Roberto [email protected] 2014.1 Módulo I Aula 2 Introdução LÓGICA Lógica Lógica é a forma correta de organizar os pensamentos e demonstrar o
PACRU SÉRIE 302. Linguagens e Informação Extra. Três Jogos: Shacru, Azacru & Pacru
PACRU SÉRIE 302 Linguagens e Informação Extra Se esta informação não está na sua linguagem, vá a www.pacru.com, seleccione a linguagem e imprima as regras. Neste folheto estão todas as informações necessárias
FINAIS APRENDENDO A DAR MATE
CURSO DE XADREZ FÁBRICA DO ESPORTE FINAIS APRENDENDO A DAR MATE Mate elementar de dama Rei e dama contra rei Lucas Bibiana de Brito, RF 036684 PRAIA GRANDE FEVEREIRO 2012 INTRODUÇÃO Mates elementares são
Imagine que você queira conhecer alguns pontos do Brasil e vai utilizar este mapa. Vamos lá! - Baía de Guanabara G6 - Porto Velho C3 - Belém F2
magine que você queira conhecer alguns pontos do Brasil e vai utilizar este mapa. Vamos lá! - Baía de Guanabara G6 - Porto Velho C3 - Belém F Agora, encontre as seguintes localidades e assinale o ponto
Regulamento do Torneio de Matraquilhos
Regulamento do Torneio de Matraquilhos O Plano de Atividades e Orçamento da Associação de Estudantes do Externato Frei Luís de Sousa para o mandato 2013/2014 prevê a organização de um Torneio de Damas.
Canguru Brasil 2014 Nível PE - Soluções
3 pontos Canguru Brasil 2014 Nível PE - Soluções 1. A joaninha irá assentar na flor que tiver cinco pétalas e três folhas. Qual das flores a seguir será escolhida pela joaninha? 1. Alternativa B A flor
Técnicas de Projeto de Algoritmos
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE Pesquisa e Ordenação Técnicas de Projeto de Algoritmos Material disponível para download em: www.profvaniacristina.com Profa. Vânia Cristina de Souza Pereira 03 _ Material
ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 1º TRIMESTRE/2019 1º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A
1. Conteúdo: ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 1º TRIMESTRE/2019 1º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A Aula 1 e 2 Referenciais. Movimento e repouso. Espaço (ou abcsissa). Deslocamento.
Grafos I. Figura 1: Mapa de Königsberg
Programa Olímpico de Treinamento Curso de Combinatória - Nível Prof. Bruno Holanda Aula 0 Grafos I O que é um grafo? Se você nunca ouviu falar nisso antes, esta é certamente uma pergunta que você deve
DESAFIO 21 DIAS O DESAFIO QUE DARÁ RESULTADOS PARA O SEU NEGOCIO.
DESAFIO 21 DIAS O DESAFIO QUE DARÁ RESULTADOS PARA O SEU NEGOCIO. Estatísticas de Venda 48% dos representantes de vendas não fazem um segundo contato com o cliente. 25% dos representantes de vendas fazem
Invariantes BRUNO HOLANDA
Invariantes BRUNO HOLANDA Neste artigo vamos estudar o princípio da invariância. Ou seja, vamos resolver problemas que, dada uma transformação, existe uma propriedade associada que nunca muda. 1 Analisando
Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015
Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015 INFANTIL REGULAMENTO: A Sub-diretoria de Futsal Infantil de Esportes do Jaraguá Clube Campestre realizará, no período de 30/08 a 14/11/2015.
REGULAMENTO PARA TORNEIOS KIDS
Sumário 1. QUANTO ÀS IDADES... 2 2. DO SISTEMA DE DISPUTA... 3 3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE EM GRUPOS DE TRÊS TENISTAS... 3 4. DO NÚMERO DE SETS E GAMES... 4 5. DO TAMANHO DE QUADRA, ALTURA DA REDE... 4 6.
