Regulamento do Torneio de Matraquilhos
|
|
|
- Linda Martins Bayer
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Regulamento do Torneio de Matraquilhos O Plano de Atividades e Orçamento da Associação de Estudantes do Externato Frei Luís de Sousa para o mandato 2013/2014 prevê a organização de um Torneio de Damas. O presente regulamento pretende estabelecer a organização e regras dessa competição, a cumprir por todos os que nela se venham a inscrever. Artigo 1.º (Designação e âmbito) Relativamente ao Torneio de Damas 1) É uma competição de damas com carácter recreativo, na categoria de duplas de jogadores. 2) É desenvolvida pela Associação de Estudantes do Externato Frei Luís de Sousa e coordenada pela Comissão Cultural e Recreativa da Direção da Associação de Estudantes. 3) É destinada a todos os alunos e alunas do Externato Frei Luís de Sousa que efetivem a sua inscrição de acordo com o presente regulamento. Artigo 2.º (Inscrições) 1) Relativamente às inscrições no Torneio de Damas. a. São efetuadas junto dos membros da Comissão Cultural e Recreativa. 2) Relativamente aos custos da inscrição no Torneio de Damas. a. A inscrição de cada jogador não sócio tem o custo de 50 cêntimos. b. A inscrição de cada jogador sócio efectivo da Associação de Estudantes tem o custo de 25 cêntimos. c. A inscrição do jogador é acompanhada do pagamento dos custos de inscrição e, se necessário, com a apresentação do cartão de sócio efetivo dos que tenham direito a obter desconto nessa qualidade. 3) As inscrições podem realizar-se até ao dia 29 de novembro de 2013, inclusive. 4) O custo de inscrição jamais é reembolsável. 5) A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação do presente regulamento. Artigo 3.º (Escalão) 1) O Torneio de Damas é composto por um único escalão com jogadores dos 5.º, 6º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Artigo 4.º (Sistema de competição) 1) O Torneio de Damas é disputado pelo sistema de eliminatórias. 2) O número de eliminatórias dependerá do número de jogadores.
2 3) O jogador vencedor de cada eliminatória passa para a próxima eliminatória, conforme estabelecido no quadro competitivo. 4) O jogador que ganhar a última eliminatória (final) é o vencedor do Torneio de Damas. Artigo 5.º (Quadro competitivo) 1) O quadro competitivo é publicado no mês de Dezembro de ) O quadro competitivo inclui a data, hora e local de todos os jogos do Torneio de Damas. 3) O quadro competitivo poderá ser alterado, com informação aos jogadores inscritos. 4) A informação das alterações aos jogos deverá ser feita, no mínimo, 24 horas antes da nova data e hora de jogo. Artigo 6.º (Moderador) 1) A moderação dos jogos do Torneio de Damas está a cargo dos membros da Comissão Cultural e Recreativa ou de outros alunos que a Direção da Associação de Estudantes nomear. 2) Relativamente à equipa de moderação. a. É composta por um moderador, que é o responsável pelo cumprimento das regras do jogo. b. As decisões tomadas pelo moderador são soberanas e prevalecem sobre quaisquer outras opiniões. Artigo 7.º (Regras do jogo) 1) O jogo de Damas é fisicamente constituído por uma placa plana de forma quadrada e fundo não brilhante, dividida em 64 quadrados de 4 a 5 cm de lado, impressos alternadamente a escuro (preto ou castanho) e claro (branco ou creme), a que se dá o nome de Tabuleiro e por 24 Peças, com 3 a 4 cm de diâmetro e 0,6 a 0,8 cm de espessura, sendo 12 de cor branca e 12 de cor preta, tudo fabricado em materiais diversos. 2) Os quadrados escuros do tabuleiro denominam-se Casas às quais se atribui uma numeração de 1 a 32, com início na primeira casa inferior direita, seguindo a contagem da direita para a esquerda e de baixo para cima, sempre do lado onde se encontram as brancas, denominando-se a diagonal que liga a casa 1 à casa 32, rio. 3) A numeração descrita será utilizada em todas as anotações e publicações, devendo os números representativos da casa de partida e de chegada de cada lance ser separados por traço de união. 4) O tabuleiro poderá conter, nas margens, a numeração das casas laterais. 5) O tabuleiro coloca-se de forma que o vértice inferior, à direita de cada jogador, seja casa. 6) No início do jogo, as peças de cada cor colocam-se sobre as primeiras doze casas de cada lado do tabuleiro.
3 7) No Jogo de Damas existem dois tipos de peças: os Peões, com que se inicia o jogo, e as Damas que são peões que conseguem atingir o extremo oposto do tabuleiro. 8) Sempre que um peão ocupe uma das quatro casas do extremo oposto do tabuleiro, o jogador da cor contrária colocará, sobre o peão, uma das peças capturadas, coroando-o como Dama. 9) Se não houver ainda peça para coroar o peão este valerá, na mesma, como dama, até à respetiva coroação. 10) O peão que se transforma em dama só será jogável após efectuado o lance da cor contrária. 11) Quer os Peões quer as Damas têm dois movimentos: sem captura e com captura. a. Peão sem captura - os peões movem-se sobre o tabuleiro, sempre para a frente e na diagonal, ocupando uma das casas contíguas vagas, não tomando no seu percurso qualquer peça de cor contrária. b. Peão com captura - sempre que um peão, ao iniciar o seu movimento, tenha numa casa contígua peça de cor contrária, existindo a seguir casa vaga, saltará por cima da peça; ocupará essa casa vaga tomando a referida peça. O peão capturará no mesmo lance o maior número possível de peças. c. Dama sem captura - a dama move-se em diagonal, percorrendo as casas vagas que quiser, para diante ou para trás, não tomando no seu percurso qualquer peça de cor contrária e não podendo mudar dessa diagonal. d. Dama com captura - se a dama tiver, numa das suas diagonais, peça de cor contrária, ainda que em casa não contígua, seguida de uma ou mais casas vagas, saltará por cima da peça ocupando uma qualquer dessas casas. Se continuar a encontrar peças nessas condições, repetirá obrigatoriamente esse movimento. A dama, após ter saltado sobre, pelo menos, uma peça, terá que mudar para diagonal perpendicular, desde que nessa diagonal existam peças que possa tomar, continuando o seu movimento até capturar as peças possíveis. 12) A dama não poderá saltar por cima de qualquer peça da sua cor ou de peças de cor contrária colocadas em casas contíguas, nem passar duas vezes sobre a mesma peça. Pode, no entanto, passar mais do que uma vez por cima de uma casa livre. 13) Quando qualquer peão ou dama efectue lance em que tome mais do que uma peça, só após concluído o percurso se permite retirar qualquer peça do tabuleiro. 14) Na captura de peças existem três leis, não interessando se a peça que toma é peão ou dama: a. Obrigatoriedade - A captura é obrigatória. b. Quantidade - Em hipóteses simultâneas de captura é obrigatório tomar o maior número de peças. c. Qualidade - Em hipóteses simultâneas de captura de um mesmo número de peças é obrigatório tomar as peças com maior valor, valendo cada dama mais do que cada peão.
4 15) Dá-se o nome de partida, ao conjunto de jogos, que deverá ser em número par, a efetuar entre dois jogadores. 16) Dá-se o nome de abertura, aos lances iniciais de cada jogo. 17) O jogo inicia-se com uma jogada das peças brancas, sendo estas sorteadas no início de cada jogo desenrolando-se até ao fim com lances alternados entre peças brancas e pretas. 18) Em partida de abertura livre os jogadores conduzirão, em jogos alternados, as peças brancas e as peças pretas, com a abertura que desejarem. 19) Em partida de abertura sorteada - primeiros lances atribuídos por sorteio - os jogadores iniciarão alternadamente cada uma das aberturas determinadas por esse sorteio. 20) Atribui-se derrota ao jogador quando: a. Perca todas as peças; b. As suas peças estejam prisioneiras na sua vez de jogar; c. Exceda o tempo previsto por regulamento; d. Abandone o jogo; e. Seja punido oficialmente com esse resultado. 21) Atribui-se empate ao jogador quando: a. Atinja o número de lances previsto pelas leis de lances limitados; b. Atinja a mesma posição de jogo, num mínimo de três vezes, seguidas ou alternadas, mesmo que dentro da lei de lance limitado, e o adversário reclame; c. Acorde com o adversário tal desfecho, no desenrolar do jogo; d. Seja punido oficialmente com esse resultado. 22) Os casos serão tratados segundo o seu âmbito pelo moderador e pela direção da Associação de Estudantes. Artigo 8.º (Não comparência) 1) A não comparência de um jogador é decretada pelo moderador. 2) A não comparência é decretada quando o jogador não comparece na data, hora e local estabelecidos no quadro competitivo. 3) Relativamente às consequências da não comparência de um jogador no jogo. a. É equivalente a uma derrota, pelo que o jogador que compareceu passa a eliminatória. 4) Relativamente às consequências da não comparência dos dois jogadores no jogo: a. É equivalente a uma derrota para ambos jogadores. b. Esta derrota resulta na vitória do jogador que defrontariam na eliminatória seguinte, de acordo com o quadro competitivo. Artigo 10.º (Disposições Finais)
5 1) O jogador vencedor do Torneio de Damas será medalhado. 2) Os tabuleiros serão requisitados para todos os jogos. 3) Qualquer alteração ao presente regulamento será publicada em local apropriado. 4) Quaisquer lacunas do presente regulamento serão decididas pela Direção da Associação de Estudantes.
REGULAMENTO 1. REGULAMENTO DE XADREZ RÁPIDO
REGULAMENTO 1. REGULAMENTO DE XADREZ RÁPIDO 1.1. A partida de 'Xadrez Rápido' é aquela onde todos os lances devem ser feitos num limite de tempo predeterminado de 10 minutos, extrapolado esse tempo o competidor
CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ
CAPÍTULO 1 Os elementos O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ Joga-se xadrez sobre um tabuleiro quadrado, formado por 64 casas quadradas, sendo sua cor, alternadamente,
Jogos Desportivos da União das Freguesias de Caparica e Trafaria Torneio de Ténis de Mesa
Jogos Desportivos da União das Freguesias de Caparica e Trafaria 2014 Torneio de Ténis de Mesa Regulamento 1. Disposições iniciais Este Regulamento define as normas de organização do Torneio de Ténis de
PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2
PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 Questões 1. Como você conceituaria Jogo? 2. Quais as vantagens dos Jogos? 3. Classifique os tipos de Jogo. 4. Qual a diferença
Os torneios disputar-se-ão, em sistema de campeonato, ao longo de cada. As inscrições deverão ser efetuadas online no site do colégio
Informações Gerais Os torneios disputar-se-ão, em sistema de campeonato, ao longo de cada período letivo. De acordo com o número de equipas participantes, poderá haver uma fase final em sistema de playoffs.
Aprendendo a jogar Xadrez
O núcleo de xadrez da nossa Escola continua particularmente activo, e dando continuidade ao material produzido para o número anterior da nossa revista, onde detalhou a forma como se procede à anotação
Federação Portuguesa de Damas REGRAS DO JOGO DE DAMAS CLÁSSICAS
REGRAS DO JOGO DE DAMAS CLÁSSICAS Aprovado em Reunião de Direção de 9 de Março de 2013 Homologado em Assembleia Geral de 23 de Março de 2013 ÍNDICE 1. PREFÁCIO 2 2 2. DEFINIÇÕES E CARACTERÍSTICAS 2.1.
LOCAL: ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DO BANCO DO BRASIL A.A.B.B ENDEREÇO: AVENIDA SANTOS DUMONT S/N DATA: 29 DE OUTUBRO HORÁRIO: 8:00 HS
LOCAL: ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DO BANCO DO BRASIL A.A.B.B ENDEREÇO: AVENIDA SANTOS DUMONT S/N DATA: 29 DE OUTUBRO HORÁRIO: 8:00 HS CIDADE: QUERÊNCIA DO NORTE - PR REALIZAÇÃO CONSELHO DAS APAES MICRO-REGIÃO
REGULAMENTO TÉCNICO DOMINÓ CAPÍTULO I CONCEITOS BÁSICOS
P REGULAMENTO TÉCNICO DOMINÓ CAPÍTULO I CONCEITOS BÁSICOS Art. 1º - Para fins de padronização serão considerados os seguintes conceitos: - PEDRA Unidade mínima do jogo de dominó, constituída por um retângulo
1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos
Regras: Jogo do Xadrez 1. Sorteio: Os confrontos serão definido através de sorteio e relacionados no chaveamento da competição; A ordem de disputa será de acordo com a ordem de retira no sorteio. PS: 2
FCUP Liga 2013/2014. Regulamento de Prova Oficial. Futsal
FCUP Liga 2013/2014 Regulamento de Prova Oficial ÍNDICE Artigo 1º - Âmbito Artigo 2º - Estrutura Artigo 3º - Sistema Competitivo Artigo 4º - Duração de Jogos Artigo 5º - Período de Aquecimento Artigo 6º
Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.
Semáforo Autor: Alan Parr Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,
CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016
CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 Jogos cooperativos e jogos cooperativos Conceitos: Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar
JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional
Vila Real JOGOS M AT E M Á T I CO S.º Campeonato Nacional LIVRO DE REGRAS Semáforo Autor: Alan Parr Material Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.
Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza Extensão Parajuru Rua: Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga Beberibe - CE
Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza Extensão Parajuru Rua: Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga Beberibe - CE REGULAMENTO DOS JOGOS FM DO FUTSAL O Regulamento Específico de Futsal
livro das regras (provisório)
livro das regras (provisório) Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7; 14 peças brancas e 14 peças negras. Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário,
REGRAS DOS JOGOS do CNJM15
REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,
Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos
1 III. BISPOS Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos O principal objetivo
XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de
XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado
Torneio Académico de Matraquilhos *Os bilhetes ganhos só poderão ser usados pela equipa vencedora
Torneio Académico de Matraquilhos 2010 REGULAMENTO I Disposições Iniciais Artigo 1º - (Âmbito) O previsto neste Regulamento aplica-se no Torneio Académico de Matraquilhos 2010, organizado pela AAUALG.
Distribuição de Jogos por Ciclo
REGRAS DOS JOGOS Distribuição de Jogos por Ciclo 1º CEB 2º CEB 3º CEB Sec. Semáforo x Gatos & Cães x x Rastros x x x Produto x x x Avanço x x Flume x 2 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas
Tabuleiro. Movimento das peças (torre)
Tabuleiro Posição inicial ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ Uma linha é uma sequencia de oito casas dispostas de forma contigua horizontalmente. ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ÖÑÐÒ ÓÔÓÔÓÔÓÔ
EDITAL DO 2º TORNEIO DE XADREZ DEL REI XADREZ
EDITAL DO 2º TORNEIO DE XADREZ DEL REI XADREZ 2014 1. DISPOSIÇÕES GERAIS O Grupo PET MATERIAIS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA torna público o presente edital para o 2º Torneio de Xadrez Del Rei Xadrez. 2. INTRODUÇÃO
I. DISPOSIÇÕES INICIAIS
I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Organização e direção do torneio A organização e coordenação do torneio são da responsabilidade da Associação de Estudantes do ISEP. Sendo da sua responsabilidade: 1.
IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018
IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO Art. 1º. O torneio de Futebol de Campo será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do IX Jogos
EDITAL DE ABERTURA DO 1º TORNEIO DE TRUCO EM DUPLA DA UNIUV. 1 - As inscrições se darão no período de 03 de outubro a 21 de outubro.
EDITAL DE ABERTURA DO 1º TORNEIO DE TRUCO EM DUPLA DA UNIUV DAS INSCRIÇÕES 1 - As inscrições se darão no período de 03 de outubro a 21 de outubro. 2 O torneio será realizado no dia 22 de outubro de 2016
d) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra.
PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019 Modalidade: XADREZ Nome: Curso: 1. Assinale a alternativa incorreta: a) O jogo de xadrez é disputado entre dois oponentes que movem peças
a) VITÓRIA PONTOS b) EMPATE COM GOL PONTOS c) EMPATE SEM GOL PONTO d) DERROTA PONTO
REGULAMENTO GERAL DO 1º CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY DA ASSTBM l DA FINALIDADE: Art. 1º O Torneio de Futebol Society, tem por finalidade: A congregação de associados e público em geral, através do esporte.
REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA
Art. 1º - As competições de Tênis de Mesa dos III JOIAPOF serão regidas pelas Regras Simplificadas de Tênis de Mesa em anexo, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º -
GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS DE MESA
GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS DE MESA 2001/2002 INDICE INTRODUÇÃO...2 1. A MESA...3 2. A REDE...3 3. A BOLA...3 4. A RAQUETA...3 5. UM JOGO...4 6. UMA PARTIDA...4
Parágrafo único Os jogos serão divididos em 4 tempos de 7 minutos, tanto na seletiva quanto na etapa final.
BASQUETE Artigo 1º - A competição de basquete dos 15 os Jogos de Integração da APCEF/SP será realizada de acordo com as regras internacionais seguidas pela CBB - Confederação Brasileira de Basquete - e
IX JOGOS FENACEF REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL
REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL Art. 1º. O torneio de Futsal será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do IX Jogos Fenacef e pelo que dispuser o presente regulamento. 1º. Havendo conflito
VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016
REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE Art. 1º. O campeonato de futebol soçaite será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, pelo que dispuser o presente regulamento
REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA
TÊNIS DE MESA Art. 1º - As competições de Tênis de Mesa dos XIII JOIDS serão regidas pelas Regras Simplificadas de Tênis de Mesa em anexo, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral.
REGULAMENTO ESPECÍFICO TAG-RUGBY
REGULAMENTO ESPECÍFICO TAG-RUGBY 2013-2017 ÍNDICE 1. Organização dos Torneios 3 1.1 Fases dos Torneios 3 1.2 Constituição das Equipas 3 1.3 Quadros Competitivos 3 1.4 Tempo de Jogo 5 1.5 Pontuação 6 2.
12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES)
XADREZ DA SORTE MATERIAL UM TABULEIRO COMUM DE 64 CASAS. DOIS DADOS COMUNS. AS 32 PEÇAS DO JOGO DE XADREZ. PONTUAÇÃO DOS DADOS A PONTUAÇÃO PARA MOVIMENTAÇÃO É A SEGUINTE: 2 = R1 (RETORNA UMA CASA) 3 =
CLUBE COMERCIAL DE LORENA
TORNEIO INTERNO DE FUTSAL 2014 I - Dos Objetivos: REGULAMENTO Art. 1 - O evento tem por finalidade promover o intercambio social e esportivo entre os associados do Clube Comercial de Lorena e desenvolver
Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015.
2 a Olimpíada Escolar de Jogos Lógicos de Tabuleiro Santo Cristo, RS 14 de novembro de 2015. Apresentação Esta é a segunda edição da Olimpíada de Jogos Lógicos de Tabuleiro promovida pela Universidade
Regulamento do Torneio de Futsal do IPG. I Inscrições e participações. Artigo 1º
Regulamento do Torneio de Futsal do IPG I Inscrições e participações Artigo 1º (Inscrições de equipas) 1) Podem participar no Torneio, as equipas representativas e formadas por alunos, docentes e funcionários:
O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte:
Regras do Xadrez Introdução O jogo de Xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezasseis peças: Um Rei, uma Dama, duas Torres,
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR
REGULAMENTO GERAL DO I INTERSETORES DE FUTSAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DA DEFINIÇÃO Art. 1º - O Torneio de Futsal é uma competição esportiva na modalidade de futebol de salão. DA JUSTIFICATIVA
Regulamento de Prova Oficial Basquetebol
ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Sistema Competitivo Artigo 3º - Duração dos Jogos Artigo 4º - Período de Aquecimento Artigo 5º - Número de Jogadores
ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA GUARDA. Regulamento da Componente Desportiva ENEE 2017
ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA GUARDA Regulamento da Componente Desportiva Guarda 2017 ÍNDICE 1.INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÕES... 2 1.1.INSCRIÇÕES DE EQUIPAS... 2 1.2.INSCRIÇÃO DE
REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas
REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas Art. 1º - DATA, LOCAL E HORÁRIO DA REALIZAÇÃO DO EVENTO O 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3
XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva
XADREZ NA UFG Módulo I -Introdução Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva História do Xadrez Benjamin Franklin disputando uma partida de xadrez, quadro do artista Edward Harrison
II Torneio Matraquilhos aeestsp Regulamento
Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto Instituto Politécnico do Porto II Torneio Matraquilhos aeestsp Regulamento Índice 1. LOCAL DO TORNEIO... 2 2. SORTEIO E CALENDÁRIO
REGRAS OFICIAIS (simplificadas) O CAMPO O MATERIAL OS JOGADORES O SORTEIO. O campo deve ser traçado como mostra o diagrama. O volante e a raqueta
REGRAS OFICIAIS (simplificadas) O CAMPO O campo deve ser traçado como mostra o diagrama. O MATERIAL O volante e a raqueta OS JOGADORES O jogo pode ser disputado por dois jogadores de cada lado (pares Homens,
Gatos & Cães Simon Norton, 1970s
Gatos & Cães Simon Norton, 970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 8 peças gato e 8 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona
REGULAMENTO GERAL DA PRIMEIRA LIGA MACAÍBA
REGULAMENTO GERAL DA PRIMEIRA LIGA MACAÍBA Art. 1º - A liga tem por finalidade: A confraternização entre os times, o fortalecimento dos laços de amizade e a camaradagem sadiamente disputada. I - DA ORGANIZAÇÃO
ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014
ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:
Gatos & Cães Simon Norton, 1970s
Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 28 peças gato e 28 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona
LIGA WILLIAN MORGAN DE VOLEIBOL MASCULINO
1 DA DESCRIÇÃO, OBJETIVO E FORMAÇÃO 1.1 A Liga Willian Morgan de Voleibol Masculino é uma agremiação esportiva independente, formada por times masculinos, sem fins lucrativos. 1.2 A Liga tem como Objetivo
Design de Interface - Avaliação Final
Design de Interface - Avaliação Final A proposta deste trabalho era adaptar a interface gráfica de um jogo de tabuleiro clássico tomando como base os conhecimentos de Consistência, Hierarquia e Personalidade.
jogos romanos jogos romanos
Moinho» Na sua vez, cada jogador coloca 1 ficha no tabuleiro tentando colocar 3 peças em linha;» Quando todas as peças estiverem colocadas, os jogadores tentam movimentá- las de modo a colocar as fichas
(é fácil!)
Disparar Canhões! Objetivo Jogue Hearthstone 3x3! Cada jogador tem que ganhar uma contenda especial para um a fim de ganhar casas no tabuleiro do jogo Disparar Canhões! Será que a sua equipe vai ser a
Regulamento da Liga Corporate SAPO Desporto (Fut-7)
Regulamento da Liga Corporate SAPO Desporto (Fut-7) Título I Disposições Gerais Artigo 1.º O Regulamento da Liga Corporate SAPO Desporto (Fut-7) visa disciplinar o funcionamento desta e as relações entre
Projeto Xadrez Entrega 01: Polimorfismo e Herança
Professore: Aluno PAE (Turma A): Aluno PAE (Turma C): João do E.S. Batista Neto (jbatista at icmc.usp.br) Felipe S. L. G. Duarte (fgduarte at icmc.usp.br) Oscar Cuadros Linares (ocuadrosl at gmail.com)
O peão Se um peão consegue chegar até a outra extremidade do tabuleiro(linha 8), ele é promovido. Um peão promovido é substituído, ainda na mesma jogada em que o movimento foi feito, por um cavalo, bispo,torreoudamadamesmacor.
ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ARCOZELO ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM A Coordenadora: Prof. Fernanda Marinho Regras Básicas A posição do Tabuleiro deve ser colocada de uma forma que o jogador
GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTSAL
GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTSAL 2001/2002 INDICE INTRODUÇÃO... 2 1. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPAS... 3 2. DURAÇÃO DOS JOGOS... 3 3. A BOLA... 5 4. CLASSIFICAÇÃO,
Regulamento da Taça de Portugal Sevens Feminino 2016/2017 2
REGULAMENTO DA TAÇA DE PORTUGAL SEVENS FEMININO 2016/2017 Artigo 1.º (Regime Supletivo) À Taça de Portugal de Sevens Feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE VIÇOSA Faculdade de Ciências e Tecnologias de Viçosa - FAVIÇOSA
1 - DA FINALIDADE REGULAMENTO GERAL DO III TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY UNIVIÇOSA. O Torneio de Futebol Society tem por finalidade valorizar a prática esportiva como forma de qualidade de vida, promovendo
REGULAMENTO DA COPA DE FUTEBOL SUIÇO 2019 COLÉGIO SÃO JOSÉ/ O GIRASSOL
REGULAMENTO DA COPA DE FUTEBOL SUIÇO 2019 COLÉGIO SÃO JOSÉ/ O GIRASSOL DAS INSCRIÇÕES: 1- E Poderão participar da Copa de Futebol Suíço, somente PAIS de alunos do Col. São José e O Girassol além de PROFESSORES,
TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 6ª EDIÇÃO JOGOS
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 6ª EDIÇÃO JOGOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 Kharbaga, kalah e moinho (trilha) Oware
Normas. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude Núcleo de Actividades Desportivas
Normas Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Núcleo de Actividades Desportivas Índice 1 Organização... 3 2 Calendarização e Local de Realização dos Jogos... 3 3 Inscrição... 3 3.1 Período de Inscrição...
Aprenda a jogar Xadrez!
GÊNESIS Então disse Deus: haja luz, e houve luz O xadrez, como o amor, como a música, tem o poder de fazer as pessoas felizes Siegbert Tarrash médico e pedagogo Informativo Educacional e Cultural - Itaúna
