FINAIS APRENDENDO A DAR MATE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FINAIS APRENDENDO A DAR MATE"

Transcrição

1 CURSO DE XADREZ FÁBRICA DO ESPORTE FINAIS APRENDENDO A DAR MATE Mate elementar de dama Rei e dama contra rei Lucas Bibiana de Brito, RF PRAIA GRANDE FEVEREIRO 2012

2 INTRODUÇÃO Mates elementares são aqueles que exigem uma quantidade mínima de peças além dos reis para se alcançar o mate, ou seja, um dos reis necessita de uma dama, uma torre, os dois bispos ou um cavalo e um bispo. Dentre todos os mates elementares, o de dama é o mais fácil, porém sua execução exige muito mais cautela, pois as possibilidades de afagamento são muito grandes. Como você já deve saber, no jogo de xadrez é muito importante elaborar um plano para alcançar o objetivo do jogo, que é aplicar mate no rei adversário. No final da partida, na qual um dos jogadores possui o rei e dama e o outro tem apenas o rei, o plano é bem definido: encostar o rei adversário em uma das bordas do tabuleiro, pois é nela que o mate acontece, de outra forma é impossível. O mate que vamos estudar é forçado em no máximo 10 lances, ocupando o rei preto sua melhor posição. Se passar de mais de 10 lances, pode-se dizer que houve simples perda de tempo. Se isso acontecer com você, não se preocupe, com as dicas de estratégia e tática que esta aula apresenta, você será capaz de treinar para conseguir (e conseguirá!) em um menor número de lances. É recomendável que o treinamento seja imparcial, ou seja, estando sozinho ou com um colega, mova as peças de maneira disciplinada. Esteja atento para seguir todos os passos, dicas, estratégias e táticas. 1. SITUAÇÕES DE MATE 1 Para dar mate é preciso conhecer (e decorar!) as situações de mate, pois desta forma você poderá calculá-lo, antecipar os lances do adversário e visualizar lances à frente. Figura 1: Situação de mate I f6 f4 Na Figura 1: Situação de mate I as brancas jogaram Dg5# (lê-se dama g5, mate ), passando a vez às pretas. Nessa situação, os reis estão em oposição lateral 2, com o rei branco ocupando a casa 1 Para realização desta aula, esteja com suas peças e com seu tabuleiro (de preferência um tabuleiro com coordenadas, ou seja, que tenha as letras e os números indicadores dos nomes das casas) em mãos, pois todos os exemplos, figuras, jogadas, etc, devem ser reproduzidas e analisadas por você no seu tabuleiro. Monte todas as posições no tabuleiro e sempre o use para tirar dúvidas! 2 Oposição direta lateral é um termo utilizado no xadrez para dizer que os reis estão posicionados opostos na mesma fileira, ou seja, lateralmente, separados por uma casa. Existem diversos tipos de oposição.

3 f5 e o rei preto a casa h5, enquanto a dama em g5 dá xeque no rei adversário. O rei preto não pode fugir para nenhuma das casas próximas e também não pode capturar a dama, pois o rei branco a protege, ou seja, as pretas têm a vez de jogar, estão em xeque e não tem mais nenhum movimento possível para fazer: as brancas deram mate. Agora, faça uma experiência: mude o rei branco para uma das duas casas indicadas na figura as casas f6 e f4. Analise se ainda é mate. Figura 2: Situação de mate II Na Figura 2: Situação de mate II as brancas jogaram Da3#, passando a vez às pretas. Assim como no exemplo anterior, os reis estão em oposição lateral, com o branco na casa c5 e o preto na casa a5. A dama branca em a3 dá xeque no rei adversário (e também domina a coluna a inteira). O rei preto está em apuros, pois ele está em xeque e não pode permanecer na coluna em que a dama branca está, ele deveria tentar fugir para a coluna b, mas isso também não é possível, pois o rei branco criou uma barreira em b6, b5 e b4. Foi mate mais uma vez. Aqui temos várias experiências para fazer. Analise se ainda acontece mate nas situações que você irá criar a seguir: a) Mude a dama para a casa alguma outra casa da coluna a, em especial a casa a7 ; b) Mude o rei para uma das duas casas da coluna c que estão indicadas as casas c6 e c4 ; Além dessas duas experiências, tente várias combinações com o rei branco nas casas indicadas na coluna c e com a dama em casas diferentes na coluna a. 2. ANÁLISE DO POSICIONAMENTO A primeira coisa que devemos fazer ao nos vermos diante de uma posição em um tabuleiro é analisar o que acontece dentro dele. Veja:

4 Figura 3: Analisando o posicionamento d6 f6 Na Figura 3: Analisando o posicionamento vê-se que as brancas têm duas peças: o rei e a dama, que estão posicionados em suas casas iniciais ( e1 e d1 respectivamente); enquanto apenas o rei se faz presente do lado das pretas e também ocupa sua casa inicial ( e8 ). Além disso, devemos prestar atenção em um fato importante: a dama branca ataca toda a coluna d, assim o rei preto não pode passar para a ala da dama. Para isso, diz-se, informalmente, que o rei ficou trancado no caixote da dama. Os reis ameaçam poucas casas e na situação não apresentam função útil até o momento. 3. PLANEJANDO O MATE Feita a análise do posicionamento, podemos começar a planejar. Temos o rei adversário em uma das bordas (especificamente na fileira 8 ) do tabuleiro e é lá que é preciso que ele permaneça. As brancas devem fazer um lance que tranque o rei na borda. O lance ideal se fosse possível, seria colocar a dama em uma das casas da fileira 7, pois trancaria o rei na fileira 8. Se isso for feito, na casa d7, com o lance Dd7+ (lê-se dama d7, xeque ), o rei preto iria capturá-la, porque o rei branco não pode defendê-la. Desta forma, devemos fazer outro lance para trancar o rei no caixote da dama: 1.Dd6.

5 Figura 4: Encaixotando o rei Com este lance, a dama faz um caixote de seis casas para o rei (lembre-se que a dama tem o movimento diagonal, o que faz com que o rei fique impossibilitado de ocupar as casas e7 e f8 ). Repare que a coluna d e a fileira 6 são vigiadas pela dama, formando o caixote. Esta jogada faz com que o rei tenha apenas a casa f7 para fuga, por isso está pode ser considerada um bom lance, apesar de o rei preto conseguir sair da borda com 1..Rf7. Já que o rei preto foi para a coluna f, vamos fazer o mesmo com o rei branco com o lance 2.Rf2, colocando os reis em oposição vertical 3. Você agora deve se perguntar: qual será o próximo lance do rei preto? Esta pergunta é fácil de responder: ele não quer ir para a borda para não facilitar o mate para as brancas. Sabendo disso, qual é a casa que sobra pra ele? Justamente a casa g7 e é para lá que ele vai: 2...Rg7. Agora as brancas devem fazer o mesmo e acompanhar o rei preto na coluna g com o lance 3.Rg3. Imagino que você deve estar se perguntando: mas se o rei não pode dar xeque no rei adversário, porque estou movimentando ele e não a dama? Simples: a dama não consegue dar mate sozinha! Ela precisa do apoio de outra peça para alcançar seu objetivo. Faça a experiência: coloque apenas a dama e o rei adversário no tabuleiro. Você até conseguirá levar o rei adversário para a borda, mas ele sempre terá uma casa de fuga 4. Continuando com o exemplo, após o terceiro lance das brancas, as pretas seguem tentando não ir para a borda com o lance 3...Rf7, o qual as brancas respondem 4.Rf4, ocupando a mesma coluna do adversário. O plano segue com as pretas jogando 4...Rg7 e as brancas colando seu rei nesta mesma coluna com 5.Rg5. As pretas logo respondem com 5...Rf7 tentando driblar o rei adversário. Mas para isso as brancas têm a resposta ideal: 6.Dd7+. Com este xeque o rei preto não tem opção e se vê forçado a ir para a borda! 3 Oposição vertical é um termo utilizado no xadrez para dizer que os reis estão na mesma coluna. 4 Lembre-se que ainda é possível empatar por afogamento, ou seja, fazer com que ou as pretas ou as brancas fiquem sem movimento possível sem o rei estar em xeque.

6 Figura 5: Obrigado a ir para a borda Na Figura 5: Obrigado a ir para a borda o rei preto segue para a fileira 8 com duas opções: ou ele vai para a coluna f ou para a coluna g. Veja que com este xeque, a dama, além de vigiar toda a fileira 7, ela faz uma barreira contra o rei, não deixando que ele fuja para o centro pela casa e6 ou que se aproxime por e8, enquanto o rei branco não o deixa fugir por f6 e g6. Um novo caixote está formado, agora com apenas 3 casas: f8, g8 e h8. Vamos supor que o rei preto escolheu ir para f8, mas mesmo que ele tivesse escolhido ir para g8, as brancas iriam responder com o mesmo lance: seu rei irá avançar na própria coluna g para a fileira 6, possibilitando assim o mate em um lance, antecipando o lance das pretas. Assim, após 6...Rf8 das pretas e 7.Rg6 das brancas, o rei preto se vê forçado a entrar em oposição vertical direta 5 com o rei branco através do lance 7...Rg8. Agora, você pode escolher dar o mate como no exemplo da Figura 1: Situação de mate I com o lance 8.Dg7#, assim o rei protege a dama enquanto ela da o xeque (mate!) no rei preto e vigia as casas de fuga, ou você poderá escolher um mate parecido com o do exemplo da Figura 2: Situação de mate II, ocupando a fileira 8 com sua dama, atacando rei preto, ao passo que ele não pode fugir para a fileira 7, pois o rei branco vigia as casas f7, g7 e h7. Este é um exemplo simples e é possível conseguir o mate ainda em oito lances, mas de maneira diferente. Tente utilizar um plano parecido ou use um novo plano. Deste exemplo, você deveria tirar algumas lições: a) Uma peça sozinha não consegue dar mate, ela sempre precisará de outra peça, mesmo que seja uma peça adversária. b) No mate elementar de dama, aproxime seu rei do rei adversário; c) Procure trancar o rei adversário em um caixote; d) Não tranque o rei adversário em um caixote de menos de duas casas, pois você irá afogá-lo e empatar uma partida que estava ganha; e) Não dê xeque sem propósito/explicação para o lance; 5 Oposição vertical direta é um termo utilizado no xadrez para dizer que os reis estão posicionados opostos na mesma coluna, ou seja, verticalmente, separados por uma casa. Existem outros tipos de oposição.

7 4. RECOMENDAÇÕES Agora você está apto para se aventurar em sua primeira tentativa no mate elementar de dama, mas para isso vamos dividir em dois tópicos: a) O rei está na borda: Quando o rei adversário está na borda você deve fazer um lance que o tranque na borda, seja ele um lance de rei ou de dama. Para saber qual peça movimentar, você deve analisar o posicionamento das peças. O mais comum é que o lance seja de dama, ocupando as colunas b ou g ou as fileiras 2 ou 7. Caso isso não for possível, talvez você tenha que movimentar o rei ou trancar o rei adversário em um caixote maior do que o desejado, como aconteceu no exemplo da Figura 4: Encaixotando o rei, fazendo o caixote de longe. Outro fator importante é aproximar o próprio rei do rei adversário, pois sua dama não conseguirá dar mate sozinha. b) O rei não está na borda: Caso o rei adversário não esteja na borda, será necessário fazer isso primeiro. Aproximar os reis continua valendo! Essa é a principal recomendação, sem isso você irá demorar mais do que o suficiente para alcançar o mate. Encaixotar o rei também vale, mas a dica é fazer isso em um pulo de cavalo. O caixote em pulo de cavalo é o mais próximo que a dama consegue chegar do rei adversário sem dar xeque. Na Figura 6: Caixote em pulo de cavalo abaixo se vê que se a dama branca ocupar a casa c6, g6, g3 ou f3, ela estará como num pulo de cavalo em relação ao rei preto. Assim o rei preto estará encaixotado e não poderá ir mais próximo da dama, podendo apenas se afastar dela ou fazer um outro pulo de cavalo com ela. Figura 6: Caixote em pulo de cavalo 5. MAIS DETALHES Outras coisas úteis de se conhecer: a) Sempre que se dá um xeque em casas próximas ao rei adversário e a dama está defendida pelo próprio rei, se o rei adversário tiver casa de fuga, forçadamente ele irá entrar no pulo de cavalo (ou ir mais longe, o que dá a chance das brancas de responderem o lance com um pulo de cavalo);

8 b) Evite posicionamentos de empate por afogamento. Se o rei adversário estiver em um dos cantos, evite encaixotá-lo com um pulo de cavalo; se o rei adversário está na borda (mas não nos cantos), evite encaixotá-lo com um pulo de cavalo nas colunas c e g e nas fileiras 3 e 6 e posicionar seu rei de modo que ele vigie a única casa de fuga do rei. Repare que você até pode encaixotá-lo assim, mas não quando seu rei vigia a casa de fuga. Tome cuidado com armadilhas: possivelmente o condutor do rei adversário irá tentar criar uma armadilha quando ele percebe que essas situações podem acontecer.

9 6. EXERCÍCIOS 6 a) Dê mate em apenas um lance nas seguintes situações: 1. Brancas jogam 2. Brancas jogam 3. Pretas jogam. Resolva primeiro sem a torre branca 4. Pretas jogam. Resolva primeiro sem o bispo branco 6 Tente resolver os exercícios sem olhar as respostas no fim da apostila. Você pode criar seus próprios exercícios se quiser!

10 b) Dê mate em apenas dois lances nas seguintes situações: 5. Brancas jogam 6. Pretas jogam 7. Brancas jogam 8. Pretas jogam c) Dê mate em apenas três lances nas seguintes situações: 9. Brancas jogam 10. Pretas jogam

11 d) Dê mate em apenas quatro lances nas seguintes situações: 11. Brancas jogam 12. Pretas jogam e) Dê mate nas seguintes situações em no máximo cinco lances, ocupando o rei sua melhor posição: 13. Brancas jogam 14. Pretas jogam f) Dê mate nas seguintes situações em no máximo nove lances. As brancas jogam: Exercício 15 Exercício 16

12 7. RESPOSTAS Exercício 1 1.Dc8# Exercício 2 1.Db3# Exercício 3 Sem a torre no tabuleiro, o mate acontece com: 1...De2# ou 1...Dc1# Já com a torre presente, apenas o segundo lance dá o mate. Exercício 4 Sem o bispo no tabuleiro, o mate acontece com: 1... Dg5# ou 1...Dh3# Já com o bispo presente, apenas o segundo lance dá o mate. Exercício 9 1.Db3 Ra6 2.Rc6 Ra7 3.Db7# Exercício Dd7 2.Rf8 Rg6 3.Rg8 De8# Exercício 11 1.Rd6 Ra5 2.Rc5 Ra4 3.De3 Ra5 4.Da3# Exercício Dg5+ 2.Rf7 Rd6 3.Rf8 Re6 4.Re8 Dg8# Exercício 15 1.Dg5+ Rd6 2.Rc4 Re6 3.Rc5 Rf7 4.Rd6 Rf8 5.Re6 Re8 6.Rg8# Exercício 16 1.Dc6 Rd4 2.Re2 Re5 3.Re3 Rf5 4.Dd6 Rg5 5.Re4 Rg4 6.Dg6+ Rh3 7.Rf3 Rh2 8.Dg2# Exercício Dc5 Re8 (forçado) 2.Dc8# Exercício 6 1. Df2 2. Rc1 De1# Exercício 7 1.Dg2 Rh5 2.Dh3# Exercício 8 1. Df6 2.Ra4 Da1# Exercício 13 1.De4+ Rg5 2.Re5 Rh6 3.Rf6 Rh5 4.Dd4 Rh6 5.Dh4# Exercício Dd3 2.Rg4 De3 3.Rh5 Rf5 4.Rh4 Dd3 5.Rh5 Dh3# 7 A partir do Exercício 5, pode (ou não) haver mais de uma resolução para cada situação. Você pode tentar achar todas as resoluções possíveis!

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 Questões 1. Como você conceituaria Jogo? 2. Quais as vantagens dos Jogos? 3. Classifique os tipos de Jogo. 4. Qual a diferença

Leia mais

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ARCOZELO ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM A Coordenadora: Prof. Fernanda Marinho Regras Básicas A posição do Tabuleiro deve ser colocada de uma forma que o jogador

Leia mais

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado

Leia mais

O peão Se um peão consegue chegar até a outra extremidade do tabuleiro(linha 8), ele é promovido. Um peão promovido é substituído, ainda na mesma jogada em que o movimento foi feito, por um cavalo, bispo,torreoudamadamesmacor.

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 IX. JOGOS EMPATADOS Objetivos: 1. Saber as regras de empates e reconhecer quando uma partida está empatada. O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de como as partidas podem ser empate e

Leia mais

Tabuleiro. Movimento das peças (torre)

Tabuleiro. Movimento das peças (torre) Tabuleiro Posição inicial ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ Uma linha é uma sequencia de oito casas dispostas de forma contigua horizontalmente. ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ÖÑÐÒ ÓÔÓÔÓÔÓÔ

Leia mais

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à 1 VI. O REI, XEQUE E XEQUE-MATE Objetivos desta lição: Praticar as regras para todas as peças de xadrez Resolver problemas com todas as peças Usar o xeque e regras de lances ilegais em posições elementares

Leia mais

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé)

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) INTRODUÇÃO Caro aluno! Você acaba de ingressar no fascinante mundo do Xadrez, o jogo de tabuleiro mais praticado no mundo. Você estará no comando de um poderoso exército,

Leia mais

Objetivos desta lição:

Objetivos desta lição: VII. PROMOÇÃO DE PEÃO E A REGRA DO AFOGAMENTO 1 Objetivos desta lição: Revisão de xeque e xeque-mate Enunciar e aplicar as regras da promoção de peão Enunciar e aplicar as regras do afogamento Reconhecer

Leia mais

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ CAPÍTULO 1 Os elementos O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ Joga-se xadrez sobre um tabuleiro quadrado, formado por 64 casas quadradas, sendo sua cor, alternadamente,

Leia mais

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro O JOGO DE XADREZ O xadrez é um esporte intelectual, disputado entre duas pessoas que possuem forças iguais (peças) sobre um tabuleiro. Este jogo representa uma batalha em miniatura, onde cada lado comanda

Leia mais

Aprendendo a jogar Xadrez

Aprendendo a jogar Xadrez O núcleo de xadrez da nossa Escola continua particularmente activo, e dando continuidade ao material produzido para o número anterior da nossa revista, onde detalhou a forma como se procede à anotação

Leia mais

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos Regras: Jogo do Xadrez 1. Sorteio: Os confrontos serão definido através de sorteio e relacionados no chaveamento da competição; A ordem de disputa será de acordo com a ordem de retira no sorteio. PS: 2

Leia mais

O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação dos cavalos.

O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação dos cavalos. 1 V. (a) CAVALOS Objetivos: 1. Fixar e aplicar as regras de movimentação dos cavalos. 2. Resolver problemas elementares usando os cavalos. O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação

Leia mais

d) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra.

d) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra. PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019 Modalidade: XADREZ Nome: Curso: 1. Assinale a alternativa incorreta: a) O jogo de xadrez é disputado entre dois oponentes que movem peças

Leia mais

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos 1 III. BISPOS Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos O principal objetivo

Leia mais

A estratégia das peças menores

A estratégia das peças menores A estratégia das peças menores Pedro Aladar Tonelli Instituto de Matemática e Estatística USP 6 de outubro de 2004 Sumário Características do Bispo e do Cavalo Características do bispo Características

Leia mais

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical).

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical). Xadrez para Todos Professor: Frederic Cesa Dias E-mail: fredericcesadias@gmail.com Site: www.fredericcesadias.com > Xadrez * O objetivo do jogo é ameaçar o rei adversário sem que este possa se salvar na

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 IV. TORRES Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras de movimento de torres Usar as regras de movimento para contar lances e capturas Resolver problemas usando as torres Entender a estratégia

Leia mais

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas Módulo 1 Tabuleiro, peças, movimentos e capturas O Tabuleiro O Xadrez é praticado entre duas pessoas, que comandam seus exércitos (brancas e negras). O objetivo do jogo é dar Xeque Mate ao rei adversário,

Leia mais

5. Problemas que podem surgir. 6. Estratégia Básica. 7. Questões de revisão. Traduzido e adaptado do inglês U.S.

5. Problemas que podem surgir. 6. Estratégia Básica. 7. Questões de revisão. Traduzido e adaptado do inglês U.S. 1 I. O TABULEIRO DE XADREZ E MOVIMENTOS DE PEÕES Objetivos desta lição: Nomear as casas do tabuleiro e as peças de xadrez Colocar as peças na sua posição inicial Enunciar e aplicar as regras de movimento

Leia mais

Jogos e Brincadeiras II

Jogos e Brincadeiras II Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. runo Holanda ula 2 Jogos e rincadeiras II Neste artigo continuaremos o assunto iniciado no material anterior. O primeiro exercício,

Leia mais

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES)

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES) XADREZ DA SORTE MATERIAL UM TABULEIRO COMUM DE 64 CASAS. DOIS DADOS COMUNS. AS 32 PEÇAS DO JOGO DE XADREZ. PONTUAÇÃO DOS DADOS A PONTUAÇÃO PARA MOVIMENTAÇÃO É A SEGUINTE: 2 = R1 (RETORNA UMA CASA) 3 =

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

Xadrez. todos. para. Aprendendo a jogar xadrez passo a passo

Xadrez. todos. para. Aprendendo a jogar xadrez passo a passo Xadrez para todos Aprendendo a jogar xadrez passo a passo James Mann de Toledo Juliana Kyoo Kamada Xadrez para todos Aprendendo a jogar xadrez passo a passo Americana - SP 2013 Copyright 2004 James Mann

Leia mais

1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha,

1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha, 1. Jogo dos saltos 1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha, e por um conjunto de fichas de 2 cores diferentes

Leia mais

XADREZ I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO. O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões:

XADREZ I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO. O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões: I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões: Diagrama. 01 1 - Responda com (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) O diagrama

Leia mais

Sumário desta lição: Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Sumário desta lição: Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 VIII. O ROQUE Objetivos desta lição: Aplicar corretamente as regras do roque Os objetivos centrais desta lição são ensinar as regras do roque e a sua importância como meio de proteger o rei de ataques.

Leia mais

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva XADREZ NA UFG Módulo I -Introdução Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva História do Xadrez Benjamin Franklin disputando uma partida de xadrez, quadro do artista Edward Harrison

Leia mais

Torneio de Xadrez. Escola Básica Adriano Correia de Oliveira. Centro de Recursos Biblioteca Escolar

Torneio de Xadrez. Escola Básica Adriano Correia de Oliveira. Centro de Recursos Biblioteca Escolar Torneio de Xadrez Escola Básica Adriano Correia de Oliveira Centro de Recursos Biblioteca Escolar Atividade do PAA do CRBE 2015/2016 Professor Frederico Oliveira Fonte: WEB Divertida e amiga, porque te

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 XII. GARFOS Objetivos: 1. Entender e ser capaz de explicar o que é um garfo. 2. Ser capaz de encontrar garfos durante os jogos. 3. Planejar como colocar o adversário em posições onde os garfos possam

Leia mais

Aprenda a jogar Xadrez!

Aprenda a jogar Xadrez! GÊNESIS Então disse Deus: haja luz, e houve luz O xadrez, como o amor, como a música, tem o poder de fazer as pessoas felizes Siegbert Tarrash médico e pedagogo Informativo Educacional e Cultural - Itaúna

Leia mais

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos)

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) 1 APÊNDICE C Produto da Dissertação: Sequência de Atividades Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) Jogo trabalhado: PONG HAU K'I Regras do jogo: Cada jogador possui duas peças e o jogo começa com as peças

Leia mais

Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE

Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE XADREZ NAS ESCOLAS A ATIVIDADE XADREZ O xadrez é uma agradável atividade lúdica, praticada por dois jogadores que movem peças

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira.

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE PEDAGOGIA CAMPUS DE CASTANHAL LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. Coordenadora: Débora Alfaia Bolsista: Gabriela Paixão Castanhal- PA 2012 Oficina de Jogos

Leia mais

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO Prof. Dr. Wilson da Silva 1 O TABULEIRO O tabuleiro de xadrez é formado por um quadrado de 8x8 com 64 casas iguais alternadamente claras (as casas brancas ) e escuras (as

Leia mais

Trabalho Final de Programação II. Xadrez. Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi.

Trabalho Final de Programação II. Xadrez. Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi. Trabalho Final de Programação II Xadrez Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi. Professores: Crediné Menezes Orivaldo de Lira Tavares Vitória, 15 de

Leia mais

A história do Xadrez

A história do Xadrez A história do Xadrez Não se sabe ao certo qual a verdadeira origem do Xadrez, porém duas histórias se destacam como ser a mais provável e verdadeira lenda. A primeira se passa em Taligana, uma pequena

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 28 peças gato e 28 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

Introdução. Por que as táticas são importantes?

Introdução. Por que as táticas são importantes? Introdução Por que as táticas são importantes? Estratégia, por outro lado, é a compreensão do que você (e o seu oponente) está tentando fazer a médio e a longo prazo. Ela envolve tais elementos como o

Leia mais

Distribuição de Jogos por Ciclo

Distribuição de Jogos por Ciclo REGRAS DOS JOGOS Distribuição de Jogos por Ciclo 1º CEB 2º CEB 3º CEB Sec. Semáforo x Gatos & Cães x x Rastros x x x Produto x x x Avanço x x Flume x 2 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas

Leia mais

livro das regras (provisório)

livro das regras (provisório) livro das regras (provisório) Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7; 14 peças brancas e 14 peças negras. Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário,

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional Vila Real JOGOS M AT E M Á T I CO S.º Campeonato Nacional LIVRO DE REGRAS Semáforo Autor: Alan Parr Material Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 8 peças gato e 8 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte:

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte: Regras do Xadrez Introdução O jogo de Xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezasseis peças: Um Rei, uma Dama, duas Torres,

Leia mais

Abertura: princípios gerais

Abertura: princípios gerais Abertura: princípios gerais Controle ou ocupação do centro Segurança do rei Desenvolvimento rápido Iniciativa Qualquer pessoa que tenta aprimorar seus conhecimentos sobre o jogo de xadrez sente-se, de

Leia mais

Manual básico de Go. MANUAL BÁSICO DE GO. Distribuição Gratuita.

Manual básico de Go. MANUAL BÁSICO DE GO. Distribuição Gratuita. MANUAL BÁSICO DE GO Distribuição Gratuita. Regras do GO: 1 As peças pretas começam a não ser que seja um jogo com handicap. 2 Os jogadores alternam suas jogadas, jogando-se uma peça por vez. 3 As peças

Leia mais

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate.

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate. História O xadrez descende de jogos desenvolvidos na Índia, dos quais o mais antigo conhecido é o chaturanga, do século VI EC. O jogo logo foi levado para Pérsia, onde se tornou uma atividade da nobreza

Leia mais

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos 1 JOGOS PRÉ-ENXADRÍSTICOS Professor Wilson da Silva Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos os

Leia mais

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Semáforo Autor: Alan Parr Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 Jogos cooperativos e jogos cooperativos Conceitos: Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar

Leia mais

Manual do KReversi. Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing

Manual do KReversi. Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como jogar 6 3 Regras do jogo, estratégias e dicas 7 3.1 Fundamentos do Jogo...................................

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 6 Jogos Quando falamos em jogos, pensamos em vários conhecidos como: xadrez, as damas e os jogos com baralho. Porém,

Leia mais

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras.

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. CONCEITOS TÁTICOS E SISTEMAS Conceitos Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. Tipos de sistemas: Sistemas defensivos:

Leia mais

Buscando um Invariante

Buscando um Invariante Resolução de Problemas Lista 01 com dicas e discussão Faça mentalmente as seguintes multiplicações: 1. 27 37 2. 21 23 Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior. Decida o

Leia mais

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9 O JOGO DE GO O jogo de Go O Go é um antigo jogo de tabuleiro e acredita-se ter surgido entre 2500 e 4000 anos atrás na China. É um jogo de regras simples, mas por outro lado é extremamente complexo. Segundo

Leia mais

Crie seu próprio mundo

Crie seu próprio mundo Scratch 2 Crie seu próprio mundo All Code Clubs must be registered. By registering your club we can measure our impact, and we can continue to provide free resources that help children learn to code. You

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

Curso básico de Xadrez

Curso básico de Xadrez Projeto LIPRA Livro Interativo Potencializado com Realidade Aumentada Curso básico de Xadrez Autor: Raryel Costa Souza Orientação: Claudio Kirner Xadrez 1 Introdução O xadrez é um jogo de tabuleiro para

Leia mais

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo Gamão Como jogar este maravilhoso jogo Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Cada jogador tem 15 peças (pedras) que se movem por 24 triângulos (casas) de acordo com os números obtidos pela

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Série/Ano/Turma: 7º ano e 8º ano do Ensino Fundamental. 1.2 Turno: manhã. 1.3 Data: outubro/2015 1.4 Tempo da aula: 2 horas. 1.5 Tema da aula: Teoria de

Leia mais

1 HABILIDADES INTELECTUAIS ATRIBUÍDAS AO ESTUDO E PRÁTICA DO XADREZ

1 HABILIDADES INTELECTUAIS ATRIBUÍDAS AO ESTUDO E PRÁTICA DO XADREZ INTRODUÇÃO - VALOR EDUCATIVO DO XADREZ O xadrez provou ter valor educativo, em nada parecido a outros jogos de mesa. Ele é praticado em todo o mundo e antes mesmo da criação da Federação Internacional

Leia mais

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

Xadrez, Matemática e Computação

Xadrez, Matemática e Computação Xadrez, Matemática e Computação Adalberto Ayjara Dornelles Filho aadornef@ucs.br 24 de dezembro de 2005 Resumo Este texto é uma coletânea de breves considerações matemáticas e computacionais sobre alguns

Leia mais

Xadrez Básico - Aula 2

Xadrez Básico - Aula 2 Xadrez Básico - Aula Pedro A. Tonelli de setembro de 00 Alguns finais básicos Uma partida de xadrez é geralmente dividida em três partes: a abertura, o meio jogo e o final. A abertura são os lances iniciais

Leia mais

Atividade 1 O Xadrez e a Matemática

Atividade 1 O Xadrez e a Matemática Atividade 1 O Xadrez e a Matemática Primeira Parte: A lógica dos grãos de trigo Pelo que podemos observar o Xadrez tem muito mais haver com a matemática do que imaginamos. Além de ser um jogo de estratégia,

Leia mais

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP DATA / LOCAL: 29 e 30/09/2018 / CECOM - APCEF/SP REGULAMENTO TÉCNICO DAMAS Art. 1º. O torneio de Damas do VIII JOGOS DOS APOSENTADOS será realizado de acordo com as regras estabelecidas

Leia mais

1) Deixe tudo bem organizado e registrado

1) Deixe tudo bem organizado e registrado Gerenciamento de Projetos pode ser algo bem complicado já que, para ser um bom gerente, você precisa levar em consideração diversas variáveis na hora de planejar o projeto. Prazos, custos, riscos são alguns

Leia mais

Versão preliminar da Apostila de Xadrez Pedagógico

Versão preliminar da Apostila de Xadrez Pedagógico Versão preliminar da Apostila de Xadrez Pedagógico Porque pensar é o que nos diferencia! 1 INTRODUÇÃO Este é um copilado de didáticas já existentes de protoxadrez, algumas adaptadas das existentes e outras

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 A OVELHA PERDIDA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar

Leia mais

REGULAMENTO 1. REGULAMENTO DE XADREZ RÁPIDO

REGULAMENTO 1. REGULAMENTO DE XADREZ RÁPIDO REGULAMENTO 1. REGULAMENTO DE XADREZ RÁPIDO 1.1. A partida de 'Xadrez Rápido' é aquela onde todos os lances devem ser feitos num limite de tempo predeterminado de 10 minutos, extrapolado esse tempo o competidor

Leia mais

Atividades complementar 6º Anos Ciências Descobrindo as características do ar

Atividades complementar 6º Anos Ciências Descobrindo as características do ar Turmas: 61 e 62. Atividades complementar 6º Anos Ciências Descobrindo as características do ar Conteúdo Relacionado: Apostila 4, capítulo: O Ar. Objetivo: Complemento de estudo aos conteúdos trabalhados

Leia mais

Público-alvo: Alunos de 6º ano a 9º do ensino fundamental. 3 cartas de identificação da idade (estudante, adulto, aposentado)

Público-alvo: Alunos de 6º ano a 9º do ensino fundamental. 3 cartas de identificação da idade (estudante, adulto, aposentado) Elaboração do Jogo Brincando de Detetive. Autora: Rassiê Tainy de Paula Público-alvo: Alunos de 6º ano a 9º do ensino fundamental. Material necessário: 1 tabuleiro; 3 cartas de identificação da cor do

Leia mais

Projeto Xadrez Entrega 01: Polimorfismo e Herança

Projeto Xadrez Entrega 01: Polimorfismo e Herança Professore: Aluno PAE (Turma A): Aluno PAE (Turma C): João do E.S. Batista Neto (jbatista at icmc.usp.br) Felipe S. L. G. Duarte (fgduarte at icmc.usp.br) Oscar Cuadros Linares (ocuadrosl at gmail.com)

Leia mais

"PASSO A PASSO DE ESTUDO"

PASSO A PASSO DE ESTUDO 2 Aqui no EPISÓDIO 04 você recebe o PASSO A PASSO para estudar Inglês diariamente e usando tudo o que ensinei durante o AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo que eu falei para você

Leia mais

Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ

Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ Este trabalho resulta de uma parceria entre a FPX e a FCCN, com o apoio do IDP. Vídeos de divulgação: Fase 1 Iniciação: Regras básicas e

Leia mais

XADREZ PARA INICIANTES

XADREZ PARA INICIANTES EDUCAÇÃO FÍSICA Apostila 1 XADREZ PARA INICIANTES A importância do jogo de xadrez no ambiente escolar e na vida A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento

Leia mais

Implementação e Avaliação do Algoritmo MCTS-UCT para o jogo Chinese Checkers. Jhonny Moreira

Implementação e Avaliação do Algoritmo MCTS-UCT para o jogo Chinese Checkers. Jhonny Moreira Implementação e Avaliação do Algoritmo MCTS-UCT para o jogo Chinese Checkers Jhonny Moreira Introdução Introdução Na área da inteligência artificial (IA), a motivação é conseguir colocar os computadores

Leia mais

Xadrez Básico - Aula 1

Xadrez Básico - Aula 1 Xadrez Básico - Aula Pedro A. Tonelli de agosto de 00 O tabuleiro e a notação algébrica Este é um curso para iniciantes no jogo de xadrez, mas que já se habituaram com o movimento das peças e objetivos

Leia mais

Jogos de tabuleiro por todos os lados

Jogos de tabuleiro por todos os lados Jogos Jogos de tabuleiro por todos os lados Amplie o acervo e inclua esses importantes recursos didáticos na rotina de alunos e professores Daniele Pechi Qual foi a última vez que você viu os alunos jogando

Leia mais

"Em um momento mágico de trégua no mundo mitológico do xadrez, os peões trocaram suas armas por uma bola e resolveram jogar uma partida de futebol..." Futebol de Tabuleiro Livro de Regras Rafael Cotait

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

CARTILHA DE XADREZ MÓDULO 1: INICIANTES

CARTILHA DE XADREZ MÓDULO 1: INICIANTES EVANDRO AMORIM BARBOSA (Grande Mestre de Xadrez) GERSON PERES BATISTA (Mestre Nacional de Xadrez) IVAN VILAÇA DOS SANTOS THALES BRAGHINI LEÃO Sem reserva de direitos de autor, para uma ampla divulgação

Leia mais

Acesse umaideiaboa.com

Acesse umaideiaboa.com 1. O QUE É DROPSHIPPING? Dropshipping é uma cadeia comercial muito difundida na Europa e EUA, porém muito recente no Brasil. Nos países de primeiro mundo, existem vários exemplos de pessoas comuns que

Leia mais

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres.

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. Cordeiros e tigres MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. 1. O jogo começa com o tabuleiro vazio. 2. Quem está com os tigres ocupa

Leia mais

INTRODUÇÃO O MAGO SUPREMO DE AKIGAM! CONTEÚDO DA CAIXA

INTRODUÇÃO O MAGO SUPREMO DE AKIGAM! CONTEÚDO DA CAIXA INTRODUÇÃO A Energia Primordial era chamada de Akigam. Os magos antigos, manipuladores dessa energia, criaram um jogo para não esquecerem seus feitiços. Você aprenderá as mesmas técnicas, competindo em

Leia mais

Exercícios sobre Métodos de Contagem

Exercícios sobre Métodos de Contagem Exercícios sobre Métodos de Contagem 1) Um grupo de 4 alunos (Alice, Bernardo, Carolina e Daniel) tem que escolher um líder e um vice-líder para um debate. (a) Faça uma lista de todas as possíveis escolhas

Leia mais

AS REGRAS DE GRECO. Quarta Regra

AS REGRAS DE GRECO. Quarta Regra AS REGRAS DE GRECO Agora no momento de leitura vamos continuar estudando as regras de Greco. 4- Não desenvolva sua Dama prematuramente. 5- Não inicie um ataque se estiver em desvantagem no desenvolvimento

Leia mais

ÍNDICE Capítulo I - Momento de transição ofensiva 102 Capítulo II - Momento de transição ofensiva

ÍNDICE Capítulo I - Momento de transição ofensiva 102 Capítulo II - Momento de transição ofensiva ÍNDICE Índice Índice de esquemas e símbolos Introdução Acerca da escolha do tema A estrutura da publicação Capítulo I - Momento de transição ofensiva Parte I Momento de Transição Ofensiva Esquema Resumo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS - TEXTO: Torre de Hanói e Triângulo de Sierpinski AUTOR: Mayara Brito (estagiária da BOM) André Brito (estagiário da BOM) ORIENTADOR: Prof.

Leia mais

NA PUBLICIDADE NA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

NA PUBLICIDADE NA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO SOACC 2017 Semana Olivina de Arte Cultura e Conhecimento 10/10/2018 O QUE É? ANAMORFOSE: Anamorfoses são representações distorcidas de figuras que podem ser visualizadas em uma superfície refletora em

Leia mais

01) Qual é o valor da soma ? Esta soma é par ou é ímpar?

01) Qual é o valor da soma ? Esta soma é par ou é ímpar? LISTA 01 PARIDADE PROF: Isabela Ribeiro Brosco 18/06/2016 Aluno(a): 01) Qual é o valor da soma 1 + 2 + 3 +... + 2014 + 2015 + 2016? Esta soma é par ou é ímpar? 02) Qual é a soma dos múltiplos de 3 entre

Leia mais

CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos

CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos [pg 1] CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos O tempo: 1855. A localidade: O oeste americano Você é um pesquisador de ouro, que alinha o seu território de sondagem e o defende

Leia mais

Coisas da Léia - Como jogar

Coisas da Léia -  Como jogar Como jogar É um jogo para a criança desenvolver a habilidade das mãos e a rapidez de raciocínio.o jogo tem vários nomes ao redor do país: três marias, jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso,

Leia mais

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 7 CAPÍTULO Basquetebol 7.1 Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 cap7.1.indd 2 27/05/13 18:20 PRINCIPIANTE 1 X 1 + 1 PRINCIPIANTE 01 PRINCIPIANTE

Leia mais

2

2 Go Ludus História OGoé um jogo tradicional do Oriente. Surgiu na China há mais de 00 anos e foi introduzido no Japão em 00 d.c., sendo muito popular nos dois países. É um jogo de influência, com regras

Leia mais

MAC 115 Introdução à Ciência da Computação ROTHELO

MAC 115 Introdução à Ciência da Computação ROTHELO MAC 115 Introdução à Ciência da Computação INSTITUTO DE FÍSICA - BACHARELADO NOTURNO SEGUNDO SEMESTRE DE 2010 Terceiro Exercício-Programa (EP3) Data de entrega: até 06 de dezembro de 2010 (2a.feira) ROTHELO

Leia mais