Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Halliday & Resnick Fundamentos de Física"

Transcrição

1 Halliday & Resnick Fundaments de Física Mecânica Vlume 1

2 O GEN Grup Editrial Nacinal reúne as editras Guanabara Kgan, Sants, Rca, AC Farmacêutica, LTC, Frense, Métd, EPU, Atlas e Frense Universitária O GEN-IO GEN Infrmaçã Online é repsitóri de material suplementar ds livrs dessas editras

3 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Capítul 5 Frça e Mviment I Cpyright 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

4 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

5 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn Objetivs d Aprendizad 5.01 Saber que uma frça é uma grandeza vetrial e, prtant, tem um módul e uma rientaçã Dadas duas u mais frças que agem sbre a mesma partícula, smar vetrialmente as frças para bter a frça resultante Cnhecer a primeira e a segunda lei de Newtn Cnhecer s referenciais inerciais Desenhar diagrama de crp livre de um bjet, representand as frças que agem sbre bjet na frma de vetres Aplicar a relaçã entre a frça resultante que age sbre um bjet, a massa d bjet e a aceleraçã prduzida Saber que apenas frças externas pdem prduzir aceleraçã.

6 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn Uma frça: É um puxã u um empurrã Prduz aceleraçã Vams estudar as três leis de Newtn A mecânica newtniana é válida para situações d dia a dia Nã é válida para velcidades próximas da velcidade da luz Nã é válida para bjets de dimensões atômicas u subatômicas Pde ser encarada cm uma aprximaçã da relatividade geral

7 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn Antes da mecânica newtniana: Acreditava-se que era necessária uma influência (frça) para manter um crp em mviment O estad natural ds bjets era estad de repus As bservações pareciam cnfirmar essa ideia (pr causa d atrit) Imagine, prém, uma superfície sem atrit O bjet cntinua a se mver para sempre cm velcidade cnstante O atrit é uma frça!

8 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn Características das frças: Unidade: a unidade de frça d SI é newtn (N); 1 N = 1 kg m/s 2 A aceleraçã de um bjet é prprcinal à frça aplicada A frça é uma grandeza vetrial A frça resultante é a sma vetrial de tdas as frças aplicadas a um bjet Princípi de superpsiçã para frças: Uma frça resultante tem mesm efeit sbre um crp que tdas as frças agind simultaneamente Assim, um enunciad mais rigrs da Primeira Lei de Newtn é seguinte:

9 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn A primeira lei de Newtn nã é válida em tds s referenciais Referenciais inerciais: (a): um disc sem atrit, que ruma para sul a partir d pl nrte, vist d espaç (b): a mesma situaçã, vista da superfície da Terra Para grandes distâncias, a superfície da Terra é um referencial nã inercial N cas (b), é precis intrduzir uma frça fictícia para descrever desvi Figura Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

10 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn Geralmente, supms que sl é um referencial inercial Respsta: (c), (d), (e)

11 Fundaments de Física Mecânica Vl A Primeira e a Segunda Lei de Newtn O que é a massa? Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida a massa de um crp é a prpriedade que relacina a frça aplicada a crp à aceleraçã resultante A massa é uma medida da resistência de um crp a qualquer mudança de mviment (variaçã de velcidade) A massa é inversamente prprcinal à aceleraçã Exempl Aplicaçã de uma frça de 8,0 N a váris bjets: Massa: 1 kg aceleraçã: 8 m/s 2 Massa: 2 kg aceleraçã: 4 m/s 2 Massa: 0,5 kg aceleraçã: 16 m/s 2 Aceleraçã: 2 m/s 2 massa: 4 kg

12 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn O efeit das frças pde ser express pr uma lei: Em frma de equaçã, tems: Identifique bjet de interesse e inclua apenas as frças que agem sbre esse bjet! Separe s eixs (sã independentes): Eq. (5-1) Eq. (5-2)

13 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn Se a frça resultante que age sbre um crp é nula, a aceleraçã d crp é zer as frças que agem sbre crp estã em equilíbri mas as frças cntinuam a existir! Unidades de frça:

14 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn Para reslver prblemas que envlvem frças, pdems usar um diagrama de crp livre O únic crp mstrad é crp de interesse As frças sã representadas pr vetres cm a rigem n crp Os eixs d sistema de crdenadas sã mstrads n desenh A aceleraçã NUNCA aparece em um diagrama de crp livre Figura Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

15 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn Respsta: F 3 = 2 N para a esquerda em ambs s cass

16 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A Primeira e a Segunda Lei de Newtn Um sistema é frmad pr um u mais crps Uma frça que um crp, que nã pertence a sistema, exerce sbre um crp d sistema é chamada de frça externa A frça resultante que age sbre sistema é a sma das frças externas Uma frça que um crp, que pertence a sistema, exerce sbre utr crp que pertence a sistema é chamada de frça interna O diagrama de crp livre de um sistema nã inclui frças internas, prque elas nã pdem acelerar sistema Nta: nã cnfunda diagrama de crp livre de um sistema cm s diagramas de crp livre ds crps que pertencem a sistema.

17 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Algumas Frças Especiais

18 Fundaments de Física Mecânica Vl Algumas Frças Especiais Objetivs d Aprendizad 5.08 Determinar módul e a rientaçã da frça gravitacinal que age sbre um crp cm dada massa, cuja aceleraçã de queda livre é cnhecida Saber que pes é módul da frça necessária para evitar que um crp entre em queda livre, medida n referencial d sl Saber que uma balança só frnece pes crret de um crp quand a medida é executada em um referencial inercial. Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Determinar módul e a rientaçã da frça nrmal a que um crp é submetid quand exerce uma frça perpendicular a uma superfície Saber que a frça de atrit é uma frça a que um crp é submetid quand desliza u tenta deslizar em uma superfície Saber que uma crda esticada está submetida a uma frça de traçã nas duas extremidades.

19 Fundaments de Física Mecânica Vl Algumas Frças Especiais Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida A frça gravitacinal é um tip especial de atraçã que um crp exerce sbre utr em geral, um ds crps é a Terra Em queda livre (na direçã y, desprezand a resistência d ar): A frça gravitacinal também age sbre crps em repus! Pdems escrever a frça gravitacinal em frma vetrial: Eq. (5-8) Eq. (5-9)

20 Fundaments de Física Mecânica Vl Algumas Frças Especiais Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Pes: É nme dad à frça gravitacinal que um astr (cm a Terra) exerce sbre um crp é uma frça medida em newtns apnta para centr d astr

21 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Algumas Frças Especiais Exempl Para relacinar pes à massa, cnsidere uma maçã em queda livre. A única frça que age sbre a maçã é a frça gravitacinal, que prduz uma aceleraçã g. Aplicand a Segunda Lei de Newtn Prtant, F res = ma em que F res = F g = P e a = g F g = P = mg P = mg (relaçã entre pes e massa)

22 Fundaments de Física Mecânica Vl Algumas Frças Especiais Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Pesagem: Usams uma balança de prats para cmparar a massa d crp cm massas cnhecidas, determinams a massa e calculams pes Usams uma balança de mla que mede pes em uma escala calibrada Pes nã é sinônim de massa: uma balança de prats mede mesm valr para diferentes valres de g, enquant uma balança de mla mede valres diferentes para diferentes valres de g O pes deve ser medid sem que crp esteja sujeit a uma aceleraçã vertical Pr exempl: n banheir de casa, u de um trem, mesm que em mviment, mas nã em um elevadr

23 Fundaments de Física Mecânica Vl Algumas Frças Especiais A frça nrmal: Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Se vcê está de pé em um pis, a frça que a superfície exerce sbre vcê (devid à defrmaçã) é chamada de frça nrmal Nrmal significa perpendicular Figura 5-7

24 Fundaments de Física Mecânica Vl Algumas Frças Especiais Exempl Frça nrmal experimentada pr um blc em repus em uma superfície hrizntal que está cm uma aceleraçã vertical a y : Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida em repus na direçã vertical: Eq. (5-14) Eq. (5-13) Respstas: (a) igual (a aceleraçã é zer) (b) mair (veja a Eq para a y > 0)

25 Fundaments de Física Mecânica Vl Algumas Frças Especiais Frça de atrit: Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Aparece quand um bjet desliza u tenta deslizar sbre utr É paralela à superfície e tem a direçã cntrária à d mviment Figura 5-8

26 Fundaments de Física Mecânica Vl Algumas Frças Especiais Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Frça de traçã: Uma crda é presa a um crp e esticada A crda exerce sbre crp uma frça T Dizems que a crda está send tracinada A traçã exercida sbre a crda é T Uma crda inextensível e de massa desprezível existe apenas cm um mei de ligaçã entre dis crps A crda exerce a mesma frça T sbre s dis crps A frça cntinua a ser a mesma se s crps e a crda frem acelerads, e mesm se a crda passar pr uma plia sem atrit e de massa desprezível As expressões em itálic sã hipóteses simplificadras

27 Fundaments de Física Mecânica Vl Algumas Frças Especiais Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Figura 5-9 Respstas: (a) igual (b) mair (c) menr

28 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Aplicações das Leis de Newtn

29 Fundaments de Física Mecânica Vl Aplicações das Leis de Newtn Objetivs d Aprendizad 5.14 Cnhecer a terceira lei de Newtn e s pares de frças da terceira lei N cas de um bjet que se mve na vertical, na hrizntal u em um plan inclinad, aplicar a segunda lei de Newtn a um diagrama de crp livre d bjet. Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Em um sistema n qual váris bjets se mvem rigidamente ligads uns as utrs, desenhar diagramas de crp livre e aplicar a segunda lei de Newtn as bjets isladamente e também a sistema cm um td.

30 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Aplicações das Leis de Newtn Dis crps interagem quand empurram u puxam um a utr: Pdems escrever essa lei cm uma relaçã entre escalares u uma relaçã entre vetres: Chamams essas duas frças de par de frças da terceira lei Eq. (5-15) Sempre que dis bjets interagem, existe um par de frças da terceira lei

31 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Aplicações das Leis de Newtn Figura 5-11 Pares de frças da terceira lei: Iss inclui as frças gravitacinais entre a Terra e a laranja!

32 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Aplicações das Leis de Newtn Respstas: (a) aumentam; (b) sim; (c) diminuem ligeiramente (a frça gravitacinal da Terra diminui cm a altitude, mas esse efeit é imperceptível para pequenas variações, cm n cas d elevadr); (d) sim

33 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Aplicações das Leis de Newtn Exempl Um blc de massa M = 3,3 kg, ligad pr uma crda e uma plia a um blc de massa m = 2,1 kg, desliza em uma superfície sem atrit Figura 5-12 Figura 5-13

34 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Aplicações das Leis de Newtn Desenhe as frças envlvidas Trate a crda cm inextensível, a plia cm sem massa e sem atrit, e s blcs cm partículas Desenhe um diagrama de crp livre para cada blc Aplique a segunda lei de Newtn (F = ma) a cada blc para bter um sistema de duas equações Elimine uma incógnita (T) e reslva sistema de equações resultante para calcular a aceleraçã Figura 5-14

35 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Para blc deslizante: Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Aplicações das Leis de Newtn Para blc pendente: Cmbinand, btems: Eq. (5-21) Eq. (5-18) Eq. (5-20) Eq. (5-22) Reslvend, btems a = 3,8 m/s 2 e T = 13 N Iss faz sentid? Verifique se as dimensões estã crretas, se a < g, se T < mg (cas cntrári, a aceleraçã seria para cima), e s cass-limite (g = 0, M = 0, m = )

36 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Aplicações das Leis de Newtn Exempl Um blc send puxad em uma rampa: Figura 5-15

37 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Resum

38 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 5 Resum Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Mecânica Newtniana As frças sã puxões u empurrões As frças prduzem aceleraçã Primeira Lei de Newtn Se a frça resultante que age sbre um crp é zer, crp permanece em repus u se mve em linha reta cm velcidade cnstante. Frça É uma grandeza vetrial 1 N = 1 kg m/s 2 A frça resultante é a sma de tdas as frças que agem sbre crp Referenciais Inerciais Sã s referenciais para s quais as leis de Newtn sã válidas

39 Fundaments de Física Mecânica Vl. 1 5 Resum Cpyright LTC Livrs Técnics e Científics Editra Ltda. Reprduçã pribida Massa É a prpriedade que relacina a frça aplicada a crp à aceleraçã resultante É uma grandeza escalar Segunda Lei de Newtn Eq. (5-1) O diagrama de crp livre representa as frças que agem sbre um bjet Algumas Frças Especiais Pes: Frça nrmal Frça de atrit Frça de traçã Eq. (5-12) Terceira Lei de Newtn Lei ds pares de frças Se B exerce uma frça sbre C, entã C exerce uma frça sbre B dada pr Eq. (5-15)

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundaments de Física Mecânica Vlume 1 www.grupgen.cm.br http://gen-i.grupgen.cm.br O GEN Grup Editrial Nacinal reúne as editras Guanabara Kgan, Sants, Rca, AC Farmacêutica, LTC, Frense,

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundaments de Física Mecânica Vlume 1 www.grupgen.cm.br http://gen-i.grupgen.cm.br O GEN Grup Editrial Nacinal reúne as editras Guanabara Kgan, Sants, Rca, AC Farmacêutica, LTC, Frense,

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundaments de Física Mecânica Vlume 1 www.grupgen.cm.br http://gen-i.grupgen.cm.br O GEN Grup Editrial Nacinal reúne as editras Guanabara Kgan, Sants, Rca, AC Farmacêutica, LTC, Frense,

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundaments de Física Mecânica Vlume 1 www.grupgen.cm.br http://gen-i.grupgen.cm.br O GEN Grup Editrial Nacinal reúne as editras Guanabara Kgan, Sants, Rca, AC Farmacêutica, LTC, Frense,

Leia mais

Capítulo 5. Força e Movimento I. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Capítulo 5. Força e Movimento I. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Capítul 5 Frça e Mviment I Cpyright 5-1 Primeira e Segunda Leis de Newtn Uma frça: É um empurrã r puxã atuand em um bjet Causa aceleraçã Ns cncentrarems nas três leis de mviment de Newtn: Mecânica Newtniana

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

A grandeza física capaz de empurrar ou puxar um corpo é denominada de força sendo esta uma grandeza vetorial representada da seguinte forma:

A grandeza física capaz de empurrar ou puxar um corpo é denominada de força sendo esta uma grandeza vetorial representada da seguinte forma: EQUILÍBRIO DE UM PONTO MATERIAL FORÇA (F ) A grandeza física capaz de empurrar u puxar um crp é denminada de frça send esta uma grandeza vetrial representada da seguinte frma: ATENÇÃO! N S.I. a frça é

Leia mais

Energia Cinética e Trabalho

Energia Cinética e Trabalho Capítul 7 Energia Cinética e Trabalh Cpyright 7-1 Energia Cinética Metas de Aprendizad 7.01 Aplicar a relaçã entre a energia cinética de uma partícula, sua massa e sua velcidade. 7.02 Entender que a energia

Leia mais

Capítulo 6. Força e Movimento II. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Capítulo 6. Força e Movimento II. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Capítul 6 Frça e Mviment II Cpyright 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved. 6-1 Atrit Metas de aprendizad 6.01 Distinguir entre a situaçã de atrit estátic e a de atrit cinétic. 6.02 Determinar

Leia mais

Mais problemas resolvidos! Atrito e força centrípeta:

Mais problemas resolvidos! Atrito e força centrípeta: Mais prblemas reslvids! Atrit e frça centrípeta: Prblema 04. a figura a lad, um prc brincalhã escrrega em uma ο rampa cm uma inclinaçã de 35 e leva dbr d temp que levaria se nã huvesse atrit. Qual é ceficiente

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Energia Cinética e Trabalho

Energia Cinética e Trabalho Capítul 7 Energia Cinética e Trabalh Cpyright 7-1 Energia Cinética Energia é necessária para qualquer tip de mvim. Energia: É uma grandeza escalar assciada a um bjet u a um sistema de bjets Pde alterar

Leia mais

Capítulo 6. Força e Movimento II. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Capítulo 6. Força e Movimento II. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Capítul 6 Frça e Mviment II Cpyright 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved. 6-1 Atrit Frças de atrit sã essenciais para: Levantar cisas Andar, bicicleta, dirigir para qualquer lugar Escrever cm

Leia mais

t e os valores de t serão

t e os valores de t serão A prva tem valr ttal de 48 pnts equivalentes as it (8) questões esclhidas pels aluns. A sma ds itens para cada questã é sempre igual a seis (6). d t 5 =. V m = =,5m / s, cnsiderand que carr desacelera

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Mecânica e Ondas Prof. Pedro Abreu Prof. Mário Pinheiro. Série 4. Semana: 13/3 a 17/3 de 2017 Ler Serway, Capt.4 e 5 (ver Fénix) arctg 13.5 ] Fig.

Mecânica e Ondas Prof. Pedro Abreu Prof. Mário Pinheiro. Série 4. Semana: 13/3 a 17/3 de 2017 Ler Serway, Capt.4 e 5 (ver Fénix) arctg 13.5 ] Fig. LEAN MEMec Mecânica e Ondas Prf. Pedr Abreu Prf. Mári Pinheir Série 4 Semana: 13/3 a 17/3 de 017 Ler Serway, Capt.4 e 5 (ver Fénix) 1 Aceleraçã centrípeta: Uma viatura arranca d sinal stp cm aceleraçã

Leia mais

Energia Potencial e Conservação de Energia

Energia Potencial e Conservação de Energia Capítul 8 Energia Ptencial e Cnservaçã de Energia Cpyright 8-1 Energia Ptencial Objetivs de Aprendizad 8.01 Distinguir uma frça cnservativa de uma frça nã cnservativa. 8.02 Para uma partícula se mvend

Leia mais

As propriedades do gás estelar

As propriedades do gás estelar As prpriedades d gás estelar Estrelas sã massas gassas mantidas gravitacinalmente cm uma frma quase esférica e que apresentam prduçã própria de energia. A definiçã acima, além de nã ser a mais precisa

Leia mais

Apostila de Física MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE (1 a versão - Versão provisória - setembro/2000) Prof. Petrônio Lobato de Freitas

Apostila de Física MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE (1 a versão - Versão provisória - setembro/2000) Prof. Petrônio Lobato de Freitas Apstila de Física MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE (1 a versã - Versã prvisória - setembr/000) Prf. Petrôni Lbat de Freitas A Experiência de Galileu Observand a queda de um bjet pdems ntar que a sua velcidade

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I FORÇA E MOVIMENTO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I FORÇA E MOVIMENTO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias Introdução A partir de agora vamos estudar o movimento

Leia mais

Cursinho Triu. Aula 2 - Cinemática. 1 o semestre de Pedro Simoni Pasquini

Cursinho Triu. Aula 2 - Cinemática. 1 o semestre de Pedro Simoni Pasquini Cursinh Triu 1 semestre de 014 Aula - Cinemática Pedr Simni Pasquini pasquini@i.unicamp.br 1 Aceleraçã Será que a psiçã d bjet temp e a velcidade sã sucientes para descrever um prblema? A verdade é que

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Leis de Newton

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Leis de Newton CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.2 Leis de Newton Ana Maria Torres da Silva - Engenharia Civil Myllena de Oliveira Barros - Engenharia de Produção Cinemática versus Dinâmica Cinemática:

Leia mais

FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton

FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton PROF. OSCAR FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton Qual é o fator responsável pela sensação de perigo para alguém que está no último carro de uma montanha russa? Uma força aceleração. atuando sobre o quilograma

Leia mais

Leis de Newton Ericson Alves Engenharia Civil 6º Período Leandro Marinho Engenharia Civil - 6º Período

Leis de Newton Ericson Alves Engenharia Civil 6º Período Leandro Marinho Engenharia Civil - 6º Período CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2017.1 Leis de Newton Ericson Alves Engenharia Civil 6º Período Leandro Marinho Engenharia Civil - 6º Período Roteiro da Aula Cinemática e Dinâmica; Força

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos. Lançamento horizontal Resgate no Mar. MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES 2ª. Parte. Enunciado

FÍSICA - I. Objetivos. Lançamento horizontal Resgate no Mar. MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES 2ª. Parte. Enunciado FÍSICA - I MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES ª. Parte Prf. M.Sc. Lúci P. Patrcíni Objetivs Analisar mviment de prjéteis e suas variantes. Física I - Prf. M.Sc. Lúci P. Patrcíni Lançament hrizntal Resgate

Leia mais

FÍSICA - I. MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES 2ª. Parte. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio

FÍSICA - I. MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES 2ª. Parte. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio FÍSICA - I MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES ª. Parte Prf. M.Sc. Lúci P. Patrcíni Objetivs Analisar mviment de prjéteis e suas variantes. Física I - Prf. M.Sc. Lúci P. Patrcíni Lançament hrizntal Resgate

Leia mais

AL 1.1 Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida. Nome dos membros do grupo: Data de realização do trabalho:

AL 1.1 Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida. Nome dos membros do grupo: Data de realização do trabalho: Escla Secundária de Laga Física e Química A 10º An Paula Mel Silva Relatóri Simplificad AL 1.1 Mviment num plan inclinad: variaçã da energia cinética e distância percrrida Identificaçã d trabalh (Capa)

Leia mais

Nome dos membros do grupo: Data de realização do trabalho:

Nome dos membros do grupo: Data de realização do trabalho: Escla Secundária de Laga Física e Química A 10º An Paula Mel Silva Identificaçã d trabalh (Capa) Relatóri Simplificad AL 1.2 Mviment vertical de queda e de ressalt de uma bla: transfrmações e transferências

Leia mais

Questão 46. Questão 48. Questão 47. Questão 49. alternativa C. alternativa D. alternativa D

Questão 46. Questão 48. Questão 47. Questão 49. alternativa C. alternativa D. alternativa D Questã 46 Se uma pessa cnseguiu percrrer a distância de 3 000 m em 45 minuts, sua velcidade escalar média, nesse interval, fi: a),0 km/h d) 6,0 km/h b) 3,0 km/h e) 6,7 km/h alternativa C c) 4,0 km/h A

Leia mais

A força resultante sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela aceleração do corpo. Em termo de equação temos

A força resultante sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela aceleração do corpo. Em termo de equação temos !!"#$#!"%&' Uma interação que pode causar uma aceleração de um corpo (mudança na velocidade) é uma grandeza vetorial chamada de força. A relação entre uma força e a aceleração que ela causa foi descrita

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA FOLHA DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA FOLHA DE QUESTÕES CONCURSO DE DMISSÃO O CURSO DE GRDUÇÃO FÍSIC FOLH DE QUESTÕES 007 1 a QUESTÃO Valr: 1,0 Um hmem está de pé diante de um espelh plan suspens d tet pr uma mla. Sabend-se que: a distância entre s lhs d hmem

Leia mais

Leis de Newton. Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil Carlos Sérgio Oliveira- Engenharia Civil

Leis de Newton. Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil Carlos Sérgio Oliveira- Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Leis de Newton Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil Carlos Sérgio Oliveira- Engenharia Civil Roteiro da Aula Cinemática e Dinâmica; Força e Massa;

Leia mais

Estudo do efeito de sistemas de forças concorrentes.

Estudo do efeito de sistemas de forças concorrentes. Universidade Federal de Alagas Faculdade de Arquitetura e Urbanism Curs de Arquitetura e Urbanism Disciplina: Fundaments para a Análise Estrutural Códig: AURB006 Turma: A Períd Letiv: 2007 2007-2 Prfessr:

Leia mais

Direção do deslocamento

Direção do deslocamento Referência: Sears e Zemansky Física I Mecânica Capítul 6: TRABALHO E ENERGIA CINÉTICA Resum: Prfas. Bárbara e Márcia. INTRODUÇÃO A imprtância d cnceit de energia se baseia n princípi da cnservaçã da energia:

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Eletromagnetismo Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Avenida Prfessr Mell Mraes, nº 1. CEP 05508-900, Sã Paul, SP. PME 100 MECÂNICA A Terceira Prva 11 de nvembr de 009 Duraçã da Prva: 10 minuts (nã é permitid us de calculadras) 1ª Questã (,5 pnts): Um sólid

Leia mais

TRABALHO. Vamos então definir trabalho, para verificarmos como essa definição é utilizada na medida de energia de um corpo.

TRABALHO. Vamos então definir trabalho, para verificarmos como essa definição é utilizada na medida de energia de um corpo. Prfa Stela Maria e Carvalh ernanes 1 TRABALHO O cnceit e energia é um s mais imprtantes na ciência. A sua presença pe ser ntaa ns mais varias setres a ciência e a tecnlgia e se manifesta sb iversas frmas,

Leia mais

Curso Física 1. Aula - 6. Leis de Newton Parte 1

Curso Física 1. Aula - 6. Leis de Newton Parte 1 Curso Física 1 Aula - 6 Leis de Newton Parte 1 As Leis do Movimento A Primeira Lei de Newton Força Massa A Segunda Lei de Newton A Terceira Lei de Newton Exemplos Cinemática e Dinâmica Cinemática: Descreve

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Avaliação Imobiliária e Manutenção das Construções

Avaliação Imobiliária e Manutenção das Construções Avaliaçã Imbiliária e Manutençã das Cnstruções 1ª Épca 15 de junh de 2016 (11h30) (V1.26 V1.25) Nme: Númer: Duraçã ttal sem interval: 1,45 hras Ntas: I. Nã é permitida a cnsulta de quaisquer ntas u dcuments,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 3 Disciplina: Física Básica 1 090113 PROFESSOR: Álvaro Leonardi Ayala Filho Perguntas: 1 2 1.

Leia mais

Leis de Newton. Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. Sir Isaac Newton

Leis de Newton. Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. Sir Isaac Newton Leis de Newton Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. Sir Isaac Newton O QUE É FORÇA? A ideia de empurrar ou puxar um corpo para colocá-lo em movimento está relacionada ao conceito

Leia mais

Segunda lei de Newton

Segunda lei de Newton Segunda lei de Newton Pela 1ª lei de Newton, não precisamos de força para manter a velocidade de um corpo, mas sim para produzir mudanças (variações) dessa velocidade. Newton apresenta a relação existente

Leia mais

Lista 5 Leis de Newton

Lista 5 Leis de Newton Sigla: Disciplina: Curso: FISAG Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 5 Leis de Newton 01) Um corpo de massa m sofre ação de duas forças F1 e F2, como mostra a figura. Se m = 5,2 kg, F1 = 3,7 N e

Leia mais

Em geometria, são usados símbolos e termos que devemos nos familiarizar:

Em geometria, são usados símbolos e termos que devemos nos familiarizar: IFS - ampus Sã Jsé Área de Refrigeraçã e ndicinament de r Prf. Gilsn ELEENTS E GEETRI Gemetria significa (em greg) medida de terra; ge = terra e metria = medida. nss redr estams cercads de frmas gemétricas,

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON Objetos em equilíbrio F = 0 (Partícula em Equilíbrio, Forma vetorial)

Leia mais

COMPARAÇÃO DE CURVAS DE SOBREVIVÊNCIA

COMPARAÇÃO DE CURVAS DE SOBREVIVÊNCIA COMPARAÇÃO DE CURVAS DE SOBREVIVÊNCIA O prblema de cmparaçã de distribuições de sbrevivências surge cm freqüência em estuds de sbrevivência. Pr exempl, pde ser de interesse cmparar dis trataments para

Leia mais

, cujos módulos são 3N. Se F A

, cujos módulos são 3N. Se F A VTB 008 ª ETAPA Sluçã mentada da Prva de Física 0. nsidere duas frças, F A e F B, cujs móduls sã 3N. Se F A e F B fazem, respectivamente, ânguls de 60 e cm eix-x ( ângul é medid n sentid anti-hrári em

Leia mais

História da ciência antes de Newton

História da ciência antes de Newton As leis de Newton Motivação: Porque estudar as leis de Newton? Porque estudar as forças? Situações que envolvem forças na biologia (biofísica): sustentação e movimento de partes dos corpos dos seres vivos;

Leia mais

4 Extensão do modelo de Misme e Fimbel para a determinação da distribuição cumulativa da atenuação diferencial entre dois enlaces convergentes

4 Extensão do modelo de Misme e Fimbel para a determinação da distribuição cumulativa da atenuação diferencial entre dois enlaces convergentes 4 Extensã d mdel de Misme e Fimbel ra a determinaçã da distribuiçã cumulativa da atenuaçã diferencial entre dis enlaces cnvergentes 4.. Distribuiçã cumulativa cnjunta das atenuações ns dis enlaces cnvergentes

Leia mais

EM34B Mecânica dos Fluidos 1

EM34B Mecânica dos Fluidos 1 EM34B Mecânica ds Fluids 1 Prf. Dr. André Damiani Rcha archa@utfpr.edu.br Parte II: 2 Escp da Mecânica ds Fluids Mecânica ds fluids é estud de fluids em repus u em mviment. Ela tem sid tradicinalmente

Leia mais

CIRCUITO SÉRIE/PARALELO Prof. Antonio Sergio-D.E.E-CEAR-UFPB.

CIRCUITO SÉRIE/PARALELO Prof. Antonio Sergio-D.E.E-CEAR-UFPB. CIRCUITO SÉRIE/PARALELO Prf. Antni Sergi-D.E.E-CEAR-UFPB. Os circuit reativs sã classificads, assim cm s resistivs, em a) Circuits série. b) Circuits paralel c) Circuit série-paralel. Em qualquer cas acima,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS 01 NOTA DE AULA 0 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 01) Coordenador: PROF. EDSON VAZ CAPÍTULOS: 05 e 06 CAPÍTULO 5 FORÇA

Leia mais

FÍSICA - I. Força e Movimento I. 3ª. Parte. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio

FÍSICA - I. Força e Movimento I. 3ª. Parte. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio FÍSICA - I Força e Movimento I 3ª. Parte Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio Objetivos Trabalhar FORÇAS como grandezas vetoriais. Enunciar as três Leis de Newton. Aplicar as três Leis de Newton em problemas

Leia mais

Cinemática Vetorial e Leis de Newton. COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL

Cinemática Vetorial e Leis de Newton. COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL Cinemática Vetorial e Leis de Newton COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL São aquelas que, diferente das grandezas escalares, ficam bem definidas não só com um valor e uma unidade, mas precisam

Leia mais

Leis de Newton. Algumas aplicações das leis de Newton

Leis de Newton. Algumas aplicações das leis de Newton Leis de Newton Algumas aplicações das leis de Newton Equilíbrio Uma ginasta com massa 50,0 kg está começando a subir em uma corda presa no teto de uma ginásio. Qual é o peso da ginasta? Qual a força (módulo

Leia mais

Física. Atenção: Sempre que necessário, utilize g =

Física. Atenção: Sempre que necessário, utilize g = ísica 8. Atençã: Sempre que necessári, utilize g = 1 e d = 1, g/ml água Lança-se um elétrn nas prximidades de um fi cmprid percrrid pr uma crrente elétrica i e ligad a uma bateria. O vetr velcidade v d

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 9 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

TIPO DE PROVA: A. Questão 1. Questão 2. Questão 4. Questão 3. alternativa A. alternativa B. alternativa C

TIPO DE PROVA: A. Questão 1. Questão 2. Questão 4. Questão 3. alternativa A. alternativa B. alternativa C Questã TIPO DE PROVA: A de dias decrrids para que a temperatura vlte a ser igual àquela d iníci das bservações é: A ser dividid pr 5, númer 4758 + 8a 5847 deixa rest. Um pssível valr d algarism a, das

Leia mais

XXVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (7 a. e 8 a. Ensino Fundamental) GABARITO

XXVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (7 a. e 8 a. Ensino Fundamental) GABARITO GABARITO NÍVEL XXVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (7 a. e 8 a. Ensin Fundamental) GABARITO ) D 6) A ) D 6) C ) C ) C 7) C ) C 7) B ) E ) C 8) A ) E 8) C ) D 4) A 9) B 4) C 9)

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos. Introdução. Todos os corpos nas proximidades da superfície da Terra são por ela atraídos.

FÍSICA - I. Objetivos. Introdução. Todos os corpos nas proximidades da superfície da Terra são por ela atraídos. FÍSICA - I Força e Movimento I 3ª. Parte Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio Objetivos Trabalhar FORÇAS como grandezas vetoriais. Enunciar as três Leis de Newton. Aplicar as três Leis de Newton em problemas

Leia mais

Os antigos gregos acreditavam que quanto maior fosse a massa de um corpo, menos tempo ele gastaria na queda. Será que os gregos estavam certos?

Os antigos gregos acreditavam que quanto maior fosse a massa de um corpo, menos tempo ele gastaria na queda. Será que os gregos estavam certos? Lançament vertical e queda livre Se sltarms a mesm temp e da mesma altura duas esferas de chumb, uma pesand 1 kg e utra kg, qual delas chegará primeir a chã? Os antigs gregs acreditavam que quant mair

Leia mais

Avaliação: EXERCÍCIO ON LINE 2º Bimestre. Curso: 3ª SÉRIE TURMA: 3101 / 3102 DATA:

Avaliação: EXERCÍCIO ON LINE 2º Bimestre. Curso: 3ª SÉRIE TURMA: 3101 / 3102 DATA: Avaliação: EXERCÍCIO ON LINE 2º Bimestre DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR(A): ANDERSON CUNHA Curso: 3ª SÉRIE TURMA: 3101 / 3102 DATA: NOME: Nº.: 1) (FGV-SP) O sistema indicado está em repouso devido à força

Leia mais

Caixas Ativas e Passivas. SKY 3000, SKY 2200, SKY 700, SKY 600 e NASH Áreas de Cobertura e Quantidade de Público

Caixas Ativas e Passivas. SKY 3000, SKY 2200, SKY 700, SKY 600 e NASH Áreas de Cobertura e Quantidade de Público Caixas Ativas e Passivas SKY 3000, SKY 00, SKY 700, SKY 600 e NASH 144 Áreas de Cbertura e Quantidade de Públic www.studir.cm.br Hmer Sette 18-07 - 01 A área cberta pelas caixas acima, em funçã d psicinament

Leia mais

= mgh, onde m é a massa do corpo, g a

= mgh, onde m é a massa do corpo, g a Escreva a resluçã cmpleta de cada questã de Física n espaç aprpriad. Mstre s cálculs u racicíni utilizad para chegar a resultad final. Questã 09 Duas irmãs, cada uma cm massa igual a 50 kg, decidem, num

Leia mais

O QUE É MECÂNICA DO PONTO DE VISTA DA FÍSICA?

O QUE É MECÂNICA DO PONTO DE VISTA DA FÍSICA? O QUE É MECÂNICA DO PONTO DE VISTA DA FÍSICA? Podemos dizer que a mecânica é uma área da física que trata as questões de movimento dos corpos levando em conta, de uma maneira geral, as causas do movimento.

Leia mais

16/05/2013. Resumo das aulas anteriores. Espectro simples: sem acoplamentos spin-spin. Resumo das aulas anteriores

16/05/2013. Resumo das aulas anteriores. Espectro simples: sem acoplamentos spin-spin. Resumo das aulas anteriores Resum das aulas anterires Espectr simples: sem acplaments spin-spin Equaçã básica de ressnância magnética E = γb m ( h / 2π hν = E ( m = 1 = γb ( h / 2π [( m 1 m ] = γb ( h / 2π Mdificaçã pel ambiente

Leia mais

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Leis de Newton. Isaac Newton. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Leis de Newton. Isaac Newton. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 Fisica I - IO Leis de Newton Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br http://pt.wikipedia.org/wiki/isaac_newton Isaac Newton Teorema Binomial Cálculo Lei da gravitação universal

Leia mais

Sistemas de coordenadas tridimensionais. Translação e rotação de sistemas. Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal. Translação e rotação de sistemas

Sistemas de coordenadas tridimensionais. Translação e rotação de sistemas. Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal. Translação e rotação de sistemas Sistemas de crdenadas tridimensinais Prf. Dr. Carls Auréli Nadal X Translaçã de um sistema de crdenadas Y X Translaçã de um sistema de crdenadas X Y Y X Translaçã de um sistema de crdenadas X Y Y X Translaçã

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Aplicações de Leis de Newton

Aplicações de Leis de Newton Aplicações de Leis de Newton Evandro Bastos dos Santos 22 de Maio de 2017 1 Introdução Na aula anterior vimos o conceito de massa inercial e enunciamos as leis de Newton. Nessa aula, nossa tarefa é aplicar

Leia mais

Dados: sen 37 0,60 e cos 37 Considere a aceleração da gravidade igual a a) 125 N b) 200 N c) 225 N d) 300 N e) 400 N. 10 m s.

Dados: sen 37 0,60 e cos 37 Considere a aceleração da gravidade igual a a) 125 N b) 200 N c) 225 N d) 300 N e) 400 N. 10 m s. 1. Um bloco A de massa 100 kg sobe, em movimento retilíneo uniforme, um plano inclinado que forma um ângulo de 37 com a superfície horizontal. O bloco é puxado por um sistema de roldanas móveis e cordas,

Leia mais

SUPERFÍCIE E CURVA. F(x, y, z) = 0

SUPERFÍCIE E CURVA. F(x, y, z) = 0 SUPERFÍIE E URVA SUPERFÍIE E URVA As superfícies sã estudadas numa área chamada de Gemetria Diferencial, desta frma nã se dispõe até nível da Gemetria Analítica de base matemática para estabelecer cnceit

Leia mais

TÉCNICO LISBOA. [i.s. Controlo Em Espaço de Estados. Primeiro Teste. Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

TÉCNICO LISBOA. [i.s. Controlo Em Espaço de Estados. Primeiro Teste. Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores TÉCNICO LISBOA Mestrad Integrad em Engenharia Electrtécnica e de Cmputadres Cntrl Em Espaç de Estads 207208 Primeir Teste 8 de Abril de 208, 20 hras Duraçã 2 hras Nã é permitida cnsulta nem us de calculadras

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental II (MAF 2202) L I S T A I Capítulo 16 Oscilações 1. Um oscilador

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Leis de Newton da Mecânica. Prof. Marco Simões

Leis de Newton da Mecânica. Prof. Marco Simões Leis de Newton da Mecânica Prof. Marco Simões Leis de Newton Primeira: se a resultante das forças que agem em um corpo for nula, este corpo permanecerá parado ou com velocidade constante. Segunda: se a

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 13)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 13) Ntas de aula prática de Mecânica ds Sls II (parte ) Héli Marcs Fernandes Viana Cnteúd da aula prática xercíci relacinad a cálcul d empux ativ pel métd de Rankine, qual é causad pr um sl granular (u arens)

Leia mais

Sistemas de coordenadas tridimensionais. Translação e rotação de sistemas. Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal. Translação e rotação de sistemas

Sistemas de coordenadas tridimensionais. Translação e rotação de sistemas. Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal. Translação e rotação de sistemas Sistemas de crdenadas tridimensinais Prf. Dr. Carls Auréli Nadal X Translaçã de um sistema de crdenadas Y X Translaçã de um sistema de crdenadas X Y Y X Translaçã de um sistema de crdenadas X Y Y X Translaçã

Leia mais

Força direção magnitude magnitude

Força direção magnitude magnitude Leis de Newton Sir Isaac Newton 1642 1727 Formulou as leis básicas da mecânica. Descobriu a Lei da Gravitação Universal. Inventou o cálculo Diferencial e Integral. Fez muitas observações sobre luz e óptica.

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 9 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Questão 13. Questão 14. Resposta. Resposta

Questão 13. Questão 14. Resposta. Resposta Questã 1 O velcímetr é um instrument que indica a velcidade de um veícul. A figura abai mstra velcímetr de um carr que pde atingir 40 km/h. Observe que pnteir n centr d velcímetr gira n sentid hrári à

Leia mais

9ª EDIÇÃO VOLUME 1 MECÂNICA

9ª EDIÇÃO VOLUME 1 MECÂNICA QUESTÕES DO CAPÍTULO 5 DO LIVRO FUNDAMENTOS DE FÍSICA HALLIDAY & RESNICK - JEARL WALKER Página 112 Segunda Lei de Newton. 9ª EDIÇÃO VOLUME 1 MECÂNICA 1) Apenas duas forças horizontais atuam em um corpo

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Física A Extensivo V. 8

Física A Extensivo V. 8 Física Extensi V. 8 esla ula 9 9.) E Cnseraçã da quantidade de miment m. + m. = m. + m. m. + m. = m. + m. + = + + = + + = (I) Clisã perfeitamente elástica e = = + = (II) Mntand-se um sistema cm I e II,

Leia mais

CONVERSÃO ELETROMÊCANICA DE ENERGIA B. Professor: Mauricio Valencia Ferreira da Luz, Dr. GRUCAD/DEEL/CTC/UFSC. Função de um Motor.

CONVERSÃO ELETROMÊCANICA DE ENERGIA B. Professor: Mauricio Valencia Ferreira da Luz, Dr. GRUCAD/DEEL/CTC/UFSC. Função de um Motor. CONVERSÃO ELETROMÊCANICA DE ENERGIA B Prfessr: Maurici Valencia Ferreira da Luz, Dr. GRUCAD/DEEL/CTC/UFSC 1 Funçã de um Mtr Ptência elétrica frnecida pela alimentaçã elétrica (ptência absrvida) mtr Ptência

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude,

Leia mais

Mecânica Newtoniana (Física I)

Mecânica Newtoniana (Física I) Tec. Processos Metalúrgicos 2013/1 Funcionamento da ciência O método científico: Funcionamento da ciência O método científico: Funcionamento da ciência A Física clássica: Funcionamento da ciência A Física

Leia mais

A) O volume de cada bloco é igual à área da base multiplicada pela altura, isto é, 4 1

A) O volume de cada bloco é igual à área da base multiplicada pela altura, isto é, 4 1 OBMEP Nível 3 ª Fase Sluções QUESTÃO. Quincas Brba uniu quatr blcs retangulares de madeira, cada um cm 4 cm de cmpriment, cm de largura e cm de altura, frmand bjet mstrad na figura. A) Qual é vlume deste

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Eletromagnetismo Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC

Leia mais

História da ciência antes de Newton

História da ciência antes de Newton As leis de Newton Motivação: Porque estudar as leis de Newton? Porque estudar as forças? Situações que envolvem forças na biologia (biofísica): sustentação e movimento de partes dos corpos dos seres vivos;

Leia mais

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos. 26/Fev/2018 Aula 3

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos. 26/Fev/2018 Aula 3 26/Fev/2018 Aula 3 3. Leis de Newton (leis do movimento) 3.1 Conceitos básicos 3.2 Primeira lei (inércia) 3.2.1 Referenciais de inércia 3.3 Segunda lei (F=ma) 3.4 Terceira lei (reação) 3.4.1 Peso e peso

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOSÉ AFONSO

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOSÉ AFONSO ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOSÉ AFONSO Matemática A 10ºD 21/01/2011 Ficha detrabalh Nº8 Generalidades sbre Funções 1. Intrduçã a cnceit de funçã Um aviã descla d aerprt das Lajes, na ilha Terceira, ns Açres,

Leia mais

Estudo Dirigido de Plano Inclinado

Estudo Dirigido de Plano Inclinado Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental I Período: 1 período Data: 30/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino 1ª Etapa Estudo Dirigido de Plano Inclinado 1- O bloco representado

Leia mais

Aula 8. Transformadas de Fourier

Aula 8. Transformadas de Fourier Aula 8 Jean Baptiste Jseph Furier (francês, 768-830) extracts ds riginais de Furier Enquant que as Séries de Furier eram definidas apenas para sinais periódics, as sã definidas para uma classe de sinais

Leia mais

Proposta de teste de avaliação 4 Matemática 9

Proposta de teste de avaliação 4 Matemática 9 Prpsta de teste de avaliaçã 4 Matemática 9 Nme da Escla An letiv 0-0 Matemática 9.º an Nme d Alun Turma N.º Data Prfessr - - 0 Na resluçã ds itens da parte A pdes utilizar a calculadra. Na resluçã ds itens

Leia mais

Força de interação entre qualquer corpo de massa m com um campo gravitacional e pode ser calculado com a equação:

Força de interação entre qualquer corpo de massa m com um campo gravitacional e pode ser calculado com a equação: Principais forças da dinâmica Resumo Após o estudo das Leis de Newton, podemos definir as principais forças que usamos na Dinâmica: força peso, força normal, força elástica, tração e força de atrito. Para

Leia mais