SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO"

Transcrição

1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Progressão Aritmética Matemática Ensino médio 5min03seg Habilidades: H15. Relacionar padrões e regularidades a uma sequência numérica. H16. Resolver problemas que envolvam as progressões aritméticas/geométricas. Tempo Estimado: 30 minutos Materiais e recursos necessários: Podcast Progressão Aritmética. Conteúdos: Sequência e Progressão Aritmética Desenvolvimento: Caro aluno, Antes que você inicie essa sequência didática, sugerimos que seja realizada a audição do Podcast Progressão Aritmética. Você encontrará o podcast no seguinte endereço: Portal EJA: Assim que você estiver na página inicial do Portal EJA, realize um dos caminhos descritos a seguir para ter acesso ao podcast. Portal EJA> Biblioteca digital > Matemática > Podcast > Ensino Médio > Podcast Progressão Aritmética

2 Caro aluno, Durante à audição do podcast, é muito provável que você tenha observado que antes de falar de Progressão Aritmética (PA), falamos de sequência. Afinal, precisamos entender as sequências para que possamos trabalhar com a PA. Vamos voltar a sequência que representa os anos de realização dos jogos Olímpicos, para tanto, neste momento, vamos falar apenas do período que se iniciou no século XIX. Temos então: 1896, 1900, 1904, ) Considerando o ano de 1896 como o primeiro termo da sequência, qual será o décimo termo? 2) Como você chegou ao décimo termo da sequência?

3 Vamos observar quais foram os anos de realização dos jogos até chegar em , 1900, 1904, 1908, 1912, 1916, 1920, 1924, 1928, 1932,... 3) Porque essa sequência, apresentada anteriormente, pode ser identificada como uma PA? Os termos de uma progressão aritmética, neste caso, os anos de realização das olimpíadas, podem ser identificados da seguinte maneira: a1 = 1896 a2 = 1900 a3 = 1904 a4 = 1908 a5 = 1912 a6 = 1916 a7 = 1920 a8 = 1924 a9 = 1928 a10 = 1932 an =... Observe, que cada termo da sequência foi identificado como a n, onde n representa a posição do termo. Nesta PA, podemos ainda fazer a seguinte observação: a2 = a3 = a4 = a5 = a10 = ) A partir dessas observações, tente descobrir qual será o 20º termo? Sabemos que o valor 4 é a razão dessa PA, como já mencionado no podcast. Para encontrar a razão de uma progressão aritmética, basta verificar qual é a diferença entre um termo qualquer e o anterior a ele, por exemplo:

4 Verificando a diferença entre os termos a2 e a3 temos: = 4. Assim, confirmamos que a razão é o valor 4. A razão é um importante elemento que utilizamos para encontrar um termo qualquer da sequência. Mas, você observou que, além de utilizarmos a razão, para encontrar um termo qualquer da sequência, também multiplicamos a razão pelo termo que antecede o termo que queremos e ao resultado somamos o valor do primeiro termo? Pois é, podemos dizer que o valor de um termo qualquer de uma PA pode ser determinado a partir da seguinte expressão: Essa expressão é an = a1 + ( n -1).R chamada de fórmula do termo geral de uma PA. n é o termo que desejamos calcular, por exemplo, se desejamos saber o valor do 30º termo, n é igual a 30, R é a razão e a1 é o primeiro termo da PA, neste caso, é igual a Logo, a expressão ficará: a30 = ( 30-1).4 Resolveremos então a expressão. a30 = ( 30-1).4 a30 = a30 = a30 = 2012 Nesse caso, 2012 representa o ano que ocorreu a 30ª Olimpíada, após seu início no século XIX. 5) (ENEM 2011) O número mensal de passagens de uma determinada empresa aérea aumentou no ano passado nas seguintes condições: em janeiro foram vendidas passagens; em fevereiro, ; em março, Esse padrão de crescimento se mantém para os meses subsequentes. Quantas passagens foram vendidas por essa empresa em julho do ano passado? a) b) c) d) e)

5 Vamos agora analisar uma progressão aritmética decrescente. 6) Considere que o primeiro termo de uma PA. vale 21, o segundo termo vale 18 e o terceiro termo vale 15. Qual é a razão dessa progressão aritmética? 7) Qual será o 10º termo dessa PA? 8) Em uma festa de música popular brasileira, realizada para um pequeno grupo de pessoas, ao entrar, cada convidado recebia um número. Esse número deveria ser guardado e ao final do evento foi realizado o sorteio de uma coletânea das bandas que tocaram. Sabendo-se que o número que cada convidado recebeu seguiu a sequência apresentada abaixo e que o número sorteado foi o 11º termo dessa sequência, qual número tinha a pessoa que recebeu a coletânea? Sequência dos números fornecidos aos convidados: 69, 65, 61, 57,... Obs.: Veja que o primeiro termo da sequência é o número 69, ele representa o número que o primeiro convidado recebeu. O segundo termo da sequência é o número 65, ele representa o número que o segundo candidato recebeu, e os demais convidados foram recebendo um determinado número de acordo com a formação da sequência apresentada.

6 9) Observe a sequência de números: 21, 21,21,21,21,21,21 a) Qual é a diferença entre um termo qualquer e seu antecedente? b) Você identificaria essa sequência como uma PA.? Indicações: Caro aluno, Para que você possa explorar um pouco mais seu conhecimento sobre as progressões aritméticas, utilize os materiais disponíveis no Portal EJA. Para tanto, sugerimos que você consulte o Mapa Curricular seguindo o caminho descrito abaixo. Portal EJA ( > Área do aluno> Mapa Curricular > Ensino Médio > Matemática >Progressão Aritmética O conteúdo de Progressões Aritméticas é abordado no seu livro didático nas seguintes aulas: Aula 33 Progressões Aritméticas Aula 34 Somando os termos de uma progressão aritmética Caso você tenha dificuldades para encontrar os materiais disponíveis no Portal EJA, peça ajuda ao seu monitor.

7 Bons estudos! 1. O décimo termo será o ano de Gabarito Comentado: 2. Para se chegar ao décimo termo é preciso observar que, na sequência apresentada, entre um número e seu antecessor, a diferença é de 4 unidades. Portanto, para se chegar ao décimo termo, basta somar o número 4 a cada novo termo. 3. Uma sequência pode ser identificada como uma PA., quando cada termo, a partir do segundo, é a soma do anterior com uma constante. Na sequência apresentada, observamos a existência dessa característica, logo podemos chamá-la de Progressão Geométrica. 4. De acordo com as observações feitas, conclui-se que o 20º termo pode ser calculado da seguinte forma: a20 = a20 = a20 = Para se saber quantas passagens foram vendidas em julho observe que: Em janeiro foram vendidas , em fevereiro e em março Conforme mencionado no exercício, há um padrão de crescimento e, nesse caso, é possível concluir cada mês o aumento foi de passagens, acompanhe: = = Logo, entendemos que a situação representa uma PA, e, para saber a quantidade de passagens que foi vendida em julho, faremos o uso da fórmula do termo geral de uma PA. an = a1 + ( n -1).R Neste caso, an é o mês de julho, e portanto, o 7º termo dessa progressão. Pois o exercício indica o acompanhamento das vendas a partir de janeiro. a1 = (quantidade de passagens vendidas em janeiro)

8 R = (razão) n = 7 ( mês de julho, 7º termo) a7 = ( 7-1) a7 = a7 = a7 = Para se saber qual é a razão, primeiro vamos visualizar a sequência: 21, 18, Agora, vamos verificar qual é a diferença entre o segundo termo e o anterior a ele = - 3 Faremos o mesmo para o segundo e o terceiro termo = - 3 Portanto, a razão é o número Para se calcular o décimo elemento, vamos utilizar a seguinte expressão: an = a1 + ( n -1).R n = 10 a1 = 21 R = - 3 a7 = 21 + ( 10-1). (- 3) a7 = (- 3) a7 = a7 = Para se saber qual é número da pessoa que recebeu a coletânea, primeiro precisamos observar que a sequência representa uma PA. decrescente. Portanto, é necessário descobrir qual é a razão dessa progressão para que possamos calcular o 11º termo. Acompanhe: = - 4 Veja que a diferença entre o segundo o primeiro termo é igual a -4. Ou seja, - 4 é a razão.

9 Vamos então ao cálculo do 11º termo. an = a1 + ( n -1).R n = 11 a1 = 69 R = - 4 a 11 = 69 + ( 11-1).(-4) a 11 = (-4) a 11 = a 11 = 29 Concluímos, então, que o convidado que ganhou a coletânea recebeu na entrada o número a) A diferença é igual a zero. b) Sim, podemos identificar como uma PA., pois cada termo, a partir do segundo, é a soma do termo anterior com uma constante (razão). Nesse caso, a razão é zero. Obs.: Em uma progressão aritmética, quando a razão é igual a zero, dizemos que ela é constante.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Progressão Geométrica Ciências da Natureza I Matemática Ensino médio 5min34seg Habilidades:

Leia mais

SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES. Iva Emanuelly Rafael Carvalho

SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES. Iva Emanuelly Rafael Carvalho SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES Iva Emanuelly Rafael Carvalho Conceituando... SEQUÊNCIAS Em muitas situações da vida diária aparece a ideia de sequência ou sucessão. Exemplos de sequências: a) A sequência dos

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3C CADERNO DE EXERCÍCIOS 3C Ensino Fundamental Matemática Questão Conteúdo 1 Interpretação gráfica. Razão. Porcentagem. Habilidade da Matriz da EJA/FB H52 H36 H14 2 Sistema de equações do 1º grau. H38 H44

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C Ensino Médio Matemática Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Progressão Geométrica H16 2 Lei dos cossenos H14 Razões trigonométricas H14 (trigonometria no triângulo

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 Aula demonstrativa Apresentação... Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 1 Apresentação Olá pessoal! Saiu o edital para o TJ-SP. A banca organizadora é a VUNESP e esta é a aula demonstrativa

Leia mais

Veja exemplos de sequências finitas e infinitas: Sequência finita: (5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19) Sequência infinita (3, 5, 7, 11, 13, 17,...

Veja exemplos de sequências finitas e infinitas: Sequência finita: (5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19) Sequência infinita (3, 5, 7, 11, 13, 17,... SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS Sequência numérica é uma sequência ou sucessão que tem como contradomínio (conjunto de chegada) o conjunto dos números reais. As sequências numéricas podem ser finitas, quando é possível

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Porcentagem no cotidiano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Porcentagem no cotidiano SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Porcentagem no cotidiano Podcast Área Matemática Segmento Ensino Fundamental - Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos Duração 4min44seg

Leia mais

Progressões aritméticas

Progressões aritméticas A UUL AL A Progressões aritméticas Quando escrevemos qualquer quantidade de números, um após o outro, temos o que chamamos de seqüência. As seqüências são, freqüentemente, resultado da observação de um

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2D CADERNO DE EXERCÍCIOS 2D Ensino Fundamental Ciências da Natureza I Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Teorema de Pitágoras H31 2 Equações do 1º grau H38 H39 3 Triângulos H24 4 Média aritmética

Leia mais

PROGRESSÃO ARITMÉTICA

PROGRESSÃO ARITMÉTICA Hewlett-Packard PROGRESSÃO ARITMÉTICA Aulas 01 a 04 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 018 Sumário Progressão Aritmética... 1 PRELIMINAR 1... 1 Definição de progressão aritmética

Leia mais

Trabalho apresentado no Curso de Formação Continuada da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ

Trabalho apresentado no Curso de Formação Continuada da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Trabalho apresentado no Curso de Formação Continuada da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Orientador: Paulo Alexandre Alves de Carvalho Grupo: 4 Série: 2ª série do Ensino Médio Cursista: Jozilaine Moreira

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C Ensino Fundamental Ciências da Natureza I Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Polígonos inscritos em uma circunferência. 2 Média aritmética. H24 H50 3 Semelhança

Leia mais

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Escola: IFC Campus Avançado Sombrio Município: Sombrio Disciplina: Matemática Série: 2 ano Nível: Ensino médio Professor: Giovani Marcelo Schmidt Tempo estimado: Cinco aulas

Leia mais

PROGRESSÃO ARITMÉTICA

PROGRESSÃO ARITMÉTICA Hewlett-Packard PROGRESSÃO ARITMÉTICA Aulas 01 a 04 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 019 Sumário Progressão Aritmética... 1 PRELIMINAR 1... 1 Definição de progressão aritmética

Leia mais

Estrada em obras PROGRESSÃO GEOMÉTRICA CONTEÚDOS

Estrada em obras PROGRESSÃO GEOMÉTRICA CONTEÚDOS PROGRESSÃO GEOMÉTRICA CONTEÚDOS Progressão geométrica (PG) Razão de uma PG Progressão geométrica crescente Progressão geométrica decrescente Progressão geométrica oscilante Progressão geométrica constante

Leia mais

01/06/015 MATEMÁTICA PROFESSOR: CRISTIANO JORGE PROGRESSÃO ARITMÉTICA (PA) 1 01/06/015 Sequência ou sucessão: A palavra seqüência sugere a ideia de termos sucessivos e pode ser finita ou infinita. Toda

Leia mais

(- 48) = = - 6 (saldo negativo)

(- 48) = = - 6 (saldo negativo) Os Jogos Olímpicos são separados em duas fases históricas: a Antiga e a Moderna. a era Antiga, realizou-se a primeira Olimpíada no ano 776 a.c. (776 anos antes de Cristo), e a última, no ano 394 d.e. (394

Leia mais

Plano de Trabalho 1. Regularidades Numéricas: Sequências. Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Tarefa 1

Plano de Trabalho 1. Regularidades Numéricas: Sequências. Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Tarefa 1 Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014 Plano de Trabalho 1 Regularidades Numéricas: Sequências Tarefa 1 Mônica Cristina Martins Pereira Tutor: Susi Cristine Britto Ferreira 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...03 DESENVOLVIMENTO/ATIVIDADES...04

Leia mais

Por exemplo, vamos obter os termos de uma progressão geométrica de razão 2, partindo do número 3.

Por exemplo, vamos obter os termos de uma progressão geométrica de razão 2, partindo do número 3. Definição: Progressão geométrica (ou simplesmente PG) é uma seqüência de números não nulos em que cada um deles, multiplicado por um número fixo, fornece o próximo elemento da seqüência. Esse número fixo

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Podcast Área Segmento Duração Significados e cálculo mental de adição e subtração SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Matemática Ensino Fundamental Programa de Alfabetização de Jovens

Leia mais

Somando os termos. as progressões geométricas.

Somando os termos. as progressões geométricas. Somando os termos das progressões geométricas A UUL AL A Quando estudamos as progressões aritméticas (Aula 34), encontramos uma fórmula bastante prática para calcular a soma de ualuer uantidade de termos.

Leia mais

Seqüências Numéricas

Seqüências Numéricas Seqüências Numéricas É uma seqüência composta por números que estão dispostos em uma determinada ordem pré-estabelecida. Alguns exemplos de seqüências numéricas: (,, 6, 8, 0,,... ) (0,,, 3,, 5,...) (,,

Leia mais

AULÃO DE MATEMÁTICA

AULÃO DE MATEMÁTICA AULÃO DE MATEMÁTICA 2016-2 PREENCHIMENTO DA GRADE PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A Diz-se que Gauss estava na primeira série do primário quando desvendou uma Progressão Aritmética! O professor estava cansado

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C CADERNO DE EXERCÍCIOS C Ensino Médio Ciências da Natureza I Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Progressões geométricas H0 Lei dos cossenos H17 3 Quantidade de calor H45 4 Energia cinética

Leia mais

Seis pessoas pretendem entrar num elevador, onde há um cartaz dizendo que o peso máximo permitido é de 420 quilos.

Seis pessoas pretendem entrar num elevador, onde há um cartaz dizendo que o peso máximo permitido é de 420 quilos. Seis pessoas pretendem entrar num elevador, onde há um cartaz dizendo que o peso máximo permitido é de 420 quilos. Quanto deve ser, em média, o peso de cada pessoa que entrar no elevador? Uma pessoa que

Leia mais

Oficina Álgebra 2. Após os problemas 1 e 2, há dois desafios para que você possa explorar esse novo conhecimento sobre as equações do 2º grau.

Oficina Álgebra 2. Após os problemas 1 e 2, há dois desafios para que você possa explorar esse novo conhecimento sobre as equações do 2º grau. Caro aluno, Oficina Álgebra 2 Nesta atividade, você será convidado a trabalhar com problemas que podem ser representados por meio de equações do 2º grau. Nos problemas 1 e 2, é proposto que, primeiramente,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: COLÉGIO ESTADUAL BALTAZAR BERNARDINO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: COLÉGIO ESTADUAL BALTAZAR BERNARDINO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: COLÉGIO ESTADUAL BALTAZAR BERNARDINO PROFESSOR: Sandra William Marques MATRÍCULAS: 0276706-6 e 0918915-0 SÉRIE:

Leia mais

Equação de Primeiro Grau

Equação de Primeiro Grau } Equação de Primeiro Grau } Rene Freire M Φ c Matemática e Física A teoria de equação de primeiro grau é extremamente simples. Porém muitas pessoas têm dificuldade em resolver os problemas de equação

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3C CADERNO DE EXERCÍCIOS 3C Ensino Médio Matemática Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Princípio Multiplicativo H9 2 Equações exponenciais H18 1 1. (ENEM 2012) O diretor de uma escola convidou

Leia mais

MATEMÁTICA 1º BIM MÉDIO INT. EM AGRONEGÓCIO 2º ANO

MATEMÁTICA 1º BIM MÉDIO INT. EM AGRONEGÓCIO 2º ANO Postado em 04 / 03 / 13 SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E PROGRESSÃO ARITMÉTICA Aluno(a): TURMA: 1- SEQUÊNCIAS O estudo das sequencias lógicas despertou o interesse de vários estudiosos/pesquisadores Um deles foi

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA Progressão Aritmética e Geométrica Progressão Aritmética Uma sucessão de números na qual a diferença entre dois termos consecutivos é constante, é denominada progressão aritmética,

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ a 1 a 2 a 3 a 4........ a n a 1 a 1 + r a 1 + 2.r a 1 + 3.r........ a 1 + (n - 1).r a 1 a 1. q a 1. q² a 1. q³........ a 1. q n-1 Matemática

Leia mais

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº 03

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº 03 Nome: Ano: 3º Ano do E.M. Escola: Data: / / 1. Introdução 3º Ano do Ensino Médio Aula nº 03 Assunto: Progressões Aritméticas e Geométricas Definição: Na Matemática, uma sequência numérica é uma composição

Leia mais

MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1) E0628 Em uma fábrica, a média salarial das mulheres é R$ 880,00; para os homens, a média salarial é R$ 1.020,00. Sabe-se, também, que a média

Leia mais

Matemática. Progressão Aritmética. Eduardo. Matemática Progressões

Matemática. Progressão Aritmética. Eduardo. Matemática Progressões Matemática Progressão Aritmética Eduardo Progressão Aritmética P.A. CRESCENTE r > 0 Ex: (-4, -2, 0,...) P.A. DECRESCENTE r < 0 Ex: (10, 8, 6,...) P.A. CONSTANTE r = 0 Ex: (8, 8, 8,...) Progressão Aritmética

Leia mais

Matemática. Progressão Geométrica. Professor Dudan.

Matemática. Progressão Geométrica. Professor Dudan. Matemática Progressão Geométrica Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática PROGRESSÃO GEOMÉTRICA Uma progressão geométrica (abreviadamente, P. G.) é uma sequência numérica em que cada termo,

Leia mais

Raciocínio Lógico II. Solução. Vamos assumir que todos os retângulos são distintos. Os retângulos de menor

Raciocínio Lógico II. Solução. Vamos assumir que todos os retângulos são distintos. Os retângulos de menor Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 4 Raciocínio Lógico II Nesta aula continuaremos o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico. Inicialmente,

Leia mais

Caderno de Acompanhamento Progressão Aritmética e Função Afim Escola Estadual Judith Vianna. Estudante: Turma:

Caderno de Acompanhamento Progressão Aritmética e Função Afim Escola Estadual Judith Vianna. Estudante: Turma: Estudante: Turma: Sequências A natureza apresenta padrões e regularidades. Dessa forma, muitas teorias matemáticas são desenvolvidas a partir do estudo desses padrões e regularidades. Por exemplo, o estudo

Leia mais

Matemática PROGRESSÕES. Professor Dudan

Matemática PROGRESSÕES. Professor Dudan Matemática PROGRESSÕES Professor Dudan Uma série numérica é uma sequencia de números que respeita uma regra, uma lei de formação. Sendo assim todos foram produzidos à partir de uma mesma ideia. Exemplos:

Leia mais

AULÃO DE MATEMÁTICA

AULÃO DE MATEMÁTICA AULÃO DE MATEMÁTICA 2016-1 PREENCHIMENTO DA GRADE PROGRESSÃO ARITMÉTICA - PA PA PODE SER UMA SOMA OU SUBTRAÇÃO POR UMA RAZÃO. VEJA A SEQUÊNCIA: 1, 2, 3, 4, 5,..., 95, 96, 97, 98, 99, 100. HISTÓRIA SOBRE

Leia mais

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues Unidade III ESTATÍSTICA Prof. Fernando Rodrigues Medidas de dispersão Estudamos na unidade anterior as medidas de tendência central, que fornecem importantes informações sobre uma sequência numérica. Entretanto,

Leia mais

(Fonte: Jornal do Brasil - 02/07/95)

(Fonte: Jornal do Brasil - 02/07/95) AUUL AL A As médias Na aula 29, você estudou um pouco de Estatística e aprendeu que esse ramo da Matemática trabalha com dados comparativos, pesquisas de opinião, pesquisas de mercado e projeções futuras.

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Aula Demonstrativa Apresentação... Relação das questões comentadas... 10 Gabarito... 1 www.pontodosconcursos.com.br 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Esta é a aula demonstrativa

Leia mais

1 PLANO DE AULA III - INTEGRAL 1.1 AULA SOBRE INTEGRAL DEFINIDA

1 PLANO DE AULA III - INTEGRAL 1.1 AULA SOBRE INTEGRAL DEFINIDA 1 PLANO DE AULA III - INTEGRAL Para concluir as aulas sobre ideia intuitiva e conceitos iniciais do Cálculo, abordamos nesse plano de aula a integral definida. 1.1 AULA SOBRE INTEGRAL DEFINIDA Propomos

Leia mais

O campo demarcado em vermelho indica a fórmula que foi inserida na célula A1.

O campo demarcado em vermelho indica a fórmula que foi inserida na célula A1. Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Básicas Ver 10 posts dessa série O Excel possui diversas funções para realizar das operações simples até as mais complexas. Uma das funções essenciais no

Leia mais

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter Rafael Jesus. (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles)

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter Rafael Jesus. (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) 12 PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter Rafael Jesus Semana (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Progressão Aritmética Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Progressão Aritmética Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Progressão Aritmética Prof. Dudan Matemática PROGRESSÃO ARITMÉTICA Definição Uma progressão aritmética (abreviadamente, P. A.) é uma sequência numérica em que cada termo,

Leia mais

QUADRADO MÁGICO - ORDEM 3

QUADRADO MÁGICO - ORDEM 3 FORTRAN - LÚDICO CONCEITO Partindo da definição original, os QUADRADOS MÁGICOS devem satisfazer três condições: a) tabela ou matriz quadrada (número de linhas igual ao número de colunas); b) domínio: com

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 4...2 Capitalização Simples...2 Exercícios...6 Resposta... 14 Capitalização Composta... 16 Exercícios... 17 Respostas... 19 Capitulo 5... 20 Progressões... 20 Progressão Aritmética (P.

Leia mais

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação?

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação? EQUAÇÕES DO º GRAU CONTEÚDOS Equações do º grau Processo resolutivo de uma equação Discriminante de uma equação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Iniciaremos agora o estudo das equações do º grau com uma incógnita.

Leia mais

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Faculdade de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Matemática e Estatística Disciplina: Princípios da Contagem Semestre: 205.2 Prof.:Laudelino Gomes Ferreira

Leia mais

Séries Numéricas 2,10,12,16,17,18,19,? 2,4,6,8,10,? 2,4,8,16,32,?

Séries Numéricas 2,10,12,16,17,18,19,? 2,4,6,8,10,? 2,4,8,16,32,? SÉRIES NUMÉRICAS Séries Numéricas Uma série numérica é uma sequencia de números que respeita uma regra, uma lei de formação. Sendo assim todos foram produzidos à partir de uma mesma ideia. Exemplos: 2,10,12,16,17,18,19,?

Leia mais

Formação Continuada Nova Eja. Plano de Ação II INTRODUÇÃO

Formação Continuada Nova Eja. Plano de Ação II INTRODUÇÃO Nome: Armando dos Anjos Fernandes Formação Continuada Nova Eja Plano de Ação II Regional: Metro VI Tutor: Deivis de Oliveira Alves Este plano de ação contemplará as unidades 29 e 30. Unidade 29 I - Matrizes

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Modelos de questões comentadas CESPE-UnB... 3 Relação das questões comentadas... 12 Gabaritos... 13 1 Olá, pessoal. Como vocês já sabem, saiu o edital para o concurso do TCE-SC. Esta é a aula demonstrativa

Leia mais

Na compra dos dois produtos foi gasto R$ 64,00. Apesar dos produtos terem a mesma função, o de maior valor foi R$ 20 reais mais caro.

Na compra dos dois produtos foi gasto R$ 64,00. Apesar dos produtos terem a mesma função, o de maior valor foi R$ 20 reais mais caro. SISTEMA DE EQUAÇÕES CONTEÚDO Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Leia as frases: Havia no evento 00 pessoas, somando homens e mulheres. A diferença entre o

Leia mais

Matemática SÉRIES NUMÉRICAS. Professor Dudan

Matemática SÉRIES NUMÉRICAS. Professor Dudan Matemática SÉRIES NUMÉRICAS Professor Dudan Uma série numérica é uma sequencia de números que respeita uma regra, uma lei de formação. Sendo assim todos foram produzidos à partir de uma mesma ideia. Exemplos:

Leia mais

Unidade 8 Equações e Sistemas de Equações do 1º grau. Sentenças matemáticas

Unidade 8 Equações e Sistemas de Equações do 1º grau. Sentenças matemáticas Unidade 8 Equações e Sistemas de Equações do 1º grau Sentenças matemáticas A matemática pode ser considerada uma linguagem e, como todas elas, é preciso algum tempo para dominá-la. Sentenças, em matemática,

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 1 Unidades 26, 27 e 28

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 1 Unidades 26, 27 e 28 Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 1 Unidades 26, 27 e 28 Nome: Alexsandra Batista Pereira de Souza Regional: Norte Fluminense Campo I Tutor: Maria Elizabete de Lima Fernandes Borges Unidade 26-

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Geometria do Cotidiano Ciências da Natureza I Matemática Ensino

Leia mais

MATEMÁTICA Sequência & Progressões 1. Professor Marcelo Gonsalez Badin

MATEMÁTICA Sequência & Progressões 1. Professor Marcelo Gonsalez Badin MATEMÁTICA Sequência & Progressões 1 Professor Marcelo Gonsalez Badin Seqüência Série Sucessão {2, 3, 5, 10} = {3, 10, 2, 5} Num conjunto não importa a ordem na qual os elementos são apresentados Conjunto

Leia mais

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Escola: IFC Campus Avançado Sombrio Município: Sombrio Disciplina: Matemática Série: 2 ano Nível: Ensino médio Professor: Giovani Marcelo Schmidt Tempo estimado: Cinco aulas

Leia mais

1 Formam-se n triângulos com palitos conforme mostram as figuras. Qual o número de palitos usados para construir n triângulos?

1 Formam-se n triângulos com palitos conforme mostram as figuras. Qual o número de palitos usados para construir n triângulos? Resolução do capítulo 7 - Progressão Aritmética 1 Formam-se n triângulos com palitos conforme mostram as figuras. Qual o número de palitos usados para construir n triângulos? Sendo n o número de triângulos

Leia mais

Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Votorantim

Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Votorantim Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Votorantim PROGRESSÕES PROGRESSÃO NUMÉRICA - é uma seqüência ou sucessão de números que obedecem a um raciocínio lógico. Sequências: Considere um campeonato

Leia mais

PROGRESSÃO GEOMÉTRICA

PROGRESSÃO GEOMÉTRICA Hewlett-Packard PROGRESSÃO GEOMÉTRICA Aulas 01 a 05 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 2018 Sumário PROGRESSÃO GEOMÉTRICA (P.G.)... 1 PRELIMINAR 1... 1 DEFINIÇÃO... 1 A RAZÃO DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFES 2012

PROCESSO SELETIVO UFES 2012 As bancas elaboradoras esperam obter da maioria dos candidatos respostas como as que seguem No entanto, para a correção das provas, outras respostas também poderão ser consideradas, desde que corretas

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: Matemática I Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Informática Série/Período: 1º ano Carga Horária: 4 a/s - 160 h/a -

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D CADERNO DE EXERCÍCIOS D Ensino Fundamental Ciências da Natureza I Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB Sistema de equações H8 Operações com frações H Caro aluno, Um dos exercícios presente neste

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de ação 1 Introdução à Geometria Espacial

Formação Continuada Nova EJA. Plano de ação 1 Introdução à Geometria Espacial Formação Continuada Nova EJA Plano de ação 1 Introdução à Geometria Espacial Nome: Eleni Corrêa Cordeiro Regional: Norte Fluminense/Campos Tutor: Deivis de Oliveira Alves INTRODUÇÃO Este plano foi elaborado

Leia mais

Numa PA, qualquer termo, a partir do segundo, é a média aritmética do seu antecessor e do seu sucessor.

Numa PA, qualquer termo, a partir do segundo, é a média aritmética do seu antecessor e do seu sucessor. EEAR/AFA/EFOMM 0-0-015 FELIPE MATEMÁTICA Progressão aritmética ( PA ) Definição Consideremos a seqüência (, 4, 6, 8, 10, 1, 14, 16). Observamos que, a partir do segundo termo, a diferença entre qualquer

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS AULA ESCRITA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO E0176 Calcule o seno de 345º. RESOLUÇÃO CONJUNTOS AULA ESCRITA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS

Leia mais

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Roteiro de acesso ao site: www.eja.educacao.org.br EXTERNA 1. Comece clicando no ícone: e em seguir selecione o navegador da internet predefinido (Internet

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ INMETRO - Técnico (Cargos 7, 8 e 10)

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ INMETRO - Técnico (Cargos 7, 8 e 10) Livro Eletrônico Aula Matemática p/ INMETRO - Técnico (Cargos 7, 8 e 1) Professor: Arthur Lima !! AULA (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 1 2. Edital e cronograma do curso 2 3. Resolução de

Leia mais

Assessoria Matemática Amora II

Assessoria Matemática Amora II Plano de trabalho para a aula do dia: 15/05/2014 Alunos: André Luiz, Marluce e Nathália Assessoria Matemática Amora II Resumo da atividade a ser desenvolvida Nesta aula, iremos explicar como efetuamos

Leia mais

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Nome: Nº 6º Ano Data: / /2015 Professores Leandro e Renan Nota: (valor 1,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

AULA 08 Probabilidade

AULA 08 Probabilidade Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professora Elvira e Monitores Ana Carolina e Bruno AULA 08 Conceitos e assuntos envolvidos: Espaço amostral Evento Combinação de eventos Espaço Amostral

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico-Matemático Concurso: Policial Rodoviário Federal - PRF 2019 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico-Matemático Concurso: Policial Rodoviário Federal - PRF 2019 Professor: Alex Lira Concurso: Policial Rodoviário Federal - PRF 2019 Professor: Alex Lira Prova comentada: Policial Rodoviário Federal PRF 2019 Raciocínio Lógico-Matemático SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL...

Leia mais

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: ESTATÍSTICA Ao realizar uma pesquisa é aconselhável realizar um estudo estatístico dos dados apresentados. Através desse estudo podemos tirar as conclusões necessárias sobre o universo pesquisado. A estatística

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA. Matemática Progressão Aritmética e Progressão Geométrica

CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA. Matemática Progressão Aritmética e Progressão Geométrica CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA Matemática JOSIMAR PADILHA Professor do Gran Cursos Online. Ministra aulas presenciais, telepresenciais e online de Matemática Básica, Raciocínio Lógico, Matemática Financeira

Leia mais

UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene

UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene - 011-1 37 Sumário III Números reais - módulo e raízes 38 3.1 Módulo valor absoluto........................................ 38 3.1.1 Definição

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: Matemática I Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Mineração Série/Período: 1º ano Carga Horária: 4 a/s - 160 h/a - 133

Leia mais

Séries Numéricas 2,10,12,16,17,18,19,? 2,4,6,8,10,? 2,4,8,16,32,?

Séries Numéricas 2,10,12,16,17,18,19,? 2,4,6,8,10,? 2,4,8,16,32,? SÉRIES NUMÉRICAS Séries Numéricas Uma série numérica é uma sequencia de números que respeita uma regra, uma lei de formação. Sendo assim todos foram produzidos à partir de uma mesma ideia. Exemplos: 2,10,12,16,17,18,19,?

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS Atlas, 2007. MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 19th ed. São Paulo: Cultrix, 1996. SÁ, Jorge de. A Crônica. São Paulo: Editora Ática, 1999. TUFANO, Douglas. Guia prático da nova

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2013. Plano de Trabalho 1

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2013. Plano de Trabalho 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2013 Plano de Trabalho 1 Regularidades numéricas: sequências e Matemática financeira Cursista: Izabel Leal Vieira Tutor: Cláudio Rocha de

Leia mais

TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS

TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS O conjunto dos números reais,, que possui as seguintes propriedades:, possui uma relação menor ou igual, denotada por O1: Propriedade Reflexiva:

Leia mais

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Treinamento 7 Nível 3

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Treinamento 7 Nível 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Treinamento 7 Nível 3 Dias/Horários

Leia mais

Sistemas Numéricos - Aritmética. Conversão de Bases. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

Sistemas Numéricos - Aritmética. Conversão de Bases. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA Conversão de Bases 1 NOTAÇÃO POSICIONAL - BASE DECIMAL Desde os primórdios da civilização o homem adota formas e métodos específicos para representar números, para contar objetos e efetuar operações aritméticas.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ CONTEÚDO: REGULARIDADES NUMÉRICAS: SEQUÊNCIAS E MATEMÁTICA FINANCEIRA. SÉRIE: 2ª ANO ENSINO MÉDIO/ 2º BIMESTRE / 2014 TUTOR:

Leia mais

Este conjunto de testes formativos para a cadeira de Matemática Discreta baseia-se na matéria do manual indicado.

Este conjunto de testes formativos para a cadeira de Matemática Discreta baseia-se na matéria do manual indicado. INTRODUÇÃO Este conjunto de testes formativos para a cadeira de Matemática Discreta baseia-se na matéria do manual indicado. Com este conjunto de testes formativos visa-se atingir três objectivos: Fornecer

Leia mais

Módulo de Progressões Aritméticas. Exercícios de PA. 1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis

Módulo de Progressões Aritméticas. Exercícios de PA. 1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Módulo de Progressões Aritméticas Exercícios de PA 1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Progressões Aritméticas Exercícios de PA 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Analise as sequências

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO APOSTILA 12 Parabéns!!! Você já é um vencedor! Voltar a estudar é uma vitória que poucos podem dizer que conseguiram. É para você, caro aluno, que desenvolvemos

Leia mais

MATEMÁTICA A - 11.o Ano. Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 11.o Ano. Propostas de resolução MATEMÁTICA A -.o Ano Sucessões Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios. Designado por a o maior dos dois termos considerados da progressão geométrica, e por b 0 menor, como a razão

Leia mais

Com este material esperamos que você trabalhe, de acordo com a Matriz de Avaliação, o desenvolvimento das seguintes habilidades:

Com este material esperamos que você trabalhe, de acordo com a Matriz de Avaliação, o desenvolvimento das seguintes habilidades: Caro monitor, Preparamos este material para que possamos auxiliá-lo no desenvolvimento das aulas 4, 43, 45, 46 e 47. Objetivamos que o uso deste material possa elucidar os conteúdos trabalhados nas referidas

Leia mais

1. Progressão aritmética Resumo e lista

1. Progressão aritmética Resumo e lista Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares ª ano do Ensino Médio Atividade de Matemática do 1º bimestre de 019 Conteúdo: Progressão aritmética, Progressão geométrica Aluno(s):... N o(s) :... Aluno(s):...

Leia mais

Obviamente não poderíamos ter um número negativo de livros. Também não poderíamos imaginar alguém falando: Tenho 3,4231 livros na minha estante.

Obviamente não poderíamos ter um número negativo de livros. Também não poderíamos imaginar alguém falando: Tenho 3,4231 livros na minha estante. Conjunto dos Números Naturais A noção de um número natural surge com a pura contagem de objetos. Ao contar, por exemplo, os livros de uma estante, temos como resultado um número do tipo: N = {0,1,2,3 }

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO APOSTILA 11 Parabéns!!! Você já é um vencedor! Voltar a estudar é uma vitória que poucos podem dizer que conseguiram. É para você, caro aluno, que desenvolvemos

Leia mais

Plano de Trabalho 1 Regularidades Numéricas: sequências e matemática financeira

Plano de Trabalho 1 Regularidades Numéricas: sequências e matemática financeira Plano de Trabalho 1 Regularidades Numéricas: sequências e matemática financeira Professor-cursista: EDILAINE AGUIAR LEMOS Grupo: 02 Tutor: MARIA CLÁUDIA PADILHA TOSTES Período: 2º bimestre/2013 Público-Alvo:

Leia mais

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Roteiro de acesso ao site: www.eja.educacao.org.br EXTERNA 1. Comece clicando no ícone: e em seguir selecione o navegador da internet predefinido (Internet

Leia mais

Progressão Aritmética

Progressão Aritmética CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Definição Uma (P.A.) é uma sequência de números (a 1, a 2,..., a n,...) (n N) na qual a diferença entre cada termo a n+1 e o seu antecessor

Leia mais

Sequências. 1. (Uem 2013) Seja r um número inteiro positivo fixado. Considere a sequência numérica definida por 1 r

Sequências. 1. (Uem 2013) Seja r um número inteiro positivo fixado. Considere a sequência numérica definida por 1 r Sequências. (Uem 03) Seja r um número inteiro positivo fixado. Considere a sequência numérica a definida por r e assinale o que for correto. an an a 0) A soma dos 50 primeiros termos da sequência (a, a,

Leia mais

Canastra exponencial

Canastra exponencial Reforço escolar M ate mática Canastra eponencial Dinâmica 2 1ª Série 4º Bimestre DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 1ª Algébrico- Simbólico Função eponencial. Aluno Primeira Etapa

Leia mais